Previsão do tempo: chuva de meteoro!

Prepare-se para uma madrugada animada, pois é de hoje para amanhã que chega ao pico a chuva de meteoros das Leonídeas!

Imagem do astrofotógrafo F. Espenak revela as Leonídeas, vistas em 2001.
Imagem do astrônomo americano Fred Espenak revela as Leonídeas, vistas em 2001.

O fenômeno passa a ser mais visível a partir das 2h30 (pelo horário de Brasília) da madrugada desta terça-feira, emanando da constelação de Leão (daí o nome).

“Esta chuva não será muito intensa”, informa Gabriel Hickel, astrônomo da Universidade Federal de Itajubá (MG). “Para o máximo, entre as 3h e 05h30 do dia 18, as regiões Norte e Nordeste do país devem esperar cerca de 6 a 10 meteoros por hora. As regiões Centro-Oeste e Sudeste deverão ver entre 4 e 7 meteoros por hora. Já a Sul deve esperar taxas de 3 a 5 meteoros por hora.”

E a boa notícia: a Lua minguante deve interferir pouco na observação.

O fenômeno acontece quando a Terra atravessa a nuvem de detritos deixada pelo cometa 55P/Temple-Tuttle. Ou seja, é a poeira do astro, entrando em alta velocidade na atmosfera, que produz as chamadas estrelas cadentes. Como faz já 15 anos desde a última passagem do cometa por essas redondezas, a quantidade de fragmentos presentes é menor, e por isso a chuva deve ser menos espetacular do que em anos anteriores. Mas os meteoros são marcados por seu brilho intenso, de forma que vale ficar de olho.

Desnecessário dizer que o fenômeno não apresenta nenhum perigo e é absolutamente democrático: dispensa o uso de qualquer instrumento óptico.

“Você só precisa dos seus olhos, uma cadeira de praia e motivação”, diz Hickel. “Não há região específica do céu a olhar. O ideal é procurar um lugar escuro, longe da poluição luminosa das grandes cidades, com o horizonte livre (sem edificações, árvores ou morros próximos) e deitar-se em uma cadeira de praia, de modo a ver o máximo de céu possível. Tenha paciência e não espere um show pirotécnico. Observe por pelo menos 1 hora para ver um número razoável de meteoros.”

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

  1. Então aqui são 23:14
    sou da cidade de Guarapuava PR
    serrá possivel ver ? estou indo pra fazenda lugar mais retirado da cidade pra conseguir
    VAAAMOS VER estou apostando na informação de voces

  2. Hoje era umas 19:00 e pouco e eu vi um meteoro passar, foi só um e ele não estava tão rápido! Moro em Guarulhos.

  3. Salvador, mais ou menos para que ponto do céu noturno devemos prestar atenção (interior de SP)?
    A propósito, acabei de ler seu livor, recomendo a todos.
    Um abraço.

    1. Paulo, pode olhar pra qualquer lugar. Mas se quiser olhar na direção do radiante, mire a constelação de Leão, que nasce no Leste depois das 3h da manhã.

  4. Pena q moro em cidade grande (BH), mas para que está no interior ou uma praia, deve ser um lindo espetáculo.

    1. Também tenho 10 anos amando e quero muito ver essa chuva por isso vou ficar a noite inteira acordada e quando for 2 ou 3 horas vou abrir minha janela e ver .!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Uma das melhores lembranças de minha infância foi assistir uma chuva de meteoros com minha família. Ficamos sabendo do fenômeno pela televisão, acordamos de madrugada e corremos para o terraço do nosso apartamento para esperar os meteoros. Foi uma das coisas mais bonitas que pude presenciar. Ficamos todos encantados. Espero que nesta madrugada outras famílias possam ter esta mesma experiência!

  6. É HORA DE OLHARMOS PARA ESTES SINAIS NOCÉU,E SABER QUE ELES NÃO ESTÂO ACONTECENDO SIMPLESMENTE, POR ACASO.É HORA DE NOS VOLTARMOS MIAS PARA DEUS E MELHORARMOS MAIS E MAIS COMO SERES HUMANOS E SABER ,QUE O FIM ESTÁ PROXIMO.
    PREPARA-TE JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!!!

    1. Até aqui tem que ter um mala sem alça para colocar a frase que Jesus está voltando. Evangélico é uma raça chata mesmo!!!

      1. Cuidado com as tuas palavras, rapaz! Ai daquele que fala mal ou mexe num dos pequeninos do Senhor! É como se tocasse na menina dos olhos de Deus! Então, respeite os crentes! Que Deus tenha misericórdia de pessoas como você!

        1. O local próprio para o estudo das crenças religiosas é numa igreja ou no templo, em casa, ou num curso sobre religiões comparadas, mas não aqui. Não há lugar no nosso mundo para uma ideologia que procura mentes fechadas, força à obediência, e retorna o mundo a um paraíso que nunca existiu. As pessoas devem aprender que o universo pode ser confrontado e entendido, que ideias e autoridades devem ser questionadas, que uma mente aberta é uma coisa boa. A educação não existe para confirmar a superstição das pessoas, e as crianças não aprendem a pensar quando elas são alimentadas apenas com dogmas.

