Curta o eclipse lunar, sem sangue!

Na madrugada de hoje para amanhã temos o primeiro eclipse lunar total de uma série de quatro a se desenrolar entre este ano e o ano que vem. É uma “lua de sangue”? Um sinal do fim do mundo? Claro que não. Mas, sem dúvida, trata-se de um belo espetáculo astronômico que vale a pena ser visto, se você tiver a chance.

Tá vendo algum sangue aí?
Tá vendo algum sangue aí?

Um eclipse lunar nada mais é do que o fenômeno que acontece quando a sombra da Terra encobre a superfície da Lua. O evento pode ser parcial (se a sombra só cobre parte do satélite natural) ou total (encobrimento completo). Não tem mistério.

Mas, então, por que o apelido sinistro, “lua de sangue”? Bem, primeiro que boa parte dos astrônomos nem curte essa expressão, justamente pela margem que dá para os viciados em apocalipse. Mas até entendo que popularmente o fenômeno possa ganhar esse nome, porque em seu momento mais espetacular a Lua fica com um tom avermelhado.

Por que isso acontece? Imagens falam mais do que mil palavras, então dê uma olhadinha nesse vídeo incrível feito pela Nasa, que mostra como o eclipse lunar (para os terráqueos) seria visto da Lua!

Entendeu? Quando o Sol está totalmente encoberto pela Terra, a única luz que consegue chegar à superfície lunar é aquela que atravessa a borda da atmosfera terrestre, num tom avermelhado. Aí a Lua reflete essa luz e aparece com aquele tom bizarro. Não tem mistério.

SUPERSTIÇÃO

Bem, como todo eclipse lunar total tem essa mesma coloração, com ligeiras variações, já se pode afirmar que uma “lua de sangue” não incomoda muita gente. Mas quatro luas vermelhas incomodam muito mais, não é?

Lamento informar os entusiastas do fim do mundo, mas uma coisa bonita sobre a maioria dos fenômenos celestes é que, embora algumas vezes sejam raros, eles são repetitivos. Tivemos uma sequência de quatro eclipses lunares totais entre 2003 e 2004 (nem preciso dizer que o mundo seguiu tranquilaço depois deles) e teremos outras sete ocorrências ao longo do século 21 (a próxima entre 2032 e 2033).

Isso me lembra a famosa história de como Cristóvão Colombo manteve o controle dos indígenas da Jamaica em 1504. Os nativos não queriam mais ceder provisões aos exploradores. De posse de um almanaque de efemérides, o navegador genovês sabia que em 29 de fevereiro aconteceria um eclipse lunar. Promoveu então um encontro com o cacique naquele dia e comunicou que seu Deus estava furioso com o tratamento que ele e seus homens estavam recebendo. Completou afirmando que o Senhor mandaria um sinal de sua insatisfação, fazendo a Lua nascer “inflamada pela fúria”.

Quando a indiaiada viu a “lua de sangue”, o horror tomou conta. Encheram-se de provisões e correram na direção das caravelas aportadas, implorando para que o almirante intercedesse com seu deus em favor deles. O navegante foi então à sua cabine para “orar”, certamente com um sorriso nos lábios. Monitorando o tempo do eclipse com sua ampulheta, só saiu de lá pouco antes do fim da fase total, que sabia que duraria 48 minutos, comunicando que o Senhor os havia perdoado. Logo a Lua voltaria a aparecer, deixando os nativos atordoados com a capacidade de Colombo de negociar as coisas com o pessoal “lá de cima”.

Rá! Pegadinha do Colombo!
Rá! Pegadinha do Colombo!

A história é verídica. Inacreditável mesmo é que cinco séculos depois ainda exista alguém capaz de cair nessa mesma conversa. Os eclipses não são sinais divinos. São apenas espetáculos celestes, momentos em que podemos nos colocar em sintonia com o Universo e apreender a beleza de seus movimentos. Saiba como aproveitar ao máximo o fenômeno que acontecerá logo mais!

COMO OBSERVAR

O eclipse poderá ser visto em todo o Brasil, mas num horário meio ingrato. O começo é à 1h53, mas essa fase é praticamente imperceptível, porque apenas parte da luz solar está sendo bloqueada pela Terra (diz-se que a Lua está sob a penumbra terrestre). Nosso satélite só começa a entrar na sombra forte mesmo (chamada de umbra) às 2h58. Aí a impressão é de que a Lua está sofrendo uma crescente “dentada”, até as 4h06, momento em que nosso satélite está completamente encoberto. É a partir daí que se começa a perceber a cor avermelhada. às 5h24, o satélite começa a sair da umbra e vai recobrando sua aparência natural. E aí acaba a festa para nós, porque a Lua vai se pôr no horizonte oeste, enquanto o Sol surge no leste.

De forma geral, não existe fenômeno natural mais fácil de observar. A olho nu já se percebe muitíssimo bem, e binóculos sem dúvida agregam valor. Telescópio pode ser bacana, mas o legal mesmo é ver a Lua por inteiro, então não são realmente necessários. A única coisa que pode impedi-lo de acompanhar o espetáculo é a nebulosidade. Torça para não estar nublado.

Aproveitando o ensejo, enquanto o eclipse rola, se você quiser ver um fenômeno adicional, pode procurar Marte, que anda bem pertinho de nós por esses dias e aparece bem vistoso no céu, vindo logo atrás da Lua, como um astro vermelho de brilho estático, sem cintilar. Com efeito, ele faz sua aproximação máxima de nós na atual temporada hoje e tem propiciado bom espetáculo aos observadores. Também é visível a olho nu, mas para enxergar detalhes do planeta, só mesmo com um telescópio poderoso.

O Mensageiro Sideral abordou a aproximação de Marte recentemente, inclusive publicando uma imagem dos astrofotógrafos brasileiros Fabio e Gabriela Carvalho. Dias depois, essa mesma foto seria escolhida como “Astronomy Picture of the Day” pela Nasa!

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Puxa vida! Sou cristã, mas tenho VERGONHA dessa discussão. Vamos respeitar a opinião do autor da matéria!!! Falar que é cristão é fácil. Vai estudar, gente! E vai ver que Deus respeita a cada um de nós como somos! Quemo somos nós para julgar o próximo? É por isso que o mundo está cheio de guerras. Porque de onde deveria brotar a paz, brota a brutalidade, a raiva e a intolerância.
    Deus abençoe a todos, cristãos e ateus!

  2. Esta profusão de comentários dos fanáticos religiosos deve-se provavelmente ao fato de que este post deste blog apareceu na página principal do UOL atraindo muitos deles e seus assemelhados. Este pessoal está louco para haja algum cataclismo em escala mundial apenas para dizer antes que ele aconteça que sua religião é a única verdadeira. Como nada acontece de fato, cada fenômeno acaba sendo usado para incurtir medo na cabeça das pessoas através do discurso apocalíptico, aumentando o número de fiéis nas suas igrejas. A isto é somado que os comentaristas fanáticos certamente vão mostrar seus comentários a outros fiéis somente para eles se convencerem a ter uma atitude hostil contra os infiéis que não acreditam no discurso apocalíptico fazendo-os de seus inimigos. Eu mesmo já fui chamado por alguns deles de ignorante somente porque eu queria estudar ciências e não a Bíblia como eles fazem propaganda. Quando eu estava na universidade eu vi vários colegas serem cooptados para frequentar encontros de estudos bíblicos e eles terminavam por não concluírem seus cursos e hoje temos uma falta de todo tipo de profissional de cursos superiores, médicos, engenheiros, etc. e uma profusão de igrejas de várias denominações, todas ávidas em arrebanhar mais fiéis e crescer, se transformando em meio de subsistência de seus líderes. São estes líderes que vem aqui comentar e espalhar suas crendices apocalípticas para contestar tudo o que a ciência descobre e fortalecer a relação com seus fiéis.

  3. se dependêssemos das provisões de fanáticos religiosos, o mundo já acabou umas 30 vezes!!!
    Sinais… tenho mil sinais de que a maioria das igrejas roubam e enganam seus fiéis! então podemos crer que seja verdade! certo?

  4. E como falou o apóstolo Pedro pelo Espírito Santo à Igreja há cerca de 2 mil anos, está se cumprindo… portanto, aos irmãos presentes nesse blog, vigiai:

    “Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero;
    Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apòstolos do Senhor e Salvador.
    Sabendo primeiro isto, que nos ÚLTIMOS DIAS virão ESCARNECEDORES, andando segundo as suas PRÓPRIAS concupiscências,
    E dizendo: ONDE ESTÁ A PROMESSA DA SUA VINDA? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.
    Eles VOLUNTARIAMENTE IGNORAM ISTO, que pela PALAVRA DE DEUS JÁ DESDE A ANTIGUIDADE EXISTIRAM OS CÉUS, E A TERRA, que foi tirada da água e no meio da água subsiste.
    Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio,
    Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.
    Mas, amados, não ignoreis uma coisa, QUE UM DIA PARA O SENHOR É COMO MIL ANOS, E MIL ANOS COMO UM DIA
    O Senhor NÃO RETARDA A SUA PROMESSA, AINDA QUE ALGUNS A TEM POR TARDIA; MAS É LONGÂNIMO PARA CONVOSCO, NÃO QUERENDO QUE ALGUNS SE PERCAM, SENÃO QUE TODOS VENHAM A ARREPENDER-SE.
    Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.
    Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade,
    Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
    Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.
    Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.
    E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
    Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
    Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;
    Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ELE SEJA DADA A GLÓRIA, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.”

    2 Pedro 3:1-18

  5. Todos acham que sabem, afirmam saber, mas a verdade é que ninguém sabe absolutamente nada.

  6. Fis um calculo aproximado dos comentários aqui lançados e percebi que quase a metade foi perdida com baboseiras teológicas, será que dá pra esse pessoal fanático ir tecer seus comentários medievais em sites próprios pra isto e deixar os sites sérios para pessoas serias?

  7. Também averá no dia 15/04/14 ?? é por que me deixaram escrito que seria ou 16 ou 15 de abril 2014 me responda ai pfv s2

    1. Mas o post é ótimo. O Reinaldo é um dos melhores caras para assuntos religiosos. E a visão crítica dele convive de forma incrível com a fé que ele tem.

      1. Não posso concordar mais. Só estou apontando a quantidade de idiotices dos comentários dos biblirutas, muito mais do que aqui. 🙂

  8. Uma tapa na cara dos fanáticos religiosos! Adorei… sou católica, mas não vejo qualquer coisa motivo para o fim do mundo, ou algo do gênero. MARAVILHOSA EXPLICAÇÃO.

    Primeira vez que acesso seu blog, e com certeza, acessarei mais vezes!!!!!

  9. Salvador concordo com vc.. Esse e-mail eu fiz quando eu nao era crente entendeu.. Ai eu ainda uso entendeu.. Rss

  10. Normalmente não entro na discussão entre Fé e Ciência, mesmo porque de certa forma acredito que uma esta ligada a outra e nunca chegaremos a um senso comum…mas sinceramente não entendo porque para esses religiosos a Ciência não pode ser algo de Deus também? O homem antigamente ao começar a olhar para o céu só enxergava até onde os seus olhos permitiam e isso limitava a sua visão do Cosmo. Com a evolução do homem, com o desenvolvimento do conhecimento, da ciência e da tecnologia chegamos a um patamar jamais antes sonhado por aquele que apenas olhava o céu com os olhos, hoje a visão do homem chega a lugares tão distantes que quase não podemos mensurar a distância.
    Disse tudo isso para chegar num ponto: quem garante que não foi Deus quem ajudou o homem a desenvolver esse conhecimento científico? Impulsionando a curiosidade para que desenvolvermos tudo que hoje chamamos de Ciência e tecnologia? E quem garante que Deus não é o maior Cientista de Todos?

    Existem artigos confiáveis que descrevem que Jesus era um apaixonado pela Matemática, Ciência e pelo Cosmo.

    A Religião é tão importante quanto a Ciência, mas cada um tem o seu espaço e esse aqui é da Ciência.

  11. A todos os religiosos e afins: acessem o blog Darwin e Deus do Reinaldo José Lopes, aqui mesmo no http://darwinedeus.blogfolha.uol.com.br/. Aproveitem e leiam “Desculpai, mas Jesus existiu: um preâmbulo.” Creio que é o blog ideal para o grupo daqueles que precisam dizer aos quatro ventos, que buscam Deus em período integral.

    Em tempo: quando aqui retornarem, por misericórdia, vamos nos ater tão somente às ciências!

  12. Oi Salvador, consegui assistir também a tudo isso,foi íncrivel,mágico!!valeu mto a pena esperar pra ver.
    Curti muito seu texto, bem inteligente e explicadinho.parabéns pelo trabalho!
    abraços

  13. Amigo EU . O fim esta chegando.. Essas coisas sao so sinais de que o filho de Deus esta vindo com poder e grande gloria sobre as nuvens do ceu. Mais a biblia nao revela nem o dia e nem a hora. So para deixa claro a todos. (sinais no ceu) é jesus voltando. (fomes,mortes, terremotos em varios lugares) é jesus voltando. ( e o nome de jesus vai ser ou ja esta sendo odiado e rejeitado por todas as naçoes) isso é jesus voltando. Mais ainda nao é o fim nao. O SALVADOR eu queria fala contigo para mim te explica isso ok.. Mais de amigo para amigo. Se tiver whatsapp mim chama la que agente conversa 08386191977 abraços

    1. Mateus, por alguma razão não acho seu e-mail particularmente cristão… mas isso fica só entre nós, ok?

    2. Vish, o fim tá chegando há tempos. E realmente a “bíbra” tá certa ao falar “Ó, o fim vai chegar, um dia e uma hora, tudo vai acabar, ok? ok?”. Assim fica fácil. Igual ao Salvador (não o Nogueira), que tá há 1800 e poucos anos pra voltar e não chega nunca, o danado. Nem se ele tivesse vindo de Jerusalém a pé demoraria tanto.

      Beijos na bunda e a gente se vê no inferno.

    3. E só complementando?

      So para deixa claro a todos. (sinais no ceu) é jesus voltando.
      Então Jé deveria voltar pelo menos umas 5 ou 6 vezes por ano, pq o que tem de sinais no céu (cometas, chuvas de meteoro, eclipses) não tá escrito, fio.

      (fomes,mortes, terremotos em varios lugares) é jesus voltando.
      Tudo isso aí acontece com frequência e desde sempre, e até agora Jé não voltou.

      ( e o nome de jesus vai ser ou ja esta sendo odiado e rejeitado por todas as naçoes) isso é jesus voltando.
      Não. Isso é evolução. É se desprender das garras da religião. Inclusive pode ver que onde isso mais acontece é onde temos os melhores índices de educação e os menores de violência.

      Pense nisso.

        1. Ligou. Disse que pegou um baita trânsito por conta da saída pro feriado, mas tá chegando.

  14. Salvador…Vc precisava ser indicado para o prêmio nobel da paciência. Se não existe vamos fazer campanha e indicar você!

  15. Salvador,

    Aqui no Triângulo Mineiro as nuvens cooperaram. Acordei às 4hs da matina e lá estava ela, vermelha, linda. Tirei umas fotos amadoras, pois não tenho equipamento profissional. Mas foi um lindo espetáculo. Às 5hs, já não havia mais lua.

    Marte estava abaixo da Lua (suponho pelo tamanho, não pela cor), e havia uma estrela bem próxima da Lua, compondo uma bela imagem. Como sou daltônico, não sei nem dizer a cor da estrela (vi agora, antes de enviar, que possivelmente se trata de Spica, de tom azulado. Prazer em conhecer…).

    Quase peguei uma foto ainda mais legal, pois em plena madrugada um avião (possivelmente na rota Brasília São Paulo) atravessou bem em frente a Lua. Mas não consegui focar o momento. 🙁

    Mas valeu o sono agora durante o dia!

    Abraços e obrigado pelo seu blog.

  16. Salvador, Onde está o seu DEUS? Pois por aqui o mundo não acabou e já é quase hora do almoço.

  17. Bom, estamos todos vivos (exceto os que morreram) e o mundo não acabou.

    Quando será o próximo “fim do mundo”?

    Bibliotários, por favor respondam. Aguardarei ansiosamente com pipoca e refrigerante, pra ver de camarote.

    Beijos nas nádegas religiosas.

  18. Jesus fala aqui daqueles que resistem e zombam demoniacamente das pérolas santas que os discípulos portam e buscam compartilhar. Os discípulos não devem perder seu tempo com esse tipo de pessoa que mostra claramente que despreza e rejeita veementemente tudo que vem de Deus

    1. Isso, todos somos “demônhos”. Vá embora que aqui não é seu lugar, senão vamos puxar seu pé à noite enquanto dorme.

  19. “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.” (Mt 7. 6)

  20. Olha aqui a o Senhor jesus nos manda leva a sua palavra para salva as almas perdidas! Muitas almas ai estao pereçendo .. Mais nao tem ninguem que possa ajuda, mais so o Senhor jesus que pode pois ele é saida de tudo e de cada soluçao!.. O salvador quiz dizer irmao contra irmao e etc.. Mais foi isso realmente que vc falou é a violênciaaaaa! E a tecnologia cada vez estao aumentando! Vai chega um dia de tudo isso aqui explodir! Pq é tanta da evoluçao. E digo a biblia fala de tudo e tudo é verdade!!! Eu garanto e e digo com mior convicção do mundo! A biblia ja foi estuda por cientista ou etc… E foi conprovado que tudo que esta escrito é verdade! Quando jesus volta ai quero ver vcs dizendo assim: realmente esses evangelicos tinha razão. Jesus ama a cada um de nós! E por isso que veio ao mundo e entregou a sua vida por nós e deu a preço de sangue na cruz e vcs ainda não vê isso? Jesus não veio a toa nao. Ele veio nos salva! Veio tira o pecado do mundo. Maista ai. Ecredite se quizer. A palavra de Deus esta sendo pregada pelos 4 cantos da terra. A biblia diz que todo aquele que invoca o Senhor e confessa que ele é o senhor vc serã salvo! Vcs precisao abri seus olhos e perceber as coisas nesse seculo . Nao to aqui para critica ninguem . Eu estou aqui para fala a verdade. Ja que muitos não sabe..

    1. Escrevi duas respostas para esta mensagem e apaguei antes de publicar. Deixa quieto. Beleza, Mateus, segue no seu caminho. Institua o terrorismo, assuste todos com o discurso de “Deus vai mandá-los para o fogo do inferno”. Quem acreditar nessas lorotas bem merece ir para lá mesmo…

    2. Mateus, é bom não esquecer “do bom samaritano”.

      O perdão, segundo o cristianismo, se dá muito mais pelas ações do que pelas crenças.

