AO VIVO: Acompanhe a chegada da Juno em Júpiter

O momento mais perigoso da longa jornada da sonda Juno, após cinco anos de viagem interplanetária, está prestes a acontecer: com um único disparo de 35 minutos de seu propulsor, começando às 23h30 desta segunda-feira (4), ela se colocará em órbita de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar.

Os cientistas e engenheiros estão otimistas, mas muitos perigos se colocam entre ela e a manobra bem-sucedida: o ambiente de radiação nas proximidades jovianas é perigoso para a eletrônica da espaçonave, e não se pode descartar uma colisão com grãos de poeira no caminho.

Acompanhe acima, ao vivo, a partir das 23h, a transmissão do Mensageiro Sideral, com imagens diretamente do centro de controle da missão no JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa), em Pasadena, na Califórnia, e comentários do engenheiro Lucas Fonseca (participante da missão Rosetta-Philae, que realizou um pouso num cometa) e do astrônomo Cássio Barbosa (professor da FEI e blogueiro do G1).

Acima, a última imagem enviada pela Juno antes de desligar seus instrumentos científicos para o delicado procedimento de inserção orbital. Divulgada hoje pela Nasa, ela foi captada no dia 29 de junho, quando a sonda estava a 5,3 milhões de km do planeta gigante.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Excelente explicação do estilingue gravitacional. A analogia da órbita da bala de canhão é familiar a quem estudou Física no segundo grau e guardou alguma coisa, mas você foi além (jupiter and beyond…) sem perder a simplicidade. Para oferecer o meu centavo de prosa, alguns podem se perguntar por que o adjetivo “joviano” em relação ao planeta. Júpiter é o nome que os romanos davam a Zeus, rei do Olimpo, na mitologia emprestada aos gregos.
    Mas estes também o conheciam pelo nome de Jove, como se lê em várias passagens na Odisséia. Daí a origem de joviano 😉

  2. Ontem que eu consegui ver a transmissão ao vivo!! rsrsrs
    Excelente, não vejo a hora da próxima!
    Quero só ver quem estará na transmissão ao vivo no 1 de janeiro de 2019, no próximo sobrevôo da New Horizon!!!!

  3. Parabéns pela publicação, é muito dez. Salvador, queria tirar uma dúvida pertinente, levando em consideração a relatividade, quando dizemos que uma estrela está a milhões de anos luz de nós, não consideramos que a mesma também pode sofrer os efeitos(digo as partículas) e na verdade ela está a uma distância bem maior?( Nunca escrevi tão mal).

    1. Não entendi muito bem a sua pergunta, Renato. De fato, a passagem da luz por meios materiais pode afetar sua velocidade, mas os (pequenos) efeitos advindos disso podem ser calculados pelos cientistas e ficam dentro de uma margem de erro (nunca conseguimos mesmo dizer com precisão, por exemplo, que uma estrela está a exatamente 227.869,2 anos-luz de distância).

  4. Salva, foi muito legal ter acompanhado a transmissão noite passada. Os comentários bem certeiros é ótimas explicações.
    Momento de tensão memorável rsrsrs
    Teve um momento muito interessante q nos faz pensar na gradiosidade de tudo isso… Naquele instante onde tudo era silêncio e todos aguardando o sinal de confirmação chegar, alguém comentou (não lembro se foi vc): a informação q todos estavam esperando devia estar passando por Marte, “os marcianos” já sabem se a missão foi um sucesso!
    Nessa hora bateu um frio na espinha em dar conta o quão longe a nave estava, um pontinho humano na imensidão do espaço. Por fim, alivio.
    Bacana ver os responsáveis por esse feito, resultado de muito trabalho e dedicação.
    Que venha mais
    Ah! Tb achei que teríamos imagens de Júpiter, mas valeu do jeito q foi. 🙂

  5. Salvador, normalmente os foguetes queimam durante uns 8 minutos até a órbita da Terra, não? Então, que tipo de motor pode queimar durante 35 minutos? Quanto combustível ela levou durante a viagem para executar essa queima? Ela queimou tudo nesta aproximação ou ainda há combustível para outras manobras? Esta tipo de manobra (ligando os motores por tanto tempo) é comum nestas missões?

    1. Fernando, tudo depende do combustível que você usa, do tipo do motor. Motores para foguetes costumam queimar muito depressa seu combustível porque é o que é exigido para conseguir escapar da superfície da Terra e atingir a velocidade de escape. Se você queimar mais devagar o combustível, vai faltar empuxo para vencer a gravidade e subir. (Tanto que normalmente são vários motores nos foguetes, queimando o combustível ao mesmo tempo, para conseguir subir.) Um motor só, queimando num ritmo mais maneiro, pode gastar o seu combustível tranquilamente. Não tenho certeza, mas desconfio que esse motor da Juno é movido a hidrazina, e a quantidade de combustível usada na queima foi de pouco mais de meia tonelada. Ainda há combustível para outras manobras, e manobras como essa são comuns, mas normalmente não exigem tanto tempo de queima.

  6. Salvador, acompanhei a sua transmissão ao vivo na noite passada, parcialmente, porém. Segui das 0:15 à 01:00, a patroa me obrigou a ir dormir .Mas vi, às 0:53 (e mais um pouco, por causa do delay que você havia citado), a festa que eles fizeram ao receber o “ping” da nave.

    Parabéns pela transmissão, foi ótima, com excelentes convidados que ajudaram a esclarecer todo o processo que ocorria. Como peguei começado, não sei quem eram, mas entendi que um deles havia trabalhado na missão Rosetta-Philae, o que era importante por transmitir bem o que ocorria e o que sentiam os que lá estavam.

    1. Radoico, eles eram o Lucas Fonseca, engenheiro que trabalhou na Rosetta, e o Cássio Barbosa, astrônomo e blogueiro do G1. 😉

  7. é bom comentar e estudar os misterios da natureza,mas ela é um tesouro de DEUS QUE ESTA´RESERVADO PARA O FIM.POR ISSO O HOMEM NÃO DEVE PERDER O SEU TEMPO COM ISSO QUERENDO DESCOBRIR ,TENTADO AÇHAR UM MEIO DE FUGIR DO SEU HABITAT:planeta TERRA.PORQUÊ EM VEZ DE TUDO ISSO NÃO SE PREOCUPAR COM SEU SEMELHANTE QUE ESTÁ SOFRENDO INJUSTAMENTE. A PESTE ,FOME E GUERRA,DIFICULDADES EXTREMAS,EM VEZ DE INVENÇÕES QUE NÃO SABEMOS SE TRARA BENEFICIOS PARA O FUTURO DOS HUMANOS.NÃO SOMOS SÓ MATERIA.SOMOS MATÉRIA E ESPIRITO:ALMA.SERÁ QUE PRESCISAMOS SÓ DE CONFORTO E NÃO DA AJUDA DIVINA?NA HORA DO NOSSO CHORO E NOSSA ADVERSIDADE JÚPITER IRÁ NOS AJUDAR?SERÁ QUE ESTAREMOS,COM TANTA TECNOLOGIA ,PREPARADOS PARA A VINDA DO FILHO DO HOMEM? O ASTROREI QUE CRUCIFICARAM AQUI NA TERRA?QUANTOS MILHÔES PODERIAM SER INVESTIDO NA TERRA QUE ESTÁ FICANDO PEQUENA E SEM JUSTIÇA , E A VIDA CADA VEZ MAIS COMPROMETIDA,COMTANTA GENTE PRATICANDO O MAL PENSANDO QUE NÃO VAI TER POBLEMA E NINGUEM VAI PEDIR CONTA DAS OBRAS DE CADA UM,SENDO QUE TUDO SERA´COBRADO NO ULTIMO DIA : O JUIZO FINAL.EXISTE UMA OUTRA VIDA .EM OUTRO PAÍS.SO DEUS SABE ONDE ELE ESTÁ.COMEÇA NAS SAGRADAS ESCRITURAS E TERMINA NELA TAMBÉM.

    1. Pensa assim: essa missão deu emprego para um homem poder sustentar sua familia, colocando o alimento na mesa e um teto sob suas cabeças, e todos podem reunir na igreja aos domingos para agradecer e louvar a Deus.
      Agora imagina esse homem sem o emprego…
      O trabalho é sagrado, esta nas escrituras.

    2. Até tentei ler um pouco mais do comentário, mas parei no “AÇHAR”.

      É demais até pra mim. Peguei câncer no olho só de ler isso.

      1. Se ele é ruim imagina você falar um absurdo desse, pegue câncer e saberá entender o próximo.

    3. Caro Jeová. Cada vez que leio algo de tamanha ignorância me vem na cabeça que só existe gente que pensa desse modo porque nossos corruptos politicos nao se preocupsm em investir em efucacao.

    4. Jeová, não pre”sc”isamos só a”çh”ar. O “astrorei” é um “po”blema por ele viver em outro “pais”, onde nem Deus sabe onde ele está!
      Você escreveu tudo isto, acima.
      Desse jeito.
      É isto que entende quando vai na igreja onde frequenta?
      Acho que estão te enganando.

      1. Não estou defendendo ele…..
        preocupsm em investir em efucacao
        Mas erro de português existe…

    5. Voce esta bem próximo de tornar-se uma ameba. Vai discutir religião dentro da sua igreja. Esta é uma página científica onde um professor procura esclarecer da melhor maneira, as dúvidas dos internautas. Salvador, peço-lhe um favor. Calcule a quantidade de combustível necessária
      para colocarmos uma bíblia em orbita. Ai estes infelizes ficarão contentes.

  8. A sonda já esta lá, e só receberemos as primeiras imagens legais daqui a quase dois meses…. isso que eu não entendo…

  9. Salve Salva….
    Queria lhe dar os parabéns pelo excelente trabalho na transmissão ontem. Foi show!!!
    O único probleminha é que eu pensei que mostraria imagens ao vivo da Sonda…rs….e assim falei pra todo mundo…fiz um monte de gente ficar acordada até de madrugada…rs…. até minha sogra de 80 anos…rs…. e no final não teve as imagens…rs
    Mas pra mim valeu muito a pensa…a ansiedade tomou conta ontem!!!…Show.

    1. Poxa, Oswaldo! Talvez eu devesse ter avisado antes que não ia ter imagem. Mas estava tão pilhado e focado no sucesso da missão (ela fazendo a inserção direito, teríamos muitas imagens sensacionais adiante!) que nem me ocorreu. 😛 Abraço!

      1. Sem problemas…Mas para mim valeu muito a pena!!!! O problema foi as pessoas que queriam me matar depois…rs

  10. Show!!! Salvador será divulgado alguma imagem nova brevemente? Abraço parabéns pela cobertura!!!

    1. Deve aparecer algo nos próximos dias, mas não será mais bonito do que o que já tivemos.

  11. Um feito extraordinário. E tudo isso só foi possível graças à genialidade do grande cristão Isaac Newton, o primeiro homem que vislumbrou as Leis Divinas e as traduziu usando a matemática.

        1. Era sim. Ele tinha alguns problemas com a noção da Santíssima Trindade (a noção de que Deus é um e três ao mesmo tempo, Pai, Filho e Espírito Santo), mas no geral era um cristão convicto. E também adorava mandar executar os falsificadores de dinheiro quando foi o chefe da Casa da Moeda britânica, o que não era lá uma atitude muito cristã, mas Newton nunca foi um sujeito particularmente bonzinho. O cara era casca de ferida mesmo. Mas um gênio maiúsculo, não há dúvida. Conto brevemente a vida dele e teço meus comentários no meu último livro, “25 Grandes Gênios da Ciência”. 😉

          1. Valeu pela dica Salva! comprei o livro extraterrestres e gostei muito! valeu um abraço! vou fazer a aquisição do livro ciência proibida antes… mais em seguida procuro este

          1. Sim, detectaram altas concentrações de mercúrio nos cabelos dele, sinal de que ele passou tempo demais procurando a tal pedra filosofal. Sujeito curioso o Newtão. 😛

    1. Prezado Apô: mas, e se Newton tivesse outra religião ou fosse ateu, isso desqualificaria em algum sentido a contribuição dele para a ciência?

      Mudando o foco, se Einstein fosse cristão, isso de alguma forma qualificaria ainda mais o trabalho dele?

      Em resumo: Não deveríamos tratar ciência e religião como vertentes independentes, sem a intervenção de uma na outra?

      1. Excelente ponto. Adoraria saber se o Apô consideraria o trabalho de Einstein melhor se ele fosse cristão. 😛

    2. Newton era cristão numa época em que se escolhia entre ser cristão ou ser “defunto”. Quanto a ele ter “traduzido as “leis divinas usando a matemática”…….pura piada.
      Precisamos ver esses cálculos sobre ” A terra é plana e repousa sobre pilares”…..ou mesmo a afirmação de todo o universo girar em torno da terra……
      A ciência nos mostra efetivamente nossa condição de “pequenos”. Nos mostra que divindades (seja ela qual for) devem se restringir aos templos e residências. Escolas, laboratórios e outros são lugares de ciência. Lugares onde todos os mais de 9 mil deuses conhecidos, não devem ser considerados, pois a realidade é que essa opção simplesmente não existe.

  12. Salvador,

    Dado a gravidade de Júpiter, a sonda sentirá os efeitos da teoria da relatividade que nem no filme Interstelar (o tempo ser sentido de forma diferente que na Terra)?

    1. Não, a gravidade de Júpiter ainda é bem modesta. Mesmo a do Sol não é capaz de produzir esses efeitos.

          1. Se o sol nao tem gravidade suficiente, como Spock calculou de cabeca as viagens mo tempo com a ave de rapina Klingon?? Kkk

            Acompanhei ao vivo Salva, foi muito legal.Espero mais transmicoes ao vivo, mesmo sem eventos,mas vc poderis fazer debates,entrevistas ao vivo no seu canal. Abracos

        1. Sim. Mas é apenas uma precessão do periélio, nada como dilatação temporal significativa.

  13. Parabéns Salvador e convidados, fiquei acompanhando do inicio da transmissão até o final do vídeo da conferência, foi muito interessante e proveitoso os temas abordados.

    Fiquei assustado apenas com o nível do comentários, omg! Onde foi que aquelas pessoas conseguiram o link da transmissão? Era tanto imaturidade e infantilidade que era algo vergonhoso.

    1. Eu fiquei assustado com isso também. Estou comentando isso com o Eu agorinha mesmo. De onde veio aquele povo? Não sei se o “ao vivo” teve chamada no UOL. Ele tem a tese de que aquele é o “público-base” do YouTube. E não duvido também.

  14. Parabéns Salvador!

    Extraordinário trabalho apresentado por vcs, nos dando oportunidade de acompanhar esse momento de especial importância para a ciência.

    Brilhante!

  15. Obrigada Salvador! Muito feliz em estar viva para acompanhar este evento. Uma dúvida; a sonda Juno vai orbitar Júpiter e depois cair na superfície? Obrigada!

    1. Isso aí! Ela vai orbitar Júpiter até fevereiro de 2018 e (se não houver uma extensão da missão) mergulhar na atmosfera do planeta.

    2. tenho uma pergunta relacinada a isto, mas que já tenho quase certeza da resposta: a sonda vai se desintegrar completamente e seu material vai se “disolver” na atmosfera de júpiter, ou ela vai apenas ser amassada pela pressão numa massa retorcida compacta de metal e cair até entrar em algum equilíbrio hidrostático no meio do “oceano” de hidrogênio líquido do planeta, e ficar “boiando” neste nível para sempre? ou isto é algo impossível de responder?

      1. Vai ser destruída. O que conta aí é a velocidade de entrada na atmosfera… ela vaporiza.

  16. Para quando que está prevista a chegada das fotos e vídeos da superfície de Júpiter?
    Essas serão imagens inéditas devido a grande proximidade que, pelo que entendi, serão de apenas 4 mil/km acima das nuvens, é isso?

