Somos todos filhos de Marte?

Salvador Nogueira
Imagem de Marte obtida pelo telescópio Hubble

A vida na Terra teria começado… em Marte! É o que sugere, como se não fosse nada demais, o bioquímico Steven Benner, pesquisador do Instituto Westheimer para Ciência e Tecnologia, nos Estados Unidos.

Falando ontem a uma plateia de cientistas em uma conferência em Florença, na Itália, Benner sugeriu que, por incrível que pareça, os primeiros passos da vida, a partir de química simples, teriam sido dados muito mais facilmente no planeta vermelho, 4 bilhões de anos atrás, do que na Terra.

O papo vai ficar meio cabeludo agora, mas, por favor, aguente firme que valerá a pena.

Benner é um dos defensores da hipótese conhecida como “mundo de RNA”. Trata-se da resposta mais aceita ao clássico dilema de Tostines no que diz respeito à origem da vida: o que vem primeiro, o material genético, que guarda as receitas das proteínas que fazem tudo no interior dos organismos, ou as proteínas, que tocam o metabolismo adiante e são a razão de ser do material genético?

Hoje, a principal molécula guardadora do material genético, como todos nós conhecemos, é o DNA. Todas as criaturas vivas têm seus genomas confortavelmente conservados em longas moléculas dele.

Contudo, no passado, o RNA — que hoje serve principalmente para fazer o leva-e-trás da informação contida no DNA — pode ter sido o protagonista da festa. Por quê? Ocorre que os cientistas descobriram que, em certas circunstâncias, ele pode agir ora como uma proteína, estimulando reações químicas (ou seja, realizando metabolismo), ora para servir como guardador da informação genética (como, inclusive, faz para alguns vírus até hoje). Resolvendo os dois problemas ao mesmo tempo, ele seria o primeiro passo natural da vida, sem exigir a formação de duas coisas diferentes (DNA e proteínas) simultaneamente.

Daí a ideia de que o livro da vida teria como seu capítulo inicial o “mundo de RNA”.

E MARTE?

Benner se especializou nos últimos anos no estudo de processos que podem partir de moléculas simples e chegar à síntese de RNA. Seu trabalho é tão reconhecido que o paleontólogo americano Peter Ward chegou a chamá-lo de “mestre-cuca do RNA”.

Em suas pesquisas, Benner se deparou com dois paradoxos. O primeiro é o de que, quando você junta moléculas orgânicas e as coloca para reagir, você não cria vida — de RNA ou de qualquer outro tipo. “O que você tem é algo como piche, óleo ou asfalto”, diz.

Aparentemente, há alguns elementos químicos que, colocados na mistura, impedem que esse processo de degradação aconteça, entre eles boro e molibdênio. “Análises de um meteorito marciano recentemente mostraram que havia boro em Marte. E agora acreditamos que a forma oxidada do molibdênio também estava lá”, complementa.

O segundo paradoxo tem a ver com a água. Ela é essencial à vida, mas faz um estrago danado quando RNA é exposto a ela. Benner aponta que, embora houvesse água no passado de Marte, ela existia em quantidades bem menores.

Ou seja, transferindo o mundo de RNA da Terra para Marte, Benner parece estar resolvendo alguns dos maiores desafios químicos para a origem da vida. Usando boratos para impedir a tendência de os compostos orgânicos simples virarem piche, e molibdatos (versões oxidadas do molibdênio) para rearranjar as moléculas capturadas pelos boratos, Benner e seus colegas obtiveram ribose. “O R do RNA”, diz. “E estamos usandos ambientes desérticos para administrar a instabilidade intrínseca do RNA em água.”

Perguntei a ele se tudo isso não poderia também ter acontecido na Terra primitiva, mas ele não se mostrou muito otimista. “Muitos geólogos não nos ‘dão’ boratos em altas concentrações, molibdatos e desertos na Terra primitiva”, contou Benner. “Segundo eles, a Terra era jovem demais para ter concentrado os boratos, muito redutora para dar molibdênio em alto estado de oxidação e coberta por água.”

Em compensação, Marte parece ter sido o ambiente ideal para essas reações. “Cerca de 3,5 bilhões de anos atrás, toda a química que propomos poderia ter acontecido em Marte”, ele me disse. “Conforme o planeta foi ficando cada vez menos habitável, a vida que se originou em Marte escapou para a Terra, que permanece habitável até hoje.”

CARONA

Sinais de possíveis bactérias marcianas em meteorito

Legal, mas como a vida vai de um planeta a outro? Ela pode pegar carona em meteoritos. Um asteroide colide com Marte, atira material marciano — com criaturas vivas — para o espaço. Esses pedregulhos ficam flutuando sem rumo pelo Sistema Solar até que caem na Terra.

Acontece direto. Aconteceu com o ALH 84001, meteorito que ficou famoso depois que um grupo de pesquisadores da Nasa, liderados por David McKay, disse ter encontrado sinais de bactérias marcianas antigas nele. (Hoje, a maior parte da comunidade aposta que os cientistas comeram barriga. Benner também não compra a versão dos micróbios marcianos, embora ressalte que “ausência de evidência” não é “evidência de ausência”.)

Um dos pesquisadores que estudam a resistência de organismos vivos a viagens espaciais involuntárias como essa é Douglas Galante, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, em Campinas. Embora ele acredite na viabilidade da panspermia (teoria que fala na transferência de organismos de um planeta a outro), o brasileiro é cauteloso quanto às afirmações mais arrojadas de Benner.

Curiosity procura sinais de química prebiótica em Marte. Até agora, nadica de nada.

“É algo que ainda precisaremos provar”, diz. “A ideia ganharia muita força se detectarmos, com uma sonda como a Curiosity, uma grande quantidade de moléculas precursoras da vida em Marte, que tenham sobrevivido à destruição pela radiação UV e pelos raios cósmicos.”

Por enquanto, portanto, a origem marciana da biosfera na Terra é só uma hipótese bacana, que ilustra muito bem como é complicado compreender como veio a ser esse fenômeno incrível que chamamos de vida.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. A Bíblia nos conta uma criacão em sentido figurado ,pois o entendimento humano é limitado e ainda não se faz importante a criacão isoladamente sem a fé.
    Qualquer pergunta que se faça ao ser consciente limitasse a um entendimento da consciência através dos sentidos, e sempre em qualquer nivel de ciência iremos esbarrar nesse limite intransponível.Hoje já descobrimos por exemplo que no mundo quântico o que rege as leis são as probabilidades ou seja tudo é possível depende da realidade que observamos e ou medimos. Deus não é um ser de consciência ou físico não cabe no nosso entendimento ,Deus é amor ,benevolência e fé inquestionável. Vamos amar uns aos outros e prosseguir com a ciência que são duas maneiras complementares de e evolução.

  2. O próprio Jesus afirmou “Vós não sois deste mundo” !!!!!! A vida foi implantada na terra..e nao originada nela!.

  3. Se o Universo começou com o Big-Bang, e continua expandindo, supõe-se todos os elementos que compõe o Universo estavam todos junto num mesmo espaço e, à medida que expandiu, cada um tomou a sua foram de acordo com o seu ambiente.
    Acredito que o ser humano tenha vindo de Marte realmente, muito embora as primeiras criaturas que se desenvolveram na terra teve uma reação tão adversa que tomou forma esdrúxula como os dinossauros e teve que ser extinta para que o homem, na forma que existe hoje pudesse habitar o planeta Terra. Quanto a essa ação da extinção, creio que foram marcianos mais desenvolvidos que jogaram umas bombas atômicas para haver uma extinção em massa. O próprio ‘marciano’, ao chegar a Terra, sentiu uma reação químico-física que tomou a forma como somos hoje.
    Agora pergunto: quem acendeu o pavio do Big-Bang? E onde ele estava na hora em que se acendeu se foi ele que deu origem ao universo e não existia como é hoje com espaço e tempo?

  4. Eu não sou nada o sou tudo. não concordo com o argumentos do senhor bernne. Por que a composição de um marciano nuca será como de um terráqueo. Mas posso entender que sem a ciência o nosso deus não seria tao grande como de hoje. Os cientista quanto mais perto de deus chegar mais longe vai esta de entender o que e a inteligência suprema a origem de tudo.

  5. Obra da falácia. Monte de Ateu querendo desviar a verdadeira criação da terra. Leiam Gênesis todinho e verão quem realmente criou a terra.

  6. O mais engraçado é depois de ler esta notícia, seja verdade ou não, os cientista estão em busca de respostas plausíveis para a origem da vida, e pessoas como eu, que não tenha conhecimento científico no assunto acho interessante aprender novos descobrimentos, pois acreditar que o mundo foi feito em 7 dias é algo que minha inteligência não permite aceitar.
    Mas tenho fé, em que um dia tudo será explicado, que as pessoas aprendam a viver em harmonia e que as guerras sejam apenas para lembrar as pessoas, de quanto eram ignorantes os seres humanos do passado, e que a religião seja extinta do mundo, e que o único ensinamento para todos fosse a verdade sobre tudo, e não um livro escrito e moldado para manipular seres com baixa capacidade intelectual que precisam ser ensinados em como pensar.

  7. O Sócrates, lá na sua grega antiguidade, há já uns tantos 2.600 anos, e em sua sábia modéstia, é que me merece respeitosa homenagem: “Eu só sei que não sei nada” ! . . .
    Erasmo Figueira Chaves

  8. Não descarto a hipótese , o planeta marte tem esse nome devido ao nome ”Morte” , foi um planeta onde houve vida sim! O próprio Adão bíblico supostamente surgiu da ” morte ” terra , e ao morrer ao pó da terra voltará , ”à morte voltará.”
    Adão veio do pó , ” da terra ” como fosse barro feito na mão do oleiro , isso é uma ilustração simbólica , Na verdade ele foi um sobrevivente de outro habitar, planeta , foi ressuscitado com o sopro de vida nesse planeta , Isso é um hipótese , não poderia ser descartada!

  9. Difícil acreditar que o princípio de vida se originou em Marte, e de lá foi deslocado para terra. e na terra se deu continuidade até o presente momento, quanto tempo esses organismos vivos permaneceram perambulando no vácuo espacial até atingir a terra?. que micros-organismos são esses resistentes a qualquer turbulência encontrada no espaço, sem perder por todo o tempo no espaço sistema de vida e sentido viver.
    Que meteoritos são esses, com massa protetora que fez com que esses micro-organismo permanecesse vivos por tanto tempo no espaço e a ainda ao tingir a terra está em estado perfeito de vida. e assim daando sua continuidade no sistema de vida em nosso planeta habitável. quem viver verá. Vamos aguardar muitas novidades estão por surgir. !!!!!!!!

  10. jamais vao descobrir prova de que ciencia eestudo,definira a vida!basta olhar as perfeiçoes,q tudo tem sua funçao!cada detalhe dexa agente de queicho caido!so as perfeiçoes existente!e dexa claro,q tudo foi construido com a maior inteligencia pocivel !que exatamente o que a biblia diz!Deus e o criador de tudo!!!!!!!!!!!!!!

  11. Podem acreditar em deus.
    Essa é uma forma de evitar conhecimentos, deus cria tudo o que a ignorância não deixa entender.
    Tudo o que a mente do ignorante não entende, e deus que criou.
    Ridículo.

      1. Pelo contrário, não existe separação entre DEUS e ciência (desculpe talvez não você não tenha se referido a religião como DEUS, porque existe realmente diferença entre as duas coisas), pois quando a ciência chegar ao fim da linha, quando nada mais houver a ser descoberto e tudo estiver explicado. LÁ ESTARÁ DEUS com toda sua glória sendo contemplada pela sua criação.

  12. A ciência procura chegar à Verdade partindo de hipóteses que devem ser provadas ou então não são aceitas. As religiões são baseadas na crença transmitidas por tradição ou autoridade.Conclusão: cada macaco deve ficar no seu galho.

  13. por que esses cientistas não estuda para prolongar mas a vida do ser humano?
    fica teimando com uma questão já está respondida leia biblía. isaias:42.5

  14. Existem varias teorias para origem da vida
    pelo menos o cientistas estão pensamento em varias possibilidades. Por que ficar nesta coisa de acreditar em um livro (bíblia) de fantasia fica muito comodo. As pessoas tem que questionar as coisas abrir a mente para novas possibilidades

  15. É bom ser cético…mas é uma boa hipótese a ser considerada…me parece que a vida está espalhada por todo o Universo…então, não haveria nenhum problema se, em nosso sistema, tivesse se formado em outro planeta de nosso sistema e “migrado” para cá, de alguma forma…a ciência funciona assim mesmo…devagar e sempre, formulando hipóteses e comprovando…não existe outro método de descobrir a verdade…e graças à ciência, estamos aqui, agora, conversando sobre isso…não entendo, por isso, tantas críticas à hipótese…como dizia o gênio Albert Einstein: “tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso, o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber”.