  21. Salvador parabéns pelo artigo, de leitura muito agradável. Eu tenho uma curiosidade em sabem as datas desses fenômenos que ocorreram em 1949. Você sabe onde eu posso pesquisar? Grato Reginaldo

  22. Colombo ter enganado os índios no século XVI até dá para compreender, pois eles não tinham os conhecimentos científicos que temos hoje. Mas esse pessoal ai em pleno século XX associar um evento natural a livrinho religioso de 3000 anos só pode ser entendido como piada. Colombo hoje se divertiria muito mais enganando estes néscios…

    1. Aristóteles a enganação nunca perderá seu público afinal, temos um gajo que acha que descobriu o Brasil em 2002.

  23. Salvador, sou seguidor do seu blog há muito tempo, o que me fez pegar gosto por astronomia. Sou agnóstico, mas penso que devemos ter respeito pelas religiões, que de fato trata-se de uma garantia prevista na nossa Constituição Federal. Não vejo nenhum desrespeito a religiões em seus textos. O que realmente não pode acontecer é você admitir que fenômenos como eclipses possam deter sinais de cumprimento de profecias, porque aí seus escritos não seriam de divulgação científica, mas de conotação religiosa. E aí eu seria o primeiro a abandonar o seu blog. Continue firme plantando essa sementinha, que já vem gerando bons frutos.

    1. Valeu, João. Sinto-me muito gratificado ao receber mensagens como a sua! Abraço!


    2. Hermeto,

      Tou contigo. Também acho que devemos ter respeito pelas religiões… Desde que os seus seguidores parem de pentelhar com as ladaínhas impregnadas de superstições.

      E parem de azucrinar com as suas citações desarrazoadas querendo “fazer a cabeça” dos demais.

      Se eles querem acreditar em seus demônios, apocalipses e profecias, que acreditem…

      Mas não encham o saco!!!

    3. Partilho do mesmo pensamento que voce João e digo mais…. através do blog sinto-me vivendo a astronomia dia a dia.
      Sou muito grato ao que aprendi com o Salvador já, seja no blog, folha ou na Especial Superinteressante.

    4. João Hermeto, eu acrescentaria que religião e/ou crenças as pessoas devem guardar para si e não transforma-las em bandeiras.

  24. Meu Deus vocês realmente acreditam em tudo que lêem na biblia ne , acredito que poucas das palavras que esta escrito na biblia pessoas da igreja catolica ou evangelica ou etc …. que tenham pregado muitas peças para conseguir fazer a humanidade seguir os conceitos da igreja , nao quer dizer que tudo na biblia e invençao da igreja , mais tenho ctz que no maximo 30% do que esta escrito la sobre oque aconteceu ou acontecera seria verdade , e sobre a ciencia , reparem uma coisa , muitas coisas na biblia msm que nao tenha muito sentido ou esta escrito de outra forma se encaixa com os descobrimentos da ciencia , por exemplo a criaçao da terra , o eclipse , etc … espero que vocês abram as suas cabeças pois estamos no sec XXI e ate hoje vocês sao comandados pelo oque a igreja prega na cabeça de vocês . ”Abram suas Mentes”
    Boa Noite

  25. Os sinais ja estão aconteçendo! E jesus esta voltando!!! Muitas coisas estao acontecendo no mundo.. É rumores de guerras, naçao contra naçao, irmao contra irmao, la em mateus cap 24 ta escrito! Medite na biblia e vc vai ver!! Meu Deus esses teologos quer saber mais do que a biblia é? Kk ajuda eles jesus .. A biblia é a boca de Deus ! Cada palavra e cada letra.. Vc que nao é evangelico ou dependente de qualquer religiao.. Aceite a jesus pois ele é o unico caminho a verdade e a vida.. Não é eu que digo isso nao amados, mais é a biblia que diz.. Que Deus abençoe a todos… A volta do Senhor esta bem proxima. E so quem entende isso são os crente! E quem quizer entende va le a biblia e peça a Deus entendimento.. Amém

    1. Você está enganado. Há muito menos nações contra nações e irmãos contra irmãos do que em todo o resto da história humana… Basta olhar as estatísticas. Veja o percentual de mortes por violência na Idade Média, onde ocorreu o auge do cristianismo, e o número atual… Estamos progredindo, acredite ou não. 😉

      1. Você está enganado meu caro. Nunca se matou tanto na história humana durante o nazismo, o comunismo na China, Rússia e tantos outros episódios da modernidade. Foram milhões de mortes.

        1. Anderson, você está falando de coisas de quase cem anos já. E, proporcionalmente, elas mataram menos do que outros conflitos anteriores. Foram muitas mortes, mas numa população muito maior, já beneficiada por coisas como vacinas e antibióticos. Note que a expectativa de vida (que serve como uma média geral das chances de sobrevivência de uma pessoa) era melhor durante a Segunda Guerra do que no século 19, por exemplo. Isso para não falar da Idade Média… estamos progredindo!

  26. vejo que a sua opção é ficar de bate boca com a patuléia! não vou mais comentar em seu blog. mas vou ler, como sempre leio, a cerca das novidades.

    1. Obrigado pela leitura, Humberto. E, sim, interagir com os leitores é uma das marcas deste blog. 😉

  27. Super expectativa.. anciosa para o eclipsce.. feliz:) abraço para salvador nogueira.

  28. po … vcs não estão me dando crédito… e se eta carinae já tiver explodido e os resíduos agregarem-se a Júpter que está a 850 mais ou menos milhões de kms do sol? será o nosso segundo sol? quais as consequências?

  29. exatamente as pessoas nao sabem direito e nem eu,so sei que na minha Biblia diz havera sinais na terra e ceu,essa lua de sangue,a proposito estudo teologia e sinal de derramamento de sangue e Deus mostra na lua sinal espiritual,aprovado pelo bspo q da aulas,sinal de tragedia amados nao fiquem discutindo coisas q nem teologos entendem direito so devem orar pois sinal e bem claro…sera que passaremos dessa noite? muitos nao acordarao pela manha,”aquele que cre em mim sera salvo disse Jesus mais aqueles q zombam Deus ta irado,pensas tu que Deus nao comtempla a humanidade,ah leia Apocalipse e verao q muitas coisas ja aconteceram.bn dcs

    1. Vamos apostar? Eu aposto que não só passaremos desta noite, como mesmo assim você continuará com a mesma opinião…

      1. Claro que ela vai continuar acreditando, Salva.. ela vai falar que foi porque oraram, e por isso deus atendeu e ninguém morreu (só os que estavam doentes, ou foram assassinados, enfim, as mortes diárias). rs

  30. Os Sinais do Fim dos Tempos estão cada vez mais visíveis, o Grande Dia do Juizo final está muto próximo, sinais vistos da terra e do céu, Deus deu o livro arbitrio para cada um de nós, fazemos o que quisermos de nossas vidas, mais se o teu nome não for encontrado no livro da vida, você sera julgado e condenado no dia do juizo final, quem tem ouvido ouça o que o espirito diz as igrejas, fortaleça sua fé, arrependa-se dos seus pecados, livre-se de tudo que não agrada a Deus pois quando o fim chegar sera tarde de mais para você se arrepender de tudo !!!

    1. Verdade. Então por favor comece se arrependendo e cometendo suicídio e liberando espaço no planeta para alguém mais útil do que você.

      Ps.: deus não existe.

  31. Tanta insistência em dizer que “não são mais sinais divinos” parece é desejo de assim acreditar…

    Claro que eclipses são comuns. E é claro que não tem nada de fim de mundo. Mas que essa tétrade de eclipses em especial tem um significado, isso tem. E quem tá acordado sabe bem disso. Os outros, bem, ficam achando que é só eclipse mesmo.

    1. E o quarteto de eclipses de 2003-2004, igualzinho, significou o quê? E o que dizer das outras SETE vezes em que isso vai acontecer, só no século 21?

Comments are closed.