Conheça o asteroide gigante Vesta
Ele não é nem um planeta, nem uma lua, mas um asteroide gigante. Seu nome é Vesta, e trata-se de um dos mais imponentes membros do cinturão localizado entre Marte e Júpiter. Agora, a Nasa acaba de divulgar o mais completo atlas desse objeto até então pouco conhecido.
Com 525 km de diâmetro, Vesta tem um tamanho respeitável. Para que se tenha uma ideia, o objeto que matou os dinossauros tinha “apenas” uns 10 km de diâmetro.
As imagens foram produzidas pela sonda Dawn. Cada um dos mapas topográficos (veja todos aqui) foi composto por cerca de 400 imagens diferentes. Um segundo atlas foi composto com informações espectrais, que fornecem dados mineralógicos sobre o objeto.
Com isso, a Dawn promete revolucionar a compreensão que temos desses objetos e do cinturão a que pertencem, que remonta à época em que o Sistema Solar estava se formando.
Mas o melhor da festa ainda está por vir. Depois da passagem por Vesta, a Dawn visitará Ceres, o maior dos objetos do cinturão, onde deverá chegar em 2015. A viagem promete muitas surpresas.
Estudos anteriores sugerem a possibilidade de que exista água sob sua superfície congelada de Ceres, e diversos traços da superfície claros e escuros, vistos de forma pouco nítida com o Telescópio Espacial Hubble, seguem sendo um mistério.
Com 950 km de diâmetro, Ceres é aproximadamente esférico e foi classificado pela União Astronômica Internacional como um planeta anão. Ou seja, em 2015 conheceremos de perto dois planetas anões: Plutão, por meio da sonda New Horizons, e Ceres, pela Dawn.
Victor, a mineração pode ate ser fácil, mas o transporte não é, vi uma matéria anterior a respeito de captura de um “pequeno” para transporte ate gravidade lunar, e outra a respeito de sondas com intuito de ir, minerar e voltar, achei ambos os projetos de pouca imaginação,dispendiosos,mas grandiosos se forem feitas.
Gostaria muito de ver problemas como esse resolvidos de maneira um pouco fora do senso comum,seria mais econômico e duradouro enviar módulos para construir aparatos pequenos,que se mantivesse em funcionamento constante por lá,em mais de um local, utilizando gases extraídos do próprio asteroide como combustível ou para compressão,e energia elétrica de painéis solares ,para manter um envio constantes de pequenas cargas dentro de cilindros com emissor de sinal,”umas 200 g?”, disparados em direção a alguma estação de interceptação,através de força centrifuga,compressão ou explosão,”feito difícil devido ao movimento dos astros?”, ou diretamente em uma região mais próxima da terra ou mesmo nela,isto evitaria as idas e vindas, a não ser de módulos para reparo ou troca,reduziria o custo e minimizaria as perdas, visto que se houver recuperação de 25% de 200 disparos de carga com sinalização já daria um bom lucro, da forma convencional proposta falhou uma vez já compromete todo o projeto. Desculpe pelo devaneio, e boa noite a todos.
A mineração destas rochas espaciais é mais fácil do que a mineração da crosta terrestre, devido à microgravidade. E parece que há muitos metais preciosos lá em cima à espera de serem explorados. Uma única rocha espacial de 500 metros de largura e rica em platina conteria o equivalente a todos os metais do grupo platina já minerados na história humana.
Fico pensando porque esse pessoal que alega que o dinheiro da Nasa está sendo gasto atôa não largam suas profissões e pegam tudo que têem, vendem, e vão tentar salvar os famintos. Vamos parar com a demagogia gratuita galera!
Um site interessante para aqueles que querem saber quantitativamente os efeitos do impacto de um asteroide destes teria na Terra é o Earth Impact Effects Program http://impact.ese.ic.ac.uk/ImpactEffects/
Um absurdo como pessoas que aqui comentam desviam do assunto proposto pelo blog, bem como não tem nada a dizer. Mas não, com falta de humildade não conseguem ater-se ao texto como um simples informativo para quem é leigo no assunto. Daí discorrem sobre religião, política e até esportes com um comentarista MATANDO O ASTERÓIDE NO PEITO E CHUTANDO O PARA LUA.
Concordo com a sua crítica, mas confesso que adorei o comentário do leitor que queria matar o asteroide no peito e mandar para a Lua!
Sim, é verdade Salvador, talvez este leitor pensou melhor e , se era para chutar o pau da barraca, meteu a bica no asteroide.
os dinossauros não desapareceram por causa de um asteroide os dinossauros desapareceram porque não couberam na arca de Noé no dias do dilúvio.
Fiquei com curiosidade de saber qual seria a gravidade desse objeto, e no wikipédia mostra um valor de 0,25m/s^2, ou seja 39 vezes menos que a da Terra!!!! Seria uma visão e uma diversão um astronauta saltar mais de 30m de altura. Dava pra pular um prédio de 10 andares!hehehe.
taí cara! um dos comentários mais criativos e curioso que li aqui…
agora também fiquei curioso com a “diversão” que seria….
Tudo isso e muito emocionante e fantástico Salvador. De imaginar o quando, nos a raça humana já evoluiu. Alguns milhões de anos atras andávamos de quatro, com pouco e nenhum desenvolvimento do nosso intelecto e o minimo que se podia fazer era admirar as estrelas e a beleza da lua.
Fomos aos poucos desenvolvendo, evoluindo e graças a uma força ou um ser. Que sempre vem nos empurrando para frente e que não compreendemos quem seja(uma tese minha).
E agora com o desenvolvimento do nosso intelecto, temos a possibilidade ver o quando e encantador e belo fora do nosso querido planeta Terra. Prevendo, aguardando e avistando acontecimento no espaço, que num passado bem distante era inimagináveis de acredita que pudesse existir.
É o grande mistério, Andresa! 🙂
Você calada é uma poeta Andresa :))
Prezados! A ignorancia é de fato, e ainda se dizem inteligentes, a verdadeira inteligencia esta em Deus, Ele sim, pois além de tudo ainda tem misericordia dessas vidas que mesmo no seculo 21 ainda não acreditam Nele… acordem a hora esta por vir e aquele que não reconhecer à Jesus Cristo como salvador se arrependerão amargamente… além do que a palavra de Deus não passa, todos à conhecem…
Há milhões de asteróides no Espaço Sideral, acredito que caiam na por ano milhares deles. contudo suas velocidades estão muito alem do que possamos imaginar,por isto nem sabemos quantos e onde caem . Os pequenos as vezes ,trazem muita informação genética sobre novos materiais ,li isto em documentário pela TV ,os informantes são os cientistas da Nasa e faculdades dos países que fazem pesquisas espaciais. São muitos,pode crer !
Esse pedregulho bem que podia passar de raspão na Terra e levar embora junto com ele o Congresso Nacional.
TODO O UNIVERSO ESTÁ NO CONTROLE DO SENHOR NOSSO DEUS… E AO INVÉS DE FICARMOS CRITICANDO OS POLÍTICO, POR QUE NÃO TOMAMOS A ATITUDE CORRETA NA HORA DA VOTAÇÃO… AFINAL DE CONTAS, SE ELES ESTÃO, FOI PORQUE O POVO BRASILEIRO OS ELEGERAM… VAMOS SER MAIS CONSCIENTES NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES…
NÃO CAI UM CABELO DE NOSSAS CABEÇA SEM QUE NÃO PERMISSÃO DE DEUS, ACALMEN-SE.
EIS O MISTÉRIO DE DEUS E TEM GENTE QUE NÃO ACREDITA EM DEUS
Legal, assim quando formos para lá não vamos nos perder !!! E continua tendo criança morrendo de fome na África !!!
A África é responsabilidade de quem? dos americanos?
Se eu tenho algum $ sobrando, eu gasto do jeito que eu quiser… isso se aplica a países também…
não tolero os meios utilizados pelos americanos de fazerem guerra, agora o jeito que eles gastam o dinheiro deles, é problema deles…
Se você, faz negócio e sai perdendo, é porque você ou é um mal negociador, ou a sua situação não te deixa numa posição de barganha, e isso é problema seu e não da outra parte…
Igual o caso de espionagem dos EUA no Brasil… quem é que deveria cuidar melhor das informações?
A Dilma tava achando que iria utilizar o “Windows + Outlook” e os caras não iriam espionar? “dilma@gmail.com” e fazer bkp no google docs? haha!
Chega a ser bizarro a falta de malícia por parte da equipe que cuida dessa área…
Sim, sempre tivemos fascínio sobre o desconhecido, Mas estes trilhões gastos com estas viagens espaciais, não seriam melhor aproveitado com a educação dos africanos?(que se matam e morrem de fome). Há alguns cientistas que dizem que o mar será o futuro para a nossa alimentação e ainda não conhecemos a sua profundeza.
vc não entende o conceito de soberania, país..
“cada um com seus problemas”…
Confesso que a política externa dos chamados países ricos, industrializados etc. é a mais maldosa possível perante os problemas africanos e do oriente médio, mas aí não vem ao caso pegar o dinheiro pago em tributos locais e sustentar educação, saúde etc de um outro país…
é o mesmo que você trabalhar e ganhar o dobro do salário que teu vizinho,
gastar com o que vc tem que gastar, o que sobrar você da pro teu vizinho que ganha menos, em vez de gastar com coisas supérfluas…
Adriano, a questão ñ é se evoluímos dos macacos, mas sim sobre os asteróide.
A questão da evolução das criaturas no planeta Terra está comprovado com fósseis.
Ñ é loucura pura como vc coloca, mas sim é um fato comprovado.
Ñ gosto de discutir religião e ciência, mas ñ curto muito essa de crentes que doam 10 % de seu salário para que certos bispos vivem em berço de ouro, o povinho burro, acorda !!!!!!!!! VC já comprou seu terreno no céu, ou o tijolo !!! RSRSRSRSRS
esquenta não…. se ele ameaçar de cair na terra, agente manda o bruce willis, o ben afleck e um monte de erxploradores de petroleo, pousar nele e plantar uma bomba nuclear e ai agente pode explodi-lo.
Muito interessante a matéria! O que realmente é um saco são essas pessoas matracando sempre a mesma ladainha, misturando suas pretensas preocupações políticas com todo e qualquer assunto. Em tempo, as grandezas “quilômetro” e “quilograma” se escrevem com letras minúsculas (km e kg, respectivamente): é errado escrevê-las em maiúsculas.
Agora imagine o quanto de casas populares e bolsa-familias que foram gastas pra tirar fotos de uma pedrona no espaço. Americanos sempre jogando for ao dinheiro que ganham explorando os paises pobres. Absurdo!
Agora imagina quantas bolsas-família e casas populares o governo americano teria de fazer se todos os engenheiros, astrônomos e astronautas da Nasa estivessem desempregados… 😛
é, vai pensando assim… a maioria da tecnologia só é o que é hoje por conta deles…
Se por acaso, um asteroide dessa magnitude viesse para colidir com a terra, provavelmente eles tentariam alguma coisa para evitar.
Ao menos tentariam, se tivessem sucesso ou não já é outra história, agora o resto do mundo, ficariam rezando pra uma ‘mão divina’ tirar da rota ou pior, nem iria saber o que os atingiu…
meu ponto de vista, não é um $ jogado fora… os equipamentos que a NASA desenvolve, muitas vezes são adaptadas para o dia a dia, hospitais, carros, casas etc…
e o resto do mundo, só no ctrl+c, ctrl+v…
sr Adriano vc não vai nunca ver macaco virar homem mesmo,pois são especies diferentes,e nem se fossem da mesma veria,e os cientistas não são loucos.
eu ligaria para o flach gordon, e pediria a ele uma carona para o planeta BRahma….
Esta bolinha cada no maracanã
Considerando que neste asteróide caberia várias cidades, dado o seu tamanho, resta a dúvida se seria possível fixar prédios sobre sua superfície ou se a velocidade de deslocamento os derrubaria, pois se tiver água, a produção de oxigênio seria possível.
para tanto precisaria de uma atmosfera que mantivesse o ar.
Resumindo de forma grotesca, precisaria de um campo magnético que é o que
rebate a maior parte dos raios do sol.
Somente com agua e ar não seria possível…
Primeiro deveríamos conhecer nosso planeta. Para se ter uma ideia, mal conhecemos o nosso idioma, se nos perdêssemos num pais diferente do nosso onde se falam idiomas que não conheçamos, poderíamos morrer de fome, sede, etc. Imagina os milhares de espécie que temos por aqui, não compreendemos nada do que alguns deles querem nos dizer. O Cão por exemplo pode nos entender se o treinamos, entende um montão de palavras de comando, qual o ser humano que entende pelo menos um latido de um cão? Se não entendemos nem mesmo os seres que habitam conosco, como entender o que algum ser do espaço querem nos dizer, como entender os mistérios do universo?
Eu não entendo um cão porque não faz sentido em querer saber, já o universo, seres de outros planetas, enquanto for ‘novidade’ vou querer tentar entender, se um dia, descobrirmos outra raça fora do planeta, e ela for débil quanto um cão, a mesma atenção e o empenho em criar comunicação será a mesma de um cão.
Se esse asteróide gigante caísse no Planalto, com certeza todos nos morreriamos.
Se ele não cair no Planalto estamos igualmente, todos fudidos.
Fica ai uma dica para os colegas acima: a terra só irá acabar o dia que a trombeta tocar e o Senhor JESUS vier buscar a sua igreja….ai sim vcs saberão a origem da terra. Dou lhes mais um conselho: aceite o senhor JESUS enquanto a tempo, arrependem-se de seus pecados pois ele é o caminho a verdade e avida e ninguém irá ao pai senão por ele…..
adriano: e quem está querendo “ir ao pai” ?
Outra coisa:
O nome verdadeiro de Jesus, em aramaico, a língua que ele falava, era Yeshua,
Jesus é a latinização do nome Yeshua.
Dizer Jesus é aceitar que o colonizador romano que o crucificou, ainda continue a tripudiar sobre ele, fazendo com que todos pronunciem seu nome da forma que o seu assassino queria.
Pior é o sobrenome Cristo, que é grego, e que lhe foi posto após sua morte.
A junção dos desses dois nomes: Jesus Cristo é uma tremenda puxação de saco nos dois impérios, o helênico ( grego ) e o romano e representa uma grande humilhação para a memória do verdadeiro Yeshua.
A igreja cristã, deveria se chamar igreja yeshuana
Se cair aqui no meu bairro eu domino no peito e chuto ele para Lua
Boa! 🙂
os cientistas não dão conta de mudar a historio por isso dizem essas besteiras.
esse negocio de asteroide destruiu a terra, loucura pura, é a mesma coisa de dizer que o homem evoluiu do macaco. Fica a minha pergunta: Alguém já viu algum homem virando macaco, ou algum macaco virando homem?
os cientistas estão loucos, pois eles mesmos sabem que a DEUS pertence toadas as coisas.
Só faltou dizer que não existiu dinossauro…..
Já vi homem com inteligência de macaco, o que parece ser o seu caso.
tá cheio
Eu vi no circo uma mulher que vira macaco e depois desvira e volta a ser mulher.
Já Deus, esse eu nunca vi.
Se for pensar desta forma, colega, ninguém nunca viu Deus e mesmo assim muita gente acredita. A ausência de evidência não significa evidência de ausência.
Adriano, você nem deveria passar por essa página. Sério. É necessário ter um mínimo de QI para poder entender o tamanho do asteróide ou falar sobre evolução. Vai ver se o dízimo que você deve entregar ao seu pastor não está atrasado, vai…
Ante tamanha ignorância, eu humildemente me calo…
Louco está você, seu fanático! Os cientistas tem como provar sua alegações. Você consegue provar que o seu deus existe?
Falando nisso….
Você sabe porque Deus fez Eva da costela de Adão?
R. Por que se tivesse feito do filet mignon, pobre não comia…..kkkkkk
Ô genio, o asteroido não “destruiu” a terra. Destruiu os dinossauros.
“Alguém já viu algum homem virando macaco, ou algum macaco virando homem?”
Não viu e nem vai ver porque o processo levou milhões de anos, mas provas existem com vários fosseis mapeando essa evolução.
Agora homem virando burro é rápido, vejo o tempo todo. É só o homem começar a se envolver demais em religião.
Adriano, com todo respeito à sua fé, só gostaria de te informar que a Teoria da Evolução não defende a tese de que o homem descende do macaco, mas somente que tanto o homem quanto o macaco descendem de um mesmo ancestral.
Nos termos da Teoria Criacionista que você acredita, é semelhante ao judaísmo, cristianismo e islamismo que embora tenham ancestrais comuns (Adão e Eva, depois Noé e depois Abrão/Abraão) não são descendentes uma da outra.
Entendeu?
em dia de jogo claro
Bem que podia cair no ITAQUERÃO…KKKKKKK
VDD em dia de jogo Palmeiras X São Paulo
em dia de jogo entre palmeiras e são paulo
Aí vocês iriam dizer que foi financiado pelo BNDES…..
Astronomia é um dos assuntos que mais gosto. Pelas inumeras crateras a imagem nos mostra o quando Vesta ja foi bombardeada no passado. Vamos agora esperar em 2015 as imagens de Ceres e de Plutão. Isso nos mostra o quando estamos evoluindo e caminhando para, de fato, conhecermos a formação, a evolução e a beleza do nosso sistema solar
Baita pedregulho. Se caísse aqui, ia destruir não só os Sarneissauros maranhensis, mas a terra inteira.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…..Mto bom me acabei de ri!!!
Sou maranhense e só nós sabemos como o bom seria a extinção desse especime ” Sarneissauros maranhensis”, que ele é um parasita devorador!
ahahahaha
Cara….chorei agora!!!!!!
Se caisse sobre o planaldo você tambem morreria.
Se ele caísse no Planalto, colega, a vida na Terra acabaria…
Em compensação, poderíamos escolher outros dirigente…..hãhãhã…..
Um assunto realmente impactante que nos causa muita curiosidade e uma certa expectativa quanto ao estudo desses elementos. A sugestão é que tenhamos mais notícias sobre as descobertas realizadas.
muitos misterios tem no espaço , mas aho que a humanidade não tem ainda capacidade pra saber nem 0,1% pois nestas investigações estamos muito longe dos tempos das caravelas estamos tipo assim uma formiga tentanto entender o proprio planeta ou ainda pior .essa é minha opinião sobre o homem e o universo.
Quem esta avancado nesta pesquisa? os Estados Unidos, super tecnologia.
E tem paises atraso querendo comprar briga com os homens.
Incrível,como vemos o universo é grandioso e com milhares de mistérios espalhados para todos os lados.Infelizmente que a evolução científica não acompanha nossa longevidade,pois séria incrível uma excursão a lua…Pobres Mortais’
Este tal de asteróide de 525 KM deveria cair no STF, palacio planalto, enfim onde houver POLITICOS
Não Paulo , pois nós iriamos junto. O melhor seria manda-los para lá ,em um foguete com combustível só de ida .
É o sonho de todo bom Brasileiro. Mas que tal começarmos a levar o ensino fundamental a sério juntamente com as eleições? em poucos anos isto começaria a mudar.
Se ele tivesse 5km e não 525km, e caísse em Brasília, vc morreria junto, estando em qquer lugar do Brasil, e alteraria o clima da Terra por séculos… imagine com 525Km… ele é quase to tamanho do estado de Goiás! A Terra racharia fácil. The End.
Kkkkkk…aí derrubaria as Torres de pizza…….kkkkk
Sempre muito bom acompanhar as descobertas nesta área pouco conhecida da humanidade que é o espaço. Nós todos em nossas tentativas de visualizar as trilhas de Deus, suas casas e outros moradores. Aproveitando faço o convite ao leitor para conhecer um livro chamado “O Guia do Universo”, disponível no site amazon.com
Gostaria de receber sempre informações a respeito das últimas descobertas sobre o planeta, gosta deste assunto.
Att.
Teka
E possível, basta assinar a newsletter que a NASA dedica a essa missão :
http://www.kintera.org/site/apps/ka/ct/contactus.asp?c=bsJKK2PNJtH&b=6379375&en=5eKzEINjE4JIJSPmE3IELUNDIiLJLWPuGaLJLWNELsG
So em pensar da calafrios.
Muito grande ! Inimaginavel.
Bem que poderia cair no Planalto em dia de votaçao por Atualizaçao Salarial dos Políticos
kkkk, verdade!
Gente como você nem deveria passar por esta página. Se um de 10KM extinguiu os dinossauros o que será que acontece com um de 500KM? Você deve estar confundindo KM com KG.
km de diametro
Teorias não são fatos. Nem Big-Bang e nem Asteróide matando os dinossauros. Enfim se cair no Planalto alguns dinossauros lá vão ser extintos !!!
Wander, com perdão pela intromissão, mas gente que não entende a diferença entre linguagem técnica e linguagem figurada também deveria passar longe de páginas como esta…
Se uma coisa destas caísse no Planalto, eu e você morreríamos depois de apenas alguns segundos. Um asteroide de 525 km destruiria a Terra.
Na verdade, a energia de impacto e suas consequências dependeriam de dois fatores: Massa e Velocidade. A massa é possível mensurar, porém, sem a velocidade, a previsão de uma “suposta queda e consequências” simplesmente não faz sentido.
Ah, mas pelo menos morreríamos todos com um prazer enorme!
Há males que vem para benes !!!
Sabe o que eu acho engraçado Sônia? Quem elegeu nossos representantes no Planalto senão eu, você e o resto do Povo? Se o fim é a única saída, bem, seu desejo será perfeito já que tal objeto extinguiria TODA a vida no Globo.
Aprenda uma coisa, político é corrupto porque o povo é corrupto. Olha no Japão como é e olha o povo de lá, os costumes são diferentes, questão de ética e educação.
Só depende de nós tirarmos as bundas das cadeiras e fazermos algo – ou democraticamente ou de outro jeito.
Marcos Paulo, por esse seu raciocínio pode-se deduzir que você é corrupto…
MARCOS
VOCÊ FOI EXPLÊNDIDO…
CLARO E CRISTLANINO…
UMA RESPOSTA MAGINIFICA
É COM QUE TODOS NÓS NÃO ESQUEÇAMOS ISSO NAS ELEIÇÕES DE 2014.
Era a extinção da raça humana . Bastaria um de 100m no centro do planalto .
Esqueçam…não existe estilingue desse tamanho….estamos salvos…..
Você morreria do mesmo modo que eles. Larga mão de ser besta.
Vocês estão tão bitolados que a Sonia somente fez um comentário com humor sobre o assunto e não uma matéria para a revista Nature
superinteressante esta descoberta fantastica e pena que tem muita coisa que voces descobrem e nao falan seria bom se pudessemos saber da metade do que voces descobrirao sobre o espaco
Você não iria entender…
Excelente resposta. É infinitamente complexo mesmo.
Igor, eu entenderei perfeitamente pois tenho a cabeça aberta para esses assuntos.
Pode me explicar melhor?
Pois se é muito burro dentro da complexidade que exige a uma pessoa leiga.
legal
Igor,
voce dever ser uma assumidade, de um inteligencia explendida.
Mas modéstia é zero …kkkkkkkkk
Waldir, as descobertas nesta área, estão mais avançadas na arqueologia. Vesta, Ceres e o Cinturão de Asteroides, são sobras de um planeta aquoso que alí existiu até a Grande Colisão. Os sumerios o conheceram por Tiamat, que aparece na primeira plaqueta do Enuma Elish (Epopeia da Criação) , evento que retrata a formação do sistema solar.
Acho que antes de querer saber dos outros mistérios fantásticos do universo, você deveria primeiro aprender a escrever.
desculpa ai, Carlos Drummond de Andrade..
Rai, meu caro
ERnquanto o nosso planeta Terra estiver nesses estágio, em que um simples com comentário gerar uma fonte inesgotável de resposta egoistas e mal educadas, basta saber o que sabemos no nosso dia a dia
O planeta está cheio de energúmenos e que precisa evoluir muito ainda para termos acessos a certas informaçõs previlegiadas (risos)
Tudo o que se descobre sobre o espaço está publicado em alguma revista e quase todas tem versões online (na maioria dos casos é preciso pagara para ler). Todos os dados das missões americanas estão disponíveis de graça no Planetary Data System, a agência europeia também tem um sistema parecido.