Somos todos filhos de Marte?

Salvador Nogueira
Imagem de Marte obtida pelo telescópio Hubble

A vida na Terra teria começado… em Marte! É o que sugere, como se não fosse nada demais, o bioquímico Steven Benner, pesquisador do Instituto Westheimer para Ciência e Tecnologia, nos Estados Unidos.

Falando ontem a uma plateia de cientistas em uma conferência em Florença, na Itália, Benner sugeriu que, por incrível que pareça, os primeiros passos da vida, a partir de química simples, teriam sido dados muito mais facilmente no planeta vermelho, 4 bilhões de anos atrás, do que na Terra.

O papo vai ficar meio cabeludo agora, mas, por favor, aguente firme que valerá a pena.

Benner é um dos defensores da hipótese conhecida como “mundo de RNA”. Trata-se da resposta mais aceita ao clássico dilema de Tostines no que diz respeito à origem da vida: o que vem primeiro, o material genético, que guarda as receitas das proteínas que fazem tudo no interior dos organismos, ou as proteínas, que tocam o metabolismo adiante e são a razão de ser do material genético?

Hoje, a principal molécula guardadora do material genético, como todos nós conhecemos, é o DNA. Todas as criaturas vivas têm seus genomas confortavelmente conservados em longas moléculas dele.

Contudo, no passado, o RNA — que hoje serve principalmente para fazer o leva-e-trás da informação contida no DNA — pode ter sido o protagonista da festa. Por quê? Ocorre que os cientistas descobriram que, em certas circunstâncias, ele pode agir ora como uma proteína, estimulando reações químicas (ou seja, realizando metabolismo), ora para servir como guardador da informação genética (como, inclusive, faz para alguns vírus até hoje). Resolvendo os dois problemas ao mesmo tempo, ele seria o primeiro passo natural da vida, sem exigir a formação de duas coisas diferentes (DNA e proteínas) simultaneamente.

Daí a ideia de que o livro da vida teria como seu capítulo inicial o “mundo de RNA”.

E MARTE?

Benner se especializou nos últimos anos no estudo de processos que podem partir de moléculas simples e chegar à síntese de RNA. Seu trabalho é tão reconhecido que o paleontólogo americano Peter Ward chegou a chamá-lo de “mestre-cuca do RNA”.

Em suas pesquisas, Benner se deparou com dois paradoxos. O primeiro é o de que, quando você junta moléculas orgânicas e as coloca para reagir, você não cria vida — de RNA ou de qualquer outro tipo. “O que você tem é algo como piche, óleo ou asfalto”, diz.

Aparentemente, há alguns elementos químicos que, colocados na mistura, impedem que esse processo de degradação aconteça, entre eles boro e molibdênio. “Análises de um meteorito marciano recentemente mostraram que havia boro em Marte. E agora acreditamos que a forma oxidada do molibdênio também estava lá”, complementa.

O segundo paradoxo tem a ver com a água. Ela é essencial à vida, mas faz um estrago danado quando RNA é exposto a ela. Benner aponta que, embora houvesse água no passado de Marte, ela existia em quantidades bem menores.

Ou seja, transferindo o mundo de RNA da Terra para Marte, Benner parece estar resolvendo alguns dos maiores desafios químicos para a origem da vida. Usando boratos para impedir a tendência de os compostos orgânicos simples virarem piche, e molibdatos (versões oxidadas do molibdênio) para rearranjar as moléculas capturadas pelos boratos, Benner e seus colegas obtiveram ribose. “O R do RNA”, diz. “E estamos usandos ambientes desérticos para administrar a instabilidade intrínseca do RNA em água.”

Perguntei a ele se tudo isso não poderia também ter acontecido na Terra primitiva, mas ele não se mostrou muito otimista. “Muitos geólogos não nos ‘dão’ boratos em altas concentrações, molibdatos e desertos na Terra primitiva”, contou Benner. “Segundo eles, a Terra era jovem demais para ter concentrado os boratos, muito redutora para dar molibdênio em alto estado de oxidação e coberta por água.”

