Astrônomos brasileiros registram cometa Catalina

O cometa Catalina (C/2013 US 10), que avança rapidamente para se esconder nos céus do hemisfério Norte, atingiu seu brilho máximo ontem (4). O Mensageiro Sideral então contatou Cristóvão Jacques, astrônomo amador do Observatório SONEAR — instalação dedicada à busca de asteroides ameaçadores à Terra, localizada em Oliveira (MG) –, na esperança de que o grupo pudesse obter um registro de “despedida” do cometa nos céus do Brasil.

Registro feito pelo Observatório SONEAR, em Oliveira (MG), revela as duas caudas do Catalina (Crédito: SONEAR)
Registro feito pelo Observatório SONEAR, em Oliveira (MG), revela as duas caudas do Catalina (Crédito: SONEAR)

O tempo ajudou, e os astrônomos mineiros conseguiram um belo registro. Na foto, pode-se ver duas caudas do cometa, uma produzida pelo rastro de poeira (que acompanha a trajetória do cometa) e outra gerada pela ionização de partículas pela radiação solar. Essa se desloca sempre na direção oposta ao Sol e aparece na diagonal, à direita. A imagem em versão negativa deixa as duas caudas ainda mais evidentes.

O vídeo, por sua vez, exibe a coma (a atmosfera estendida do cometa gerada por sua proximidade com o Sol) e o movimento do astro com relação ao fundo de estrelas. Um risco que corre a imagem é um satélite artificial trafegando pelo campo de observação do telescópio. E um ponto em movimento ao fundo é um hot pixel da câmera — um artefato do dispositivo de captação das imagens. O vídeo em loop representa 10 minutos de observação.

Aproveitando o ensejo, não deixe de visitar a página do Observatório SONEAR no Facebook: www.facebook.com/SONEARObservatory.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Eu fico um dia sem entrar no blog e perco a chance de ver um cometa…é pra ver se aprende a seguir direito kkkkkkk

  2. Oi Salvador, o tal G1 é mais um pra fauna que eventualmente povoa essas plagas…

    Quando a gente acha que todos os babaquaras já se apresentaram, aparece um pior.

    Diagnóstico: um analfa funcional, semialfabetizado, que conseguiu um smartphone merreca de tela quebrada, comprado de camelô receptador, com um planinho de dados de bônus, e está se deliciando em mandar mensagens pra onde o nariz aponta.

    Vade retro…

  3. Os cometas estão vindo quase todos verdes de uns tempos para cá. Porque será? Não tem nada a ver com algum novo título do Palmeiras, não? Hehehehe….

    1. Os cometas ficam verdes, principalmente quando estão entre Marte e a Terra, porque rola muita evaporação de cianogênio, que emite essa cor esverdeada…

  4. para que comentar isso Comentarista do G1,
    as vezes é melhor ficar calado
    isso é um insulto a inteligência das pessoas que leem os artigos do Mensageiro sideral,
    saiba que temos milhares de pessoas morrendo de fome no Brasil, e de outras causas, simplesmente por causa da ignorância, se você acha que é inútil olhar para o céu, deve achar que é inútil votar certo, deve achar que é culpa de Deus a desgraças que acontecem, e não essa politicagem que pessoas igual a você ajudam a manter o país no caos.

    1. Douglas, acho que ele foi irônico no comentário, inclusive por causa do nome e dos erros de português 😀

    1. NAO VOU TRABLHAR PRA ELES NUNCA PORUE ACRIEDITO EM DEUSTODO PODEROSO JESUS CRISTO ESPIIRITO ESANTO AMEIN NUNCAUZARIA UMA TUYALHA NA CABESA QUNE M ELES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. bom, pelo seu nome “Comentarista do G1”, captei vossa mensagem (ironia) 😀

    No mais, pra variar Curitiba nos brindou com nuvens. Vai ver foi um pressagio…

  6. TANTAS GENTE MORRENO DE FOME NA AFRICA E AS PESSOA TUDO OLHANADO PRO CEU PROCURAND COMETA> TUDO MUNDOS ABE QUE COMETA E SINAU DE MAU AGORO E QUE DEUS TODOPODEROSO ETA VOLTANO E QUE JOELH(OS DOBRARAO E DENTEES RANGERAO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Mais um pobre Diabo que comenta aqui. Tomara que todos estes erros de escrita sejam causados pelo corretor “burrográfico” do smartphone, porque crente escrevendo errado já virou sintoma de “nanocefalia”.

Comments are closed.