Schiaparelli no solo marciano; TGO em órbita

Salvador Nogueira

Depois de seis minutos de atrito furioso com a atmosfera marciana, o módulo de pouso russo-europeu Schiaparelli chegou ao chão por volta das 12h47. Mas, sejamos francos, ainda não sabemos em quantos pedaços. Os dados de telemetria da descida foram recebidos na Terra, onde estão sendo neste momento analisados pelos cientistas.

Na transmissão direta, o sinal foi perdido pouco antes de o veículo tocar o solo. A bordo do orbitador Mars Express, que recebeu os mesmos dados nas cercanias de Marte e os retransmitiu para cá, houve a mesma interrupção da telemetria, poucos momentos antes do pouso. Isso já descarta a possibilidade de que a perda de sinal tenha sido uma simples falha de comunicação. A boa notícia é que, com certeza, o módulo resistiu à entrada violenta com a atmosfera e chegou perto de operar até o chão. A má é que ele pode muito bem ter pifado antes de concluir a travessia.

“Para saber isso, precisamos de mais informações”, disse Paolo Ferri, chefe de operações de missões do centro da Agência Espacial Europeia (ESA) em Darmstadt, na Alemanha. “É óbvio que o que temos não é um bom sinal, mas recebemos mais de 20 MB de dados. Vamos analisá-los.”

Caso tudo tenha corrido bem, esse terá sido o primeiro pouso bem-sucedido de europeus e russos em Marte. Mas não está muito com cara de sucesso, no momento. De acordo com Ferri, é certo que a transmissão do módulo foi interrompida antes do toque com o solo.

Para saber se ele permaneceu operacional após a descida e está colhendo novos dados, será preciso restabelecer contato. Tentativas serão feitas pela sonda americana Mars Reconnaissance Orbiter na tarde desta quarta-feira (19). Então, cruze os dedos. Mas eu não prenderia minha respiração. A ESA promete uma atualização, com a análise da telemetria e de tentativas de comunicação, para a manhã de quinta.

E o tom do discurso, claro, é que o Schiaparelli era um teste tecnológico — a cereja no bolo, por assim dizer. Mais importante do que pousar (ou não), no caso dele, é ter os dados do voo para saber exatamente o que se passou e aprender as lições para a próxima tentativa. Agridoce, mas é assim que a exploração espacial funciona. E a possível perda do módulo de pouso não ofusca o sucesso científico da missão.

O SUCESSO
A nave-mãe do Schiaparelli, o Trace Gas Orbiter, realizou com sucesso sua manobra de inserção orbital e se tornou a segunda espaçonave da ESA a entrar em órbita de Marte. A primeira, o Mars Express, está lá desde 2003, e segue em operação.

Orbitador e módulo de pouso, juntos, compõem a missão ExoMars 2016, que deve fazer a primeira tentativa em quatro décadas de detectar evidências concretas de vida — passada ou presente — no planeta vermelho.

Confira abaixo a transmissão do pouso ao vivo feita pelo Mensageiro Sideral, com os comentários do engenheiro Lucas Fonseca e o astrônomo Cássio Barbosa.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Salvador, parabéns pelo blog. Sempre leio coisas interessantes por aqui. E aprendo muito! Hoje eu ri um bocado com boa parte dos comentários, mas achei um pouco cansativo. Não tem como você, na qualidade de editor do blog, usar predicados de “administrador” e, vez em quando, dar uma “limpada” nas bobagens que muitos insistem em escrever para “entupir” o espaço? Tudo bem, alguns poderiam achar uma certa forma de “censura”, mas como você mesmo disse acima, o blog é “seu”!!! Quem quiser discutir outros assuntos pode criar um blog para isso e, lá sim, usar o espaço como bem entender…

    1. Entendo a sua opinião, mas dou total liberdade aos comentaristas aqui e não gostaria de mudar essa política, que para mim é um princípio básico de vida. 😉

  2. Finalmente encontrei um Canal que falam com propriedade e conhecimento e não se gabam de serem os melhores (são os melhores).
    O Brasil é um lugar estranho.

  3. Salvador Nogueira, os EUA e outras nações afirmam que a pressão da atmosfera de Marte é 0,7% da da Terra, todavia a ESA afirmou que a temperatura do escudo térmico atinge um máximo de 1500ºC na frenagem de descida … um vídeo mostra uma pressão de 70% da da Terra ! Isto demonstra uma mentira da NASA e outras, pois a cápsula Apollo atingia 1515ºC, ou seja a atmosfera de Marte é só 30% menos densa que a da Terra, o que propicia a um ser humano ficar na superfície de Marte sem usar roupa pressurizada, apenas terá que ter um tubo de oxigênio !

    1. Huahuahua, se a atmosfera de Marte tivesse 70% da densidade da terrestre, haveria um monte de água na superfície. Não seria um deserto. Isso é fisicamente impossível. No século 19, achavam isso. Você caiu no conto do Percival Lowell… 🙂

  4. Só tem duas hipóteses pra ter dado errado a missão. ..Deus ativou uma tempestade durante a descida e derrubou…ou a civilização subterrânea que vive lá atirou umas pedras e derrubou…quem dúvida Satanás vai puxar seu pé hojra noite.

    1. Marcos Felizardo, ótimo comentário ! A Terra, Marte e demais astros são ôcos, tendo em seu centro um pequeno “Sol energético e luminoso” e, claro, uma civilização muito mais evoluída materialmente e espiritualmente que a presente na superfície externa da Terra, sem guerras, cobiças e sem a maldição do dinheiro, e onde se vive normalmente até os 1000 anos de idade ou mais, como viveram Noé, Adão, Matusalém relatados na Bíblia. Estas verdades são ocultadas de nós para que continuemos escravos dos podêres dominantes e religiosos !

      1. Como a Terra pode ser oca se ela é plana?

        Seria assim tipo uma bolacha recheada sem recheio?

        Lá no oco tem lesmas paradigmáticas gigantes fósseis?

  5. Com certeza logo vamos achar vida em Marte, nem que seja as bactérias e outros micro organismos da Terra que todas essa sondas estão levando pra lá..rs

  6. Salvador, acabei de editar mais uma sequência de imagens De Civilizações em marte e outras imagens de minhas pesquisas como as da amazônia.
    estou disponibilizando o link pra quem quiser conferir, e dar uma olhada nos videos !!

    Agora falta uma especifica de marte com cabeças gigantes e sítios, e a da possível localização do sistema planetario hercolubus.

    https://www.youtube.com/watch?v=s60T3hJXCOc&index=7&list=PLIMWO_btUTf0A63DWzC7uxKF3jm3-8zQD#t=14.904424

  7. Pelo que li, esta sonda e o módulo são uma primeira fase de uma missão que inclui outra sonda e outro modulo de pouso em 2020. Se o módulo Schiaparelli deu problemas, será que eles vão ter que rever o projeto do módulo futuro?

    Mudando um pouco de assunto, soube que a New Horizons descobriu um outro planeta-anão no seu trajeto e pelo jeito ele é vermelho. Soube disto? Os dados gerados pela aproximação de Plutão a esta altura já deve estar quase acabando de ser transmitidos, não é?

    1. Geraldo, talvez o fracasso do Schiaparelli (mais e mais provável) leve a mudança de planos para o jipe de 2020 sim.

      Sobre a New Horizons, na verdade, esse objeto já era conhecido e é o que ela vai visitar em 2019. A única novidade é que descobriram que ele é avermelhado, a exemplo de Plutão. É uma novidade sim, mas não tão grande quanto a que você sugeriu! 🙂

  8. PERGUNTA QUE NÃO SAI DA MINHA MENTE

    QUEM TIROU AS FOTOS….?
    A NAVE ESTAVA SEM TRIPULAÇÃO, CERTO? POVO BESTA, ACREDITA EM TUDO QUE SE ESCREVE

    1. Ninguém. Não há foto alguma, é só uma ilustração.

      Povo besta, não sabe nem do que estão falando mas adoram criticar!

  9. Se eu pudesse eu me canditaria a uma missão até Marte. Ainda que não tenha vida lá, penso que poderíamos cultivá-la.
    Os avanços tecnológicos já chegaram a um ponto que isso tudo é perfeitamente possível.

