Uma estrela no leito de morte

Salvador Nogueira

Muitas vezes, em astronomia, um belo cenário esconde um evento dramático. É o caso da nova imagem recém-divulgada pelo ESO (Observatório Europeu do Sul), que mostra a morte iminente de uma estrela gigante.

A nebulosa IC 2220 mistura a beleza dos processos cósmicos ao drama da morte de uma estrela

Trata-se da nebulosa IC 2220, localizada a cerca de 1.200 anos-luz da Terra, na constelação de Carina. A estrela brilhante no meio da formação de gás e poeira é a estrela conhecida como HD 65750. Trata-se de uma gigante vermelha — o destino de um astro quando seu combustível começa a se esgotar.

A imagem foi obtida pelo VLT (Very Large Telescope), em Paranal (Chile), e ajuda a desvendar os mistérios dessa fase final de vida das estrelas.

LÁ E AQUI

O Sol também vai se tornar uma gigante vermelha quando o hidrogênio usado para a fusão em seu núcleo escassear, o que deve acontecer em cerca de 5 bilhões de anos. Ele irá inchar e engolir Mercúrio, Vênus e possivelmente a Terra.

A HD 65750, em contraste, tem cinco vezes mais massa que nossa estrela-mãe. E, quanto maior a estrela, mais rápido ela esgéota seu combustível. Estima-se que ela tenha “apenas” 50 milhões de anos, em contraste com os 4,7 bilhões já vivenciados pelo Sol.

Ainda assim, sua massa não é suficiente para que seu destino seja muito diferente do de nossa estrela. Quando não houver mais material para fusão nuclear, a HD 65750 deve soprar o que sobrou de sua atmosfera e se tornar uma anã branca — um cadáver estelar bem compacto e de pouco brilho.

Ao seu redor, se forma uma nebulosa planetária (já falei sobre elas e o interessante mistério das borboletas cósmicas), que aliás já está se formando nessa fase de gigante vermelha. Os dois arcos visíveis na foto são compostos por matéria ejetada da atmosfera da própria estrela.

Numa imagem de incrível esplendor, testemunhamos a morte iminente de um sol. Agora o material que um dia foi seu vai se espalhar pelo espaço e eventualmente será incorporado na formação de outras estrelas, dando continuidade ao belo ciclo de destruição e renascimento que envolve os processos cósmicos.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Ontem dia 23/10/2013 era mais o menus umas 22:25 akew no mato grosso do sul capital eu estava olhando para o ceu qando derepente alguma coisa redonda com uma especie de cauda verde com vermelho parecia uma estrela gigante, estava mto devagar . era mto linda mais depois foi sumindo no ceu era enorme e mto lindo niunca vou esqecer.

  2. Mas uma grande explosão próximo ao centro de gravidade do asteroide não ocasionaria desvios nas rotas de diversos pedaços menores? Mesmo os que poderiam ainda cair na Terra seriam mais facilmente desintegrados pela atmosfera.

  3. O choque de um meteoro de tamanho necessário para destruir a Terra é questão de tempo. Segundo soube, não seria viável sua desintegração em pedaços menores. Alguém sabe me dizer a razão pela qual essa solução está sendo descartada e substituída por outra, que seria a de alterar a órbita do meteoro?

    1. Porque quebrar um grande asteroide em pedaços menores só criaria múltiplos impactos, em vez de ajudar a atmosfera a desintegrá-los.

  4. alguem poderia me explicar o que teria acontecido se os dinossauros nao tivessem desaparecido?
    grato

    1. Não, ninguém poderia te explicar. Se o design inteligente estivesse certo, provavelmente veríamos algo parecido com os Flintstones, com humanos e dinossauros convivendo. Mas como a explicação correta para a origem das espécies é a evolução pela seleção natural, e esse processo age de maneira estocástica, aleatória, impossível dizer para que caminho rumaria a especiação sem o evento que destruiu o nicho dos dinossauros.

  5. se não mudarmos o planeta não duraremos nem 100anos, na verdade não é o mundo que prescisa ser mudado e sim nós, seres humanos consequentemente o planeta mudará

    1. Somos uma espécie como qualquer outra, nosso destino é um só, ou evoluiremos para outra ou desapareceremos.

      E o universo e o planeta são indiferentes a isso.

  6. Na terra não é diferente, este ciclo acontece todos os dias, no espaço se processa com mais anos e na terra em menor tempo. As escalas são diferentes, por isso acreditamos que essa energia das pessoas, não se perde. De alguma maneira se reprocessa dentro de um ciclo evolutivo. Os exemplos estão cada vez mais acessíveis.

  7. Que pena que vocês são uns alienados que nada sabem,e ainda querem parecer inteligentes.E ainda vem estes cientistas com seus bilhões de anos,ficam cheios de teorias que nem se existissem os tais bilhões de anos poderiam ser provadas.Acabei de crer que este site é alienatório e que faz mal a saúde mental.

    1. Mal à saúde mental faz o seu comentário! chamar todos de alienados sem mais nem menos, vc sabe algo tão grandioso que prove ao contrário!

  8. Fascinante a astronomia…gostaria de perguntar e tirar uma dúvida se esta imagem representa o real momento atual lá na constelação de Carina com aqui na Láctea

    1. Medida a distancia aproximada* desta constelação pode se concluir que esta imagem que recebemos agora é anterior a nossa percepção vista aqui ; O que pode muitas imagem de corpos celestes a grandes distancias nem mais existirem a imagem que recebemos no espaço & tempo.

  9. Olá pessoal,
    Como eu sou fascinado por esse assunto! Pena que eu não tive a oportunidade de me aprofundar no estudo acadêmico em astronomia. Eu acredito que a origem humana está em algum lugar no universo, que surgimos em algum outro planeta de uma forma celular bem elementar e que nos desenvolvemos aqui no nosso belo planeta. Peço que se alguém tiver alguma literatura relacionada ao assunto, que me enviem e serei muito grato.
    Abraços.

  10. Essas coisas belas inclusive o ser humano ñ foram feitos p/ serem destruídos, por causa dos nossos pecados tudo inclusive o universo foi afetado e terá que passar por uma reciclagem onde voltará a serem perfeitos. Cristo está voltando se preparem … att. Ricardo

  11. Isso confirma que a natureza não é cruel, apenas implacavelmente indiferente. Essa é uma das lições mais duras que os humanos tem de aprender. Nada morre, nada desaparece, apenas se transforma.

    1. bem romantico mas dizer que nada morre ou morrerá não condiz com as previsões mais realistas quanto ao destino do nosso universo, ao menos é isso que diz um universo fadado a um equilibrio termico, e tambem fadado a uma expansão irreverssivel.Ao meu ver indiferene e cruel.

  12. Bela matéria Salvador, estou comprando um telescópio Celestron para poder observar melhor o universo profundo. Parabéns.

    1. Gostaria de saber qual modelo você está mais inclinado a comprar e qual fornecedor. Também pretendo adquirir meu primeiro telescópio.

  13. Uma pena que nas escolas não ensinam princípios básicos da astronomia.
    Vim descobrir que as estrelas que são infinitas no céu são iguais ao nosso sol após 30 anos de vida. Após isso descobri que em nossa galáxia existem pelo menos 300 bilhões de sóis igual ao nosso, e, que no universo existem mais de 100 bilhões de galaxias.
    Uma pena ninguém ensinar isso na escola, pois somos passageiros de um grão de areia no universo.

    1. Cara, só frustração disso aí. Soube dois dias antes de ver no UOL. Sentei em cima, e agora perdi a prioridade. Falarei nele sim, mas estou até o tampo de trabalho… tentando achar tempo aqui. 😛

  14. O espetáculo é grandioso! ……Pena que muito distante …ou sorte nossa por ser distante . – Existirmos a que será que se destina ?….

  15. Salvador, vc afirma que nossa estrela, ao final, vai inchar e engolir mercúrio, venus e POSSIVELMENTE a terra; pq essa incerteza c relação ao nosso planeta?

    1. Há incerteza de exatamente quanto ela vai inchar. A maioria dos cálculos fala que vai ser mais ou menos exatamente na órbita da Terra que o inchaço vai terminar. Então o Sol talvez engula a Terra, talvez não…

      1. Não me lembro a fonte agora, mas ouvi dizer também que a medida que o Sol já como anã vermelha for inchando, a orbita da terra poderá ser deslocada ficando mais distante e neste caso também não ser engolida. Isto procede?

  16. Na década de 34/40 varios cientistas, entre eles Hans Bethe e Oppenheimer(o mesmo da bomba A),previam o que agora estamos comprovando pela tecnologia atual. A foto mostrada acima é espectacular!

  17. A matemática simbólica com aprox.3000 anos sempre tentando traduzir matemática da natureza tot / univ. E daí vai dos ajustes relatividade/mecânica quântica ( mat. teoria das cordas …) e o famoso “tempo” no univ cósmico ! Das perguntas “por que existe mais matéria do q antimatéria no univ, até aos teletransportes ~ partículas c/ destinos ligados / “provada” viagem apenas de informação de átomos ( vem a pergunta : somos informação ao longo do processo ? ). *O mundo é interdidciplinar e univ neuro + internet c/ peso considerável. Prováveis Inconscientes Heranças Cósmicas rolando na preservação da espécie tot, da dinâmica universal com cópias reduzidas do todo em tudo como o velho “nada se perde”

  18. Salvador, uma dúvida: que tamanho (ou peso em relação ao nosso sol) uma estrela deve ter para encerrar a carreira como uma Supernova? E como uma Hipernova?!

      1. Fantástico! Espero podermos presenciar o nascimento de uma hipernova durante a nossa existência (em Eta Carinae, quem sabe…)

        1. Hmm, não tô tão ansioso não. De hipernovas, quero distância. Eta Carinae tá um pouquinho perto demais para o meu conforto pessoal. rs

  19. A matemática simbólica com aprox.3000 anos sempre tentando traduzir matemática da natureza tot/univ. E daí vai dos ajustes relatividade/mecânica quântica ( mat. teoria das cordas…) e o famoso “tempo” no univ cósmico ! Das perguntas “por q existe mais matéria do q antimatéria no univ” até aos teletransportes ~ partículas c/ destinos ligados / “provada” viagem apenas de informação de átomos ( pergunta “somos informação ao longo do proc ?” ).* O mundo é interdisciplinar e univ neuro + internet de peso considerável. Prováveis Inconscientes Heranças Cósmicas rolando, na preservação da espécie tot, da dinâmica universal com cópias reduzidas do todo em tudo como o velho “nada se perde”

  20. lei o site https:// luiz1611.wix.com/lucadealmeida e veja algumas considerações discordantes de teorias tomadas como consolidadas (provas matemáticas de erros iniciais que moldaram nosso entendimento do átomo ao Universo.

    1. E prova? Ou é mais um “viajante da maionese”?

      “Alegações extraordinárias exigem evidências extraordinárias.”

      Carl Sagan

    2. Mas nem o endereço ele acerta. Agora o ilustríssimo quer falar que até o Heisenberg estava errado e você certo? Falta de remédio?

  21. lei o site luiz1611.wix.com/lucadealmeida e veja algumas considerações discordantes de teorias tomadas como consolidadas (provas matemáticas de erros iniciais que moldaram nosso entendimento do átomo ao Universo.

  22. Interessante como nosso sol durou e deverá durar o tempo mais que suficiente para que surgíssemos aqui e nos desenvolvessemos, e possivelmente tenhamos tecnologia para sair daqui antes do terrível fim de nosso sistema.
    Porque não dura apenas um milhão de anos ou menos? Caprichos da natureza, ou…

    1. Nós “surgimos” graças a milhões de situações casuais. Se não fosse um asteroide caindo sem controle há 60 milhões de anos, se não fossem todos as mudanças climáticas, se não fossem os microorganismos que começaram a gerar oxigênio lá nos primórdios da Terra, se não fosse a Lua, se não fosse o acaso dos predadores e das migrações e das outras extinções em massa, não estaríamos aqui.

  23. Gosto de assuntos como este pois se sabendo sobre o universos tomamos conhecimento do quão infinitamente pequenos somos diante de tudo isso. Nosso sistema solar deverá ter fim dentro de 5 bilhões de anos mas nosso universo ainda continuará existindo por trilhões de anos até de as forças gravitacionais entre as galáxias propriamente deixe de existir pois tudo está em expansão.

      1. De todos os comentários até agora, com certeza o seu foi o mais profundo e tocante… FILOSOFOU

  24. quando vejo belezas como esta lembro de Pascal, e o paradoxo do homem ao mesmo tempo miserável e maravilhoso, por ser tão insignificante perante o vasto universo porém ainda que limitadamente ter consciência deste e de si. A verdade é que o universo, assim como teve um começo, está predestinado a um fim assim como todos nós.

    1. Alex, o universo , como fala a matéria, não terá fim, ele só será reciclado como a estrela da foto.Nada termina, tudo se transforma, sempre….Abraços.

      1. realmente por universo, me refiro ao imenso e divertido playground propicio a vida ao qual observamos, esse sim um dia dará seu ultimo suspiro. em quanto isso continuemos…

Comments are closed.