Ciência prevê data para fim da vida na Terra
A vida na Terra já tem data para terminar: 1,15 bilhão de anos. E o fim será infernal, segundo um estudo recém-divulgado.
Sabe-se já que o Sol paulatinamente aumenta a quantidade de radiação que emite para a Terra, ao longo de bilhões de anos. No princípio do Sistema Solar, 4,7 bilhões de anos atrás, o brilho solar era 15% menos intenso do que hoje.
A grande questão é saber quando essa escalada de radiação será forte o suficiente para levar a um efeito estufa descontrolado. É onde entra o trabalho de Jérémy Leconte, do Instituto Pierre Simon Laplace, em Paris, e seus colegas, publicado na edição de hoje da revista “Nature”.
O grupo produziu um modelo climático global em 3D que mostra quanta energia solar é necessária para fazer os oceanos evaporarem por completo. Na simulação, isso acontece em 1,15 bilhão de anos, quando toda a água, agora na forma de gás, se acumula na atmosfera. O efeito estufa produzido é tão poderoso que a temperatura global no planeta chegará a 1.600 graus Celsius.
Por incrível que pareça, essa é uma boa notícia. Todos os modelos anteriores, simulações em uma única dimensão, sugeriam que o efeito estufa descontrolado aconteceria um pouquinho antes disso.
VELHA HISTÓRIA
De toda forma, sabemos que esse pode muito bem ser o desfecho de um planeta, pois foi exatamente o que aconteceu com Vênus, nosso vizinho mais próximo, que tem praticamente o mesmo tamanho da Terra. Lá, o efeito estufa descontrolado produz temperaturas de 480 graus. E quase não há vapor d’água na atmosfera, um gás-estufa muito mais poderoso que o dióxido de carbono, predominante na atmosfera venusiana.
Os cientistas calculam que o processo esterilizante já teria acontecido se nosso planeta estivesse apenas 5% mais próximo do Sol do que está hoje. No momento, estamos escapando por pouco.
E a história ainda piora se você for uma criatura pluricelular e complexa. Porque em “míseros” 850 milhões de anos, o lugar mais ameno do mundo, o polo Sul, vai experimentar temperaturas na casa dos 50 graus. No Patropi, pode esperar um sol de rachar, com máximas de 80 graus! Para muitas espécies de bactérias não tem galho, mas para a maioria dos animais o jogo da vida já estará terminado.
É um trabalho importante por duas razões. Primeiro, porque mostra as limitações de habitabilidade para mundos similares à Terra, dentro e fora do Sistema Solar. Os pesquisadores fizeram alguns cálculos sobre Vênus, por exemplo, e descobriram que, fosse ele exatamente como nosso planeta, teria sofrido efeito estufa descontrolado desde praticamente o nascimento. Contudo, o fato de ele ter uma rotação muito lenta (leva 243 dias terrestres para passar um dia venusiano) e a possibilidade de ter começado com bem menos água com a Terra sugere que pode ter havido uma época no passado venusiano com temperatura bem mais amena — talvez afável o suficiente para o surgimento da vida.

O principal resultado, contudo, é nos lembrar de que nosso planeta também tem prazo de validade. Mas isso não quer dizer que a vida terrestre — ou a humanidade — tenha de terminar. Como dizia o pioneiro russo Konstantin Tsiolkovsky, “a Terra é o berço da humanidade, mas não se pode viver no berço para sempre”.

Quanta mentira em um comentário só!
Quanta merda num comentário só!
Imagina um bronzeado a 80 graus Celsius.
Tá mais pra grelhado. 🙂
E, eu, com certeza, estarei vivo para comprovar que a Corrupção no Brasil não terá terminado.
Do geito que essa umanidade analfabeta e cem nossão fas as coisas, o mundo vai acaba muito antes do que esses cientistas pençam
Devem estar falando de todas as demais espécies com exceção da humana… pois esta não dura nem 1000 anos, sendo muito otimista!
Isso nem me preocupa, pois do jeito que a humanidade está indo, acabaremos uns com os outros muito antes disso… os próprios seres humanos se destruirão.
e marte como estará até lá?
Quem sabe mais simpático? Certamente mais quente. Aí a questão vai ser se há material volátil suficiente para rechear a atmosfera…
Exatamente, Salvador.
Mas precisamente, oxigênio e hidrogênio.
Quem viverá até lá para saber se isso que acabamos de ler , será verdade?Mas a humanidade n passará de 200 anos no planeta terra,pois n teremos mais como comer,(devastação do meio ambiente)respirar então?Mas,fica uma pergunta.: essa nossa espécie tem mesmo q ser eterna?Ahhh….
Nem precisamos viver até lá, Neiva. Basta estudar outros planetas que já tenham chegado lá. Vênus é o exemplo mais próximo, mas tenho certeza de que acharemos outros exemplos em torno de outros sóis… 😉
Neiva, eu penso como vc. Não sei se em 200 anos, mas nesse ritmo de consumo de recursos naturais e devastação da natureza, com certeza a civilização não vai durar muito.
Mais 200 anos? um milênio?, dois?
Isto é assunto para quem não tem que fazer na vida!! estes cientistas são todos doidos
mesmo!!
Aprenda a diferença:
Van Hallen (A BANDA) – http://www.mtv.com/crop-images/2013/09/11/Van%20Halen%20Productions%20Inc.jpg
Van Allen (O DO CINTURÃO) – http://history.nasa.gov/sputnik/vanallen_files/vanallen.gif
Entendeu ou precisa “desenhar” mais?
Ops, o comentário era pra ser pro Paulo Teodoro ali em cima.. :/
Sorry
Daqui a mil anos o homem já terá deixado o planeta TERRA, com novos e modernos meios de propulsão e proteção dos Raios Cósmicos do além Cinturão de Van Hallen.
Cacilds.
Meu Deus! uma semana antes do meu aniversário…
a todos que lamentam que o fim do mundo não é pra agora só digo uma coisa , porque não aproveitam e aliviam o planeta de suas insignificantes existências imediatamente.Assim estaríamos livres inclusive destes comentários idiotas que entopem este espaço…
Tenho excelentes ventiladores para vender.
Eles dizem que o nosso mundo vai acabar daqui a bilhões de anos porque sabem muito bem que ninguém aqui vai estar vivo pra saber se eles acertaram ou não a previsão deles. ehehehe
Que alívio. Ouvi dizer que seria 3 dias antes…
É tudo culpa do PT!!!
Sou que nem São Tomé; Quero ver pra crer. Vamos aguardar. kkkkkk
Ufa! Ainda dá tempo de ver a Copa no Brasil! hahaha
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
O final se dará com a aproximação de Nibiru, vimn transmitir esta mensagem ao povo da Terra, mas como gostei do Brasil, resolvi ficar.
Estão TODOS avisados.
Observem por volta de 00:50 hrs, nas cordenadas 1;3,666:7 um grande brigadeiro espacial… na verdade é Nibiru em festa aguardando o “dia da redenção”
Brigadeiro ou beijinho?
Quantos comentarios idiotas, quantos imbecia. Nao é atoa que o Brasil sempre é o ultimo colocado em testes educacionais no mundo. Espero que quando o ser humano colonizar um novo planeta, nao permitam o ingresso destes asnos.
FODA-SE!
Em dobro pra você e pra todos que for da sua família.
Jesus vai voltar antes só ficarão aqueles que não o buscaram e nem se se interessam por ele, e fizeram o mal, como, matar, roubar, brigar e etc… E digo Sigam os caminhos do Senhor Jesus que nada os faltará.
pago para ver esse dia.
Não vai durar este tempo todo não. O ser humano vai conseguir destruir o mundo muito antes disso….
PARA NOS BRASILEIROS ISTO NÃO É PROBLEMA, SE OS SOCIALISTAS E DEMOCRATAS VOLTAREM AO PODER, VÃO VENDER OS RESTO DO PAIS, E O PROBLEMA SERÁ DO PROXIMO DONO
Ainda que o sol permanecesse estavel, existe o fato do equilibrio termico para o qual nosso universo caminha, equilibrio que implica duas coisas assombrosas- para ulguns- a impossibilidade de um universo infinito no passado, e que as coisas em breve ficarão bem quentes não só no nosso mísero planeta mas em todo o universo. Não haverá para onde correr.
Na verdade, está mais para esfriamento total, com a aceleração da expansão do universo, logo, das galáxias, estrelas e demais corpos celestes ao longo dos próximos trilhões de anos.
apartir da segunda lei da termodinâmica é o equilibrio termico, que (misteriosamente?) não ocorreu o que afasta a possibilidade de um universo infinito no passado.Apesar da expansão irrevercivel e acelerada o sistema fechado que é o universo tende a esse equilibrio que tornará a temperatura inabitvel.
