Mensageiro Sideral

De onde viemos, onde estamos e para onde vamos

 -

Salvador Nogueira é jornalista de ciência e autor de 11 livros

Perfil completo

Publicidade

AO VIVO: SpaceX lança primeiro foguete ‘usado’

Por Salvador Nogueira

A empresa americana SpaceX pode dar um passo importante rumo ao barateamento do acesso ao espaço nesta quinta-feira (30), ao tentar pela primeira vez relançar um primeiro estágio do foguete Falcon 9. “Usado” (ou “testado em voo”, como prefere dizer a companhia de Elon Musk), ele já realizou uma missão ao espaço no ano passado, impulsionando uma cápsula Dragon que levava suprimentos à Estação Espacial Internacional.

O lançador partirá da histórica plataforma 39A, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e transportará um satélite da empresa SES até a órbita geoestacionária, a 36 mil km de altitude. Concluída sua segunda missão, o primeiro estágio tentará pousar de volta numa balsa localizada no oceano Atlântico. A janela de lançamento se abre às 19h27 (de Brasília), e o Mensageiro Sideral transmite ao vivo a partir das 19h15.

A expectativa da SpaceX é que o custo dos lançamentos possa, de saída, cair em cerca de 30% com a reutilização dos primeiros estágios. Hoje, um voo do Falcon 9 não sai por menos de US$ 62 milhões. Mas esse preço precisa cair — e muito — se a companhia quiser atingir o objetivo de levar humanos a Marte na próxima década. Enquanto isso não chega, Musk já prometeu que levará dois turistas aos arredores da Lua no ano que vem. Para a missão, será preciso um foguete mais poderoso, o chamado Falcon Heavy. Fortemente baseado no Falcon 9, ele também será reutilizável e tem seu primeiro voo marcado para meados deste ano.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Blogs da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade