Astronomia: As quatro maiores maluquices que estão dizendo sobre Proxima Centauri

Salvador Nogueira

Descoberta de planeta de Proxima Centauri é prato cheio para quem gosta de birutices.

MALUCOS BELEZA
O que mais assusta quando os astrônomos descobrem algo incrível como um planeta potencialmente habitável em torno da estrela vizinha mais próxima do Sol são as maluquices que temos de ouvir depois.

VAMOS MANDAR O POLÍTICO X PARA LÁ”
Certo. A gente encontra um planeta rochoso na estrela vizinha mais próxima e, ato contínuo, temos de mandar os vilões mais patetas do nosso mundo numa jornada épica, como representantes da humanidade. Confere, produção? A maior ironia é que não precisaríamos mandá-los a lugar algum se antes, pelo poder do voto, não os tivéssemos mandado para seus atuais gabinetes. Fica a dica.

QUE BOM, AGORA JÁ TEMOS ONDE MORAR”
Nessa hora dá até vontade de cantar Guilherme Arantes: “Terra, planeta áááágua!” Deixá-lo, francamente, não é opção. Nem você ia querer. A humanidade evoluiu aqui e teria imensa dificuldade em lidar com um ambiente alienígena — ainda mais um que envolva banhos constantes de raios X e ultravioleta, como Proxima b. Nem com protetor solar fator 3 milhões, lamento dizer.

AH, EU SABIA! É O NIBIRU!”
Breaking news! Odeio desapontar, mas Nibiru, aquele lendário planeta assassino que vai causar um cataclismo ou sei lá o quê, não existe. Nibirutice pura. Nem teremos seis dias de escuridão. Nem há um asteroide gigante que vá colidir conosco em breve. Praticamente desde que o mundo começou tem gente torcendo para ele acabar. Mas já estamos aqui há 200 mil anos. É pouco provável que amanhã seja o último dia.

NASA MENTE, MAS A VERDADE APARECE!”
Tem gente que diz que somos visitados por alienígenas de Alfa Centauri, e a Nasa supostamente esconde. Não custa lembrar que a probabilidade de haver uma civilização tão perto assim segue sendo bem baixa, com ou sem planeta habitável. Ademais, se houvesse alguém por lá, com certeza não teria interesse em vir aqui. A essa altura, já teria captado nossas transmissões de TV e concluído que não há vida inteligente na Terra.

BÔNUS: Tudo que de fato sabemos sobre a incrível descoberta.

A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. salvador, se tivesse uma missão colonizadora só de ida , eu tava dentro,O Adão de Centauri, mas só iria, dês de que a gisely bundchem Estivesse de Eva.rsrsrsr!!

  2. Salvador, essa dos políticos foi 100%, parabéns: “A maior ironia é que não precisaríamos mandá-los a lugar algum se antes, pelo poder do voto, não os tivéssemos mandado para seus atuais gabinetes. Fica a dica.”
    Apenas uma pequena e boba obervação: ter que responder a religiosos fanáticos e assinar como “Salvador”…(rsrsrsrs)

  3. Ora, se não é possível viver lá por motivos adversos a vida e sustentação dela… por que dizem que é habitável?

    1. Não é possível viver lá por motivos adversos ao NOSSO tipo de vida. MAS (um grande mas) se há algum tipo de ser vivo lá, ele estaria adaptado às condições do planeta. Por isso o “habitável”.

  4. Salvador pq vose fica escondendo a verdade da gente???? Aposto que vc é pago pela NASA e pelo PT pra que agente nao discubra a verdade!!! Expero q um dia desmacarem vc e a verdade venha atonha.
    POR FAVOR LEIÃO E ESPALHEM

    1. Rapaz! Pra fazer a mistura ciências com política tem mesmo que arrebentar a escrita. Aula de portugues já!!!

    2. Barbaridade, que desastre na língua portuguesa!
      – Expero; discubra; desmacarem; vose; leião
      – verdade venha atonha;
      – A Melhor, o cara é sábio: “agente”(secreto) -> Salvador Nogueira. rsrs da NSA.
      Kkkks

  5. Salvador, eu e meu irmão somos cristãos católicos e estávamos discutindo uma passagem da bíblia onde diz: ” Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.” 2° Pedro 3, 8. Nessa passagem ele estava ou não estava falando sobre a relatividade de Einstein? Aposto que essa você ainda não tinha ouvido. Nós sorrimos muito com essa relação envolvendo a bíblia e a relatividade. Mas agora falando de ciência, gostaria de saber como o sol seria enxergado no céu de Proxima b, seria uma enorme bola de fogo? Já que o planeta está relativamente tão perto de sua estrela? E quanto às outras estrelas do do sistema Alpha Centauri A e B? Elas aparecem somente como mais uma estrela no céu noturno de Proxima B ou elas chegam a iluminar o planeta com seu brilho?

    1. Casemiro, claramente a passagem bíblica é uma parábola que indica que o tempo não tem significado para Deus, e que tanto faz um dia ou mil anos. Mas claramente não é uma referência à relatividade, porque, se para o referencial de Deus, um dia é como mil anos, mil anos não poderiam ser como um dia. 😉

      Sobre sua pergunta da visão do sol em Proxima Centauri, vi uma simulação do PHL: http://www.hpcf.upr.edu/~abel/phl/proxb/images/sunset_earth_proximab.jpg

      Alfa Centauri A e B apareceriam no céu lá como estrelas mais brilhantes que Sírius aqui, mas não chegariam a transformar noites em dias.

      1. Salva, bom dia.

        Essa simulação do poente da Proxima Centauri não tinha que ser ainda mais avermelhado?

      2. Boa resposta Salvador, gostei do pôr-do-sol em Proxima. Seis postagens, semana produtiva hein Salvador. Espero que consiga manter o ritmo.

  6. Salvador,

    Mudando um pouco de assunto. Qual a sua avaliação sobre o sinal potente de 11 Ghz captado pelo radio telescópio russo RATAN 600 em 2015 vindo de HD164595, estrela similar ao Sol à 95 AL e que tem pelo menos um planeta detectado a sua volta ? Me parece que é a primeira vez que um sinal forte é captado ,sabendo-se que vem de um sistema planetário .Confere ?

    1. É mais um daqueles sinais curiosos que podem significar algo, mas que acabam não atingindo o nível de escrutínio exigido pelos cientistas. Sinal que não se repete e detectado apenas por um instrumento? Eu, fosse envolvido com SETI, continuaria ouvindo nos próximos anos, mas pode muito bem ter sido interferência — um falso positivo.

  7. Prezado Salvador
    Volta e meia vejo suas postagens, muitas das quais bastante interessantes. Contudo desejo colocar que vivemos num estágio tal elementar de civilização e avanço cientifico que muitos paradigmas são extremamente fragéis e ruem com o próprio tempo. Vivemos numa civilização baseada em valores convencionais, cujos a estruturação dá-se com basee em fundamentos de solidez duvidosa. Contestar a existência do “Nibiru” ou dos alienigenas é simplesmente querer não conhecer a verdade que nossos poucos recursos permitem. Como também renegar a tramissão de fatos e acontecimentos registrados em inumeras pesquisas arqueologicas e cientificas. Galileu e muitos outros, se fazem presentes a cada momento no confronto do novo com conceitos “cientificamente absolutos”.

      1. todas as simulações que fiz arremessaram nibirubesta pra longe, não fica um sequer! e até a própria terra ou marte seria arremessado também, para fora do sistema solar ou colidindo no sol. E quando dá de encontro com Júpiter…. coitado dos nibirutas, são idiotas mesmo.

  8. Olá Salvador, parabéns por mais uma excelente matéria!

    Fiquei interessado nessa simulação de distribuição de temperatura da superfície, de acordo com a relação translação, rotação, atmosfera, etc apresentada no vídeo. Poderia citar de onde conseguiu essas simulações?

    Desde já agradeço

  9. Boa tarde Salvador!

    Uma dúvida que tenho sobre a nave Breaktrough Starshot, porque somente 20% da velocidade da luz? Afinal se não estamos falando de um combustivel fossil, como a luz dos laisers, porque somente 20%? Por que não se pode ir acelerando, acelerando até proximo dos 100%? É por uma questão relativistica (a nave se destruiria ou se deformaria de maneira definitiva) ou é porque a nave ficaria distânte o suficiente para não conseguirmos mais acelerar com os laisers?

    Isso não fica claro para mim

    1. Quanto mais você acelera, mais distante fica a espaçonave e mais complicado usar o mesmo laser para continuar acelerando. Pelas contas dos caras, a coisa funcionaria para acelerar até 0,2 c. Agora, é bom que assim seja por algumas razões: primeiro, porque reduz o risco de dado por colisão (a 0,9 c o problema seria bem maior). Segundo, porque torna um pouco menos inviável eventualmente frear no destino.

