Lá vem o cometa do século, quiçá suicida

Salvador Nogueira
Cometa Ison fotografado pelo Telescópio Espacial Hubble em abril

Ele está sendo chamado por alguns de “o cometa do século”, diante do espetáculo que poderá nos dar em 2013. Mas talvez tudo não passe de um grande fiasco. Como todo cometa, só saberemos na hora. Que, no caso, deve ser lá para o fim de novembro. Se as previsões mais otimistas se confirmarem, talvez dê até para vê-lo à luz do dia.

O Ison foi descoberto em 24 de setembro do ano passado por dois astrônomos amadores, um na Bielorrússia e o outro na Rússia. Como ambos faziam parte de um grupo que, em inglês, é chamado de International Scientific Optical Network, o objeto acabou ganhando a sigla da rede como nome.

De cara, o cometa já tinha uma característica muito interessante. Sua rota parecia muito similar à de um outro objeto do mesmo tipo que teve importância histórica: um cometa visto no longínquo ano de 1680 e que foi fundamental para que sir Isaac Newton saísse do armário.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Não o armário que você está pensando –dizem as más línguas que o brilhante físico inglês morreu virgem–, mas o que dizia respeito a assumir a paternidade da lei da gravitação universal. Newton era um sujeito bem reservado (de fazer muita inveja aos nerds atuais) e tinha verdadeiro pavor de críticas. Então, quando fazia algum trabalho importante, de pronto guardava no armário. Literalmente.

Foi só quando Edmond Halley, um famoso astrônomo daquela época, perguntou casualmente se ele já havia calculado a trajetória do cometa de 1680 que Newton revelou já ter determinado que se tratava de uma parábola, conforme sugeriam as equações da gravitação que ele havia elaborado.

“Opa, opa, opa! Como assim, equações da gravitação?”, questionou Halley. Newton disse que devia ter o cálculo guardado em algum lugar, mas nunca o localizou. Em vez disso, rescreveu a coisa toda, e Halley ficou tão empolgado que o encorajou a elaborar mais. O que nasceu disso foram os “Principia Mathematica”, uma obra de três volumes que mudou para sempre a história da física.

Halley também foi um grande beneficiário do trabalho de Newton. Usando as equações, ele pôde prever a periodicidade de 76 anos do cometa que mais tarde levou seu nome –provavelmente o mais famoso desses objetos, embora tenha também produzido um fiasco em sua última aparição, em 1986 (eu estava de olho, e foi uma sem-gracice terrível).

A FONTE DOS COMETAS

O Ison pode muito bem ser um parente do cometa de 1680 –ou seja, um pedaço do mesmo objeto maior que deu origem também ao cometa visto no século 17. Ambos devem ser originários da nuvem de Oort, uma região cheia de restos da formação do Sistema Solar, muito além da órbita dos planetas. Se for esse o caso e os dois cometas forem parentes mesmo, estaremos observando algo como um tio-avô cósmico do trabalho de Newton.

Ou não. Para darmos essa boa olhada, ele vai precisar sobreviver ao seu encontro com o Sol. Em sua rota parabólica, o Ison vai passar a apenas 1,2 milhão de quilômetros da superfície solar em 28 de novembro de 2013. Isso é menos de um centésimo da distância entre a Terra e o Sol. E, como você pode imaginar, uma pedra de gelo (definição mais rasteira de cometa, um objeto de rocha e gelo remanescente da formação do processo de formação dos planetas) não deve se animar muito de passar tão perto assim de uma estrela fervilhante. Mesmo que tenha os respeitáveis 5 km de diâmetro estimados pelos astrônomos.

Das duas uma. Ou uma boa parte do gelo derrete e produz uma cauda fantástica, ou o cometa se despedaça e a graça vai toda embora. Veremos em novembro, a época que será melhor para vê-lo.

DICAS DE OBSERVAÇÃO

A ideia é procurá-lo na direção do nascente, pouco antes do nascer do Sol, umas duas semanas antes do chamado periélio (o ponto de máxima aproximação com o Sol), em 28 de novembro. Se o cometa atingir o brilho esperado, deve atingir o mesmo brilho de uma lua cheia e ser visível a olho nu mesmo à luz do dia no final de novembro.

Mas, claro, é extremamente complicado estimar o brilho de cometas. Pode ser que ele se despedace e nada se veja. O Telescópio Espacial Hubble, que não tem esse problema todo que nós temos com a atmosfera terrestre para ver o céu, já tirou uma foto bonitona dele em abril (é a que ilustra este artigo, lá em cima), quando ele estava ainda pelos arredores da órbita de Júpiter, em desabalada carreira na direção do interior do Sistema Solar.

E, apesar de cometas terem sido tratados historicamente como sinais de mau agouro durante as épocas mais supersticiosas de nossa civilização, não custa alertar: o objeto não traz perigo algum, não vai trombar com a Terra e promete apenas entreter e educar quem estiver disposto a caçá-lo no céu.

Comentários

  1. EIS AI UM OBJETO QUE PROVA QUE NO ESPAÇO SIDERAL EXISTE UM FLUIDO CHAMADO GAS PRIMEVO QUE ESTA ESPALHADO E QUE SUSTENTA TODOS OS PLANETAS, ASTROS E QUE MOSTRA CLARAMENTE QUE A CABELEIRA DO COMETA SOFRE UM ATRITO,
    NOTE NUNCA EXISTIU O BIG BANG,
    E QUE ESTE FLUIDO NASCE ESTRELAS,GALAXIAS E PLANETAS A TODO O INSTANTE. E TAMBEM MORRE A TODO INTANTE.

  2. Parabens, reportagem bem explicativa, completa e interessante. Não deixa expectativas vans, deixa claro que pode ser muito interessante mais pode ser destruido e aí, nada a ver.

  3. A curva identificada por Newton foi elipse, e não parábola.

    Parábola e hipérbole são também identificadas por Newton como curvas que atendiam as equações, porém com velocidades que não comportavam objetos presos ao sistema solar.

    Circulo é uma caso particular de elipse.

  4. Em 1986 eu saí com minha família de São Paulo, pela Raposo Tavares, para acharmos um lugar com menos efeitos da iluminação, ansiosos para vermos o Haley… mas, realmente, foi um fiasco!
    Tomara que o ISON aconteça!

  5. Adorei a linguagem do seu texto! Muito bem escrito, instigante, instrutivo. Parabéns

  6. EIS AI A GRANDE ESPERANÇA DOS BAMBIS..QUANDO ESTE COMETA PASSAR O SÃO PAULO VAI VERCER UMA PARTIDA..CONTRA O YBIS COM AJUDA DO ÁRBITRO

  7. Parabéns, a reportagem está muito bem escrita e de forma desenrolada, que é como as pessoas fazem quando escreve algo sobre astronomia. Leve e informativa.
    Jorge

  8. O Halley não foi uma sem-gracice terrível. Realmente era bem pequeno, mas foi uma experiência incrível! De subir no telhado de casa com meu pai. E espero vê-lo, mesmo que pequenininho, na próxima passagem!

  9. A revista “Astronomy”, volume 41, edição 09, na página 50 afirma que o cometa será visto exclusivamente no hemisfério norte.

  10. Salvador,gostei muito do seu texto!! Você escreve a informação na medida certa,com humor e até mesmo, uma pontinha de ironia!!! Parabéns.

  11. Prezado Salvador, assim como você também sou entusiasta da astronomia e desde pequeno sempre tropecei na rua olhando para o céu. Atualmente sou tradutor voluntário do ESO, o que me dá um bom motivo para continuar me atualizando na área. Já não era sem tempo que a FSP estava merecendo um espaço deste nível. Fico feliz em saber que posso navegar nestas páginas e lhe desejo boa sorte nesta sua jornada!
    Abs Luciano

  12. SEI, ÉPOCAS SUPERSITCIOSAS, AGORA ESTAMOS NUMA ÉPOCA DE MATERIALISMO BRUTAL, ONDE AS PESSOAS NAO ACEITAM SENÃO COISAS MATERIAIS E TOSCAS, COMETAS SEMPRE QUANDO PASSAM ALTERAM ALGUMA COISA, CRIAM TENSÕES ELETRICAS ENTRE A TERRA O SOL E OUTROS PLANETAS ,NUNCA ´SÓ ENTRETE E EDUCA,

  13. OUVI DIZER que poucos meteoros etc são indentificados e se torna uma surpreza quando estão proximos a terra.

    FICA no ar uma pergunta, quando tomaremos uma pedrada desprevinidos?

