Mensageiro Sideral

De onde viemos, onde estamos e para onde vamos

 -

Salvador Nogueira é jornalista de ciência e autor de 11 livros

Perfil completo

Publicidade

Juno completa com sucesso primeira sondagem de Júpiter

Por Salvador Nogueira

Para não deixar todo mundo agoniado, a Nasa confirmou que deu tudo certo com a Juno em seu primeiro sobrevoo orbital de Júpiter, ocorrido neste sábado (27). Os instrumentos funcionaram bem e colheram os dados esperados. Ao longo da missão, serão mais 35 dessas passagens, até fevereiro de 2018. A chegada da espaçonave em Júpiter se deu na virada do dia 4 para o dia 5 de julho.

Em sua aproximação máxima, agora, a sonda passou a apenas 4.200 km do topo das nuvens jovianas. E as imagens desse encontro, registradas enquanto a nave viajava a estonteantes 208 mil km/h, ainda estão para ser processadas. Mas, para não deixar o público salivando, a agência espacial americana divulgou uma imagem da JunoCam feita no início do dia, quando a sonda ainda estava a 703 mil km de Júpiter. E, como você pode ver acima, já é bem bonitona. (Imagine o que veremos nas fotos 200 vezes mais próximas!)

Scott Bolton, cientista-chefe da missão, deu uma declaração animadora. “Estamos recebendo alguns retornos de dados iniciais intrigantes neste exato momento”, disse. “Levará dias para que todos os dados científicos coletados durante o sobrevoo sejam baixados e ainda mais para começar a compreender o que a Juno e Júpiter estão tentando nos dizer.”

Ou seja: a aventura científica da descoberta está apenas começando. Não saia daí!

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Blogs da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade