Mensageiro Sideral

De onde viemos, onde estamos e para onde vamos

 -

Salvador Nogueira é jornalista de ciência e autor de 11 livros

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

A Terra vista do espaço, ao vivo

Por Salvador Nogueira

Uma das coisas mais bacanas que já vi serem feitas na Estação Espacial Internacional (ISS). Instalaram quatro câmeras HD comerciais no exterior do complexo orbital (acoplado ao módulo europeu Columbus), protegidas por um invólucro pressurizado com controle de temperatura. Elas ficam o tempo todo filmando a Terra e transmitindo as imagens de volta, ao vivo, para quem quiser ver.

Imagem captada pelo experimento HDEV e transmitida ao vivo pela internet
Imagem captada pelo experimento HDEV e transmitida ao vivo pela internet

Quanto tempo vai durar, ninguém sabe. Teremos de ver qual o tempo de funcionamento das câmeras no ambiente espacial — esse é, inclusive, um dos objetivos do projeto: guiar a escolha de câmeras comerciais que possam ter desempenho adequado no espaço para futuras missões. O sistema já está operando desde 30 de abril, sem problemas. A imagem transmitida ao vivo se alterna entre as quatro câmeras. Durante períodos de perda de sinal ou quando o experimento, chamado HDEV (High Definition Earth Viewing), não estiver ligado, uma tela cinza aparecerá na transmissão.

Confira aqui e veja se não é bacana. Lembrando sempre que a ISS completa uma volta em torno da Terra a cada 90 minutos, e metade desse tempo ela está do lado noturno, onde não vai dar pra ver nada lá embaixo. Ou melhor, aqui embaixo.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Blogs da Folha