Asteroide matador é do Brasil-sil-sil!

Salvador Nogueira
Você enxerga a cratera de Araguainha nessa imagem feita por um satélite Landsat, da Nasa?

Olha só: nunca antes na história deste país se teve notícia de uma tragédia parecida. A maior extinção em massa de todos os tempos pode ter começado a partir de um impacto de asteroide no Mato Grosso, cerca de 254 milhões de anos atrás.

A hipótese foi levantada por um grupo internacional de pesquisadores liderado por Eric Tohver, da University of Western Australia, e rendeu a capa da revista Pesquisa Fapesp deste mês, em competente reportagem do meu chapa Marcos Pivetta.

O trabalho, feito em colaboração com geólogos da USP, investiga a cratera de Araguainha, a maior das cicatrizes deixadas por asteroide no nosso Brasilzão. Eles estimam que um objeto de cerca de 4 km se chocou contra o nosso planeta naquela região e iniciou a cadeia de eventos que levaria à mais severa extinção em massa da história da Terra, com perda de 96% das espécies marinhas e 70% das espécies vertebradas terrestres.

Esse episódio de matança indiscriminada, conhecido também como a Grande Matança, ou evento de extinção do Permiano-Triássico, deixou a que aconteceria mais tarde — e acabaria com os dinossauros — no chinelo.

O que é curioso é que a morte dos gigantes lagartos (ou avós das galinhas, como queiram), ocorrida 65 milhões de anos atrás, foi ocasionada por um asteroide bem maior, com pelo menos 10 km  de diâmetro. E, por incrível que pareça, foi menos severa do que a ocasionada pelo impacto de Araguainha, com um objeto menor.

Por quê? Ao que parece, a grande tragédia do impacto brasileiro foi ter acontecido num terreno com muito carbono orgânico armazenado. A pancada (que gerou a cratera que vemos hoje, com respeitáveis 40 km de diâmetro) liberou uma quantidade brutal de metano na atmosfera, causando um aquecimento global violento e quase instantâneo. Sem tempo para se adaptar, muitas espécies morreram, causando o colapso da cadeia alimentar.

Vale lembrar que a hipótese de que a extinção do Permiano-Triássico teria acontecido pelo impacto brasuca ainda é controversa. Até agora, o único episódio de morte maciça de espécies indubitavelmente ligado ao impacto de um pedregulho espacial, dos sete conhecidos, é mesmo o que acabou com a festa dos dinossauros.

De toda forma, o estudo é um lembrete de que, quando um asteroide de grande porte cai por aqui, as coisas não costumam caminhar bem. Ignorar os assuntos espaciais é pedir para que algo assim aconteça de novo. Como dizia Arthur C. Clarke, “os dinossauros morreram porque não tinham um programa espacial”.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. meu nome é james eu realmente quero compartilhar meu testemunho de como eu me tornei um
    Membro Illuminati, através do meu amigo . i estava se movendo com o meu amigo por mais
    de 10 anos e ele foram ficando cotidiano rico e até mesmo me dando
    dinheiro, mas ele nunca me disse que o segredo do seu sucesso , até que um dia eu estava
    frustrada de deixá-lo saber que ele deveria me ajudar também, que foi quando ele
    abrir-se para mim e diz-me que ele era um membro do Illuminati que ele
    ter sido no tribunal há mais de 10 anos, que suas riquezas e
    proteção veio desta court.so eu disse-lhe para me deixar estar no tribunal
    mas não é uma tarefa fácil de ser um membro , mas eu finalmente foi iniciado na
    diabo igreja dos Illuminati e eu estava lá confirm igreja. após um
    mês de ser um membro do Illuminati eu tenho promoção no mesmo mês em meu
    local de trabalho e dentro de um ano fui promovido três vezes no meu local de trabalho
    ao estender de ser um diretor-gerente que eu nunca sei como agradecer este
    igreja de Illuminati e hoje sou rico como o meu amigo também , e também o
    que surpresa me mais foi que eu tenho um acidente com o meu carro novo e do
    carro foi à direita , mas eu ainda sobreviver ao acidente e nada acontecer comigo
    Eu realmente agradeço as pessoas Illuminati. Então eu só quero compartilhar com o mundo
    que isso é real e ele me ajudar e trabalhar para mim, então se você quiser
    tornar-se um membro do que eu posso levá-lo para o tribunal de riqueza e você vai
    nunca ser pobre de novo, sei que é só um membro nos Illuminati que podem
    iniciá-lo na igreja de iluminação que não entrar em contato diretamente
    porque são Illuminati falsos em todo o mundo , este é o meu e-mail
    ilueminosenrealspell@gmail.com eles vão te dizer como participar ,

