Mensageiro Sideral

De onde viemos, onde estamos e para onde vamos

 -

Salvador Nogueira é jornalista de ciência e autor de 11 livros

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Astrônoma brasileira publica livro gratuito para crianças (e outras dicas para todas as idades)

Por Salvador Nogueira

Quer um livro gratuito para introduzir astronomia aos pequenos? Tem vontade de participar de um concurso da Nasa? Que tal aprender mais sobre astrobiologia, o estudo da vida no Universo, num site atraente e rico em conteúdo? E bora aprender sobre ondas gravitacionais numa palestra de divulgação aberta ao público? Seus problemas acabaram! Confira a seguir várias iniciativas de cientistas no Brasil para espalhar as boas novas do espaço.

PARA CRIANÇAS:
AS AVENTURAS DE PEDRO, UMA PEDRA ESPACIAL
A astrônoma brasileira Duilia de Mello, da Universidade Católica da América, nos Estados Unidos, é mais conhecida por seus trabalhos com o Telescópio Espacial Hubble, mas também faz um trabalho importante na área de divulgação científica. E ela acaba de escrever um livro infantil que pode ser baixado gratuitamente na internet.

Ilustração do livro "As Aventuras de Pedro, a Pedra Espacial" (Crédito: Duilia de Mello/Sheila Vieira)
Ilustração do livro “As Aventuras de Pedro, a Pedra Espacial” (Crédito: Duilia de Mello/Sheila Vieira)

“As Aventuras de Pedro, uma Pedra Espacial” conta a saga de um meteorito que caiu em nosso planeta e ajuda a reconstruir toda a história do nosso Sistema Solar. Voltado para crianças entre 6 a 9 anos, ele é recheado de ilustrações que combinam desenhos e fotografias espaciais reais, distribuídos ao longo de 30 páginas.

Para ler e baixar o arquivo em PDF, clique aqui.

PARA JOVENS:
PARTICIPE DE UM CONCURSO DA NASA
O Centro Ames de Pesquisa, da Nasa, realiza um concurso anual internacional focado no tema da colonização espacial (em habitats orbitais, mas não em planetas ou outros corpos celestes). Realizado desde 1994, ele é voltado para alunos que cursam entre o sétimo ano do Ensino Fundamental e o terceiro ano do Ensino Médio. E o pesquisador brasileiro Ivan Gláucio Paulino Lima, atualmente no Ames, está determinado em fazer crescer o número de participações brasileiras. Ele chegou a fazer uma peregrinação por várias cidades brasileiras no início do ano para alavancar a quantidade de inscrições nacionais.

Ilustração de segmento de uma colônia espacial com gravidade artificial por centrifugação (Crédito: Nasa)
Ilustração de segmento de uma colônia espacial com gravidade artificial por centrifugação (Crédito: Nasa)

Há categorias para submissões individuais (uma por aluno, grupos pequenos e grupos grandes), separadas por idade, e a participação pode ser tão simples quanto uma ilustração — contanto que seja original. O material precisa ser enviado, em duas vias, pelo correio, ao Ames Research Center, e professores que resolvam aplicar à classe inteira a atividade devem enviar todos os resultados juntos.

O prazo está apertado — o material precisa chegar lá até 1o de março, mas Lima não desencoraja. “Se não der tempo neste ano, não tem problema, os alunos poderão se preparar bem para o ano que vem”, diz o cientista. Mãos à obra!

Clique aqui para verificar as regras do concurso (em inglês).

PARA ADULTOS:
UMA PALESTRA DE ONDAS GRAVITACIONAIS
Na próxima quinta-feira (18), às 19h, no Instituto de Física Teórica da Unesp, em São Paulo, rola uma palestra aberta ao público proferida pelo professor Riccardo Sturani, um dos participantes da colaboração LIGO, responsável pela primeira detecção de ondas gravitacionais. Ele é italiano, mas fala português muitíssimo bem, e deve dar uma perspectiva sobre o que podemos esperar do futuro da astronomia de ondas gravitacionais.

Flyer da palestra de Riccardo Sturani sobre ondas gravitacionais (não é preciso levar um desses para comparecer; é só chegar chegando). (Crédito: Unesp)
Flyer da palestra sobre ondas gravitacionais (não é preciso levar um desses para comparecer; é só chegar chegando). (Crédito: Unesp)

A palestra faz parte da programação da série “Física ao Entardecer”, que a Unesp realiza regularmente em seu campus à R. Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 (em frente ao metrô Barra Funda). Se você estiver em São Paulo e tiver curiosidade sobre as tais ondas gravitacionais, o programa é imperdível.

PARA TODO MUNDO:
UM SITE INTERATIVO SOBRE VIDA NO UNIVERSO
É um dos sites mais fascinantes sobre astrobiologia que eu já vi. Produzido pelo pessoal do Observatório do Valongo, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro, o site do Projeto ViU (acrônimo para Vida no Universo) traz imensa quantidade de conteúdo certificado por pesquisadores sobre a cada vez mais fervilhante área científica que versa sobre a compreensão da vida no contexto mais amplo do cosmos.

Página de abertura do site do Projeto Vida no Universo (Crédito: Projeto ViU)
Página de abertura do site do Projeto Vida no Universo (Crédito: Projeto ViU)

Vale a pena conferir, clicando aqui.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Blogs da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade