Sinal de rádio vindo de Ross 128, estrela a 11 anos-luz de distância, intriga astrônomos

E o próximo número sorteado no imprevisível bingo da busca por inteligência extraterrestre é: Ross 128. No meio da semana passada, pesquisadores ligados ao radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, comunicaram a seus colegas a detecção de sinais de rádio estranhos vindos dessa pequena estrela anã vermelha a apenas 11 anos-luz da Terra.

Com isso, a bola foi passada também a outros cientistas, dentre eles os do Instituto SETI, na Califórnia, que estão usando o Allen Telescope Array para confirmar ao menos que o sinal existe mesmo e está vindo de Ross 128. O que não vai ser fácil — o único outro radiotelescópio no mundo que seguramente poderia detectá-lo é o chinês FAST, que, no entanto, ainda está em fase de calibração.

Esses são os fatos. Mas não, ninguém acha a essa altura que tenhamos detectado mesmo uma transmissão proveniente de uma civilização extraterrestre. Há possíveis explicações muito mais convincentes do que essa para o sinal.

“Nós não sabemos a origem desses sinais mas há três explicações principais”, diz Abel Mendez, da Universidade de Porto Rico, líder da descoberta. “Elas poderiam ser emissões de Ross 128 similares a erupções solares do tipo II, emissões de outro objeto no campo de visão de Ross 128, ou apenas um disparo de um satélite em órbita alta, já que satélites em órbita baixa se movem rapidamente para fora do campo de visão.”

Mendez aponta que cada uma das três explicações favoritas tem problemas. Erupções solares de tipo II normalmente ocorrem a frequências muito mais baixas, não há muitos objetos próximos no campo de visão de Ross 128 e nunca vimos satélites produzirem disparos de rádio como este. Ainda assim, ele ressalta, a hipótese de inteligência extraterrestre vem no pé da lista de possibilidades.

Por quê? Por duas razões. Primeiro, porque o sinal é tudo que não esperávamos de uma transmissão deliberada de alienígenas. Em vez de adotar uma banda estreita (como nossas transmissões de rádio, que se concentram numa única sintonia para usar melhor a energia disponível), o sinal tem uma banda larga, típica de fenômenos naturais. Ele também não está na faixa de frequências tipicamente associada à busca de inteligência extraterrestre (entre 1,42 GHz e 1,66 GHz) e sim na banda C, entre 4 GHz e 5 GHz. (Com efeito, os pesquisadores estavam colhendo dados para estudar atividade estelar e, com alguma sorte, detectar planetas, mas não procurar as transmissões de um Datena alienígena.)

Segundo, porque “inteligência extraterrestre” é, por padrão, sempre a hipótese menos provável. “Afirmações extraordinárias exigem evidências extraordinárias”, lembra? Para ETs entrarem no jogo, precisamos descartar todas as hipóteses mais mundanas.

Detecção original foi feita com a antena gigante de Arecibo (Crédito NAIC)

O QUE EXATAMENTE FOI DETECTADO?

O sinal consistiu em pulsos quase-periódicos, observados em 12 de maio e descobertos nos dados somente duas semanas depois. “Esse sinal não só se repetia com o tempo, mas também ia descendo pelo sintonizador do rádio, algo como um trombone indo de uma nota mais alta para uma mais baixa”, descreveu o astrônomo Seth Shostak, do Instituto SETI. “Isso era estranho, de fato.”

Diante do mistério, novas observações foram feitas por Arecibo no último domingo (16), em parceria com o Telescópio de Green Bank e o já mencionado Allen Telescope Array. Mas ainda não foram emitidas quaisquer conclusões sobre essas novas observações.

Ross 128 já esteve na lista de diversos programas de “escuta” SETI no passado, e nunca algo suspeito foi encontrado. Provavelmente, há uma explicação natural para essa nova descoberta — ou talvez a “clássica” interferência de rádio artificial vinda da Terra, que já “sabotou” tantos sinais promissores no passado. Mas, em ciência, nunca se pode tomar uma probabilidade por uma confirmação. É preciso checar. E os cientistas não estão perdendo tempo para fazer isso. Prometem analisar os novos dados até o final da semana.

“Claro que é possível que Ross 128 vá perder seu anonimato e se tornar o primeiro sistema estelar a mostrar boas evidências de inteligência extraterrestre”, provoca Shostak. “Mas é provável — pelo menos com base em experiências passadas — que iremos encontrar outra explicação, menos romântica, para o mistério que no momento envolve este objeto. Essa é, claro, uma ocorrência frequente para qualquer um que conduza exploração, e dificilmente é causa para desencorajamento; é, sim, um incentivo para continuarmos a busca.”

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Cientistas traduziram o sinal alienígena: “Somos carnívoros… Estamos com fome…” rsrs brincadeirinha, claro!

  2. Salvador, como sempre suas matérias são de extrema valia.

    Sobre a galerinha que escreve besteira aqui, acho que você já deve estar acostumada. A internet virou um antro de baboseiras sem tamanho, não se preocupe com isso (para todos os tipos de “trollagem” que você lê aqui). Acredite, tem muita gente interessada no seu material e que vê com muito bons olhos o que você publica aqui.

    Um grande abraço.

  3. Quando eu era criança, vi um ser em deslocamento à noite no espaço. O sentido do deslocamento era em linha reta como se fosse de Oeste a Leste. Porém era muito alto e o ser deslocava-se em Zig Zag. Subi no fusca que estava na garagem para tentar observar um pouco mais. Acredito que foi na década de 90. Tem cientistas que acreditam que se tem seres muito inteligentes, a ponto de visitarem nossa galáxia, eles não teriam muito interesse em interagir conosco. Ou seríamos mortos ou ignorados. Ele até faz a comparação dos humanos encontrando um formigueiro: ou ignora ou pisa em cima? Não teríamos interesse em interagir com formigas (seres inferiores). No máximo, observamos, estudamos, etc.

    1. Se encontrarmos dito as “formigas” em outro outro planeta, certamente não as tratariamos de modo desdenhoso, e passariamos a tratar as nossas com dignidade. Até porque nada nos leva a crer que sejamos topo de escala. Além do mais, pela Ética Maior, quero acreditar, cosmicamente, que tendo a Vida em uma infinitude possível de Matrizes Diversas aos extremo, a valorização solidária interativa é de uma importância e prestígio prioritário, principalmente para qualquer inteligência avançada na compreensão holística da evolução no Universo.

  4. Uma duvida. De qualquer forma estamos vendo o passado, correto? Essa emissão de sinal ocorreu há 11 anos atrás e se iniciarmos uma “conversa” com eles, a diferença entre pergunta e resposta seria de 22 anos? É isso? Devido a distancia de 11 anos luz

  5. Uma dúvida, de qualquer forma estamos vendo o passado correto? Se esta a 11 anos luz de distancia, esse sinal ocorreu a 11 anos atrás? E se por acaso forem mesmo extraterrestres e iniciarmos uma “conversa” a diferença entre pergunta e resposta seria de 22 anos??

  6. Enquantto isso… na sala de justica CCJ chegam sinais de corrupcao, compra de votos e subornos feitos pelo Temer… e os parlamentares brasileiros figem nao ouvir e os bate-panelas fingem nao saber… Quem nos salvara?

  7. Duro mesmo vai ser pros caras lá na Ross 128 terem que ouvir os sinais de rádio gerados aqui na Terra ultimamente… Mayara e Maraysa e Wesley Safadão ecoando no cosmos, meu deus…

  8. Carta para vida inteligente alienígenas.

    Olá,
    Somos do planeta Terra, considerados a forma de vida inteligente, é verdade temos potencial, mas também temos cada ideia!
    Nossa fraqueza é a arrogância de acharmos que somos sensacionais.
    Somos egoístas! Duvidamos de algo maior e melhor e duvidamos das evidências.
    Mas mesmo assim somos bem lá no fundo , interessantes e amáveis. Nem todos nós temos bom senso mas nossa natureza nos impulsiona a descobrir e questionar sempre.
    No mais a paz da ordem ao caos.

    1. Na verdade são mais ou menos 100 trilhões de km. E sim, eu acho perto. Você já mediu o tamanho do Universo? 😛

    2. é relativo… uma bactéria deve achar 1cm uma distância incomensurável a ser percorrida…

  9. Hoje mais cedo postei um comentário com uma crítica.
    O comentário foi deletado. São aceitos somente comentários com elogios?
    Críticas não são bem vindas? Existe censura?
    Faz parte da política do UOL (do qual sou assinante há anos) que comentários sejam deletados ainda que não contenham ofensas, linguagem chula e etc.?

    No post anterior questionei a chamada da matéria que, a meu ver, não era condizente com o conteúdo da mesma. Achei o subtítulo sensacionalista.

    Um leitor é induzido a ler uma matéria e não encontra o que foi apregoado. Ora, este leitor pode desanimar de ler matérias do próprio blog ou mesmo de ciência em geral. E todos sabemos o quanto anda em decadência a ciência em nosso país. Seria um desserviço.

    O site ostenta o nome de “Mensageiro Sideral” – de Sidereus Nuncius, livro de Galileu Galilei. O que diria Galileu se soubesse que o título de seu livro se presta a um blog que pratica a censura da qual ele mesmo foi vítima? Que ironia! Que deprimente!

    Estou curioso para saber se este post será censurado também…

    1. Vai procurar o seu comentário, porque eu publiquei e respondi, tá?
      Galileu manda lembranças.

      1. Eu procurei. Virei e revirei várias vezes de cima a baixo e não encontrei.
        Ontem quando postei às 11:03pm o post apareceu por uns segundos e depois sumiu.
        O da tarde, idem.

    2. José. Nota-se que você é um leitor novo do Mensageiro Sideral. Dizer que o Salvador pratica censura em seu site é completamente incoerente com o que se vê aqui ao longo dos anos. Sabe aquele do Prefeito que chega atrasado a despedida do padre?

        1. Então não tinha lido os comentários… Vide quantas postagens tem aqui, e tem gente que acredita em Nibiru, tem religioso fanático, tem quem não acredita que o homem foi à Lua… e o Salvador não censura ninguém, a não ser que o cara escreva um monte de palavrões (às vezes, até isso passa), ou o cara é incoerente e repetitivo demais.

          Acho até que ele censura pouco…

      1. Quanto ao conteúdo não há o que criticar. Excelente material.
        Só achei errada a chamada.
        E continuo achando.

        1. Junte-se ao time. Suas considerações são importantes.
          O Salvador não barra ninguém que tenha um mínimo de raciocínio e educação.
          Como disse o Radoico, até que ele censura pouco…

  10. Parabéns pela reportagem Salvador! Você sempre trazendo informações atualizadas sobre pesquisas e descobertas sobre o oceano Cosmico!

    No meu ponto de vista dificilmente estes sinais detectados de radio pode ser causado por fatores naturais e não por seres com uma tecnologia de emissão de sinais de rádio. Vida no universo e quase certo que exista, não da forma que tendemos a crer que iremos encontrar “seres com inteligencia, tecnologias eu muitas vezes caracteristicas humanas”, mas sim seres microbiologicos, seres mais primitivos. E necessário muitos fatores para que a vida chegue a um estágio de evolução tecnológica(inteligência) da qual temos hoje além dos riscos da autodestruição. Ex. No nosso mundo mesmo a maior parte de vida do nosso planeta, foi dominado por Dinossauros e estes nunca foram capazes de emitir nenhum sinal ao espaço.

    Acredito na existencia da vida sim, sobre os ETS e viajantes do espaço eles existirão SIM, e esse seres seremos nós os >>humanos<< que estaremos viajando pelo universo visitando outros planetas, outros sistemas planetarios enfim viajando nesse imenso OCEANO COSMICO e entendendo mais sobre ele e também sobre nossa própria origem.

    Quantos aos comentários negativos ou sem fundamento que vejo sendo postados aqui meu caro S.Nogueira devem ser ignorados e também que não atrapalhe na sua motivação em buscar informações atualizadas sobre esses assuntos ! Gosto também de seus comentarios!

    Parabéns pelo artigo, e agora vamos aguardar pelas conclusões que serão feitas sobre os sinais detectados.

    Att,
    Izaias

    1. Estamos no subúrbio da Via Lactea, com mais de 100 bilhões de estrelas, com pelo menos mais 200 bilhões de galáxias com mais 100 bilhões de estrelas cada uma, em um universo que pode ser multi, sendo que toda massa corresponde a 5% do universo – o restante massa escura e energia escura que sequer compreendemos tendo a sorte de estarmos em uma zona habitável e conscientes que outras formas de vida prosperaram por mais de 160 milhões de anos e temos apenas 200 mil anos evoluídos e 10 mil anos estruturados como sociedade e vcs ainda acham que sabem alguma coisa sobre vida Alienígena?

    2. João, permita-me discordar. Acho profundamente arrogante acreditar q somos superiores. Se aqui na Terra essa superioridade está destruindo a vida e tudo que levou bilhões de anos para surgir em um piscar de olhos, imagine estender essa superioridade a um Universo inteiro. Qd falta a humildade de enxergar a natureza e o Universo tais como são, a vida fica muito pequena (e não o contrário).

  11. me matei de rir com os comentarios da galera….sem duvida sensacionais…espirituosos!!!..a verdadeira ciencia da diversao ……muito bom estar c vcs….valeu mais que a reportagem em si…ja que o tema e sempre o mesmo…o cosmo resmunga e ninguem entende nada …so nos aqui dos comentarios….kkkkkkkkkkkk..abs

  12. O sergio moro podia arrumar uma nave e mandar todos esses politicos brasileiros para o espaço ai você vai ver esses extraterrestres fugir dos planetas aonde vivem

  13. Já no início da matéria dizem que só há um equipamento capaz de detectar esse sinal e um outro está em construção, então, como encontraram esse sinal e, além de dizer que é da Ross 128, sugerem que é proveniente de uma civilização extraterrestre? Fake News.

    1. Já no início da matéria dizem que só há um equipamento capaz de detectar esse sinal e um outro está em construção, então, como encontraram esse sinal

      Vamos lá. O sinal foi detectado por Arecibo, e precisa ser confirmado por outro telescópio. Porém vão TENTAR confirmar com um TERCEIRO envolvido, o Allen Telescope Array, já que o OUTRO telescópio capaz de CONFIRMAR o que FOI DETECTADO por Arecibo, ainda está em construção.

      além de dizer que é da Ross 128, sugerem que é proveniente de uma civilização extraterrestre?

      Pode ser. Não significa que seja.

      Fake News.

      Analfabetismo funcional.

  14. Para que serve o Projeto SETI? Para informar a possíveis alienígenas que existimos? Se os humanos extinguiram raças similares pelo domínio do planeta como os Neandertais, outra raça que aportar por aqui não vai querer fazer o mesmo conosco? Na minha opinião não deveríamos procurar alienígenas, deveríamos ficar bem quietinhos aqui e explorar o nosso Sistema Solar.

  15. Acho que deveriam dar mais atencao a humanidade em nosso planeta, pois tem milhoes com fome, milhoes desempregados e milhares de corrupitos espalhado pelo nosso planeta, que nao estao preocupados com isso.

    1. Acho que deveriam dar mais atencao a humanidade em nosso planeta, pois tem milhoes com fome, milhoes desempregados e milhares de corrupitos espalhado pelo nosso planeta, que nao estao preocupados com isso.

      E quantos você alimentou, empregou, denunciou e deu atenção esta semana?

  16. Sou um ignorante no assunto, mas os espiritas comentam muito a vida espiritual, colonias
    Existentes nas quais podem ser avisos espirituais,meu mesmo ja viajei nesse mundo
    Espirita a bordo de um Airbus. Tenho contato com seres espirituais. Sei que os cientistas
    Nao acreditam esse lado. Entao, porque esses espiritos mantem contatos os medios ?
    Vi ministerios do plano espiritual (da recuperaçao) dos pronto socorristas que buscam
    Mortes coletivas. Tomei conhecimento que o ex astro do cinema passado. Clark Gables,
    E um socorrista. Isso, deveriam estudar o assunto, nao e invencionismo, o serio chico
    Xavier recebia milhares de psicografia do alem.

  17. Por mais que eu tente entender não acho que tenha vida fora daqui porque se tivesse já teria aparecido

    1. Vida inteligente existe fora da terra, e mais próxima do que imaginamos. Logo nos será revelado. Anotem o que eu digo. Aliás, mais inteligente que nós.

      1. Arrã. Tá “serto”. Avisa o SETI então, fala pra eles pararem de procurar, já que o Habreu desvendou o “mistério” dos extraterrestres!

  18. Na minha singela opinião, se acabarem com a fome no planeta, a corrupção de um modo geral, as guerras, as drogas; a pobreza, a pobreza de espírito, o desemprego, igualdade social, erc…, sem dúvidas, teriamos uma nova terra . Já seria um novo planeta.

    1. Eu acho engraçado como todo mundo cobra os outros para tentar acabar com as desgraças da Terra, mas ninguém fala o que está fazendo para ajudar.
      Eu tento colaborar para diminuir o analfabetismo científico, que leva mães a pararem de vacinar filhos, doentes buscarem tratamentos alternativos e morrerem, entre outros absurdos. Se o analfabetismo científico diminuir, o sofrimento humano também vai diminuir bastante. E você, o que está fazendo para melhorar o planeta? Vamos parar de mimimi e sermos pró-ativos? 🙂

      1. Você realmente se acha um cara inteligente escondido atrás da ciência. Isso deve te trazer uma confiança que você nem de longe é um ser ignorante, certo? Saiba que existem muitas coisas fora da capacidade da ciência atual e pessoas como você realmente nunca vão realmente conseguir transcender para um conhecimento mais elevado. Muitos cientistas de verdade pensam assim e não assumem meras verdades temporárias como verdades absolutas.

          1. Tá certo. Os fodões mesmo entendem de astrologia, religião, conspiração, socialismo. Coitados dos burraldos, que precisam de ciência pra se esconder atrás dela.

      2. Eu, tenho a cabeça voltada para questões como meio ambiente, consumo consciente, e não
        este capitalismo doentio voltado para o consumo a qualquer preço, não j jogar lixos na rua
        como acontece no Brasil, que parece que são pessoas que vivem em um chiqueiro. Parece
        pouco, mas e valido. Eu não perco uma matéria sua, porque sou fascinado em astronomia
        e vc utiliza uma linguagem fácil para um leigo entender.

          1. Eu não cobro paywall. Eu sou só o jornalista pago para escrever, não sou eu quem cobra.

          2. Aixe, já escrevi aqui e esse Eu não é o Eu(TM)…

            Querer coisas de graça é atitude de criança que não sabe que nada vem de graça, os pais produzem ou compram o que podem para seus filhos.

            Quando a gente cresce, os pais param de pagar tudo pra gente, então, está na hora de se acostumar a pagar pelo que você quer.

            Informação de qualidade custa muito caro para ser produzida e até que o UOL e a Folha são muito baratos. Uma assinatura da Folha sai por 1,00 por dia, tenho certeza que você gasta muito mais em bobagem por aí.

      3. Socialistas que não abrem mão do seu pelo social, capitalistas que buscam recursos do governos para não sucumbir devido a sua ineficiência em operar no mercado, religiosos que só aceitam os erros dos outros e professores que desconhecem o método científico. Eis o mundo.

