O cometa subiu no telhado?

As últimas notícias do cometa Ison são as piores possíveis. Segundo o astrônomo colombiano Ignacio Ferrín, o astro mostra todos os sinais de uma desintegração iminente. Caso isso aconteça mesmo, diga adeus ao espetáculo.

Imagem do cometa Ison obtida pelo astrônomo amador Damian Peach no dia 24 de setembro

Segundo o especialista em cometas da Universidade de Antióquia, o até então festejado “cometa do século” subiu no telhado e pode muito bem desaparecer por completo nas próximas semanas, antes mesmo de fazer sua aproximação máxima do Sol, em 28 de novembro.

Não é de hoje que Ferrín tem jogado água na fervura dos fãs do Ison. Em junho, ele já apontava a pouca variação de brilho do cometa para argumentar que o objeto devia ter pouco material volátil e não se tornaria o espetáculo que todos esperavam.

Contudo, nada sugeria algo tão dramático quanto o que ele agora sugere. Ao comparar a curva de luz do cometa (ou seja, a análise do brilho que emana dele), Ferrín constatou que ele tem um padrão incomum. “Quando vi essa assinatura, fui imediatamente à minha base de dados de curvas de luz de cometas e encontrei dois objetos que também apresentavam essa assinatura: o cometa C/1996 Q1 Tabur e o cometa C/2002 O4 Hönig”, afirmou o colombiano em comunicado. “Para minha surpresa, esses dois cometas desapareceram simplesmente desligando ou desintegrando.”

O astrônomo diz que, em algumas semanas, o destino do Ison deva ser selado, e não há hipótese de que ele seja outro que não um triste e discreto fim. Caso sua previsão se concretize, o cometa nem deve chegar a se tornar visível a olho nu, o que será frustrante para quem tem aguardado ansiosamente a passagem desse objeto.

O Mensageiro Sideral se inclui na lista dos chateados, mas segue na torcida para que o Ison — cujo comportamento até agora tem sido sem igual na história da pesquisa cometária — nos surpreenda novamente.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Será que tem como parar com a mesma piadinha idiota de que deveria cair no congresso, sempre que tem noticia de cometa/meteoro/asteriode ?

    Já deu …

  2. Penso que o cometa ISON, que depois de viver alguns bilhões de anos (terrestres), deve desaparecer numa esteira de vapor que se desfaz como a neblina, ante a chegada do SOL.
    Estamos perto do carnaval! Será que alguém não se propõe a fazer uma musiquinha de carnaval em homenagem ao ISON? Outra coisa: por que o PT não se junta ao ISON para desaparecerem juntos?
    Ricardo

  3. Há é o ison… pensei que fosse o “Ibson” do “Curinthians” … destino igual, não fede nem cheira…

  4. Avida de um cometa é muito curta em comparação com outros corpos no espaço e a sua aproximação do sol fá-lo perder mais massa que o habitual. Se este cometa estiver no seu ciclo final seria natural o seu fim com a sua eventual aproximação do sol.

  5. Tem sempre alguém pra falar de política quando o assunto não tem nada a ver. E as opiniões são sempre rasas.

    façam o favor de calarem suas bocas e recolham-se a sua insignificância. U.u

  6. Há exatos 40 anos (1973) o cometa Kohoutek também frustrou o mundo inteiro com a sua baixíssima visibilidade. Lembro que quando ele foi descoberto, no primeiro semestre daquele ano, o Jornal da Tarde chegou a publicar uma ilustração de como seria a sua incrível aparência sobre á Av. Paulista lá por novembro ou dezembro. No final ninguém viu nada, a não ser os astronautas à bordo do Skylab, que puderam fotografá-lo sem a interferência da atmosfera. Essa honra pelo menos ele teve: foi o primeiro a ser fotografado do espaço por seres humanos.

  7. Salvador Nogueira,

    Que bom que você sinaliza a atualidade para nós acompanhando este assunto em particular, fora todos os demais que você publica.

    Já sobre a maioria dos “posts” que estão aqui, só tenho a lamentar. Procuro diante disso exercitar minha paciência, esperando que se cansem e vão assistir ao BBB. Dessa forma, essa poeira desaparecerá e não prejudicará mais a visão do que realmente interessa.

    Abraço,

    Ricardo René Guzmán

  8. “Cometa” uma OVA!!! (pode ate ser mas tudo é MUITO estranho) Acessem http://www.dominiosfantasticos.com.br e cliquem no OVNI (segunda fase – novas seções). A seguir vocês poderão ver vários tópicos. Cliquem no ÚLTIMO (vertentes resultantes) e leiam… Interessantíssimo, fica a dica!

  9. Por favor, alguém poderia me indicar onde poderia ter a curiosidade de observar o universo no estado de SP?

  10. SE QUEREM VER ALGO ASSUSTADOR, MIREM OS TELESCOPIOS PARA CONSTELAÇÃO DO OFIUCO, TEMUMA PARTE DO CEU QUEO GOOGLE MAPS PINTOU DE PRETO PARA A S PESSOAS NAO SABEREM…

  11. Será o caralho? O que tem a ver astronomia com política de botequim? Quanto ao cometa, não faz diferença, pois, em São Paulo, a gente não consegue ver nem o Sol (nuvens + poluição).

  12. Na química, na física e na linguagem cotidiana, o vácuo é a ausência de matéria em uma certa região do espaço. O vácuo perfeito, porém, não é possível na Natureza, ainda que ocorram situações muito próximas dele (por exemplo, no espaço intergaláctico). Na física clássica, um vácuo parcial em uma certa região do espaço pode ser quantificado referindo-se à pressão naquela região (o vácuo perfeito teria pressão zero). No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade para a pressão é o pascal (Pa). A pressão também pode ser expressa como uma porcentagem da pressão atmosférica usando o bar ou a escala barométrica.

  13. Cometa é um corpo menor do sistema solar que quando se aproxima do Sol passa a exibir uma atmosfera difusa, denominada coma, e em alguns casos apresenta também uma cauda, ambas causadas pelos efeitos da radiação solar e dos ventos solares sobre o núcleo cometário. Os núcleos cometários são compostos de gelo, poeira e pequenos fragmentos rochosos, variando em tamanho de algumas centenas de metros até dezenas de quilômetros.

  14. Vou catá o rabo desse cometa e enchelo de porrada, era só o que faltava, tirar nossa atenção do futebol.

  15. Não podia cair pelo menos um pedacinho dele direto em Brasilia na hora que estiver todo mundo lá? (ops… acho que nunca estarão todos lá)

  16. Este cometa nao deveria sumir deveria cair em cima do congresso nacional em dia de votaçao importante , assim o congresso estaria cheio e os ladroes sumia do mapa. mas sera que o cometa saberia que la é um lugar podre ele gostaria de cair lá????????

  17. RAFAEL LITTERIO…
    explique “segundo sol”… isso é literal ou sarcasmo mesmo?
    quanto ao ISON… se acontecer o que o Ferrin falou vou ficar muito chateado mesmo… mas como na vida nada é como queremos, ficarei esperando o próximo “pedregulho” de gelo que irá nos dar o ar da graça.

  18. A NASA esconde muita coisa de nós, amanhã ele vão dizer que o segundo sol não vai aparecer mais para nóis

    1. Se existir o tal segundo sol… ainda está lá do outro lado, no Perigeu…. vai levar uns 13 milhões de anos para aparecer…

  19. Desde que ele desintegre e não ameace a nós, insignificantes terráqueos, tudo bem… O cometa pode ser muito importante para astrônomos, estudiosos e curiosos…

    1. Pode ser que a vida tenha surgido na terra, trazida por restos de um cometa. basta imaginar um espermatozoide fecundando um óvulo, transforme isso em escala astronomica

      1. Seu comentário tem sentido e fundamento, pode ser q a vida na terra tenha surgido com os meteoros colidindo com a terra, são formados por gelo, na atmosfera se desintegram (vão do estado sólido ao gasoso e assim criando lagos, rios e os mares) dando os surgimentos das bactérias e assim com a evolução surgindo as vidas na Terra naturalmente.

      2. Me desculpe Odair mas é muita presunção e arrogância do ser humano achar que a vida surgiu na Terra.

  20. DEUS que me perdoe, ele deveria vim em direção ao congresso nacional e não deixar nem um politico corrupto vivo.

    1. Reclamar é fácil, fazer algo pra melhorar é impossível, vc tentou melhorar algo na politica do Brasil?

  21. Frustrante!
    Já esperei muitas coisas desse cometa.
    Primeiro um choque com Marte, que seria trágico, mas um lindo espetáculo, depois esperava pra ver um belo rastro nos céus e até um choque com Mercúrio, mas pelo visto, nada vai acontecer.
    E eu nem consegui ver pelo telescópio ainda, o tempo não coopera, mesmo ele estando bem alí, ao lado de Marte.

    1. Larga de ser bobo… por que torcer para se chocar em Marte, se a gente pode torcer para o cometa se chocar aqui. Abraços.

  22. SORTUDO É ….. RICARDO ………. AH !!!ESQUECI QUE VOCE DEVE MORAR NA BELGICA OU SUECIA OU DINAMARCA OU HOLANDA , SORTUDOS NÓS DAQUELE PAIS QUE VAI TER UMA COPA DO MUNDO EM 2014 , QUE NÃO TEM PROBLEMAS DE TRANSPORTES , QUE OS SERVIÇOS DE SAÚDE SÃO BELISSIMOS , QUE BANDIDO TE TRATA POR SENHORIA QUE NÃO TEM MENSALÃO ..SE É ISSO SOMOS SORTUDOS MESMO

