Brasileiros registram ‘sumiço’ de Saturno

As nuvens atrapalharam muita gente que tentou observar ontem o fenômeno da ocultação de Saturno pela Lua, visível em praticamente todo o Brasil. Mas outros tantos conseguiram ver o espetáculo, e alguns astrofotógrafos (nome dado àqueles que se entusiasmam em tirar fotos de objetos celestes) registraram toda a beleza do encontro celeste.

Imagens obtidas pelo astrofotógrafo amador Matheus Ribeiro, em Salvador (BA)
Imagens obtidas pelo astrofotógrafo amador Matheus Ribeiro, em Salvador (BA)

As imagens acima foram obtidas por Matheus Ribeiro, em Salvador (BA), usando um telescópio SkyWatcher 130mm EQ2m. A sequência mostra a Lua começando a encobrir Saturno. Os anéis e a cor amarelada do planeta são bem visíveis.

Em Brasília (DF), para registrar a ocultação, o astrofotógrafo Leo Caldas teve de driblar as nuvens. Ele contou apenas com paciência e com a ajuda de uma câmera Canon SX50, sem telescópio, para obter esta imagem.

Saturno prestes a se esconder por trás da Lua, em foto de Leo Caldas
Saturno prestes a se esconder por trás da Lua, em foto de Leo Caldas

Ele também fez um pequeno vídeo que mostra o movimento — e revela com mais clareza o duelo que ele travou com as nuvens.

O momento da desocultação — quando Saturno voltou a aparecer por trás da Lua — foi interessante porque o planeta apareceu na região lunar que não estava recebendo luz do Sol. O contraste da sombra com o Senhor dos Anéis foi capturado na imagem a seguir, obtida por Adão Chagas, em Mogi-Guaçu (SP).

Adão Chagas, de Mogi-Guaçu (SP), registra a desocultação de Saturno
Adão Chagas, de Mogi-Guaçu (SP), registra a desocultação de Saturno

João Eduardo, astrofotógrafo de Cabedelo (PB), fez um belo vídeo da desocultação, com seu telescópio catadióptrico de 8 polegadas e uma câmera Cyber Shot Sony DSC T 100. Vale a conferida.

Em São Paulo, capital, o Mensageiro Sideral só conseguiu, com o auxílio de binóculos, observar muito sutilmente a fase final do fenômeno, em meio a nuvens persistentes. E você, conseguiu ver?

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Aqui da minha janela, na zona norte de Belo Horizonte/MG pude apreciar essa maravilha. A lua estava luminosamente linda!

  2. Teve gente daqui que preferiu ver o BBB em vez do eclipse. Não vou citar nomes agora, mas estou de olho!

  3. Que pena ñ pude registra esse momento isso pq estava muito ansiosa pra ver esse fenômeno maravilho,mais com tanta chuva ficou impossível mais valeu por quem conseguiu registra e compartilhou com todos.

  4. Aqui na cidade de Pitangueiras (SP), região de Ribeirão Preto, não vi nada. Só as nuvens!!!

    1. Vi a Sara Seager falar dele no evento do Vaticano. Mas, como sou um só, não escrevi a respeito… Ainda. 😉

      1. Caramba, Salva. Você já foi mais multitarefas antes. Até parece que tem vida social!

        auhauhahuahu 😛

  5. Aqui no sudoeste de SP também estava nublado. Lembrando ao Salvador que dia 15/04 teremos um eclipse lunar e 17/04 Saturno terá uma aproximação aparente (visual) com a Lua bem legal também.

  6. Pelo visto o pessoal do Nordeste se deu bem em conseguir observar o evento, aqui no Litoral de SP estava totalmente nublado no momento… quem sabe daqui uns anos…

  7. eu, meu marido e minha filha montamos o telescopio e ficamos aguardando ansiosos mais infelismente estava muito nublado e nao vimos. minha filha foi dormir chorando. mais valeu muito quem conseguiu ver e postou. obrigada

  8. Aqui em Limeira-SP estava chovendo… que pena…

    Me lembro a primeira vez que consegui ver Saturno do meu Telescópio Constellation F90060EQ-III, foi muito emocionante pois só via na Tv ou em fotos e livros escolares…

    Sem fins de divulgação da marca, só curiosidade mesmo, me diz ai Salvador Nogueira qual foi seu primeiro Telescópio, abraço!

    1. Cara, nem sei dizer. Era uma luneta que minha mãe comprou para mim. Aumentava 50x, se não me engano. 😛
      Abraço!

  9. amigos observadores, estarei comprando um telescopio e tenho em vista dois modelos praticamente identicos (abertura 114) porem um com montagem equatorial germanica e o outro montagem azimutal. qual o mais facil de manusear ?

  10. Apesar de não ter registrado nada, acompanhei toda a ocultação de Saturno, pois o céu estava limpo aqui em Vitória, E.S. Salvador, obrigado por fornecer o horário correto do evento, em o qual seria muito mais difícil a observação.

  11. Eu tenhu um telescopio. Mais nao consegui ver
    E tbm nao sabia desse acontecimento.. sera que alguem pode me dar mais noticias de quando terao outros assim?
    981904824

  12. Fotos maravilhosas!!!!! Eu observei com o meu binoculo de birdwatching e só de mesmo para ver a lua mais bonita. Contudo eu acho que observar a lua no primeiro dia de 4º crescente á mais interessante. 😉

  13. Moro em Sto André/SP, a lua estava brilhante e nítida apesar das muitas nuvens, mas infelizmente não consegui ver nada a olho nu, só o guarda noturno que se aproximou e deve ter pensado “esse aí tá doido, olhando pro céu sozinho a essa hr da noite” kkkkkkk

  14. Não vi ao vivo, mas, graças a esse post, posso curtir o fenômeno! Parabéns aos astrofotógrafos, excelente trabalho, ficou D+!

  15. Estou em Pequim, e como o céu aqui é de uma claridade ofuscante, já que não há poluição do ar, consegui visualizar o fenômeno a olho nu…rs

  16. Infelizmente não consegui ver, pois o céu na zona norte de São Paulo estava nublado. Com meu pequeno telescópio mande in China consigo ver os anéis de Saturno, os satélites de Júpiter e Marte como um disco vermelho, mas ontem não pude ver nada.

  17. Em Vila Velha/ES, fiquei acordada até meia noite e não consegui ver o fenômeno, apesar do céu estar limpo.

    1. Resido em Vitória (seu vizinho), e por volta de 22h30 já conseguia ver com um binóculo simples, a olho nu estava bem complicado, mas foi lindo de se ver, por sorte o céu estava bem limpo! 🙂

  18. Parabéns a todos que conseguiram ver, fotografar e filmar o evento. Apesar que o tempo não estava dos piores em BH, não consegui ver (a olho nu); confessando, eu tirei um cochilo e quando acordei já era tarde.

    De qualquer forma, valeu Salvador!

  19. como ficamos sabendo dessas noticias, quais site pra ficar por dentro, fico maravilhado com isso obrigado pela postagem . . .

  20. Salvador parabéns pelo suas publicações! Mesmo eu sendo um leigo, fico sempre à espera de uma nova publicação. Um grande abraço!

Comments are closed.