Asteroide matador é do Brasil-sil-sil!

Salvador Nogueira
Você enxerga a cratera de Araguainha nessa imagem feita por um satélite Landsat, da Nasa?

Olha só: nunca antes na história deste país se teve notícia de uma tragédia parecida. A maior extinção em massa de todos os tempos pode ter começado a partir de um impacto de asteroide no Mato Grosso, cerca de 254 milhões de anos atrás.

A hipótese foi levantada por um grupo internacional de pesquisadores liderado por Eric Tohver, da University of Western Australia, e rendeu a capa da revista Pesquisa Fapesp deste mês, em competente reportagem do meu chapa Marcos Pivetta.

O trabalho, feito em colaboração com geólogos da USP, investiga a cratera de Araguainha, a maior das cicatrizes deixadas por asteroide no nosso Brasilzão. Eles estimam que um objeto de cerca de 4 km se chocou contra o nosso planeta naquela região e iniciou a cadeia de eventos que levaria à mais severa extinção em massa da história da Terra, com perda de 96% das espécies marinhas e 70% das espécies vertebradas terrestres.

Esse episódio de matança indiscriminada, conhecido também como a Grande Matança, ou evento de extinção do Permiano-Triássico, deixou a que aconteceria mais tarde — e acabaria com os dinossauros — no chinelo.

O que é curioso é que a morte dos gigantes lagartos (ou avós das galinhas, como queiram), ocorrida 65 milhões de anos atrás, foi ocasionada por um asteroide bem maior, com pelo menos 10 km  de diâmetro. E, por incrível que pareça, foi menos severa do que a ocasionada pelo impacto de Araguainha, com um objeto menor.

Por quê? Ao que parece, a grande tragédia do impacto brasileiro foi ter acontecido num terreno com muito carbono orgânico armazenado. A pancada (que gerou a cratera que vemos hoje, com respeitáveis 40 km de diâmetro) liberou uma quantidade brutal de metano na atmosfera, causando um aquecimento global violento e quase instantâneo. Sem tempo para se adaptar, muitas espécies morreram, causando o colapso da cadeia alimentar.

Vale lembrar que a hipótese de que a extinção do Permiano-Triássico teria acontecido pelo impacto brasuca ainda é controversa. Até agora, o único episódio de morte maciça de espécies indubitavelmente ligado ao impacto de um pedregulho espacial, dos sete conhecidos, é mesmo o que acabou com a festa dos dinossauros.

De toda forma, o estudo é um lembrete de que, quando um asteroide de grande porte cai por aqui, as coisas não costumam caminhar bem. Ignorar os assuntos espaciais é pedir para que algo assim aconteça de novo. Como dizia Arthur C. Clarke, “os dinossauros morreram porque não tinham um programa espacial”.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. OS DINOSSAUROS ERAM AS BESTAS CITADAS NA BÍBLIA. MORRERAM NO DILÚVIO POIS ENTENDEU NOÉ QUE ERAM BICHOS DO MAL E SALVOU APENAS OS DO BEM . #fail#

  2. Alguém pode me informar porque a única vez que o mundo acabou segundo a bíblia foi o dilúvio, e não há provas de tal e as duas vezes que houveram extinções em massa com fortes provas a bíblia não cita?

  3. Boa matéria, nos faz pensar cada vez mais na fragilidade do nosso planeta “pendurado” nesse imenso espaço. Agora, falando sobre esse espaço gentilmente cedido, chega a ser divertido ler os comentários, se não fosse meio trágico. Apenas cerca de 43% são pertinentes ao tema. Dos 57% restantes, 42% são referentes à política, 12% sobre futebol, e 3% ofensas diretas e indiretas. Assim caminha o Brasil, na contra mão do desenvolvimento pessoal.

  4. Começou bem a conversa, depois viro merda!! Acreditam no que ninguém viu e não acreditam no está aí na nossa cara!! O mundo do jeito que tá!!!

  5. JÁ IMAGINARAM SE TIVESSEMOS HOJE A MESMO SORTE DE UM ASTEROIDE ACERTAR EM CHEIO O PALACIO DO PLANALTO, O CONGRESSO NACIONAL, A CAMARA DOS DEPUTADOS. A EXTINÇÃO TERIA UM OBJETIVO UNICO DE ACABAR COM OS CORRUPTOS E NÃO BICHINHOS PASTANDO INOCENTEMENTE.

    1. Sérgio, acontecer isso é plenamente possível, o impossível é justamente a extinção dos políticos brasileiros, são como as baratas sobrevivem atém mesmo ao holocausto nuclear, são vírus mutáveis e imortais, apenas vão ficar hibernando, esperando a oportunidade de reviver das cinzas.

  6. Tem muitos apaniguados das bolsas ,preocupados se um novo meteoro vai acabar com as boquinhas do PT.

  7. Quem disse que foi Asteróides que matou Dinossauro??? Quanta falta de informação. O Que matou os dinossauros foram os DinoPolíticos corruptos, os Dinomenores viciados e contentes pela lei protege-los, os Dinoassassinos em massa, os Dinoestupradores entre outros. O pior é que, nós os dinossauros de hoje, tb estamos morrendo!!!

  8. Será que a NASA sabe se poderia cair uma pedra dessa proporção ou menor na Terra de novo? Mas também irão reduzir 80% da população mundial, não precisa nem cair uma pedra dessa…

    1. A Nasa tem apoiado um projeto de monitoramento de asteroides, e a maioria dos grandões já foi localizada e não está em rota de colisão. Ainda assim, podemos ser surpreendidos por uma nova descoberta, e há muitos objetos menores que ainda não foram localizados e podem causar danos, ainda que não o fim da civilização.

  9. Agora pretendo dormir e não ter pesadelos c/ meteóros, pq na noite anterior tive c/ Rokeiros fazendo sessão macabra comigo e alguém me salvou, ainda bem.

    BOA NOITE P/ TODOS!

  10. Alguém dos comentaristas escreveu que dinossauros não existem porque nunca viu um.
    Sugiro que, se tiver oportunidade, vá ao museu geológico de Londres e encontrará a ossada completa e montada de um dinossauro. O bicho é grande demais!

  11. Os comentários foram de grande esclarecimento e entretenimento sobre o assunto. Procurei ler todos, até agora!

  12. os dinos nunca existiram, sao invenções iluminattis para confundir a contagem de tempo para os cristãos. o mito E.T tambem é uma invenção iluminatti para confundir o arrebatamento no momento do grande julgamento. DEUS fez tudo, criou tudo e ELE irá acabar com tudo e se voce não se converter a JESUS enquanto é tempo infelizmente voce irá para o INFERNO.

    1. Pelamordedeus, mandem os iluminati para Hollywood! Eles estão precisando de novas ideias! 🙂

  13. Em verdade, e isto pode ser provado, foi há 75 milhões de anos atrás, o falso Big Bang, mas que de fato assolou o Sistema Solar, especialmente nosso Planeta Terra.
    “Não restou Pedra sobre Pedra”, é bíblico!
    – Se conhecerem as fotografias da nave Atlantis sobre a Amazônia, então conhecerão que palco representava nesta época, as curvas de nível, os aquedutos, as pirâmides etc… São reais e não imaginações ou interpretações.
    Há muito o que saber, por isto DE OLHO NA TERRA foi uma bela ficção nesta área…

  14. Qual o sinificado dessas palavras e expressões Sr ?jornalista?

    chapa, Brasilzão, matança, chinelo, gigantes lagartos, avós das galinhas, pancada, global violento, brasuca, pedregulho espacial, festa dos dinossauros, caminhar bem

    1. Chapa – colega, companheiro, amigo
      Brasilzão – apelido carinhoso, aumentativo de Brasil
      Matança – chacina, morte coletiva
      Chinelo – calçado; deixar no chinelo – superar por uma longa margem
      Gigantes lagartos – expressão carinhosa para os dinossauros, conhecidos como grandes répteis, hoje extintos
      Avós das galinhas – expressão carinhosa para os dinossauros, os ancestrais evolutivos das aves
      Pancada – impacto violento
      Global – em escala mundial
      Violento – agressivo, intenso
      Brasuca – gíria para designar naturalidade brasileira
      Pedregulho espacial – sinônimo de asteroide, grande rocha a vagar pelo Sistema Solar
      Festa dos dinossauros – a vida é (ou deveria ser) motivo para festa
      Caminhar bem – ter andamento com êxito

      Cris, posso trabalhar na próxima edição do Houaiss? 🙂

  15. Quem não se comunica …… Vejam só como o assunto rendeu? Horas de conversa! Valeu a pena acompanhar: se não aprendi, me diverti!

  16. Ow, vamos falar sério?

    Já encheu o saco essa cambada que em tudo quanto é notícia vem reclamar de PT, Lula, Dilma e a pqp!!!

    Vão chupar …. cambada de desocupados!

    Ninguém é obrigado a ficar topando com esses comentários que não tem nada a ver com a notícia.

    Ou comentem sobre a notícia ou encham a boca de feno, bando de burros, e calem a boca. Porque se o Brasil é o que é a culpa não é do PT e nem de político nenhum, a culpa é de burros alienados como vocês que botam esses imorais no poder.

  17. O POVO IGNORANTE, VAI LER A BÍBLIA…
    GENÊSIS QR DIZER A CRIAÇÃO.

    O ESPIRITO DE DEUS PAIRAVA SOBRE AS ÁGUAS…ISTO QR DIZER Q NÃO HAVIA PARTE SECA…VÃO LER E PROCUREM OS DINOSSAUROS NA BÍBLIA, OU O HOMEM SENDO FORMADO DE UM MACACO…

    MAS USEM COM CUIDADO O ULTIMO NEURÔNIO DE VCS, SENÃOOOOOOOOO…

  18. Gosto dos comentarios em si, a arqueologia e o estudo que mais desperdica $ a existencia do dinossaur, seria mais facil achar o meteoro do que a causa, todos os estudo ancientifico acham a causa e nuca o causador, absurdo, o meteoro fez a cratera e evaporou, mentes… a terra so tem +- 7000 anos . Biblia, inicio e fim, queira acreditar ou nao, um abraco

    1. Caro, Paulo, a sua conta está errada. Eu também acredito na bíblia ,porem não podemos confundir o ”Tempo” de Deus , com o nosso. Os 7 dias que Deus, gastou para construir a Terra, foram 7 mil anos em nosso ”Tempo”. Esse Tempo que nós conhecemos só pode existir a partir do quarto dia da criação da Terra, mas Deus , já contava os dias desde o inicio. Deus , ainda pode esta de luto pela morte do filho dele , para nós já faz milhares de anos que Jesus, foi crucificado mas para Deus, pode ter sido há 3 dias atrás.