  17. Será que esse papo de não durar muito tempo é meio balela ?

    Lembro do projeto MERS onde a expectativa era que durassem uns 90 dias e o Opportunity já está lá a mais de 10 anos …

    1. Eles sempre trabalham com objetivos conservadores, mas Júpiter não é mole, não… 😛

    2. é uma estimativa. se trabalha com a duração média de equipamentos idênticos cujos tempos de vida já foram medidos. mas em estatística a média não é o único parâmetro importante. se o componente tiver um desvio padrão bastante grande, existe boa chance dele durar muito mais que a média prevista

    1. Agente vai morre?

      Depende do agente. Se for o James Bond, pouco provável. O Bourne vai e volta… a Mata Hari morreu.

      Meteoro?

      Não, ossos do ofício mesmo. Ou velhice.

          1. De fato, este é o EuTM que todo mundo conhece, o outro não era. Que mania idiota de ficar clonando outro comentarista! Até parece que têm o Eu na barriga. 😛

  18. Prezada Equipe:

    Vocês sabem o que significa um risco cruzando o fundo do espaço, à grande velocidade, quando Júpiter era mostrado num dado momento?

    Obrigado,

    1. Certamente alguma nave alienígena voltando para conferir como evoluiu a engenharia genética que eles fizeram aqui quando estiveram pela primeira vez há centenas de milhares de anos.

  19. Salvador, demais.
    Comemoração dos Engenheiros e técnicos.
    Depois falam que é truque.
    Parabéns ao sucesso da transmissão.

  20. Salvador, que tipo de motor pode queimar durante 35 minutos? Quanto combustível ela levou durante a viagem para executar essa queima? Ela queimou tudo nesta aproximação ou ainda há combustível para outras manobras? Esta tipo de manobra, ligando os motores por tanto tempo, é comum nestas missões?

  21. Fastastico momento da exploração humana. Cinco anos para percorrer
    Uma pequena fração do Sistema Solar. Como é Grande o nosso Universo.

  22. Pode ter fundamento a teoria que Júpiter poderia ter sido um segundo SOL em nosso sistema solar ? Um SOL que não deu certo ?

    1. Não. Nem que ele tivesse absorvido sozinho toda a matéria disponível no disco de acresção do Sol jovem, ainda faltaria muita matéria para que ele pudesse sustentar a fusão do hidrogênio e, dessa forma, “acendido” como uma estrela…

  23. Mas e a questão gravitacional de Jupiter que dizem ser muito maior que a da Terra e que: caso uma pessoa pudesse estar na superfície de Jupiter seria esmagada por seu próprio peso? Isso é verdade? Como a sonda não vai ser “sugada” pela forte gravidade de Jupiter?

    1. A aceleração da gravidade na superfície de Júpiter é de 2,5 g terrestres. Se o corpo não tiver estrutura para aguentar tal aceleração ele é esmagado, mas em carros de corrida e aviões de combates se chegam a acelerações maiores durante instantes não muito longos. Permanecendo por mais tempo numa aceleração assim, teríamos problemas em vários órgãos pois eles iriam ter que fazer mais esforço nas suas funções e os ossos teriam que suportar mas carga. Aumentando muito a aceleração, principalmente de forma repentina, ai sim um corpo submetido a tal condição seria esmagado com certeza.
      A sonda não caiu sobre o planeta pois se calculou a velocidade com a qual ela passaria por ele sem cair ou, igualmente, sem passar direto por Júpiter pois neste caso a missão seria atrapalhada. Tudo isto é planejado antes da sonda ser lançada e quando ela já está no espaço acompanha-se sua trajetória e velocidade para fazer correções nestas variáveis.

  24. Mais um passo dado por essa criança chamada humanidade, curiosa a explorar seu imenso quintal.

  25. Salvador, bom dia. Na última linha do texto, acredito q vc quis dizer “junho”. Saudações tricolores!

  26. Faaaaala Salva!! Lá no texto, você colocou que Júpiter é o segundo maior planeta do Sistema Solar… grande abraço!!

    1. Acho que Júpiter é o segundo maior planeta do sistema solar …claro, isso se for confirmada meeesmo a informação de que existe o planeta X que, parece , de fato, estar próximo de ser detectado realmente.

      1. Não, Júpiter é o maior. Mesmo que o planeta 9 exista, ele seria menor que Júpiter.

  27. Chegando a hora!! O que deverá deixar os nervos à flor da pele de todos os que estão no centro de controle de missão Juno.

Comments are closed.