Mensageiro Sideral

De onde viemos, onde estamos e para onde vamos

 -

Salvador Nogueira é jornalista de ciência e autor de 11 livros

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nem Trump conseguiu negar a existência das mudanças climáticas, diz físico do IPCC

De questão discutível, a contestação das mudanças climáticas se tornou puro negacionismo ao longo da última década. A afirmação é de Paulo Artaxo, físico da Universidade de São Paulo e membro do IPCC, o Painel Intergovernamental para Mudança Climática da ONU. “A ciência prevaleceu.” “Veja que interessante: mesmo o presidente Trump, no discurso em que(…)

Astronomia: A observação impossível de Einstein

Telescópio Hubble faz ‘observação impossível’ de Einstein e confirma teoria de evolução estelar. A PEDIDO DE UM AMIGO Em 1936, então já consagrado pela teoria da relatividade geral, Albert Einstein escreveu um curto artigo na revista “Science”, intitulado “Ação similar à de lente por uma estrela pelo desvio da luz no campo gravitacional”. Nele, o(…)

Robôs nunca atingirão nível de consciência similar ao humano, diz físico Marcelo Gleiser

A inteligência artificial e os robôs podem acabar, nas próximas décadas, substituindo a humanidade na maior parte dos trabalhos que hoje executamos. Mas não em todos. É o que argumenta o físico brasileiro Marcelo Gleiser. Em entrevista ao Mensageiro Sideral, ele se mostra cético quanto às possibilidades de computadores atingirem um nível de consciência similar(…)

Astronomia: O sinal ‘Wow!’ decifrado?

Após 40 anos de mistério, cientista americano reabre caso e decifra origem do sinal ‘Wow!’ NA ESCUTA Em 15 de agosto de 1977, o sinal mais intrigante da história da busca por inteligência extraterrestre foi detectado pelo radiotelescópio da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA. Proveniente de uma região indistinta da constelação de Sagitário, ele(…)

Astronomia: O clima em Proxima b

Modelo consagrado em estudos do aquecimento global ajuda a entender clima de Proxima b IPCC ESPACIAL A conspiração chinesa da mudança climática, denunciada enfaticamente pelo presidente Donald Trump, chega ao espaço interestelar. Cientistas estão usando um dos modelos mais consagrados de investigação do aquecimento global para estudar como deve ser o clima em Proxima b,(…)

Blogs da Folha