    1. não conhecia essa frase do Einstein. Fantástica! Acho que o medo das pessoas de que suas crenças não sejam verdadeiras, as cegam. É triste e revoltante.

  16. Acredito com mais fé na busca da ciência por respostas. Contudo as perguntas certas ainda não foram feitas. Aos cristãos apenas uma afirmação é concreta, a de que se Deus fosse como eles creem, só haveria um religião no mundo e o universo seria resumido, não precisaria de tamanha grandeza, afinal seriam os humanos os únicos seres viventes, e ao passo que vai nossa sociedade, chegaremos ao fim antes mesmo de colonizarmos a Lua ali pertinho.

    1. Pouca ciência afasta o homem de Deus, muito conhecimento o aproxima do Criador do Universo!

      1. Por que Deus e Bíblia na conversa ?
        Pois os chamados livros sagrados de todos os credos são coleções de fábulas, mitologias, contos, lendas e fragmentos de culturas antigas. A prova de que esses livros são mitologias está em seu próprio conteúdo fabulesco. Eram narrativas sujeitas àquela regra: quem conta um conto lhe acrescenta um ponto. Mais as alterações, supressões, adições, reinterpretações e recriações que esses textos foram recebendo ao longo de séculos e milênios. Não houve nenhuma revelação.
        Já o Deus é um ser da mesma natureza dos deuses, semideuses, divindades, santos, fetiches, xamãs, toténs, etc, etc, e todos são criações humanas. Todos os salvadores, messias, profetas e pregadores são os precursores dos atuais exploradores de nossa credulidade. Ainda assim, afastar de nossas mentes o Deus herdado desde o colo da mãe é uma tarefa impossível para muitos.

  17. FANTÁSTICO!

    Já acreditava nisso, já imaginava que haviam cientistas que defendiam teoria similar.

    Acho que encontrar a nossa origem em marte, ou uma correlação de origens, é só a ponta do fio de um emaranhado universal de vida.

    Acho que se existir a chance de que a vida tenha se originado, ou também se originado em Marte, imagina quantos milhões de planetas no universo que possuem condições iguais a Terra, maioria dos quais nem fomos capazes de ter descoberto ainda, não poderiam ter formas de vida. Formas de vida das mais diferentes e parecidas possíveis.

    Pobre dos ignorantes que acha que Deus criou a vida só na Terra e com o estalo dos dedos.

    Incrível poder ler algo tão incrível de alguém genial e que, faz sentido.

  18. Nós não temos como conferir se os cientistas estão certos ou não, porque não temos tempo e nem conhecimento para isso. Admiro muito quem possa fazer isso e se dedica a vida em pesquisar e levantar hipóteses das possibilidades de ter iniciado a vida. A questão de ser criação ou não é um ponto de vista da fé, então, já é tendenciosa, pois se omite de pensar sobre o problema. O fato é que, se observarmos a natureza, principalmente pela anatomia comparada, percebe-se uma evolução não só dentro da espécie como de todas as espécie. O que é intrigante é como o ser humano teve uma descontinuidade de sua estrutura puramente animal para o salto da consciência e do intelecto e poder refletir e pesquisar. Há muito mistério neste planeta Terra e mais ainda no Cosmo. Portanto, todas as pesquisas e hipóteses são bem vindas. Talvez, um dia termos respostas que nos abrirá outros caminhos para uma expansão maior do que somos e de onde viemos e para onde iremos. A nossa vida não se reduz ao tempo que vivemos, ela tem uma dimensão muito mais ampla e nós não temos consciência disto, mas estamos sempre mais intrigados.

  19. Aqui na Terra a vida pulula, e esses cientistas ficam buscando a origem da vida em um planeta desértico.
    “Eu quero ser inteligente” pensam eles.
    Deus é a origem da vida, é o criador, mantenedor e salvador.

  20. Besteirol. O problema não é onde a vida começou, mas COMO COMEÇOU. Esse pessoal acredita muito em suas ideias… isto é, em seus devaneios.

  21. Será que os micróbios que encontraram em Marte não caíram lá por causa de um meteoro que bateu na Terra ? Talvez o mesmo meteoro que acabou com os dinossauros…

  22. Rediculo. Os cientistas não sabem o que inventar, se dissem que a vida veio de marte, como surgiu ceu a terra e todos os planetas, Deus criouu tudo alooooooo.

  23. E Não vão chegar a lugar nenhum, porque eles também são seres humanos,feito por Deus. Esta luta incansável, não vai parar nunca, enguanto exister pessoas que não crer em Jesus.

    1. O exercito dos crentes e beatos ainda esta longe de ser vencido… parecem uma infestacao de zumbis… quando voce consegue trazer um para a razao, aparecem outros dois…

  24. A importância de se compreender como a visa se formou reside no fato de que, com esse conhecimento, podemos discernir melhor onde procurar por vida no Universo.

  25. Engraçado como são alguns cientistas… Céticos para algumas coisas que segundo eles carecem de evidências, porém, crentes em outras que também carecem de evidências.

    Sou cristão, acredito em Deus. Mas vários cientistas céticos dizem: “não temos evidências que existe algum Deus, portanto, não existe Deus”.
    Agora, quando se trata de histórias mirabolantes tiradas das cabeças deles, aí sim eles tem uma saída, conforme Benner afirmou: “ausência de evidência” não é “evidência de ausência”.

    O ego do ser humano é algo que merece estudos também. rs

  26. “Eu estou em Marte!” É verdade! Bem, pelo menos o meu nome foi enviado junto com de outros milhares em um arquivo da NASA e até possuo o certificado daquela agência.

    Será que de “posse” virtual eu já posso requerer a posse de uma pequena gleba naquele planeta. Como filho de japoneses evidentemente irei criar uma pequena horticultura onde um pé de alface americana tenha valor agregado, portanto, valendo algo como R$ 5.000,00. Como estaremos”colonizando” o novo logradouro evidentemente não farei usos massivos de agrotóxicos, mas seguramente precisarei de fertilizantes para dar um upgrade no solo.

    Salvador, eu não sou astrônomo ou correlato, mas se existe algo muito sedutor é o espaço.

  27. Num outro dia, li uma reportagem, sobre a viagem de seres humanos até Marte, e, ela dizia, que havia um sério problema nessa empreitada. Os astronautas estariam expostos a fortíssimos raios cósmicos, altamente radioativos, numa viagem tão longa como essa.
    Agora vem a questão, se, cosmonautas, formas de vida complexas, viajando com todo um aparato de segurança e oxigênio disponível já correriam altíssimo risco de vida, como uma bactéria, uma das formas de vida mais simples possível, viajando no vácuo, sem ar, sem proteção alguma à radiação chegaria intacta à Terra?

    1. Bactérias são muito mais resistentes a mutações que humanos. No nosso caso, uma mutaçãozinha errada, ganhamos um câncer e é o fim. E a ideia é que as bactérias viajassem protegidas no interior de rochas ejetadas da superfície marciana, não soltas no espaço.

  28. Esse reporter é muito da hora .. parabéns pela reportagem. Seus textos são muito criativos, gosto de ler reportagens assim e não de gente chata que ta cheio por ai.

  29. Lembrei que o salvador Nogueira foi muito criticado por mim ao falar que o homem pisou na lua em plena guerra fria…rs

    Vejo que você está no caminho certo Salvador…. Continue estudando, a humanidade é muito mais antiga do que você pode imaginar…

    NO seu post sobre o homem na lua deixei meu e-mail para contato dizendo sobre a esfinge ter a cabeça de leão e as piramides serem mais antigas do que datadas por alguns arqueologos mulçumanos e tive muitos e-mails me procurando…
    Tive o prazer de escrever um e-mail explanativo sobre o assunto…..

  30. Se colocarmos alguns vírus que tem o RNA na função atual do DNA em condições semelhantes às enfrentadas por um meteorito no espaço, poderemos começar a verificar se esses RNA’s conseguiriam chegar “vivos” na viagem de Marte à Terra. A Teoria do Caos conseguiria ajudar nisso?

    1. Marcos, acho que a teoria do caos não se aplica. De toda forma, você sugere um experimento válido para testar a resiliência do RNA no espaço.

    2. Não misture as coisas. Pesquise a Tardigrada. RNA ainda não é vida, apenas faz parte. Não se esqueça que em um incêndio florestal, a dois centímetros abaixo na terra até as sementes sobrevivem.

  31. A ideia desse cientista é mais antiga do que vocês pensam.
    Se traçarem uma linha crnologica verão que a humanidade inteligente existe muito antes do que vocês pensam.
    Ao contrário do que a midia mostra, não foram os egipcios os construtores das piramides e nem da esfinge.
    Eles apenas a mantiveram, ela foi construida a mais de 12 mil anos antes de cristo, na era de leão e a esfinge era um leão.

    Procurem saber das piramides na antartida, amazonas, marte, muitos lugares…

    ENtrem ai no google e vejam a semelhança…
    Tudo que a midia ridiculariza para que vc de risada era o que vc tinha que levar a serio….

    Tá ai o cara sendo ridicularizado por tá falando uma teoria mais velha que o Brasil…

    O cara pesquisou e fez um trabalho cientifico em cima do que ele falou…vcs sao um bando de babaca falando coisas sem conhecimento…Ele não está mentindo…sou um estudioso da humanidade e sei que a informação dele tem base…

    Pode até ser que não provenha de marte, no entanto até na lua já ahcharam esqueletos…Podem procurar ai!!!!!!!

    ESTAGNADOS!!

    1. Marcelo, conheço essas teorias que você menciona. Algumas delas se pode ler na obra de Zecharia Sitchin. Mas não acho que seja o caso de se usar adjetivos em um debate. Dessa forma vira apenas um bate-boca, e as coisas importantes de serem ditas ficam em segundo plano.

      1. Hahaha….a biblia tá ai pra vc ler só fazem 2 mil anos…ela te cega com argumentos e historias de filmes de ficção…. o mundão tá ai a 2 bilhões de anos e vc só sabe da vida de 500 anos pra cá e nem isso..

        Me desculpa, mas quero saber muitos mais do meu planeta do que só ler a biblia…ler a biblia faz parte, mas tem muito mais além do que isso, não vou me fechar em apenas uma visão se posso ter várias!!!

  32. E esses elementos químicos só poderiam vir de Marte???? Com um universo infinito como este, viria um asteroíde justamente de Marte para compor a vida aqui??? A possibilidade disso acontecer está de 1 para a quantidade de planetas com as características possíveis para isso, isso quer dizer que não podemos definir um planeta exclusivo de jeito nenhum!!!!

    1. Gilson, o transporte estaria limitado ao Sistema Solar. Por aqui, o único planeta que teria essas condições seria Marte. Tanto Vênus quanto Mercúrio seriam inadequados, assim como os gigantes gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno). Só sobra o planeta vermelho mesmo!

  33. Se a vida começou em Marte ou não, pouco importa. Fato é que a vida está presente na terra, onde lamentavelmente se porta armas, drogas e violentando jovens mulheres.

    Ao que parece, esta ‘massaroca’ desandou e e restou mais borra fedida do que vida.

    Procura-se um Químico que estabilize esta
    ‘coisa’ e encontre os temperos certos.

    Até isto possa acontecer, é bem provável que elefante teria criado asas e resolva ocupar o nosso habitat.

    E o espírito desta borra mal cherosa, d’onde vem?

  34. Acho muito sensata essa teoria do cientista .O que tem de ser humano com cara de marciano vivendo no planeta terra não está em gibi algum !

    1. Nossa, tenho repulsa dos absurdos que leio nos comentários. Gente dizendo que os cientistas estão perdidos em sua teoria, por que não querem assumir que a biblia esta certa. Eu tenho nojo destes pobres seres humanos que acreditam que seu livrinho velho e falso são os donos da verdade! Se limitem a acreditar no que quiser, mas não desdigam o que os outros acreditam. Se querem se fechar no seu mundinho ridículo e medíocre, o façam, mas na sua casa.

      1. desculpa infeliz, mas apenas retruquei uma ridicularização anterior. Assim como você acha ridículo a teoria criacionista, tenho o direito de achar o mesmo da teoria evolucionista. E tenho pena de você que vive uma vida vazia, sem temer a Deus. Muito diferente do que você pensa, não vivemos em um “mundinho”, vivo muio bem obrigado, nesse mundo maravilhoso criado por Deus e aproveito tudo que há de melhor. Só para finalizar respeite os pensamentos e convicções dos outros para você ser respeitado.

        1. Não respeito ignorância. E minha vida definitivamente não é vazia. Meu mundo é muito mais amplo do que aqueles que se fecham em absurdos. Acreditar em algo é valioso, cegar-se é burrice. Não temo a Deus, pois vivo uma vida plena e de bem com os demais seres deste planeta.

        2. Temer é coisa de criança que não se responsabiliza pelo que faz. Respeitar é coisa de adulto. Assumir nossas fraquezas, erros e acerto é divino.

          1. Boa. Não seu se me criticou ou se apoiou…rs Mas muito bom seu comentário. Acho que viver é divino, viver da melhor forma, transcende.

        1. Pelo visto você é um deles! Ou será que você conseguiu expressá-lo sem antes ter pensado?

  35. O que mais me dói é ver que toda essa descoberta e pesquisa em torno desse planeta misterioso que sempre atissou minha curiosidade é perceber que não tem nenhum cientista brasileiro no meio! Ter que se contentar com fotos dos robos made in USA, triste saber também que esse planeta que gosto muito, virar colonia norte americana! Uma pena, porém, a culpa é desse bando de parasitas que se dizem brasileiros que so sabem que os planetas são redondos por se parecerem com uma bola de futebol!

    1. Existem sim muitos cientistas brasileiros trabalhando em áreas afins, há inclusive um centro de pesquisa da USP voltado para o estudo de astrobiologia (buscar compreender como a vida se originou, evoluiu e se dispersou pela Terra e talvez pelo universo).

    2. É que Deus é Brasileiro e não deixa a gente se perdem em pesquisas idiotas. A bíblia já diz tudo. A gente não acredita no que é concreto, por isso as nossas casas são trabalho de Deus, foi ele que nos deu afinal. Os carros andam com a gasolina divina. E mais, não precisamos trabalhar porque temos o milagre da multiplicação. Viva, Deus é brasileiro.

  36. Cada vez que um cientista lança uma nova teoria sobre a criação acredito mais na Bíblia!

    1. Eu também. Por isso, posso afirmar; a Terra é quadrada, as estrelas são pontos fixos e brilhantes no céu, o mundo foi criado em sete dias, os dinossauros nunca existiram, mutação genética é ficção científica, a medicina não cura ninguém e se alguém me arrancar um olho tenho o direito de lhe arrancar um em troca.

      1. Seria interessante que apontasses os trechos bíblicos que dariam causa à tua ironia. Aliás, já a lestes?

        1. existem livros bem mais interessantes que a bíblia eu ficaria aqui um ano para escrever todos ,,,,mais como vc so conhece esse livrinho cheios de mitologias nem vou tentar escrever

          1. vcs bibliotatras gostam de passar vergonha ne ?/comparar bíblia com estudos científicos

          1. Pois é Danilo, surpreenda-se ao saber que Deus criou a ciência e disse que ela se multiplicaria para benefício do próprio ser humano… porém o que foi criado NUNCA vai ser Maior que o CRIADOR. Realmente a bíblia não pode ser comparada com nenhum outro livro e nem lida de qualquer maneira, O Espírito Santo é Quem nos inspira à entendê-la. O que sei é que Esse livro é o Único que pode transformar vidas! Transformar ignorantes em sábios! Tente lê-la sem medo ou morra chamando por Deus, como tantos ateus…

      2. rsrsrs é Luis vc ta coberto de razão só ironizando mesmo… mas é como Einsten dizia em outras palavras A inteligência é limitada a estupidez Humana é infinita.

    2. o alcorão e melhor que a bíblia ,la o deus naõ come carneiros nem manda matar seu filho

  37. Continua o dilema Tostines. Se veio de fora da Terra, a vida começou em algum outro lugar. Mas de que forma? E por que nao na Terra???

  38. É verdade, e a de Marte começou em Júpiter e a de Júpiter em Saturno, e a de Saturno ….na Terra, logo….., ele quer mudar o problema de lugar. Diz logo que não se sabe como a vida começou!

    1. Eu também não sabia nada quando nasci, mas me esforcei para aprender alguma coisa. O estímulo do não saber é o que sempre impulsionou o homem e a Ciência a querer desvendar os mistérios do universo. Daí porque hoje se vive mais, se curam mais doenças, se viaja mais rápido e se vive com mais conforto do que no tempo das cavernas. Mas a mesma ignorância que estimula os audazes a ir mais além, resigna os medíocres a viver em eterna estupidez.

  39. Esta hipótese é um reflexo do desespero dos cientistas que buscam uma resposta sobre o início espontâneo da vida. Se uma atmosfera é oxidante suficiente para gerar boratos e molibdatos, vai oxidar qualquer matéria orgânica para dióxido de carbono também.
    O surgimento da vida em Marte não é uma “hipótese bacana”, porque qualquer passagem de seres vivos de um planeta para outro significaria sua morte, devido à perda de seus nutrientes no vácuo do espaço. Os processos vitais são extremamente complexos e autoregulados para que tenham surgido “ao acaso”.
    Este ramo da ciência se tornou uma religião.

    1. Não é verdade, Marcio. Pesquisadores já fizeram experimentos simulando as condições do espaço e mostraram que esporos (bactérias em estado de hibernação, por assim dizer) permanecem viáveis após um bocado de tempo.

      1. Provavelmente refere-se ao Tardigrado.
        Porém segue a questão, apesar deste ser possuir uma capacidade extraordinária (algo pelo qual os evolucionistas não conseguem explicar), ele continua sendo vulnerável se ficar fora da atmosfera Terrestre.
        Isso ocorre pois mesmo que consiga sobreviver, e até mesmo reproduzir-se sob circunstâncias extremas, ele não é “IMORTAL” a um ambiente extra-terrestre.

      2. Caro Salvador.
        Os experimentos foram feitos do lado de fora da estação espacial com tardígrados, que são criaturas que sobrevivem mais de 10 anos na ausência da água e “acordam” com uma pequena quantidade do líquido.
        Isso sem contar os extremófilos, bactérias que vivem em locais inóspitos de nosso planeta e que provavelmente sobreviveriam na atmosfera marciana.
        Aos criacionistas de plantão, assistam a série “Grandes Mistérios do Universo, com Morgan Freeman”, mais especificamente o episódio “Existe mesmo um criador” com o Stephen Hawking. Qualquer um, com a inteligência um pouco maior do que uma ameba, irá perceber que é impossível algo divino ter criado tudo o que vemos … !!!!!

        1. Sei lá, nesse universo desconhecido pode existir uma ameba extraterrestre com poderes divinos que tenha criado “tudo o que vemos”. Se a pessoa quer ser adepta da ciência tem que ficar com a mente aberta e não admitir “a priori” que algo é impossível…

  40. Fico admirado com as hipóteses para a origem da vida, formuladas pelos cientistas materialistas. Fico perplexo com a fé que eles teem em suas teorias. Darwin, observando alguns animais, entendeu que tudo começou por “acaso”, sofreu mutações “por acaso” e evoluiu “por acaso”, da ameba até o “homo sapiens”. Belíssimo! Mas nunca se achou o tal do “elo perdido” ou “elo intermediário” entre nenhuma das espécies. Seu livro, que já li todo, sublinhando seus pensamentos mais marcantes, é cheio de expressões de dúvidas, coisa nada científica. Inclusive há uma em que ele diz: “se minha teoria estiver certa”, então…. “provavelmente…”, “tudo indica que”…. Seus discípulos seguem o mesmo caminho, buscando desesperadamente “o elo que falta” para explicar a origem da vida e dos seres vivos. Primeiro, disseram que a evolução se deu “ao longo de porrilhões de anos”. Ótimo, lindo. Depois, chegaram à conclusão de que a evolução se deu “aos saltos”, competindo com os cangurus da Austrália. “Aos saltos”, sim, pulando, pulando… Mas tudo se limitava ao ambiente terráqueo, nossa linda Gaia. Agora, grande notícia! A vida deve ter surgido em…Marte! Bravo! Bravíssimo” . A última novidade (ou piada?) cósmica? Pum! Um meterorito chocou-se com o planeta vermelho, e trouxe a “vida” para a terra. As moléculas simples, numa “sopa química”, de Oparim se juntaram, “inteligentemente”, combinando cada átomo, quark, e pronto! Eis a vida. A inteligência!!! tudo por acaso!. Como sou cristão, crente em Deus, ser superinteligente, com poder sobrenatural, faço uma oração: “Senhor, dá-me ao menos 2 por cento da fé desses cientistas, que dizem que toda a complexidade do universo e dos seres vivos surgiu por acaso, evolouiu por acaso, e chegou ao estágio atual de desenvolvimento físico, químico, mental, e inteligente! Tenha misericórdia de mim, pois minha fé é muito pequena e infantil….”. Vamos aguardar a próxima “grande descoberta”. Talvez de que a vida surgiu no Sol.

    1. Meu amigo, voce não está de todo enganado no seu comentário final. Entretanto a vida não surgiu NO Sol, mas sim DO Sol. Sem este presente na equação, nem eu nem você estaríamos aqui argumentando. Mas não fique triste, toda vida por si só já é um milagre! Deus está e sempre estará presente em qualquer equação ou teoria. Apenas os pontos de vista são diferentes e são todos válidos.

      1. Boa resposta… o cara usou ate darwin ( que li tbm) para usar de duvida…. ele esquece que somos parte deste universo, e que somos limitados a um planeta e a uma visão super limitada das coisas….. não desacredito que haja um “deus”, somente acredito que a fé o coloca como resposta a tudo… e tenho que acreditar que a única coisa que deus fez foi apertar o on( de ligar) e resto se fez…. o sinonimo de fé é ignorância, olhos vendados, espera acreditada de que “ele” responderá com seu super poder para justificar e julgar…. enquanto nós, é que fomos feitos para tal… e bater boca com caras que usam somente uma ideia como base teórica é difícil.

        1. Na verdade o que acredito … é que tudo o que vemos ,e tudo o que é, é deus a maior força criadora….. tudo( que ultrapassa o além do limite de nossa imaginação) para mim é deus…. e quando os cientistas chegarem a esse pondo poderemos nós preocuparmos com nós mesmo.

    2. Realmente é ridículo.
      Por que esses pobres cientistas não entendem uma coisa tão óbvia quanto o homem ter sido feito do barro?

        1. se já havia no planeta centenas de mamíferos com todos órgãos iguais e nos humanos porque seu deus usou barro ?/ahh na eva ele usou dna humano ???ein

      1. Você é ignorante… Quando Deus fez o homem do pó, você não consegue interpretar que se trata do pó das estrelas, das matérias geradas e espalhadas após a morte de uma estrela, ou uma grande colisão? Ou você acha que ele deveria falar sobre todas as fórmulas que deram a origem?

        1. É mesmo?
          “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”
          Gênesis 2:7.
          terra = areia

      2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      3. Porque nem todo mundo tem a mesma fibra ou é feito do mesmo material. O barro deve ter sido reservado para aqueles que agem como bonecos de lama.

    3. A teoria de Benner é válida, como uma teoria, claro, mas seus argumentos em questionar tanto essa pesquisa quanto a de Darwin não justificam nada, não sou especialista da evolução, mas você também não parece sê-lo, embora escrevesse como se o fosse.

    4. Sou cristão também, mas sugiro que você e todos os criacionistas de plantão assistam ao documentário “Darwin matou Deus?”, da BBC. Quem sabe assim comecem a perceber que a posição CRIACIONISTA é que é a verdadeira heresia na história do Cristianismo…

      1. sua bíblia foi escrita quando se acreditava que a terra era chata e o sol era o centro do universo o deus bíblico naõ se atualizou nesses últimos anos

        1. Pra constar, enquanto os historiadores acreditam que Cristovao Colombo descobriu que a terra era redonda, a Bíblia já descrevia isso a mais de 4.000 anos atrás

          1. galileu quase foi morto porque disse que a terra era redonda ,e foram os religiosos da época que quase mataram ele ….

          2. impossível religião e ciência estarem juntos ,um trabalha com evidencias outros com mitologias e suposições

          3. Danilo. De fato Ciencia e religião não andam juntas. Mas a Verdadeira Ciencia e a VERDADE sim andam juntas. Newton é um exemplo perfeito disso. Ciencia baseada em teoria, e religiao baseada em mentira, tradições etc São ambas especulativas e cegas. Os religiosos da época de Galileu assim como a maioria hj, usam a fé alheia para promoverem interesses financeiros. No entanto isso não invalida a veracidade biblica. os dois textos abaixo são a prova disso. quase 4.000 anos antes de se chegar a conclusao de que a terra é redonda, a biblia ja falava isso.
            Antes de PI se tornar um numero quebrado como hj é conhecido, a biblia já fazia referencia e esse numero em 1 Reis 7:23 e 2Cronicas 4:22. Quem a lia a biblia, já sabia de tudo isso.

            Você pode pensar… mas PI não é 3 e sim 3,1416.
            A gravidade tbm não é igual a 10 como usamos em nossos calculos e sim 9,8665… arredondamento, sempre foi usado

          4. você disse religiosos, Danilo, o que não quer dizer que são de acordo com a bíblia, infelizmente.
            É melhor ler a bíblia para entender o que se passa antes 🙂 A bíblia já descreveu como é a terra, e por incrível que pareça para você, ela acertou !

        2. Danilo, durante mto tempo acreditava-se que a terra era chata, sustentada sobre elefantes sobre uma enorme tartaruga. sabe por que? Por não liam a biblia.

          ISAIAS 40:22 fala sobre a forma geometrica da Terra.

          Jó 26:7 Fala sobre como a terra é sustentada

          Detalhe, esses dois livros biblicos foram escritos muito antes do ser humano chegar a conclusao de que o planeta é redondo e suspenso no universo. A biblia tem resposta pra muita coisa. Quem tem o desejo verdadeiro de encontrar a verdade a estuda.

          1. peter isaias e jo poderiam ser cientistas da época que vcs os trasformaram em profetas e religiosos ,,,,

          2. peter jesus era mais ciência que religião ele foi educado por essênios que foram expulsos do templo por naõ concordar com os fundamentalistas da época ,,,vcs poucos sabem sobre jesus

          3. um dia sera provado que jesus era um grande cientista que foi morto por fundamentalistas da época ,,pois ninguém aceita a evolução gostam de pessoas cheias de mitologias para exercer o poder …

          4. peter eu não duvido que exista uma mente superior ,,so duvido que seja o deus bíblico

          5. seu problema peter ,,que vc quando era criança sua mae dizia assim ,,obedece a mamãe senaõ papai do ceu te castiga ,dai vc cresceu com esse medo de algo superior que vai castigar ,,,,,,vcs cristãos foram educados por medo

          6. Danilo. Não te culpo por duvidar. a culpa é do falso cristianismo ou cristandade que ensinam que Jesus é Deus, que ele é um Deus que pune as pessoas eternamente… na verdade o que ensinam é contrario a tudo que pode-se aprender na biblia. Tudo o que se pode saber de Jesus está registrado na Biblia. Quanto a JÓ e ISAIAS… os escritos deles encontrados no mar morto há alguns anos evidenciam a veracidade do que lemos hoje na biblia. Inclusive o prorpio ISAIAS registrou profecias a respeito de Jesus. Com toda a tecnologia que temos hoje, nenhum cientista consegue fazer isso. quem dirá naquela época.

          7. peter me explica porque o deus de moises mandava matar pecadores e o deus de jesus mandava perdoar ?/sera que o deus bíblico muda de opinião ????ein

          8. Danilo, eu poderia te responder, mas nao teria o mesmo efeito.
            Na verdade o Deus é o mesmo e tanto o de Moisés, quanto o de Jesus é perdoador, por isso ele perdooou os Israelitas inumeras vezes. essa ideia de Deus assasino e vingativo, é ensinada por muitos religiosos e religioes, mas não se harmoniza em nada com a Biblia. O deus ensinado por muitas religioes falsas é esse de que papai do Ceu castiga. O Deus da Biblia é bem diferente disso. Estude a biblia com a mente aberta (e não com teologos) e veja como o que ela ensina é verdadeiro.

    5. Muito bem! Resumindo. Alguns tem dúvidas, fazem perguntas e buscam respostas. Formulam teorias, mas não tem certeza. Outros estão absolutamente certos sobre o que aconteceu, não precisam perguntar nada e nenhuma resposta ou teoria tem valor. Os primeiros já se perguntaram se o Sol girava em torno da Terra, já os segundos sempre estiveram certos de que o Sol ainda gira em torno da Terra….

    6. Sem dúvida, a hipótese mais “pláusivel” é a de que um ser superior magicamente esculpiu do barro uns bonequinhos, foi pingando um bichinho e umas plantinhas aqui e acolá e em uma semana estava tudo prontinho. Esses planetas aí no céu nem existem realmente, são apenas pontos brilhantes no céu colocados por um ser supremo para iluminar a noite dos seres humanos, que, como só os ignorantes não sabem, são o centro do universo.

    7. Realmente sua argumentação tem fundamento, mas ao mesmo passo que a ciência busca explicações, os filhos de Deus também carecem de respostas, já que sua historiografia é uma enorme fabula, copilada no maior livro de conto de fadas, a Bíblia cristã.

      1. Lamento por voce, Thiago. Se voce não acredita na Bíblia, A PALAVRA DE DEUS, onde voce encontra motivos para viver? E que esperança voce pode nutrir? Deve ser terrível a vida sem Deus. Busque-O enquanto voce pode encontrá-lo!

        1. Quando nós somos crianças acreditamos em papai noel e até no coelhinho da páscoa, é mesma coisa com deus, quando evoluímos, descobrimos que deus só existe, para infelizes que precisam acreditar em alguma coisa pra sua vida ter algum sentido.

          1. Meu DEUS quanta ignorância. Que existe alguém que criou tudo, provável, vai saber… Achar que isso nos impossibilita de conhecer o universo é ignorância. Nos séculos passados todos morriam por infecção e pediam cura a Deus por um milagre. Hoje, os que pensam da mesma forma, tomam antibiótico e falam “graças a Deus eu fui curado” e não acham que foi um milagre.

            Eu fico muito preocupado com o país quando vejo pessoas irredutíveis em questões religiosas (e ultimamente políticas também) me perguntando se o sentido da minha vida é Deus.

            Não, não é Deus, “graças a Deus”. Deus teria me criado para ficar o idolatrando e temendo ? Estupidez. Deus (se é que existe) nos deu a vida para ser vivida e não temida. Se o seu sentido da vida é Deus é porque lhe faltam oportunidades e isso te serve de consolo (ir a igreja todo dia é legal).

            Trate de estudar outras coisas e fazer algum bem para a humanidade ao invés de ficar rezando o dia inteiro pedindo clemência.

      2. Ao contrário. Acredito em Deus, mas do que a maioria dos fervorosos acreditam. Mas não creio que seja um velhinho de barba longa sentado numa poltrona em seus imenso castelo nas nuvens. Deus é uma força universal criadora, é uma energia que vaga pela existência, criando mundos com seus passos, amor com suas palavras e esperança com o olhar. A Bíblia sofreu inúmeras alterações no decorrer dos anos. Além do mais outras religiões existem, não é só o cristianismo. Deus é para todos, por todos e para o um todo.

    8. Desculpe mas você não entende NADA de teoria da evolução.
      Darwin não disse COMO a vida surgiu.
      Apenas disse, através de muita observação e experimentos, que “a evolução é a mudança das características hereditárias de uma geração para outra”.
      Esta “teoria” está comprovada há muito tempo, basta pesquisar…
      Os únicos que não a “aceitam” são justamente os criacionistas, que não “acreditam” em evidências.
      Mas acreditam em um “ser superinteligente, com poder sobrenatural (?????)”. Mas eu pergunto, baseado em quê? A melhor evidência que os mesmos possuem é um livro de cerca de 6,7 mil anos?
      Não, eu prefiro a ciência. Mesmo que ela me mostre coisas que honestamente gostaria que fossem diferentes.

      1. O que você escreveu é um insulto ao seu nome, se esse mesmo for seu nome (Carl Sagan), veja os documentários de Carl Sang e leia os seus livros antes de escrever o que você isso.

        1. Primeiro que não é Carl Sang e sim Carl Sagan.
          Segundo que vi os documentários e tenho vários livros dele.
          Agora não entendi a sua falácia ad hominem… Me atacou mas não atacou os meus argumentos…
          Carl Sagan SEMPRE deu importância á EVIDÊNCIA. Portanto o que escrevi de errado??
          Carl Sagan SEMPRE questionou a Bíblia. Leia por exemplo “Pálido Ponto Azul”.
          Carl Sagan SEMPRE “acreditou” na teoria da evolução. Isto está, por exemplo, na série Cosmos.
          Carl sagan SEMPRE questionou “coisas” sobrenaturais. Leia “Há um Dragão na Garagem”, que está no livro “O mundo assombrado pelos demônios”.
          E aí?????

    9. Caro ELinaldo, isto é a Ciência que existe e se solidifica cada vez melhor, pois os mesmos que nelam trabalham não são presos a dogmas e conceitos pré estabelecidos, qualquer hipótese sobre a origem da vida, será estudada afinco, desde que possa ser testada, revisada cautelosamente, citar trechos do livro de Darwin para expressar ignorância quanto ao tema só te faz parecer que tem 10 anos de idade, pois qualquer estudande de ensino médio sabe que naquele livro é o esboço da idéia dele, que décadas após vem se confirmando com a arqueologia, biologia , genética avançada etc…, mas na verdade o que me admira em pessoas como você é achar absurdo a vida ter surgido em um possível processo físico-químico, mas aceitar cegamente que um Deus, resolveu criar com um sopro de barro o homem e por simples pronúncia criar tudo, fica a frase para reflexão meu caro, ” “A ciência está aberta à crítica, que é o oposto da religião. A ciência implora para que você prove que ela está errada, onde a religião o condena se você tentar provar que ela está errada. Ela te diz aceite com fé e cale a boca.”
      Jason Stock “.

    10. é, também acho que um senhor barbudo que ninguém sabe da onde surgiu, cansado de tanto tédio, e com muito poder nas mãos, resolveu criar tudo que existe em 7 dias e depois ficar observando suas criações, palpitando na vida deles, tentando mudar o destino e ouvindo suas reclamações, para animar ainda mais a situação, o barbudo mandou seu único filho para tentar influenciar no destino do planeta, mas deu errado o plano, pois suas criações mataram seu único filho. Então, o barbudo poderoso, não satisfeito com a situação, autoriza sua criação “inteligente” a destruir todo seu habitat, exterminando animais e florestas em função do lucro, caminhando pra auto destruição, para que no futuro, depois de auto exterminada, o barbudo venha com todo seu poder e crie tudo outra vez, na esperança que dê certo. Realmente cara, a teoria cristã faz mais sentido que as do cientistas.

      1. Caro Rafael, Ninguém nunca viu Deus para saber se Ele tem barbas… Biblicamente o mundo foi criado em 6 dias, pq no 7º Deus parou pra admirar tudo que tinha feito para o deleite do ser humano.
        O seu comentário é desrespeitoso em relação à Deus. O plano Dele não deu errado, pois se vc ainda não sabe o Seu ùnico Filho “RESSUSCITOU”… Prefiro acreditar que um Deus Vivo ( não de pedra, nem de pau) nos criou e nos ama incondicionalmente, do que achar que viemos de uma ameba ou de um macaco (que é + um ser criado por Deus). A prova disso é que o homem não pode controlar a natureza pq TUDO é controlado por Ele, a Bíblia é ainda o livro + vendido do mundo!!! Tome coragem pra lê-la com fé ou assista o Canal 14- Sky. Deus te abençoe!

        1. da onde surgiu deus? quem o criou? por que o criou? como criar tudo que existe em apenas 6 dias? Porque o filho dele “ressuscitou” sendo que ninguém nunca viu algo parecido? e o o ser humano não veio do macaco, humanos são da ordens dos primatas (macacos, símios, lêmures, gorilas). Sei que é difícil alguém leigo entender o que é milhões de anos na evolução, mas em milhões de anos, o planeta é capaz de modificar completamente suas espécies. Prefiro acreditar que tudo aconteceu bem devagar do que acreditar em um livro chamado bíblia.

    11. cientista de verdade, nenhum tem fé em suas teorias. fé eh acreditar em algo q vc naum ve, q naum tem explicação logica mas vc acredita pq, msm naum tendo algum embasamento, vc axa q eh verdade. os cientistas, confiam e acreditam em suas teorias, pq saum baseados em estudos empiricos e constatações logicas, e msm assim naum consideram verdade absoluta como criacionistas axam q eh sua versão, pq ainda naum se pode provar, apenas ter evidencias

    12. Oi Elinaldo. Resolvi escrever um comentário pois você parece ter alguns critérios para decidir se algo é verdadeiro ou não. Apesar de eu ser agnóstico, concordo com algumas coisas que você escreveu. Não é porque um cientista diz alguma coisa que essa coisa torna-se ciência ou verdade, é apenas um passo do método científico (pra quem não conhece: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_cient%C3%ADfico). Nesse aspecto, a hipótese é muito parecida com crenças religiosas. O livro de Darwin que você leu (acredito que seja A Origem das espécies) tem muitos erros até porque na época muitos mecanismos não eram conhecidos por ele, principalmente conhecimentos de genética. Digamos que hoje é mais fácil ser Darwinistas do que o próprio Darwin era em sua época, pois conhecemos outros mecanismos que ratificam suas idéias. Dito isto, como você mesmo sendo cristão se permitiu ler um livro de Darwin (de forma equivalente, eu também li a bíblia mesmo sendo agnóstico), recomendo que você leia um livro do Richard Dawkins “O Relojoeiro Cego”, que mostra conhecimentos mais recentes sobre a evolução natural. Mesmo que você não mude de idéia sobre algumas coisas, pelas explicações você vai entender que não há saltos. Abraço

    13. Acreditar em Deus é fácil, difícil é colocar a sua religião como ponto de fé. Acorde, a dúvidas até o Papa tem. Vc tbm ainda acredita em Papai Noel? Estamos nesse mundo nos últimos segundo do segundo tempo. Nós somos o que menos tem direito de falar em Deus. Isso se chama natureza e vai estar aqui quando a gente se for. Estava muito antes de nossas chamada almas. Na natureza não existe paz, apenas tendência ao equilíbrio e aptidão para o caos. A vida é uma exceção e não regra. Qualquer coisa criada pelo homem, publicada ou divulgada é tendenciosa e é apenas fruto da nossa cegueira universal e da maioria MENTAL. Isso inclui a sua e a minha opinião.

