Cometa Ison se aproxima do Sol; veja vídeo

Salvador Nogueira
Imagem da sonda Stereo mostra o Ison (cometa maior), o Encke (cometa menor), Mercúrio e a Terra

É chegado o momento da verdade. Às 16h25 de amanhã, o cometa Ison passará a 1,2 milhão de km da superfície do Sol. Será que ele sobreviverá a esse encontro fervente com o astro-rei? Os cientistas não sabem o que vai acontecer, mas seguem monitorando a situação minuto a minuto, graças à incansável ação de diversas espaçonaves distribuídas pelo Sistema Solar.

Veja, por exemplo, o espetacular vídeo montado por Emily Lakdawalla, da Planetary Society, juntando imagens colhidas por uma das espaçonaves gêmeas Stereo, da Nasa.

Ambas as sondas estão na mesma órbita que a Terra ao redor do Sol, uma avançando à frente de nosso planeta, e a outra atrás. Uma das coisas curiosas disso é que ela consegue registrar nosso mundo nessas imagens, além do planeta Mercúrio. No caso, a imagem é da Stereo-A, que orbita à frente do globo terrestre. O Sol está do lado direito da imagem, e um outro pontinho em movimento no vídeo é o cometa Encke, que também está de passagem por essas redondezas.

Por falar em Mercúrio, a sonda Messenger está em órbita dele e também fotografou o Ison conforme ele ultrapassou a órbita do mais interno dos planetas. Veja só.

Câmera da sonda Messenger registrou o Ison no dia 20 de novembro

O destino do cometa ainda está em aberto. No dia 23, o astrônomo colombiano Ignacio Ferrín, da Universidade de Antioquia, se encantava com o fato de que o Ison não havia se desintegrado como ele originalmente esperava. Em compensação, ontem, ele reuniu evidências preliminares de que o núcleo do objeto pudesse ter se rompido. Nada é definitivo, e as próximas horas podem ser decisivas.

Dada a proximidade com o Sol, o Ison está invisível para observadores em terra. Somente pelo monitoramento feito por espaçonaves saberemos se ele sobreviverá à passagem pelo Sol para se tornar o esperado “cometa do século”.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Salvador gostaria que você publicasse um ou alguns links de observatórios onde os internautas pudessem acessar as imagens em “tempo real”.

    Acompanho suas matérias com bastante curiosidade. Parabéns pela iniciativa.

  2. Salvador, você percebeu outro objeto em movimento no vídeo?
    Que objeto é este? aparentemente não está orbitando a terra

  3. Outras aparicoes de cometas pela midia incluem o livro do H.G. Wells “Os dias do cometa”, um filme de 85, Lifeforce, no Brasil “Forca Sinistra” ha ha essas traducoes de titulos… e um anime, saudoso, que passou na Record se nao me engano, a Patrulha Estelar na serie “Cometa imperio” onde uma nave alienigena se disfarca de cometa.

    Prah voces verem como a tematica de “invasao” alienigena por cometas jah tomam conta do inconsciente coletivo faz um bom tempo!

    (Desculpem a falta de acentos!)

  4. Da perspectiva de visibilidade, talvez um fracionamento do ISON venha bem a calhar, jah que o conjunto adquiriria maior atividade e consequentemente brilho. Houve casos de belos avistamentos de cometas divididos!
    Quanto a perspectiva de colisao com a Terra, a probabilidade eh astronomicamente pequena, apesar da midia insistir em veicular o fim do mundo nos titulos das materias.
    O escritor Julio Verne escreveu interessante livro que trata da passagem de um cometa de raspao pela Terra, e consigo leva alguns viajantes! Apesar do absurdo aborda a perspectiva tida do Sistema solar na virada do seculo XIX.

  5. Estou decepcionado…Ninguém ainda comentou que por não estar na bíblia os cometas também não existem…kkkkkkk

    1. Nenhum religioso Cristão fanático criacionista vai contestar porque tem a bendita da Estrela Guia que indicou a direção do nascimento de Jesus, tendeu… chato né. .. rsrs

    1. Não é o Goku! É o Seya de Pégaso indo enfrentar o Abel (Deus Sol) irmão da Saori (Atena) no final do SaintSeya!

  6. Te admiro por voce poder estudar e ver (acompanhar) tudo. Eu quero que o Cometa Ison sobreviva 🙂 .

  7. da para ver que durante o vídeo abaixo do cometa se ve uma bola de luz em alta velocidade o que e aquilo que esta passando em alta velocidade o objeto ainda faz uma curva. prestem atenção no vídeo

  8. De acordo c/ a flexibilidade do rabo do jacaré e presipopeia do vicigrifo, o comenta ISON vai virar churrasco ingual a carne de urubú no espeto da orbita solarium onde nem protetor fator 50 potrege.kkkkk.. só sei de uma coisa… pode o homem tentar de todas as maneiras explicar estes fatos naturais mas só o poderoso DEUS SABE COMO COMEÇOU E COMO VAI TERMINAR.

      1. pois é, o pior não é isso não…Ele contou e o povo chama de estorinha. Por hora, vamos curtindo o espetáculo : )+

  9. Velocidade atual : 500.000 km/h e acelerando, imaginem a força G que ele irá experimentar ao dar a volta no Sol.

  10. Aqui em casa estamos na torcida para que o kamikase Ison resista a fornalha e saia mais glorioso desse grande aperto…

    … é dificil (eufemismo de impossivel) mas confessem, todos bem que gostariam de ver o bólido Ison passar o periélio com poucas perdas e iluminar o céu nosso de cada dia, bravamente!!!

    Salve Ison !

  11. Pessoal, antes de perguntar pq Mercúrio está “atrás” da Terra e se o cometa passou tão perto da Terra, lembrem que o Universo não é 2D !!!! 😛

  12. Não acredito que ele sobreviverá mesmo porque ele não tem vida, mas não deixará de existir e terá sua rota orbital alterada pela energia solar.

  13. Não achei o outro cometa que você menciona no post – o Encke … onde ele tá no vídeo?
    Alias, vídeo muito legal …

    1. Piadinha nível The Big Bang Theory:
      “Então tá explicado! Por isso os cometas carregam os elementos pra vida! Afinal… eles são espermatozóides cósmicos!”
      Ba Dum Tsscchh!

    1. É só mais um filme Hollywoodiano feito para a NASA… dessa vez deve ter sido dirigido pelo Tarantino…. kkkk

  14. Passou meio perto da Terra, não? Em algum momento houve preocupação com sua trajetória por essas bandas?

  15. Ou o cometa esta indo para o lado errado ou na primeira imagem trocaram Marte por Mercúrio que é o planeta mais perto do Sol.

  16. Salvador, você poderia fazer uma enquete . Nossas calotas polares não resistiria por muito tempo a esta distância, resta saber por quanto tempo. Contudo, em relação ao cometa é preciso saber sua velocidade e quanto tempo ele ficará exposto aos raios solares . NA SUA OPINIÃO O COMETA SOBREVIVERÁ ? UM BOLÃO SERIA LEGAL ,M VALENDO UM SORTEIO DE UM TELECÓPIO ENTRE OS QUE ACERTAREM . RSRSRSR

  17. Vi uma foto do cometa que ele parecia ter asas Efeito esse devido aos fragmentos deixados pelo cometa. Não foi nada animador. 🙁

      1. Minha duvida persiste, mais vamos lá vai que o cometa sobrevive e nos da um espetáculo como foi o Hale Bopp. 🙂

        1. SE O COMETA SOBREVIVER, ELE VAI BATER NO SOL, RICOCHETEAR NA LUA E VI VIM DIRETO PRA CIMA DA TERRA. NO MÁXIMO E 10 ANOS ELE ATINGE A TERRA E PARTE ELA NO MEIO.

  18. Ele já está no campo de visão do LASCO 3. Mas a imagem mais impressionante acontecerá quando ele for capturado pelo LASCO 2, que pode ocorrer ainda hoje. Estou de olho.

    1. Porque você precisa levar em conta a perspectiva. Estamos vendo o sistema da eclíptica (a linha das órbitas dos planetas). Se a Terra está no fundo da órbita, atrás do Sol, pode parecer estar mais perto dele que Mercúrio. (É só pensar em como você vê as coisas no céu terrestre. Vênus pode parecer mais perto do Sol que Mercúrio, conforme os dois avançam em suas órbitas.)

    2. Questão de perspectiva. Perceba que no vídeo é possível ver o movimento de Mercúrio, isso significa que ele está mais próximo que a Terra da Sonda.

    3. Questão de perspectiva. Perceba que no vídeo é possível ver o movimento de Mercúrio, isso significa que ele está mais próximo da Sonda que a Terra.

  19. Lindo vídeo, poético…. seria muito interessante se fosse mais extenso, mostrando o comportamento dos cometas até o limite da tela…

  20. Nibirutas, teólogos da conspiração e outros malucos afins questionando a posição da Terra e Mercúrio em 3…2….1…

        1. Um Cruzeiro de 40 dias e 40 noites… não enjôo não? Ah… pode crer em águas internacionais os gorós é mais em conta! 40 dias de zuera! Uhu! Rsrs

    1. Cara, eu vi o cometa Ison de casa com meu telescópio, os caras da nasa são tão fodas que fizeram um cometa de mentira e colocaram no espaço só pra me enganar.

Comments are closed.