O dia em que a Nasa virou Brasil

Salvador Nogueira

Quem visitar o site da Nasa hoje (www.nasa.gov) vai dar de cara com uma mensagem das mais esquisitas. “Pelo lapso no financiamento governamental federal, este site não está disponível.”

É isso aí. Acabou o dinheiro do orçamento de 2013 (o ano fiscal terminou ontem), e como a lei orçamentária para 2014 ainda não passou pelo Congresso, acabou a grana para manter a agência em operação. Resumo da ópera: o pessoal lá está interrompendo as operações.

A única grande exceção é o controle da missão no Centro Espacial Johnson, em Houston, que manterá suas atividades para dar suporte aos astronautas em órbita na Estação Espacial Internacional. De resto, a Nasa vai ficar paradinha da silva, esperando a verba para 2014 chegar.

Em nota interna, a agência comunicou a seus funcionários ontem:

“Embora as negociações estejam em andamento para passar a dotação do ano fiscal 2014, é possível que nenhum acerto seja obtido, exigindo uma interrupção das operações comuns. Se uma resolução para o ano fiscal 2014 não for aprovada antes de 00h01 de 1º de outubro, a Nasa só poderá realizar atividades ligadas à interrupção ordenada de operações e à realização de atividades de exceção. Como parte requerida da desativação, os empregados que não estejam realizando as atividades de exceção por lei serão dispensados e não poderão trabalhar pela duração da desativação, a não ser que sejam chamados para uma atividade de exceção. Segundo nosso plano de desativação, todos os empregados serão notificados até 30 de setembro se estão em chamado ou dispensados em caso de desativação. Se você tem dúvidas sobre o seu status, por favor consulte seu supervisor.”

ENTENDENDO O QUE ROLA

Normalmente, os acordos para fechar o orçamento da Nasa eram bipartidários. Ou seja, republicanos e democratas chegavam a um consenso e aprovavam em conjunto a grana para a agência espacial. De uns anos para cá, isso se tornou mais difícil, com as iniciativas do governo Obama de cancelar o Projeto Constellation (que previa o retorno tripulado à Lua) e encorajar a comercialização dos serviços de suporte logístico à estação espacial. As duas iniciativas foram mal recebidas no Congresso, que está cada vez mais arisco e dividido para aprovar o orçamento. No ano passado, o fantasma da desativação ameaçou, mas não pegou. Desta vez foi.

Vale lembrar que o conflito pelo orçamento americano vai muito além da Nasa. Está tudo emperrado por lá. Veja aqui o que está rolando.

E é isso. Enquanto a grana não chegar, a Nasa está basicamente de folga. Desde que comecei a acompanhar de perto o setor espacial, 13 anos atrás, não me lembro de ter visto isso acontecer. O que você achou dessa?

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. O título da matéria é 100% infeliz e descabido, apesar da explicação fajuta. Mas é a Folha, né? Da pra entender…

  2. O Nosso país é um país que se encontra em desenvolvimento tudo é realizado com bastante dificuldade õs americanos não são melhores que os Brasileiros, precisamos nos brasileiros, investir,mais, em tecnologia, os brasileiros são povos muito inteligentes, falta incentivos do governo em tecnologia, e formação de cientistas em formação tecnologica, um incentivo dos brasileiros, estudarem na china seria de tamanho valor para o nosso país, inclusive incentivos a empresários a conhecer mais da tecnologia chinesa,admiro muito dos brasileiros, são povos pacificos, o país tentou duas vezes o lançamentos de foguetes, em alcantara -no maranhao, mais ouve interceptação de estrageiros,que não querem que o nosso país se desenvolva, mais creio que vai acontecer no nosso país um país desenvolvido dependente muito de nossos filhos

  3. Mas o brasil é um lixo onde nada funciona direito mesmo! Somos vira-latas mesmo! O título da matéria está certinho, o dia que a NASA não funcionou direito por causa da política! E no brasil NADA funciona direito! Perfeito título!

  4. Que coisa mais estranha está acontecendo! A NASA se diz parada mas ao menos as fotos do Sol vindas do Solar Dynamics Laboratory (SDO) continuam sendo liberadas normalmente, http://sdo.gsfc.nasa.gov/assets/img/latest/latest_1024_0304.jpg , enquanto o mais aguardado evento dos últimos tempos que é a aproximação tão grande de um cometa com um planeta está completamente negligenciada pelas agencias espaciais de notícias. As poucas fotos disponíveis de astronomos amadores no site space weather, são de péssima qualidade e desprovidas de cores, impedindo a visualização do seu comportamento espectral! Qual o motivo dessa filtragem de informações??

