Chamado das estrelas

Salvador Nogueira

Olá, pessoal. Permitam que me apresente. Meu nome é Salvador Nogueira e sou jornalista de ciência. Mas podem me chamar de espaçomaníaco.

Sério, eu gosto de olhar para as estrelas desde que me conheço por gente e até hoje não sei explicar direito como não virei astrônomo. Talvez porque o sonho de infância fosse mesmo de ser astronauta. Meus pais, quando eu era criança, achavam uma péssima ideia. Muito perigoso. Talvez durante a minha adolescência eles até tenham mudado de ideia e se animado com a perspectiva de me ver em órbita (embora, em defesa deles, eu deva informar que jamais chegaram a me dizer isso). Mas o fato concreto é que não rolou –pelo menos até agora. (Sim, eu ainda não perdi a esperança de fazer uma visitinha ao espaço antes de morrer.)

Ato contínuo, virei jornalista especializado em ciência e, sempre que tem alguma coisa bacana relacionada ao espaço, lá vou eu. Por aqui, vamos explorar um pouco de tudo, desde cosmologia (como se deu a origem do universo?) até ciência planetária (por que nossa Terra é diferente dos outros mundos?), passando por astrofísica (o que acontece num buraco negro?) e por astrobiologia (estamos sós no cosmos?). Isso sem falar na astronáutica, a gloriosa arte de navegar pelo espaço, e em dicas de observação astronômica. Só filé. Espero que seja tão legal para vocês quanto certamente será para mim. Bora?

Comentários

  1. Olá salvador!
    Boa noite!

    Sou um dos seus leitores.Gosto muito de sua pagina.Estou fazendo algumas pesquisas sobre a civilização suméria,e me deparei com um autor muito interessante,Zacharia Sitchin ,ele fez a tradução de tabuas cuneiforme da bibliotecal de Assurbanípal,e vem revelando alguns dados um pouco intrigante da astronomia.Você o conhece?
    Me ajude em uma pesquisa?Quando vou visualizar o universo pelo google sky,na constelação de leão tem um corpo celeste que só é visto no modo infravermelho.Ele é muito maior que as outras estrelas e sai uma especie de raio de seus polos de cor azul.Na constelação de virgem aparece o mesmo corpo com uma tarja preta escondendo alguma coisa.No you tub tem vários videos falando sobre isso e dizem que é o planeta nibiru.É possivel você me explicar o quem vem a ser isso ?Que corpo celeste é esse?
    Desde já o meu muito obrigado!
    Ari ramalho

    1. Ari, não sei do que você está falando, mas posso lhe assegurar de que o Nibiru, pelo que sabem os astrônomos, não existe. E os sumérios não são responsáveis pelo Google Sky, logo… 🙂

  2. fala Salvador… já virei fã da sua página… estou louco pra ler suas matérias… sou fã de Star Trek e de tudo que tem a ver com o espaço… sucesso na sua nova jornada. Vida longa e próspera!

  3. Parabén pelo blog, Salvador. Sou apenas um leitor ávido por informação de alto nível e me parabenizo pela boa sorte que tive ao deparar com mais esta iniciativa na Folha. Tenho certeza que você e os foristas, assim como no caso do Reinaldo de “Darwin e Deus” vão nos proporcionar leituras belas e instrutivas.

  4. Bacana Salvador! o assunto é muito interessante e compartilho de seus sonhos.

    Boa sorte e obrigado pelas matérias!

    Caetano

  5. Meu sonho de infância também era ser astronauta ou paleontólogo e acabei me tornando odontológo, mas sou apaixonado por tudo que se relaciona com espaço (e com dinossauros também, hehehe). Abraços e boas vindas neste espaço que, tenho certeza, será muito especial.

  6. Embora com atraso: SEJA MUITO BEM VINDO! Que bom ter mais alguém ao lado do M. Gleiser, QUE MUITO ADIMIRO!

  7. Olá, Salvador. Pois é, junto-me a você nesse interesse pelos mistérios siderais. Também fui um pretenso candidato a candidato a astronauta. Quando adolescente, acompanhei entusiasmado a descida de Armstrong na Lua e até alguns foguetes cheguei a fazer, mas o sonho acabou depois de uma explosão inesperada, acompanhada de um grande susto. Hoje, fico tentando entender forças gravitacionais tão poderosas que chegam a desviar um raio de luz de seu caminho, como os buracos negros, e a afirmação categórica de um universo infinito (mas o que vem depois de uma parede ao final de um túnel? a escuridão? mas a escuridão também está ocupando algum espaço, não é mesmo?). Gostei muito de seus artigos e espero continuar a encontrá-los nesse espaço, já que o outro espaço, o sideral, vai continuar um pouco distante para mim. Abraço.

  8. Parabéns, seja muito bem-vindo, gostei muito de todas as reportagens, sou mais que leigo no assunto mas simplesmente lendo sua matéria e comentando pareço um nerd dos bons, continue assim, fale mais, textos maiores nos prendem mais e a vontade de ir para o outro aumenta. Entrevista ficou legal no Jô também =) Até mais

  9. Bom dia! Somos dois a contemplar as maravilhas imaginais feita pelo Criador…

    “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
    Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.
    Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz”.