    14. Tinha de ser.kkk, o cara prefere acreditar numa abstração,em contos de fada, estórias da carochinha de uma tribo de pouca importância, da antigüidade. pensamento limitado e obtuso

  41. Esses caras podem ser gênios, mas eu não consigo acreditar que a vida não tenha iniciado com Deus, assim como é mostrado na biblia…

    1. DEUS é único e verdadeiro, e ele nunca cria algo do nada como mágica, tudo tem uma evolução (tipo e agora aparece o pão ) primeiro ele faz a semente do trigo e assim cada componente, o importante e saber que DEUS esta por trás de tudo sempre tem um motivo para cada coisa. É assim que DEUS trabalha.

      1. É isso aí Valdecir, sensata a sua observação. Ignorantes e ridículos fanáticos religiosos querem ser mais do que Deus às vezes. É de dar dó.

        1. Caro Edson.
          Leia no artigocientifico.uol.com.br a Fisica do Eletroéter. Tenho certeza de que vc vai gostar.

        1. Cada uma que se le nesses posts…tsc tsc tsc…o cara se acha superior a um Livro considerado sagrado a mais de 5 mil anos…que ainda fascina milhoes no mundo, com N misterios a serem decifrados…mas ne….????

          1. Ariel, primeiramente que a bíblia não tem 5 mil anos. Ela começou a ser montada a partir do Imperador Constantino em Roma, lá pelo século III d.c. Além disso, só é sagrada para os cristãos, já que, cada religião tem seu livro sagrado, como é a Torá para os judeus, o alcorão para os muçulmanos e nem por isso, estes livros dizem a mesma coisa, na verdade divergem muito. E digo mais, nenhum deles me causa fascínio, afinal, ali estão escritas muitas baboseiras também, advinda das mentes de gente que tinha pouco conhecimento. Prefiro ler um Nietzsche, um Schopenhauer. Ou seja, o que as pessoas precisam urgente é de tornar sagrado os estudos, o conhecimento e a ciência, já o resto é blá blá blá para convencer os ignorantes.

          2. Ah é… acredito realmente nos relatos bíblicos de que o homem conviveu com dinossauros e que somos todos descendentes consanguíneos de Adão e Eva. Incesto aparentemente não causava deficiência genética na época, né?

          3. A bíblia são o resumo de livros que foram traduzidos pelos religiosos,da maneira que mais lhes interessava.Tanto que são varias traduções ,porque tem muita coisa que não diz,coisa com coisa, ai existem divergências. Se a palavra foi uma soh ,porque existem divergências , não deveria .E quando você mostra as divergências ,eles dizem que você eh ateu,que você sera castigado. ….

          4. Mario. apenas para esclarecer. A bíblia tem cerca de 5.000 anos, segundo estudos arqueológicos. A terceira dinastia de Ur viveu na época do dilúvio, há cerca de 7.000 anos. Abrahão começou sua epopeia após o dilúvio e provavelmente há 5.000 anos. Já estive< como curioso, fazendo pesquisas in loco, que confirmam. isso.

          1. E o que uma crença em um deus explicou?!
            Nada! Só calou as perguntas sem responder nada.

          2. Deus explica sem explicar e responde sem responder, porque Deus é Deus, senão não seria Deus, entendeu ou quer que eu desenhe.

      2. Me deem provas cabais de que Deus existe e que tudo que DARWIN disse sobre a evolução e até a formação da terra e do universo, o big Bang NÃO EXISTIRAM. Ainda temos que ouvir DEUS FEZ, DEUS EXISTE. ISSO SÓ PODE SER PIADA.

        1. Cara cuidado com o que vc fala, vai no you tube e procura com DEUS não se brinca, e ve algumas coisinhas… coincidencia? Que Deus te abençoe!

        2. Leia meu comentário acima.
          Agora prove onde a Bíblia disse que não houve evolução, que não houve bigbang?
          Você certamente não conhece a bíblia!
          Eu estudo, amo a ciência e conheço a bíblia.
          Não te culpo é normal as pessoas não serem capazes de enxergar a ligação de coisas “aparentemente” distintas, além do mais, falar mal do Cristianismo tá na moda.

          1. Cara, a Bíblia nega a ciência a partir do momento em que defende a existência de um ser que não precisa respeitar as leis de conservação de massa e energia.

        3. Caro Fabiano. Para poder Criticar a Bíblia e defender DARWIN precisa conhecer bem esses livros. Suas palavras são tão vagas e sem sentido nenhum.

    2. caraleo cara, tamos lendo uma noticia cientifica em q o cientista apenas mostra uma tese como hipotese de algo ainda naum explicado pela ciencia e vcs vem falar de conto de fadas, de deus. ja estamos no seculo 21 galera.

      1. Igor! De nada adianta Vc esbravejar! Quer queira ou não, o Mundo de então existe devido À Criação De Um Único E Poderoso Deus! Os Cientistas falam, declaram, supõem, tecem suas teses – fazem de tudo para se esquivar e aceitar de bom grado de Que Há Um Deus! E mais! Caso Vc não saiba tudo que vemos e apalpamos é de ordem espiritual! Pois surgiu com O Expressar Convicto Desse Deus Maravilhoso no qual o mundo dos Cientistas evita crer! “Espiritual” significa que foi usada a Palavra dEle! “espiritual” também são palavras de nós humanos! Espírito, enfim, significa hálito, bafo, vento, sopro. Quando alguém fala põe pela boca além de palavras o seu hálito, seu bafo e se expressa! Igor! Os melhores Cientistas creem e admitem Um Deus! Somente os inescrupulosos e ateus que tentam não pôr Deus em suas alegações! PAZ!

        1. Vladimir, Deus fala sempre comigo. E Ele acabou de me falar que a não foi Ele quem escreveu a Bíblia e que tudo aquilo é besteira. Ele é muito magnanimo e superior para se dar ao trabalho de escrever um livro e isso foi coisa de pastores manipuladores da era antiga. Ele tambem me mandou te avisar que voce precisa de terapia.

          1. ah ahj ah, adorei essa resposta…o que falta a esses pseudo-religiosos, é mais amor, amor ao próximo…ao invés, de tentar nos converter a força muitas vezes, a seguirem os seus passos…

        2. Nunca comente algo científico falando sobre Deus . isso te torna um Ignorante e alienado
          Quando se discute Ciência “Deus” deve ser deixado de Fora.

        3. Vcs tbm ainda acredita em Papai Noel? Estamos nesse mundo nos milésimos do último segundo do segundo tempo da história do Universo. Nós somos o que menos tem direito de falar em Deus. Isso se chama natureza e vai estar aqui quando a gente se for. Estava muito antes de nossas chamada almas. Na natureza não existe paz, apenas tendência ao equilíbrio e aptidão para o caos. A vida é uma exceção e não regra. Qualquer coisa criada pelo homem, publicada ou divulgada é tendenciosa ou é apenas fruto da nossa cegueira universal e da maioria, MENTAL.

      2. Calma, sem stress, Colega!!! os colegas aí em cima estão apenas traçando um paralelo entre a hipótese aventada na matéria, ainda não explicada pela ciência, com outra, ainda não explicada pela ciência.

      3. Nao importa de onde nem quando vemos, o que importa? No fim nao poderao responder quem comecou tudo, ou como tudo comecou…no fim precisarao de Deus para explicar como tudo teve inicio…seja la onde foi.

        1. E depois terão que descobrir de onde Deus veio, de onde foi criado. Que bom que temos homens que dedicam sua vida inteira em prol da ciência e da humanidade, somente para poder nos dar as respostas que foram negadas pelo próprio Deus criador. Nos criou, nos colocou neste mundo hostil e disse: agora te vira….
          Desta forma, cheia de mistérios, a criação é um elemento de manipulação para as milhares de entidades religiosas espalhadas pelo mundo, que só querem dinheiro poder e o controle das massas. Por isso digo: Obrigado cientistas por a cada dia estarem descobrindo e provando de forma lógica novas coisas, assim desmistificando muitos engôdos explorados pelas religiões.

        2. Se Deus existe mesmo, porque ninguém quer ir para junto Dele , todo mundo foge da morte, e tem medo de morrer , se La eh tao legal , e Ele eh tao bom porque não querer ir para junto Dele?????????????????????????????????????????ww

      4. a ciência vive mudando, o que hj é amanhã não é mais, fico com a bíblia que a cinco mil anos falou que a terra era reonda, livro e JÓ

      1. Deus existe sim Norson ele tao existe que voce esta ai falando, é assim vou te ensinar era verbo, e o verbo se fez carne, Deus é o olho que tudo vê e tudo que é falado cria poder sobre a terra então logicamente Deus existe

      2. Questionam a existencia de Deus por nunca terem o visto. Como explicar então;
        1 – A existencia do AR que é invisivel?
        2 – A gravidade que é uma força invisivel? Duvidar de algo por nunca ter visto apenas por não é sábio. Isaac Newton chegou a suas leis provando a veracidade do que lia na Biblia. A verdadeira Ciencia é alicerçada em evidências escritas e observadas. A falsa se baseia em teorias e mais teorias mirabolantes.

        1. Peter Pina, a existência de Deus NÃO é questionada por ele nunca ter sido visto, e sim por nunca ter sido PROVADO DE FORMA CIENTÍFICA. O ar e a gravidade são invisíveis mas podem ser facilmente comprovados pela ciência através de experimentos que podem ser reproduzidos quantas vezes se desejar. Isso não acontece em relação a Deus, em que não se consegue sequer comprovar a existência. Acreditar ou não nEle é uma questão de fé, não confunda as coisas.

        2. A existencia do AR que é invisivel?

          Resposta: O ar é composto por gases como nitrogênio, carbônico e oxigênio e outros gases nobres além de vapor de água, portanto a Ciência sabe sua composição, bem como é algo testável e manipulável , portanto sua analogia é infundada.

          A gravidade que é uma força invisivel?

          Resp: Sério mesmo , você nunca estudou Física clássica.

          Não vou nem comentar o restante.

          1. Só pra constar, sou engenheiro e conheço muito mais de fisica do que pode imaginar. Fisica classica é que Newton usava. Mas vcs mesmo deram a resposta. Como o homem nao consegue manipular a Deus realizar experimentos cientificios e reproduzi-lo em laboratorio assumem que ele nao existe. Quanto a Fé. ela é a expectativa certa das coisas não vistas e esperadas. Acreditar nessas teorias de evolução ou criacionismo demanda muita fé. seus adeptos nao se dão conta disso, ams é o que acontece

          2. Do que vcs estão falando? A bia la em cima disse que Deus é o verbo, então não tem nada haver com física.

        3. Então pare de respirar e vc sentirá a existência do ar, pule do prédio e provará sobre a gravidade. Reze muito antes de chegar lá embaixo e provará que ele não te escutará. Observe mais, talvez um dia vc chegue a ver algumas coisas que estão na sua frente.

          1. Nelson. Quem cosntruiu a casa onde vc vive? Não foi Deus obviamente e sim varios homens. algo tao simples quanto a casa requer um projetista. Que dizer então da vida e do universo cheio de padroes perfeitamente alinhados? que dizer do cerebro humano mais potente e capaz que o computador mais moderno que existe? tudo isso surgiu por acaso?

          2. e pra constar. ser religioso não significa que conhece a biblia nem que o que ensinam está de acordo com ela

          3. Sim por acaso que a gente está vivo. Poderia nem estar aqui, não ia fazer diferença nenhuma no mundo, muito menos no universo. Simples assim. No Universo é assim. 50% existe e 50% pode não existir. Não tem nada alinhado no universo, tudo está em constante mutação, nós estamos na Terra a milhares de kilometros por hora e provavelmente nunca mais passará na mesma posição em relação aos outros astros. Onde está o equilíbrio divino que vc vê? O cérebro humano é tão falho quanto qualquer máquina, sistema ou natureza. As mudanças são frutos de falhas, algumas são chamadas evolução, de outro ponto de vista extermínio do resto.