  5. Salvador, eu li em outro portal que o Curiosity ia ser colocado em modo de hibernação durante essas ferias forçadas. Sera que deu tempo dele registrar o Ison? Ou ja pré programaram essas atividades e só depois caso não tenha nenhum novo comando ele vai tirar uma soneca?

    1. Pelo que li, as observações seriam feitas normalmente. Mas as coisas estão meio confusas. Aguardemos.

  6. Qualquer semelhança com o CPTEC/INPE a partir do próximo dia 11 é mera coincidência

  7. O principal responsável nessa situação é Presidente Barack Obama. Incompetente, populista, arrogante-cínico, sem capacidade de articulação política Está desorganizando e deixando o povo norte americano mais sem cultura. Consequentemente afeta todo o planeta. Porquê não é criticado? É a época de certos modismos. A humanidade foi para o lado errado de direitos. Cada vez mais tratando de “coitadinhos” quem prejudica o outro e a natureza. Tudo para manter-se nos cargos e enriquecer-se com a desgraça dos outros. A solução é inverter tudo isso.

    1. Não acho que aqui seja lugar para discussão política mas todo o impasse foi gerado pelo movimento do governo atual em tornar acessível os planos de saúde à maioria dos americanos. Isto para você é populismo? Obama lembra Jimmy Carter com uma visão menos beligerante e mais humana. Os cortes efetuados por ele na NASA realmente prejudicaram as pesquisas mas ocorreram numa fase de problemas econômicos importantes nos EUA e no resto do mundo. Seu comentário é cheio de incoerências….

    2. Mais sem cultura! O americano não sonha com um mundo melhor para todos, só para eles.

  8. Os EUA estão parando, por que a turma da guerra (republicanos) está boicotando, não se conformam em não atacar a Síria.

  9. Por isso que em um outro tópico eu disse que torcia muito para encontrar algum sinal ou indício de vida (microbiana) em Marte, se tivesse encontrado, hoje a discussão seria quando vamos pra lá.
    Cada ano que passa, desde a crise, eu só ouço reduzirem as verbas para o programa espacial, por isso notícias como a de Marte, a explosão do ônibus, só faz andar pra traz, o que já está bem devagar se compararmos com a época da corrida espacial. É uma pena, em qualquer lugar do mundo depender dos burocratas é complicado.

  10. Felizmente o site Space weather diz que o curiosity continua a tirar fotos desse encontro do ISON com Marte, e espero que esse Shut Down americano não diminua a divulgação de dados relevantes sobre esse evento tão aguardado.

  11. Achei um equívoco dizer que a Nasa “virou Brasil”, já que no Brasil o atraso na aprovação do orçamento não paralisa o governo. Ele tem permissão para gastar a cada mês 1/12 da proposta orçamentária enquanto o orçamento não for aprovado.

    1. A referência foi porque no Brasil o programa espacial é severamente subfinanciado.

      1. Eu entrei aqui justamente pra criticar o título da matéria.

        Parecia que o velho complexo de vira-latas atacava novamente. Lembrei até de um antigo programa humorístico de rádio onde um personagem sempre dizia “os americanos são muuuuito melhores do que a gente”

        Fiquei feliz com sua resposta, Salvador.
        De qquer forma não foi o mais feliz dos títulos por aqui.

        Abs

        1. Danilo, saudosa lembrança dos Sobrinhos do Athayde. E respeito. Mas tente acompanhar o programa espacial brasileiro por 15 anos e não ficar frustrado, achando que isso aqui é uma palhaçada… desculpe pelo desabafo, em tom de piada, no título. Eu só não gosto de perder a piada. Alguns posts atrás, estavam me chamando de ufanista por falar de uma cratera em MT… 😛

    2. Não tem a ver com astronomia, mas essa crise política dos EUA, que paralisou o governo, mostrou algumas coisas interessantes: lá funcionário público não é concursado, entra pela velho QI ou por outros meios indiretos; que lá o governo mandou os funcionários pra casa, sem receber salários e sem a mínima chance de receber retroativo, quando as coisas se resolvessem. O impacto na economia é grande. Tudo isso porque a maioria branca tenta por todos os meios sabotar o governo do Obama. E ainda querem ser modelo pro mundo 🙂

Comments are closed.