  23. SORTUDO É ….. RICARDO ………. AH !!!ESQUECI QUE VOCE DEVE MORAR NA BELGICA OU SUECIA OU DINAMARCA OU HOLANDA , SORTUDOS NÓS DAQUELE PAIS QUE VAI TER UMA COPA DO MUNDO EM 2014 , QUE NÃO TEM PROBLEMAS DE TRANSPORTES , QUE OS SERVIÇOS DE SAÚDE SÃO BELISSIMOS , QUE BANDIDO TE TRATA POR SENHORIA QUE NÃO TEM MENSALÃO ..SE É ISSO SOMOS SORTUDOS MESMO

    1. Temos a sorte de estarmos vivos, se um dia ocorrer q um asteroide ou meteoro colidir com a Terra novamente, será o nosso destino. Se reclama tanto da saúde, mensalão, transporte, deveria ir morar na BELGICA ou SUECIA ou DINAMARCA ou HOLANDA, fala tão bem desses países, deveria ir pra lá.

    1. Vácuo completo e absoluto não existe mesmo, sempre há partículas e radiação dispersas pelo espaço (a maioria vem do Sol, as mais mortais vem de outras fontes), mas esta estória de gás primevo já foi descartada senão haveria desaceleração das órbitas dos planetas e de satélites interplanetários e seria muito mais difícil algum satélite chegar a qualquer planeta pois precisaria-se de muito combustível. As caudas dos cometas aparecem quanto mais eles se aproximam do Sol, sendo que há uma cauda que aponta em sentido oposto ao Sol e outra que aponta em sentido oposto ao movimento do cometa, sendo que apenas radiação e as partículas solares bombardeando a superfície cheia de elementos voláteis já são capazes de gerar tais caudas.

    2. Se houvesse vácuo ele teria que ser preenchido por alguma coisa e assim deixaria de ser vácuo!
      Será que é táo simples assim?
      Sem dúvida pode haver tudo na matéria negra menos vácuo!

    3. O vácuo existe sim..por isso a luz não se propaga, o que vemos atrás do cometa é gelo…e não gás..ou luz como outros dizem…o espaço cideral é escuro justamente por causa do vácuo…explosões não se propagam como aparecem nos filmes..e nem a luz. Nos vemos a luz aqui na terra , por causa da atmosfera..só isso.

      1. Larga de ser anta!
        A radiação eletromagnética (luz) não precisa de um meio para se propagar, por isso a luz do Sol e de outras estrelas chega aqui na terra. Sideral é com “s”!! Você “vê” a cauda do cometa porque ela reflete a luz do Sol, e essa luz refletida chega ao nosso planeta!

      2. O vácuo absoluto é apenas uma idealização para que se possa simplificar as contas e as teorias físicas. No espaço há uma ambiente próximo a este ideal mas não é o ideal pois há partículas que vem do Sol (vento solar) e das outras estrelas (vento interestelar), tudo isto misturado com radiações em todos os comprimentos de onda. Imaginem isto tudo colidindo com uma superfície gelada de substâncias voláteis e sem atmosfera? Na verdade uma “atmosfera” temporária repleta de partículas mais pesadas surgiria quando estas substâncias sublimassem ao chegar perto de uma estrela e a colisão com o vento solar e a pressão de radiação gerariam as caudas que podemos ver nos cometas. O efeito destas colisões sobre o movimento dos corpos celestes mais pesados é praticamente nulo porque se não fosse assim eles desacelerariam e cairiam numa espiral até o corpo mais pesado que estivesse mais próximo.

      1. Porque ele vai desaparecer? Tem pouca material? O negócio é esperar o Cometa Halley para 28 de julho de 2061, esse sim é brilhante.

  24. Poderia esclarecer com mais detalhadas, talvez até em um post, a seguinte passagem a respeito do ISON, “… cujo comportamento até agora tem sido sem igual na história da pesquisa cometária…”
    O que isso significa?

    1. Carlos, o Ison passou 9 meses praticamente sem mudar seu brilho. Isso é muito incomum e jamais foi observado antes.

  25. Então não haverá a mínima chance dele colidir com esse planetinha??????? Que povinho sortudo esse daqui!!!!!

      1. Concordo plenamente e ainda sugeriria um tiro no ouvido, esse não falha nunca! Tem gente que está desanimado da vida e fica falando besteira.

      2. Poxa Max Aricle… mas se eu me matar, vou para o inferno, umbral, etc…. Então, deixe o meteoro vir, por favor.

      1. Meus amigos… estou tão ansioso para ver o cometa que vcs não imaginam!!!! Minha “brincadeira” acima tem apenas cunho “educativo” aos humanos. Acho que nós já machucamos demais este planeta e uns aos outros. Por isso sempre brinco que este planeta já está em “hora extra” há muito tempo… Não tive nenhum intenção de ofender os colegas, tampouco a matéria jornalística. Sou tão curioso a respeito do espaço como vcs. Abraços.

        1. Falou tudo Ricardo Lima… Se não pudermos brincar e qualquer comentário divertido for inadmissível, então que o cometa venha e acerte as vossas cabeças!!

Comments are closed.