Reviva a última visita do homem à Lua!

Salvador Nogueira

Uma boa parte das pessoas vivas hoje (inclusive o Mensageiro Sideral) não teve o privilégio de testemunhar ao vivo as missões Apollo, que levaram os primeiros humanos à superfície da Lua entre 1969 e 1972. Mas agora, graças à tecnologia e ao trabalho dedicado de um entusiasta em parceria com um grupo do Escritório de História da Nasa, é possível reviver a última e mais longa das missões lunares em tempo real — com uma riqueza de detalhes impressionante, capaz de fazer qualquer conspiracionista capitular.

No site Apollo17.org, foram reunidos todos os áudios da missão, desde 1 minuto antes do lançamento do Saturn V, em 7 de dezembro de 1972, até a descida no Oceano Pacífico, no dia 19. (Clique aqui para visitá-lo.)

Página de abertura do site Apollo17.org, que recria a última missão lunar em tempo real.
Página de abertura do site Apollo17.org, que recria a última missão lunar em tempo real.

“Os esforços de restauração são baseados em imagens de transcrições da missão original que foram datilografados em 1972, áudio original da missão liberado pela Nasa pelo Internet Archive, transmissões de televisão e os filmes de bordo de 16 mm, e scans de alta resolução das fotografias de 70 mm tiradas pela tripulação”, diz Ben Feist, o líder do projeto, que teve uma versão publicada em 2015 e ganhou uma repaginada com novos dados e informações da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, no final do ano passado, coincidindo com 44o aniversário da missão Apollo 17.

Você pode assistir ao conteúdo linearmente, do início até o final, ou pode ir pulando para a parte que quiser. Também é possível entrar numa “recriação” em andamento.

Ao todo, são mais de 300 horas de áudio, mais de 22 horas de vídeo e mais de 4.200 fotos, numa experiência muito mais rica do que a que teria sido possível fornecer em 1972, quando a missão voou, a não ser que você estivesse no Controle da Missão, em Houston.

Além disso, reviver a derradeira aventura humana na Lua no século 20 é um ótimo “esquenta” para as próximas incursões tripuladas lunares. No momento, a Nasa já planeja usar seu novo foguete SLS e sua cápsula Orion, ambos em desenvolvimento, para colocar astronautas numa órbita nos arredores da Lua entre 2021 e 2023 — cinquenta anos após as últimas missões Apollo.

P.S.: A Apollo 11, primeira chegada do homem na Lua, também tem um site que recria a missão, mas aí é só o pouso mesmo, em 20 de julho de 1969. Se quiser dar uma olhada, clique aqui.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Emocionante! Assisti à parte relativa ao pouso em si ( o último link que você posto), achei espetacular acompanhar os diálogos lendo as transcrições e podendo ver as imagens e a posição da nave em relação ao solo!

    Eu sou daquela parte da humanidade – hoje, uma minoria – que acompanhou tudo ao vivo. Eu tinha 18 anos na época, estava fazendo cursinho para a faculdade.

    Um presentaço a nós, seguidores do Mensageiro Sideral, obrigado!

    1. Isso é sensacional mesmo! Torço para o próximo pouso na Lua ter esse tipo de transmissão em tempo real! 🙂

  2. Muito legal Salvador. Tb não vi isso mas acho que o programa Apolo foi a era de ouro da humanidade da ciência.
    Estou indo pros USA esse ano e queria visitar a Nasa, sabe onde encontro as datas de lançamentos? Sei que a Nasa não esta mais fazendo lançamentos mas acredito que a base continua em funcionamento.

    1. Cara, as coisas andam meio paradas no Centro Espacial Kennedy. As duas plataformas estão em reforma, a 39A para a SpaceX e a 39B para o SLS. Há lançamentos da base da Força Aérea em Cabo Canaveral, que podem ser vistos lá do Kennedy, mas não sei se tem algo proximamente para você. Dê uma olhada aqui: https://www.kennedyspacecenter.com/events

    2. Guilherme, mas mesmo que você não veja o lançamento, dá pra ir e conhecer o KSC, é incrível. Salvador pode dizer um pouco mais sobre o que tem pra fazer lá, já que foi no ano passado!

      Pretendo ir ainda este ano.

  3. A folha bloqueou por completo o acesso ao texto do blog de quem não é assinante, não consigo visualizar mais nenhum post. Parabéns Folha, não contentas mais com a publicidade e quer obrigar os fãs do mensageiro ser assinantes, assim vocês vão acabar com a única coisa que vocês tem de bom. Creio que o número de visualizações e de comentários devem ter diminuído em função dessa atitude tola… Ultima vez que clico aqui.

    1. Bom, a Folha poderia pedir a você pagar o salário do Salvador, não é? Assim todos nós poderíamos ver de graça um trabalho profissional de alta qualidade… Converse com eles, por favor!

  4. Bom dia Salvador!

    Eu tive o privilégio de assistir a chegada e os primeiros passos do homem! O meu envolvimento emocional era tanto que na tarde que antecedeu a chegada da Apolo eu havia ido cine Metro da Av. São João para assistir o 2001 Uma Odisseia no Espaço; lastimo que não deu tempo para pegar um voo espacial da Panan e tampouco conhecer aquela linda estação orbital, mas ainda chegarei lá.

  5. Tudo Falso!

    Olha que eu sou um fanático por astrofísica, super fã de: Copérnico, Galileu, Kepler, Cassini, Huygens, Henrietta, Newton, Eisntein, Hubble, Hawking, … mas essa de só o homem “americano” ter pisado na lua, pra mim foi demais.
    Essa deve ter sido a maior “farsa” de toda a história da humanidade.
    Parabéns, Hollywood!

    1. Tudo Falso!

      É mesmo? E cadê suas evidências para corroborar o que afirma?

      Olha que eu sou um fanático por astrofísica, super fã de: Copérnico, Galileu, Kepler, Cassini, Huygens, Henrietta, Newton, Eisntein, Hubble, Hawking, … mas essa de só o homem “americano” ter pisado na lua, pra mim foi demais.

      Eu sou fanático por Rock, mas não significa que eu saiba tocar algum instrumento. Você pode adorar o trabalho de todos eles, mas se não tiver educação básica em física, química e fotografia, realmente vai achar que a ida do homem à Lua foi uma farsa. Só achar.

      Essa deve ter sido a maior “farsa” de toda a história da humanidade.

      E, quase 50 anos depois, NINGUÉM conseguiu apresentar UMA EVIDÊNCIA sólida (que não tenha sido refutada) indicando que foi uma farsa. Quer tentar?

      Parabéns, Hollywood!

      Parabéns, péssima qualidade de ensino de nosso país!

      1. kkkkkkkkkkkkkkkk!!, …. Brincadeirinha, otário!
        Foi só um teste para tu comentar o meu comentário.
        De novo!
        kkkkkkkkkkkkkkkk!, …. que funçãozinha mais fulera, velho!

        1. …. Brincadeirinha, otário!

          Sei…

          Foi só um teste para tu comentar o meu comentário.

          Arrã. “Um teste”. Parabéns, seu e-pênis cresceu 2 mm.

          De novo!

          E farei quantas vezes for necessário, trust me.

          que funçãozinha mais fulera, velho!

          E, ainda assim, fiz você perder tempo comigo duas vezes, ao postar “de brincadeira” e ao responder meu comentário. Pior do que comentador de comentários, é comentador de comentador de comentários!!!

          1. Confesse!

            Confesso!

            Por essa tu não esperava neh seu burro, .. kkkk!

            Claro que eu esperava, seu imbecil! Eu sempre espero tudo de comentaristas idiotas como você. Exceto inteligência e coerência, e nunca me decepciono! 😉

          2. Rachei o bico com a pegadinha do Bino.
            Dessa vez o “comentarista de comentários alheios” foi pra vala,,, hahaha!

          3. Eu já havia cantado essa bola, Salva. E não duvido nada que esses dois imbecis acéfalos sejam também o “hacker dos hackers” que ficava berrando como uma cabrita em posts anteriores.

            Antes ser “comentarista de comentários” do que troll com múltipla personalidade, só que sem personalidade alguma!

          4. Saiba sr. Nogueira que que posso processá-lo por invasão de privacidade?
            Mesmo que eu fosse o Bino, o sr. só poderia divulgar IP de usuários com justificação judicial por suspeita de crime cibernético.
            Por favor, me peça desculpas.

          5. Eu divulguei seu IP? Onde? Peça desculpas você por essa calúnia. Jamais divulguei seu IP. Mostre aí onde divulguei seu IP.

          6. Hahaha… O cara cria um perfil fake para concordar com ele mesmo (De mulher ainda. Será que é Crossdresser?) e “exige” que peça desculpas PARA ELE por estar mentindo, ser infantil e tosco. Já está na hora de se candidatar a algum cargo político.

          7. “Que merda, a julgar pelo IP, o Magali e o Bino são a mesma pessoa. Muita criancice, viu?”

            Sr. Nogueira!
            Usas um linguajar chulo quando alguém cai no teu desagrado, neh meu querido?
            Te digo!
            Tens que aprender a conviver com a adversidade, com pessoas que não te dizem amém.
            Como dizia o velho e bom Nelson Rodrigues, “Toda a Unanimidade é Burra”.
            Te digo mais:
            Continuarei a postar o que eu bem quiser (sou assinante), tudo dentro dos limites da razão, do humor e do respeito, sem ameaças, sem ofensas, mas, … quando tiver que zoar de alguém, isso ninguém vai me proibir, vivemos numa democracia e num país livre, se bem que para os comunistas, isso seria uma injúria.
            Para finalizar, NUNCA mencione o IP de alguém sem justíssima causa. ISSO É SÉRIO.

          8. Volto a repetir: não mencionei o IP de ninguém. Apenas mencionei o “parentesco cibernético” que você tem com o Bino. Mas você tem razão, vivemos num país livre, e ele permite que homens assumam identidades femininas se assim o desejarem! Acho superlegal a pessoa se aceitar como ela é! Parabéns!

          9. “Parentesco Cibernético?”
            hahahaha!, .. essa foi muito boa, guri!, .. mas, … tudo bem, .. vamos continuar amigos.
            Só não espere flores e fragrâncias desta sulista campesina, no más.

          10. Me obrigo a defender a Magali de forma incondicional.
            – Primeiro:
            EU, não ofendi ninguém.
            – Segundo:
            ELA, até onde eu saiba, não ofendeu ninguém.
            – Terceiro:
            O Blogueiro afirmou: “pelo o IP do usuário, …”. Só isso, significa dizer que o blogueiro invadiu a privacidade alheia sem a autorização legal.
            – Quarto:
            Espero que essa experiência infeliz, não se estenda aos demais participantes do blog porque isso é muito desagradável, pra não dizer, deplorável.
            – Quinto:
            Também sou assinante da Folha e devo, quero e exijo mais respeito.
            – Sexto:
            Se quiser sobreviver nessa labuta, muito importante por sinal, acabe com essas “panelinhas” de puxa sacos e contestadores, caso contrário, aguente o tranco sem apelar.
            – Sétimo:
            Se algum comentário de internauta for ofensivo, homofóbicos ou fora do tema, elimine-os ao teu bel prazer, SIMPLES ASSIM.

          11. Eu não invadi nada. No sistema de comentários, aparece o e-mail de cadastro e o IP de todo mundo (fica o alerta: como eu tenho que aprovar os comentários, vou ver o IP mesmo; se não quiser revelar seu IP, use um proxy ou não comente). É como o sistema é. Quando você me envia alguma informação para um sistema do qual sou administrador, você tacitamente está me oferecendo seu IP. Mas, claro, não foi algo que eu pedi para ver ou procurei ver. Ou você acha que eu ia perder meu tempo para ir procurar IP de todo boboca que me aparece pela frente? Ia morrer doido. Cada uma…

          12. Finalizando os serviços, te aconselho Salvador!
            Cuidado com a empáfia e a soberba.
            Esse negócio de mencionar IP e rotular internautas que te dão audiência de “bobocas” não é o caminho mais correto e ideal.
            Pra não chegar a esse ponto, use o fator simplificador, delete tais comentários para não ficar se expondo e falando um monte de merda para justificar o injustificável.
            Já podes começar por deletar este meu comentário, onde me obriguei a ser descortês.

          13. Só tenho a lamentar pela tua falta de humildade.
            Vida que segue.
            Deu para perceber que tu é influenciado e blindado pelo “comentarista”, mas longe de mim qualquer intromissão nesse teu relacionamento estável.
            Sejam felizes, afinal este é um país livre, democrático e sem preconceitos.
            Eu também recebi os parabéns por ter assumido uma suposta identidade feminina, lembras?

        2. Conheço um advogado agnóstico e um engenheiro eletricista “ateu gracas a Deus” que vêm aqui trolar geralmente mencionando religião. E o Eu responde, religiosamente (trocadilho intencional)

          1. Rodrigo, o ponto é que desavisados que entrem aqui e leiam os comentários destes acéfalos analfabetos não sabem que estão lendo trollagem, e acham que esses otários possam ter razão. Então eu não respondo pra que os imbecis deixem de ser imbecis (é impossível isso), respondo para que os que estejam de fora vendo possam enxergar os dois lados de um argumento e decidir por conta própria. Só isso.

          2. E eu tendo a concordar com essa postura. Claro que às vezes o EuTM distribui umas bordoadas, que não são o melhor jeito de educar os desavisados, mas a intenção está coreta.

          3. Uma coisa é conter uma opinião desinformada. Outra coisa sao esses acessos de furia para deleite dos trolls. Sei que nao sou o primeiro a falar isso aqui mas, Salvador, será que é mesmo util aprovar esses comentários que sao brincadeiras quase evidentes? Digo isso como uma crítica construtiva mesmo: eu geralmente saio lendo os seus comentários pq quase sempre encontro informações complementares ao artigo, e esses trolls acompanhados das respostas estruturadas e furiosas do nosso amigo geram muito ruido. Abracos e parabens pelo trabalho.

          4. Rodrigo, duelo com essa questão praticamente desde o início do blog. Por um lado, acredito que todo mundo tem direito de se expressar — mesmo os boçais. Por outro lado, muitas vezes fico frustrado com o que são claras provocações. Procuro responder educadamente e no mais das vezes tentar mostrar à pessoa a infantilidade do seu comportamento. É Vida em Sociedade 101. De vez em quando perco a paciência, mas é raro. Acho que, no geral, as coisas andam bem. A comunidade cativa dos comentários em geral é madura, educada e interessada, com uns poucos trolls. Procure aí um espaço tão civilizado quanto este. É incomum. Então acho que o estilo de moderação tem feito mis bem do que mal. Mas tem dias que dá vontade de começar a barrar babaquice. Tento resistir ao impulso. Vamos ver até quando… 😛
            Abraço!

          5. Aahh!!, que binitinhoooos, românticos e confidentes!
            Um elogia o outro,
            O outro elogia o um,
            Não parece uma irmandade?
            Esqueceram a astronomia e viraram fofoqueiras, — hahaha!

      2. Fanático por Rock e não sabe sequer executar um lá menor natural?
        Imagina um tom sustenido que exige pestana, meio tom, ou até mesmo um tom dissonante.
        EUzinho, seu zero à esquerda. Tu não passa dessa geração de pichadores de muros alheios.

        1. Tem tanto comentário sério que o Salvador não responde…. mas os trolls, ele responde todos. Isso é o paraíso para os trolls.

          1. Nah, né não. Tem troll já parando na minha peneira. São poucos, mas aos poucos vou perdendo a paciência e limando.

    2. Nem a URSS, que tinha todo o interesse em desmentir os americanos, negou que eles tenham chegado à lua.
      Muito do que foi deixado na Lua pelo homem é possível ver por telescópio.
      No que vou falar agora, posso estar errado, mas é a impressão que a sua frase me passou: por questões ideológicas (antagonismo aos americanos), você deixou de analisar as evidências e aderiu as teses de conspiração.

      1. Na verdade, não…. NENHUM equipamento deixado na Lua pode ser visto da Terra, nem com o telescópio mais potente. Na órbita da Kaguia em torno da Lua eles apareceram muuuito pequeninhos. Impossível ver daqui.

  6. uou uou uou!!!
    Q materia da hr! Mto bom o site, como reviver algo q alias nao vivi… hehehe
    Vlw Salvador, abçs…. e 2017 promete

  7. Quanto mais o tempo passa mais ridículo vai ficando acreditar nessa mentirada.

    “Se tiveres que contar uma mentira, não conte uma pequena, conte uma grande.” — Chicken Little.

    1. O cara citou o galinho Chicken Little para argumentar que o homem não foi à Lua. É isso mesmo? Eu entendi certo?

      1. Deixe os caras comentarem, seu Octaruius e doente!
        É por causa de tuas babaquices que o blog está ficando una mierda.
        Desconfiômetro às vezes se faz necessário, seu guri ranhento.

        1. Considere este seu último aviso, Bino/Magali/etc. Se houver mais algum comentário ofensivo a quem quer que seja, vou barrar. E o critério para “ofensivo” está lá em cima para você.

  8. SN, fui lá e fiz a Fuvest. Rapaz, foi difícil. De física e matemática, acertei umas duas de cada matéria (energia, calorimetria e logaritmo eu sei bem, mas a de gravitação não consegui). Como fui bem no primeiro dia, acho que isso pode me salvar (inclusive, certamente fui melhor agora que em 2008, quando entrei pra FFLCH). Se eu passar, cumprirei uma promessa que fiz (doar uma caixa de livros pra biblioteca da minha cidade) e te direi aqui. Grande abraço!

  9. É de suar os olhos … Muito obrigado aos criadores do site e muito obrigado Salvador por nos trazer mais uma emocionante matéria ! (palmas)

  10. A Lua será uma base importante para fabricação de energia para as naves que navegarão pelo sistema solar nas próximas décadas. Não dá pra dispensar isso. O grande problema é a gravidade. Se não resolverem essa questão, viver longos períodos lá se torna inviável. E ficar enviando técnicos de tempos em tempos para substituição fica muito dispendioso. Não sei como vão resolver isso. Talvez a saída seja Automação. Uma base Lunar totalmente automatizada depende muito pouco da influencia humana.
    De qualquer maneira tenho certeza que encontraremos uma solução.

  11. Show Salvador! Grato pela ótima informação.
    O site é fantástico, muito bem feito. Depois quero ver com calma em casa 🙂

    Os conspiracionista devem estar agora com os olhos vermelhos, com dor no estomago, espumando pela boca e revoltados por tamanha audácia de alguém mostrar a verdade dos fatos de maneira tão detalhadas, e tudo ao alcance de quem quiser ver.

    Daqui a pouco um desses aí vai falar que Stanley Kubrick não morreu e que ele esta por trás do planejamento e criação desse site rsrsr

  12. Excelente Salvador, não vamos nem entrar na discussão sobre se é falso ou verdadeiro.

    Estamos vivendo um momento onde está acontecendo novamente uma corrida lunar, agora entre as empresas privadas. Provavelmente vamos bagunça as coisas por lá também.

    Em breve teremos bases na lua para iniciarmos extração de minérios e turismo espacial, mas sempre vamos lembrar qual foi o pontapé inicial.

    O Mais importante é saber pq o gato mía para a lua, mas a lua não mia para o gato? Pq astronomía.

    Sim, é ruim a piada eu sei.

    Abs

      1. Não consegui “RIR”.
        Renunciei de ler em “vamos bagunça”.
        Infelizmente li algo sobre garimpo lunar. Quem escreveu isso deveria se envergonhar e,.
        Sobre nossos queridos gatos, não envolvam eles nessas falcatruas, por favor.

Comments are closed.