Nasa divulga missão para visitar asteroide

Salvador Nogueira
Astronauta abre a embalagem e, surpresa, tem um asteroide dentro

Olhando a bela animação desenvolvida pela Nasa para mostrar sua missão de captura e visita de um asteroide, temos a convicção de que é basicamente um Kinder Ovo para astronautas. Um Kinder Ovo bem caro.

A missão, marcada para 2025, ainda precisa ter todos os seus detalhes acertados, mas o governo Obama já separou uma grana do orçamento da agência espacial americana para gastar nela. Não quer dizer que vá chegar a termo, mas, se rolar, sem dúvida será a coisa mais empolgante que astronautas já fizeram desde as visitas à Lua, entre 1969 e 1972. E esse era basicamente o objetivo do presidente americano ao anunciar o desejo de visitar um asteroide: recapturar a imaginação do mundo com o poderio tecnológico americano.

Cápsula Orion atracada ao rebocador de asteroide, em concepção artística

Claro, antes disso, ele vai ter de capturar o asteroide no saco gigante mostrado nas imagens. E isso não vai ser fácil, nem baratinho. Uma vez que esse processo seja realizado e a nave não-tripulada use um motor iônico para se colocar — com o pedregulho e tudo — em órbita ao redor da Lua, os astronautas decolarão nas cápsulas Orion (ainda em fase de desenvolvimento) e no novo foguete de grande porte americano (ainda em fase de desenvolvimento) para atracar com o rebocador espacial. Note que a missão tem duas vantagens que a tornam factível: não é preciso ir muito além da órbita lunar (o que reduz o tempo de viagem e de exposição à radiação cósmica) e não se exige um módulo de pouso para descer num pedregulho espacial que é menor que o planeta do Pequeno Príncipe (quem conhece o famoso personagem de Saint-Exupéry vai saber do que estou falando).

Confira o vídeo completo abaixo e veja se empolga.

Comentários

    1. Sera que vai sair da orbita da terra mesmo? Digo , com a CRISE financeira é bem capaz que cancelem tudo, igual cancelaram a volta a lua com o projeto Constelação…
      Até agora vejo apenas promessas e nenhuma ação seria e decidida.

  1. Há algum tempo, alguns meses, li uma matéria falando sobre exploração econômica de asteroides com a extração de metais preciosos e raros. Até o James Cameron está envolvido no projeto.
    Corrida do ouro espacial.

  2. Quem acredita que a NASA gasta bilhões pra ir ao espaço apenas tirar fotos de planetas distantes e extrair rochas que seja feliz. Há centenas de informações que comprovam que a vida extraterrestre é uma realidade. Uma dessas teorias afirma que o tal asteróide é um objeto artificial e por esse motivo há o interesse em capturá-lo para estudo. Lembre-se antes de rejeitar essa tese que a igreja católica surgiu como forma de manipular as pessoas e que nenhum governo jamais assumirá publicamente seus interesses sobre OVNIs. Há muitas referências sobre extraterrestres nas pirâmides e nos povos da antiguidade. Procure por si próprio e tire suas conclusões.

  3. Sei que meu comentário será apenas mais um neste mar de opiniões e achismos. Mesmo assim, vou arriscar

    Vivemos uma era de contradições: nunca na história houve tanta informação disponível e ao mesmo tempo tanta gente idota (descupe a sutileza) ao mesmo tempo.

    Com o advento da internet, opinião virou igual a informação. Uma matéria bem redigida, embasada, escrita por quem vive no meio é obrigada a dividir a página com textos mal acabados, feitos por pessoas que, muitas delas sequer entraram em um avião, mas ainda assim estão dispostas a discutir com afinco sobre programa espacial da década de 60. É impressionante.

    O pior é que este tipo de comportamento aparece mais e mais hoje em dia. Li que cerca de 40% dos americanos acredita nas teorias do criacionismo. Não sei se o número está certo, mas que seja metade disso, é assustador.

    Salvador, parabéns pela paciência.

Comments are closed.