Mensageiro Sideral

De onde viemos, onde estamos e para onde vamos

 -

Salvador Nogueira é jornalista de ciência e autor de 11 livros

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Novo livro: ‘Jornada nas Estrelas: O Guia da Saga’

Por Salvador Nogueira

“Estas são as viagens da nave estelar Enterprise, prosseguindo em sua missão para explorar novos mundos, pesquisar novas vidas e novas civilizações, audaciosamente indo aonde ninguém jamais esteve.”

“Star Trek” (“Jornada nas Estrelas”), a mais bem-sucedida franquia televisiva de ficção científica da história, está completando 50 anos de vida. Eu não sei você, mas eu sou fascinado pelas aventuras espaciais do capitão Kirk, sr. Spock, dr. McCoy e toda a tripulação da Enterprise — e de tudo que veio depois, ao longo de cinco décadas de produção quase ininterrupta. Para comemorar o aniversário (que se completa no dia 8 de setembro próximo), me emparceirei com a tradutora Susana Alexandria (também fã da série e com quem já escrevi dois outros livros) para trazer um livro definitivo para os fãs de “Star Trek”.

O resultado, sem paralelo no mundo todo (acredite, eu pesquisei), chega agora às livrarias brasileiras pela Editora LeYa: Jornada nas Estrelas – O Guia da Saga. O livro, com 320 páginas, já está em pré-venda (com entrega prevista para dia 23 e descontão que vale a pena!) na Amazon. Clique aqui para reservar o seu. E eu sei que tem muitos leitores do Mensageiro Sideral que preferem livros digitais, mas este aqui você vai querer impresso de qualquer modo — o formato maior, a diagramação e as fotos mais que justificam.

Também estaremos, eu e Susana, lançando o livro pessoalmente na Bienal, em São Paulo, no dia 27.

Abaixo, o texto do “press release” da LeYa.

CAPA_Jornada nas estrelas.indd

Jornada nas Estrelas – O guia da saga

A obra definitiva sobre a aventura estelar mais famosa de todos os tempos

Jornada nas Estrelas: O Guia da Saga é um panorama completo da série que revolucionou a ficção científica moderna da televisão e no cinema, tornou-se um dos maiores ícones da cultura pop mundial e está completando 50 anos de existência. Para comemorar a ocasião histórica, uma dupla de escritores (e fãs) brasileiros se lançou a produzir a mais completa “biografia não-autorizada” da saga já publicada.

Escrito pelo jornalista Salvador Nogueira e pela tradutora Susana Alexandria, trata-se do único livro de caráter jornalístico no mundo inteiro a conter informações sobre todas as 30 temporadas e os mais de 700 episódios já produzidos, além dos 13 filmes para cinema – incluindo o mais recente, Star Trek: Sem Fronteiras, que estreia neste ano como parte das comemorações do 50º aniversário.

A série, criada por Gene Roddenberry, estreou em 1966 levando para a TV naves espaciais, viagens interestelares e diversas tipos de alienígenas diferentes. Exibida em apenas três temporadas, deu origem a outras séries, desenhos animados e filmes, influenciou fortemente a cultura popular, ajudou a moldar diversos avanços científicos e conquistou uma legião de fãs.

Ao longo de seus 50 capítulos e apoiado por mais de uma centena de fotos, algumas delas raras, o livro traz detalhes históricos, desde a criação da série original, com o capitão Kirk, Spock e a nave estelar Enterprise, passando pelas séries derivadas, o desenho animado e todos os filmes.

O projeto envolveu intensa pesquisa bibliográfica, entrevistas com escritores, atores e produtores envolvidos nessa jornada de cinco décadas e, naturalmente, o “esforço” de rever exaustivamente todos os episódios e filmes em busca de todos os detalhes. “Desafiamos qualquer fã a ler o livro e não ficar com vontade de ver tudo de novo!”, brincam os autores.

Salvador Nogueira e Susana Alexandria não se limitam a apresentar as séries, mas mostram também como se deu a rica polinização cruzada entre Jornada nas Estrelas e a realidade que vivemos hoje. Revelam, assim, curiosidades intrigantes, como o fato de os celulares terem sido inspirados nos comunicadores, e os tablets, nos “PADDs”, vistos na série original (qualquer semelhança entre o nome PADD e um famoso modelo de tablet não é mera coincidência), bem como a investigação em laboratório, feita hoje por cientistas, sobre a viabilidade de tecnologias fantásticas como teletransporte e viagens espaciais mais rápidas que a luz, marcas registradas do programa; ou ainda o fato de o primeiro ônibus espacial da NASA ter sido batizado Enterprise em homenagem à nave de Star Trek.

Tudo isso e muito mais ganha destaque nas 320 páginas de Jornada nas Estrelas: O Guia da Saga, um livro indispensável para qualquer fã da série de TV mais cultuada de todos os tempos.

Jornadas nas Estrelas – O guia da saga
Dados do lançamento:
LeYa
20 x 27,5 cm
Ilustrado
320 páginas

Contato:
Rodrigo de Almeida
Editora LeYa
Tel: (11) 4084 1011
ralmeida@leya.com

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Blogs da Folha