A ressurreição do jipe Yutu

Depois de três dias, ele ressuscitou. Calma, estamos falando do jipe robótico Yutu, que só no terceiro dia após o amanhecer lunar deu sinal de vida. Chegaram a circular informações de que a missão seria encerrada, mas agora os responsáveis pelo programa espacial chinês confirmam que o rover está “desperto” e recebendo comandos do solo, além de enviar telemetria de volta à Terra.

Ele está vivo! Mas talvez danificado...
Ele está vivo! Mas talvez danificado…

A resistência do equipamento diante da adversidade (ele teve problemas para fechar seus painéis solares de forma a preservar o calor na fria noite lunar, que dura 14 dias terrestres) é mais uma grande vitória do programa espacial chinês e um “cala-boca” para todos que achincalharam a tecnologia do jipe e o chamaram de “xing-ling”.

Contudo, é cedo para comemorar. Os engenheiros ainda não sabem quão saudável está o Yutu. Com a falha no fechamento dos painéis, é possível que alguns instrumentos — notadamente sua câmera — tenham pifado. Se isso se confirmar, teríamos um jipe funcional, mas navegando “às cegas”. (Caso em que as imagens orbitais do Lunar Reconnaissance Orbiter, da Nasa, seriam uma ótima pedida para apoiar a missão… não fossem os americanos proibidos por lei de cooperar com os chineses.)

Outro problema que precisa ser resolvido é a falha que impediu o fechamento dos painéis. Uma das hipóteses correntes é de que a fina poeira lunar tenha produzido um problema mecânico. Certamente, os chineses se concentrarão nos próximos dias em identificar — e tentar resolver — esse defeito. E correm contra o tempo, pois em mais dez dias a noite novamente recairá sobre o Mare Imbrium.

“Agora que ele está vivo, tem uma chance de ser salvo”, diz Pei Zhaoyu, um dos envolvidos na missão, à agência de notícias Xinhua. Para a missão ser considerada um sucesso completo, o jipe ainda precisa sobreviver a mais uma noite lunar. O Mensageiro Sideral deseja toda sorte do mundo ao bravo Yutu.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Lamentável que este tipo de notícia, como de costume, esteja tão escondida nas entranhas do site. Como sempre, ciência é deixada como 10a opção (quando muito) – ou deixada como “nota de rodapé” nos jornais de grande circulação. Acho que a única vantagem é a ausência dos comentários pejorativos sobre a empreitada tecnológica da China que, digam o que quiserem, é sim digna de aplausos e respeito.

  2. Salvador Boa noite,

    Existe algum protocolo para considerar um equipamento que tenha sido lançado ao espaço, como inoperante? Pergunto isso porque parece que os cientistas chineses se precipitaram ao anunciar oficialmente que o jipe estava inoperante, não?

    1. No fim, foi um site de um veículo de comunicação estatal chinês, mas não a agência espacial chinesa. Outro problema de países não-democráticos: confundimos a mídia com o estado…

  3. Imagine construir um aparelho eletrônico para funcionar no tempo, no vácuo, num lugar que ao meio-dia faz perto de 110 Celsius, e à noite façam -180 Celsius !

    Como dizia uma moçoila debaixo de seu véu:
    – Não é magia, é tecnologia…

    É esta mesma tecnologia que permite construir em série, tablets à um custo abaixo dos 5 dólares, (respeitadas as condições de alíquotas e mão-de-obra).

    É uma lição para o mundo!

  4. Dando vazão a paranóia:
    será que foi golpe de “marqueting”? Afinal, acredito que, assim como eu, muita gente só ficou sabendo da existencia do programa espacial chines e como ele está evoluido com a noticia do do robo quebrado….

    De qualquer forma boa sorte p eles!

    1. Aqueles lá não voltam não, são refugos oriundos da home do UOL. Como esse post não foi lá pro portal, o enxame de ignóbeis não virá poluir os comentários.

      Que bênção, diga-se de passagem.

        1. Pois eu detesto.

          São da mesma raça dos que jogam pneus e todo tipo de lixo nas ruas e nos rios.

          Eu já falei pro Salvador filtrar, mas ele acha que está sendo democrático. Mal sabe ele (ou bem sabe) que essa é uma atitude totalmente anti democrática.

          Sobrou pra você Salvador. haauuaau

          1. Cada uma com a sua interpretação. Eu acho que democracia pressupõe o direito de falar bobagens. 😉
            Abraço!

  5. Calma, gente. Ele estava só tirando uma soneca depois dessa viagem longa. Será que tem garantia de cinco anos? Quem ainda não comprou um produto chinês? Sempre dá pane ou reclamação. É de propósito para poder vender mais. Só acho que esqueceram que o gipinho ia pra lua. Será que o brasil vai comprar deles? A base de lançamento de Alcântara, no Maranhão, não funciona porque tem muito “olhudo” e olho gordo para não dar certo, pois a localização é uma das mais invejadas e desejadas por ser mais próxima a linha do equador e proporcionar economia nos lançamentos. A outra base mais próxima, que é estrangeira, fica na Guina Francesa(Ao norte do Oiapoque). Uns dizem que o desastre em Alcântara foi obra da concorrência que não querem o Brasil com essa tecnologia.

    1. Conte-me como é usar um computador/tablet/celular composto basicamente de tecnologia Chinesa, pra postar aqui…

      “Olho gordo”? Vc acredita também que passar debaixo de uma escada dá azar?

      Ai ai.. tá cada vez pior isso aqui.

      1. Eu, concordo com você. Esses caras são um bando de alienados que repetem tudo que chegam aos seus ouvidos. Preferem acreditar nas imbecilidades ditas, a buscar o conhecimento. Da preguiça, TALIGADO!

        Pra que estudar, né? O mais fácil é acreditar que a muralha da China pode ser vista da Lua, no monstro do Lago Ness, e que os cavaleiros do zodíaco atingem a velocidade da luz. 🙂

        É meu amigo, somos um bando de laranjas nas mãos dos cientistas. Opa, perai! A laranja não veio da China?

    1. Paulo, ele está funcionando nos trinques. A câmera dele se perdeu, mas ela havia sido projetada para durar até a primeira noite lunar, então nada de novo. Além dela, o módulo possui um telescópio de ultravioleta para observações astronômicas, e esse segue em pleno funcionamento. Abraço!

  6. Salvador, qual o seu principal argumento (prova) contra aqueles que insistem em afirmar que o homem nunca foi à Lua, em pleno 2014….? Valeu.

    1. Já apresentei 10 bem contundentes. Mas o mais forte de todos seja que o feito é mais questionado por quem não o viveu. É o mesmo fenômeno que faz alguns incautos acharem que os egípcios precisaram de ajuda alienígena para construir as pirâmides, ou que os sumérios receberam conhecimento astronômico dado por nibirutas. A falta de conhecimento histórico leva a esse tipo de especulação. O Projeto Apollo facilmente se enquadra ao lado de projetos como esses, e é natural que, conforme o tempo passe, os que não estudaram sobre o assunto duvidem de sua veracidade.

      1. Salvador eu acredito outras formas de vida no espaço. Você conhece algum vídeo ou indício não Fake de alguma visita deles?

  7. Bom dia a todos!
    Não deixo de ficar maravilhada com o quanto a curiosidade humana é poderosa, a ponto de criar artefatos pra sondar fora da bolha… Bom saber que o robozinho chinês ‘acordou’! Ponto para o programa espacial chinês e estímulo para outros países que, mesmo longe de ter o capital/estrutura que um EUA da vida tem, tentam lapidar suas jovens mentes nesse esforço. No mínimo, fica o capital intelectual e abrem-se novas fronteiras do conhecimento.
    P.S.: Salvador, logo na primeira linha do texto, você e seus trocadilhos… huahuahua!


  8. Convém nos lembrarmos sempre de que todos os organismos, instituições, nações etc., etc., etc., sofremos, em maior ou menor grau, do pandêmico Mal de Ricúpero: – “Eu não tenho escrúpulos; o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde”. E só mostra o que ruim quando não tem outro jeito mesmo.
    A agência oficial de notícias da China não é nenhuma vestal imaculada – muito pelo contrário – nesse lupanar internacional de informações e contra-informações.