      2. Você que e mediocreira uma pessoa sem escrúpulos fala mal das coisas de DEUS saiba que o fim esta bem perto e tudo que falou vai acarreta sobre ti A GRAÇA DE DEUS não e pra qualquer um esta dada a dica.

        1. Tomara que o fim chegue logo, não aguento mais tanta ameaça. Acho que é mais fácil chegar o fim do que a chuva em SP.

          1. … nessas horas, ao ler esses comentários, até eu começo a achar que tem algo errado com a Teoria da Evolução…

    2. Parabéns Salvador pelo blog. É muito interessante e eu sempre me interessei por astronomia. O que estraga seu blog são esses pseudo-crentes que acham que só eles estão certos, mas na verdade estão no blog errado.

      1. Deixa eles. Apesar do discurso, se eles estão aqui, é porque também querem saber, certo? 😉

  7. Essa chuva de meteoros são fragmentos da via lactea.E o robô sobre o meteoro vira junto. Disso eu tenho certeza.

    1. Como Salvador mostrou no texto, esses meteoros são fragmentos do cometa 55P. Se extrapolarmos para a Via Láctea toda, então devemos nos lembrar que nós também somos fragmentos da Via Láctea…

  8. Quando vem caindo faça um pedido, o meu já fiz: “Que o PSDB nunca mais volte ao poder e que caia em São Paulo..”

    1. e eu babaca e que a dilma roube o bastante como esta fasendo e que o lula venha na sua casa trassar a sua mulher seu corno

    2. Sinceramente, embora não tenha partido, pior é ter que aguentar o PT mais 4 anos onde parte dos seus líderes foram presos e grande parte estão atolados até os olhos na corrupção da PTbras.kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    3. Seu pedido será abafado pelas centenas de outros pedidos,para que ele desvie de São Paulo e caia na sua cabeça e deixe ela bem achatadinha. =)

  9. É basicamente impossível ver algo no céu de São Paulo, principalmente para quem mora na Zona Norte ou no Centro da cidade.. Que saudade de Uberaba.. ter vista perfeita do céu!!

  10. Propaganda enganosa. A foto tem milhões de riscos. Da última x que ví só apareceu um pontinho mixuruca que durou meio segundo no céu. Perda de tempo.

    1. Sim, a imagem compõe quatro fotos, e tiradas em 2001, quando as Leonídeas estavam bem mais ativas.

    2. Tenha paciência e não espere um show pirotécnico. Observe por pelo menos 1 hora para ver um número razoável de meteoros.”

      mario voce leu esta parte aqui?
      se n leu entao leia pois eles dizem para nós n esperarmos por show pirotecnico e sim temo qe observar 1 hra para vermos um numero razoavel

    3. Amigo, eu já vi, muitas vezes, “estrelas cadentes”. Elas costumam acontecer e sempre é um belo espetáculo. Alguns segundos de enfeite no céu. Nos dias de “chuva de estrelas” aparecem em maior número, 4 ou 5 em uma hora, isso quer dizer que aumenta a probabilidade de ver ao menos uma.

      É bonito, é algo diferente, vale a pena ver.

  11. vamos todos contemplar este momento, é lógico não esquecer que tudo é obra do criador, agradecer sempre, e refletir para onde vamos?já pensou que oportunidade única para nos conhecer melhor, para sermos pessoas boas e carregar os nossos pensamentos somente de coisas boas e positivas.valeu!!!!!

    1. Falou muito bem, a não ser esse lance de “criador”. Se vc não tem provas de que houve um criador, por favor, não invente.

      1. Bom aii fika da crença de kada um tu axa qe fomos feitos pelo oqe? n vau me falar qe tu acredita qe somos decendentes de macacos vx tm provas qe nossos decentendes eram peludos mesmo?

        1. Nenhum cientista afirmou que somos descendentes de macos. O macaco não é nosso avô, e nosso primo. Não acredito que ainda tem gente que pensa isto! Vai estudar, e aproveite para recuperar as aulas de português perdidas…

  12. Eu sempre acrescento durante estas chuvas ao ” meu equipamenro ” uma garrafa de lambrusco e como bom mineiro, um queijo canastra bem curado.

  13. Lembrei de um colega que acrescentou aos equipamentos acima uma garrafa de vinho… segundo ele, isso acelerou a percepção dos meteoros. 😀

    1. Rs… equipamento imprescíndível, se adicionais mais uma manta e sua cara metade, capaz até de ver uma ponta do paraíso.. :D:D

          1. Dispenso o queijo, só com a outra metade e a garrafa inteira de um bom cabernet nem precisamos ver os meteoros, ja estaremos no paraiso.

      1. A minha cara metade reclamou(?) que da última chuva de meteoro que assistimos la fora, ela só viu estrelas…rsrs.

Comments are closed.