A Nasa quer saber: o que você acha que são os pontos brilhantes em Ceres?

Salvador Nogueira

Faça suas apostas! A Nasa está promovendo uma enquete entre os internautas para saber o que eles imaginam que sejam os misteriosos pontos brilhantes detectados em Ceres, o planeta anão que reside no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.

E aí, o que você acha que é? A Nasa quer saber o que você pensa!
E aí, o que você acha que é? A Nasa quer saber o que você pensa!

Para isso, o JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) criou um hotsite, intitulado “What’s the spot on World Ceres?” (“O que é a mancha no mundo Ceres?”). Lá, o usuário pode escolher entre seis opções: vulcão, gêiser, rocha, gelo, depósito de sais e outra coisa.

Todas as seis opções são ainda plausíveis, mas os dados divulgados pela agência espacial americana até agora sugerem gelo ou depósito de sais como as duas alternativas mais prováveis. Contudo, o mistério só será desvendado com mais informações — que já devem estar a caminho.

A sonda Dawn, gerenciada pelo JPL, entrou em órbita de Ceres no último dia 6 de março e andou manobrando suavemente com seus motores iônicos para se posicionar na primeira órbita científica. Pois bem, isso aconteceu no último dia 24 e agora a espaçonave está orbitando o pequeno mundo a uma altitude de 13,5 mil km.

Imagem de Ceres capturada pela Dawn de sua órbita de trabalho, a 13,5 mil km da superfície (Crédito: Nasa)
Imagem de Ceres capturada pela Dawn de sua órbita de trabalho, a 13,5 mil km da superfície (Crédito: Nasa)

Então, agora o trabalho começa para valer, com o mapeamento completo do planeta anão e de sua composição. Quatro novas imagens foram publicadas na internet nos últimos dias, mas nenhuma delas ofereceu uma visão melhor dos misteriosos pontos brilhantes.

Interessante será a correlação das imagens com as assinaturas espectrais da superfície, que darão pistas da composição do misterioso material reflexivo no fundo da cratera.

Até agora, o resultado mais esperado pelos internautas que visitaram o hotsite da Nasa, com 36% dos votos, é justamente o inesperado — uma explicação que nenhum cientista até o momento propôs. (Tomara.) Na segunda posição vem gelo, com 30% dos votos (esse é também o modesto palpite do Mensageiro Sideral). O que você acha que é? Vá até lá e deixe seu voto, pois esse é um enigma que está com os dias contatos. Em breve, saberemos a resposta. Fique ligado!

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

  1. RESUMINDO ; OLHOS DE ESPECIMES VIVAS, QUE ECRODEM DAS PELES DOS DINOSSAUROS, ETERRADOS NAS CAMADAS METAMORFICAS DOS PLANETAS, COMO VEMOS EM MARTE!!

  2. >>POR EXEMPLO SE BASEARMOS NO MARTELO DE KINGSBORN COM 400 MILHÕES DE ANOS; VEMOS QUE NAO CONHECEMOS NADA DA NOSSA ANTROPOLOGIA; DAI NA PROPIA LUA; NO LADO OCULTO, ESPECIFICANDO MARE MOSCOVIESE; PROXIMO A CRATERA BELIEV; EXISTE UMA CIVILIZAÇÃO REMANESCENTE COMO OUTRAS ESPALHADAS EM NOSSO SATELIT; SIM COMO EM MARTE VIMOS ;VARIAS CIDADES E CIVILIZAÇOES ;ASSIM COMO NA EUROPA LUA DE JUPTER ; E EM CERES ;VEMOS AS MESMAS CIDADES TIPICAMENTE ; DE CIVILIZAÇOES COSMICAS; NA CONSTRELAÇAO DE HORIOM PROXIMO A UM PLANETA QUE ESTA A 64 ANOS LUZ VEMOS .OUTRO ESPAÇO COM VARIOS ASPECTOS DE CIVILIZAÇOES ; EXTRA TERRESTRES; A QUESTAO ESTA ACREDITO REMANESCENTE DE CORAIS COSMICOS DE DIMENÇOES GIGANTESCAS ; QUE SE DESENVOLVE AO REDOR DAS NEBULOSAS DAS ESTRELAS COMO A BETELGELSE DE ORION ; NO SISTEMA WORLDWISE PODEMOS VER NAO SO BASTOES DE DIMENÇOES GIGANTESCAS ;COMO PLANETOIDES ; ANOES CONSTRUIDO DE FORMA ARTIFICIAL; ESTAS CIVILIZAÇOES A MAIS DE 400MILHOES DE ANOS DE EVOLUÇÃO JA DESENVOLVERAM ENGENHARIA DE CONSTRUÇOES DE ASTROS E PLANETAS, ATRAVES DE CAPTAÇÃO DE ELEMENTOS QUIMICOS DO SOL ; AQUI A GENTE EXTRAI PETROLEO EM AGUAS PROFUNDAS ; LA ELES EXTRAEM HELIO NEUTRONS E OUTROS ELEMENTOS DO SOL PARA FORMAREM ENERGIA PARA CONSTRUÇÃO DOS ASTROS; MUITOS PLANETOIDES COMO OS SATELITES QUE VEMOS ESTAO ARTIFICIAIS ; HUMA DAS TECNICAS USADAS POR ELES ESTA TIPO UM OLHO MAGICO FEITO COMO LENTES EM REDOMA DE OURO QUE REFLETE A ENERGIA DAS ESTRELAS E DO SOL FORMANDO ASSIM UM ECO SISTEMA AQUECIDO QUE PRODUZ LUZ E FOTOSSINTESES, PROCUREM NO YOU TUBE ;LUA MOON CIVILIZAÇOES ALIENS MARE MOSCOVIESES BELIEVE E VERAM UM POUCO DO QUE DIGO; QUANTO A TECNOLOGIA DE DISCOS VOADORES ; USAM A TECNOLOGIA DO GIROSCOPIO COM A CIENCIA DA FORÇA CENTRIPETA + PERPENDICULAÇAO DE EIXOS DE CAMPOS MAGNETICOS SOBRE A CORRENTE ALTERNADA PRODUZINDO SISTEMAS DE PARAFUSO SEM FIM ;COMO A TECNOLOGIA DESENVOLVIDA POR TESLA DES DO ANOS 1800;

    AS FOTOS DO DRONE OPORTUNIT E DO CURIOSIT ESTA TIPO SOBRE EFEITO DE STAGRAM QUE DISTORCEM AS IMAGENS ASSIM ; TUDO QUE VEMOS PARECEM ROCHAS ;MAS NAO ESTAO; NAQUELAS FOTOS ;PROTOZOARIOS ;EXISTEM MUITOS CADAVERES DE REPTILIANOS; COMO TAMBEM EXISTEM CIVILIZAÇOES E ESPECIMES MINUSCULAS; QUE ESTA CAPTADAS NO SISTEMA EFEITO STEREO DE FOTOS; POREM ACREDITO POR STRAGAM; AS MESMAS TAMBEM ESTAM DESFOCADAS ; A QUAL NAO DA PRA SE PERCEBER 100 %; ESTAS MINUSCULAS CRIATURAS; COMO TAMBEM TUAS CIDADES SUBTERRANEAS ; TENTEM LOCALIZAR ALGO SEMELHANTES A PEQUENAS MARIPOSAS PENDURADAS NAS SOMBRAS DAS ENCOSTAS DAS ROCHAS E MONTANHAS!! [FADINHAS OU LEMURES-MORCEGOS MINUSCULOS] ASSIM COMO OUTROS SERES EXISTEM LA ;ASSIM COMO OBSERVAMOS EM NOSSA LUA; AO MESMO TEMPO EXISTEM ROEDORES COMO SURICATOS GIGANTESCOS ; COMO TAMBEM FLORESTAS HABITADAS E CORAIS SUBMERÇOS EM MARES TAMBEM HABITADOS.

  3. a nossa lua tá tao perto de nos, e sabemos tao pouco dela…..
    porque afinal nao dessecamos a nossa lua
    saber principalmente como é o lado escuro da lua o lado que nunca vemos.

  4. Parabéns pela coluna de Astronomia. Gostaria de saber se a Nasa já tem algum novo projeto para substituir os ônibus espaciais? Quais são as próximas missões da NASA?

    1. Eles estão desenvolvendo a cápsula Orion, para levar astronautas além da órbita da Terra — coisa que não fazíamos desde 1972! Já fizeram um teste não-tripulado dela, farão outro em 2018 e depois disso a missão seguinte, talvez em 2020, vá levar astronautas a circundar a Lua! 🙂

Comments are closed.