Nem tão misteriosamente assim. Visto que a matéria escura, a energia escura, e a possibilidade de haverem outras dimensões (além das três conhecidas), dão margens à concretização da teoria do esfriamento total (ou congelamento total).
Inclusive pelo fato da aceleração da expansão do universo ser, praticamente, uma unanimidade.
O que poderia mudar o cenário seria se a energia escura “mudasse de sentido” (por assim dizer) e viesse a causar uma atração dos corpos celestes ao invés da expansão dos mesmos.
Com certeza até lá o homem já esta de boa em outro canto do universo e vai assistir o fim da terra mãe pela internet universal.
Ou não.
Falta pouco tempo. vamos marcar um encontro para o dia anterior. Não precisa carvão para o churrasco. até lá
A pesquisa é um balde de água fria nos defensores do aquecimento global(ecochatos).O planeta vai aquecer, mas não pela culpa do homem, e sim pela trajetória normal da vida do planeta, pois se a terra um dia nasceu, um dia morrerá.E devido o avanço da ciência é provável que o homem encontrará outro planeta para sobreviver.
Calma pessoal até lá Deus já tenha preparado um outro lugar para humanidade..Mesmo porque somos espíritos,e a matéria um dia acaba,o espírito é eterno.
Então é por isso que os Incas Venusianos tentaram invadir a Terra. Ainda bem que tinha o Matsushita Kid, digo, o National Kid.
”polo Sul, vai experimentar temperaturas na casa dos 50 graus”. imagina em Cuiabá, Senhor!!!
Bom, o povo do Saara já deve estar treinando há tempos né?
QUEM ACREDITA NA CUCA VAI ACREDITAR NESSE CARA, O CARA PREVER DAQUI A UM BILHÃO DE ANOS.E MELHOR ELE JOGAR NA MEGA SENA. QUE TALVEZ ELE ACERTE. E MEIO MUNDO DE HISTORIA.
Salvador, uma dúvida: essa condições acabariam com a vida na terra, mas por outro lado não gerariam condições de vida em marte ou em outro planeta mais afastado?…
Bem pensado, gostei.
Salvador, No seu artigo você não menciona qual é o tempo que foi calculado pelo astrônomo pesquisador, sobre a manutenção da vida na Terra nas atuais condições, ou seja, com água e perfeita habitabilidade.
Qual é o tempo que resta para a humanidade ???
Edson
Edson, eles não falam isso, mas pode colocar pelo menos mais meio bilhão de anos.
Estava pensando o mesmo Salvador – neste modelo, o tempo limite para algo parecido com a humanidade (notar que com o domínio das técnicas genéticas, evolução será a que queremos ter) seria uns 500 milhões de anos.
Não gostei do título “Ciência…” Afinal é apenas um estudo, por melhor que seja.
Nem eu. Quando vendi pro UOL, vendi “Cientistas preveem”. Mas não cabia em uma linha no blog, aí troquei. É como dizem na redação dos jornais, “título bom é aquele que cabe”. Um vício do impresso que não tive coragem de abandonar no blog… 😛 Abraço!
OQUE VAI ACABAR COM O PLANETA SIM;SÃO ESTES AMBIENTALISTAS DE CONDOMÍNIO QUE GOSTAM DE MATO SÓ PARA FAZER MARKETING.
VOCE AGORA FALOU TUDO MEU AMIGO
Bem hoje, no meu aniversário, eu fico sabendo disso! É pra acabar o dia. Salvador, meu querido, dá-me os parabéns, se faz favor! Quem sabe meu dia melhora…
Parabéns, Alex! Não desanima não. Você ainda tem pelo menos uns 850 milhões de aniversários pela frente! Abraço!
kkkk
Deve ser frustrante ter um blog desse. O autor se esforça para trazer um assunto interessante, e em troca recebe uma infinidade de comentários rasteiros de fanáticos religiosos, niilistas desocupados, piadistas sem talento, ecologistas e antiecologistas radicais, etc.
Persistência, amigo!
Tamos aí! Abraço!
SO FALA BESTEIRA PORCARIA DE BIBLIA
Falsos críticos, prepotentes e intolerantes também.
Na verdade, será um fim natural . Infernal só reforça a tese da Bíblia e profética que os ímpios arderão no fogo do inferno. Bem, o fim é certo e comum a todos e nos resta saber quem será o salvador, DEUS OU A CIÊNCIA ?
Uma pequena ironia da parte do autor, se me permite… 😉
Firmeza, Salvador !! Sempre brilhante . : )
Quem são esses tais de “ímpios”? Você é um dos que os apontará para formar meu cadastro?
Assim que terminar a lista te enviarei para que vejas se alguém não colocou teu nome nela, na sub-seção “tolos”.
kkKKKKKKKKK, boa Satanás !!
Interessante! Só precisamos crescer mais como ser inteligente e buscar uma “nova casa”, para a vida ter continuidade.
Em bilhões de galaxias deve haver algum planeta nos esperando para “invadir”.
homem querendo passar na frente de deus so ele sabe o dia e a hora que isto acontecera
Não existe Deus.
Cara, muda o disco, que mala!
Ok.
Não existe Deus.
O mito da caverna.
380-370 antes de Cristo
o mito da caverna de Platão é a nossa realidade hoje,temos uma visão distorcida da realidade, enxergamos e acreditamos apenas em imagens, criadas pela cultura(pela caverna)
estamos presos por influencias culturais e sociais, inteiramente dominados pela ignorância. Segundo Platão, quem saiu da caverna para a realidade quisesse voltar para avisar seus companheiros do enganos, corria o risco de ser ignorados, criticados e mesmo ser morto, pois os tinham como louco por expressar seus pensamentos da verdade. Sócrates foi morto, quando voltou a caverna e mostrou as falsas crenças, e ideias enganosas.
JESUS CRISTO foi crucificado. O autor do livro de Hebreus, diz : Serviam àquilo que é figura, e sombra das coisas celestiais (heb. 8.5), a lei tinha sombra dos bens futuros.
O mundo hoje vive de ilusão, como os presos da caverna de Platão, não acreditam são cegos pela escuridão só veem sombras, estão confinados e dificilmente acreditarão na verdadeira luz o SOL DA JUSTIÇA, JESUS CRISTO.
Quem conhece JESUS , não vive de sombras.
É como um bebê… idiot! 😉
Mimimi. Deus pra lá, Deus pra cá. Deus é uma invenção para os trouxas darem dinheiro pra igreja, e pra ameaçar e manter os cordeiros na linha: “não faça isso que Deus castiga”.
Bando de ignorante.
E antes que eu me esqueça, Rogerio Lima: Deus não existe.
Eu de nome é bom… 😉
Very anonymous! hehe
Tosco. Entenda… Ninguém aqui está interessado na sua opinião. Se você acredita ou não em Deus. Fuck You! Entende…
Sua opinião e nada é a mesma coisa. Não tem peso nenhum… e não influencia em nada.
Você é um tosquinho… bem burro, tentando evoluir a cada dia… só isso. Você é daqueles moleques que quando assisto o jornal na segunda-feira de manhã, aparece na manchete que capotou o carro (estava bêbado ou tirando racha) ou morreu numa briga a noite… aí eu só dou risada e penso… menos um… 😉
Ha… mais uma coisa…
Eu Tosco… Very Anonymous… hehe
claro… temos absoluta certeza que você tem muitas evidências e consegue provar o que diz… fica tranquilo… É um Einstein, sabemos disso. Fuck You Eu and Go To Hell mother fucker!!!
“É como um bebê… idiot!”
“Tosco.”
“Fuck You!”
“Você é um tosquinho… bem burro”
“É um Einstein, sabemos disso. Fuck You Eu and Go To Hell mother fucker!!”
Discutir com o Rogerio Lima é o mesmo que jogar xadrez com um pombo: ele caga no tabuleiro, derruba as peças e sai voando cantando vitória..
Parei aqui e deixo o velho ditado: “Nunca discuta com pessoas burras, elas vão te arrastar ao nível delas e ganhar de você por possuir mais experiência na burrice”.
Parabéns, Rogerio Lima. Você ganhou. Agora volte a conversar com seu amigo imaginário mágico que cria gente a partir do barro e que tem um filho zumbi.
Beijunda!
Eu Very Anonynomus, continue a enviar sua única e celebre frase imbecil.
Você é sim tudo que escrevi.
E não vale nada… Bastardo!
Brother… se tem alguém Burro aqui é você. Que possui uma frase só.
Deixe as pessoas escreverem livremente e pare de tentar influenciá-las, NOTE… sua opinião não tem peso nenhum.
got it ?
Eu Very Anonymous… entre numa sala de bate papo… lá é seu lugar… Então veja… você é o tipo de cara que vejo no jornal às segundas pela mahã como eu disse.
Acabei com você hein… Eu…
Tome um anti-depressivo.
“…agora volte a conversar com seu amigo imaginário mágico”….
Eu… Very Anonymous… não estou falando como ninguém não Brother… estou falando só contigo.
Corre covarde. 😉
Ainda tá arrulhando, Rogerio?
Vejo seus comentários e só leio “Mimimi mimimi mimimi”…
kkk
Eu… este nome indica que deve ser um
self lover… ou acha que deve ser o
Very Anonymous…
Sempre com intervenções bem construtivas nos posts…
arrulhando… deixa pra lá…
Como é sua frase construtivas dos
posts mesmo ?
Mimimi…? é tosco mesmo. 😉
Ó, mais um! “mimimi mimimi mimimi”. Tá parecendo o Beaker dos Muppets!
AUHUHAUHAUHUHAUHAUHAUHUHA
Inclusive aqui tem um vídeo seu, cantando:
http://www.youtube.com/watch?v=xpcUxwpOQ_A
😀
Então Eu… anonymous… corre que vai começar o desenho que você gosta… senão não poderá comentar com seus coleguinhas de aula.
Mas qual era mesmo a frase que você sempre escreve ?
“…AUHUHAUHAUHUHA…”
quem escreve isso geralmente é bem novo, tipo adolescente pouco evoluído.
Tenho certeza que o Eu… Very Anonymous… deve ser uma pessoa bastante culta e muito educada. E deve ser milionário claro.
Mimimi Rogerio Mimimi Lima Mimimi..
Da uma lida em udo que escrevi anencéfalo.
É uma lição de moral para você.
Mas e sua frase… não escreve mais ?
Ixi achei que vc tivesse arregado! Sumiu por dias, Mimimigerio Mimima! Seja re-welcomido, várias e várias vezes. Por trás.
Beijo no bumbum de bebê
Migrar para outros planetas será quase impossível, como foi sugerido por Tsiolkovsky. Mais viável num médio prazo seria construir uma estação espacial que orbite a meio caminho entre a Terra e Marte, onde se poderá obter temperaturas amenas. Quase certo que se terá que transportar água até lá. Novos tipos de propulsão serão necessários desenvolver, talvez nuclear.
Gostei da ideia. Quando começamos?
ME DESCULPEM, MAS ESSES CIENTISTA QUE FAZEM CÁLCULOS IDIOTAS DE BILHÕES DE ANOS, SÓ PARA ENGANAR TONTO. QUEM DETERMINA O TEMPO É O CRIADOR, NOSSO DEUS. SÓ ELES MESMOS.
Deus não existe.
Não existe, você que coordena a natureza imbecil….ahahaha
A natureza é imbecil? É não, é mais esperta que você!
se você não acredita na ciência, por que então lê o blog? Eu, por exemplo, não acredito em quase nada da bíblia, mas não entro em blog religioso para ficar incomodando os outros.
Deus definitivamente não é uma hipótese científica. A ciência estabelece seus métodos, desenvolve seus modelos sem nunca contar com a participação divina. A ciência não questiona se Deus existe ou não. Ela simplesmente não o considera em seus estudos. Guarde isso de uma vez por todas.
Só para “enganar tonto” ???? Já se olhou no espelho? Olhe e vai ver um grande tonto que acredita nas estórias de um livro de contos chamados bíblia…
Salvador, daqui a 850 milhões de anos os animais do presente não suportariam as temperaturas, mas e a evolução? Não ocorrerão mutações que adaptam organismos mais complexos que bactérias a essas condições? Abraço!
Ah, essa é uma boa pergunta. Até certo ponto, sim, haveria evolução, porque o aumento de temperatura é muuuito lento. Mas provavelmente haverá limites, baseados na química celular. A homeotermia, por exemplo, que viabiliza criaturas de grande porte, fica bem mais complicada em ambientes ultraquentes…
Ufffa até que enfim um racional!!!! com certeza a evolução nos levará as mutações para suportar-mos tal mudança, ja sobrevivemos a tantas eras !!!!! ops alguém pode sair prá que eu possa soltar um barrinho aqui? afinal tanta gente junto neh!?????
Existe limites, água em condições normais de pressão, a 100ºC evapora, então o corpo humano será em forma de núvem.
Vcs só esqueceram de mim. Só eu sei o dia, a hora e quando.
Você não existe.
Acho que “os nobres seres humanos” não deixarão isso acontecer, vão acabar com o planeta muito antes disso
Se a raça humana não destruir o planeta terra antes.
Mas até lá não estou preocupado…
Esses cientistas acham que sabem de tudo, cansei de ver “previsões do tempo” q ia fazer sol, e depois o dia amanheceu chovendo. o amanhã a Deus pertence, o homem quer ser tanta coisa, e o comparado á tamanha grandiosidade do universo, nao passa de um simples grão de areia.
Ah, maomeno né. Nunca vi nenhuma previsão feita com base na gravidade falhar, só pra citar um exemplo…
Deus não existe.
Existo sim meu filho, e vim dos céus exclusivamente para te provar isso através de minha palavra! Fique com Deus, melhor, fique comigo!
HUAhuAHUhuAUHUAhuaHU
Ok, retiro o que eu disse!
ow sem noção, se Deus não existisse, vc tbm não existiria,>Deus é vida,é tudo que se move em vida , até mesmo as árvores, Deus é tudo que existe de uma esência só. As pessoas é quem interpletam mal quando se fala de Deus.maltrate qualquer ser vivo que vc estará maltratando e esência de sua própria existência.Poderia ecrever um livro aqui pra vc más espero que isso seja o suficiênte. abraço!
Não existe. Quem me gerou foi meus pais, não Deus. E eles foram gerados pelos pais deles, e assim sucessivamente até voltarmos no passado a um sopão primordial.
Deus é invenção do homem pra ganhar dinheiro com os trouxas como você.
Trouxa e imbecil é um cara como vc, se auto-denomirar “Eu” por isso acredita que sopa de LIMO vira GENTE! :o)
Melhor do que acreditar em um ser mágico que ninguém nunca viu, e que “se você desrespeitar, ele vai te punir e você vai pro inferno”.
Realmente, explicação muito mais plausível. Só que não.
Ah sim, e é muito mais fácil acreditar num cara que pega um pouco de barro, assopra e “plim!” vira gente! 😉
E que tem um filho zumbi (morreu e nasceu de novo? Zumbi) que nasceu de uma “virgem”
Realmente, é tudo muito mais plausível do que ciência. Não é a toa que em países desenvolvidos e com cidadãos inteligentes, a Bíblia está sendo colocada na seção de ficção das bibliotecas e livrarias.
Só aqui no Patropi que “os trouxa tudo acredita”. Por isso que tá a merda que tá.
Pelo menos diga: EU SOU UM TOLO.
Pois só fala tolices mesmo! acaso podemos ver o vento, a gravidade, a radiação?… mas sabemos plenamente de seus efeitos, assim é Deus/Jesus produzindo efeitos naqueles que o seguem e praticam sua Palavra.
Para sua informação, graças a grandes cientistas cristãos de ontem e hoje; que a humanidade está muitíssimo melhor saindo das trevas da ignorância.
Elementos químicos são inanimados, impessoais, amorais cara! é óbvio e lógico que foi preciso um Ser Vivo Sobrenatural pra insuflar vida na matéria.
Não se preocupe, os que querem ficar longe de Deus agora, esse certamente será o estado que passarão na eternidade.
AUHHUAhuAHUHAU
“acaso podemos ver o vento, a gravidade, a radiação?… ”
Não podemos ver, mas podemos sentir e medir através de inúmeros instrumentos. Me fala com qual instrumento dá pra medir Deus?!?!?! Fale! Deusômetro? AhuAHUhuAHUA
“Elementos químicos são inanimados, impessoais, amorais cara! é óbvio e lógico que foi preciso um Ser Vivo Sobrenatural pra insuflar vida na matéria.”
É. Um velho mágico e sádico.
“Não se preocupe, os que querem ficar longe de Deus agora, esse certamente será o estado que passarão na eternidade.”
Ok, vai lá brincar com seu amigo imaginário então. Have fun.
Vai ser muito ruim, quem salvara quem?,que pena estaremos todos numa mesma panela..
E agora José? o que fazer para refrescar!!!
Alguem pode me dizer se alma tambem queimará..Vai ter cheiro de enchofre?
Tenho várias perguntas sem resposta, não quero incomodar vcs..
Bem, pela minha experiência no assunto posso afirmar que no devido tempo você estará acostumado com o cheiro e perfeitamente adaptado à minha morada.