Vem aí um eclipse solar anular, mas não no Brasil

Salvador Nogueira

As primeiras horas de setembro serão recebidas com um maravilhoso eclipse anular do Sol. O fenômeno vai ocorrer entre as 3h e as 9h desta quinta-feira (1), pelo horário de Brasília, mas só será visível no continente africano.

Um eclipse anular é igual ao eclipse total do Sol, mas tem um aspecto ligeiramente diferente porque acontece numa época em que a Lua está próxima do apogeu, ou seja, da distância máxima que ela fica da Terra em sua órbita elíptica em torno do nosso planeta. Isso faz com que a Lua tenha um aspecto ligeiramente menor, o que por sua vez a torna incapaz de bloquear completamente o disco solar — resta então um anel luminoso, que justifica o nome dado ao fenômeno.

Embora não será possível vê-lo no Brasil, não teremos de esperar muito até chegar a nossa vez. Em fevereiro de 2017, teremos um eclipse solar que será parcial na maior parte do território nacional. E, numa faixa estreita no sul da Argentina e do Chile, será anular, a exemplo deste de quinta-feira.

A rede Slooh fará uma transmissão ao vivo do eclipse, com imagens colhidas diretamente do continente que serviu de berço à humanidade. Para acompanhar, clique aqui. E, para conferir os eventos astronômicos do mês de setembro, confira o vídeo acima!

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

    1. “E quando bateram na sua cabeça com um tacape, fez um som parecido com uma bolinha de tênis sendo aberta… POC. E então, a revelação: OCA COMO UM COCO”

      1. Relaxa Eu, ano passado eu acompanhei o mês de setembro, aconteceu grandes eventos, inclusive no dia 03 de setembro de 2015 , o lasco saiu do ar, acredito pelo reflexo de algum astro que se aproxima, veremos o significado disto tudo, estou agradando os eventos como um para dia “12” de setembro, como um equinócio da lua e dia 23 também ano passado caiu um grande asteroide no sol, vamos ver este ano. estou prevendo uma transição plantaria em saturno pelas evidencias, com consequências catastróficas para nosso sistema. hercólubus em conjunção com saturno.
        ele(sistema hercólubus, esteve visto por de trás do sol 1 de abril + 6 meses?

        1. Nem vou ler mais, beleza? Só não fala palavrão, nem xinga todo mundo, porque eu não vou mais ler, OK?

          1. Você lia? Eu parei nos “olhos eclodindo”. Agora só respondo qualquer coisa aleatória, pq o cara viaja demais. Deve ter caído num barril de LSD quando nasceu, só pode.

          2. Relaxa, Salvador,eu não estou afirmando nada, só uma tese, não precisa ficar com medo do mundo acabar, rrsrsr, eu só estou fazendo o dever de casa ,a um bom tempo, não estou inventando nada, estou baseado em fatos e logicas , verídicas ou não, por isso tudo que falo, acontece!! apenas uma previsão, provável , rsrsrs!

  1. Eclipse solar eu só vi uma vez na vida, um parcialzão mas bem zão mesmo, ele tapou quase 70% do sol foi em 1994, estava na quadra da escola cursando a 4 série do primário até o clima mudou na hora do eclipse, acho que nunca mais vou ver um igual aquele.

    1. Nossa, eu lembro desse eclipse, eu estava na 5ª série, e fomos todos pro pátio tb, lembro de ter usado negativos queimados de filme 35mm pra olhar pro Sol, e lembro realmente que foi muito estranho aquela escurecida que deu bem no meio do dia…parecia um Armagedom ou coisado tipo…

Comments are closed.