Mensageiro Sideral

De onde viemos, onde estamos e para onde vamos

 -

Salvador Nogueira é jornalista de ciência e autor de 11 livros

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Vote e ajude a batizar 32 exoplanetas!

Por Salvador Nogueira

A União Astronômica Internacional precisa de você para batizar oficialmente 20 sistemas planetários fora do Sistema Solar! Sabe aqueles nomes complicados, do tipo HD 123456c ou Kepler-321g? Então, até mesmo os astrônomos reconhecem que eles, embora práticos, não são muito charmosos. Por isso a IAU decidiu promover uma votação pública a fim de definir os nomes populares “oficiais” de alguns exoplanetas.

Concepção artística dos planetas ao redor do pulsar PSR-1257+12, que ganharão nome oficial em votação. (Crédito: Nasa/Caltech)
Concepção artística dos planetas ao redor do pulsar PSR-1257+12, que ganharão nome oficial em votação. (Crédito: Nasa/Caltech)

A essa altura, já foram descobertos quase 2.000 planetas fora do Sistema Solar, mas a iniciativa começou com apenas 32 planetas, cuja descoberta é mais antiguinha, em torno de 20 estrelas. São elas: Epsilon Tauri (1 planeta), Iota Draconis (1), Gama Cephei (1), Alfa Piscis Austrini (1), Beta Geminorum (1), Epsilon Eridani (1), Mu Arae (4), Tau Boötis (1), Upsilon Andromedae (3), Xi Aquilae (1), 14 Andromedae (1), 18 Delphini (1), 42 Draconis (1), 47 Ursae Majoris (2), 51 Pegasi (1), 55 Cancri (5), HD 81688 (1), HD 104985 (1), HD 149026 (1) e PSR 1257+12 (3).

Os nomes-candidatos foram escolhidos por sugestão de grupos de astronomia espalhados pelo mundo e a votação começou na terça-feira (11), durante a Assembleia Geral da IAU, que está rolando em Honolulu, no Havaí. A cerimônia teve direito até a uma participação do astronauta americana Scott Kelly, transmitida diretamente da Estação Espacial Internacional! O fechamento das urnas digitais se dará em 31 de outubro, e o resultado final do primeiro batismo oficial de exoplanetas deve ser apresentado em novembro deste ano.

Alguns dos sistemas são bem bacanas. Dentre eles o Mensageiro Sideral destaca:

51 Pegasi — primeiro exoplaneta a ser descoberto em torno de uma estrela similar ao Sol, um gigante gasoso numa órbita supercurta, achado em 1995.

PSR 1257+12 — um sistema de três planetas em torno de um pulsar, onde menos se esperava planetas, descoberto em 1992. Um pulsar é um cadáver estelar deixado após a detonação de uma supernova!

55 Cancri — um sistema de cinco planetas que inclui um gigante gasoso na zona habitável da estrela.

Upsilon Andromedae — um sistema de três planetas em órbitas muito doidas.

Epsilon Eridani  é uma estrela e um planeta, mas têm candidatos brasileiros. Para a estrela, Cambirela — é o nome de um monte localizado na cidade brasileira Palhoça, que é bem visível em toda a Ilha de Santa Catarina. Para o planeta, Sufijunior — “Sufi Junior” era o pseudônimo do músico brasileiro e astrônomo amador José Brazilício de Souza (1854-1910). O primeiro nome veio do astrônomo persa Abderrahman Al-Sufi. Quando Brazilício escrevia seus textos científicos em jornais em Santa Catarina, ele usada esse pseudônimo, “Sufi Junior”.

Quase todas as estrelas selecionadas para essa primeira votação são visíveis a olho nu no céu noturno, o que torna tudo ainda mais interessante. Para votar, visite o site oficial em nameexoworlds.iau.org.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Blogs da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade