AO VIVO: SpaceX lança foguete da plataforma que levou o homem à Lua em 1969 (agora vai)

Salvador Nogueira

A SpaceX faz neste domingo sua segunda tentativa de lançar a missão CRS-10 de transporte de carga à Estação Espacial Internacional. E ela tem um sabor especial: será a primeira a decolar da plataforma 39A, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. De lá decolou a missão Apollo 11, que levou os primeiros humanos à superfície da Lua, em 1969. O pad não é usado desde o último voo de um ônibus espacial, em 2011. A decolagem está marcada para as 11h39, horário de Brasília, e o Mensageiro Sideral transmite ao vivo, a partir das 11h30.

A missão será impulsionada pelo foguete Falcon 9, em seu segundo voo desde o acidente que tirou a SpaceX de ação em setembro do ano passado.  A exemplo de seus lançamentos anteriores, a companhia tentará pousar seu primeiro estágio para futura reutilização.

A CRS-10 levará diversos experimentos interessantes para realização a bordo da ISS. Um deles estimulará mutações numa bactéria mortal, a  Staphylococcus aureus resistente à meticilina, na esperança de que os cientistas descubram modos de combatê-la. Em outro estudo, os astronautas promoverão a cristalização de um anticorpo monoclonal humano desenvolvido pela farmacêutica Merck para tratar doenças imunológicas. Cristalização é muito mais simples e eficiente num ambiente de microgravidade do que na Terra.

A cápsula Dragon, da SpaceX, também levará o equipamento Raven, um instrumento experimental com o objetivo de testar técnicas de aproximação e atracação totalmente autônoma de veículos no espaço. Durante dois anos, o sistema deve operar na ISS comparando seus resultados automatizados com os conduzidos nas atracações manuais.

A exemplo do Raven, outro experimento que será instalado do lado de fora da estação é o SAGE III, que tem por objetivo monitorar a presença de ozônio, aerossóis, dióxido de nitrogênio e vapor d’água na estratosfera e na troposfera.

Comentários

  1. Caro Salvador,
    Gosto do seu blog e sempre estou acessando e vendo as noticias. Hoje estava vendo o vídeo do lançamento do spaceX e notei que passou uma bola redonda branca ao lado do foguete, provavelmente deve ser alguma parte do foguete, mas fiquei curioso.
    Até dei um print de tela mas não consigo colar aqui. Se você me der um email eu te encaminho a imagem.
    Um grande abraço e parabéns pelo teu blog.
    Flavio Costa
    Brasilia DF

    1. Se for o que estou pensando, acho que é a proteção dos paineis solares se soltando, logo após o início do acionamento do motor do segundo estágio. 😉

  2. Perdi o “ao vivo”, mas vi um vídeo do pouso depois… Espetacular!

    Eles conseguiram um avanço impensável em relação aos foguetes do início da exploração espacial, graças ao avanço da tecnologia. Naquela época, não tinham como controlar uma nave dessas em modo automático, era impossível.

  3. Termos vulgares utilizados, catatau, esse troço, uns trinta metros, de forma emocional e piegas, não condizente com a ciência.
    Mais seriedade. Não é divertimento, mas conhecimento.

    1. Paulo. O que você quer? Uma linguagem rebuscada e inacessível aos leigos? A ciência deve ser compartilhada da melhor forma e a simplificação pelo divertimento faz com que aprendamos muito mais se fosse apenas pelos jargões e tecnicismos restritos.

  4. Uma coisa que não se ouviu mais: e aquele lance de encontrarem moléculas “vivas” na parte de fora da estação espacial? Foi pro espaço? rs

  5. Salvador, acompanho seu blog há alguns anos e gostaria de sugerir você fazer matérias sobre: 1) as maiores estrelas já descobertas no universo, suas características e comparação com o sol; 2) os maiores planetas já descobertos, suas características e comparação com os planetas do sistema solar; 3) as maiores galáxias do universo, quantidade de estrelas e suas características (uma das melhores materiais que já li no seu blog foi uma sobre a galáxia Andrômeda); 4) o que são constelações; 5) outros temas sobre os mistérios do universo, como extração de minérios em outros planetas. Parabéns pelo blog, nota 1000.

  6. É impressionante mesmo ver esse enorme veículo voltando e pousando na vertical, como se fosse um elevador mesmo, incrível… e saber que é feito por empresas da iniciativa privada… aqui no Brasil nossos empresários ricos vão é para o carnaval.

  7. Beeeem. Meus companheiros e companheiras.
    Que tal esse Salvador…
    kkkk (desculpa a bricadeira)
    Sensacional o Lançamento da EspaçoX… Vibrei ao vivo com você.
    Tá excelente como comentarista Salvador. Parabéns

Comments are closed.