Em compensação, Marte parece ter sido o ambiente ideal para essas reações. “Cerca de 3,5 bilhões de anos atrás, toda a química que propomos poderia ter acontecido em Marte”, ele me disse. “Conforme o planeta foi ficando cada vez menos habitável, a vida que se originou em Marte escapou para a Terra, que permanece habitável até hoje.”

CARONA

Sinais de possíveis bactérias marcianas em meteorito

Legal, mas como a vida vai de um planeta a outro? Ela pode pegar carona em meteoritos. Um asteroide colide com Marte, atira material marciano — com criaturas vivas — para o espaço. Esses pedregulhos ficam flutuando sem rumo pelo Sistema Solar até que caem na Terra.

Acontece direto. Aconteceu com o ALH 84001, meteorito que ficou famoso depois que um grupo de pesquisadores da Nasa, liderados por David McKay, disse ter encontrado sinais de bactérias marcianas antigas nele. (Hoje, a maior parte da comunidade aposta que os cientistas comeram barriga. Benner também não compra a versão dos micróbios marcianos, embora ressalte que “ausência de evidência” não é “evidência de ausência”.)

Um dos pesquisadores que estudam a resistência de organismos vivos a viagens espaciais involuntárias como essa é Douglas Galante, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, em Campinas. Embora ele acredite na viabilidade da panspermia (teoria que fala na transferência de organismos de um planeta a outro), o brasileiro é cauteloso quanto às afirmações mais arrojadas de Benner.

Curiosity procura sinais de química prebiótica em Marte. Até agora, nadica de nada.

“É algo que ainda precisaremos provar”, diz. “A ideia ganharia muita força se detectarmos, com uma sonda como a Curiosity, uma grande quantidade de moléculas precursoras da vida em Marte, que tenham sobrevivido à destruição pela radiação UV e pelos raios cósmicos.”

Por enquanto, portanto, a origem marciana da biosfera na Terra é só uma hipótese bacana, que ilustra muito bem como é complicado compreender como veio a ser esse fenômeno incrível que chamamos de vida.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Acho que essa explicação é bastante plausível. Se a nossa Lua se originou pelo encontro de um grande meteorito que se chocou com a Terra e toda a água do Planeta teve seu início com choque de cometas gelados, por que a vida não poderia ter tido a mesma origem?

  2. Pergunta: Estamos vivos, ou, seria uma ilusão, do efeito Tempo X espaço? Será que a Via Lacta, chocou-se com Andrómeda, e nós deixamos de existir, e não percebemos pela Lei da Relatividade? – Vocês acreditam que o Homem pisou na Lua,…. hum,hum…. Estou confuso pacas..

  3. só si este cientista louco veio agarrado em um astereide de carona la de marte, vai ler a biblia e deixa de bobagem seu maluco

  4. Hipóteses e teorias qualquer zé pode criar, prová-las somente alguns gênios conseguem, se o “cientista teórico” está correto, saberemos ou não dependendo de que algum gênio venha a prová-lo. Todo conhecimento relativo ao universo, idade, tamanho, expansão, multiverso, etc.. são teorias, já que são baseadas apenas numa constante (velocidade da luz), e ninguém até hoje provou que ela é a mesma que a bilhões de anos atrás, e nem se sabe com certeza absoluta que ela vai continuar a mesma daqui a centenas, milhares ou bilhões de anos.

  5. esses pessoas estão totalmente cegas em relação a verdade , peço que deus os ilumine e de a elas entendimento e sabedoria ,para que elas apos a morte não ficaram queimando no fogo do inferno para sempre.sem FIM . AMEM.
    COMO DISSE JESUS O CRIADOR DO MUNDO. E TUDO QUE NELE EXISTE.

    1. Juliana pode me dizer pra onde Deus foi? Me disseram a vida toda que ele vai voltar um dia, mas você sabe me dizer pra onde foi?

    2. o eterno é absolutamente irrisório, você vai para o inferno e queima para sempre e sempre, e depois? Depois nada. Você vai para o céu e fica feliz para sempre e sempre, e depois? Depois nada. Ambos os cenários são tenebrosos na minha opinião. A eternidade elimina qualquer possibilidade de alteração, que é justamente o que faz da vida tão preciosa.

  6. Essa coisa de “tá na bíblia” nos remete a um manual de regras, literalmente. To fora disso. A bíblia deveria ser lida como um relato de toda a história vivida pelo homem, atribulada, conflituosa, na busca de Deus. O que temos hoje como bíblia é resultante de inúmeras adaptações de textos produzidos a milhares de anos. Adaptações que interessavam a vários senhores… De reis a comerciantes… Do judaísmo ao cristianismo… Eis para mim, o verdadeiro sentido de uma história de mais de 3 mil anos, escrita e reescrita por centenas de cabeças, mãos e corações: a crença num sentido transcendente da existência.

  7. Gostei e, de fato, tem muito fundamento essa nova possibilidade, acredito que o próximo robô à ser enviado para Marte pode ir preparado, ou melhor, equipado para dar força à estes estudos. Acho que o sr. Steven Benner acaba de carimbar o passaporte para Marte, quer dizer seus estudos.

  8. Para descontrair: será que Deus consegue criar uma pedra mais pesada do que ele pode levantar?

  9. Concordo em Gênero e Número com o Cientista, vou mais longe. Com o Universo em EXPANSAO, estamos vindo de mais longe, onde hoje se encontra a Terra. H’a alguns milhoes de anos estivemos em Marte, pois Marte se encontrava na posicao da Terra, onde nossos ancestrais viviam como em nossa condicao, de temperatura, agua, atmosfera, etc em que davam absoluta sustentacao de plena vida. E nisso que acredito, respeitando a opiniao do proximo.

  10. Eu acredito piamente, que somos descendentes de “Adão e Eva”, e, que Eva, foi criada da costela do Adão, portanto, a Mulher, tem que ser submissa ao Homem. Também acredito em Papai Noel, e na volta do Messias. E nada vai mudar a minha fé, está, inabalável. Aleluia, Aleluia…..

    1. Acredito que Deus está dentro de cada um de nós. Independente de religião, todo ser humano é capaz de criar, fazer o bem, fazer o mal, amar. Cabe a nós, não a Deus ou Jesus, tomarmos decisões certas ou erradas. A ciência, inegavelmente, trouxe e continua trazendo avanços muito importantes para nossas vidas. Religião, são princípios, formas de pensar que trazem mensagens de paz aos humanos. MAIS NADA. Chega de fanatismos, pregação. Se há cientistas levantando teorias que acreditamos ser absurdas, pense primeiro, quando falaram que a Terra era redonda, todos desacreditaram. É assim que a verdade se revela, através de estudo e tentativas.

  11. esse jornalista deve ser um retardado, vai procurar melhorar a vida aqui na terra, duvido que iria pra marte sem volta.

      1. Ronaldo tá de TPM meu filho? Se não gosta de dialogo saudável entre pessoas interessadas, qual o motivo de ficar insultando os outros. Que mal lhe pergunte, sua namorada ou namorado andou lhe traindo?

        Parabéns Salvador pela matéria.

  12. Vai tomo mundo te catá!!!! o tempo que esses babacas ficam olhando para marte o povo aqui na terra se fud3nd0, gasta grana para melhorar a vida nesse mundo pqp.

  13. Estou com uma dúvida…

    Quem é mais chato? A palestra desse Benner, ou esse bando discutindo a bíblia?

    Vcs são chatos pra Car…..rsrrsrs

  14. HEBREUS 11.1 ” fé é a certeza das coisas que esperamos e convicção das coisas que não vemos”. Caros irmãos na fé, devemos usar desse espaço para anunciarmos as boas novas ou seja, como foi pela fé que cristo mudou nossas vidas e não ficarmos entrando em discussões inuteis. Que o senhor JESUS CRISTO abençoe a nó todos

    1. Cara, o assunto era ciência, mas já que estamos falando de religião, tenho duas perguntas curiosas. Jesus Cristo ressuscitou, e foi embora. Não é covardia? Disse também que Deus irá voltar no dia do julgamento final. Pra onde ele foi?

    2. Eu nao sou seu irmão e voce pode ficar com a bencao (??? Que raios é isso???) para voce. Da proxima vez que decidir recitar versinhos do livro de fabulas, opte por “batatinha quando nasce…”

  15. Como pode o ser humano achar que Deus é tudo e não acreditar na ciência, já está provado a nossa origem e nosso destino, somos apenas seres humanos neste planeta, morreu acabou, logo nasce outro ser e assim por diante, fora disso é tudo uma maneira de querer acreditar em algo, a necessidades de acreditar em algo, as pessoas precisam se apegar em algo, mesmo que ela não exista, e ainda querem persuadir outras pessoas, são mentes inseguras, mas o mundo ta cheio disso, por isso tantas guerras.

  16. Eu tenho pena desses pobres ateus que provavelmente não tem na vida nenhuma razão pra viver,vivem angustiados, mal humorados, de mal com a vida e com todos que os rodeiam e ainda ousam falar que a bíblia é um conto de fadas.
    Vão te catar.

    1. Muita pretensão humana achar que está só. Acaso Deus tenha dada a dádiva para outras raças inteligentes cuidarem do universo, favorecendo o crescimento e evolução em seus planetas originadores. Estaria assim explicado o movimento da vida pelo universo. Como tentar compreender os acontecimentos comprovados de visitantes externos como UFOs, as construções milenares com arquiteturas nos dias atuais impossíveis de copiar, os desenhos rupestres com naves e seres que lembram astronautas. Acaso não esteja errado, deveríamos compreender o que se tem no planeta, para pode buscar explicações nas estrelas. Quem és pra mandar os outros se catar. Deus não te ensinou a respeitar o próximo.

    2. Somos mais tolerantes que vocês ditos “religiosos”, uma vez que não ficamos questionando a religião dos outros e convivemos pacificamente com as diversas culturas. Basta que você pesquise: quanto menos religioso é um pais, mais desenvolvido e menos desigual ele se torna.

    3. E Eu tenho pena desses pobres crentesque provavelmente não tem na vida nenhuma razão pra viver além dessa ilusão, vivem deslumbrados com algo que não existe, mal humorados, de mal com a vida com todos que os que rodeiam e não acreditam nas mesmas bobagens que eles.
      E ainda ousam criticar a Ciência que é a única coisa que realmente nos separa da ignorância, pela religião ainda estariamos na idade média acreditando que doenças,desastres naturais é a ira de deus.

      Mas concordo com uma coisa :
      Crentes, vão te catar.

  17. teoria existe muitas,mais se a vida veio de marte e o cientista tem a materia prima vinda de marte para formar a vida na terra,pq eles ainda nao fiserao um ser vivo para firmar a teoria deles?eu nao acredito nessa teoria que a vida terrestre tenha vindod e outro lugar,

  18. Cientistas, sábios nos outros e a vida tem origem em um grande construtor do universo que chamamos DEUS e mesmo os mais inteligentes não tem acesso a estas informações, porque se soubendo da verdade muita gente por qualquer coisinha se mataria. Eu acho que temos uma missão nésta terra para evoluir espiritualmente. Veja como todos os dias seu universo de pensamentos muda e se direciona. De onde vem isso, de voce? Nossos pensamentos já vem com orientações para o bem ou para o mal e de qualquer forma o mal sempre é cobrado de alguma maneira para nossa evolução.

  19. Pessoal, leiam a matéria e depois procurem o que fazer. Da forma como está sendo conduzida essa questão, em breve teremos pessoas querendo matar um ao outro.

  20. O homem só saberá da verdade, quando estiver diante Dele. Assim poderá avaliar o que fez quando estava aqui em evolução. O resto é balela. Punto e basta, como é comum entre italianos.

    1. Assim diziam os que queimaram Giordano Bruno e outros grandes pensadores na idade média… ainda bem que Galileu escapou.

    2. Concordo. Religiao é o centro do subdesenvolvimento, estados corruptos, passividade, fome, miseria e guerras. E nao menos importante: A IGNORANCIA.

  21. Pelos comentários religiosos que vejo, parece que para alguns poderíamos facilmente voltar para a época das Inquisições… uma pena.