  10. Sejam eles malucos religiosos ou não religiosos, deixem de alimentar esses trolls que eles morrerão de fome!!

    Mudando de assunto:

    Salvador,
    Li uma matéria sobre a descoberta de uma nova força fundamental da natureza (provável quinta força).
    Isso procede? Pretende publicar algo sobre esse assunto?

    1. Batista, pelo que entendi a suspeita dessa quinta força é decorrente dos experimentos de um único laboratório até agora, carecendo então de ser confirmado/desmentido por outras equipes científicas com outras experiências.

      Até lá, a existência dessa quinta força ainda possui o status especulativo, para todos os efeitos.

  11. Parabéns, Salvador. Não sou profundo conhecedor da ciência – somente curioso – mas gosto de seus textos que são leves e elucidativos, sempre mostrando que, na humildade da ciência em não saber tudo, ela descobre muitas coisas!

  12. Olá.
    Conclui a leitura de seu Guia da Saga neste domingo e acho que pode chamá-lo de documentário. Deve ter dado muito trabalho, não?
    Editá-lo em cores seria muito caro?
    Parabéns!
    AAM

    1. Antonio, deu um baita trabalho, mas, como você pode imaginar, foi muito prazeroso!
      Duas ambições não realizadas foram cores e capa dura. Mas se vender bem, quem sabe numa reedição?
      Abraço!

  13. Gostei de ver esse resumo do que sempre aparece aqui nos comentários e com boas respostas! Proponho um desafio a você, Salvador, mas acho muito difícil de ser realizado, pelo espaço e formato de sua coluna: aquela afirmação recorrente de que “deveriam usar esse dinheiro todo na luta contra a fome e a pobreza, em vez de foguetes inúteis e pesquisas mais inúteis ainda”.

    Mas não, deixa isso pra lá, melhor seguir ensinando. 🙂

    1. Um jatinho de apenas um líder de uma das igrejas que este pessoal que escreve este tipo de comentário frequenta custa vários milhões. Outro dia disseram que um deles foi usado para transportar dinheiro da África para a Europa, ou seja, depois de enganar incautos as vezes miseráveis na África, aplicam na grande economia da Europa e usam também para enganar outros incautos naquele continente. A maior parte deles imigrantes da América Latina e da África. Matar a fome não, mais fome, mais miséria, mais incautos e mais dízimos. Se matarem a fome e a miséria, acabaram os dízimos.

  14. Mensageiro ; é possível que o sistema triplo de centauro , por sua proximidade com o sol tenham se formado pela mesma nuvem – mãe (como plêiades ) e por isso teriam os mesmos elementos capazes de desenvolver vida como nós conhecemos .

    1. Não, Alfa Centauri não nasceu com o Sol. Pelo movimento de cada estrela em torno da Via Láctea podemos calcular que não nasceram no mesmo lugar. 😉

  15. Sei que não quis cutucar a onça, mas faltou as citações bíblicas que:
    – em todas as vezes, quem posta não sabe o que está escrito e nem sabem o significado das palavras escritas. rsrs

  16. Quantas maluquices foram ditas e depois de muito tempo foram confirmadas, claro que não foi exatamente como foi comentando por antigos ou evidenciados corretamente, mas uma coisa eu digo e afirmo, nada que aparece na mente humana é vago, por ser exagerado ou aparentemente fictício, muita gente duvida ou ignora, mas o mundo é maior que pequenas mentes julgadoras e arrogantes. A Bíblia é muito relativa, depende de quem a ler, quem mais se dedica a Bíblia é os fanáticos, estes são cegos e cegos só recebem a noção da luz, não tem capacidade de resolver ou saber dos problemas do mundo, agora só o tempo pode confirmar todas as coisas, como disse o Tetsuo, Colombo, Cabral, Da Vinci, entre outros nunca imaginariam os dias de hoje, já pensou Leonardo da Vinci voando em um helicóptero que ele iniciou o projeto. Salvador é escritor, já imaginou se ele escreve um livro de ficção e no futuro uma de suas criações do livro vire realidade, isso é realidade, todo sabe de Frankenstein, hoje conheço pessoas transplantadas que vivem e ainda sonham com o futuro. Se essa coluna aqui é só para fazer rir e impor o descrédito, é válida, tem gente para tudo, agora se for para tratar de um assunto do futuro com ironia, acho que se enquadra tão bem nas maluquices quantos os assuntos abordados.

  17. Oi. Sou um desbravador do espaço, como bem disse Vossa Excelência Ministro Lewandowski e conforme pontuou Dr. Salvador Nogueira. 😀

    https://www.youtube.com/watch?v=NmC_V_a5Xhc

    PS [OFF]: Salva, alguns cientistas acreditam que é muito difícil haver vida em anãs vermelhas por causa da esterilização constante dos planetas a seu redor. Parece que Proxima Centauri é pior ainda, sendo uma “flare star”, ou seja, ejeta sua massa coronal de tempos em tempos. Se essa teoria se confirmar no futuro, a conclusão a que chego é que o universo deve ser um ambiente muito chato, pois não se admitirá vida em mais de 70% dos sistemas. Mas, como você mesmo disse em outros posts, o universo é muito mais criativo que nossa reles imaginação pode conceber 🙂

    1. Exato, e as anãs vermelhas começam furiosas, mas vão se aquietando, e aí se mantêm estáveis por muitos bilhões de anos. A essa altura é cedo demais para descartá-las — ainda mais se pensarmos que basta um fundo oceânico para a vida, onde essa tonelada de radiação não vai chegar nunca. Agora, mesmo que tenhamos de excluir as anãs vermelhas, é questão de olhar o copo meio cheio/meio vazio. Cerca de 25% das estrelas seriam similares ao Sol, e isso deve bastar para tornar o Universo bem amigável à vida, de modo geral. 😉

    1. Não que eu saiba. Acho que o mais provável será fazermos o inverso — medirmos a atmosfera, o nível de radiação, a idade da estrela e estimarmos a existência e/ou intensidade do campo magnético com base nisso.

    1. Chega e passa lotado — estima-se que passará a 950 mil km da Terra, duas vezes e meia mais distante que a Lua. 😉

  18. Em “Off”
    Salva…

    O livro é espetacular! Ele provocou um “arranca rabo” aqui em casa! Passei grande parte do fim de semana lendo, e minha mulher não gostou nem um pouco desta minha conduta. Rsss

    1. Hehehe! Que bom que gostou, Afrânio! E que pena que Star Trek lhe causou inconveniência com a patroa. Bem-vindo ao clube! 🙂

  19. Mas isso vc já diz toda vez que escreve na coluna, seja no texto principal ou nos comentários. Gastei um acesso mensal da Folha à toa.

  20. METEORO ATINGIRÁ A TERRA. E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. E o nome da estrela era ABSINTO (NIBIRU), e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas. E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite.E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar. Apocalipse 8:10-13. São os sinais que anunciam a volta do Senhor Jesus Cristo, que acontecerão SIMULTANEAMENTE. Terremotos, maremotos, tsunamis, fome, peste, guerras, tornados, vulcões, meteoros, cometas, tempestades, furacões. Deus não é homem para que minta nem filho do homem para que arrependa. São 7 anos de Grande Tribulação, início 2011. Jesus Cristo breve voltará. Está consumado. Maranata.

      1. hahahaha muito boa!

        ” São os sinais que anunciam a volta do Senhor Jesus Cristo, que acontecerão SIMULTANEAMENTE. Terremotos, maremotos, tsunamis, fome, peste, guerras, tornados, vulcões, meteoros, cometas, tempestades, furacões”. E isso porque Deus é amor. Imagine se fosse fúria!

        1. Só faltou listar a última praga: crentelhos desfiando baboseiras nos comentários de um blog de astronomia.

    1. Fujam pras colinas, a trombeta já vai tocar, lá vem o meteoro… lá vem… lá vem… Prezado Irmão L, antes de escrever asneiras procure saber o que é um meteoro.

    2. Eu não gosto de discutir com religiosos, a gente não chega a lugar algum. Quanto ao texto, lembre-se, nesse mesmo livro, um jumento fala…

    3. Se não bastasse ser crente radical, ainda é Nibiruta.
      Jesus voltará com o planeta Nibiru.
      Quanta Bobagem, nem sabe o que está escrito! Volta para o outro blog.

      1. Se vocês vissem o quanto de figurinha repetida do Irmao L tá parando na moderação, iam concluir que o cara vive de caridade, porque não tem mais o que fazer. 😛

        1. Esse cara é um Troll que fica repetindo as mesmas ladainhas todas as vezes, aqui, no blog do Reinaldo, no e-Farsas…

          1. Eu já percebi. Deixei postar uma vez em nome da liberdade de expressão. Mas os demais, só se eu ouvir a trombeta.
            #nãovaitertrombeta

    4. Porque trombeta? Não poderia ser tuba? Se o início foi em 2011 então que diabo de Apocalipse é este que ninguém sentiu nada? E Jesus Cristo é uma lenda urbana da Judéia que foi contada em Roma, pura bobagem.

  21. Olá Salvador.

    É irrefreável a tendencia humana em fantasiar e crer nas sandices mais absurdas,mesmo sem apoio algum nas evidencias. A profusão de seitas as mais esdrúxulas, com adeptos fervorosos é uma prova cabal. Alguns dizem que é um atavismo ligado á fase pré humana,quando era necessário imaginar terríveis predadores escondidos em um simples farfalhar da vegetação rasteira da savana africana. O racional seria investigar o barulho e constatar a causa, mas provavelmente os indivíduos, céticos que faziam isto levavam desvantagem,pois a chance de serem devorados por leões, leopardos ou tigres era bem maior do que aqueles que fugiam rapidamente para junto do bando .
    Não me espanta que o fenômeno ocorra agora com relação à próxima centauri b. Neil deGrasse Tyson,em uma de suas palestras exemplificou de forma magistral com uma estoria e um diálogo recorrente:

    – Olha, luzes no céu ! O que você acha que é ?
    – Ah, deve ser um disco voador , tem ETs ; eles são pequenos e cinzas e vem de Marte !
    – Verdade ?

    A conversa ,racional deveria parar no ” Olha ,luzes no céu ! ”

    Abraço,

  22. A q faz algum sentido: Nasa mente. hahahaha Pq? Na minha humilde opinião, não estamos sós. Não importa se perto ou longe, o q não dá para engolir é partir da premissa de que para haver vida é preciso água e outras coisas mais. 😉

    1. Os cientistas jamais afirmaram que vida exige água. Apenas que vida como a conhecemos exige água. Se houver outro tipo de vida, talvez não exija. Mas (1) não temos ideia clara de como isso seria possível, (2) não sabemos como procurar e (3) em todos os lugares onde já enviamos sondas e não há água, não vimos formas de vida óbvias (o que não impede que micróbios, não facilmente detectáveis, existam sem que os tenhamos visto).

    2. A formação de vida é facilitada pela água que tem propriedades interessantes e difíceis de encontrar em outras substâncias. Ela é um solvente universal e a densidade da fase sólida é menor do que a da fase líquida, mas se houver a formação de vida sob outras condições, certamente vai envolver algum solvente que não reaja fortemente com as substâncias formadoras de vida em outros planetas e que proporcione um ambiente ideal para reações acontecerem. Reações fortes implicam em mudanças drásticas no ambiente ao redor delas, o que pode prejudicar que outras reações aconteçam.

    3. O engraçado é ela (como tantos outros) falar da NASA como se a agência espacial estadinidense detivesse o monopólio dos céus, ignorando completamento a existência das agências espaciais da Europa, Rússia, China, Japão e Índia, sem contar um infindável número de astrônomos profissionais e amadores que varrem os céus todas as noites.

  23. Bom dia Salvador!

    É uma lástima que não possamos viver “uns parcos 900 anos” como teria vivido Adam segundo a Holy Bible, assim poderíamos vivenciar grandes descobertas que ainda surpreenderá aos homens; como o futuro é incerto ou pelo menos não previsível eu gosto de olhar para o passado e imaginar as reações que teriam Colombo ou Cabral ao lhes apresentarmos cartas náuticas e GPS e assim crio a “visão do amanhã” frente a instrumentos, máquinas e mandingas que guiarão os dias dos homens do futuro. Há não mais que cinquenta ou sessenta anos atrás ainda falávamos dos “cérebros eletrônicos” e hoje os transportamos para todos os lados; é lógico que não são cérebros, mas que ajudam e muito as nossas massas cinzentas ah ajudam.

  24. Bom dia Salva! Parabéns pelo post! Essas são só 5 das birutices imagina se você coloca todos KKKK é cada uma que li KKK bem, a minha dúvida foi quanto ao trecho “A essa altura, já teria captado nossas transmissões de TV e concluído que não há vida inteligente na Terra.” Perdão se é ignorância minha mas eu não entendi direito, eles detectariam nossas transmissões e concluiriam que nós somos inteligentes? Eu entendi como uma ironia de que a TV as vezes não nos transmite coisas tão boas assim KKKKKKK

    1. Também acho. Agora, acreditar que PODEM existir é uma coisa inteiramente diferente. 😛

Comments are closed.