    Nossa tecnologia não é pario para este universo grandioso e misterioso!

    Somos apenas um grão de areia nesta imensidão.

    abs Vagner

  14. Uma pequena correção: o cometa de Halley, se tem um período, tem uma órbita fechada, portanto uma elipse (a parábola é uma trajetória aberta, ou seja, não se repete).

  15. Que grande notícia pra quem gosta de observar o céu ! Mas espero que seja ao menos como o cometa que passou em 97 (Halle Bop, se não me engano), pois o Halley em 86 realmente foi um fiasco, considerando a enorme expectativa criada e que agora, 27 anos após, esse ótimo texto parece desvendar (problemas técnicos com a cauda !).

  16. NO BRILHO DO HALLEY – do meu livro e e-book “Crônicas de um bipolar” (Record)

    Imagine quando o negócio parece real! A Playboy dizia que o cometa ia cobrir dois terços do céu. A fonte era a Scientific American. Quer credibilidade maior? A última vez que o Halley visitara a Terra tinha sido em 1910. Corri para a Biblioteca Nacional para ler os jornais da época. Estavam todos impressionados, alguns achando que o mundo ia acabar, outros maravilhados com o espetáculo. Aconteceram festas e banquetes nas ruas de Roma, Nova Iorque e Paris durante várias noites. Carlos Drumond de Andrade, que vira tudo quando criança, escreveu assim:

    “O que aconteceu à noite foi maravilhoso. O Cometa de Halley apareceu mais nítido, mais denso de luz (…) Saímos para a rua banhados de ouro (…) Nunca mais houve cometa igual, assim terrível, desdenhoso e belo. O rabo dele media… Como posso referir em escala métrica as proporções de uma escultura de luz, esguia e estelar, que fosforeja sobre a infância inteira? No dia seguinte, todos se cumprimentavam satisfeitos. A passagem do cometa fizera a vida mais bonita”

    O poeta Murilo Mendes, por sua vez, escrevera o seguinte:

    “Sua aparição, no princípio do século, me deslumbrou quase até o delírio. Eu tinha então nove anos e morava em Juiz de Fora. Mas ainda hoje a visão do cometa Halley é uma das impressões mais fortes que guardo. Nunca vi coisa mais bela que aquele corpo resplandecente de estrelas, passeando pelo céu da minha cidade natal.”

    Eu fiquei ainda mais entusiasmado quando o advogado que consultei me disse que a marca Halley estava livre no Brasil para a grande maioria das classes de produtos e serviços do INPI. E fiquei abobalhado quando chegou a notícia de que estava livre também nos Estados Unidos.
    __ Como é que ninguém pensou nisso antes?

    Constituí empresa para fazer os registros e fui depositando classe por
    classe, aqui e lá, sempre que sobrava um dinheirinho. Eu pressentia que aquele era o projeto da minha vida. A idéia fervilhava na minha cabeça, onde eu construía um minucioso plano de marketing para explorar a volta do cometa. Esse plano incluía a criação de um grupo de personagens para histórias em quadrinhos e desenhos animados, que se incumbiriam de perpetuar a marca Halley, já que, sozinha, sua vida deveria ser muito curta, terminando logo após o evento.

    Contado agora, parece que foi rápido. Mas daquela primeira leitura na Playboy de janeiro de 1980 até o primeiro depósito no INPI, na classe de revistas e periódicos, passaram-se 10 meses. O primeiro depósito nos Estados Unidos só foi concretizado em maio/81. Tudo era feito em sigilo, pois eu trabalhava na Souza Cruz e não queria que o assunto me prejudicasse funcionalmente. Também era melhor que ninguém soubesse antes que eu pudesse completar a posse da marca.