  22. NOSSA VIDA É UM LIVRO DE PERGUNTAS E NOSSA SENSIBILIDADE É O QUE NOS CONDUZ À RESPOSTAS, ÀS VEZES CERTAS, ÀS VEZES ERRADAS. RUIM É QUANDO DAMOS RESPOSTAS NO VAZIO, SEM NOS ATENTARMOS PARA A PERGUNTA, ISTO É: FOI RESPONDIDO ALGUMA COISA DE UMA PÁGINA QUE FOI ARRANCADO DESSE LIVRO. AI , NOSSA RESPOSTA, PASSA A SER SEM NEXO ALGUM. SIMPLESMENTE UM “ACHISMO”.

  23. A origem da vida somente sera revelada apartir do momento em que religião e ciencia entrarem em comunhão, não se agredindo mas se complementando.
    Deus criou tudo.
    Inclusive a ciência.
    E a ciência em si nunca provou que Deus não existe.
    Um velho ditado diz:” nem tanto ao céu nem tanto a terra”.
    Ciência e religião tem de se completar, não se digladiar.

  24. Depois de ler tudo o que
    está escrito acima, só tenho a acrescentar:
    QUANTA BABOSEIRA! Quantos erros monstruosos do nosso Português.
    Entretanto, gostaria, para fim de conversa, que alguém me desse uma resposta satisfatória para este problema que desde a Idade Média vem esquentando as cabeças de teólogos e filósofos, sem nenhuma solução:
    deus (com letra minúscula mesmo)é tão poderoso que pode fazer uma Rocha tão pesada que nem ele possa erguer do chão? QUE CONTRASTE, HEIN?

    1. Deus é o conjunto de todas as coisas possíveis de existir no Universo. Além disso não existe mais nada, só contradições e impossibilidades. Se criar uma rocha mais pesada do que deus possa levantar é uma impossibilidade ou contradição, ela não será criada.

  25. Essa discussão vai muito longe , além do além, portanto soh existe uma pergunta?
    Porque nas terras onde Deus visitou, orientou, mandou seu filho, que todos alegam que la esteve, PORQUE EH A REGIAO MAIS VIOLENTA DO PLANETA, E NAO SE ACERTARAM ATE HOJE E NAO VAO SE ACERTAR NUNCA , PORQUE??????????
    religiosos de plantão por favor respondam ?????????????????

  26. Pra mim se foi em marte ou não, não importa! E vcs perdendo tempo de discutir religião, pra mim vcs são tudo uns bôbo!

  27. “Somos todos filhos de Marte” Todos quem, os terráqueos?
    Simplesmente minha opinião:
    Não! Nem todos os terráqueos são filhos da Terra, de Marte ou Saturno… Ao despertamos a consciência, seja na Criação ou em evolução, o princípio inteligente é Deus.
    A matéria, por si só, é inerte; carecendo de vida, de pensamento, de sentimento, precisa estar unida ao princípio espiritual, e é isso que devo me preocupar, agir nesse momento de acordo com o ditado por minha consciência, dando continuidade para a Criação ou Evolução.

  28. A fé de muitas pessoal são pequenas em Deus. Ele é onisciente e onipotente, assim como ele fez a vida a terra, é muita arrogância humana achar que ele criou vida apenas na Terra nessa vastidão de um universo infinito.

  29. Muita pretensão humana achar que está só. Acaso Deus tenha dada a dádiva para outras raças inteligentes cuidarem do universo, favorecendo o crescimento e evolução em seus planetas originadores. Estaria assim explicado o movimento da vida pelo universo. Como tentar compreender os acontecimentos comprovados de visitantes externos como UFOs, as construções milenares com arquiteturas nos dias atuais impossíveis de copiar, os desenhos rupestres com naves e seres que lembram astronautas. Acaso não esteja errado, deveríamos compreender o que se tem no planeta, para pode buscar explicações nas estrelas.

  30. Fica a pergunta, ainda sem resposta: como surgiu a vida? não onde, mas como. Mudar o onde é uma forma de fugir à pergunta do como, o resto é balela.

  31. Se Deus existe, ele é o maior de todos os cientistas… Não é algo bom, pois pouco faz para suas criações, quer mais é ver que se fodam e fiquem perambulando por ai procurando respostas. Ainda assim alguns o veneram por isso. Parece lógico pensar assim.

    1. Pensei que ele fosse marceneiro? Sera que ele pegou uma cota para universidade e depois entrou no CNpQ? O Curriculum Lattes dele deve ser bem interessante…

  32. Em toda existência vejo Deus, é impossível ver a complexidade da criação, e não ver um criador por trás de tudo. Vou dar um exemplo pequenino, analise a perfeição do desenho das asas de uma bela borboleta, agora tente acreditar que isso veio de uma explosão. É que vocês ateus não param para analisar a si mesmos, vc acha que veio de uma mega explosão e bum, pronto, surgiu você… Pior ainda é acreditar que um microbio evolui a ponto de criar bilhares de especies cada um com sua própria característica, e ainda mais, criaturas perfeitas, nada de falhas geneticas, tudo vida inteligente… É impossível não ter Deus por trás de tudo.

    1. Se Deus existe, ele é o maior de todos os cientistas… Não é algo bom, pois pouco faz para suas criações, quer mais é ver que se fodam e fiquem perambulando por ai procurando respostas. Ainda assim alguns o veneram por isso. Parece lógico pensar assim.

    2. É claro, muito mais fácil acreditar em deus, cruzar os braços a vida toda e morrer achando que vai pro céu.

  33. tai,,boa descoberta,,,so cristao,,e acredito plenamente na existencia de DEUS,,sei que DEUS deu existencia a vida na terra,, mas semple desconfiei que estes planetas existente ao redor da terra ja tiveram vidas por DEUS e DEUS o exterminol,,, e issto um dia vai acontesser na terra certesa,,,pode acreditarr,,,agora sera que DEUS ainda vai continuar criando outros planetas e colocando vidas para depois fazerem o que estao fazendo,,,,com ele,,,DEUS nao existe o veio do macaco,,,,o homem veio de marte grudado numa pedra de meteoro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pura falta de consideracao com o poderoso DEUS,,,eu alexandre melo do estado do PARA,,,facebuk alexandre melo melo

  34. Para mim, um dos grandes problemas desta teoria é como estes microorganismos chegaram vivos ao solo do nosso planeta. Os meteoritos ao atravessarem a atmosfera são submetidos à uma força de atrito tão elevada que as temperaturas chegam a 2.000 graus celius! Os microorganismos não resistiriam a tal temperatura. Outro problema é que estes microorganismos teriam que cair no lugar certo e na época geológica certa para encontrarem as condiçoes terrenas ideais para a sobrevivência e multiplicação. Esta teoria me parece fantástica demais, beirando o improvável. Temos que ter muita fé para acreditar nela!

    1. Não confunda ciência com religião. Isso é apenas uma hipótese científica, uma teoria. Você não precisa acreditar nela nem ter fé. Ainda tem que ser provado e aceita pela comunidade científica como verdade. Após isso tudo, se aparecerem novas evidências que derrubem essa “verdade”, ela se tornará falsa e novas hipóteses deverão aparecer. Isso é ciência e a forma como o Homem evolui na procura de Deus.

  35. Faltava realmente isso para complementar a conversa… O outro vem falar de Lucifer… Meus caros, o capeta não existe, é simplesmente uma simbologia usada pra tratar a própria maldade impregnada nos seres, que deve ser combatida. Ninguém neste mundão de meu Deus tem medo de dobra uma esquina e encontrar com o diabo, mas muitos tem medo de serem assaltados e mortos por seus iguais.

