Lançamento de “Ciência Proibida”

Salvador Nogueira

Na próxima terça-feira (20 de outubro), farei em São Paulo o lançamento oficial do meu novo livro, “Ciência Proibida”. O encontro acontece das 19h às 22h, na FNAC da Paulista (Av. Paulista, 901).

banner-livro

O livro trata basicamente de desmistificar a ciência como algo necessariamente bom, mostrando que a ética precisa caminhar de mãos dadas com ela. Para ler um dos capítulos, que versa particulamente sobre as sacanagens da indústria farmacêutica — tema na ordem do dia –, clique aqui.

Na mesma ocasião, serão lançados também outros dois livros, um do meu amigão e vizinho de ciberespaço Reinaldo José Lopes (“Deus: Como Ele Nasceu”), e outro da não menos simpática e competente Carol Castro (“Ciência Maluca”), todos eles pela Editora Abril, selo Superinteressante.

Os três livros já estão à venda nas bancas de jornal e livrarias de todo o país (inclusive em algumas delas para venda on-line), mas se você quiser um exemplar autografado — ou meramente trocar uma ideia comigo ou com alguma dessas figuras ímpares do jornalismo científico brasileiro –, o lançamento é uma boa oportunidade. Espero vocês lá!

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

  1. Parabéns produtivo Salvador.

    Lamento muito não poder ir prestigiar seu novo lançamento, mas fica aqui meus cumprimentos!
    Adoraria ir e poder conversar um pouco com vc.

    De sua autoria, além desse nosso querido blog, já li seu livro Extraterrestres e acompanho seus artigos na Scientific American.

    Do Reinaldo Lopes, já li “Os 11 Maiores Mistérios do Universo” e acompanho seu blog, adoraria poder conhece-lo também.

    Desejo a vocês muito sucesso!

    (E que vendam bastante! Todos temos a ganhar 🙂 )

  2. Tema interessante Salvador.

    No livro vc fala do MK-Ultra e do Projeto Manhattan?
    Vou procurar ler esse livro em breve!

  3. Sr. Salvadpr, parabéns pelo lançamento. Desejamos sucesso!

    Queremos sugerir uma pauta.

    Estamos alertando os amantes do céu pelas redes sociais sobre o fenômeno abaixo descrito e gostaríamos que o sr. abordasse o assunto:

    21/OUT – CHUVA DE METEOROS ORIONÍDEOS

    Há 30 anos o mais famoso dos cometas iniciava mais uma passagem pela Terra (outubro de 1985 a maio de 1986). Que tal observarmos no céu suas lembranças?

    Na noite de 21/10 teremos o máximo da chuva de meteoros Orionídeos, uma das mais intensas do ano. Sua origem vem do cometa Halley, que deixou fragmentos durante suas passagens anteriores. Com uma taxa horária que pode chegar a 20 meteoros no zênite, seu radiante é fácil de ser localizado porque fica próximo do famoso Cinturão de Órion.

    Se você não está familiarizado com a identificação das constelações procure as famosas “Três Marias” (Cinturão de Órion) a leste, por volta das 11 da noite e continue observando pela madrugada que os meteoros parecerão sair de um ponto do céu próximo delas.

    Esta sim é a chuva de meteoros visível de todo o Brasil (não as Perseidas, como parte da mídia costuma propagar, influenciada pelas notícias do Hemisfério Norte).

    Este ano a Lua não atrapalhará a visão dos meteoros porque estará na fase Crescente, então aproveite! Não precisa de binóculos, lunetas ou telescópios. É um programa astronômico BBB (Bom, Bonito e Barato).

    A chuva de meteoros começou dia 2/10 e se estende até dia 7/11. Aproveite este fim de semana antes do máximo e comece a treinar para o dia 21/10.

    Acervo repercussão da passagem do Halley em 85/86:
    https://www.youtube.com/watch?v=fZl6FV-_mKs
    https://www.youtube.com/watch?v=P6F4n9ef7K8
    https://www.youtube.com/watch?v=WKrK0GS3gTU
    http://www.universohq.com/mater…/halleymania-30-anos-depois/
    Quer registrar os meteoros?
    https://www.facebook.com/bramonbr
    https://www.facebook.com/profile.php…

    Céus limpos!

    GaeA – Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos

        1. Fico estarrecido com a sordidez deste “ufólogo” Fernando de Aragão Ramalho, que aparece aqui no blog do Salvador Nogueira para tentar denegrir seu trabalho sério, chamando seu recente livro “Ciência Proibida” – que ele obviamente sequer leu – de “ciência sem caráter”, de “astronomia de enganação” e de “rejeição de teses de doutorado”.

          Esse “ufólogo” deveria tomar vergonha na cara e olhar para a própria revista UFO, da qual ele habita, e se perguntar por que esta publicação já promoveu e vendeu livros de um sujeito de pseudônimo “Jan Val Ellam”, que pregava que Jesus iria voltar de disco voador em uma frota espacial, tendo sido capa da própria revista UFO em uma de suas vexatórias e infames edições.

          “Ufologia de enganação” e “Ufologia sem caráter” cabem bem aqui.

          1. O livro não fala uma palavra de óvni. Não sei qual é o problema dele com o livro. É só vontade de ofender. Eu nem me incomodaria, como não me incomodei. 🙂

  4. Prezado Salvador,

    Ciência é a religião do futuro: conhecimento é o caminho que nos leva a Deus!

    Saudações cartesianas,

  5. Salvador, que tal escrever sobre o que a NASA esconde sobre os UFOS e os ETs, conforme divulgou o astronauta Edgar Mitchel em entrevistas? Há várias delas na internet!
    Você não acha que seria uma boa colocar a verdadeira ciência a favor da revelação, e calar a boca de certos astrônomos tapados?
    Abç.
    F.A.R.

    1. O Edgard Mitchell acredita em visitação extraterrestre (e também em cura espiritual de câncer, só para citar outro exemplo de coisa em que ele acredita), mas disse que ele mesmo nunca viu nada disso quando esteve na Lua. Se você fosse ler o que eu escrevo, em vez de ficar cornetando, saberia que dedico um capítulo inteiro do “Extraterrestres” à ufologia e inclusive cito um livro muito interessante que tem prefácio do Mitchell. Mas eu sou “mainstream” demais para você, decerto… hehehe

      1. Salvador, não sei se você já ouviu falar alguma coisa sobre medicina interativa. Se não ouviu, procure saber e pare de falar asneiras a respeito da medicina. São centenas – para não dizer milhares – de médicos que a praticam. Essa é uma das técnicas mais eficazes que auxiliam na recuperação de tumores cancerígenos.
        Inclusive, existem médicos ufólogos!Nem todos eles são espíritas, mas usam medicina interativa. Ou você não sabia disso?
        Meu caro, ao que parece, sua área, enquanto repórter, é só a astronomia. Então, atenha-se a ela e não se aventure nas outras. Só que, infelizmente, uma astronomia tolhida pelo mercado espúrio das ciências acobertadoras. Como eu te disse: mainstream até o pescoço. Até estou estranhando o lançamento desse seu novo livro! É mais uma enganação?
        Nesse caso do Mitchell, já que vens com esse preconceito absurdo contra um cientista astronauta que pisou a Lua, sugiro você se informar melhor, pois nessa mesma área sua existe um iminente astrofísico chamado Michio Kaku que anda, a cada dia, falando mais “barbaridades”. Contudo, se voê for realmente livre do meio mainstream que te circula, procure entender o que ele diz e acabe de uma vez por todas com as amarras que o mantém com esse raciocínio de formiga, diante de seres com tecnologia superior.
        “he – he – he”
        F.A.R.

        1. Huahauhua, então tá. Medicina interativa. Essa não conhecia. Já conheci medicina quântica. É bem engraçado como tem gente que acredita nessas coisas.

          1. Integrativa. Ah bem. No sentido de “juntar tudo”. Certo, acho que ainda não praticam cirurgias espirituais no Einstein. Pode rolar até uma acupunturazinha… (nada contra, by the way). Mas cirurgia espiritual, duvido. E não é porque acontece no Einstein que tem mérito. Tem cientista da Unicamp que defende criacionismo… 😛

          2. A USP tem cursos de Homeopatia, Cromoterapia e Aromaterapia. Tem cidades que estão “tratando” Dengue com Homeopatia. E o que isso significa? Que brasileiro AMA pseudociência. Só isso. Falar que um hospital pratica a tal “Medicina Integrativa” valida a prática, além de ser uma falácia (apelo à autoridade) é a mesma coisa que dizer que astrologia funciona só porque jornais publicam horóscopos diariamente.

            Try again.

          3. Pois é… Então, mandem o CRM/SP fechar essas entidades, pois elas só fazem mal a ciência! kkkkkk Só se for a essa ciência da enganação, a qual vocês seguem cegamente.
            E vocês sabem por que o CRM não faz isso? Por que a base científica está lá, atestada estatisticamente, com inúmeras provas vivas. Inclusive, a de um astronauta. Não é isso que vocês, materialistas, querem? Estatística? Então engulam, e não fiquem cacarejando bobagens preconceituosas.
            Gente, eu simplesmente não acredito que estamos discutindo isso em pleno Século XXI! Não sei se vocês são burros, dissimulados, ou apenas desinformados no meio dessa loucura da internet.
            Tá vendo o problema de não tirar a bunda da cadeira pra pesquisar???
            Mas, vá lá. Querem ficar com seu traseiro sentado aí? Então viagem até onde esse conceito de cura espiritual foi levado a sério no oriente: Japão, China Índia. Mas, para vocês, ocidentalizados culturalmente, servem essas: Harvard, Arizona, Massachusetts, Cleveland, Califórnia e mais uma porrada de universidades.
            Pessoal, eu realmente não sei até onde vocês irão nessa tentativa insana de tentar negar o óbvio!
            F.A.R.

          4. Me apresenta o documento em que o CRM endossa cirurgia espiritual para câncer que eu mando fechar. É nisso que o Mitchell acredita, para não sairmos do tema.

  6. Já li o seu livro, muito elucidativo e abrangente, por sinal. Tenho também o exemplar do Extraterrestres, esse é sensacional.
    Vou comprar um exemplar do livro de seu amigo, Reinaldo José Lopes, “Deus: Como Ele Nasceu”. Além de ser fanático por astronomia, sou simplesmente cético quanto a religião, seja ela qual for.
    Acredito na ciência desde quando tinha 8 (oito) anos.
    CARL SAGAN, você já leu esse livro? É bom mesmo?
    Abraços e parabéns pela publicação, você merece tudo de bom!

    1. O do Reinaldo? É bom. E acho que vai se encaixar bem com eu ceticismo religioso, embora o próprio Reinaldo seja católico praticante.

      1. Ops! É meio contraditório, né? Pensei que fosse um cético que nem eu. Mas, é até bom, ler esse livro, pois quanto mais você conhece o assunto, mais base você tem para debates.

    2. Guarde o seu dinheiro! Esse Reinaldo é um anticristão convicto! Já visitei o blog dele intitulado (?) “darwin e DEUS”. Logo de início, o sujeito coloca o nome de DEUS depois do nome do maior farsante da história científica de todos os tempos. A seguir, apresenta “argumentos” pró-evolução que soam tão verdadeiros como uma nota de 3 reais. Não quero nem saber o conteúdo desse almanaque pusilâmine! Lixo absoluto! Zero!

      O livro do Salvador eu recomendaria, com reservas, pois se trata de um autor que tem certas, digamos, “idiossincrasias”- como acreditar em ETs e em supercivilizações – que comprometem o seu juízo. Mas, aparentemente, o novo livro em questão parece ter fugido de tais temas obscurantistas, e toca num ponto interessante (que já foi até explorado por mim aqui no blog).

      1. Vendo o que os cristãos, islâmicos e judeus fizeram e ainda fazem durante a história, ser anticristão ou antirreligioso é uma virtude que me orgulho muito. São muitas besteiras feitas em nome de umas ideias terrivelmente ignorantes.

        1. Cuidado. Não confunda cristão com católicos, protestantes e que tais. Cobriram as palavras de Jesus com pretensão, vaidade, orgulho e interesses. Cristianismo é outra – muito outra- coisa.

  7. Sucesso para vc e seus colegas no lançamento dos livros Salvador. Como não poderei ir à Sampa neste momento, comprarei o meu pela Internet mesmo. Abcs…

  8. Queria sair daqui da terra fortalezense pra trocar ideia, pedi seu autógrafo no Extraterrestres e adquirir novo livro :’/ Sucesso Salva! Acredito muito no seu trabalho, parabéns!

  9. Parabéns Salvador, sucesso e felicidades.
    Fale para o Reinaldo para tentar se aprimorar em teologia: o título é inexato.
    Para a Carol: se for ciência não é maluca, se for maluca é qualquer coisa menos ciência.
    A ciência é pura, é real, é exata e quaisquer outros adjetivos como bom e mau, a exemplo de sacanagem, não condizem. Pela síntese está mais para farmacologia. Já estou procurando.

    1. Não tem nem sentido: “…desmistificar a ciência como algo necessáriamente bom”

      A Ciência nunca é “ruim” ou “boa”. Isso depende das circunstâncias. Existe Ciência CERTA e Ciência ERRADA!

      A Ciência de Ptolomeu era considerada “boa” mas estava ERRADA! A Ciência que produziu a bomba atômica era “ruim” mas estava CERTA!

      1. Exato, a ciência é ruim ou boa dependendo do uso que se dá a ela. E, claro, o livro também faz a distinção entre ciência certa e errada. Ptolomeu é um dos exemplos (e talvez você descubra que, além de errada, nem “boa” ela era, possivelmente resultado de plágio e fraude).

  10. Vale uma notinha pra quem estiver em SP no final de semana.

    Vai rolar a Virada Cientifica, com eventos gratuitos durante sábado e domingo, em vários pontos da cidade (com a maior parte dos eventos concentrados na Cidade Universtiária).

    Quem quiser saber mais (datas, horários e locais de cada evento) é só acessar o site:

    http://www.viradacientifica.prceu.usp.br/

    Com atenção especial ao “Mega Telescópios na Rua” em frente ao IAG, que durará sábado o dia todo (com observações solares e visitas guiadas) e provavelmente a noite toda, com obervações de objetos noturnos.

    Um ótimo programa para o final de semana, e para pessoas de todas as idades!

    😉

Comments are closed.