Uma volta ao redor de Marte
Como aspirante a astronauta, esta é uma das coisas mais sensacionais que eu já vi. Em 29 segundos, um novo vídeo da ESA (Agência Espacial Europeia) mostra como seria uma órbita ao redor de Marte, se estivéssemos olhando pela janelinha de uma espaçonave.
Atenção: essa não é uma simulação barata. Trata-se de uma série de imagens reais de Marte obtidas pela sonda Mars Express, conforme orbitava ao redor do planeta vermelho. É possível ver as calotas polares e a grande rede de cânions conhecida como Valles Marineris, além de tempestades de poeira e outras marcas do solo marciano.
As imagens foram obtidas pela VMC, uma câmera de engenharia (ou seja, sem fins científicos) instalada na Mars Express que já ganhou o apelido de “a webcam de Marte”. O vídeo foi divulgado como parte das comemorações pelos 10 anos de operação da sonda europeia, completados em 2013. E o único “truque” nele é que é acelerado. Uma órbita completa duraria 8 horas.
É bom ver alguma coisa muito legal no espaço sem o carimbo da Nasa, só para variar…
Hoje contamos com bons telescópios informatica avançada e conxões com o telescópio espacial da para se ter uma ideía mas viajar entre eles é melhor mas tb há outros meios de comunicação e visão especiais nõa mt usado por nós
Acabei de “dar a volta ao mundo” em Marte em 29 segundos…Estou no planeta Terra há décadas e ainda não tive a chance de fazê-lo…Ironia do destino???…
Dei a volta ao redor de Marte em 29 segundos…E, há tantos anos aqui, ainda não dei a volta ao mundo… Ironia da vida!!!…
Eu também gosto de ver outros trabalhos sem a chancela da NASA, e acho que, nos próximos anos vamos falar muito da agência chinesa, a NASA precisa de um concorrente a altura para voltar a ter maiores investimentos, americano só funciona assim.
Concordo.
Não viaja amigo, menos, bem menos! A China nunca foi um polo de desenvolvimento espacial, na verdade, tudo o que produz é significativamente copiado das outras agências espaciais, de maneira rústica e ineficiente. Eu ainda aposto minhas fichas na Agência Européia e Japonesa, talvez um renascimento da Roscosmos (Agência Russa). Tempos áureos aqueles da NASA x Roscosmos!
Eu não descartaria a China assim tá depressa. Ela é derivativa, mas onde está derivando, está fazendo melhor. A Shenzhou é uma cópia *melhorada* da Soyuz russa. 🙂
Piconildo,
A China copia sim. No caso dos foguetes espaciais começou comprando a tecnologia Russa, mas hoje o foguete chines já é diferente (visualmente pelo menos) dos Russos. Sem fazer alarde colocaram um tambor no espaço e já mandaram chineses para lá. Fizeram um teste e destruíram um satélite desativado para mostrar sua tecnologia. Já anunciaram a ida à Lua. Eles não estão de brincadeira…..
Uma cópia de algo bem sucedido é ganho de tempo e investimentos. O Programa Espacial norte-americano se iniciou com uma cópia da V-2 alemã e seu corpo de engenharia liderado por Von Braun…
Exatamente. E acredito que a China vai se descolar da Russia e tocar um programa genuinamente chinês….
Sem entrar em detalhes, o salto tecnológico que a humanidade deu nos últimos cem anos foram tremendos; Albert Einstein pode ter elaborado a lei geral da relatividade, mas jamais teve a chance de ver as imagens espetaculares do universo.
Ahh como eu gostaria de viver pelo menos mais uns trezentos anos para ver as imagens ainda mais sensacionais que advirão com as novas tecnologias.
Tetsuo,
Outro dia fiquei me perguntando se daqui a 400 anos a tecnologia será realmente extremamente mais avançada que a atual. É bem provável que sim. Mas temos que nos lembrar que todo este desenvolvimento que vivemos na “era eletrônica” vem do passo inicial de Thomas Edson, que ao inventar a lâmpada, percebeu o efeito dos elétrons soltos no vácuo, o que deu início essa nossa era eletrônica. Mas até a atualidade, a eletrônica é baseada no mesmo princípio, ou seja o controle a corrente elétrica. O que se fez foi melhorar extraordinariamente a eficiência deste controle. Porém é um processo que começa a se esgotar. Pode ser que para mantermos esta taxa elevada de desenvolvimento, tenhamos que descobrir outras técnicas revolucionárias e evoluir para outras eras, além da eletrônica. Talvez em 400 anos não sejamos tão diferentes de hoje….
O que é a mancha clara?
A calota polar, com dióxido de carbono congelado!
Obrigado. Mas ela é bem pequena, não?
Interessante. A órbita é bem alongada. Vc tem dados de qual o Apoastro e o Periastro dessa sonda Salvador? Parece que ela passa bem próxima do planeta!
Bem observado! Exatamente o que pensei quando vi o vídeo. Periastro de 279 km, apoastro de 11,6 mil km!
Na leitura do Livro de Enki (décima tabuleta), temos as explicações para as tempestades de poeira que existem em Marte: “Lahmu ficou devastado com o passo do Nibiru! Assim o relatou Marduk: Sua atmosfera foi absorvida para o exterior, suas águas se evaporaram, é um lugar de tormentas de pó!” Isso aconteceu recentemente, há 13000 anos, quando Nibiru passou um pouco mais próximo de Marte.
Com certeza não. Marte é árido há muito mais tempo que isso, Júlio. Estudos de meteoritos marcianos demonstram isso.
Digamos que a poeira é mais antiga, mas é um relato de um evento astronômico.
Sabe-se que Marte, assim como a Terra, passa por períodos mais quentes e mais frios. Atualmente está numa fase fria, que resulta em diminuição de gases atmosféricos e de água em estado líquido. A cosmogonia suméria é, para dizer o mínimo, coerente e plausível.