    2. Além de não entender NADA de ciência, não entende NADA de economia básica. Esses comentários são pra lá de ridículos.

  19. 11 anos luz é proximo se for ver, se está civilização estiver uns 100 anos a nossa frente, cuidado,,,,,,, pondem estar chegando pois, 22 anos a uma velocidade de 150.000 km/h que é metade da velocidade da luz não é impossivel, pode ser uma civilização parecida como a nossa e perigosa……

  20. Salvador,acredito que esses sinais sao de extraterrestres. Toda semana assisto programas do National Geografic a respeito,inclusive informaçoes de bases alienigenas na Antartida,na Russia. O que se comenta sobre a Passagem Datlov quando 13 estudantes morreram de forma inesperada em 1958 nos Montes Urais,com traços de selvageria linguas arrancadas,faces desfiguradas. O local e de avistamento de naves extraterrestres e com a existencia de Pe Grandes. Ainda e um misterio. Gostei do assunto.Abs

    1. Russia, Antártida, línguas arrancadas, naves extraterrestres, Pé Grande, tudo no mesmo parágrafo! Não tem como não ser ciência!

  21. A vida no universo, como conhecemos, é muito difícil de ser dectetada pois as transmissões comunicativas são de pouco alcance em relação às distancias astronômicas, além de ser necessária o nível de tecnologia desta possível civilização. E 11 anos-luz convenhamos, não é tão distante assim de nosso mundo…

      1. Ôps! 1 ano-luz corresponde a 9,5 trilhões de quilômetros(e não quatrilhões)! Alguém caprichou nos zeros, hehehe…

  22. É certo que não somos os privilegiados, entendo que eles, desse planeta, estão em estágio parecido com o nosso.
    Os EXTRAS, já estão entre nós…

  23. Eu ia passar roupa e li o artigo e todos os comentarios; meu bb dormiu ao meu lado. Acabou os comentarios e vou fazer o q tenho q fazer. Mais por favor!!! 🙂

  24. Se o barulho for uma mistura de chorinho com uma tremidinha já sei o que é. Marias assim na terra como no céu .

  25. Parabéns Salvador Nogueira, considero teu blog é um dos dez melhores da Internet brasileira e disparado o melhor de conteúdo jornalístico científico; informação e conhecimento com bom humor, interatividade e qualidade. E ainda tem os malas ‘nibirutas’ e ‘terraplanistas’ de bônus..hahahaha. Só mesmo teu salário de ministro do STF pra compensar tanto sofrimento pela ciência. Parabéns pelo belo trabalho.

    1. Rapá, se eu tivesse um salário de ministro do STF, tava felizão com terraplanostras e nibirutas… rs

  26. euntambem vi esse tubo metalico no ceu de minha cidade eu e minha filha ele era como tubo de metal brilhant i eu o segui por varios minuto parei o carro e fiquei olhando logo apareceu uma nuvem esse tubo se escondeu dentro dessa nuvem i eu esperei anuvem mudar de lugar i pra min sabe o que aconteceu ANUVEM PASSOU E O OBIJETO SUMIU NA NOSSA CARA FOI INPRESIONANTE PORQUE O OBJETO RELUZIA COM NTRA O SOL NUNCA MAIS A VI ATE PENSEI QUI FOCE ALGUM SATELITE MAS NAO ERA ESTAVA NUMA ORBITA MUITO BAIXA ESSE E MEU RELATO

    1. Olá. Tive a mesma experiencia que vc. Eu e meu país estávamos voltando de Botucatu SP sentido a Rodovia Castelo Branco e vimos o mesmo Objeto com brilho metálico e sumiu atrás de uma Nuvem.

  27. Nao se preocupem eu moro aqui em varginha e conheco o et de varginha ha muito tempo. Ele é um grande amigo meu e eu mandei uma mensagem no watsap dele perguntando se ele pode falar oq sao aqueles sons. Assim que ele responder eu falo ok

      1. A Idade Média passou e ainda há quem queira sobrepor a crença religiosa e os dogmas especulativos sobre a racionalidade!

