Mensageiro Sideral

De onde viemos, onde estamos e para onde vamos

 -

Salvador Nogueira é jornalista de ciência e autor de 11 livros

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

A Nasa quer saber: o que você acha que são os pontos brilhantes em Ceres?

Por Salvador Nogueira

Faça suas apostas! A Nasa está promovendo uma enquete entre os internautas para saber o que eles imaginam que sejam os misteriosos pontos brilhantes detectados em Ceres, o planeta anão que reside no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.

E aí, o que você acha que é? A Nasa quer saber o que você pensa!
E aí, o que você acha que é? A Nasa quer saber o que você pensa!

Para isso, o JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) criou um hotsite, intitulado “What’s the spot on World Ceres?” (“O que é a mancha no mundo Ceres?”). Lá, o usuário pode escolher entre seis opções: vulcão, gêiser, rocha, gelo, depósito de sais e outra coisa.

Todas as seis opções são ainda plausíveis, mas os dados divulgados pela agência espacial americana até agora sugerem gelo ou depósito de sais como as duas alternativas mais prováveis. Contudo, o mistério só será desvendado com mais informações — que já devem estar a caminho.

A sonda Dawn, gerenciada pelo JPL, entrou em órbita de Ceres no último dia 6 de março e andou manobrando suavemente com seus motores iônicos para se posicionar na primeira órbita científica. Pois bem, isso aconteceu no último dia 24 e agora a espaçonave está orbitando o pequeno mundo a uma altitude de 13,5 mil km.

Imagem de Ceres capturada pela Dawn de sua órbita de trabalho, a 13,5 mil km da superfície (Crédito: Nasa)
Imagem de Ceres capturada pela Dawn de sua órbita de trabalho, a 13,5 mil km da superfície (Crédito: Nasa)

Então, agora o trabalho começa para valer, com o mapeamento completo do planeta anão e de sua composição. Quatro novas imagens foram publicadas na internet nos últimos dias, mas nenhuma delas ofereceu uma visão melhor dos misteriosos pontos brilhantes.

Interessante será a correlação das imagens com as assinaturas espectrais da superfície, que darão pistas da composição do misterioso material reflexivo no fundo da cratera.

Até agora, o resultado mais esperado pelos internautas que visitaram o hotsite da Nasa, com 36% dos votos, é justamente o inesperado — uma explicação que nenhum cientista até o momento propôs. (Tomara.) Na segunda posição vem gelo, com 30% dos votos (esse é também o modesto palpite do Mensageiro Sideral). O que você acha que é? Vá até lá e deixe seu voto, pois esse é um enigma que está com os dias contatos. Em breve, saberemos a resposta. Fique ligado!

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Blogs da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade