Mensageiro Sideral

De onde viemos, onde estamos e para onde vamos

 -

Salvador Nogueira é jornalista de ciência e autor de 11 livros

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

AO VIVO: Acompanhe a chegada da Juno em Júpiter

Por Salvador Nogueira

O momento mais perigoso da longa jornada da sonda Juno, após cinco anos de viagem interplanetária, está prestes a acontecer: com um único disparo de 35 minutos de seu propulsor, começando às 23h30 desta segunda-feira (4), ela se colocará em órbita de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar.

Os cientistas e engenheiros estão otimistas, mas muitos perigos se colocam entre ela e a manobra bem-sucedida: o ambiente de radiação nas proximidades jovianas é perigoso para a eletrônica da espaçonave, e não se pode descartar uma colisão com grãos de poeira no caminho.

Acompanhe acima, ao vivo, a partir das 23h, a transmissão do Mensageiro Sideral, com imagens diretamente do centro de controle da missão no JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa), em Pasadena, na Califórnia, e comentários do engenheiro Lucas Fonseca (participante da missão Rosetta-Philae, que realizou um pouso num cometa) e do astrônomo Cássio Barbosa (professor da FEI e blogueiro do G1).

Acima, a última imagem enviada pela Juno antes de desligar seus instrumentos científicos para o delicado procedimento de inserção orbital. Divulgada hoje pela Nasa, ela foi captada no dia 29 de junho, quando a sonda estava a 5,3 milhões de km do planeta gigante.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Blogs da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade