Mensageiro Sideral

De onde viemos, onde estamos e para onde vamos

 -

Salvador Nogueira é jornalista de ciência e autor de 11 livros

Perfil completo

Publicidade

Um jipe solitário na montanha marciana

Por Salvador Nogueira

Cinco de junho de 2017. Era apenas mais um dia de trabalho para o jipe robótico marciano Curiosity. Mas, do alto — bem do alto — ele era vigiado. Seu colega de exploração, o Mars Reconnaissance Orbiter, sobrevoava naquele momento a região da cratera Gale e não perdeu a chance de fotografar o rover. A bela e poética imagem da “bisbilhotice” (acima) acaba de ser divulgada pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.

Mais do que voyeurismo espacial, imagens como essa — que são tiradas de tempos em tempos — ajudam os cientistas a planejar os próximos avanços do Curiosity e se certificar de que ele está se deslocando na direção desejada.

No mesmo dia em que foi fotografado pelo MRO, o jipe também tirou lá suas fotinhas. Confira uma delas.

Imagem do Curiosity retrata o cenário na parte baixa do monte Sharp, em Marte, no dia 5 de junho de 2017. (Crédito: JPL/Nasa)

O jipe continua na longa subida do monte Sharp, investigando pelo caminho fascinantes conjuntos de rochas sedimentares que retratam o passado “molhado” do planeta vermelho.

BÔNUS: Uma viagem virtual a Vênus

Enquanto o Curiosity segue explorando Marte, faça um tour guiado pelo “gêmeo mau” da Terra, o misterioso planeta Vênus, acompanhado pelo Mensageiro Sideral, no mais novo episódio da série “Exploração do Sistema Solar 360”.

Para ver os episódios anteriores, clique aqui.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Blogs da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade