Nasa seleciona asteroides para captura
A Nasa está mais perto de definir qual asteroide eles planejam capturar e colocar numa órbita ao redor da Lua para ser visitado por astronautas. Ontem, numa conferência de astronáutica em San Diego, na Califórnia, Paul Chodas, cientista do Escritório do Programa de Objetos Próximos à Terra da agência espacial americana, disse que a escolha está entre três objetos.
Eles se encaixam nos requerimentos da missão — ter entre 7 e 10 metros de diâmetro e estarem numa órbita ao redor do Sol que favoreça a captura. “Temos dois ou três que vamos caracterizar no ano que vem e se tudo correr bem… esses serão candidatos válidos”, disse Chodas.
Esse foi o jeito “mandrake” que a Nasa encontrou de cumprir a ordem de Obama de levar astronautas a um asteroide em 2025, como preparação para a ida a Marte. Eu digo “mandrake” porque todo mundo achou, de início, que a tripulação teria de fazer uma longa viagem para chegar lá, mas a agência espacial veio com um plano em que um rebocador não-tripulado traz o asteroide até a órbita da Lua, e aí os astronautas não precisam viajar muito mais do que os das missões lunares Apollo (aquelas que levaram o homem a pisar na Lua entre 1969 e 1972) para cumprir a promessa presidencial.
Veja o vídeo que explica os passos da missão:
Por um lado, isso não alavanca muito a ida a Marte, que fica bem mais distante que a órbita lunar. Por outro lado, o projeto tem o apelo de demonstrar uma capacidade — ainda que rudimentar — de engenharia planetária. O pessoal na iniciativa privada que está querendo fazer mineração de asteroides deve estar ouriçado. E a própria Nasa aponta que são tecnologias que podem ser úteis na defesa planetária — caso um desses objetos ameace colidir conosco.
Eu não iria tão longe. Se um pedregulho espacial tiver nosso nome nele, vai ser bem mais difícil que isso tirá-lo do nosso caminho. Mas é um começo.
Aliás, por ora, é o começo do começo. Trata-se, no momento, de um programa espacial feito de Powerpoint, sem nenhum hardware montado. A propósito, um Powerpoint bem caro — a Nasa separou US$ 100 milhões para ele só no ano que vem. Contudo, a etiqueta de preço total é bem maior: US$ 2 bilhões.
Será que sai? Sei não.
Gente que escreve tranza, não TRANSA mesmo!
Gente que não tranza perde tempo discutindo astronomia, viagens espaciais e vida extraterrestre.
Bem-vindo, Cell! 🙂
A expertise neste tipo de ação está apenas no início e tuturamente sera muito importante para objetivos maiores. Um deles sera o processo de TERRAFORMAÇÃO, em que se transformará o meio-ambiente de planetas vizinhos ou mesmo luas dos mesmos, de forma a poder abrigar seres humanos sem grandes dispositivos de adaptação. Um objetivo provável sera Marte, função de sua gravidade aceitável para humanos. O desvio de cometas que contenham água e o povoamento de lagos inundados com essas águas alienígenas por bactérias terrestres genéticamente modificadas para produção de oxigenio e gás carbonico, cumpriria esse objetivo da TERRAFORMAÇÃO. Creio que em menos de mil anos os humanos poderiam adotar Marte como seu novo lar. A última dificuldade a ser vencida seria enfrentar a incidencia dos raios cósmicos.
O maior problema é o tempo necessário para detectar o objeto potencialmente perigoso antes da colisão. Quanto mais próximo da Terra maior a energia necessária para o desvio. Acho que a tecnologia mais provável é o disparo de laser provocando pequenos desvios que por fim tiram a Terra da mira. Sem dúvida, antes disso as técnicas atuais de detecção tem de melhorar numa escala de 10.
Uma das coisas mais non sense da NASA dos últimos tempos! Vamos a pequenas continhas! Os asteroides candidatos tem em torno de 7 a 10 m. O asteroide Russo desse ano tinha aprox 15m e massa de 10000 ton!!! O maior foguete construido pelo ser humano foi o Saturno V que tinha massa total no solo Terrestre de 3000 ton. A relação do volume de uma esfera de 10m pra outra de 15m = ~ 1/3, dá pra supor então que um asteroide de 10m tenha 3000ton. Como a NASA disporia de um foguete com o empuxo do Saturno V para acelerar e/ou desacelerar esse asteroide para mantê-lo numa órbita estável na lua????? Esses objetos viajam muitas vezes a velocidades acima de 60.000km/h e a órbita de Lua necessita velocidades de ~8.000km/h. BA LE LA.
Você por um acaso viu o video? Eles vão usar a lua para acelerar a nave seu nó cego! Isso é uma técnica muito usada por sondas para irem a planetas distantes, chama-se gravity slingshot.
E qual seria o plano B em caso de missão mal sucedida??
Desviar a rota do asteroide e colidir com a Terra não seria uma boa idéia.
Ele é dos pequenos, queimaria na atmosfera sem causar danos, segundo a Nasa.
Seria sim….bota para colidir no planalto.
Há muito mais coisas ameaçando a nossa existência do que somente asteróides, indo desde explosões de raios gama, aproximação de buracos negros errantes no espaço, ventos solares até explosão de supervulcões, aquecimento global, epidemias incontroláveis e guerra nuclear por exemplo. Mas coincidência ou não, ainda estamos aqui e aqui ficaremos por um bom tempo. O mundo só acaba para quem morre, tanto literalmente quanto figurativamente
É, também acho que vai ser bem mais complicado alterar a trajetória de um asteroide que esteja em rota de colisão com a Terra…e que pode ter um tamanho muito maior do que estes. Mas é um bom ponto de partida…E na minha opinião, é bom estarmos preparados para qualquer eventualidade, pois há muito em jogo. Tomara que saia do papel, né?
Sem dúvida! Quero muito que aconteça, mas a Nasa está andando em círculos (literalmente) no programa espacial tripulado há um loooongo tempo.
Homem…na lua??? me diz qual ano mesmo??? (1969 e 1972)…Tá..entao me digam por favor porque nunca mais foram a LUA…esqueceram o caminho?? naquela epoca as coisas eram mais evoluidas do que hoje..que me recorde a algum tempo atras a unica coisa que tinhamos dos americanos eram pedaços de naves espalhadas….gente morta pela queda e explosão de foguetes…quase nem conseguem sair da terra..imagina naquele ano…já terem ido a Lua….
Sério, vai vir com essa palhaçada de conspiração? Foram 6 vezes pra lua! Seriam 7 se a Apollo 13 não tivesse dado chabu!!! Evidencias contra a ida são ridículas e facilmente derrubadas com física de colegial e noções básicas de fotografia a perspectiva.
Vai estudar pois você evidentemente não ia bem na escola.