  19. Quem escreveu essa matéria tem 10 anos, pra começar ela auto se faz uma pergunta na foto “da nasa?” uai, se eu to lendo a reportagem eu tenho q dar respostas? não entendi mas tudo bem, depois TODOS NÓS SABEMOS Q O METEORO Q CAIU NO PLANETA DIZENDO CAUSAR AS PROPORÇÕES Q NA REPORTAGEM DIZ FOI EM YUCATÁN MÉXICO!

    1. O que eu quis dizer com a pergunta na legenda é que é muito difícil identificar a cratera na imagem, apesar de ela estar lá. E quisera eu ter dez anos… Abraço!

  20. Não sei porque os cientistas fazem questão de envelhecer a Terra , a Terra é novinha, não deve ter nem 20 mil anos ainda.

  21. O Universo é um grande ser vivo, nós somos os vírus e bactérias, que estamos contaminando um dos órgãos.
    Logo, logo o grande ser vivo vai pro brejo

  22. Gozado, montanhas se formam pelo movimento das placas tectônicas, cratera por asteroides. Asteroides estes que não deixam vestígios apesar de seu tamanho. Os granitos estão aí a milhões de anos e não se desintegraram, só os asteroides.
    NO movimento das placas tectônicas, assim como se formas montes, também podem formar depressões. Muito simples.

    1. Cara, a energia gerada no impacto vaporiza os asteroides. Você pode não ter o asteroide que caiu no México e acabou com os dinos, mas você tem o pó dele cobrindo todo o globo terrestre na chamada camada geológica KT.

  23. Eu achei a matéria muito boa.
    Nada a ver ficar revoltado porque o autor escreveu de forma não científica e brincalhona.
    Isso mostra como muitos não conseguem pensar fora da caixa.

  24. Araguainha, município de Mato Grosso, situado na divisa com Goiás; segundo o IBGE a cidade de menor população do Estado; Olha aí a minha querida cidade ficando famosa.

  25. Conversa fiada pra deixar um monte de gente mamando um rio de dinheiro às custas da população que trabalha e sustenta esse país de corrúptos.
    Outra: me prove que essa cratera tem tantos milhões de anos, ou que aquele osso encontrado tem tantos mil anos.
    Pra mim isso é tudo conversa pra boi dormir.

    1. Quanto mais ignorante o povo de um país, mas corrupção existe nele. Você sabe o que é datação radioativa? Se você não sabe, então deixe de preguiça e vá pesquisar para diminuir um pouco a sua ignorância que deve estar contribuindo para o aumento da corrupção neste país.

  26. Eu gostaria de saber, por mera curiosidade, caso esse meteóro tivesse caido no dia de hoje, qual seria o tamanho do estrago?

    1. Excelente site que simula qualquer impacto e todos os efeitos a qualquer distância que vc esteja dele.

  27. Na verdade, existem centenas de outras crateras de impacto mundo afora – algumas do mesmo tamanho, algumas até maiores, com idades semelhantes. É bastante difícil afirmar que o evento X foi causado pelo impacto Y. No caso do meteorito dos dinossauros as evidências são mais consistentes por causa da camada de detritos que cobre grande parte do planeta nessa época e pela diferença no número de fósseis abaixo e acima dela. No entanto, quanto mais antigo o evento, maiores as transformações das camadas geológicas (inclusive, há 200 milhões de anos ainda havia o supercontinente Pangea e o “Brasil” ainda não existia).

    1. Historicamente, o Brasil só veio a existir em 1500. Mas, claro, o pedaço de crosta que viria a ser o Brasil já estava lá, na Pangeia!

  28. o que tem de gente que gosta de acusar político de corrupto, mas não perde a oportunidade de um ‘jeitinho brasileiro’… hipócritas!!!

    esquecem que políticos são ELEITOS e são REPRESENTANTES, por isso seus trabalhos devem ser diariamente acompanhados.

    E o que a magnífica obra de Oscar Niemeyer tem a ver com os desejos estúpidos de alguns?

    Brasília é belíssima e a casa da democracia. Basta a população fazer sua parte e deixar de votar nos mesmos coronéis há 40 anos….

  29. Por acaso este não é o Domo do Araguainha? Ninguém melhor pra falar sobre o assunto que o geólogo Gercino, sério, competente e um dos responsáveis por esta pesquisa.

Comments are closed.