    Hoje em dia, acho tudo isso um absurdo. Como é que um sujeito pode requerer o monopólio sobre o nome de um cometa, fenômeno da humanidade? Mas juro que na época, eu achava esse direito corretíssimo.

    O design da marca e os personagens passaram pelo crivo da Editora Abril, que aprovou a criação de Luiz Antonio Aguiar (textos) e Lielzo Azambuja (arte). Fiz os competentes Copyrights no Brasil e, para ficar mais forte, também nos Estados Unidos. O direito autoral é legítimo, a meu ver. Os personagens eram originais assim como suas histórias. Traziam uma mensagem muito bonita, de harmonia em toda a galáxia.

    Mas toda a preparação feita até aquele momento não seria possível não fossem os irmãos Juliano e Luis Felipe Tavares que, ao saber do meu projeto, ficaram absolutamente alucinados e quiseram participar de qualquer maneira. Nosso contrato era um primor jurídico: num guardanapo de papel da lanchonete do Hotel Casa Grande, no Guarujá, rabisquei 50/50%, desde que eles financiassem o que faltava. Isso foi em janeiro de 1982. O Juliano rompeu a sociedade com o Luis Felipe na Koch Tavares e, quando separaram os negócios, coube ao Ipe ficar com o investimento em nosso projeto. Até 1984 ele me enviava dinheiro todo mês, mediante um relatório de despesas sem comprovantes anexos. Não tínhamos contrato assinado. Se eu quisesse, ele não veria um tostão. Se ele quisesse, interrompia o financiamento.

    1982. Haja emoção Em janeiro a Koch Tavares começou a financiar o projeto e eu pude acelerar a proteção jurídica e a concepção do marketing, dos personagens e tudo mais. Em outubro a Souza Cruz me mandou para uma viagem de negócios nos Estados Unidos. Aproveitei o tempo livre e visitei a Marvel Comics. Achei que estava abafando. Quando cheguei no Brasil, encontrei o Homem-Aranha num envelope. Tremi nos ossos. Será que eles iam produzir Os Halley? Será que Deus tinha ouvido as minhas preces? Naquela época, de ateu convicto eu já estava me tornando esotérico, fazia consultas com a avó da minha mulher, que era médim espírita e tudo mais. Mas ainda não era dessa vez. A carta dizia apenas que a Marvel não tinha interesse e me desejava sucesso. Americano burro, pensei. Como é que aquele imbecil não podia antever a magnitude do evento, o efeito dele sobre as pessoas, o marketing
    que haveria em torno? Eu estava oferecendo a ele, em primeira mão, a exclusividade sobre tudo isso. Como é que ele não queria? Mas eles são assim mesmo: só trabalham dentro de um determinado foco e não precisam correr grandes riscos, pois o país tem (tinha) excesso de oportunidades. Que diferença do Brasil dos anos 80, quando corríamos atrás de qualquer chance, pois tudo era tão escasso que não se podia perder nada E, no final, ficávamos envolvidos
    num monte de coisas e promessas que jamais realizávamos.

    Ainda naquela viagem, recebi uma bela ducha fria. Comprei lá um livro: The Comet is Coming, de Nigel Calder. Quando voltava no avião para o Rio, terminando a sua leitura, a sentença de morte: o autor calculava que a próxima passagem do Halley seria fraquíssima, muito mais longe do que em 1910, e que não conseguiríamos observá-lo bem. Gelei. Então aquele artigo da Scientific American, dizendo que o Cometa tomaria dois terços do céu, estava
    errado? Ou estaria errado o Nigel Calder? Mas, que diabos, ele também era americano, supostamente bem informado, bom cientista e sério. Naquele tempo eu ainda acreditava que tudo que viesse dos Estados Unidos era melhor.