  28. O que me incomoda é que o ser humano, com exceções obviamente, vem num eventual contato e interação com inteligências extraterrestres a possibilidade de adquirir tecnologia assaz suficiente para se sobrepor aos demais humanos.Seria uma nova forma de como fabricar o “fogo”? A humanidade terrena ainda não está espiritualmente evoluída para qualquer aproximação física; somos destrutivos demais. Ainda não aprendemos a nos respeitar como uma raça única, como vamos enxergar e se relacionar com eventuais et’s? E como eles nos verão? Como parte de uma humanidade mais ampla? A ciência não deve ser cerceada porque é através dela, da boa ciência,que chegaremos a descobrir o verdadeiro sentido da vida e nos aproximaremos do Criador, haja vista que até hoje as religiões se prestaram apenas para nos separar e enxergar a terra de sangue. Porém, a ciência somente obterá algum progresso efetivo e real na busca por vida inteligente extraterrena quando alcançarmos crescimento espiritual, ético e moral suficientes. Não é contra-senso mas ciência sem evolução espiritual é como pular de paraquedas sem paraquedas.Não tem nada de místico ou religioso mas pensemos; em tese sendo superiores a nós outros, é improvável que os et’s venham ao nosso planeta e se disponham a estreitar laços com seres tão maldosos e violentos como nós! Acredito que no passado seres extraterrenos tenham habitado entre nós e colaborado no progresso humano. Hoje a situação é outra, o homem evoluiu muito materialmente, não é mais simples e ignorante, tem gênio criativo suficiente até mesmo para atemorizar ET!

    1. Está certo. Nosso planeta sofre os efeitos de um cordão sanitario. Ninguem vai entrar em contato conosco. Somos muito perigosos.

    2. Ótimo comentário, Daniel Miranda. Apesar de alguma evolução no campo científico, o homem ainda está aquém de inteligências extra terrestres, se é que os existem. Somos medíocres, hipócritas e egoístas. Se não há conciliação entre nós mesmos, se agimos como verdadeiros selvagens, como vamos interagir com inteligências superiores? O universo é imensurável, e nossa pequenez equidistante.

    3. Ótimo comentário Daniel! Se for verdadeira a existência de ETS, nos ficaríamos mais preocupados e possivelmente nos organizaríamos melhor, penso eu..

    4. Perfeito o comentario Daniel, infelizmente na grande maioria dos seres humanos o crescimento espiritual, etico e moral esta regredindo.

    5. De onde você está teclando? Pq comprou um aparelho pra usar a internet? Pq contrata conta de internet? Tem gente passando fome e você preocupado em debater na internet e gastando dinheiro com isso? mas que absurdo! Só falta me dizer que você também tem um carro…

  29. Favor confirmar ou não.
    Estamos num sistema planetário (solar) que incluindo-se vários sistemas planetários, milhões, forma apenas UMA GALÁXIA.
    E galaxia, como esta que estamos, existem milhões.
    Seria o universo isso??

  30. Se chegar no Brasil deve descer em Brasilia primeiro e acabar com todos os políticos em atividades .

  31. Salvador, vejo financiamento à pesquisa em todos os países, mas no nosso querido Brasil, houve por parte do governo federal um corte significativo em pesquisas, sendo que laboratórios distribuídos pelo país com falta de energia, água e equipamentos quebrados sem verba para manutenção, acredito que na área de astronomia também deve ter ocorrido. Sem querer entrar no mérito politico partidário, estamos andando para trás, o corte em pesquisa foi mais de 4 bilhões enquanto para barganha com parlamentares para permanência no poder foi de 1 bilhão (portal da transparência), por fuera deve ser muito mais, eu estou enojado e você?

