Astronomia: 5 desafios para a reconquista da Lua

Salvador Nogueira

Confira cinco tarefas que a SpaceX precisa cumprir antes de enviar gente à Lua, em 2018.

FLY ME TO THE MOON
Na semana passada, a empresa americana SpaceX fez um anúncio surpreendente: enviaria duas pessoas numa viagem ao redor da Lua até o final de 2018. A questão é: dá tempo? A julgar pelos atrasos de cronograma da própria companhia, não. Confira a seguir cinco coisas que ainda precisam acontecer antes da histórica reconquista lunar.

O FOGUETE
A missão depende totalmente do lançador Falcon Heavy. Mas tem um detalhe: nunca vimos esse foguete voar. Originalmente, Elon Musk prometeu o primeiro teste para 2013 ou 2014, mas até agora nada. Diz a SpaceX que ele será lançado pela primeira vez em meados deste ano. A ver.

A CÁPSULA
A SpaceX também está concluindo o desenvolvimento de sua cápsula capaz de transportar astronautas, a Dragon V2. A ideia era realizar o primeiro voo com gente dentro em 2017. Mas, adivinhe só, atrasou. Diz a companhia que um voo de teste, sem astronautas, será feito em novembro, e o primeiro tripulado ocorrerá em maio de 2018. É um começo. Mas a viagem será só até a Estação Espacial Internacional.

ESCUDO TÉRMICO
Por mais malucos que sejam os milionários que contrataram o voo, dificilmente eles embarcarão numa cápsula sem a certeza de que ela pode fazer o serviço: contornar a Lua e retornar à Terra — inteira. A velocidade de reentrada numa missão lunar é bem maior que de viagens à órbita terrestre baixa, e o escudo térmico da cápsula precisará aguentar o tranco. Um voo-teste antes da missão tripulada será necessário.

UM VOO LUNAR SEM GENTE
O sistema de rádio da Dragon V2 foi projetado só para órbita terrestre baixa. Para ir até a Lua, será preciso substituir a antena principal por outra maior. E seria bom testá-la por lá antes de mandar gente.

NADA PODE DAR ERRADO
Por fim, nada pode sair dos trilhos daqui para a frente. A SpaceX teve duas explosões nos últimos dois anos. Qualquer problema que ocorra entre hoje e o fim de 2018 certamente gerará novos atrasos e impedirá que a histórica missão lunar aconteça no prazo.

A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Conseguir fazer uma missão dessas com dinheiro privado será incrível.

    Ainda tenho um pé atrás com essas ideias do Musk… será que o cara é tudo isso mesmo?!

    1. Até agora tem sido. Sempre tem o ponto em que a coisa desanda. Mas a SpaceX já é a primeira empresa a colocar uma cápsula em órbita comercialmente e a primeira empresa a recuperar uma cápsula do espaço também, além de ser a primeira entidade (empresa ou não) a pousar suavemente um booster de escala orbital de volta no chão. Não é pouca coisa. Se parasse aí, já teria sido épico. Mas tem mais vindo aí!

  2. Nem dizendo que na Lua foram instalados pelos astronautas espelhos retrorefletores voltados para a Terra exatamente, que vários observatórios terrestres usam estes refletores para medir a distância à Lua com maior precisão e que astrônomos que trabalham com mecânica celeste já publicaram artigos sobre o assunto com cálculos precisos e sempre revisados da posição lunar, este pessoal cético ignorante não deixar de vomitar as suas besteiras aqui e em outros lugares.
    Ainda mais quando os próprios americanos, os japoneses e os chineses já fotografaram a superfície da Lua com a tecnologia atual e observaram os locais de pouso da Apollo, juntamente com os locais de pouso das duas missões soviéticas que só mandaram jipes robôs que também tinham espelhos do mesmo tipo, mas como a posição exata deles foi perdida e os espelhos não permaneceram voltados exatamente para a Terra quando os jipes pararam, eles não puderam ser aproveitados para as observações terrestres usando a reflexão.
    Andaram pedindo respeito pela opinião destes céticos ignorantes aqui, mas não posso respeitar as opiniões de gente tão ignorante e autoritária que quer impor seus achismos só porque os ouviu ou leu em algum lugar e acreditou neles e quer passar por cima das muitas evidências, inclusive a irrefutável dos espelhos retrorefletores e que existem pesquisadores aqui na Terra que conseguem usá-los em suas pesquisas.

  3. Salvador, sou grande apreciador do seu trabalho, um profissional com muita qualificação naquilo que escreve.
    Gostaria de lhe fazer um pergunta pouco relacionada ao tema Lua.
    Você acredita nesta “teoria da conspiração” se é que podemos chamar assim, sobre essa questão de instalações , ou alguns artefatos de origem alienígena na Lua?
    A pergunta se faz importante, pelos boatos de ex Astronautas, incluindo os que a Lua foram de relatos de tentativa de comunicação de alienígenas que la estavam, e inclusive dando ordem para la não adentrar… Estou me referindo a suposta entrevista de Neil Armstrong.
    Em fim gostaria apenas saber de sua opinião a respeito, e isso pode ter talvez um pouco de verdade.
    Muito Grato.
    Abraços

    1. Não, não acredito. São só boatos muito loucos, movidos principalmente a Google Moon. Nunca teve tentativa nenhuma de contato de alienígenas com astronautas na Lua. Teria sido legal se tivesse, mas não teve.

  4. Olha pessoal, hoje, diante da tecnologia que temos, ainda não conseguem enviar uma missão tripulada à lua, nenhum país se atreveu fazer isso até agora, agora tem gente que ainda acredita que em 1960 o homem pisou na lua, tecnologia atrasada, claro que seria incomparável, é só olhar os carros da época em termos de tecnologia e os de hoje, em que alguns protótipos até voam sem ter pistas etc… aquela foi apenas uma enganação política das duas grandes potências, URSS e EUA, disputando quem podia mais, a verdade era, que se conseguiram mandar foguete à lua, imagina um foguete com uma bomba atômica de um continente ao outro, seria como brincar de avião de papel, mais ou menos isso, apenas disputa de poder e pura enganação!!!

    1. Não existe Nibiru. E, se pá, não existem nem Iluminatis. Se existirem, são irrelevantes. rs

  5. Acordem!
    vamos deixar de perder tempo nessa página e vamos ler a bíblia que é melhor, esse cara aí tá bem ganhando da nasa, ou dos illuminats,

      1. Piadinha de português agora?! Hááá…. lembro-me de uma… sabe o porque que em Portugal os guardas da polícia não andam em duplas mais em trios? É porque um sabe ler, o outro sabe escrever e o terceiro gosta de andar entre os intelectuais.

  6. Pessoal vamos sair dessa página, ele tá invadindo os nossos e-mails!
    Ele deve ser um illuminati!
    Tá fazendo comentário no nome da gente

  7. Grupo EBX,OGX (petróleo), MPX (energia),MMX (mineração), LLX (logística), OSX (indústria naval offshore), CCX (mineração de carvão),REX, AUX, IMX, NRX-Newrest, MDX Barra Medical Center, RJX, SIX…
    Com o nome “Space X” não vai decolar ou, vai decolar mas vai cair. A culpa é do Eike Batista
    kkkkkkkkkkk
    Desculpe-me, não pude resistir

  8. O homem nunca foi na lua, nem vai ir. A primeira viagem foi uma mentira dos Americanos.
    O s homem não tem capacidade de ir além de onde esta localizadas as estações espaciais, ou seja, nem saem da orbita terreste. Igual a ida a Marte, colocaram um robo no deserto e estao dizendo que a sonda esta em marte. Pior tem gente que acredita.

    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklkklkkklllllllkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. Logo pela manhã quando vi que a matéria envolvia a Lua, já pensei: Hoje vai chover idiotas aki.
    Dito e feito.

  10. Se os americanos foram, porque passaram mais de 40 anos, e não foram de novo?
    nos anos 60 as pessoas eram mais fáceis de enganar, hoje não meu amigo!

      1. São ate hoje. Como você que acredita que o homem foi na lua, defende isso, acreditam em tudo que os cientistas dizem. Se duvidar não come ovo pq da colesterol. Acorda Salvador.

        1. Os cientistas não precisam dizer que o homem foi à Lua. Os historiadores dizem. E, se você tivesse lido meu livro “Ciência proibida”, saberia que argumentos como “ovo dá colesterol” não colam fácil comigo, por bons motivos. Agora, será que você sabe quais são esses bons motivos? Ou está falando só de ouvir dizer? Acorda, Pablo! 🙂

    1. Se os americanos foram, porque passaram mais de 40 anos, e não foram de novo?

      Foram mais de 30 vezes com sondas e satélites. Mais barato e não precisa trazer de volta.

      nos anos 60 as pessoas eram mais fáceis de enganar, hoje não meu amigo!

      Arrã. Ô. Falou o enganadão!

  11. O pessoal acha que porque não tinha iPhone em 1960 não tinha tecnologia pra ir à Lua, como se uma coisa estivesse relacionada com a outra. Tinham 4 coisas básicas na época: Verba infinita, motivação, propensão ao risco e tecnologia *suficiente*. De 1972 pra cá a única coisa que evoluiu desses 4 foi a tecnologia.

  12. Mesmo com a tecnologia de hoje, com novos materiais e compósitos que certamente tornam a construção do equipamento mais leve ( ou segura…) e com toda a tecnologia digital que certamente trará melhora nos sistema de controle, antes eletro hidráulicos, ainda assim é muito pouco tempo !!!

    Mesmo para voo sem tripulação.

    Não é nem uma questão de $ disponível, é uma questão de tempo mesmo. Tempo de projeto, tempo de ensaios, tempo de construção e tempo de testes.

    Se fosse simplesmente uma apollo – atualizada, até poderíamos falar em prazos menores, embora um projeto deste tamanho talvez seja mais rápido ( e fácil, barato, seguro, etc) começar do zero do que pegar um projeto da tecnologia dos anos 60 e trazer para os anos 2010.

    Se alguém tem dúvida disso, pega uma das várias blueprints de sistema hidráulicos ou elétricos do Saturno 5, da Apolo ou do modulo lunar.

  13. Tudo o que aprendemos nos livro de ciência, em relação ao spaço, planetas, ida a lua e etc…
    É tudo uma farsa, somos controlados e enganados, pelo o sistema podre desse mundo.
    Pesquisem o tratado da antartica, das operações Dominique e Fishball da marinha americana.
    Ninguem pode sair da terra, a Nasa só filma os primeiros instantes de lançamento de foguetes, e sempre mostrando o fundo do foguete, e nunca a camera voltada pra cima, porque será?
    Os foguetes vão se curvando, ate cairem no mar.
    Pesquisem por si mesmos, acordem.

    1. Tudo o que aprendemos nos livro de ciência, em relação ao spaço, planetas, ida a lua e etc…

      O que aprendemos, não. O que eu aprendi, pois claramente você nunca frequentou uma escola na vida.

      É tudo uma farsa

      Prove. Duvido.

      somos controlados e enganados, pelo o sistema podre desse mundo.

      Prove. Duvido.

      Pesquisem o tratado da antartica, das operações Dominique e Fishball da marinha americana.

      Pesquisei. O que tem?

      Ninguem pode sair da terra

      Prove. Duvido.

      a Nasa só filma os primeiros instantes de lançamento de foguetes

      E a SpaceX filma o voo inteiro, inclusive a colocação dos satélites em órbita.

      e sempre mostrando o fundo do foguete

      Nem sempre, às vezes mostram a frente também. Ou outros ângulos.

      e nunca a camera voltada pra cima, porque será?

      Falsa premissa. Você não sabe o que diz.

      Os foguetes vão se curvando, ate cairem no mar.

      Exceto os Falcon 9, esses pousam de volta!! KKK

      Pesquisem por si mesmos, acordem.

      Pesquisei. E acordei! E vi que você só repete o que os pastores da Seita do Penico Emborcado te mandam repetir! É um pombo correio! E cagão! ahahhaa

  14. É isso que os illuminatis querem, que o povo estejam entretidos com o que a nasa ou qualquer outra fala, conhecemos 1 planeta, vimos 7, vimos a sombra deles numa estrela, ou qualquer outra informação fantasiosa.
    Em quanto isso a humanidade segue alienada e fazendo a vontade do deus deles, o príncipe desse século, conhecido também como diabo.

    Jesus está voltando´, é tempo de acordar!
    Assim como no tempo de Noé, que as pessoas não acreditavam, mas aconteceu, assim também vai acontecer, embora que as pessoas não acreditem.

    1. Ah não. Tava demorando para o “Jesus está voltando” aparecer.
      Ele vai vir do céu? Vem de SpaceX, de Boeing ou de Sierra Nevada? rs

    2. Jesus não está voltando porque ele nunca existiu. Foi tudo uma farsa montada pelos judeus para irritar o imperador romano. Posso pensar assim ou vão tentar me convencer do contrário?

  15. esse musk é um tremendo espertalhão….ele, mais do que ninguém sabe que não vai conseguir ir até a lua….incautos….kkkkkkkk

    e tem outra: não vão “reconquistar” nada porque nunca chegaram a conquistar…..a lua é de qualquer um que chegue por lá; tá mais pra velho oeste sideral….kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      1. E, ainda assim, você não refutou NENHUMA das 10 provas apresentadas pelo Salvador.

        É um pombo cagão mesmo!

  16. Duvido muito que consigam. Toda viagem extra-orbital será monitorada de perto por alienígenas que operam em nossa superfície e que possuem suas bases na Lua. Todo pouso na Lua será cuidadosamente controlado por inteligências outras, e só ocorrerá quando e como for permitido. O melhor seria nem mexer nesse vespeiro. Serão inevitáveis novos “acidentes” e adiamentos sucessivos…

  17. Russia está preparando um satélite para analisar a veracidade da visita dos americanos a lua.
    Podem chegar a duas conclusões. Sim, eles foram realmente a lua ou, esses americanos são uns grandes caras de pau.

    1. A Rússia, coitada, não consegue limpar a bunda mais sem dinheiro dos americanos.
      Mas diversos satélites já constataram que os americanos estiveram na Lua, inclusive a chinesa Chang’E-2.

  18. Impressionante como uma coluna respeitável, que traz informações úteis e esclarecimentos, pode ser violada por pessoas sem nenhum sentido.
    Parece que alguns comentaristas vieram do primeiro grau incompleto…ou da idade média…ou de muito antes…

    1. Rapaz, o mais impressionante é acreditar que alguns desses comentaristas tenham conseguido a façanha de andar como bípedes!!!!

    2. É inconcebivel que um espaço tão bacana e de ótimas e importantes matérias seja usado por perfeitos nerdentais para publicar besteirois, tais como os foguetes não saem da terra, que não se chegou a lua, cristo esta voltando, esses tipos de comentários poderiam muito bem ser suprimidos por serem infundados e de intuitos destrutivos, pura perda de tempo. Qto os alienigenas não permitirem, não sei se não tem um certo fundamento pois depois de 72 com toda a tecnologia pq que os americanos não voltaram lá? Inclusive há matetias que já provaram existir construções na lua e inclusive uma nave gigantesca abandonada por lá, sabemos quase nada do lado escuro da lua, muito menos pq a lua é o unico satélite que tem uma face sempre escondida de nós, seta que não é pq é um gigantesco satelite artificial? Fica a questão.

      1. Qto os alienigenas não permitirem, não sei se não tem um certo fundamento pois depois de 72 com toda a tecnologia pq que os americanos não voltaram lá?

        Isso já foi respondido várias vezes, basicamente porque é muito caro, e com a aposentadoria dos Saturn V e das cápsulas Apollo, não existiam meios de chegar pessoalmente lá.

        Inclusive há matetias que já provaram existir construções na lua e inclusive uma nave gigantesca abandonada por lá, sabemos quase nada do lado escuro da lua, muito menos pq a lua é o unico satélite que tem uma face sempre escondida de nós, seta que não é pq é um gigantesco satelite artificial?

        Tudo besteira. A SELENE (Kaguya) fez uma varredura COMPLETA da Lua, e todas as imagens estão divulgadas aqui. Nada de base, nada de nave, nada de nada. Pode olhar todos os filmes e fotos, não vai encontrar nada.

        http://darts.isas.jaxa.jp/pub/pds3/sln-l_e-hdtv-2-edr-v1.0/browse/large/

        Fica a questão.

        Fique é tranquilo. Se os ETs existem, eles definitivamente não moram na Lua.

  19. Salvador, na sua opinião, o que mais impediu para que outras agências planejassem uma missão tripulada a lua? Falta de recursos para um único objetivo ou os riscos vide Apolo 1 é 13? Sabe se alguma delas já se manifestou sobre isso?

    1. Os russos abortaram sua tentativa quando tinham grana, e os EUA chegaram primeiro. Optaram por fingir que nem tentaram. (Hoje, pós-Guerra Fria, sabemos que tentaram até o último instante.) Depois disso, orçamentos espaciais encolheram nas duas superpotências, e ninguém quis colocar a grana necessária para refazer. A grande mudança agora é o advento da exploração comercial do espaço, que está fazendo os preços caírem absurdamente… mas é coisa de cinco anos para cá. O futuro parece bem promissor.

      1. Obrigado Salvador. Torço muito pelas agências privadas, são os novos vetores para o desenvolvimento e para tornar mais acessível o espaço. Ah, torcendo para Garagem L também.

  20. Realmente é de se acreditar que ninguém foi até hoje à Lua, imaginam que os russos podem ter ido a esse lugar no espaço mas faltam provas concretas. Vejam como estamos totalmente desamparados e a mercê de qualquer meteorito vindo do espaço sobre nós, a famosa Nasa achou melhor mentir a todos e dizer que venceram a corrida espacial dos russos, ao contrário, os americanos (Nasa) acreditam na sua própria mentira e nada são capazes de fazer para salvar a humanidade. Que mundo, hem?
    Obrigado.

  21. Salvador, acompanho seu blog há anos e costumo assistir as suas transmissões ao vivo, mas apesar disto nunca deixei um comentário. Recentemente tenho percebido um aumento nos comentários inapropriados ou sem o mínimo de fundamentação científica e por isso mesmo acredito que este seja um bom momento para parabenizá-lo pelo excelente trabalho que você vem desenvolvendo. Não conheço nenhum outro blog com conteúdo claro, informativo e tão bem fundamentado em fatos quanto o seu.
    Parabéns pelo trabalho impecável e pela perseverança em nos trazer um pouco mais de conhecimento dia a dia.

    1. Valeu, Leonardo. E não repare a enxurrada de besteira. É associada a chamadas no UOL. O UOL chama para um post, uma chuva de m… cai aqui. rs

  22. A propaganda é a alma do negócio.
    O cara deve estar querendo arrumar algum dinheiro cobrando pelas reportagens, entrevistas, documentários etc.

    1. A missão já foi paga por quem vai voar. Se ele conseguir mais grana, melhor. Mas já tá paga.

  23. Agora é esperar pra ver. A SpaceX já está no mercado há uns 10 anos e ainda não dominou completamente o acesso à órbita baixa, de vez em quando explode um módulo. Ir pra lua e ainda levar civis, acho isso um risco enorme para as pessoas e principalmente para o futuro e confiabilidade da empresa. Mas acho que é mais marketing do que realidade. Mais pra frente vêm à mídia e dizem “houve um imprevisto, teremos que adiar um pouco os planos…”. Mas também é válido, melhor assim do que nada. Aliás, cadê a NASA? Cadê o SLS, se é esse o nome mesmo? Os EUA estão comendo moscas, já deviam ter ido à Lua novamente e já deviam estar chegando em Marte… pena que acabou a Guerra Fria que adiantou muito a exploração espacial.

  24. A própria NASA teve acidentes durante as missões que culminaram com o pouso na lua.
    Cada missão que envolve riscos e traz um aprendizado. A SpaceX tem aprendido rápido e sua taxa de sucesso vem crescendo, tendo conseguido pousar o módulo de combustível em uma plataforma no mar, façanha inédita.
    Estive na NASA e ouvi que as missões corriqueiras (lançamento de satélites, abastecimento da estação espcial, etc) ficarão com a iniciativa privada. A NASA vai se concenrar no “deep space”.
    Eu aposto que a SpaceX vai conseguir !! Estão aprendendo rápido.

    1. Será que vocês não sabem que o ser humano nunca foi na lua? Será que vocês são cegos ou são dementes?
      A ida na lua foi uma farsa. Como reconquistar algo que nunca foi conquistado?
      A NASA é uma farsa, e a terra não se move no espaço nem tem curvatura.
      Acorda, inocente útil.

      1. Não tem curvatura ? PQP……..Flat Earth Society have a meeting today……..

        Na reunião de hoje vão propor queimar livros, revogar a lei da gravidade ou discutir alguma escritura ?

        Não sei se almaldiçoo a Internet por dar voz a estas pessoas ou comemoro, pois elas tem o direito de se envergonhar ao expor seus pensamentos.

      2. Como disseram os membros da Sociedade da Terra Plana: “Temos representantes nossos por todo o globo”

  25. Milton Luiz Bianchi e Salvador Nogueira tem razão. E o Roberto é um idiota.
    Realmente, a velocidade orbital na terra é bem maior do que a da Lua, porém, Milton está correto ao afirmar que, em corpo celeste sem atmosfera, mesmo à 6000 km/h, em 1969, seria IMPOSSÍVEL daquela nave frear (com retrofoguetes) e pousar tranquilamente no solo lunar.
    A farsa foi muito mal feita. Não apenas não colocaram um buraco por baixo do módulo, pois, os retrofoguetes abririam um buraco considerável por baixo do módulo, como também esqueceram de colocar poeria lunas nos pés do módulo. FALHAS GROTESCAS DA FARSA!!!!!!

      1. “https://history.nasa.gov/SP-4029/Apollo_11g_Lunar_Orbit_Phase.htm
        Apresente suas contas!
        Salvador Nogueira – 06/03/2017 12:39 pm”

        Sem falar que o delta v da manobra de inserção orbital deve ser menor do que o delta v da manobra pra colocar as Voyagers em órbita de escape em relação ao Sol (lançamentos em agosto e setembro de 1977), e certamente é menor do que o delta v pra colocar satélites em órbita da Terra… Só que, como você sempre pontua, as pessoas por algum motivo escolheram recusar apenas a ida à Lua, mas curiosamente não os demais feitos da corrida espacial. Um abraço.

        1. Pois é. Um mistério. Mas tem de tudo, viu? Gente que acredita nas missões, mas também acredita que nunca mais voltamos por um pacto ou ameaça dos aliens, ou algo assim… heheh
          Tem louco pra tudo.

    1. Me impressiona o nivel de ignorancia de alguns que escrevem aqui, questionando fatos de 50 anos atrás, trabalhados e operados por milhares de pessoas, de paises diversos. Acho que nem Galileu enfrentou tanto absurdo em sua época.

    2. Tu realmente nao sabe como funciona o processo!! Tente aprender, nao doi!! Ignorancia nao é motivo de orgulho, ok?

  26. Eu sou da tese de que se fui a Praia Grande não preciso mais fazer cálculos botar uma monte de estrategias desenvolver tecnologia e um monte de coisas mais para voltar lá.

  27. Como já era de se esperar! Atrasos e mais atrasos… Porquê? Bom, talvez porque o homem nunca tenha pisado na lua, talvez pelas dificuldades em passar pelo cinturão de Van Hallen, talvez pelo fato de esconderem algo sobre a terra a qual a empresa terá que se “adaptar” e assim mentir para humanidade. A única verdade que podemos absorver disso é que ir à lua é uma tarefa complexa, difícil e que não pode haver erros.

      1. Heheh, era mais fácil. Mas como a maioria das pessoas nem lê o post e vai direto para os comentários, ia ter de repetir a dose aqui.

  28. Pessoal que acredita em pouso na lua por astronautas não conhece nada de exposição radioativa.

  29. Os americanos chegaram à Lua durante a Guerra Fria e em plena corrida espacial contra a União Soviética. Os Soviéticos nunca contestaram a façanha americana. Esta é a prova de que eles chegaram lá.

  30. Não acreditar que o homem já foi a Lua é uma ignorância sem tamanho. Já fomos ao satélite natural, vamos a Marte e dominaremos, verdadeiramente, o Universo. Isso é natural do ser humano: desbravar, dominar e tomar posse!

      1. O preço era a principal dificuldade. Mas está caindo vertiginosamente com o advento do commercial space.

  31. Homem na lua? Quando? Rsrsrsrsrs… , isso tudo não passou de uma grande armação americana para a dominação mundial, trata-se de “quem tem poder é quem manda”, foi uma disputa de poder contra a União Soviética que levou Yuri Gagarin e que conseguiu sair da órbita da terrestre, simples assim! Para os alienados (a maioria) isso caiu como uma luva! Você não acha que se Neil Armstrong tivesse ido a lua no ano de 1969, hoje isso não seria uma coisa simples de se fazer? Naquela época não tínhamos a tecnologia que temos hoje e “conseguiram” fazer isso (mandar o homem a lua) e agora que temos, nada acontece? Aliás, acontece sim, muitas explosões nas tentativas americanas fracassadas a viagem lunar Kkkkk…. ,

      1. Não se prenda tanto a ideia de que humanos já estiveram na Lua. Do mesmo jeito que se “comprova” (!!!) que lá estiveram, a negativa cada dia que passa é mais que óbvia.

        1. E, até agora você não apresentou nenhuma evidência do que afirma.

          Nem refutou as 10 provas. Pretende tentar ou vai continuar com falácias vazias?

    1. Com a tecnologia atual nada dá certo. E querem que acreditemos que o homem caminhou na lua em 1969? Homem na Lua só em filme americano mesmo. rsrs

  32. Com todas essas questões me vem a pergunta será que o homem foi a lua mesmo, entendendo que se formos comparar a tecnologia da época com a atual, porque então está tão difícil assim…

  33. Juro por Deus que tenho medo do futuro… Com tanta gente ignorante como vejo nos comentários (nem sequer se dão ao trabalho de ler sobre o assunto), mesmo com o Salvador explicando, creio que o futuro deste país será negro.

    Salvador, parabéns pela matéria. Já disse antes e digo novamente : sua coluna é uma das poucas que realmente informam no portal do UOL.

    1. Valeu, Paulo. E sejamos otimistas. Em dois ou três anos a SpaceX vai voar, talvez no ano que vem tenhamos um jipe visitando o sítio da Apollo 17… logo esse discurso negacionista babaca ficará sem argumentos.

      1. Certamente. Hollywood já está se empenhando com os atores e os efeitos especiais, será a super estreia de 2018.

        1. A China vai demorar um cadinho mais. Eles estão de olho numa estação espacial em baixa órbita primeiro…

        2. Ainda não foram pessoalmente, mas já mandaram um representante robótico pra lá! 🙂

      2. Espero poder ver as filmagens de hoje contendo as coisas que estão la e foram deixadas… vai ser sensacional

        1. Sim! Estou de olho em especial no projeto do grupo PT Scientists, que quer levar seu jipe robótico ao local de pouso da Apollo 17…

  34. Bem…se Alexander Graham Bell e Meucci inventaram o Telefone em 1847, Marconi inventou o Telégrafo em 1874, e Openheimer, Pai de Litlle Boy e Big Fat inventou a arma do juizo final “à época”, não entendo o blá, blá, blá dos descrentes em relação ao “Time e a Tecnologia” da época, em 1960 o pelo batiscafo “Trieste”, chegou a 11.000m de profundidade suportando um pressão absurda, onde julgo tão dificil quanto a missão, mas é assim o povo do contra sempre ajuda o “movimento retrógrado” !

  35. Salvador, a empresa estipulou que ela precisaria para obter lucros e prazos para lucros? ( Tipo precisaria de 6 viagens destas por ano, com 5 tripulantes (bilionários) até o ano de 2059 teria retornos) pq o gasto é absurdo certo? E acredito que isso seja a principal dificuldade, e outra, a empresa pode trazer tecnologias que poderiam ser usadas depois pela NASA, ou outra agência governamental, quero dizer ela visa só lucrar ou visa avanços em pro a astronomia?( Tomara que não tenha feito uma pergunta ridícula) abraço

    1. Ela estima aumentar o faturamento da SpaceX em 10% fazendo um voo desses por ano, o que nos faz supor que o custo por milionário é de US$ 90 milhões…

  36. Bom, aí fiquei pensando: ” Pra quem quer ir à Marte e está com esses problemas em relação a lua. “

  37. A “Geração Dedinho” pira. Os caras não viveram aquela época, e seu conhecimento e certezas ilimitados vem do Google e do Youtube.

    A tigrada é convertida ao conspiracionismo com a mesma facilidade com que as iurds da vida cooptam dizimistas. A fauna só cresce. Os DMs da vida estão para o criacionismo assim como essa tigrada está para o conspiracionismo.

    Estudar pra quê, se meu canal youtube me diz tudo que me convém saber? É mais fácil usar o mesmo argumento que meu pastor (ou guru tecnológico, tanto faz) usou do que questionar a “verdade” dele. Exemplo? O mesmo e burro argumento, repetido ad nauseam, da capacidade da tecnologia embarcada nas Apollos e um celular atual, em cujas telas os dedinhos não param em buscar novas e mirabolantes conspiracionices.

    Quando chegarmos à lua novamente, e provarmos que as tranqueiras americanas estavam lá, eles virão com a pós-verdade de que a NAZA (sic) foi lá antes e implantou as provas. Ou que todos fazem parte da conspiração…

    Ciência: Cxh7++; Pombo: caga e derruba o tabuleiro, e sai de peito estufado.

  38. rsrsrs . Tem gente que acredita em papai noel até hoje, fazer o queê? Direito a dúvida faz parte, principalmente quando muito mistério foi envolvido com essa viagem esquisita da apolo 11. fico a pensar por que tanto registro original da NASA sobre a Lua foi para o espaço?
    e se com a tecnologia de 1960 conseguiram levar o homem a lua por que está tão difícil agora?
    Não conto com NIBIRU, mas não faço fé no conto que disseram,, pode ate ser que passearam por lá, mas não andaram como dizem, muito menos andaram de carrinho…Muita conversa..
    Quem sabe com os Chineses por lá tudo pode ser esclarecido, ou até mesmo descobrir que por lá já fora um entreposto alienígena.. ai isso ficou doido não para alguns! Não conto mais nada.

    1. rsrsrs . Tem gente que acredita em papai noel até hoje, fazer o queê?

      E tem gente que entra no blog pra escrever besteira e passar vergonha, fazer o quê?

      Direito a dúvida faz parte, principalmente quando muito mistério foi envolvido com essa viagem esquisita da apolo 11.

      Ainda bem que seu problema é só com a Apollo 11, né? Quer dizer que todas as outras Apollos que levaram – e trouxeram – gente pra Lua, você acredita. Que ótimo, fico feliz em saber que você não duvida da ida do homem à Lua! 😉

      fico a pensar por que tanto registro original da NASA sobre a Lua foi para o espaço?

      Não foram tantos assim não, só um vídeo, que foi recuperado e está aqui:

      https://www.youtube.com/watch?v=S9HdPi9Ikhk

      E os filmes, que nunca foram perdidos, você vê aqui:

      https://www.youtube.com/watch?v=Dn_d7wR0ZW4

      E isso só da 11. Fora essa, tiveram mais de 20 mil fotografias, centenas de horas de filmes e outras dezenas de vídeos, inclusive transmitidos ao vivo, que NUNCA foram perdidas e estavam (e ainda estão) disponíveis pra quem quiser ver, desde a década de 70!

      e se com a tecnologia de 1960 conseguiram levar o homem a lua por que está tão difícil agora?

      Qual tecnologia? E quem disse que está difícil? Sugiro que leia o texto e veja o vídeo, pois claramente você não fez nenhum dos dois!

      Não conto com NIBIRU, mas não faço fé no conto que disseram

      O que tem a ver o cu com as calças?

      pode ate ser que passearam por lá, mas não andaram como dizem, muito menos andaram de carrinho…Muita conversa..

      Mais de 20 mil fotos, centenas de horas de filmes e vídeos, 500 mil pessoas envolvidas no programa 300 kg de rochas trazidas de lá evidenciam o contrário. E cadê suas evidências?

      Quem sabe com os Chineses por lá tudo pode ser esclarecido, ou até mesmo descobrir que por lá já fora um entreposto alienígena.. ai isso ficou doido não para alguns! Não conto mais nada.

      Não precisa de chineses ou outras nacionalidades, a única coisa que precisa pra esclarecer isso é educação básica, coisa que claramente você carece.

    1. Não, essa é do Elon. Mas ele vende coisas aparentemente intangíveis, como carros elétricos não poluentes, transporte quase supersônico de solo a longas distâncias, tetos solares bonitos, baterias de lítio para casas e indústrias e… viagens espaciais. Detalhe: tudo isso já foi demonstrado pelas empresas dele, SpaceX, Tesla Motors e Solar City, além do Hyperloop, que ele simplesmente abandonou porque era coisa demais para ele tocar. Deixou de graça para quem quisesse fazer. 😉

  39. Caro Roberto.

    Acreditar que o homem pisou na lua, é realmente um conto de fadas.

    Você nunca parou para pensar qual a razão PARA OS FILMES ORIGINAIS, terem se perdido com o tempo ? Como a maior façanha do homem pode ter perdida em um incêndio ?

    Você já pensou que os telescópios consegue tirar foto lá de Marte, mas NUNCA tirou foto da bandeira dos EUA na lua ?

    Hoje depois de muitos e muitos anos, não há tecnologia para sequer passar ao redor da terra, mas com tecnologia que era uma piada, eles conseguiram ?

    Cada coisa estranha né ?

    Mas cada um acredita no que quer.

    Jorge

    1. “Você já pensou que os telescópios consegue tirar foto lá de Marte, mas NUNCA tirou foto da bandeira dos EUA na lua ?”

      E vc tem ideia de qual seria a resolução ótica necessária para um telescópio ampliar uma bandeirinha lá na lua?

      Fotografar cânions gigantescos em marte é uma coisa. Fotografar bandeiras e pegadas a mais de 300 mil quilômetros de distância é outra completamente diferente!

      Mas se vc faz mesmo questão disso, dá uma olhada nestas aqui: http://eternosaprendizes.com/2009/07/17/a-lro-fotografou-o-local-de-pouso-da-apollo-14-e-mostra-o-modulo-lunar/ Deu pra tirar estas porque o telescópio estava um “pouquinho” mais perto da lua.

  40. Ola Salvador
    Não entendi porque a velocidade de reentrada da capsula vindo da Lua seria um problema . Eles não conseguem desacelerar ? Por exemplo. Se eles quisessem vir da Lua e ficar parado lado a lado da estação espacial internacional não conseguiriam ? O que não entendo é porque eles não poderiam simplesmente “estacionar” em orbita terrestre e a partir dai fazer a reentrada como se tivessem ido a estação espacial.
    Outra dúvida. A empresa ja enviou várias missões de carga pra estação espacial. O que diferencia basicamente uma capsula de carga pra uma que pode levar pessoas ? Proteção termica pros astronautas ? Sistema de oxigenio ? Ou seja. Quem tem condições de enviar uma capsula de carga não deveria ter muitos problemas pra enviar pessoas
    um abraço

    1. Você consegue acelerar ou desacelerar quanto quiser, contanto que leve combustível para isso. Só que, para levar o combustível para isso, o seu foguete precisa carregar mais peso, o que significa que precisa ser maior. Ou seja, você precisa calcular todos os elementos da missão para que tudo se encaixe. No caso em questão, é muito mais inteligente deixar a atmosfera fazer o serviço de frenagem (com um escudo térmico adequado) do que levar combustível só para isso. O escudo da Dragon, por sinal, foi projetado para resistir às velocidades de reentrada de uma missão lunar. Mas é bom testar antes de colocar gente dentro, não? 🙂

  41. porque que conta tanta evolução tecnológica, em relação a primeira ida a lua (1969), fibra de carbono aços mais leves e resistentes, nanotecnologia, experiencias de ida a lua (relatórios e projetos) com tudo isso, hoje em dia o homem não consegue “retornar” a esse satélite?

    1. Claro que consegue. Tanto que vai. É só gastar a grana para tanto. Agora estamos chegando num ponto em que milionários querendo ir podem pagar o custo. Mas é coisa recente.

  42. Salvador bom dia!

    Tudo correndo bem nessa missão, será que a corrida para marte ficará mais acelerada?

    1. Certamente ajuda. Sucesso nisso é mais dinheiro para a SpaceX, que pretende investir seus lucros na corrida para Marte. Então, uma coisa empurra outra.

  43. Será que ninguém tentou refazer matematicamente o que eles disseram que fizeram para chegar e pousar no satélite natural. É impossível uma nave em orbita da Lua a 30.000Km/h desacoplar um modulo lunar em um ambiente sem atrito e sem atmosfera, conseguir pousar suavemente sobre a superfície lunar sem ao menos fazer buraco na areia. E a “farça” não terminou ai, porque depois para eles retornarem, sem motor de propulsão e sem combustivel, alçaram rumo à nave-mãe que circulava a 30.000Km/h em orbita e acoplaram tranquilamente e voltaram a terra. …..Me desculpe mas nem para contos de estorias infantis isto serve.

    1. 30.000 km/h? De onde você tirou essa? Ninguém orbita a Lua a essa velocidade. Newton não permite. A velocidade média em órbita da Lua seria pouco inferior a 6.000 km/h. Você está confundindo órbita terrestre baixa com órbita lunar baixa.

      1. Além disso como a Lua não tem atmosfera, não é fofa.
        É pó de regolito e altamente abrasivo.
        Quanto a farsa, basta uma análise dos videos com a poeira dos jipes. Ou o bom e velho espelho, ou observar as fotos das sondas em órbita.

      2. O que eu acho estranho é porque só agora querem retornar a lua, por que não fizeram a base já nas décadas de 60 e 70, e porque há tanta demora? já enviaram o homem á Lua, naquela época , já não possuem tecnologia? se tinham tecnologia naquela época ,imaginem agora.A NASA esconde alguma coisa, porque será ? hoje em dia a tecnologia é mais eficiente que ´ha 30 anos atrás? acho tudo meio nebuloso, oculto por parte das autoridades mundiais

          1. Não foram 18. A primeira Apollo tripulada foi a Apollo 7, em órbita terrestre. Apollo 9 também foi em órbita terrestre. Voaram à Lua 9 missões: Apollo 8, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17. “Apollo 18” é um filme de ficção. O programa já tinha planejadas as missões Apollo 18, 19 e 20, mas foram canceladas assim que tiveram sucesso na Apollo 11 — a razão para elas era só garantir sucesso caso um pouso não fosse possível na primeira tentativa. De resto, custavam rios de dinheiro e se tornaram desnecessárias depois que o objetivo geopolítico — pousar na Lua antes dos russos — foi atingido. E essa é a razão pela qual jamais voltaram. Custaria outro caminhão de dinheiro, sem uma Guerra Fria para empurrar o gasto.

      3. Eita que essa resposta foi rápida! Dá até pena do Milton.

        Os conspiracionistas que renegam o programa Apollo já foram bem melhores em suas argumentações…

      4. Salvador, não adianta. Esse pessoal aí da turma do “homem nunca foi à Lua” é muito radical para considerar “meros detalhes” no que falam como as Leis da Física e a lógica… É mais fácil, então, simplesmente negar e criticar, sem nenhuma base de conhecimento científico. Não gaste o seu latim, meu caro.

        1. O pior é que boa parte deles não acreditam na ida do homem á Lua, mas acreditam em outras coisas mais improváveis como Deuses Astronautas (Alienígenas do Passado), Nibiru e até mesmo Deus!!!!.

      5. Newton? Quem é Newton? Um cara desses solta esse argumento numa mesa de boteco e sai triunfante. “Agora eu se consagro”. Asneiras são piores quando se usam tintas de má qualidade.

        Não tem jeito, Salvador… foi pra home, e temos isso aí. Resta lhe dar novamente os parabéns. Dois seguidos, e com potencial de centenas de comentários, quiçá milhares. Quem sabe um ou outro menos ignaro se convence com um dos seus posts anteriores das 5 +5 provas?

        (btw, sim, estou em outro IP) 🙂

          1. Eu me lembro que o Marco Bianchi sempre repetia esta expressão no finado RockGol da MTV antiga e não tinha ninguém que não dava umas boas risadas no programa.

      6. O problema é que tem “especialistas” demais por aí, que acham que sabem de tudo, mas não se preocupam em checar suas informações antes de dar a cara pra bater. Esse por exemplo nunca ouviu falar da manobra de frenagem do módulo de serviço ao chegar à Lua para poder entrar em órbita.

    2. Mais um que acha que a ida a lua é um filme de hollywood, se duvida, compre um telescópio amador e aponte para a lua, dá pra ver os “restos” das missões apollo…

    3. Me esponda uma coisa … se em 1969 conseguiram pisar na lua como hoje é tão difícil orbitar lá?

  44. Esse pessoal que nega a visita do homem à Lua é o mesmo tipo de gente que crê em Nibiru, no ET Bilu e nos Deuses Astronautas (Eric Von Côrno). O cidadão tem que ter fumado muita erva estragada para acreditar em teorias conspiratórias e visitas de Ets

    1. Pois é, Roberto. Como eu falei aí em cima para o Salvador: não adianta gastar o latim com esse pessoal.

      1. Rapaz, isso é o fim da picada, né?

        A internet aumentou a legião de neófitos cretinos que entendem tudo sobre NADA!!!!

    2. Colega Roberto.
      Será que vc é o dono da verdade?
      cada um acredita naquilo que quiser, e quem nao acredita tem que respeitar, sobretudo quieto!!!

      1. Colega Roberto.

        Será que vc é o dono da verdade?

        E você, é?

        cada um acredita naquilo que quiser

        Sim, mas não significa que sua “crença” esteja certa.

        e quem nao acredita tem que respeitar

        Pessoas devem ser respeitadas. Opiniões, não.

        sobretudo quieto!!!

        Não quer que te respondam, crie um blog seu e modere os comentários.

      2. Cada um é livre para acreditar no que quiser. E nem precisa ficar quieto perante a isso.

        O que não dá é achar que frente a provas concretas, científicas e da impossibilidade de algumas coisas existirem ainda insistir nisso.

        A pessoa pode até falar, mas certamente será visto com pena pelas pessoas que sabem do engodo.

        Se eu sair falando “Não tomem manga com leite, que vcs irão morrer” passarei por idiota. Do mesmo jeito que “Não acredito que o homem foi a lua”. É o mesmo tipo de idiotice, apenas mais difícil de provar que é. ( e olha que não é tão dificil, só um pouco mais)

        Não confunda liberdade de expressão com falta de cultura. E pior que ignorância, é pseudo-ciência.

        Exemplo: não é porque na mitologia grega existem Centauros, que podemos achar que eles existem. È provado que não há como um humano e um equino possam gerar um descendente. Embora haja vários filmes X-rated na internet de gente tentando. Mas não há compatibilidade genética para tal.

        Não incluo deus nesta história, pois é algo ainda inconclusivo. Mas Nibiru, Homem na lua, isso é provado.

    3. Desculpe amigo, estou me formando em engenharia civil e eu também não acredito em viagem a lua, nos anos 60 até pra colocar 12 musicas em um aparelho portátil para você ouvir era difícil, imagina ir até a lua e tirar meia dúzias de fotos com um céu escuro,como se estivesse chovendo lá, sem estrelas.Qualquer um que se interessa por astronomia sabe que da lua da pra ver estrelas cem vezes mais nítidas que daqui da terra , e olha que do interior das cidades o céu fica um espetáculo. Aquelas fotos da nasa são um atestado que eles realmente nunca foram lá.

        1. Adorei, Grande Salvador!!! KKKK É cada pela saco que você tem que aturar por aqui, incusive eu!!!!!

      1. “estou me formando em engenharia civil “!?!?!?

        Sério??? Não é apenas uma tentativa de dar uma “carteirada”??? Tentar dar uma de “gostosão”

        Então, por favor, nos informe o nome da instituição de ensino que você “frequenta”, para que nós passemos bem longe dela…

        (Pode ser que em seu curso não tenha nenhuma cadeira de “Ótica”, mas você pode estudar alguma coisa sobre fotografia, de graça, em uma centena de sites e vídeos do Youtube, e aprender alguma coisa sobre fotografias, mesmo no escuro, com “estrelas cem vezes mais nítidas que daqui da terra, para não vir aqui falar tantas besteiras)

        Abraços

      2. Rapaz, agora você se deu um xeque mate.

        Ao dar essa carteirada, você ou faz engenharia (mesmo a Civil, Salva… nós não projetamos foguetes, mas estudamos física 🙂 ) e é burro, ou você é mentiroso.

        A não ser que o IUB (os velhinhos entenderão…) esteja fazendo Eng. Civil por correspondência.

        1. IUB: Instituto Universal Brasileiro. Foi daí que o Edir Macedo deve ter tirado a inspiração para o nome da igreja dele. As revistas da época em que se amarrava cachorro com linguiça sempre tinham um anúncio do IUB. Transformavam ignorantes em picaretas.

          1. Confessei mesmo, não tenho vergonha dos meus 45 anos. Mas muitos que comentam aqui neste blog, bem como em outros blogs e notícias de ciência, é que deveriam ter vergonha de expor tanta ignorância assim, nem atores pornô reais do sexo filmado são tão despudorados.

      3. Isso só prova que o ensino no Brasil está no fundo do poço. Vou pedir para o Crea impedir sua licença .

    4. Amigo Roberto,

      Uma coisa não tem a ver com outra. Acredito sim que o homem pisou na lua e acredito também na existência de vida inteligente em outros planetas. O problema das teorias conspiratórias é justamente negar esses fatos, ou, até, afirmar que a terra é plana e que o sol e a lua orbitam de forma horizontal dentro de uma abóboda é, além de absurda, imbecil, uma teoria forjada para confundir as pessoas. Tenhamos santa paciência, as coisas no universo têm uma lógica. Se já comprovaram a existência, até agora, de mais de 100 bilhões de galáxias, e dentro de cada uma delas, mais de 100 bilhões de sóis, todos com vários planetas orbitando, porque somente na terra haveria vida inteligente? Tudo é uma questão de lógica, até pela teoria das probrabilidades, qualquer criança pode chegar a esta conclusão. Agora, afirmar que a terra é plana e centro do universo; que os animais foram feitos para serem comidos e tantas outras imbecilidades já provam por sí só, que, se não são teorias conspiratórias, são a prova da pífia e primitida evolução da nossa espécie junto a imensidão do universo. Reflitam…..

      1. Não tirei comentário de ninguém. Só fiz uma pausa nas aprovações para levar meu filho à escola. Tudo bem por você isso? 😛

Comments are closed.