  2. Mas a extinção do permiano foi um evento muito grande para ter iniciado com a queda de um meteoro, a ideia de ter iniciado com a lava de basalto nas armadilhas siberianas é mais plausível com o tamanho do acontecimento.

  3. Salvador, acho muito interessante o assunto, Só uma dúvida, Ok, ficou a cratera, mas cadê o asteroide? Desintegrou-se?
    abraços!

  4. Depois desse tempo todo em garanhuns nasceria um verme maldito destruidor que mata almas e esperanças e nem o câncer consegue matar. rsrsr

  5. Salvador, quando falam que ” estimam que um objeto de cerca de 4 km se chocou contra o nosso planeta” essas estimativas são com base no tamanho antes de entrar na atmosfera ou no momento do impacto com o solo, pois imagino que dependendo do ângulo qualquer meteoro deve perder massa considerável ao queimar na entrada!?

    1. Alfredo, imagino que seja no momento do impacto, porque o tamanho é estimado com base na cratera. Mas não acredito que haja grande perda de massa, a não ser quando a pressão faz com que ele se fragmente. Se cair mais ou menos inteiro, vem praticamente tudo ao chão, com uma vaporização apenas superficial.

  6. Esta vai para os idiotas que por não terem nem senso de humor e nem conhecimento do assunto ficam criticando os comentarios dos outros, sejam eles com teor comico ou politico. Se voces não tem capacidade de entender o teor de outros comentarios, nem de entender do assunto, recolham-se a sua insignificancia e fiquem quietos.

    1. Se quer fazer comentários sarcásticos (que você se refere como “cômicos” então vá comentar os posts do Kibeloco, Jacaré Banguela ou o escambal.

      E ainda tem a cara de pau de mandar ficar quieto quem quer que os comentários se atenham ao assunto do artigo.

      Quem tem que ficar quito é você, babaca, que deve ficar no Facebook o tempo inteiro, lendo e postando m*rdas em vez de fazer algo de útil pra sociedade.

      E depois vem colocar a culpa das merdas que acontecem no Brasil nos políticos, se você tivesse no lugar deles faria o mesmo ou até pior tenho certeza. Hipócrita.

  7. Todos estão loucos. A única verdade é que o Cometa caiu no Brasil, em 1945, em uma pequena cidade do nordeste, chamada de Garanhuns. Foi o Lullassauro Moluscuscuscus Teriblepavorosus, que até hoje ainda está fazendo ca ga da em todo nosso ainda Brasil !O resto é só fofoca.

  8. POIS É ! Lendo alguns comentário postados nesta matéria, é que vemos que a maioria dos nossos queridos “tupiniquins” realmente NÃO LEVAM NADA A SÉRIO ! Se o País há anos vem passando por essa “pouca vergonha” de roubalheira e corrupção, agradeçam aos que vivem só de “piadinha” e do “besteirol” de cada dia ! BENZA DEUS !!!

  9. O Brasilzão está em polvoroza.. A Dilma já aprovou verba para seis ONGs para ajudar as vitimas, o senado já instaurou uma CPI para apurar os culpados, os ambientalistas vão fazer um protesto contra o asteroide, o IBAMA e a CETESB querem saber quem é o responsavel para multar, o governo do MT decretou estado de calamidade publica e quer uma verba para restabelecer as condições originais da região, os mensaleiros estão se reunindo para maquinar um plano de tirar proveito desta situação tão calamitosa, enfim é o Brasil sendo vitima de mais um atentado. KKKKKK

  10. achei que quem escreveu este artigo
    uso uma escrita cheia de girias que perde credito todo o comentario seja verdadeiro ou não

Comments are closed.