    Cheguei ao Brasil absolutamente angustiado. E lembrei-me que, nos tempos da adolescência, tinha sido vizinho de um astrônomo muito respeitado em Belo Horizonte, o Professor Oswaldo. Na primeira oportunidade, fui até ele com toda a ansiedade do mundo.
    __ O cometa de Halley? O cometa de Halley vai ser a visão mais deslumbrante do planeta. Os cientistas da minha geração só pedem a Deus para não morrer antes de ver o Halley.
    Era tudo que eu precisava ouvir. Mas por via das dúvidas, racionalizei. Se eu conseguisse lançar os personagens e fazer deles um sucesso, eles teriam vida própria, independentemente do evento. Além disso, estavam previstas várias naves que iriam ao encontro do cometa, com câmeras de televisão. O cometa estaria nos vídeos do mundo inteiro, seria notícia e geraria interesse de qualquer forma. Eu não precisava tanto que ele aparecesse a olho nu. Deveria, então, direcionar o projeto para a viabilização dos personagens antes que o evento acontecesse.

    E, com se verá, foi o que aconteceu, em parte.

  17. Sabemos mais sobre o espaço do que nossos próprios oceanos. kkkkkkk
    Brincadeira a parte, o universo fascina a todos, realmente.

  18. Gostei muito do artigo! Muito legal!
    Espero que dê para ver, mesmo sem o uso de telecospio. Espero que tenha um artigo dele, depois que passar e com fotos de dar inveja, é claro!

  19. Ótima matéira!
    Vamos torcer para que não seja o fiasco (eu também esperava mais do Halley em 1986).
    Nos mantenha informados!

    1. Muito boa…essa constatação. Quando a COISA é boa, a grande maioria percebe!!!
      UMA ÓTIMA MATERIA, com colocações muito sábias e informativas…( repetindo) muito dificil hoje em dia nessa mídia pobre!!

  20. olha … meus parabens pela materia , bem escrita , muito facil de se entender , sem desencontros … show de bola .. muito melhor que outras materias de outros sites que deixam vc no vacuo

  21. Gostaria de parabenizar o articulista. Um texto informativo, divertido e estimulante, que nos mostra a verdadeira Ciência: fascinante e desafiadora.

  22. Que bacana isso! Não só o cometa que se aproxima mas, sobretudo, a forma como o Salvador o está apresentando

  23. Não é verdade. Últimas observações da NASA apontam que seu brilho tem diminuído e que muito provavelmente será desintegrado no periélio.

  24. Legal espero poder ve-lo, esses espetaculos sempre são bem vindos desde que não exclua Deus da sua existencia e de graças a ele pela beleza e magnitude que iremos presenciaar no final de novembro.
    se Deus quiser.

    1. Até que enfim um comentário coerente e que dá o devido valor a Deus, que criou todo esse espetáculo e que permite ao ser humano a contemplação diária dele.

  25. Muito boa e divertida a matéria, escrita descontraída e interessante. Parabéns para quem a fez!

  26. Parabéns pelo artigo. Muito bem escrito e com um toque de humor que faz falta nos dias de hoje. Vou ficar atento em novembro!

  27. Discordo que o Halley foi um fiasco, para mim, não. Observei este cometa fantástico quando estava próximo ao sol, com binóculos simples, baratinho, tipo vendido para crianças. Quando passou perto da terra aconteceu o que astrônomos previam, a aparência da Grande Nuvem de Magalhães, uma “nuvem” difícil de observar em noite de lua nova. Foi a imprensa que criou expectativa e transformou o Halley num fracasso.

  28. Porque a a NASA não captura esse cometa e lança Ele em marte assim teremos água para as futuras missões no planeta vermelho. alem da queda causar erupções pode aquecer e melhorar a atmosfera do planeta.

  29. Carta a todas as Religiões.
    ———————————————————————————————————————————————
    Revelação ou Apocalipse 22 : 18 – 21
    “Estou dando testemunho a todo aquele que quer ouvir as palavras da profecia deste rolo: Se alguém fizer um acréscimo a essas coisas, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste rolo; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do rolo desta profecia, Deus lhe tirará o seu quinhão das árvores da vida e da cidade santa, coisas das quais se escreve neste rolo.
    “Aquele que dá testemunho dessas coisas diz: ‘Sim; venho depressa.’ ” “ Amém! Vem, Senhor Jesus.”
    A benignidade imerecida do Senhor Jesus Cristo [seja] com os santos.
    ——————————————————————————————————————————————–
    O Reino de Deus é puro, é de paz, não tem preconceito entre as religiões e não tem preconceito entre os que amam a Jesus Cristo, mas sim, procuram em fazer o bem e amar ao próximo como a si mesmo.
    Lembram do exemplo do bom samaritano!!!: http://www.youtube.com/watch?v=cICsvjeAaDk
    Seja qual for a religião que você escolheu em seu coração: Católica, Evangélica, Testemunha de Jeová, Batista, Adventista do Sétimo Dia, Presbiteriano, Protestante, Petencostal, ou , qualquer outra Religião Cristã, então, que não tenha preconceito entre elas e que um respeite ao outro, pois Jesus Cristo respeitava e aceitava a todos com amor e carinho.
    ——————————————————————————————————————————————-
    O Reino de Deus é puro, é de paz, veja o exemplo que o Senhor Jesus deixou para nós alcançarmos o Reino dos Céus: http://www.youtube.com/watch?v=KImuYWvMhvU
    ——————————————————————————————————————————————-
    A lei de Deus contém 10 (dez) mandamentos, presentes na Bíblia no Livro do Êxodo 20.
    1. Não terás outros deuses além de mim.
    2. Não farás para ti nenhum ídolo, ne¬nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor,o teu Deus, sou Deus zelo¬so, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man¬damentos.
    3. Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.
    4. Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor,o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.
    5. Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá.
    6. Não matarás.
    7. Não adulterarás.
    8. Não furtarás.
    9. Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
    10. Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença

    Depois que Deus enviou Jesus na Terra foi deixado o 11 Mandamento: “Amai uns aos outros como eu vos amei”.

    Lembre-se de que Jesus veio para a reconciliação de Deus com a Terra e para nos salvar do pecado.
    Então, não se pode ter preconceito ou ódio das religiões cristãs, pois cada pessoa, cada homem e mulher tem livre arbítrio para a escolha de sua religião.
    Que a Paz de Nosso Senhor Jesus fique com todos Vocês.
    Lembre-se que Jesus está voltando.

    1. Ô meu amigo, vc entrou no lugar errad0, o assunto aqui é o COMETA que vai passar perto do planeta Terra em 28/11. Agora vá tomar o medicamento e vá dormir.

      1. Não adianta. Esse povo maluco usa qualquer lugar pra escrever as baboseiras religiosas deles. É só ver os comentários até nas notícias do UOL. Se sair matéria de como assar peixe com limão, lá tem um louco pregando a bíblia e tentando converter o povo que gosta de peixe. São loucos e não há o que se fazer… infestam a internet…

        1. Ironicamente, o cientista aqui citado (Isaac Newton) também era interessado em religião e procurou interpretar o Apocalipse de João, que ainda hoje desafia os maiores QIs do planeta

    2. Me desculpe os religiosos, de quais todas as religiões.
      Pois em nome de DEUS, quais todas as Religiões,fizeram guerras,roubaram,matavam,queimavam,apedrejaram,isso tudo para quem não aceitasse o cristianismo.
      As Religiões,pregam uma coisa, praticam outra.
      Até pouco tempo,a terra era achatada,o
      sol que girava em torno da terra,bla,bla,bla
      Há muitos dirão, é a Igreja Católica, mas quando Lutéro, por interesse próprio, saindo da igreja, montando o luterismo ou protestanismo,fez os mesmos, terrorismo com os catorecismo.
      Ochalá se um dia a ciência, descobrir,vidas em outro planeta,não, não precisa ser inteligente não.O mundo ( a Terra ) terá de repensar, para pregar o cristianismo. AMEMMMMMMM

  30. Se ele for vermelho, prometo colocar meus ovos de dragão na fogueira. Marido acompanha.

  31. Que texto interessante e bem escrito. É para ler, aprender e se divertir. Parabéns.

  32. Respeitáveis 5 km de diâmetro? Acho melhor rever essas medidas. Não dá pra ver nem a 1000 km de distancia, imagina a milhões…

    1. Uma lâmpada de 1000w apagada não dá para ver talvez nem a 50 metros… pensa no que acontece quando está acesa!?

      Abraço

Comments are closed.