AO VIVO: SpaceX lança cápsula usada à ISS

Salvador Nogueira

Neste sábado (3), às 18h07 (horário de Brasília), a empresa SpaceX realiza mais uma missão de envio de carga à Estação Espacial Internacional (ISS). Seria um voo corriqueiro não fosse um detalhe: será a primeira vez que uma cápsula Dragon será reutilizada. A espaçonave já fez um voo em 2014 para a Nasa, e volta a voar agora em 2017. Acompanhe o voo, ao vivo, a partir das 17h40, com transmissão do Mensageiro Sideral e comentários do engenheiro espacial Lucas Fonseca.

 

A primeira tentativa de lançamento se deu na última quinta, mas foi interrompida por conta de más condições meteorológicas — relâmpagos na região do sítio de lançamento, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

O Falcon 9 levando a Dragon CRS-11 deve partir da histórica plataforma 39A, de onde subiram muitos voos dos ônibus espaciais e as missões Apollo, que levaram humanos à Lua entre 1968 e 1972.

A bordo da cápsula, voam cerca de 3.000 kg em experimentos e suprimentos. Uma das cargas úteis mais interessantes é o NICER, um sistema para monitoramento de pulsares, que será instalado do lado de fora da Estação Espacial Internacionais. Junto dele voa também o experimento SEXTANT, uma primeira tentativa de usar pulsares como um sistema natural de GPS (ou seria CPS, trocando Global por Cosmic?) para missões espaciais.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Aproveitando que a matéria fala de lançamento, a Índia avança mais um passo para colocar um dos seus no espaço e sem pegar carona em veículos estrangeiros.

    Índia avança em programa espacial com lançamento de foguete potente
    http://www.defesaaereanaval.com.br/india-avanca-em-programa-espacial-com-lancamento-de-foguete-potente/

    GLSV Mark III rocket conducts ‘all-up’ launch with GSAT-19 satellite
    https://www.nasaspaceflight.com/2017/06/glsv-mark-iii-rocket-launch-gsat-19-satellite/

    ISRO’s most powerful rocket GSLV Mark-III planned to be launched in June
    http://www.hindustantimes.com/india-news/isro-s-most-powerful-rocket-gslv-mark-iii-planned-to-be-launched-in-june/story-Z4hZlB7ShkC0A8n2iChtxO.html

    About the Launch Vehicle
    http://www.isro.gov.in/launchers/gslv-mk-iii
    https://en.wikipedia.org/wiki/Geosynchronous_Satellite_Launch_Vehicle_Mark_III

  2. olá amigos, reparem no filme no minuto 32:12
    é um pássaro que passa perto do primeiro estagio do foguete? qual seria a altitude que este pássaro esta?

    1. Não consegui identificar o que é. Mas a essa altitude não pode ser um pássaro, não.

  3. Viva, Salvador, Mensageiro Sideral que é verdadeiro portador de notícias que são autênticas maravilhas siderais!
    Excelente reportagem e narração.
    Uma imagem vale por mil palavras, um vídeo vale por um êilhão de imagens, e, então, um vídeo bem feito e com tecnologia apuradíssima, vale o que? Não tem preço algum!
    Em 1964, nem o maior dos visionários poderia sonhar que teríamos transmissões de altíssimo nível, assim!
    Espero que logo, em breve, possam fazer transmissões assim, de outros planetas? Já pensou, assentindo ao mergulho de uma sonda sob a sombra dos anéis de Saturno? (Até lá, as poltronas também ficarão bastante confortáveis para que possamos assistir a tal cena, que deve levar horas e horas… com imagens absolutamente hipnotizantes!)
    Grande abraço e pé na tábua, ops, no botão de acelerador do foguete para publicar notícias assim! 🙂

    1. Opa, valeu! Ainda temos problemas técnicos (a telemetria me confundiu! rs), mas essas transmissões (deles e minha) estão ficando melhores a cada dia! O futuro promete! Abraço!

      1. Nós, os humanos, não somos perfeitos. Mas existem bons e maus narradores. como os Sílvios Luiz e os Galvões Bueno da vida, rsrs. Em breve ouviremos frases como “que espetáculo, é como passear em um barco em cima de anéis de neve, e quem diria, até o branco tem suas infinidade de gamas, e com o Saturno, mais belo que uma aurora, dominando a paisagem, onipotente, como um deus romano…” ou “Só a Coreia do Norte é que faz sat~elites assim, upaaa!” Sim, tá certo, o futuro dirá! Abraços.

  4. Parabéns Salvador pela transmissão. Só pude ver agora o vídeo, mas assisti na íntegra.

    Gostaria de saber quando será a acoplagem na ISS e se haverá transmissão ao vivo. A acoplagem também deve ser legal de acompanhar ao vivo

    1. Segunda. Hoje. Já aconteceu. Deu tudo certo. E é menos legal do que parece. Por cautela, as coisas se movem leeeeeentamente nesse procedimento. rs

      1. Que bom que já aconteceu a acoplagem, e que pena que perdi hahah.

        Sobre o leeeentamente, já estou acostumado com isso pq às vezes faço acoplagens no Kerbal Space Program. Deve-se ajustar a órbita da nave com a órbita da ISS (mesma velocidade, apoapse, periapse em relação à Terra e mesmo local da órbita, cuidando para não errar o local para fazer a acoplagem. E ainda aproximar muito lentamente e com a mesmo ângulo de rotação da ISS.

  5. Salvador, vou mandar um offtopic mas é pq realmente gosto de ouvir outros pontos de vista , e para mim, considero bastante suas opiniões. Veja o que esse cara falou sobre aquecimento global, faz sentido?

    https://youtu.be/NYLDDnrNlo4

    1. Já falei sobre esse cara. É meteorologista de formação e jamais estudou climatologia. Obviamente resolveu se fazer famoso como negacionista da mudança climática. Mas tem um desempenho patético como cientista. Confira o currículo Lattes dele. Note que ele jamais publicou nada em revista científica de renome, nem é de fato CLIMATOLOGISTA. É meteorologista com doutorado em geografia.

      http://lattes.cnpq.br/3573585906523607

      1. Infelizmente no Brasil acontece destas coisas. A USP tem um grupo que resolveu ser negacionista mas não apresenta fatos concretos que corroborem as afirmações. Basta ler as teses, que são públicas. Outro famoso que se junta a eles é o Prof. Molion que trabalha na mesma linha.

        1. Eu acho tão bizarramente tosco. Começaram a falar em aquecimento global nos anos 1980. Previram um aumento de temperatura acompanhando o CO2. O que vimos, até 2017, foi um aumento de praticamente 1 grau Celsius, acompanhando o CO2, exatamente como se previa. Nesse meio tempo, os modelos foram ficando ainda melhores, corroborando essa avaliação inicial e fazendo uma projeção que está em linha com o que JÁ FOI observado. Como negar que há mudança climática se num espaço de menos de 40 anos já vimos a temperatura subir 1 grau? É negacionismo oportunista puro.

          1. Salvador, A gente viu subir 1 grau nos últimos 40 anos, mas e os dados das épocas anteriores?
            A gente sabe que tá aumentando agora, mas como anda a hipótese de o clima passar por essas variações ao longo dos tempo sem a intervenção massiva do homem?

          2. Em nenhum momento se viu variação tão repentina, salvo em grandes catástrofes, como na queda do asteroide que matou os dinos.

          3. Sempre que lei o MS, fico eufórico e muitas vezes pessimista.
            A gente vê a realidade de como o pensamento científico é tratado no dia a dia, e fica se sentindo um nada, sem poder fazer muita coisa pra melhorar.
            Ao mesmo tempo, vem aquela esperança, pra mim o Salvador é mesmo um herói. Espero que haja muitos por aí se espelhando nele pra continuar esse trabalho nas futuras gerações!

          4. Acho que cada leitor do blog, ao chegar nele, já é uma espécie de herói do pensamento racional. E, depois que sai dele, ganha um upgrade: é um herói com uma missão — espalhar o pensamento racional aonde for. 😉

  6. Assisti mais este lançamento monumental. Isso me fascina. Fico impressionado com show da engenharia aeroespacial. Figo empolgado e desta vez, fui ditador obrigando meus dois netos a assistir comigo. O grand finale da aterrissagem, no lugar certo, sem qualquer desvio e completamente vertical, parece uma mágica do futuro. Parabéns a todos e principalmente a você Salvador, que nos propicia a oportunidade que ver coisas tão espetaculares.

    1. Quanto o foguete Falcon 9 faz aquela curva, fica bem claro que a terra é plana e o mesmo estava se nivelando para atingir o objetivo pois se continuasse de bico para cima conforme foi lançado, estaria se remetendo para o espaço sideral, perdendo-se na imensidão do cosmo. Assim e mais uma prova de que a terra é plana. Agora com sua licença vou me retirar para alta idade média, conforme ordenou o chefe do blog.

      1. Isso, volte para a Idade Média. Você não viu o aviso no começo da transmissão? Esse vídeo não é indicado para você. Está além da sua compreensão. 😉

    1. Então ela foi quase que integralmente refeita, e o custo deve ter sido muito elevado, quase o valor de uma nova!
      Você já falou que é inviável a reutilização do primeiro estágio dos lançadores que não fazem pouso vertical, pois o custo da recuperação é muito alto, fiz o mesmo raciocínio!

      1. Também acho que teve muita manutenção para revoar a Dragon de carga — tanto que só agora fizeram pela primeira vez. A Dragon 2 acredito que será mais econômica, pois prevê-se que pouse com retrofoguetes, como o primeiro estágio do Falcon 9, e não com para-quedas no oceano. Ainda assim, no mínimo o escudo térmico terá de ser trocado a cada voo.

        De toda forma, suponho que, mesmo com a Dragon 1, seja mais econômico o refurbish do que lançar uma nova. A SpaceX, afinal, é uma companhia privada. Vai fazer o que for mais barato para cumprir seu contrato com a Nasa.

      2. Esse pessoal trabalha com metas para avançar depois. Mesmo que tenha custado até mais caro do que uma nova, o objetivo é a geração de conhecimento e tecnologia no processo de recuperação e reutilização. Certamente este conhecimento foi gerado e vai ser utilizado no aperfeiçoamento de novas cápsulas. O que empolga nas novas iniciativas privadas americanas de acesso ao espaço é a dinâmica e o excelente trabalho de engenharia que realizam. E não menos empolgante é a coragem de ousar, sem medo do fracasso.

  7. O foguete Falcon 9 da companhia de Elon Musk, o SpaceX, levará carga de suprimentos com a cápsula Dragon reaproveitado à ISS,
    com pouso de retorno programado para estacionar na base móvel no oceano pacífico.

    O artefato permanece em modo de espera, e em condições totalmente seguras para retomar o procedimento de lançamento na base Kennedy Space Center da NASA, na Flórida. A expectativa é maior, pois a cada lançamento, a empresa pretende economizar milhões de dólares para outras missões eminentemente comerciais.

    1. Bem, raio é a luz, trovão é o barulho. Mas tecnicamente você está correto. Ninguém se preocupa com barulho em lançamentos de foguete. O problema era eletricidade. Corrigirei para “relâmpagos”. 😛

      1. Tenho cá minhas dúvidas. O momento do lançamento é tão crítico e as ressonâncias mecânicas envolvidas tão importantes que acho sim que eles podem se preocupar com os trovões. No INPE tem uma sala especial onde se coloca um foguete inteiro para analisar o comportamento num ambiente de ondas sonoras. Logicamente são muuuito mais intensas do que as provocadas por trovões. Mas acho que em determinadas fases do lançamento as ondas sonoras dos trovões podem não ser desejadas.

    1. não podem não!! morrem logo depois de algumas dezenas de quilômetros!!! Primeiro, seria bem difícil chegar aos tais “outros planetas”… está falando de marte? vênus? jupiter? saturno? ou uma de suas luas??

      mas o fato é que, com a tecnologia atual, ainda não podemos alcançar alturas tão longas, nos desprender tanto de nosso planeta mãe! ainda temos muito medo de uma viagem sem volta!

    2. não somos bactérias, ou vírus!! nossa busca tem um propósito maior!!! não queremos simplesmente “infectar” um mundo novo! queremos saber de onde ele veio, quais suas diferenças e semelhanças em relação ao nosso… nossas ações e decisões não são irracionais, mas têm uma direção, um propósito… queremos responder perguntas, e isto nos une sabemos ser capazes de respondê-las, quaisquer que sejam as formas delas se apresentarem a nós!

    1. Não, eles devem responder pelo que fizeram… Por terem abusado do poder dado a eles por nós mesmos, por não saberem controlar isto… Eles DEVERIAM saber controlar!!! Nós demos poder a eles esperando isto, que eles tivessem tal capacidade!

    2. políticos corruptos devem ir pra cadeia! não souberam honrar a confiança que depositamos neles… Foram colocados lá onde estão para NOS SERVIR!!! Eles são NOSSOS funcionários, e precisam entender isto!!! Qualquer coisa diferente disto é aberração!

Comments are closed.