  10. Infelizmente não deu para os europeu e russos, uma pena. Mas convenhamos, usar a lataria do módulo para amortece o impacto? Ainda bem que não foi essa equipe que desenvolveu o trem de pouso dos aviões, ou estaríamos enrascados!

  11. Salvador, primeiramente, parabéns pela sua coluna, acompanho sempre e enquanto houver (eu ou a coluna), acompanharei – afinal, não somos infinitos né?
    Quem sabe um dia eu vá à Marte. É sonho, quase impossível, mas eu bem que gostaria, heheh.
    Perguntas
    – As sondas americanas se propõe a tentar contato, como seria isso? o software pode se conversar com o outro? As agências tem alguma interação quanto a isso? Algum protocolo em comum?
    – Não é incoerente imaginar uma missão tripulada sem volta, visto que seria de baixíssimo apelo humano? Lembramos que as agências tem que disputar verbas e discutir muitas vezes, a moral humana das missões (posso estar enganado)…
    – Uma missão não tripulada formada por uma agência mundial não seria mais produtiva? Ou é sonho distante isso, dado tamanho isolamento das nações?
    – Tentar pousar dessa maneira como foi proposto, não seria um descabimento, já que outros modelos de pouso já se mostraram eficientes? Ou o desafio também conta nesse caso? Digo isso pois parece birra entre agências… Ou talvez eu, mais uma vez, esteja enganado e a ciência é isso aí… Mas lembro que alguns defendem que a solução mais simples é a melhor…

    1. – Sim, há protocolos comuns entre sondas de todos os países para facilitar contato.
      – Ninguém imagina uma missão tripulada sem volta, exceto aqueles marketeiros malucos holandeses da Mars One. Todo o resto, da Nasa ao Elon Musk, fala em ida e volta. 😉
      – Uma missão tripulada com cooperação internacional, sim; mas uma agência mundial, não. Os países ainda mantêm soberania sobre tecnologias espaciais, mas topam se juntar para fazer coisas em conjunto, como a Estação Espacial Internacional.
      – Várias técnicas de pouso foram testadas com sucesso. Não existe uma única resposta para nada nesse mundo. 😉

    2. Tem um vídeo em côres do You Tube que relata uma missão tripulada feita em 1962 que conseguiu um pouso em Marte e mostrando que lá a pressão atmosférica é 70% da da Terra e não o 0,7% que nos diz a NASA !

      1. Wagner, pense um pouco… quem tinha tecnologia para voos tripulados nessa época? A NASA e a agência espacial da URSS, mais ninguém… Portanto , se elas não informaram sobre tal voo, você viu ficção. E ficção muito errada.

  12. Caro Salvador, minha dúvida não ter nada a ver com o feito de hoje, mas esta dúvida me atormenta desde que assisti o filme Melancolia. O planeta Melancolia se choca com a Terra após passar raspando a Terra e, pela força de atração de nosso planeta, teria retornado (em bem pouco tempo) e destruído a Terra. Parece-me que a inércia do planeta ao passar bem próximo à Terra, em altíssima velocidade, não permitiria puxá-lo de volta. Estou certo? Parabéns pelo seu trabalho. Grato.

    1. Bem, não existe um planeta Melancolia, e se houvesse algum planeta capaz de passar tão perto de nós, ele já teria desestabilizado a Terra muito antes que humanos chegassem a existir. Então, vamos entreter essa hipótese só como uma brincadeira. Se um planeta passasse perto da Terra, ele teria sua órbita desviada — e a da Terra também — e o nosso mundo sofreria uma mudança climática tão repentina e horrível que tanto faz o que acontecesse depois. Mas, se fizesse diferença, o planeta poderia reencontrar a Terra e colidir numa órbita seguinte, mas não voltar para trás e “cair” na Terra.

  13. Acredito que eles só vão encontrar evidências de vida no subsolo de Marte, alguma bactéria muito resistente como existem alguns tipos na Terra, que podem ter vindo até de lá em algum meteorito.
    Acredito que em outros locais do sistema solar é possível encontrar vida, em luas de Júpiter ou de Saturno em oceanos subterrâneos aquecidos pela variação gravitacional causada pelo giro ao redor desses planetas gigantes, algo parecido com seres abissais.
    A vida na Terra sobreviveu a várias extinções, não é possível ser tão difícil haver vida em algum deses lugares.

  14. Salvador,
    Os russos nao tinham know-how para pousar controladamente em um planeta bem mais punk (as venera em Venus) ?

    1. Para mim, é um mistério como eles foram tão bem em Vênus e tão mal em Marte. Prioridade, talvez? Na verdade, um lance das sondas soviéticas é que elas eram pressurizadas. Só funcionavam com atmosfera interna. E atmosfera é uma coisa que você tende a perder, quanto mais tempo você ficar no espaço. Vênus é mais perto que Marte. Talvez isso explique tudo. As sondas marcianas pifavam antes de chegar, as venusianas pifavam depois de chegar…

      1. Não querendo me intrometer mas ja me intrometendo acho que no caso de Venus eles fizeram isso quando ainda era União Soviética e eram uma potencia economica. Ou seja, dinheiro não era problema. A prioridade era provar a supremacia sobre os EUA a qualquer custo. Nos dias de hoje a Russia tem limitações financeiras .Sem falar que na época da União Soviética eles contavam com os cientistas alemães meio que “sequestrados” após o fim da segunda guerra mundial

        1. Sim, mas eles mandaram uma pá de naves pra Marte quando era União Soviética. A exploração dos dois planetas era concomitante… 😉

      2. Sem sinal vindo do Schiaparelli após o pouso… parece que os europeus vão demorar mais um tempo para colocarem algo com sucesso em solo marciano.

        =/

  15. Salvador, me explica uma coisa: pelo que entendi, essa é a terceira sonda russa/européia que usa esse sistema de amortecimento, e aparentemente a terceira que falha. Considerando o custo de uma missão desse porte e o resultado das duas tentativas anteriores, por que é que insistiram nesse modelo? Não teria sido mais prudente adotar métodos similares aos das sondas que efetivamente pousaram em Marte, em vez de insistir no modelo usado?

    1. Não, essa é a primeira que usa esse sistema de amortecimento amassável. Nos outros “quases”, um tinha uma espuma para absorver o impacto (Mars-3, soviética) e outro tinha airbags (Beagle 2, britânica).

  16. Sinceramente, torço muito para se encontrar formas de vida “microbianas” em nosso Sistema Solar… e só procurando e pesquisando com estas sondas isto será possível… mas, pessoalmente, considero que a vida decorre de circunstâncias muito específicas e raras que dificilmente ocorreriam simultaneamente na Terra e em poucos planetas e luas “solares”… por isto, minha esperança, particularmente, está no telescópio James Webb, após 2018…com milhões de planetas na galáxia, as chances de encontrar vida são exponencialmente maiores…

  17. parabenizo o amigo SALVADOR por excelente trabalho, sempre nos mantendo bem informados, que seja vitalício…kkk … abraço Salvador !

  18. Grande Salvador, visto seu conhecimento não gostaria de fazer parte da segunda expedição tripulada rumo a marte? A primeira é sem volta, eu esperaria para ver se a coisa deu certo!

  19. Não senti firmeza!
    Tive a impressão que a equipe do centro de controle estava vivendo momentos de incerteza, insegurança e de dúvidas.
    Outra!
    Marte está MORTO, sua atmosfera foi varrida pelos ventos solares, núcleo estático = ausência de um campo magnético = sujeito a bombardeios a qualquer momento.
    Na minha singela opinião, aquele esqueleto só terá utilidade para os estudos de geólogos e paleontólogos, aqueles, em busca de riquezas minerais, estes, em busca de improváveis fósseis de um passado muito distante.

    1. Sim, pode ser, mas tais descobertas seriam espetaculares de qualquer forma, aumentando o conhecimento humano sobre o sistema Solar e sobre a origem da vida.

  20. A ciência da saltinhos caro Salvador …cara vão achar vida sim com o passar do tempo tecnológico…abs …suas reportagens sempre são ótimas

  21. A Nasa tem estudos para terraformar Marte. Pode ter sucesso em aumentar a temperatura e fazer o gelo derreter. Depois pode tentar produzir gases como nitrogenio e oxigenio para formar a atmosfera. Mas e como manter esta atmosfera livre dos ventos solares sem um campo magnético ? Como produzir um campo magnético em Marte ?

    1. Isso, tenho a impressão de que não tem como resolver. Em milhões de anos, a atmosfera seria perdida novamente. Mas milhões de anos é bastante tempo pra pensar numa solução… rs

  22. Agora é capaz da NASA falar a verdade sobre os ETs, que eles existem….não vão deixar a Rússia sair na frente deste fato. Assim que a Rússia achar vida em Marte, vão abrir o bico!

  23. Não conseguem levar uma pequena sonda à Marte em segurança e já planejam missão tripulada? Risível!

    1. Os americanos já pousaram várias sondas em segurança em Marte. São eles que falam de missão tripulada. A ESA não. Não sei de onde você está tirando suas informações… 😛

  24. Ola Salvador.
    A atmosfera de Marte é muito menos densa que a da terra correto ? Como que o para quedas funciona ? Ele teria que ser gigante não ? Ou o fato de a gravidade de Marte ser bem menor que a da terra compensa a menor eficiência do para quedas ? Ou seja. Uma coisa compensa outra ?
    Outra coisa. Agencias espaciais dos EUA, da Europa e da Russia ja enviaram várias sondas pra Marte . Provavelmente a China e India devem tentar no futuro. Nenhuma dessas agências tentou ou tem interesse em tentar pousar numa das luas de Marte ? Porque ? Acredito que seria bem mais fácil por ter uma gravidade muito menor que a de Marte que já é bem menor que a da Terra. Seria quase que como pousar num cometa/asteróide como ja fizeram. Com a vantagem de ter uma superfície lisa para o pouco
    um abraço
    Emerson

    Um abraço

    1. Emerson, a atmosfera é menos densa, mas não é desprezável. Dá para usar para-quedas de boa, mas não com qualquer carga. Se for algo pesado demais, tem que ser com retropropulsor.
      Sobre as luas de Marte, a Rússia tentou mandar uma sonda, chamada Fobos-Grunt. Falhou no lançamento, em 2011. Os caras não andam bem das pernas, a despeito de todo o histórico na exploração espacial. Abraço!

  25. Conseguimos levar toda a turma da Escola para presenciar este momento através do “mensageiro Sideral” Obrigado, foi mesmo um momento único

    1. Estudei técnico agrícola, em Bambuí, com o Ivair Gontijo, em 1977/78. Hoje ele trabalha na Nasa, comandando expedições de veículos não tripulados para Marte. Parabéns pela iniciativa, e divulgue a historia do Ivair para os seus alunos. Esta disponível em diversos site na internet, com vídeos no youtube. O sonho é o início de tudo!

  26. Boa tarde, Salvador,
    Teremos imagens do pouso?, ou o orbitador não conseguirá nos mostrar isso?

    1. Devemos ter, mas não se anime. Imagens monocromáticas de engenharias feitas durante a descida. Não lá do chão. E só teremos se ele conseguiu transmiti-las ou se ele ainda estiver operando. A conferir.

  27. Legal, como avanço tecnológico é ótimo, mas como resultado, achar vida, é certo que será um fracasso, fora da terra não há vida, nosso sistema solar é totalmente estéril…!!!

    1. “fora da terra não há vida, nosso sistema solar é totalmente estéril”

      Leu no livrinho isso, é? Aquele mesmo livreco que diz que morcego é ave e que doenças são causadas por espíritos?

      1. Cara, acredito que exista vida bem longe daqui, mas aqui no nosso sistema solar não, e larga a mão de ser boboca, pensar por vc mesmo faz bem, não vá pelo que te falam, metido a inteligente, se vc não entende de Bíblia, fica calado, dai vc pode até passar por inteligente…!!!

        1. Cara, acredito que exista vida bem longe daqui, mas aqui no nosso sistema solar não

          A beleza da coisa é que não importa o que você acredita.

          e larga a mão de ser boboca,

          Só faltou me chamar de feio, bobo e cara de pastel!

          pensar por vc mesmo faz bem, não vá pelo que te falam

          Digo o mesmo, pense por você mesmo, não pelo que está escrito em um livrinho de ficção.

          metido a inteligente, se vc não entende de Bíblia, fica calado, dai vc pode até passar por inteligente…!!!

          Ui, que medo! Criatura cholona!

          1. Falou a vós da experiência… como tem cara chato nesse mundo… o que vc ajudou até agora pro avanço da ciência??? “não pelo está escrito em um livrinho de ficção” O livro mais vendido e lido no mundo, com certeza pessoas como vc nunca vão conseguir entender, mente curta de mais…

          2. Antigamente eu deixaria de ler seu comentário após encontrar um “vós” ao invés de voz, mas como estou me sentindo particularmente altruísta hoje, decidi ir até o final (e já me arrependi). Primeiramente, a falácia ad hominem. Não tem argumentos e me ataca pessoalmente.
            Típico. Depois, argumentum ad populum. Como se ser o “livro mais vendido do mundo” significasse alguma coisa. Coma merda, afinal trilhões de moscas não podem estar erradas, né? Enfim, não dá pra esperar muito dos evanjegues, estou acostumado.

          3. Intelijegue, não sou evangélico; eu é que não vou gastar meu tempo com um cara que não entende de ciência e muito menos de religião, seus argumentos são ridículos, fique na sua ignorância e continue acreditando como quiser, quanto a Bíblia, quem é vc pra falar alguma coisa, sua opinião não significa e nem vale nada, ela se defende por si só… vc continue comendo merda…

          4. Puxa, então deixe a Bíblia se defender sozinha. Este é o meu sonho. Que ninguém precise vir aqui falar de Bíblia. Que ela se defenda sozinha. É o livro mais impresso de todos os tempos. Todo mundo tem uma por perto. Quem quiser ler, que leia. Quem não quiser, que não leia. E não precisa ninguém aqui vir falar desse assunto.

            A galera não entende que o blog é humanista, de astronomia. Não é para falar de Deus, Jesus, Arca de Noé e temas correlatos. Nada contra. O blog Darwin e Deus é aqui ao lado, ó… –> darwinedeus.blogfolha.uol.com.br

          5. Vc é engraçado Salvador, ataca os religiosos e depois fala que aqui não é lugar pra debater esse assunto… muito legal vc cara…!!!
            É bom saber, a pesar de ser um espaço público, vou deixar de entrar, ai fica só vc e seus seguidores conversando, já que vcs são os donos da verdade…

          6. Cara, você esquece de um detalhe: o blog é meu. Se eu for na sua casa cagar um monte de regra você não vai gostar, vai? 😛

          7. Vós = Segunda pessoa do plural
            Voz = Som ou conjunto dos sons produzidos pelas vibrações das pregas vocais sob pressão do ar que percorre a laringe

            Antes de tentar corrigir alguém, Eu™, certifique-se de estar falando a coisa certa.
            Outra coisa. Vc não acreditar em Deus é uma opção sua. Se achar mais inteligente que os outros que acreditam, é estupidez.

          8. E, ainda assim, veio aqui defendê-la.

            How sad.

            Ps.: e meu desafio do post anterior, vai aceitar ou vai arregar como um bom cordeirinho do Walking Dead da Judéia? Saca, oferecer a outra face e tal…

          9. Ho ho ho, Rubens, meu filho, “Falou a vós da experiência…” se encaixaria em qual situação que você apontou?

            Antes de querer se intrometer onde não foi chamado e ser um menino malvado, peça um cérebro de presente pra mim e, de preferência, tenha uma noção do contexto da conversa. Senão passa vergonha, como acabou de fazer. E entra na minha lista de garotinhos travessos!

            Fica a dica!

            Ho ho ho!

          10. Rolando de rir aqui, Eu™… as férias lhe fizeram bem!

            Salva, ‘a pesar’ do jair ficar chateadinho, tenho certeza que ele vai zapear de vez em sempre, igualzinho àquele outro, o tal JR…

      2. Cuidado, Eu™… os filhos desse cara são cientistas criacionistas, nasceram em Fodópolis e sempre respaldam as crenças afirmações religiosas científicas do papi. Eu não discutiria com ele, pois vai levar carteirada, tipo “meus filhos têm um laboratório fodésimo, cursaram doutorado em metafísica teo-bio-filosofíca e dizem que os filhos de Adão e Eva eram incestuosos, funfaram com os pais e irmãos, e por isso afirmo que blablabla”.

    2. No dia que acharem vida no Sistema Solar, e isso não demorará a acontecer pois é prioridade zero para as principais agências espaciais, eu quero a cara desse povinho… Vão ter que reescrever o livrinho para se adaptar a nova realidade…

      1. Vão dar as mãos com os caras que dizem que o homem nunca foi à Lua, os que dizem que a Terra plana, os que dizem que a evolução é uma farsa, e vão gritar a plenos pulmões: NASA MENTE!
        Hahahah

        1. Com certeza não vai achar, dai vcs vão tentar achar uma outra desculpa, como sempre fazem, pra tentar explicar o por que de não achar qualquer tipo de ser vivo fora da terra… Conheço a NASA, já fui lá e sei que não mentem, agora vc além de ser papagaio de pirata, viaja muito na maionese, 60% dos cientistas sabem que qualquer tipo de vida é complexa de mais e impossível de aparecer do nada…!!!

          1. Nem vou me alongar em debates sobre a origem da vida. Só pergunto o que tem a ver aparecer do nada com existir? Vamos supor que seja preciso mesmo um velho barbudo para fazer vida. Se essa for uma condição necessária, ele fez isso na Terra, porque a vida claramente existe aqui. Agora, quem disse que ele não pode ter feito vida em Marte também, e só não ter te contado? Você realmente se acha tão importante a ponto de achar que Deus precisa te contar tudo que ele faz? 😛

          2. Pelo jeito vc não entende nada de religião, então não tem como argumentar com vc, continue viajando na maionese… eu creio na ciência, mas tenho os pés no chão, meus filhos são cientistas… com certeza não vão encontrar vida em Marte ou em qualquer outro planeta do nosso sistema solar…!!! seus argumentos quanto a Deus são ridículos…

          3. Filhote de saúva, quem disse que a vida aparece do nada? Se conhecesse a NASA de verdade não estaria com essa besteira religiosa de que a vida não existe fora da Terra… e xô Satanás…

          4. O Benjamin é inteligente pacas, deve ser uma ameba, quem disse que a vida só existe aqui na terra animal, falei que no sistema solar não existe, fora, nos bilhões de galáxias do universo, com certeza existe, mas aqui não, que provem então …!!!??? Conheço a NASA sim, e não é por isso que vou aceitar tudo que eles falam,…

          5. Salva, não se esqueça que os filhos dele são cientistas, nasceram em Fodópolis e têm doutorado em metafísica teo-bio-filosofíca. Olha a carteirada!!! “Você sabe com quem está falando? Meus filhos…”

            Mas escreve “vós” quando quer dizer voz, e “de mais” quando quer demais. Os filhotes não lhe ensinaram a usar o corretor ortográfico. Ah! esqueci… a tese do doutorado deles é em latim…

        2. Salvador, Salvador. Vejo sempre esse comentário por aqui e é mais uma das coisas generalistas ditas por quem não entende do assunto e o pior, acha que entende: Acha mesmo que as religiões serão tão afetadas assim por descoberta de vida extra terrena? Acho que os críticos ateístas superestimam o valor dessa descoberta para religiões. Penso na minha mãe, que vai a igreja todos os domingos grit… Quer dizer, orar a Deus… E como elas muitas mães existem… Pois bem, se concentram em problemas locais (O que muita gente despreza por ignorância ou por não conhecer, que igrejas também são comunidades), as mensagens e exemplos de Jesus e seus seguidores… E o que uso mudaria com a descoberta de uma bactéria em Marte, um polvo em Europa ou um Monstro do Espaguete Voador em Saturno? Nada! Talvez até seja melhor para a igreja, que sairá da visão míope e egoísta atual. Mas a descoberta de uma Las Vegas em Marte não mudaria a mensagem de Jesus, Moisés, Maomé.. E essa é a síntese das religiões. “Ah, mas tem muito pastor pregando que a Terra é o centro do Universo, quintal de Deus”… Isso sinceramente são exceções (e aberrações) de gente que se mete onde não é chamado.. Mas isso não é uma condição da religião, mas da raça humana, não é? A religião quando abre o guarda-chuva sobre política e ciência erra. Mas já viu na internet quantos analistas políticos e técnicos de futebol temos? Produtores rurais também se metem em política e ciência, assim como militares, grupos extremistas… Concordo integralmente que é um saco vir aqui e ver coisas sobre religião, assim como dos picaretas de Nibiru, Terra plana e que tais… Mas geralmente na justa resposta a esses imbecis, a razão se vai e a diferença entre um lado e outro desaparece.

          1. Concordo que a descoberta de vida extraterrestre NÃO PRECISA impactar significativamente as religiões. Mas certamente irá impactar profundamente os fundamentalistas religiosos, para os quais o seu texto sagrado favorito é uma verdade absoluta e literal.

          2. Assim que for confirmada vida extraterrestre, seja numa lua no nosso próprio sistema, seja fora dele, após duvidar e depois de muita discussão, as igrejas vão passar a interpretar de outro modo o Gênesis e seus textos sagrados de modo a dizerem que “está tudo escrito aqui, vocês é que não compreendiam”, e seguirão vendendo suas ilusões a peso de ouro.

  28. Emily Lakdawalla ‏@elakdawalla
    Opportunity was instructed to attempt a photo; we don’t know if it succeeded. Its downlink begins at 13:07 PDT / 20:07 UT / 22:07 CEST.

    Se refere ao rover da NASA? Se sim, por que duas missões tão perto em um planeta tao grande?

    1. Porque Meridiani Planum é um terreno menos acidentado, na região equatorial e ótimo para estudar as tempestades de poeira marcianas? (Candidatíssimo a receber primeira missão tripulada também, por reduzir riscos no pouso.)

  29. A atmosfera de marte foi varrida por ventos solares depois que o planeta perdeu seu campo magnético. E se as futuras missões que vão a marte tentassem construir um campo magnético artificial utilizando poderosos e gigantescos eletro- imãs, um em cada pólo ?

    1. Vai ter de ser gigantesco mesmo. Estamos falando de um ímã de milhares de km de comprimento que pifou e precisa de substituição… rs

  30. Sensacional!!
    Aproveitando o ensejo, gostaria de parabenizar o grande Salvador Nogueira, responsável pela publicação da matéria. Sempre com matérias brilhantes! É, sem dúvida alguma, o melhor editor do UOL.
    Obs. estou no aguardo das imagens do pouso rsrsrs
    Abraços.

    1. Valeu, Geison! Imagens só amanhã, se tiver. Vamos ver se o bicho tá funcionando ainda… rs

  31. È montagem ou não,à noite em lugares escuros se vê claramente trilhões de estrelas cintilando e no caso deste video no proprio habitat celestial cade as estrelas ?

    1. Puxa! Que cara inteligente! Por que não pensei nisso antes? E nem a ESO montou isso no estúdio?

      Acho que não conseguiram falar com Stanley Kubrick.

  32. “Seu principal objetivo é encontrar evidências concretas de vida”……

    Esta frase é muito subjetiva, visto que para um evolucionista, ALCATRÃO (gosma composta por aminoácidos destros e canhotos) é considerado “evidências concretas de vida”

      1. Não pretendo falar de religião (a não ser que alguém fale primeiro), e sim, é uma crítica.
        Quanto o fato de se agregar ou não, vai depender de quem lê.

    1. A própria definição de vida é subjetiva. Se vc não convive bem com a dúvida e a incerteza acho que sua praia é a religião mesmo. Lá vc tem certeza de tudo sem ter prova de nada.

      1. Subjetiva para quem? Tu não sabes diferenciar algo vivo de algo morto (ou inanimado)?
        Duvida e incerteza só são RACIONAIS se as respostas são inexistentes. Quando a resposta é CLARA, e por uma ideologia se nega (preferindo a ignorância), então esta “incerteza” é IRRACIONAL
        😉

    2. Que tal você o mala jair ali de cima irem sozinhos para uma sala de chat obscura pra engatarem um papo cabeça sobre o velho barbudo narcisista e vingativo?

          1. Então quem te deu este conhecimento, é mentiroso, visto que meu pai, por amor a mim, abdicou de seu poder, veio a terra e de forma horrível foi assassinado voluntariamente para me dar a vida.
            Acha mesmo que um velho barbudo narcisista e vingativo faria isso?

  33. Boa tarde, Salvador,
    Teremos imagens do pouso?, ou o orbitador não conseguirá nos mostrar isso?

Comments are closed.