Mensageiro Sideral

De onde viemos, onde estamos e para onde vamos

 -

Salvador Nogueira é jornalista de ciência e autor de 11 livros

Perfil completo

Publicidade

AO VIVO: SpaceX lança cápsula usada à ISS

Por Salvador Nogueira

Neste sábado (3), às 18h07 (horário de Brasília), a empresa SpaceX realiza mais uma missão de envio de carga à Estação Espacial Internacional (ISS). Seria um voo corriqueiro não fosse um detalhe: será a primeira vez que uma cápsula Dragon será reutilizada. A espaçonave já fez um voo em 2014 para a Nasa, e volta a voar agora em 2017. Acompanhe o voo, ao vivo, a partir das 17h40, com transmissão do Mensageiro Sideral e comentários do engenheiro espacial Lucas Fonseca.

 

A primeira tentativa de lançamento se deu na última quinta, mas foi interrompida por conta de más condições meteorológicas — relâmpagos na região do sítio de lançamento, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

O Falcon 9 levando a Dragon CRS-11 deve partir da histórica plataforma 39A, de onde subiram muitos voos dos ônibus espaciais e as missões Apollo, que levaram humanos à Lua entre 1968 e 1972.

A bordo da cápsula, voam cerca de 3.000 kg em experimentos e suprimentos. Uma das cargas úteis mais interessantes é o NICER, um sistema para monitoramento de pulsares, que será instalado do lado de fora da Estação Espacial Internacionais. Junto dele voa também o experimento SEXTANT, uma primeira tentativa de usar pulsares como um sistema natural de GPS (ou seria CPS, trocando Global por Cosmic?) para missões espaciais.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Blogs da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade