Farelo do cometa Halley no céu hoje

Salvador Nogueira

Prepare-se para acompanhar uma das melhores chuvas de meteoros anuais, que atinge seu pico na madrugada de hoje para amanhã. São os Eta Aquarídeos, pequenos detritos do cometa Halley que entram na atmosfera da Terra e queimam como bonitas e brilhantes estrelas cadentes.

Composição mostra Eta Aquarídeos registrados em 2013 na Austrália pelo astrofotógrafo Colin Legg
Composição mostra Eta Aquarídeos registrados em 2013 na Austrália pelo astrofotógrafo Colin Legg

Bem, mas se são pedacinhos do Halley, onde está o cometa? Bem longe daqui, se afastando cada vez mais do nosso planeta após sua última passagem pelas redondezas, em 1986. A cada aproximação do Sol, que ocorre periodicamente em intervalos de 76 anos, ele produz uma bonita cauda e dispersa detritos por onde passa. São justamente esses pedacinhos deixados pela última passagem que aparecem como estrelas cadentes todo ano, quando a Terra atravessa a órbita do cometa.

Aliás, duas vezes por ano — uma quando a Terra passa pela trajetória de “ida” do Halley, e outra da “volta”. A primeira delas acontece agora, no começo de maio, com pico na madrugada do dia 6, e a outra, os famosos Orionídeos, é em outubro.

Imagem do cometa Halley feita durante passagem dele pelas redondezas da Terra
Imagem do cometa Halley feita durante passagem dele pelas redondezas da Terra

É um fenômeno sempre bonito de ver, e as circunstâncias são muito boas hoje — contanto que não haja nuvens. “Com a Lua na fase crescente, as condições de observação serão bastante favoráveis”, conta Cassio Leandro Barbosa, astrônomo da Univap (Universidade do Vale do Paraíba).

COMO OBSERVAR

Para ver a chuva de meteoros, não tem muito mistério. Trata-se do fenômeno astronômico mais democrático que tem. O único jeito bacana de observar é a olho nu. Binóculos, lunetas e telescópios só atrapalham.

O que mais se precisa, na verdade, é de paciência e pouco sono. Encontre um local onde se possa ter uma boa visão do céu e olhe na direção da constelação de Aquário. Para encontrá-la, olhe para o leste (onde o Sol nasce), a partir das 2h30 da manhã (use a carta celeste abaixo para localizar melhor). Quanto mais tarde, mais Aquário sobe no céu, facilitando a observação. Pouco antes do amanhecer, ele vai estar quase no zênite (o “topo” da abóbada celeste).

A razão para olhar para a constelação de Aquário é que é lá que está o chamado radiante da chuva de meteoros — o que significa que eles parecem emanar todos daquela direção. Mas a verdade é que eles podem aparecer em qualquer parte do céu.

Carta celeste do horizonte leste por volta de 2h30 do dia 6 de maio, em São Paulo
Carta celeste do horizonte leste por volta de 2h30 do dia 6 de maio, em São Paulo

A previsão teórica é a de 200 meteoros por hora, o que é um número bem bacana, mas não ache que vai ver todos eles. “Essa é a taxa horária zenital, com excelentes condições”, afirma Barbosa. Quando você leva em conta coisas como poluição luminosa, campo de visão e nível de atenção, o número cai bem. É preciso observar pelo menos por uma hora para pegar um número razoável de estrelas cadentes. “Visíveis mesmo, devemos ter por volta de 10 a 20 por hora”, complementa o astrônomo.

Nada contra ver acidentalmente uma estrela cadente e fazer um desejo. Mas a experiência ganha outro sabor quando você olha para essa mesma estrela cadente e sabe que se trata de uma partícula do cometa Halley — um pedacinho de gelo sujo formado na mesma época em que o Sol e seus planetas nasceram — queimando na atmosfera a estonteantes 237 mil km/h.

Uma das belezas da ciência é a revelação de pequenas histórias como essa, que transformam fenômenos naturais aparentemente aleatórios em momentos que forjam uma fascinante conexão entre a consciência humana e os mistérios do cosmos.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Olá pessoal

    Fui dormir as 04:00h da madrugada e mesmo com o céu limpo e olhando na direção correta, tendo alguns astros como ponto de referência, não consegui ver nada.

    Acredito que por ter sido muito perdo do horizonte a poluição luminosa da cidade vizinha ( Mairiporã – SP ) pode ter ofuscado o fenômeno.

    Alguém conseguiu ver?

    Franco da Rocha – SP.

    1. Moro em uma região de vales e serras, com mata nativa debaixo de minha janela. Apesar do local favorecer a observação do céu, confesso que mal vi uma única fagulha na madrugada passada.

  2. Fiquei das 2:45 às 3:30 e consegui ver apenas 2… o céu de SP não estava propício, apesar de ter poucas nuvens, as que estavam presentes iluminavam MUITO o céu ao refletir as luzes da cidade.

    Mas valeu a pena. 🙂

    1. Pois é. Nos Orionídeos do ano passado, vi 3 em uma hora. É o que dá, em SP… rs

        1. Vi nada. Mas foi por falta de tentar mesmo. Tinha dormido três horas na noite anterior e não aguentei esperar até a hora. 🙁

  3. Aqui no Sul de Santa Catarina só deu para acompanhar a partir das 4:00 pois antes disso o céu estava completamente tomado pelas nuvens e por uma chuva fina! Uma pena!
    Das 4:00 às 5:40 eu consegui ver apenas uns 4 ou 5 meteoros!
    Já tinha ouvido falar que a pessoa que vai ver um evento desses tem que ter paciência! Mas no fim valeu a pena!

  4. Oi, Salvador. Eu moro na costa leste dos Estados Unidos e a noite está boa para se observar o céu. Você acha que o fenômeno também será visível daqui? Abraços.

  5. Nessas horas reconhecemos quão insignificantes somos diante deste maravilhoso Universo de Deus.

  6. A que horas conseguiremos ver isso aqui em São Paulo? Na região da Paulista vai dar para ver alguma coisa?

  7. MORO EM SC, ESTOU NA ESPECTATIVA DE ACOMPANHAR ESSE LINDO FENOMENO, NÃO VOU PERDER ESSA OPORTUNIDADE, UMA LINDA NOITE COM UM GRANDE SHOW DE METEOROS.

  8. Em 1986, eu e minha esposa, fomos para Cabo Frio, no RJ, para ver, juntamente com nossos filhos, a passagem do Cometa Halley, já que os cientistas diziam que o local era o melhor do RJ para avistá-lo.
    Hoje, quase 30 anos depois, agora, com nossos netos, vamos tentar assistir a esse novo fenômeno. Estamos em Campos (RJ) e o céu está bem claro, sem nuvens. Vamos acordar às 2:00 hs, para acompanhá-lo. As crianças estão muito empolgadas. Vamos ver se damos sorte.
    Coisas de avôs.

  9. Vou ver sim, muito interessante , quero ver no horizonte do mar da minha linda fortaleza-CE !

  10. Pessoal, a carta celeste ajuda muito mas pra quem tem smartphone, um conselho: baixem o aplicativo Night Sky 2, é gratis, e é só apontar pro céu que ele te mostra qual constelação/estrela/planeta está naquela direção!!! Muito chique! E você pode colocar “Aquário” que ele vai te ajudando a achar a localização!
    Parabéns pela reportagem!!!!

  11. Pode parecer loucura mas, na época (1986), lançaram até um boneco chamado Halleyfante. Uma mistura de Halley com elefante. Bizarro. Ah, já programei o teto solar da minha suíte pra abrir as 2 da manhã. 86 não foi o melhor ano da sua vida?

  12. Meu encantamento pelo universo é enorme.
    Vou ficar esperando atenta e olhando para o céu essa madrugada!

  13. Olá pessoal,nada de pedacinhos de meteoro.
    Sou ufólogo e afirmo que essas luzes misteriosas são DISCOS VOADORES, oriundos do Centro do Planeta Terra. O Comandante ASTHAR SHERAN comanda em torno de 5 milhões de venclas com missão de segurança planetária, no plano astral, no campo de nossa invisibilidade. Resolveram fazer peripécias em nosso plano visível, comemorando algo.

  14. Eu era uma pequena menina ,mas vi o Halley e me encantei com ele e estarei lá vendo pequenos “pedaços de gelo sujo”,mas lindos caírem sobre nós, agora com minha filha de 15 anos a me acompanhar. Abraços Salvador!

  15. Vamos tentar ver, moramos no extremo sul do País, com divisa com Uruguai e deverá ser um belíssimo fenômeno !

  16. Salvador, se você puder, me auxilie em duas coisas: 1) dicas para construir um observatório amador em casa 2) se vale a pena fazê-lo em Petrópolis, RJ, considerando que apesar de morar no “meio da mata”, tem muita luz ainda.

    Grato

    1. Gil, escrevi no ano passado uma matéria com dicas para a compra do primeiro telescópio. Estou no cel, por isso não coloco o link aqui. Dá um Google que você acha. Abs!

  17. Que surpresa ver tanta gente interessada!! É bom demais.

    Aprendemos com a curiosidade dos outros e tendo pessoas gabaritadas para responder melhor ainda!

    Abraços a todos apreciadores de estrelas.

  18. Salvador, vc mexeu com uma gama de pessoas que estão interessadas em coisas da natureza. Suas explicações são bem pragmáticas e claras. Parabéns cara

  19. Caríssimos amigos,

    Será que da Mooca consigo ver algo? Em minha casa tenho um terraço bem grande, mas a parte leste só vejo prédios. Tanto é que meu nascer do sol é um bola de fogo surgindo entre dois prédios enormes.(Não vejo a hora de me formar e correr pro meio do mato!)

    Beijos, Beijos, Beijos!

    1. Qual? O do blog ou o que está pra VOLTAR desde que morreu e virou zumbi, lá em 30 e poucos, e se perdeu no caminho?

  20. Boa tarde Salvador!
    Sou completamente leiga nesse assunto,porém apaixonada pela beleza que o Céu nos proporciona.
    Gostaria de parabenizá-lo pelo texto escrito tão ricamente em detalhes e palavras que só me deixaram ainda mais curiosa em observar mais esse espetáculo da natureza.

  21. Boa tarde para todos…
    Tudo que criado por Deus e maravilhoso…
    Vou chamar todos meus amigos ( as ) para ver esse fenómeno criado por Deus…

    1. Puts, sorry te desapontar, mas não foi Deus quem criou isso aí não… Deus não existe!

      Sei que é chocante, mas é a verdade.

      Ah sim, aproveitando as revelações chocantes, Papai Noel e Coelhinho da Páscoa também não existem.

      Fiquem com o Monstro do Espaguete Voador.

  22. Resquícios da mentira Halley, que ninguém sabe ninguém viu.
    Portanto,a chance do fenômeno acontecer é zero.Não percam seu tempo.

  23. Fiquei intrigado com uma ótima pergunta acima – como o Halley ainda pode existir sendo tão antigo e perdendo matéria constantemente? Eu me imaginei chegando em casa à noite e indo tomar banho… Boa parte da sujeira que acumulamos é formada pelo suor, mas tem bastante formada por fatores externos, tipo poeira, fumaça, etc. Eu penso que o Halley “atraia” partículas durante sua trajetória ou colida com elas (aumentando sua massa) e eliminando-as quando passa, por exemplo, perto de nosso sol (diminuindo sua massa). Se isso realmente acontecer ele vai viver por muito, mas muito tempo – e vida longa ao Halley. Conclusão – ele “engorda” em regiões frias e distantes e “emagrece” nas regiões mais quentes (ao contrário de nós, que engordamos em qualquer situação).