  9. Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Yutu, e este adormeceu; e tomou um de seus painéis solares, e cerrou a fina poeira lunar em seu lugar;
    ChingLing 2:21

  10. Mas olha… Por essa ninguém esperava. Como cê disse Salvador, a natureza é implacável.. mas deve ter algum tiquinho de milagre nisso HAHAHAH

  11. Ótima notícia! E por falar em tecnologias que as pessoas adoram ridicularizar, Salvador, que tal um post sobre o estado atual do programa brasileiro? Vi no site da AEB um vídeo que fala do lançamento do VLS 4 previsto para 2016… Ninguém tocou mais no assunto desde a explosão do VLS 3 e com o alcance que vc tem seria legal relançar a conversa…
    Força Yutu!

  12. O painel não fecha porque seu formato é uma cruz, e, CQD, não tem articulação.

    A cereja no bolo foi ter ressuscitado no terceiro dia! Só pode querer dizer uma coisa: Deus é chinês.

    Oremos.

  13. Essa foi boa… “Depois de três dias, ele ressuscitou….” kkkkkk Isso sim é um Milagre!

    Poderiam rebatizar o YUTU pra Mitra, Tamuz, Horus, Átis, Baco, Hércules, Krishna, Jes… opa Buda, mais perto da China e ressuscitou também… rsrsrs

    Pena que ele ficou “cegueta”, mas nem tudo é perfeito… nem pra quem ressucita! kkkk

  14. Torço para que todas as iniciativas de todos os povos que buscam a conquista, seja a lua, marte e tantos outros que seja possível com nossa tecnologia atual é merecedor de aplausos.

    1. Verdade! A vida na Terra se desenvolveu a ponto de existir uma espécie capaz de viajar no espaço e ir a outros corpos celestes. Precisamos continuar esse desbravamento, pois, um dia as condições de vida aqui poderão ficar inviáveis, temos que levar a vida terrestre para outros planetas antes que isso aconteça.

  15. Ótima noticia! Vamos aguardar torcendo para que a missão seja completada em plenitude. Me sinto feliz com esta “reviravolta”, pois já considerava que não haveria continuidade. Que bom que eu e outros estávamos errados.

    Saudações,

    Ricardo René Guzmán

  16. Fica a lição para os brasileiros. A China vem levando as coisas muito mais a sério do que aqui, e com isso estão chegando muito mais longe…

  17. Agora a “tchurma do esculacho” é bem capaz até de aplaudir…
    – Criticar é fácil; fazer é difícil. Fazer bem feito, então, é proeza para poucos!

  18. Salvador, interessante a sobrevida da missão principalmente por causa daquele instrumento (espécie de sonar que explora o subsolo). Aliás há alguma notícia do que o uso do instrumento já revelou?

    1. Só sei que ele já foi usado, antes dessa pifada. Não sei dos resultados. Aguardemos a boa vontade chinesa na comunicação… 🙂

  19. Adorei isso!!! Foi um enorme CALABOCA praqueles que consideram que a China só cria produtos descartáveis. Se bobear, teremos a bandeira vermelha em Marte antes do que imaginávamos.
    Desejo Sucesso ao robozinho chinês.

  20. Grande Yutu, torço para que vc se mantenha vivo e cale a boca dos agourentos incapazes.Quem ganhará é a ciência, o saber.Enquanto isso num certo país tropical, os “espertíssimos” estão tentando lançar um foguete com satélite (VLSs)há décadas e com resultados catastróficos.Isto sim é tecnologia não é?

  21. Salvador… Parabéns pelo blog… saiba que virei fã há alguns dias e já li praticamente todos os tópicos (Os comentários são hilários…rs)

    Sorte ao Jipinho… Mas se não conseguirem, peçam ajuda aos Nibirutas… já que estão ali do lado…kkkk

    Posso sugerir alguma matéria sobre a VY Canis Majoris? Sei que tem bastante coisa na net, mas vai que há alguma novidade né?

    Abçs…

    1. Concordo com você.
      O prazer pela leitura dos posts do Salvador só se iguala ao prazer pela leitura dos comentários… 🙂

      1. Salvador, sugestão: peça para colocarem dois botõezinhos nos comentários, “Gostei” e, “Não gostei” (veja o blog do Josias, lá ele usa um botão de “gostei”). Assim podemos concordar com o leitor ou discordar, sem necessidade de escrever. P.S. Concordo com os comentários do Everton e da Luna Regina sobre o blog. Além da gente aprender muito, é o mais gostoso de ler e o que tem os comentários mais bizarros. 🙂

Comments are closed.