Espie um (nada) discreto encontro celeste

Salvador Nogueira
O encontro de hoje à noite

Uma dica para quem gosta de olhar para o céu. Hoje acontece um dos mais bonitos “encontros” celestes do Sistema Solar, quando a Lua e Vênus estarão bem pertinho um do outro.

Claro, a aproximação é só aparência — o planeta está muito mais distante do que nosso satélite natural (cerca de 400 vezes). E a confirmação visual disso poderá ser vista hoje mesmo por quem está no extremo sul do país (mais ou menos de Florianópolis para baixo).

Nessas regiões, será possível ver Vênus passando por trás da Lua — fenômeno conhecido como ocultação. Para as demais áreas, será apenas uma conjunção, nome dado à aparente aproximação de dois ou mais astros no céu.

Ainda assim, deve ser um espetáculo bem bonito, considerando que a Lua estará no início da fase crescente, e os dois objetos são os mais brilhantes do céu noturno.

PARA OBSERVAR
“A conjunção poderá ser vista de todo o Brasil, entre 19 e 20h, com máxima aproximação por volta das 19h30”, informa o astrônomo Gabriel Rodrigues Hickel, da Universidade Federal de Itajubá. Perfeitamente observável a olho nu, ela ganha um visual especial através de um binóculo ou uma luneta de pequeno porte.

A Lua é um objeto bem fácil de achar, mas se quiser uma dica procure o horizonte oeste, na mesma direção em que o Sol se põe.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Eu tive a honra de pegar uma Rod. Castelo Branco, sentido oeste…. a viagem ficou muito mais bela acompanhado deste fenômeno….

  2. Mais uma vez perdi um bewlo fenômeno cósmico. Fiqueiolhando pra baixo e esqueci de olhar pro céu rsssss.
    Tbém quem manda eu não ler a Folha de São Pulo né???rsssss.
    Abraçossss

  3. Acabei procurando um post que me dissesse qual é o planeta que estaja junto da Lua, por que simplesmente, foi notável mesmo.

  4. Tirei lindas fotos desse encontro aqui em Brasília! estou te enviando via mensagem privada no Facebook!

  5. Que pena, acabo de ler sua coluna agora, às 20.10h…Acho que nem vale a pena dar uma espiada, mas vou tentar…

  6. Vênus e Mercúrio, por serem planetas internos à órbita da Terra, apresentam fases de forma semelhante à Lua. As fases de Vênus podem ser observadas com pequenos telescópios. Vênus é fácil de localizar (estrela Dalva) por ser o objeto mais brilhante do céu depois do Sol e Lua. Para saber se um astro é planeta ou estrela, basta observar se ele cintila. Estrelas cintilam…planetas não….

    1. Parabéns! Explicação curta e objetiva.Também fotografei e não sabia do que se tratava, agora vou dar mais valor a minha foto.

    2. Parabéns mesmo!! Adorei o comentário !! Realmente foi bastante objetivo e muito claro. E as observações são bastante importantes…

Comments are closed.