  36. Como todo menino curioso, assim como nasce todo e qualquer cientista, fico me perguntado: Qual a origem da vida? Da Matéria? Da Luz? E para cada lampejo de resposta que descubro crio uma nova pergunta, e por fim, continuo na dúvida. Realmente é muito mais crível acreditar num universo “sem explicação”. A ciência vê com desdenho e desprezo as religiões, afinal quem a faz são conhecidos como “gênios”…assim quem pensa diferente deles, seria, digamos, “intelectualmente inferiores”. Mas, continuo sendo um menino curioso, sem contudo ser um cientista, e me pergunto mais: Quando enfim descobrirmos o que deu origem a vida, ainda não continuaríamos sem respostas? Se acharmos os “elementos químicos “ responsáveis pela origem da vida, ainda não restará descobrir o que deu origem a esses elementos? Isso matematicamente não nos conduziria a uma busca sem fim? De tal forma que nos voltaríamos a origem do próprio universo. Admitindo que tudo o que existe atualmente estaria condensado em algo tão denso que caberia na cabeça de um alfinete, ainda perguntaríamos de onde veio esse alfinete?? Me parece bastante razoável acreditar que nunca haverá uma resposta definitiva, mas então porque os cientistas buscam-na e desprezam aqueles que já a acharam na fé? E por fim, o que são as religiões, senão a confissão de que nunca teremos essas respostas….mas um criacionista reagiria indignado argumentando que existe sim uma resposta, Deus criou! Mas ainda assim a pergunta ainda continuaria sem resposta, pois quem teria criado Deus? Mas então, cientistas, evolucionistas e criacionistas estariam todos errados? Quem estaria certo? Ora, amigos, quem crê em Deus, na verdade está confessando que a sua mente “finita”, ou a sua falta de “genialidade” não lhe permite desmistificar todos os mistérios do universo, colocando-se portanto submisso a algum “criador” que apenas se crê, daí a origem da fé, mas que não se quer competir com ele, daí a origem da “adoração”. Mas, afinal quem é mais genial, aquele que entende suas limitações, ou aquele que não as entende??? Aplaudo o cientista e gênio que busca descobrir mais sobre as coisas, e com as suas descobertas melhorar o mundo em que vive…mas desprezo aqueles que acreditam que um dia seus pares, em algum momento da história, compreenderão a origem das coisas de maneira definitiva. Esses gênios, criticam as religiões, por algo que eles próprios nunca poderão explicar.

  37. Eu sabia que sempre existiu marciano……..olha aí os autores dessa pesquisa…..são todos marcianos querendo ficar ricos nas custas de idiotas que acreditam nessas idéias.

  38. Não se pode falar em ciência ou pesquisas sérias sem que apareça a crentarada para defender suas bobagens divinas… parecem moscas na carniça.

  39. Somente observando a linguagem, a escrita e os argumentos beirando a debilidade mental já dá pra perceber a qualidade de pessoas que defende as crenças religiosas. Não sabem escrever, não sabem desenvolver raciocínios e apenas apelam para o que “o livro sagrado” diz. Ora, o livro sagrado poderia ser qualquer pedaço de papel de bunda escrito por um antepassado fedorento que foi aproveitado para manipular e controlar pessoas irracionais que não passam de primatas melhorados… Deprimente

  40. Fico muito impressionado como ainda as pessoas se degladiam em discussões religiosas. Naõ se lembram que as maiores mortandades ocorreram nas guerras religiosas e convulsões intestinas. Ora, a religião é algo transcendental, imanente à cada individuo, como já proclemava 350 anos antes o filósofo judeu Baruch Spinoza. Aferrar-se cegamente e um dogma é estupidez, pois o homem deve ter a mente aberta para conhecer e decidir. A religião é uma força poderosa que penetra nos medos e anseios do homem, e como demonstra a historia, muitas vezes tem sido exercida para angariar coisas bem mais terrenas. Ouso dizer que chega a ser um mal necessário. Por que, hoje, boa parte dos fieis se voltam para novos cultos? Por que o chiquinho veio ao Brasil? Não. Nao me tomem por iconoclasta, pois nao pretendo destronar as figuras esclesiásticas. Nem revidar aos horrores da Santa Inquisição. A colonização deste país tem muito a ver com a fé inconsciente do seu povo. Também não me tomem por reformista da igreja, pois não acredito que se faz bem ao Deus imaterial acumulando riqueza. Apenas, diante das dezenas de comentarios, expresso meu entendimento.
    Alberto Freitas.

  41. Prezados, a questão é que tudo o que o homem ( cientistas ) escreve com o seu próprio conhecimento, passa com o tempo, hoje um cientista escreve uma coisa e afirma que está certo, amanhã passa-se 50 ou 100 anos e vem outro cientista e prova que aquela teoria anterior está errada, e assim vai…… E é por isso que eu creio na palavra de Deus, por que o que foi escrito ali há muito tempo atrás, se confirma até nos dias de hoje. Ponto final.

    1. Porisso que a ciência é interessante. Ela se renova e nos trás novas perspectivas para o futuro. Acreditar em algo “já pronto” é estagnação e morte intelectual.

Comments are closed.