  24. salvador a “chuva” de meteoros durará a madrugada inteira ou tem um tempo certo para começar e acabar????

  25. Olá Salvador,
    Irei aproveitar o máximo no céu estreladíssimo do Jalapão. Sem poluição visual ou qualquer outra coisa. Sou uma fanática pela via láctea. Só espero que por aki tenhamos uma boa apresentação.

  26. Olá, queria saber qual a previsao do horario para acontecer essa noite ? e, o ponto vermelho na carta, é Marte ?

    1. Nayara, a partir das 02:30 o radiante (o ponto vermelho) estará alto no céu. Mas você poderá ver alguns meteoros ao longo da noite, mesmo que o radiante esteja abaixo do horizonte, ou seja, antes desse horário.

  27. Ei, bela reportagem, só tenho um ponto a comentar: cuidado quando se fala que um cometa é “gelo sujo”, por favor parem de espalhar essa mentira… se não sabem o que é, não repitam a primeira coisa que ouvirem sobre o assunto… cometas NÃO são de gelo e a cauda deles NÃO é vapor de água… estudem, e pensem…

    1. Então por favor nos ilumine com vossa ilustre sabedoria e explique a formação dos cometas.

      Obrigado

    2. “espalhar essa mentira”, quem é você, o Surfista Prateado pra falar com tanta propriedade do que é feito um cometa??

    1. Tá no texto, preguiçoso:

      “Para encontrá-la, olhe para o leste (onde o Sol nasce), a partir das 2h30 da manhã (use a carta celeste abaixo para localizar melhor). Quanto mais tarde, mais Aquário sobe no céu, facilitando a observação. Pouco antes do amanhecer, ele vai estar quase no zênite (o “topo” da abóbada celeste).”

  28. O importante é descrever a EQUAÇÃO espacial do Planeta Haley, no Sistema Planetário da Terra, em evidência, de sua constante passagem!

  29. Antes disso, não percam a passagem da estação espacial HOJE 05/05, A partir das 18:40 surgirá no noroeste e seguirá em direção ao sudeste. Em alguns lugares como brasilia e Rio passará perto da linda Lua crescente, mas será muito brilhante tbm desde Sao Paulo até Belo Horizonte. Se o tempo aqui ajudar farei minhas fotografias e publicarei aqui. https://www.facebook.com/fotografiaeastronomia

  30. Olá Salvador, tudo bem? Gostaria de saber se esta chuva de meteoros teve seu início já no início da noite de domingo, 04/05. Estava por volta das 19:00hs nas areias da Praia Grande/SP e meu filho apontou o céu dizendo que tinha visto um cometa. Quando olhamos realmente tinha um fino rastro branco no céu muito azul com uma das pontas um pouco brilhantes, porém do lado o onde o sol se põe. Dissemos que era um rasto de avião porém achei muito pequeno. Será que poderia ser um destes “farelos”?
    Obrigada e um abraço!

    1. Sim, Renata. Ela tem o auge hoje, mas já rola há mais ou menos uma semana…

  31. Corre-se o risco do PT apregoar que as estrelas estão caindo na direção do Lula para apoiar a candidatura da Dilma.

    1. Tá no texto, preguiçoso:

      “Para encontrá-la, olhe para o leste (onde o Sol nasce), a partir das 2h30 da manhã (use a carta celeste abaixo para localizar melhor). Quanto mais tarde, mais Aquário sobe no céu, facilitando a observação. Pouco antes do amanhecer, ele vai estar quase no zênite (o “topo” da abóbada celeste).”

  32. Vou parar um momento do stress que me rodeia, dos estudos e do trabalho e vou fazer isso… olhar as estrelas e esse fenômeno. Só assim para relaxar um pouco….

Comments are closed.