    1. Acho que nem podemos entrar no mérito partidário, porque os cortes já começaram anos atrás e são resultado de um gasto superior à arrecadação do governo. Vai dar desconto e empréstimo a juros baixos pra gente como Eike e Joesley, acaba assim… 🙁

      Mas sim, tudo isso me enoja. Embora não surpreenda. A todo post vem tanta gente aqui dizer que ciência é desperdício de dinheiro. A política só reflete o povo, nesse caso…

      1. Salvador, como vc é uma pessoa sempre ponderada, não se esqueça q os mesmos empréstimos a juros baixo foi dado por anos a fio para o desenvolvimento da cadeia de produção e expansão da energia eólica no país; para empresas de base tecnológica que fazem parte do projeto Sirius e assim vão tantos outros. Jogar a água suja do banho é uma coisa, colocar junto o bebê é outra. Segundo ponto: uma coisa é cortar sem “matar”, a outra é estrangular para “matar” ou trazer danos até irreversíveis. Embora cortes sejam cortes (e a comunidade científica está correta em reclamar tanto num caso quanto no outro), há diferenças de dimensão e lugar entre eles. Acho melhor nos abstermos da política, senão isso aqui vai virar um fuzuê ainda maior, porque fico impressionado com o reflexo do q a falta de uma cultura científica causa nesse microuniverso de comentaristas representados aqui. Não q eu me considere iluminado, dono da verdade ou melhor do que ninguém.

  32. Penso que decorre misturador de vozes do Temer. É pura interferência sideral. Simples assim.

  33. Na página principal do UOL lê-se na chamada da matéria:
    “Astrônomos ouvem sinal e se esforçam para afastar hipótese de aliens”
    No texto da matéria lê-se:
    “Mas não, ninguém acha a essa altura que tenhamos detectado mesmo uma transmissão proveniente de uma civilização extraterrestre. Há possíveis explicações muito mais convincentes do que essa para o sinal.”

    Se ninguém ainda acredita em contato por que a chamada foi redigida assim?
    A meu ver uma coluna de conteúdo científico tem que ser mais cuidadosa.

    1. Embora eu não tenha redigido a chamada no UOL, concordo com ela.
      Ao buscar uma explicação natural, os cientistas tentam afastar uma hipótese artificial. É a mesma ideia, com sinal invertido.

      1. Não concordo.
        “Astrônomos se esforçam” dá a entender que é muito difícil provar que não seja sinal inteligente.
        “Há possíveis explicações muito mais convincentes” dá a entender que é muito fácil.
        É contraditório.

        1. Ambos realçam que ainda não sabemos o que é.
          Mas tudo bem, é um direito seu achar que a chamada foi ruim.
          Em sua defesa, já achei muitas chamadas deles para o meu blog realmente ruins. 😛

  34. Há vida inteligente no Universo.
    Já aqui neste pequeno planeta, a natureza oferece condições para o surgimento de vida, talvez daqui a alguns bilhões de anos.
    Porém, o que vemos, são apenas faíscas desta possibilidade.
    Os vestígios de vida inteligente aqui estão em pleno retrocesso.

  35. Ainda a tempo, tenhamos em conta que pode ser também o padre de balão enviando um SOS!!!!

  36. Tomara que este dia aconteça logo, para que muitos aqui deixem de pensar que somos a última bolacha do pacote. Que outros seres, diferentes ou bem semelhantes cheguem por aqui.

  37. Ao invés de ficar gastando bilhões procurando vida extra terrestre porque não se preocupam em acabar com a fome ! só o valor desse walk talk gigante dava pra alimentar metade da africa !

    1. Ô. Por um dia, talvez. E no dia seguinte, os africanos continuariam com fome, e estariamos sem o walkie talkie. Que tal mandar os ditadores africanos pararem de roubar, em vez de criticar os astrônomos? Dá para matar mais fome na África se a Odebrecht parar de fazer obra superfaturada lá… 😉

    2. quem disse que os africanos querem ser ajudados??? Cada um que me aparece… Vai lá VOCÊ “ajudar” eles…

Comments are closed.