Europa cospe água para o espaço!

Salvador Nogueira
Concepção artística de pluma de água ejetada de Europa
Concepção artística de pluma de água ejetada do solo congelado de Europa

Desconfio que esta notícia faz de Europa o melhor lugar no Sistema Solar para procurar vida extraterrestre. Melhor até do que Marte. Usando o Telescópio Espacial Hubble, astrônomos acabam demonstrar que a lua de Júpiter cospe jatos de vapor d’água para o espaço com regularidade.

Em observações realizadas em novembro e dezembro do ano passado, combinadas a imagens mais antigas, Lorenz Roth e seus colegas do Southwest Research Institute, nos Estados Unidos, detectaram emissões com a assinatura típica de oxigênio e hidrogênio, emanando de pontos no hemisfério Sul de Europa. E isso sempre quando a lua, em sua órbita elíptica em torno de Júpiter, estava mais distante dele. A periodicidade do fenômeno faz sugerir que a causa é o poderoso efeito de maré produzido pela gravidade joviana, que “chacoalha” o interior do satélite natural.  O trabalho está publicado na edição desta semana da revista “Science”.

SURPRESAS EM SEQUÊNCIA

Não faz nem duas semanas que o Mensageiro Sideral estava comemorando uma pesquisa a sugerir que havia em Europa troca constante de material entre o oceano interno de água líquida e a camada de gelo superficial. Esse fato, se confirmado, facilitaria em muito a busca por vida europana, obtendo amostras da superfície. Agora, com a nova descoberta, ficou ainda mais fácil: é possível tentar obter amostra das plumas de vapor d’água emanadas do satélite. Nem pousar é preciso (se bem que desejável).

Não é à toa que os europeus estão comemorando o resultado como uma boa notícia para sua sonda Juice (acrônimo simpático para Jupiter Ice Moons Explorer), que deve ser lançada em 2022 para investigar, além de Europa, Calisto e Ganimedes.

MATERIAL ORGÂNICO

Colisão de asteroides leva material orgânico à lua joviana
Colisão de asteroides leva material orgânico à lua joviana

Outra notícia empolgante para a vida em Europa foi divulgada ontem, quando pesquisadores anunciaram a identificação de materiais argilosos no solo congelado da lua. Os resultados foram obtidos graças a uma análise de dados obtidos pela sonda Galileo. Os cientistas imaginam que o material foi parar lá graças à colisão de um asteroide. A notícia é empolgante porque esses bólidos são famosos por conter compostos orgânicos em sua composição.

Jim Shirley, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, estará apresentando este trabalho amanhã, durante a reunião anual da União Geofísica Americana, que ocorre em San Francisco.

Esse conjunto de trabalhos mostra que Europa tem tudo que precisa para a vida: água líquida, compostos orgânicos e trocas de material entre a superfície e o oceano interno que fornecem energia para um potencial ecossistema marinho.

O fato de que tudo isso pode ser estudado sem nem mesmo um pouso, graças às plumas de água europanas, torna imperativo levar a sério o desenvolvimento de missões não-tripuladas voltadas para o satélite. Infelizmente, a Nasa ainda patina nesse assunto, tentando anualmente cancelar um projeto que até agora foi mantido por força do Congresso americano.

Europa é uma das quatro luas de Júpiter que foram descobertas por Galileu Galilei em 1610, formando um dos mais poderosos argumentos contra o geocentrismo — a ideia de que tudo gira em torno da Terra. Mas jamais passou pela cabeça do venerável astrônomo italiano que ela pudesse ser tão interessante a ponto de levar ao questionamento do paradigma de qual é o conjunto ideal de condições para o desenvolvimento da vida.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Gostei da palavra “europana”, relativa à “lua” (satélite de Júpiter) Europa. O nome “Europa” é homenagem a uma ninfa, ou princesa, FENÍCIA, tão bela que foi raptada por Zeus, apaixonado. O nome “Júpiter” é a denominação romana para “Zeus”. Ou seja, o casal está eternizado e homenageado em uma das mais lindas interações astronômicas do sistema solar!

  2. Mesmo que confirmem água líquida em Europa, isso tecnicamente não significa possibilidade de “vida”.
    A vida complexa, orgânica, variada e ainda inteligente e singular como temos aqui; requer várias constantes e condições finamente ajustadas.

    A explicação mais lógica e racional é admitir o Criador criando vida sobrenaturalmente na Terra e não atribuir a acidentes cegos desgovernados e sorte, sem intenção, sem ordem, sem direção, sem inteligência. 😉

          1. Já é Auto-Manifestado nas coisas visíveis e invisíveis.

            Mas pra tua formidável e descomunal fé ateísta é mais fácil atribuir isso ao deus nada-acaso-sorte inexistentes né! 🙂

        1. Apareceu o Margarido ein Cição!!!

          E ai foi fazer mais um “cursinho de reciclagem de lixo criacionista”?

          Aprendeu como repetir as mesmas baboseiras do mesmo jeitinho e cometer as mesmas falácias e erros crassos de sempre?

          Aprendeu a desaprender mais um pouco?

          Leu mais daqueles materias “nasceu sem saber nada, não aprendeu nada e desaprendeu mais ainda”?

          E ai aprendeu mais sobre como falar mais besteiras sobre entropia, geologia, astronomia, química, cosmologia, física e evolução?

          Ensinaram para vc a matemática da “quebra gravitacional” para a formação de núvens?

          E a matemática que contraria a evolução das espécies; finalmente a revelaram para vc?

          Conta ai, teve aula ou assistiu a algum seminário com os ícones do criacionismo?

          E o trrabalho de fim de curso? qual foi? Aposto que foi sobre a qualidade dos pregos usados na arca de Noé ou foi sobre calmantes ministrados a animais para aguentarem 40 dias e noites presos em um barco chacoalhando?

          Ou foi sobre quebra gravitacional pós diluviana na formação de nuvens, já que antes do dilúvio não chovia e nem havia arco-íris?

          Ou foi sobre “entropia genética” contrária a teoria evolutiva?

          Ou foi sobre geologia pré-diluviana, de quando a Terra era plana?

          Ou foi mais humanístico, tipo a vida e a economia da sociedade pré-diluviana e a conservação ecológica dos dinossauros?

          Ou foi de engenharia tipo construção de arcas na sociedade pré-diluviana ou de abrigos reforçados para o fim do mundo?

          Ou logístico como transporte especial para os futuros arrebatados?

          Ou ainda de cunho imobiliário, tipo como garantir seu terreno na Nova Jerusalém?

          Ou seria de cunho cultural, por exemplo regras para a boa convivência pós-vinda de Jesus – como se adaptar e viver (ou morrer) bem e eternamente no paraíso?

          Conta ai Cição o povo quer saber…

          1. Não tinha pensado nisso, sempre quero perguntar a um religioso “e de onde veio Deus ou seu poder?” mas tem isso também, e depois que Jesus vier, ou quando eles forem arrebatados, sei lá, já pensaram como vai ser, pra que vai servir religião, ou pior, os milhares de templos espalhados, cada um com seu pastorzinho, dizem que vai ter uma religião, mas qual? Vai ser um pau só!! O diabo vai sentar ao lado de Deus e assistir!! Vai dizer, “Eu falei que isso não daria certo, mas esse final… se superou!! eu não poderia ter feito melhor”

    1. Essa não é a resposta mais lógica, é a mais fácil. Resposta pronta de um livro de 2000 mil anos pra mim não é resposta. Se pra você é, beleza, continue com sua fé, mas eu preciso de provas e evidências não para acreditar, mas sim para ter conhecimento.

  3. É isso mesmo “Nasa ainda patina nesse assunto, tentando anualmente cancelar um projeto que até agora foi mantido por força do Congresso americano.” ou o contrário, o congresso tentando cancelar?

  4. Salvador,

    Desculpe-me a ignorância mas porque é tão caro enviar um robô para Europa se alguns destes já estão em Marte?
    Outra questão, os satélites sempre tem movimento de translação – sempre um lado escuro?

      1. Sim, mas porque a distancia aumenta os custos se no espaço não há atrito.
        A Voyager já se encontra bem distante, são coisas distintas?

        1. Quanto mais longe, mais impulso você precisa dar para chegar lá. A Voyager usou a gravidade dos planetas para ser arremessada numa trajetória de escape do Sistema Solar. Não seria o caso de uma nave que precisa “parar” em Júpiter. Além disso, quanto mais longe, mais autonomia a sonda precisa ter, o que exige mais inteligência artificial.

  5. foi muito bom saber da chuva de meteoros que ocorrerá à noite; vou preparar-me p/ assistir ao fenômeno; além do mais, por meio da reportagem, descobri esta “foto” tão linda “Concepção artística de pluma de água ejetada do solo congelado de Europa”; gratifica os olhos

  6. Sobre nosso ego

    Me perguntara estes dias a opinião sobre qual seria o impacto para os religiosos se de fato vida fora da Terra fosse descoberta – ainda que simples, não inteligente.
    É uma pergunta pertinente. Respondi que não mudaria nada! Vejamos, se muitos de nós nos julgamos seres superiores aos outros animais por sermos feitos sob imagem e semelhança da figura divina, me parece que em nada afetaria o ego desta gente. Continuariam alegando: “Pois bem, mas nós humanos ainda somos os únicos criados à imagem e semelhança divina, somos especiais, superiores”.
    Agora minha vez de uma pergunta: Quando a humanidade adotará uma espécie de espiritualidade cósmica, com profunda ligação com a natureza e respeito com a mesma e os outros animais?

    1. Fanatismo é inerente ao ser humano, e não apenas aos religiosos. Existem cientistas fanáticos e obtusos em suas crenças e teorias tbm!
      Pra ficar no assunto que vc falou, cito 2 exemplos de ciência descrita na Bíblia.
      1- a Gênese: milhares de anos antes da teoria da evolução das espécies e da teoria do big-bang a gênese da bíblia já fala em “no começo se fez a Luz” (big-bang) e os vários dias da evolução da Terra (as eras geológicas) no último dia foi criado o homem (surgimento do homo sapiens)
      2- “Há muitas moradas na casa do pai”: essa citação de Jesus mostra claramente seu entendimento da existência de vida em outros planetas (moradas) do universo (casa do pai).
      A dicotomia entre ciência e religião é uma coisa criada pelo homem, que teve sua função no passado, mas ela na verdade não existe.

    2. Na verdade mudaria, sim. Assim como Darwin mudou, Nietzche, Marx e Freud também mudaram completamente a nossa visão de mundo, abrindo uma ferida gigantesca em nosso ego e na cultura ocidental.

      Aconselho a leitura do livro que contém os debates de uma mesa redonda feita com o saudoso filósofo Michael Foucault que tem como simples titulo: Nietzche, Freud, Marx. Nesse livro há o debate sobre os impactos que descobertas e pensamentos trouxeram para o “ego” da humanidade e da sua cultura.

      Eu sei que esta matéria é antiga, de dezembro, infelizmente só vi agora, mas fica a dica pra quem um dia visualisar essa matéria e ler esse comentário.

  7. Salvador, primeiramente gostaria de parabenizar-lo pelo blog, gosto bastante do conteúdo e da maneira como escreve seus textos.
    Uma dúvida: você vai postar alguma coisa sobre as geminideas deste ano?
    Grande abraço!

  8. Eu posso imaginar micro-organismos ou organismos maiores, sempre unicelulares a viverem no oceano líquido de Europa. Já na superfície congelada a radiação emitida por Jupíter iria dificultar a existência de formas de vida tal como as conhecemos. Mas, o universo tem mostrado que afinal as coisas são bem mais complexas.

  9. Olá Salvador! Sou leitor assíduo da sua coluna. Como professor de ciências vejo o quanto as pessoas e os meus alunos são alienados com relação ao Universo. Não olham para céu. Não questionam a sua própria existência. Só entendem de horóscopo e também só olham para o chão. Às vezes nem para o avião que passa. Que pena.

  10. Para haver vida aquática semelhante à da Terra, seria necessário que o oceano de Europa contivesse vegetação capaz de produzir oxigênio para a manutenção desse tipo de vida, mas essa vegetação não poderiam fazer isso sem fotossíntese. Se houver qualquer coisa viva, lá, seria essencialmente anaeróbica?

  11. E o mais interessante, como você menciona, Salvador: “um potencial ecossistema marinho” em Europa. Seres vivos no satélite; seria fantástico encontrá-los; e se macroscópicos, muito mais fascinante. Mas penso que não tanto do ponto de vista astrobiológico, porque, dado o conhecimento acumulado nos últimos anos, não duvido que a ciência não demoraria muito para compreender a gênese de tais seres e mais rápido ainda a maioria das pessoas acostumar-se-ia com a normalidade da existência deles. O estupendo ganharia ampla dimensão, entretanto, em seu efeito simbólico, em um encorajamento para humanidade em seu ânimo por busca de sobrevivência e exploração num cosmos até então, tido por extremamente hostil. Não há dúvidas que do jeito que o mundo vai indo precisamos disto; aliás já está na hora.

  12. Pô, até parece que a reportagem não é importan-
    te e não foi escrita com muito carinho e respeito,
    como é o feitio do Salvador. Eu já lí alguma coisa a respeito. acho que no Hiperscience, mas
    agora está bem claro que Europa é o local com
    mais probabilidade de abrigar a vida como a conhecemos. Parem de digitar abobrinhas,
    deixem o Salvador buscar mais informações.
    Fique de antenas ligadas em San Francisco,
    Salvador. abraços
    Evaldo

    1. Pelo efeito de maré de Júpiter. A gravidade do planeta puxa o material no interior da lua para lá e para cá, e a pressão resultante aumenta a temperatura e liquefaz o oceano.

  13. Salvador,

    Não costumo postar coisas que divergem do tema central do tópico mas gostaria de sugerir uma matéria sobre os projetos espaciais das empresas particulares.
    Estou maravilhado com os resultados positivos principalmente da SpaceX e o seu grasshopper que está perto de conseguir o que nenhuma empresa estatal nunca nem tentou, que é o pouso suave de todos os componentes de um foguete órbital, facilitando muito sua reutilização e custo.
    http://www.youtube.com/watch?v=Jz33kEHq4H0

    http://www.youtube.com/watch?v=8IbxqsWLXsw

    1. Fantástico, o foguete deles paira no ar, sobe e desce várias vezes e pousa no mesmo lugar. É uma tecnologia muito avançada.

    2. Salvador, na mesma linha de pensamento do colega, qual a sua opinião sobre o reality show que pretende colocar humanos em marte em meados de 2025? Acha viável? Esse pessoal tá falando sério? Posso ir junto?

      1. Eu acho paia. Não tem programa de TV que sustente um projeto dessa magnitude. Mas o tema em si é interessante. Qualquer hora vou abordá-lo. Valeu pela sugestão!

  14. Uma pergunta, refletindo que nessa lua contem água (independente do estado dela), e ,muita gente fala que a aguá da Terra uma hora ou outra vai acabar ( a água “potável” provavelmente ) mas dai me faz entrando nesse lance de capturar recursos de outros lugares, não digo água , mas sim o ouro, ai vem então a pergunta a relato de haver ouro em algum outro ponto do sistema solar e seria viável a sua mineração ?

    1. Se me permite responder Marcus, acredito que a nova corrida do ouro vai ser no espaço! 🙂

      Os cientistas acreditam que grande parte do ouro na Terra são de origem extraterrestre. Isso teria acontecido no início da formação do sistema solar, devido a choques de corpos celestes com a Terra.

      Já algum tempo, empresas particulares como a Planetary Resources e a Deep Space Industries, estudam a exploração de minérios em asteróides, metais preciosos como ouro, platina, etc são abundantes no espaço. Tem asteróides que foram avaliados em bilhões e até trilhões de dolares. 😉

      E agora veja o otimismo. 🙂 Os bacanas da empresa Planetary Resources dizem ja ter um projeto para exploração de minério em 2030, empresa esta que tem investidores bem conhecidos, o cineasta James Camerom e os bacanas do Google.

      Veja o link desta matéria muito bacana.
      http://astropt.org/blog/2012/04/29/explorar-minerios-em-asteroides/

      Abraxxx…

  15. Parabéns pelo texto Salvador! De fácil entendimento. Pois a matéria que saiu sobre esse mesmo assunto na pagina do uol é tão ruim que não da pra entender nada!

      1. Mande email pra eles lá que eles trocam, Salva. Vc costuma vender as matérias pra eles ou é o pessoal da Folha que faz isso?

        1. Não é tão simples. Eu vendi, e vendi antes de sair a nota do UOL. Se eles optaram pela nota deles, decerto há uma sabedoria oculta operando. C’est la vie.

          1. Cara, minha esposa trabalhou num portal parceiro do UOL e direto acontecia isso. Manda email pros caras que cuidam do conteúdo do portal, diga que vc vendeu antes e tal. Se for isso de conteúdo, eles vão te responder. Pelo menos vc tentou. Com ela dava certo na maioria das vezes.

          2. Eu entendo, cara. Mas tento não pentelhá-los mais do que o necessário. De vez em quando boto uma pilha. Mas hoje já tive meu dia de glória com a Terra tostada. Vamos dar espaço pra todo mundo. 😉

          3. Hehehe, eu sei, fiquei bem “pê” de não ter sido chamado, na verdade. Mas sei que tem coisas idiotas como “medição de audiência” que levam os caras, de vez em quando, a chamar matéria deles em vez de chamar blog. É do jogo.

  16. Coerente com o que os sumérios diziam, muita água no satélite de Kishar, que formou-se a partir do romance entre o Apsu (Sol) e Tiamat (Terra), quando esta orbitava onde temos o Cinturão de Asteroides.

          1. Parecem bolinhas. Como estão sobre o horizonte, suponho que representem um céu estrelado. Mas se eles quisessem representar um sistema planetário, com órbitas e tal, vou te falar, fizeram um serviço porco, porque nada se pode depreender delas. Como saber qual dos planetas é o mais próximo do Sol, ou quais seus tamanhos relativos? Didatismo zero… rs

        1. Quiseram apenas representar um sistema estelar, o nosso, sem órbitas e tal, apenas retratar que tem 12 astros, até por que astronomia é apenas mais um dos temas em evidência. blz.

  17. Como disse na matéria atrás sobre a rota de fuga dos chineses para Tamagushi, isso só afirma minha afirmação afirmada de que eles irão nos deixar para o impiedoso Cerberus e seu mandante, não duvido que isso seja obra do drone chinês fazendo seu trabalho, acredito estarem sabotando Europa por ter chances de abrigar vida humana futuramente, para que somente os chineses vivem em Tamagushi, ouvi falar que estão implantando várias M15 landmines em Europa nos possíveis locais de pouso para que futuramente alguma sonda não tenha chance de pouso, enfim, na dúvida continuo com minhas silver tapes, ashigani vasinche (boa sorte irmãos)!

  18. Sensacional! Assim mais missões devem vir, sempre fico contente com resultados bons como esse, ao menos não cancelarão mais as missões devido a dificuldade em penetrar a extensa camada de gelo.
    Tem uma matéria interessante também de fazer da lua uma usina de produção de energia elétrica solar para a Terra, apesar de um pouco distante, achei bem interessante, fica a dica para a turma que acompanha o blog.
    http://noticias.discoverybrasil.uol.com.br/projeto-japones-transformara-lua-em-uma-gigantesca-usina-de-energia-solar/

Comments are closed.