I’m sexy and I know it

Perdoem-me pelo título em inglês, mas a música da dupla americana LMFAO me veio à mente de imediato ao ver as primeiras imagens produzidas pelo novo instrumento instalado no Observatório Gemini.

Parte da Nebulosa do Cisne, localizada a 5.200 anos-luz da Terra

O que mais se pode dizer da astronomia depois de ver uma imagem dessas?

Trata-se de uma visão parcial da Nebulosa do Cisne, um berçário estelar a cerca de 5.200 anos-luz de distância, na constelação do Sagitário. Trata-se de uma das regiões mais ativas e luminosas da Via Láctea, a galáxia que abriga o Sistema Solar. Mas, diante de tão magnífica vista, quem realmente se importa com tudo isso?

A astronomia encontra uma porta de acesso ao público porque, apesar do linguajar por vezes complicado e da complexidade técnica do tema, a estética do cosmos é imediatamente acessível a qualquer um. Em outras palavras, ela é sexy. E, a julgar pela divulgação de imagens desse tipo como forma de demonstrar o poder de um novo instrumento, ela sabe disso.

Gemini Sul, telescópio no Chile que gerou as imagens

Convenhamos, isso só é possível porque o Observatório Gemini é, por si só, fantástico. Composto por dois telescópios gêmeos com espelho de 8,1 metros de diâmetro (daí o nome), um instalado no Hemisfério Sul (Cerro Pachon, Chile) e outro no Hemisfério Norte (Mauna Kea, Havaí), ele tem acesso a todas as partes do céu. (Detalhe: o Brasil tem uma participação nele, de modo que nossos astrônomos podem usá-lo para pesquisas.)

Claro que não adianta nada ter o espelhão lá, bonito, lustroso, se não há instrumentos que transformem a luz que ele capta em informação útil para os astrônomos. Aí é que entra o Flamingos-2, uma câmera e espectrógrafo que trabalha captando luz infravermelha no Gemini Sul.

Após passar por uma série de percalços, o instrumento está instalado e comissionado — ou seja, já passou pela fase de “teste” do dispositivo. A partir de agora, em setembro, começa a fase científica. Ou seja, é quando tudo está calibradinho e os astrônomos podem começar a transformar as belas imagens em conhecimento.

Bacana. Mas ainda bem que eles não nos privaram de uma olhadinha nessas primeiras imagens. São de encher os olhos e se admirar com a beleza do Universo. Confira abaixo as outras três fotos divulgadas pelo observatório.

A galáxia espiral NGC 6300
Galáxia espiral NGC 253

Galáxia espiral NGC 7582

 

Comentários

  1. Se a definição de Deus é: “explicação temporária para tudo aquilo que o homem ainda não sabe explicar”, ai sim eu acredito! Kkk

  2. Afinal de contas, o que há de tão especial nessas fotos? Encontramos milhões delas pela web. Se pelo menos fosse algo diferente do que já estamos cansados de ver, tudo bem.

    1. Tersio, também não sei por que insistem em publicar uma edição da Playboy todo mês… vai entender. 😛

  3. É dose!! Não dá pra ter um blog no mundo, um assunto que seja, que não venha esse povo fanático religioso dar palpite!!
    Não basta pra eles acreditarem nas bobagens que seja, eles se sentem na obrigação de vir encher o saco dos outros com as bobagens deles!!
    Bando de gente idiota! Pega a religião de vocês e vá rezar sem encher o saco dos outros!! O blog é sobre astronomia suas antas!!! Se toca!!

  4. Porque esses malas não vão discutir religião em blogs religiosos. Coisa mais chata, em todo blog de ciências tem que ter uns sem-noção querendo puxar o assunto.

  5. Meu amigo ciência planetas. Mistérios. Galácia tudo que tu vê alguém criou e esse ser e Deus. Nos humanos estamos nos esforçando para interpretar os mistérios de Deus. Ele nos deu tudo mas não estamos usando direito o que nos foi dado. Assim que alguém descobre alguma coisa insignificante sobre o universo já logo tem uns idiotas com umas opiniões dessas.

  6. A verdade absoluta do Universo é que Deus criou tudo isso, mas quem criou Deus foi Bilin, o verdadeiro ser Supremo. Na verdade Deus é só o laranja, o testa-ferro de Bilin, que por sua infinita sabedoria e humildade, prefere o anonimato. O mais legal da religião é que a gente pode inventar qualquer coisa 🙂 Me lembra a época do colégio que o argumento pra “meu pai é muito legal” era “o meu é mais ainda”.

    1. Sou um principiante na leitura da Bíblia, não quero te influenciar a mudar de pensamento.
      Quando leio (Apocalipse1:1,2e3-3:12-9:4-
      -14:1-21:7-22:4)(Lucas23:33a43)
      (1ª Pedro1:5-3:12)e entendo como Deus
      está comigo e eu estou com ELE Deus.
      Eu pergunto: A sua CONSCIÊNCIA prefere ou
      não o anonimato? (..Márcio Araújo..)

  7. Texto bacana, mas implico com jornalista que se mete a escrever sobre ciência. Os textos ficam mais leves e divertidos, mas volta e meia sai besteira.

    1. Blanche, mesmo entre cientistas volta e meia sai besteira. Quando não fraude. Somos todos humanos, passíveis de erro. Mas achar que o direito à manifestação da apreciação da astronomia é província exclusiva dos astrônomos (ou mesmo dos jornalistas) é quase obscurantista, não? Abraço!

  8. Parabens Salvador Nogueira pelo texto, simples e ao mesmo tempo bastante claro.
    Concordo com voce, pois tudo que é sexy é também enigmático, assim é o Universo, belo e indescritível.

  9. “Quando vejo os teus céus, trabalhos dos teus dedos,
    A lua e as estrelas que preparaste,” -Salmo 8:3.
    ” A glória do sol é de uma sorte e a glória da lua é de outra, e a glória das estrelas é de outra; de fato, estrela difere de estrela em glória.” 1cor. 15:41.

    Por de trás de um projeto perfeito existe um criador. O acaso cria alguma coisa? Do nada surge “nada”, então tudo que ai existe teve um princípio, Um criador DEUS IHWH.

      1. Agora entendo porque ELE, decidiu entregar
        nas mãos da CONSCIÊNCIA que é o novo
        nome DELE na terra, a nossa salvação e a
        salvação da humanidade.(Lucas23:33a43-
        1ªPedro3:21-Apocalipse3:12)e porque ELE
        proíbe o homem falar(2ªCor12:4) e só a arte
        com o seu silêncio, que alcança o silêncio
        dos corações que pode divulgar. Márcio A.

  10. Perca de tempo procurar e olhar o universo com tantos problemas e a destruicao do proprio planeta

  11. e uma foto muito bonita, do nada, mas bonita no espaço temos civilizaçoes avançadas quanto a nos eoutras nem tanto mesmo porque esse em que viiivemos esta entre os piores, dai porque sera que somos t~/ao limitados quanto ao uniiversso, mas uuma peqquueena miinoria conssegue passagem para tais muundo apos o desencarne, desde que tenha sido um bom filho bom pai bom irmao e ter cuumprido as leis crristica com diginidade aaiinda que tenha siido ate meesmo uum excluido da sociiedade ou nao maiis aiiinda sim um missionario de fato, nao como tantos que se acham que sao.

  12. O então ministro da Ciência e Tecnologia Dr. (Título comprado em tese da Unicamp) Aloísio Mercadante quitou as parcelas que ele havia deixado de pagar com os Países que implantaram o projeto deste telescópio?

  13. Diante de inexplicável e inconcebível grandeza o homem deveria se curvar e reverenciar do Grande Arquiteto do Universo.

  14. é de dichar sem folego, que imagens lindas com certeza existe alguem la fora nos olhando tambem.

  15. A TECNOLOGIA ATUAL, E A QUE CERTAMENTE VIRÁ FUTURAMENTE.,NOS PERMITEM TER O PRIVILÉGIO DE OBSERVAR ESSAS IMAGENS…!..QUE CERTAMENTE IRÃO AJUDAR NO ESTÚDIO CIENTÍFICO DO NOSSO UNIVERSO E SEU CONTEUDO.

  16. Trata-se de uma das regiões mais ativas e luminosas da Via Láctea, a galáxia que abriga o Sistema Solar. Mas, diante de tão magnífica vista, quem realmente se importa com tudo isso?
    […] Em outras palavras, ela é sexy.

    Se um cientista faz estas duas citações, o que poderemos esperar para o futuro da ciência?

    Indignação… etc

  17. AO VER ESSAS IMAGENS DO UNIVERSO, ME DIZ QUE A BÍBLIA AFIRMA, QUE DEUS É O ARQUITETO DESSE MUNDO EM QUE VIVERMOS! LEIO A BÍBLIA DESDE OS 15 ANOS E NÃO CONSIGO CANSAR DE LÊ-LA. NÃO POSSO NEGAR MINHA CONFISSÃO LUTERANA, PORTANTO! LIDIMAR F.N

      1. Pois é, se Deus fez o mundo em 7 dias, parece que ele levou uns tantos bilhões de anos prá fazer o resto. rsrs

  18. Causa um certo desespero imaginar o quanto somos pequenos e frágeis, e até um pouco de tristeza por imaginar que nossa geração não deverá estar presente quando houver alguma possibilidade tecnológica que possa nos levar mais distantes na nossa vizinhança…

  19. Também deve-se ressaltar o quanto a Ciência nos permite alcançar cada vez mais os limites do universo. Nos mais de 400 anos dessa instituição humana não percebemos ainda o quanto ela fez e faz para mudar os conceitos do ser humano sobre a natureza e o que somos nesse universo.

      1. caro luca,,, acredito que aqui é uma área aberta,,, pq vc acha que quem acredita na Bíblica tem de se calar, diante de quem só acredita na ciência? vc é ateu? tenho certeza que se arrependerá disso,, porém não posso obriga-lo acreditar agora,,

  20. A imagem é bonita mesmo, mas a Astronomia perde um pouco de crédito quando sabemos que as cores são inseridas por computador, ou pelo menos as fotos reveladas pelo Hubble, conforme matéria que li recentemente no portal Terra.

      1. A inserção das cores por meios artificiais, pra mim, quebra a originalidade. A imagem, na verdade, não é bem como estamos vendo. As cores dessas fotos de parte do universo são o que mais dá formosura e beleza a uma realidade que não está representada ali de maneira fiel. É o que eu penso.

  21. Oi Salvador.
    Muito interessante mesmo.
    Estamos trabalhando para que os cientistas brasileiros possam fazer pesquisas muito importantes com o Flamingos-2.
    Instalado na mesma montanha que o Gemini Sul, no Chile, o Brasil tem participação também no Telescópio SOAR e para este telescópio, estamos fazendo um concurso para que não somente cientistas, mas também os estudantes possam produzir uma dessas lindas imagens.
    http://www.lna.br/soar/concurso.html

  22. É um colírio para os olhos!
    Já pensou transformar essas fotos num quadro de parede? Obrigado pelas fotos.

  23. Uma notícia bem escrita para Internet: nos trata como crianças, mas explica, é concisa e entusiasmada. Gostei. E o Universo é realmente sexy!

  24. Quem gosta deste tipo de matéria, aproveita e leia o saldo 19, comparando com Geneses, capitulo 1.

    1. Meu amigo, não ponha religião nesse assunto que é pura ciência. Se você acredita na Bíblia e não na ciência, paciência, mas não dê palpite em assunto que vc desconhece…desculpe!

      1. A ciência não é o ser humano estudando como e por que das coisas ?! ,,, Pra mim Deus é quem crio TUDO , os planetas , as estrelas o sol e até a ciência …

        1. Porque que todo blog de ciência sempre tem um povinho mala que vem falar de religião ? O povo chato, quer falar de religião vai em blogs de religião.

  25. ELES DEVERIAM MOSTRAR O QUE ESTA VINDO PELO POLO SUL DO NOSSO PLANETA, MAS TEMEM HISTERIA COLETIVA.

    1. Oi, Osama

      O que poderia estar vindo pelo polo sul de nosso planeta?
      Fiquei extremamente curioso com respeito a este seu comentário.

  26. A vastidão e a beleza do universo contrasta com a insignificância e mediocridade humana. Comparar tais belezas com a efêmera frase “Eu sou sexy e eu sei disso”, é no mínimo falta de imaginação. Me desculpe.

    1. o autor estava se referindo à astronomia meu caro. vamos ler direito o texto? a astronomia é sexy porque obviamente é muito atraente.sacou?

    1. Só se ele for o próprio Universo, e sendo assim, não estaria preocupado com problemas terráqueos, não acha?

      1. AEEEEEEEEEE
        falei que aqui eles adorariam conversar com você sobre os ET levantadores de pedras!!!!

Comments are closed.