    3. A Existência de Deus não dependem de como as coisas são criadas. Veja que coisa semelhante ocorre em nossos quintais, onde pequenos insetos entram em uma flor e partem para outra involuntáriamente e deixam cair o pólem que faz nascer outra planta, entende ? È simples, e isso não é de Deus ?

      1. pq ?
        ate agora, cientificamente é a “coisa” mais logica.

        Ou acha mais logico que toda a complexidade que chamamos de vida se deu por um fungos que viajou no meteorito ?! rz.

        1. Cara, sério q vc tá chamando de “mais lógica” a explicação de que houve um ser mágico vindo de lugar nenhum que certo dia decidiu criar o universo? É como uma criança admitir que a explicação mais lógica para os presentes embaixo da árvore foi que o Papai Noel passou por lá, já que ela não tem outra explicação melhor.

    4. Fiquem tranquilos, não discutam, assim já se dizia, a Terra é o centro, as 195 bilhões de estrelas da via Láctea e as 200 bilhões de galáxias do universo conhecido giram em torno da Terra que o centro do universo criado por D`eus. no início tudo era escuro, então que se faz a luz……

    5. E por acaso Deus só criou a vida na Terra Carlos? Ou você esta sugerindo que para cada planeta existe um Deus diferente? Deus é um só! O homem foi quem criou varias religiões diferentes. “Existem varias moradas na casa do meu pai!” Isso te lembra alguma coisa? Eu acredito que o mesmo Deus que nos deu vida aqui também deu vida em Marte. E os marcianos mataram o seu planeta a longo prazo tal qual estamos fazendo com a terra.

    6. Cara !! Deus não é ciência , e não diga o nome dele em vão pra defender suas teses vãs ! isso te torna um Herege ! A ciência é o instrumento de Deus ! E se ha vida em outros planetas ,o Deus ainda é o mesmo !

    7. Abra mais sua cabeça… deus que que vc seja inteligente e o busque com razão…. não de olhos fechados…

  42. Não acredito nisso. É algo dificil com uma probabilidade baixissima de acontecer…quer aparecer, falácia!

    1. Acho incrível como as pessoas usam a bíblia para justificar algo, como se o que estiver ali escrito não é passível de dúvida e passa a tomar status de verdade universal. O mesmo se faz com um muçulmano que utiliza o alcorão para justificar suas crenças. Qualquer livro sagrado, seja ele qual for, diz verdade aos que nele creem, não repercutindo naqueles que compactuam de outra fé ou até mesmo ausência dela, ou seja, como justificar para um budista algo que vc defende tomando por base a fé cristã ou a bíblia?

      1. Pois é meu querido Donald (Pato??) me admira tambem em muito a falta da crença e fé, queira ou não lá esta escrito em apocalipse das pessoas como vc queira ou não Disse Jesus;- Em verdade vos digo passara os tempos mas minha palavra ficara, não queira por favor tentar justificar sua falta de fé apontando os erros dos outros que intrerpetram a Palavra de Deus erroneamente

        1. Resumindo. Um acredita o outro não.
          Qual deles está certo? nenhum.
          Seu intimo mais profundo é feito para você e não para os outros.
          Se alguém quer ser religioso ele tem este direito, mas colocar ela guela a baixo não.
          Já ficar agredindo religiões vai fazer do religioso menos religioso? não. A verdade que a Ciência tem benefícios e malefícios. basta saber dividir e usar.

          1. O maior mal da raça humana é a religião. Nada mais babaca, inverossímil e truculento. Promoveu e promove matanças em nome de ‘deuses’, que se traveste de Javé, Alá e demais simulacros de outros credos e seitas, incluindo as satanistas. Contudo, mais da metade da humanidade não cultua essas entidades do cristianismo ou do islã, cujos seguidores são mais radicais e pretensiosos. Afinal, a bíblia, o corão, o livro dos espíritos ou dos médios, os vedas, o bhagavad gita, dentre outros, têm sua importância sim. Para mim, apenas literária e objetos da perduração histórica. Nada mais.

          2. Concordo plenamente com a colocação do Donald. Sempre acreditei na existência de um Deus e com essa fé que tenho nesse único Deus (ser maior), sempre fui feliz e vivi muito bem. Não acredito em bíblia, mas acredito na existência de um ser maior que nos acompanha a cada passo.

          3. Para o Rodolfo Cavalcante, Se você não acredita em Deus o problema é seu você que vai pro inferno mesmo se babaca maldito

          4. Olha só a prova do que falei: são justamente esses tipos “detonadores” (inclusive da gramática!), esses ditos ‘evangélicos’ das seitas de cadeiras de plásticos e de pastores soletradores da velha bíblia de sovaco, os tais portadores da ira santa do islã, de javé ou do raio que o parta. Religião é dispensável e uma escola deveria ter mais valor do que qualquer igreja ou galpões adaptados para a ‘santa’ extorção, em nome do senhor. Amém?

          5. Como todo menino curioso, assim como nasce todo e qualquer cientista, fico me perguntado: Qual a origem da vida? Da Matéria? Da Luz? E para cada lampejo de resposta que descubro crio uma nova pergunta, e por fim, continuo na dúvida. Realmente é muito mais crível acreditar num universo “sem explicação”. A ciência vê com desdenho e desprezo as religiões, afinal quem faz a ciência são conhecidos como “gênios”…assim quem pensa diferente deles, seria, digamos, “intelectualmente inferiores”. Mas, continuo sendo um menino curioso, sem contudo ser um cientista, e me pergunto mais: Quando enfim descobrirmos o que deu origem a vida, ainda não continuaríamos sem respostas? Se acharmos os “elementos químicos “ responsáveis pela origem da vida, ainda não restará descobrir o que deu origem a esses elementos? Isso matematicamente não nos conduziria a uma busca sem fim? De tal forma que nos voltaríamos a origem do próprio universo. Admitindo que toda a matéria que existe hoje já esteve condensada em algo que caberia na cabeça de um alfinete, ainda perguntaríamos de onde veio esse alfinete?? e quem causou a explosão? Me parece bastante razoável acreditar que nunca haverá uma resposta definitiva, mas então porque os cientistas buscam-na e desprezam aqueles que já a encontraram na fé? E por fim, o que são as religiões, senão a confissão de que nunca teremos essas respostas….mas um criacionista reagiria indignado argumentando que existe sim uma resposta, Deus criou! Mas ainda assim a pergunta ainda continuaria sem resposta, pois quem teria criado Deus? Mas então, cientistas, evolucionistas e criacionistas estariam todos errados? Quem estaria certo? Ora, amigos, quem crê em Deus, na verdade está confessando que a sua mente “finita”, ou a sua falta de “genialidade” não lhe permite desmistificar todos os mistérios do universo, colocando-se portanto submisso a algum “criador” que apenas se crê, daí a origem da fé, mas que não se quer competir com ele, daí a origem da “adoração”. Mas, afinal quem é mais “genial”, aquele que entende suas limitações, ou aquele que não as entende??? Aplaudo o cientista e gênio que busca descobrir mais sobre as coisas, e com as suas descobertas melhorar o mundo em que vive…mas desprezo aqueles que acreditam que um dia seus pares, em algum momento da história, compreenderão a origem das coisas de maneira definitiva. Esses “gênios”, criticam as religiões, por algo que eles próprios nunca poderão explicar.

          6. Sr Future! O Único Quem Está Certo É Deus! Fora Da Bíblia tudo é bláblá! A razão da existência humana, Bíblia Conta de como começou e de como vai terminar! Leia! Argumentos humanos de nada vão adiantar ante o discernir bíblico! Bíblia É Um Livro Singular e Único! Foi concebido pelo Poder De Deus que Usou homens sob Sua Inspiração para registrar tudo o necessário para o homem saber! Ceticismo não leva a nada! Aguarde! Logo começarão acontecimentos mais marcantes e daí Vc se lembrará dessa tua incredulidade! Tomara que Vc se “arrependa” a tempo” PAZ!

          7. Se religiao dominace o mundo estariamos escrevendo em tabuas de pedra agora sem ciencia nao existiria computador.

          8. Ao Rodolfo Cavalcanti, meus singelos pêsames por tamanha indiscrição ao generalizar a fé alheia. Religião é algo feito pelo homem, portanto sujeito a diversos erros, entretanto massacrar, destruir e principalmente generalizar, são atitudes extremamente burras, desculpe o adjetivo. O extremismo está nas religiões, como também está nos agnósticos e ateus, basta ponderarmos isto, ponderarmos nossos comentários, pois não dá pra combater a intolerância sendo intolerante. Deus te abençoe, cara!
            Abraços!

        2. Meu caro Lucas, não vi absurdo algum no que o Donald escreveu. Aliás, você mesmo provou que ele está correto ao afirmar que Jesus disse algo no SEU livro sagrado. Para um muçulmano o que Jesus disse não importa. Nem para um budista. Ou para um ateu. Da mesma forma, o apocalipse é um relato bíblico… não significa nada para um não-cristão. Ciência, pelo contrário, fala a todos igualmente… o mesmo vírus que me provoca uma doença ataca o cristão, o muçulmano e o umbandista igualmente, e a mesma medicina nos cura.

          1. Mauro, por favor me responda: quem afirmou que Jesus disse? Quem inventou que existe Deus? Quem inventou as religiões? A resposta que ninguém pode negar: foi o homem!!!! Quem escreveu a Bíblia? O homem!! Quantas religiões e Deuses existem? Centenas!!!!! Se de fato Deus e religião existisse, seria uno e una, simplesmente!!!!!!!!!!

          2. Exatamente isso que eu queria dizer! Não critiquei nenhuma religião, até pq cada um crê naquilo que te faz bem. Respeito é a palavra chave. Quando vc quer obrigar alguém a admitir algo que vc crê, passa a ser perigoso.

          3. Déo, as religiões existem, e isso é fácil de verificar. Religiões nada mais são que conjuntos de dogmas e adoração a divindades, criadas pelo homem. Existem diferenças entre as religiões assim como existem diferenças culturais entre os povos. Quanto a deus, se existe ou não, não posso afirmar, embora pra mim existam mais evidências de que não existe. E quem afirmou que “Jesus disse” foi o Lucas num outro comentário ali em cima.

          4. Amigo Mauro.
            Admiro as pessoas que tem facilidade para explicar, de forma simples e objetiva, o que tem a dizer. Você é a essência do conhecimento. Não obstante a matéria e os comentários, o seu retrata parte do que a ciência apresenta, de forma palpável, a população do mundo inteiro, independente de credo.
            Sobre a matéria, o que me impressiona são os números divulgados (bilhões de anos) milhões de anos-luz… Mas a ciência sempre vai ser questionada, ora por sábios, vezes por ignorantes. Ao final, o triunfo das verdades se estabelece e a partir dele a humanidade corre para reparar o que ignorou a zilhões de anos.

          5. É isso mesmo, minha mãe é espirita kardecista, e ela sempre fala que no livro de Kardec “A muitas moradas na casa do meu pai” disse Jesus, portanto, a vida pode muito bem ter vindo de Marte ou de qualquer outro sistema solar. É muita pretensão da raça humana achar que nessa imensidão do universo estamos sós.

          6. Paara tooodoos!!!!quem ainda acredita nessa p. de religiao?jesus veio na terra para salvar todos?e porque se limitou apenas ficar numa regiao desertica e miseravel como o oriente médio?nunca se quer disse a ninguem que a terra era muito maior que aquilo,e que havia as americas com seus milhoes de habitantes…civilizaçoes muito desenvolvidas e inteligentes?façam me um favor os religiosos,vao todos para o egito esperar por deus.lá é o lugar de vcs.quando um pastor ou um padre adoece quem eles procuram?a ciencia claro..sem ela nem se quer existiriamos!parabens a todos que tem a coragem de dizer que a religiao é o maior mal da terra em vez de ir a igreja gritar feito uma Iena fique em frente uma farmacia elogiando os que colaboraram pra que vcs tivessem um remedio pra dor disso e daquilo.parabens a ciencia..fui

        3. a biblia nem é um livro cristão. Os judeus nos acusam de a termos roubado e mutilado. A biblia que o evangelico idolatra é uma versão malfeita e cheia de erros e enganos da Vulgata católica. Para isso os “sábios” pastores fecham os olhos.

          1. Você está completamente errado, as versões são basicamente as mesmas e as pequenas diferenças não mudam em nada no resumo da história.
            Estudo e acredito na ciência, também sou cristão (sem religião) e não vejo na Bíblia (que já li diversas vezes) nenhum lugar onde a ciência seja negada, pelo contrário, a Bíblia apoia o bigbang muito antes da ciência descobrir, a bíblia inclusive toca em assuntos de outros planetas (abordados como outros mundos).
            Você pode não acreditar em Deus, mas não cometa a ignorância de falar um assunto do qual não conhece absolutamente nada, você passará vergonha.

        4. Como eu havia dito Lucas, não se trata de ter ou não fé, trata-se de ter RESPEITO pelos diversos pontos de vista pertinentes a individualidade de cada um, a cultura, o seu modo de ser e ver as coisas, sejam elas fundamentadas na ciência ou religião, seja ela qual for. Mas tem que se fazer valer o direito a liberdade de credo tendo em vista as diferentes realidades culturais, principalmente em um país como o nosso, colonizado por europeus, árabes, japoneses, chineses, etc

        5. Não me dirijo a ninguém em especial, mas a todos. Que discussão mais medieval! Ciência versus religião. É preciso abrir os horizontes. Os religiosos estão bem adiante de muitos aqui em matéria de ciência. Sugiro àqueles que só creem em Deus, e não na ciência, que se inspirem nos astrônomos jesuítas. Sugiro que encarem a ciência como criação divina. Para os astrônomos jesuítas, a ciência é inegável e irrefutável como ferramenta para o conhecimento, mas (repito, para eles) foi Deus quem criou o tudo do nada, e está assistindo o desenrolar desse tudo, ou seja, da própria obra. E a ciência faz parte desse desenrolar. Um astrônomo jesuíta não teria dificuldades em analisar, ou até em aceitar se fosse provada, a “migração” de vida marciana para a Terra. Por quê? Porque, para ele, o básico, o tudo, o universo e tudo que há nele, é criação divina. Procurem o padre católico que acredita em Adão e Eva. Vão morrer de procurar sem encontrar. Eles disfarçam, disfarçam e mudam de assunto. Se disserem que Adão e Eva é simbolismo, metade dos católicos nunca mais aparecerá na igreja.

        6. As crianças acreditam em fadas, bruxas, etc. Crescem e se tornam racionais, ao contrário dos raros leitores da Bíblia que, adultos, continuam a acreditar em falácias e a sustentar exércitos de vagabundos que se enriquecem com os dízimos que. às vezes, chegam a 20, 30%…

        7. E daí conclui-se que é Deus quem está falando… rsrsrs… É muita ingenuidade… Covardia em aceitar que essas não passam de mais histórias da carochinha, inventadas por humanos malandros para dominar humanos otários, subservientes e os escravizar… Se bem que tais idiotas merecem…

        8. Quem é esse Jesus que o Sr está falando? Francamente, isso é coisa de padre católico da idade média inventando assunto para dominar a orda ignorante. Jesus disse o que para quem, quando, mostra ai algo mais do umas paginas contando uma história que aconteceu 200 anos antes, que passou de boca em boca. O pior que voce vai morrer e não vai nem saber da sua falácia.

        9. Sempre existirá um crentelho. Não existe um ser imaginário que vive no céu. Existe só na tua cabeça e morre contigo!!

          1. O debate intelectual é inútil , isso prova a vaidade intelectual , que cada um quer expor.Para falar sobre coisas espirituais é preciso ter experiencias espirituais, ser um iluminado.O intelecto tem seu valor para suas funções, não tem como intelectualizar o que não se pode descrever, e não se pode espiritualizar o que é exterior.

        10. Somos entidades biológicas. A função básica de um ser biológico é a reprodução, e por fim a morte. A evolução do intelecto humano, possibilitou que transpassássemos o modo básico de vida de um ser vivo: se alimentar e se reproduzir. Então criamos ferramentas, equações, teorias, deuses e as malditas religiões que usam magia e misticismo para explicar leis universais da física, química e biologia. A religião já afirmou que a terra era plana. Centenas de milhares foram mortos em nome de deuses, e a matança continua. O melhor momento de minha vida foi aos 11 anos de idade, quando me deparei com um livro ilustrado sobre o universo e as estrelas, me libertando para sempre de toda essa baboseira dogmática fantasiosa de seres com poderes mágicos que vão contra qualquer tipo de realidade.

      2. E matam pessoas com base no alcorão em nome do deus alá como Josuél matava com base na biblia em nome desse deus javé.

      3. Você fica falando da falta de fé ou tentar explicar a uma pessoa de uma determinada crença o que se obtém de outra crença, mas aqui esta se tentando provar algo com base científica, ou seja, pode especular mas tem que provar cientificamente, é o mesmo que A+B=C então C-B=A, simples assim.

        1. E fico a perguntar: A+B não seria AB; C não seria a terceira letra do alfabeto em vez da soma das duas primeiras?
          Se dizem nos comentários diversos que DEUS criou o homem, então devemos não acreditar em DEUS ou ser superior porque não o conhecemos, então como acreditar cegamente na ciência que descrita pelo próprio homem?
          Resumindo, se não existe DEUS de onde surgiu a ciência, mera explicação dos fato pelo próprio homem que escreveu as diferentes bíblias religiosas?

          1. Como não crer na ciência? Ora, meu caro, existe a teoria da evolução, e existe a teoria da gravidade. Pule de um prédio de 20 andares e comprove algumas teorias.

          1. Excelente Mauro.
            Quero ver um religioso ao ver seu filho acidentado, correr para a Igreja, vai rapidinho para um Hospital, depois que a Equipe dá duro para salvar, vem a frase: Doutor Deus salvou ele né..é, foi Deus, o médico estava de bobeira ali.

        1. A morte faz parte da vida, porque sem ela os seres vivos (animais e vegetais) haviam sido extintos. Fanáticos religiosos perdem neurônios pouco a pouco, e não têm discernimento para sustentar discussões com base em fatos científicos. Perda de tempo falar com tais seres de miolos moles.

      4. Prezados,

        Crença parte do princípio de fé, que nada mais é do que abrir mão de uma explicação lógica e plausível para um fato, aceitando-o sem qualquer questionamento. Isto é totalmente incompatível com ciência, cujo método exige justamente o questionamento dos fatos em busca de explicações. Nada contra os que crêm em criacionismo ou seja lá o que for, mas acho um absurdo quererem discutir estas crendices em outra seara que não a da religião e pior: tentando impor a todos suas crenças. Se fóssemos seguir seus dogmas, até hoje queimaríamos mulheres na fogueira.

      5. Sou um cristão. E, sobre as “Escrituras Sagradas” somente gostaria de comentar que a mesma é fonte de vida, esperança e amor!!! – Suas mensagens apresentam a história de um povo que recebeu uma missão de anunciar a toda a humanidade e no meio desse povo ( os judeus), nasceu o mais ilustre dos cidadãos que foi Cristo Jesus, é um divisor de tempos, de amor fraterno e de humildade!!!. E, isso, é uma verdade que pode ser verificada entre as nações do mundo ocidental – crendo ou não crendo!!!

      6. E o engraçado é que responderam a afirmação do Carlos, como se ele tivesse falado na Bíblia.

        Ele apenas disse que não acredita na afirmação , devido a probabilidade que ele acha baixa. Onde está escrito que ele se baseou na bíblia para isso?

        Discordar da opinião de m cientista faz automaticamente você acreditar na Bíblia? O.o Então se um ateu discordar desse cientista, isso o transforma em um crente?

        Que raciocínio distorcido esse hein?

      7. Donald! Vc está redondamente equivocado! A Bíblia É Um Livro Singular! Foi Inspirado Por Deus! Outros livros são inspiração apenas humana! Esta é a grande diferença! Tudo o que antes foi escrito (na Bíblia) para nosso ensino foi escrito para que por meio das Escrituras todos tenham Esperança! Teus argumentos não são válidos! Creia pois A Bíblia É Um Livro Singular! Pena que Vc fora educado apenas na religião ou no ateísmo! Bíblia não é um livrinho da religião qualquer! É Um Único Livro! PAZ!

        1. Vladimir, é muito interessante o fato de que a única “evidência” de que a bíblia é seja inspirada por Deus é o fato de que o texto afirma isso. Judeus semi-selvagens numa sociedade primitiva no meio do deserto criam uma religião semelhante a tantas outras da mesma época, milhares de anos depois os cristão aparecem interpretando essa religião de forma bem tendenciosa gerando contradições que escolhem por ignorar em benefício de sua crença, um império se apropria dessa religião e a transforma em combustível para a guerra destruindo culturas e conhecimentos perdidos para sempre, acabam trazendo a religião para o novo mundo a utilizando para submeter os habitantes locais. É insólito que depois de toda essa história documentada, ainda haja gente no novo mundo que acredite que essa religião é a única correta, tendo como fonte desta informação o próprio livro! Só uma dica, o ser humano é uns 130mil anos mais antigo que a bíblia, culturas nasceram e morreram, a bíblia é apenas um escrito que inventaram nos ultimos 5 ou 6% do tempo do humanidade na terra afirmando que esteve lá desde o início.

      8. Pois é Donald… Ninguém tinha falado em Deus e Bíblia e você citou! Estranhamente aqueles que não acreditam são os que mais falam em Deus em fóruns. Pasme! São sempre os supostamente ateus os primeiros a se revoltar com qualquer comentário contra a ciência e começar a falar de Deus e a Bíblia… Será que não acredita mesmo? Ou será que “bloqueia” pensar que Deus existe por conveniência? Imagino que você já tenha mais 30 anos de idade… Daqui uns 40 ou 50 anos morre. Nunca saberá nossa origem de todo jeito! A ciência só tem teoria… Nenhuma prova cabal. Não existe prova da existência de Deus… E da inexistência? Estranho como até um índio no meio do mato chama Deus de “Tupã” mas consegue perfeitamente sentir a presença de “algo maior” e você bloqueia!

        Veja bem… Não foi ninguém que falou de Deus, foi você! Sim! Foi você! Você diz que não acredita mas aposto que fala nele toda vez que tem chance! aposto que na sua casa antes de dormir, você não faz uma oração… Mas dá uma “tentadinha” do tipo… Se você existe, porque nunca apareceu pra mim?

        Se Deus não existe… Porque você foi o primeiro a puxar a fila pra falar dele?

        E… Você é cientista? Não? Então é fé! Porque pra acreditar que a vida veio de marte ou em evolucionismo (comprovadamente furado por falta de provas cabais e um período inteiro com aparição de espécies do nada sem ancestrais nem fósseis) é um homem de fé! É como um fanático religioso. sua religião é a ciência! Você também não tem prova de nada! Mas acredita assim mesmo! Você não é cientista, é só um curioso em ciência que aceita tudo que falam.

        Obs: Ateus também matam e fazem barbaridades! Isso é humano! Se quer condenar a Bíblia e não crer está ok! Mas não coloque na conta de Jesus Cristo homens idiotas que fazem mau uso dela! Isso é uma falácia sem sentido! Se você já leu o mínimo dela sabe que não tem nada lá que justifique inquisição, morte e etc. É só um argumento de quem não quer saber da existência de Deus e nem de regras ou punição!

        1. Guilherme, este seu discurso prolixo só demonstra seu desespero por impor seu ponto de vista. Se Deus existe ou não, é uma incógnita, sendo que, isso nada vai alterar em minha vida nem a de ninguém. Terei da mesma forma que: acordar amanhã cedo para trabalhar, pagar minhas contas, pagar meus impostos, enfrentar o trânsito,,,enfim depois de muitos anos fazendo tudo isso morrerei e virarei pó como todos virarão independente se acreditam em Deus na ciência ou em qualquer outra coisa.

          Ah e por favor não me venha nenhum babaca me dizer que uns irão pro céu e outros para o inferno…me poupem de tanta ignorância e fanatismo .

      9. Ao ler vossos comentários, lembrei-me das perguntas filosóficas que levaram e levam a muitas pessoas a refletir: Qual é a origem do universo? De onde viemos? Para onde vamos? Essas são perguntas importantes, pois, voltam-se à existência de cada um. O ser humano busca dar sentido à sua existência. Mas estou convencido que muitas resposta serão sempre um mistério. Depois de uma resposta, sempre surgirá uma pergunta. É assim que procede o pensamento filosófico. O grande problema é que atualmente vivemos em uma sociedade fragmentada, na qual, por vezes, vemos a Ciência dizer ter a Verdade, por vezes a religião, e assim por diante. Torna-se necessário a humildade. A ciência tem algo que lhe é próprio, assim como a filosofia, a religião e as inúmeras outras áreas. Pois bem, há uma hipótese de que a vida possa ter se originado em Marte. Se isso for verdade alguém pode me explicar de que modo isso seria contrário à Bíblia? A Bíblia não é um livro de ciências, mas de mensagens. O livro do Gênesis, por exemplo, é um livro que quer transmitir uma mensagem ao povo de Deus, muito mais do que uma verdadeira história. Nele, encontramos também vários gêneros literários e que precisam ser lidos dentro do contexto em que foram escritos. Neste sentido, a Bíblia não tem a pretensão de explicar como o universo foi criado, mas transmitir a ideia de que, independente de como tenha sido (se em Marte ou não), houve a mão de Deus na história. Portanto, para mim, a razão não contradiz a fé, e nem a fé à razão.

      1. Pois é… deixa rolar, desde q não coloquem a mão em mim, pode dizer q sou marciana,la de vénus, antares, ou uma sereia etc..

    2. Está parecendo mais uma teoria forçada: “agora acreditamos que a forma oxidada do molibdênio também estava lá” e ainda não se poderia provar se essas estruturas aguentariam 1) choque com asteróide em marte 2) Vagar pelo espaço 3) entrar na atmosfera terrestre.
      Se aguentassem tudo isto, Marte teria vida até hoje….

      1. olha o que ele disse no final….. “Por enquanto, portanto, a origem marciana da biosfera na Terra é só uma hipótese bacana, que ilustra muito bem como é complicado compreender como veio a ser esse fenômeno incrível que chamamos de vida.”

        não é uma teoria… uma hipótese em estudo… que ainda deve ser compreendida… agora se alguém tem boca pra falar é porque sabe mais do que o cientista que estudou para isso, e ainda continua estudando…..

    3. Sua fé é tão pequena em Deus, que vc acha que Deus só criou vida na Terra. Como diz na bíblia ele é onisciente e onipotente. Assim como ele fez a vida na Terra pode ter feito vida em todo universo. É muito prepotência do ser humano achar que em um universo infinito acha apenas vida da Terra.

      1. Como é muita prepotência de alguns seres humanos afirmar que a sua fé é a única correta. Mas fazemos isso o tempo todo.

      2. Por favor, nos indique e descreva qual a parte da bíblia que fala sobre planetas, estrelas, galáxias, etc.
        Só não me venha querer decifrar “metáforas” para nós, porque essa é a forma de enganar os tolos, como fazem os políticos e pastores.

    4. Só tenho a dizer o seguinte: Deus é tudo, o alfa e o ômega o inicio e o fim! o antes e o depois, tudo originou-se de Deu, não importa se foi na terra ou em outro planeta/universo, em que religião ou cientista você acredita, podemos ser os únicos no universo, ou descendentes de outras raças na galáxia e quem sabe os últimos a viverem nessa imensidão de estrelas, planetas, vácuo, de uma coisa você pode ter certeza, Deus será o responsável quando tudo terminará!… Um abraço a todos!

      1. Resumindo: a sua crença é a certa, não interessa a crença dos outros.
        Típico mesmo de cristão. Se acha o dono da verdade.

      2. Falacioso. Não existe um ser imaginário que vive no céu. Só existe na tua cabeça e morre contigo. Não existe recompensa após a morte. O universo é limite e tem um fim. Ainda bem que você também!!

        1. Caro Wellington. Se existe ou não recompensa após a morte ninguem consegue afirmar com certeza absoluta. Porém sei que se acredito em Deus a recompensa é recebida agora. E vou viver e morrer mais tranquilo. Acho isso muito bom. Os cientistas chamam isso de desconto hiperbólico. Pois é: uso a ciência para viver melhor. Acho portanto melhor acreditar em Deus do que não acreditar. Não vejo irracionalidade em pensar assim.

    5. usou uma palavra boa…probabilidade… se tem probabilidades … mesmo que seja infame, não é impossível…

      1. Esse assunto está sendo discutido desde às 7 da manhã até agora 12:30 hrs..
        Trabalhar que é bom nada!!
        Não vão chegar a nenhuma conclusão!!

        1. Mario. Pensar tambem é uma forma de trabalho. E todos nós estamos pensando. E é bom que sejam pensamentos diferentes, assim temos mais chances de encontrar o melhor caminho. Isso é, de certa forma, trabalhar.

    6. Este cientista não tem mais nada que fazer? Quanta besteira. Não existe isso!!! Não somos e não existe absolutamente como resultado do acaso. O Deus Eterno é criador e responsável por tudo o que existe na terra e universo!!!

      1. é cômodo acreditar em algo que não tem nenhuma explicação e que lhe foi imposto desde cedo, isso parece eximir a maioria das pessoas de pensar e de assumir a responsabilidade pela própria vida.

    7. É salutar para qualquer ser humano ter fé, seja na ciência ou nas religiões.
      Se tivessemos as mesmas crenças desde a antiguidade nem estariamos escrevendo essas palavras.
      Mas ainda tem gente que teima em acreditar e querer viver como na época de Cristo…

    8. kkkkkk
      “a bíblia” diz, “a bíblia fala”, “a bíblia isso, a bíblia aquilo”

      Quanta ignorância. Vamos combinar uma coisa minha gente, gastem menos tempo lendo a bíblia e vão estudar, saiam da ignorância, das crendices, vão aprender a história das religiões e parem de falar besteiras sobre o que vocês nem conhecem.

      Os micróbios de marte não tem nada a ver com suas bíblias…

      1. Caro Cristãopelarazão. Olhar e estudar tudo que temos pela frente não é ignorância. Ignorância é desconsiderar uma possibilidade porque não acreditamos nela. Vai que a possibilidade seja real. Se isso acontecer você ficará com cara de tacho. Portanto não tenha certezas e sobretudo não imponha certezas. É melhor.

    9. Considero presunçoso se dizer ateísta, pois não posso garantir que o universo não foi criado com um objetivo, apesar de não haver nenhuma evidência disso. Mas posso dizer que não gostaria de viver em um universo onde existe um Deus, um universo onde eu não passaria de um cordeiro, sem controle sobre a minha existência. Um universo no qual, no caso de algumas religiões, se você faz algo errado, você fica condenado pela eternidade. É um conceito ridículo e horrível. Prefiro viver em um universo onde eu conquisto um significado para a minha vida e uso minha cabeça para agir, em vez de ser mandado por um Deus que, por vezes, é muito vingativo.

      1. Marcelo. Muito bom seu raciocínio mas, ele tem uma falha fundamental. Deus nos deu o livre arbítrio. Com isso você tem a liberdade de fazer tudo que quizer. Assim Deus não é apenas o senhor dos cordeiros mas tambem o senhor dos que tem livre arbitrio. Já dizia Erich Fromm que o Deus dos judeus é o Deus da liberdade. Ninguem, nem Deus pode tirar a sua liberdade. Caso contrário seriamos todos automotos e não haveria a necessidade de premio e punição para quem erra.

    10. Que burro, dá zero pra ele ! Não sou cientista, mas pelo que li na matéria que é bem interessante, diga-se de passagem, acredito então que como a terra também já foi atingida por um meteorito que dizimou os dinossauros, algumas formas de vida existente à época também foram arremessadas para o espaço sideral e também podem ter alcançado outro planeta, onde pode existir vida oriunda da terra. Vida longa e próspera !

    11. Não sou cientista, mas pelo que li na matéria que é bem interessante, diga-se de passagem, acredito então que como a terra também já foi atingida por um meteorito que dizimou os dinossauros, algumas formas de vida existente à época também foram arremessadas para o espaço sideral e também podem ter alcançado outro planeta, onde pode existir vida oriunda da terra. Vida longa e próspera !

    12. certo, carlos. e você, provavelmente, deve ser um expert em estatística, astrofísica, quimica e biologia para afirmar isto tão categoricamente, né…

    13. Este artigo é mais uma tentativa desesperada de explicar a geração espontânea da vida, que envolve mais religião ateísta do que ciência.
      A ideia do mundo do RNA tem caído em descrédito, porque é uma molécula complexa, e que reage de diversas formas, além de interagir muito forte com a água, imprestável para manter informação genética.
      A geração espontânea da vida está em sinuca de bico dentro do mundo da ciência, quanto maiores as evidências, mais fica difícil, daqui a pouco estarão em alguma lua de Júpiter.

    14. Senhores, a discussão bíblia X Ciência sempre existiu. O fato de tentarem descobrir a vida através da Bíblia ou Ciência depende da maneira como você acredita nos fatos. A ciência de tempos em tempos refaz a sua “teoria científica”: ovo faz mal e depois ovo faz bem; Cerveja faz mal depois cerveja faz bem…sempre ela vai e volta em seus conceitos. Agora ja pegou os conceitos bíblicos ? A bíblia é a mesma comprovada por achados arqueológicos, manuscritos e etc. O propósito da bíblia não é justificar a existência de Deus, mas Quem é Deus. Porém existem alguns babacas se passando por “pastores” que pegam um livro com muitos ensinos e derrubam fazendo conforme a vontade deles e fazendo a bíblia se passar por um livro de contos. Nao tem como pilotar uma nave sem antes ler seu manual. Não tem como falar de Deus sem ler a sua palavra. A Bíblia ,somente a Bíblia poderá explicar quem é Deus. Se tiver a oportunidade, leia e tire suas conclusões, mas a leia toda, do incio ao fim, porque um ” texto fora do contexto vira um pretexto”. Eu nunca vi contos de chapeuzinho vermelho, joão e o pé de feijão fazerem pessoas largarem vícios e mudarem suas vidas medíocres em vida de graça e alegria. Mas já vi a Bíblia mudar pessoas de um estado terrível para outro bem melhor. Se o estudo de um livro pode fazer isso com milhares de pessoas, devemos ver, ler e dar ouvido ao que esta escrito, pois tem algo de incomum nEla.A bíblia é a palavra de Deus que não muda mas transforma!!
      Mas atenção! Acredite apenas na Bíblia, e não em que pastores dizem. São humanos e passíveis de falha e muitos interesseiros.Leia a Bíblia toda, se achar alguma incoerência, largue a leitura e aí estará certo de sua opinião.Mas se estiver errado aceite o milagre em sua vida.

      1. Um livro que fala que a vida veio de adão e eva nunca mudará minha vida. Calma, já li esse livro, assim como já li milhares de outros, inclusive religiosos. Um livro que mudou minha vida se chama “Eletrônica Digital”, escrito em meados de 1990.

    15. Amo muito tudo isso. Não da para explicar o fato de surgimento de vida na terra,no seu incio da forma que a conhecemos hoje. Isto é fato.A flexibilidade da vida é inconstante, nao se deve negar nada,nem mesmo tal possibilidade.Imaginem só se chegarmos a confirmação de tal possibilidade, estará jogada por terra toda a verdade que conhecemos hoje. Pelo omenos ninguém será queimado na fogueira por conta disso né.Menos mau

    16. É, mas tenho certeza que você acredita que viemos de uma costela de um homem que nunca foi comprovado a existência!!

    17. O que é mais fácil para você? Acreditar que um ser imaginário que vive na tua cabeça criou a vida? TE digo que este ser imaginário que só existe na tua cabeça morre contigo!!

    18. Vai ser engraçado quando daqui a milhões de anos descobrirmos que todos os milagres do passado transcritos na bíblia que hoje suportam a fé, nada mais fora que o próprio poder do homem, que não acreditava que era capaz e por isso responsabilizou um ser divino. Na minha visão tudo foi evolução e no futuro teremos a capacidade de controlar nossos poderes, que hoje só alguns conseguem, que são aquelas pessoas que tem uma crença tão forte que algo vai acontecer que acaba fazendo acontecer. Não foi ser divino, foi você mesmo. Mas deixa pro futuro…

    19. Tu és pó e ao pó voltarás…acredito sim, contanto com passagem de ida e volta ao planeta terra rs

    20. Essa origem marciana da vida se torna ainda mais evidente ao observarmos as pirâmides marcianas, em cydonia (http://otromisterio.files.wordpress.com/2010/10/cydonia-la-ciudad-de-marte.jpg)
      e aberrante quando comparamos distribuição espacial com as pirâmides do Egito, e eu fui mais além e através de simuladores celestes verifiquei que há 3bilhões de anos elas se alinhavam no espaço, um em sentido à outra, de tempos em tempos. Estudo microbiologia também, e digo que a luz UV não mata os esporos e endósporos das formas microbianas, mata apenas as formas vegetativas, então pode ser que os organismos primitivos já apresentassem esporos e endósporos, de forma que pudessem sobreviver à panspermia.

    21. ora o planeta tem marcas de correntes de água,todos os elementos para vida,menos água liquida,alimentos e gases necessário para respirar,mas essas coisas são esgotadas com o tipo de ser vivo inteligente como nós!marte é um deserto,e deserto é nada mais que um local em que a vegetação foi esgotada!ou que “nasceu” assim,mas não existe deserto com marcas de correntes de água,assim como marte,a não ser se houve vegetação e rios,mares ou lagos. não posso deixar de mencionar as inúmeras provas de que houve vida no passado de marte!não precisava pesquisar sobre tanta coisa para concluir algo assim!se tiver ossos enterrados no solo de marte,que não sejam de humanos,vão ter que me dar um crédito.:)

Comments are closed.