    Salmos 19:1-3

  10. Olá, Salvador. Pois é, junto-me a você nesse interesse pelos mistérios siderais. Também fui um pretenso candidato a candidato a astronauta. Quando adolescente, acompanhei entusiasmado a descida de Armstrong na Lua e até alguns foguetes cheguei a fazer, mas o sonho acabou depois de uma explosão inesperada, além de um grande susto. Hoje, fico tentando entender forças gravitacionais tão poderosas que chegam a desviar um raio de luz de seu caminho, como os buracos negros, e a afirmação categórica de um universo infinito (mas o que vem depois de uma parede ao final de um túnel? a escuridão? mas a escuridão também está ocupando algum espaço, não é mesmo?). Gostei muito de seus artigos e espero continuar a encontrá-los nesse espaço, já que o outro espaço, o sideral, vai continuar um pouco distante para mim. Abraço.

  11. Olá, Salvador!

    Seja bem-vindo.

    Astronomia é um daqueles temas que despertam dúvidas que são tão interessantes quanto suas respostas.

    Será bom achar um cantinho para acessar essas dúvidas (e algumas respostas?).

    Abraços.
    A.

  12. Ola Salvador que bom que voce vem disposto a dividir informaçoes e comentarios para pessoas como eu que tambem è espaçomaníaco com certesa sera muito legal para todos nós abraço

  13. Quando eu era criança imaginava que minhas dúvidas sobre a criação do universo ou a possível existência ou não do criador seriam sanadas. Ledo engano, nossa vida é muito curta e nossa mente é muito limitada. Se existe outra dimensão, não consigo alcançá-la. Minha mente, nesse estágio de evolução é muito limitada. É frustrante…….. onde estão as respostas? e não me venham com a fé sega dos religiosos…..

  14. Boa Sorte!!!!

    Espero que a divulgação ajude a despertar a curiosidade de muitos, pois estamos precisando de uma revolução para o despertar do interesse cientifico em nosso país!!
    Afinal, qual origem de tudo, multiverso, big bang, ou um universo eterno de Christof Wetterich, quem sabe você também divulgue a verdadeira descoberta um dia….

    Boa Sorte denovo

  15. Salvador:

    Lembro-me de seu antigo site sobre astronomia que gostava muito de acompanhar. Fico feliz por retornares com este blog para compartilhar com os leitores assuntos intrigantes e interessantes.
    Vida longa ao blog!

  16. Gostei muito da idéia do blog e já sei que serei leitor assíduo,compartilho da mesma paixão pelos assuntos do cosmos e lamento a falta de recursos para inovação científica no brasil

  17. Bora, Salvador! Muito interessante a iniciativa da Folha de criar um blog com essa temática. De antemão, já posso dizer que gostei bastante da maneira clara que você usa para escrever, bem como da primeira notícia. Espero que tenhamos muito material bacana publicado por aqui nos próximos dias.
    Abraços!

  18. Muito legal.
    Também sou ligadíssimo em espaço, cosmologia e continuo me debatendo — com menos entusiasmo do que na juventude — com a tal questão “de onde viemos e para onde vamos”. Acho que já aceitei que viemos da singularidade do Big Bang e estamos navegando sem destino pelo tempo e espaço. Simplesmente átomos em transformação. Mas acho bacana assim mesmo. Vou acompanhar seu blog.
    Abraço e boa sorte
    Claudio Carina

  19. Será que o nobre Mensageiro Sideral já
    imaginou a possibilidade de uma “TERRA
    GÊMEA”, na mesma Órbita da Terra e no outro lado do SOL???

  20. Caro amigo Salvador Nogueira, gostaria de relatar que compartilho dos mesmos sentimentos, desde pequeno tenho um fascínio por assuntos relacionados a astronomia, um grande questionamento me intriga “estamos sós no universo ?” Vamos juntos desbravar o conhecimento existente. Um grande Abraço.

  21. Fico feliz pela iniciativa e tenho alguns de seus livros. Aprecio a Ciência em geral e uma das disciplinas que me fascinam é a Astronomia. Sucesso ao seu blog ou como diria o senhor Spock,Vida Longa e Próspera.

  22. Parabéns pela iniciativa, será de grande contribuição, pra quem, por um motivo ou outro gosta do assunto. Particularmente, gosto da Astrobiologia. Baseado na astronomia Suméria de 6000 anos (VA 343) Museu de Berlim, acredito que não estamos sós no sistema solar.

  23. Muito bom um blog assim, fazia fata mesmo!
    E o texto muito agradavel e direto.
    Sucesso.
    Ganhamos nós leitores apaixonados pela ciência aeroespacial/astronomia.
    Parabens Salvador Nogueira!

  24. Olá Salvador,
    Ótima iniciativa! Eu tenho como hobby estudar astronomia. Espero que você possa trazer ótimas contribuições.
    Uma sugestão: a Folha podia lançar uma coleção sobre o tema.
    Abraço e boa sorte!

  25. Gostei! Também sou astronomo amador nas horas vagas. Estou ansioso sobre dicas de observação

  26. Uma iniciativa oportuna para atualização dos assuntos cósmicos…Sucesso.

  27. Parabéns ao Salvador Nogueira e sua equipe, no que depender de mim haverá audiência.

Comments are closed.