Astronomia: Os segredos do Universo em 3D

Salvador Nogueira

Maior mapa 3D de galáxias já feito revela como a energia escura está diluindo o Universo.

EXPANSÃO ACELERADA
Um ambicioso mapeamento 3D de 1,2 milhão de galáxias mostrou que o Universo está se comportando exatamente como os cientistas esperavam, com uma poderosa força acelerando sua expansão. O trabalho representa um sucesso incrível para o principal modelo que explica a origem e a evolução do cosmos desde o Big Bang, 13,8 bilhões de anos atrás.

95% DESCONHECIDO
O acerto é ainda mais surpreendente quando levamos em conta que os principais ingredientes dessa receita são de natureza desconhecida: nós os chamamos apenas de energia escura e matéria escura. Juntos, eles respondem por 95% do conteúdo total do Universo. Os 5% que restam são tudo que de fato conhecemos bem — os componentes básicos usados na construção de estrelas, planetas e pessoas.

VIAGEM NO TEMPO
Foram dez anos para que a colaboração SDSS-III (Sloan Digital Sky Survey-III) produzisse seu mapa intergaláctico, o maior já feito. O trabalho se concentrou em galáxias cuja luz viajou pelo espaço por 2 bilhões a 7 bilhões de anos até chegar a nós. Ou seja, ele retrata não só a distribuição das galáxias no espaço, mas como essa organização mudou com o passar do tempo.

Imagem original e o mapeamento tridimensional da distribuição das galáxias (Crédito: SDSS-III/BOSS)
Imagem original e o mapeamento tridimensional da distribuição das galáxias (Crédito: SDSS-III/BOSS)

A HORA AGÁ
A ideia foi pegar “no flagra” o momento em que a energia escura passou a mandar no Universo, uns 5 bilhões de anos atrás. Essa misteriosa entidade parece agir na contra-mão da gravidade, acelerando a expansão cósmica iniciada no Big Bang. Enquanto a gravidade tenta esmagar tudo de volta (e a matéria escura a ajuda nisso), a energia escura joga no time oposto, espalhando tudo mais e mais.

FUTURO DO COSMOS
Com o mapeamento em mãos, os cientistas puderam constatar que isso de fato está acontecendo — a energia escura está ganhando o jogo. Mas, apesar desse avanço, ainda nos falta uma compreensão mais refinada do que é essa misteriosa força para que possamos prever o destino final do cosmos. Por ora, as evidências apontam para um futuro em que o Universo seguirá se expandindo e se diluindo para sempre.

A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Essa energia escura é realmente algo muito difícil de entender. Ela atua em escala cosmológica mas não em escala local, a princípio. Nós não observamos o efeito dela aqui no nosso dia a dia ou mesmo dentro da nossa galaxia ou de outras. Mas ela atua separando as galaxias umas das outras a velocidades crescentes… como pode?

  2. gente eu ate dei unas boas rizadas lendo alguns comentários passados, mais agora tambem estou vendo olhos eclodindo em todos os cantos , sera que isso è contagioso , esta aparecendo em todos programas da globo, band, todos canais da net, vo pra tarja preta.

  3. Belo post, Salvador, mais um show de ensinamentos!

    E é incrível como, quanto mais um artigo se refere à origem e destino do Universo, mais comentários aparecem, mas da pior qualidade possível, gente que não admite que seus dogmas estejam errados e vem aqui só para reafirmá-los com ênfase visceral, sem argumentos realmente científicos, apenas emocionais. O lado bom é que eles acabam lendo um tantinho a mais fora de sua bolha fanática, o que – talvez – ajude a quebrar essa bolha.

  4. Pessoal das religiões, os crentelhos, das seitas apocalípticas, das viagens das maioneses, a fila é ao lado, por favor…

  5. Vcs disseram que ficaram 10 anos estudando o universo e a resposta muito simples está no livro de Apocalipse em apenas 22capítulos..
    se usassem esse tempo e essa energia para a dedicarem em estudar esse livro muitas revelações vcs teriam do fim…….
    Boa noite a todos!
    Jesus Ama vcs todos mesmo não reconhecendo o seu Senhorio em suas vidas mas Ele nos ama independente do nosso Amor por Ele.
    a medida q vcs forem se aprofundando nos estudos Bíblicos muitas revelações serão apresentadas a vcs.
    Abs a todos

    1. Jesus ama vocês mesmo prometendo uma grande batalha final onde um monte de gente vai morrer, joelhos dobrarão, e você será punido por coisas triviais como ter sido criado na religião “errada”, etc. e tal. Certo. Terrorismo religioso. Gotta love it. (Detalhe: pessoas têm estudado o livro do Apocalipse há milênios e nunca passou disso aí que resumi em umas quatro linhas. Já os cientistas do SDSS-III, em dez anos, foram mais longe. Fica a dica.)

    2. Leia o Santo Livro do Monstro do Espaguete Voador e verá que toda a verdade se descortinará diante de seus olhos incréus, oh! infiel. Mas ele — o MEV — é bondoso e magnânimo, e se você pagar o devido valor, será perdoado: recarregue um crédito de derreal no tel 5555-0MEV e tudo se acalmará.

  6. Salvador, não sei o que é melhor. Se é a sua coluna ou a sua participação nos comentários!?

  7. Acho que a probabilidade de entendermos todo o universo, é a mesma de se ensinar álgebra a um cachorro. Ou seja, por mais que tentamos, nunca teremos capacidade necessária. Nossa “inteligencia” é limitada. Assim como um cachorro, na melhor das hipóteses consegue fazer coisas “fantasticas” como aprender a sentar, se fingir de morto, buscar o jornal, ele nunca vai aprender álgebra ou trigonometria. Assim somos nos com relação ao entendimento do universo.

    1. Com tanto entendimento do Universo que temos hoje graças à ciência, faltando poucas peças do quebra cabeças e vem uma pessoa que, pelo seu comentário, percebe-se que não está a par do que a ciência descobriu sobre tudo o que forma o Universo. Quer dizer que porque os cientistas AINDA não sabem tudo sobre a matéria escura e energia escura não sabem nada sobre o Universo? Ainda bem que cientistas não são preguiçosos como você e cada vez mais há menos lacunas hoje do que a anos atrás.

      1. Você entendeu meu comentário pelo lado pejorativo. Sou entusiasta do estudo do universo, e é claro que vejo avanços nesse estudo. O que eu quis dizer, é que nossa inteligencia possa ser limitada para a compreensão do universo. Que talvez existam outras formas de vida no universo que tenham capacidade de ter essa compreensão. Você já leu sobre o Paradoxo de Fermi?

    2. Quando li seu comentário, percebi o que queria dizer, mas se expressou muito mal. Também acho que só estamos arranhando o conhecimento, embora tenham descoberto muitas coisas, tenhamos um vasto conhecimento. Há pouco descobriram planetas que não deviam estar onde estão…. nada impende que no futuro venham a descobrir muitas outras coisa novas e estranhas, que o entendimento do universo de hoje não explique e tenham que formular novas teorias, novos conceitos e até (quem sabe?) que muito do que se conhece hoje esteja errado. Afinal, todo que se conhece hoje vem de observações de algumas décadas (observações com equipamentos descentes…). Mas poderemos não estar aqui para testemunhar.

    3. talvez você esteja certo… talvez a inteligencia humana vá somente até certo limite… mas a grande aventura está em tentar e não no “conseguir”.

  8. Seres humanos Ingênuos, como consegue argumentar com relação a criação do universo do nada, gostaria de saber pois até onde eu sei do nada, nada se cria, e matéria não gera matéria…”Para mim, ter a compreensão de que uma inteligência suprema trouxe o universo à existência e criou o homem não e difícil, pois um universo organizado e inteligente testifica a favor da maior afirmação jamais pronunciada: No principio, Deus” ( Arthur H. Compton ) prêmio Nobel em Física!

    1. Então, para a mecânica quântica, nada pode criar alguma coisa. Basta você esperar tempo suficiente.

      1. Confesso-me leigo e sem conhecimento, para fazer algum comentário neste conceituada espaço, mas, corrija-me se eu estiver errado, respeitosamente compreendi a resposta da seguinte forma: Continuamos encontrando “algo” onde se pensava que nada existia, e o que hoje chamamos de “nada”, pode ser algo (ou conter algo). Então considerando a reflexão de que o “nada” não existe, continuaremos encontrando sempre algo, mesmo no mais profundo nada. Assim, pode-se concluir que usamos a palavra nada só para expressar o que ainda não conhecemos.

    2. Eu sugiro que estude mais e pare de explicar as coisas através de um “Deus das lacunas”. Tá, supondo que Deus criou o Universo. Quem criou Deus? Ah, ele sempre existiu (isso responde algo? Não, pois você coloca um suposto ser que não pode ser comprovada a sua existência, dado que é metafísico,para explicar algo?). Pois saiba que é exatamente o contrário: a energia que forma o Universo é que sempre existiu. As tais flutuações quânticas não “são o nada”, são partículas “pipocando” daqui e dali e formando matéria ou retornando ao “mar das flutuações quânticas” (e isso é comprovado, ao contrário de um suposto Deus criador que não teve começo). Não é porque um físico acredita num Deus criador que isso é verdade. Em ciência se comprova algo não pelo apelo à autoridade, mas com experimentos que comprovam que tal hipótese é ou não verdadeira.

      1. O nada existe…, Segundo o Salvador, através da explosão do nada, complexas ou simples formas de vida surgiram no universo. Segundo o Eu™, trata-se de um personagem do livro história sem fim baseando-se em fatos reais.

        1. Eu nunca disse que através da explosão do nada surgiram formas de vida simples ou complexas no Universo. Você claramente não faz a mais vaga ideia do que a ciência diz a esse respeito.

    3. Argumentum ad verecundiam. Não é porque um físico ganhador do Nobel cita “deus”, que automaticamente passa a comprovar a existência de um.

    4. Hmmm discorda da ciência quando ela diverge do seu amiguinho imaginário né? Mas anda de avião, faz tomografia, ressonância magnética, usa o computador, toma remédio que ateus e evolucionistas desenvolvem com base sem suas teorias hereges né?

      Estamos todos de olho!

  9. Salvador, a teoria das cordas ou teoria M resolve o problema da singularidade no inicio do Big Bang com as 11 dimensões, membranas e multiverso? Fala pro Apolinário que a onisciência de deus inviabiliza o livre arbítrio, pra ler Schopenhauer, as vezes penso que ele é uma criação sua pois em um blog sobre astronomia um cara que demonstra ter conhecimentos científicos fica só a falar de um deus, pode ser para apimentar o debate e levar as bordoadas que poderiam ser pra vc, um escudo como a lua é para terra ou Júpiter, grande abraço, leio sempre suas matérias.

      1. hehehe… o Salvador já foi o Eu™, agora é o Apô. Daqui a pouco, vão achar que o Wadão/Wadinho também são alterego do Salva… e ainda tem outros exemplares da fauna, como o (irc!) JR.

        De agora em diante, vou comentar como Você™, com a devida vênia do Eu™. Certamente vão confundir Você™ com você, Salva.

Comments are closed.