Mensageiro Sideral

De onde viemos, onde estamos e para onde vamos

 -

Salvador Nogueira é jornalista de ciência e autor de 11 livros

Perfil completo

Publicidade

Marcelo Gleiser divulga novo livro em evento aberto ao público na Folha

Por Salvador Nogueira

A Folha organizará nesta segunda-feira (24) uma conversa com o físico e colaborador da “Ilustríssima”, Marcelo Gleiser, sobre seu novo livro, “A simples beleza do inesperado”.

A obra discorre sobre a relação do físico com a pesca fly, hobby que adquiriu por sugestão da mulher e que consiste no uso de iscas que imitam insetos que usualmente pousam ou caem na superfície da água (daí o nome “fly”, que em inglês significa mosquito). É uma técnica ancestral.

Os relatos das pescarias realizadas mundo afora, entre uma palestra e outra, servem de pano de fundo para uma reflexão sobre a física na natureza.

O tom contemplativo percorre toda a obra: como o próprio Gleiser pondera no início da narrativa, pescar o preparou para a vida de pesquisador, pois “em ambas a emoção vem justamente da surpresa, da possibilidade, mesmo que remota, de contrariar o fracasso esperado e pegar um belo peixe, ou ter uma ideia que nos ensine algo de novo sobre o mundo”.

Professor de física, astronomia e filosofia natural do Dartmouth College, nos EUA, Gleiser virá ao Brasil para conversar sobre o livro com Reinaldo Lopes, colaborador da Folha e responsável pelo blog Darwin e Deus.

No final do bate-papo, que contará com perguntas da plateia, haverá venda de livros e sessão de autógrafos.

O evento acontece na sede do jornal, na alameda Barão de Limeira, 425, às 19h. As inscrições podem ser feitas neste link.

NOTA DO MENSAGEIRO SIDERAL: A julgar pelo prefácio, que tive a chance de ler alguns meses atrás, o livro é muito interessante, e segue a pegada mais nova do Marcelo Gleiser de tentar saltar da divulgação científica para reflexões mais profundas, na velha tradição dos filósofos naturais do passado. A sensibilidade dele para misturar o cotidiano e o extraordinário numa única narrativa é notável. Infelizmente, não poderei estar lá na sede da Folha para prestigiar o evento, mas já troquei figurinhas com ele sobre o novo livro durante a gravação de um “Canal Livre” para a TV Bandeirantes, semanas atrás, e recomendo. O programa deve ir ao ar em 7 de novembro, segundo me informa a Band.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Blogs da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade