O Senhor dos Anéis, visto de cima

Salvador Nogueira

Você já imaginou como Saturno seria sem seus portentosos anéis? Agora não precisa mais. No último dia 10, a sonda Cassini, da Nasa, tirou uma foto espetacular, como se estivesse vendo Saturno de cima.

Saturno visto de cima, em mosaico de imagens da sonda Cassini

No mosaico acima, composto por 12 imagens capturadas com filtros verde, vermelho e azul (a fim de produzir a imagem colorida com cores aproximadas das que veríamos), a espaçonave da Nasa conseguiu obter um ângulo impossível da Terra, que permite ver o planeta completamente separado dos anéis. Daqui, eles sempre se sobrepõem àquele mundo gasoso.

As operações da Cassini continuam normalizadas, apesar do apagão da agência espacial americana, que ainda não se resolveu durou até hoje e acaba de se resolver*, pelo menos temporariamente. Isso quer dizer que as fotos continuam sendo obtidas pelas sondas, mas não estão sendo processadas e divulgadas.

Então, como o Mensageiro Sideral traz esta para você? Graças a Emily Lakdawalla, blogueira da Planetary Society que está sempre antenada e de olho nas imagens “cruas” das sondas. Essa imagem foi processada por Gordan Ugarkovic e publicada aqui.

“Incrível o que a Nasa consegue fazer enquanto nosso governo está não funcional”, comenta Emily ironicamente. “Imagine o que poderia fazer com um que funciona?”

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

*atualizado 12h29

Comentários

  1. Tenho sempre a impressão de que todas imagens de Saturno que vejo parecem muito artificiais, por que será? Seria exatamente assim que veríamos de perto?

    1. Talvez na resolução máxima devesse aparecer uma ou outra — como as luas-pastoras dos anéis –, mas acho que Titã, a maior, estava fora de quadro mesmo.

  2. Essa foto é SHOW!!!
    Todos torcem para acharmos um planeta com as características semelhantes a do nosso no intuito de encontrar vida, eu também gostaria, mais confesso que vou na contra mão da maioria, quanto mais distinto o planeta da Terra mais me fascina! Vejo esta foto deste gigante gasoso com estas misteriosas nuvens em seu pólo e uma gama de anéis que traria ainda mais inspiração a Picasso, a órbita excêntrica de Mercúrio, exoplaneta que pode chover pedra e meu favorito Júpiter, o gigante gasoso protetor do sistema solar (ou não kkk) com suas faixas atmosféricas girando na direção oposta a rotação do planeta e uma tempestade gasosa que engoliria a Terra.

    Respeito a opinião dos críticos em cima dessa fotografia de Saturno, mais quando passaram pelo site e se depararam com esta bela pose do gigante não resistiram, acreditando ou não na autenticidade da foto eles sempre vão parar pra te ver!!!

    Parabéns Saturno você é incrível!!!

    1. O lixo espacial é feito de detritos muito pequenos para serem vistos como uma “capa” de lixo ao redor do planeta.

  3. Quando criança, curtia muito astronomia, sabia de cor e salteado a ordem e tamanho dos planetas do Sistema Solar e buscava tudo que podia sobre datas de eclipses e outros fenômenos do tipo para poder observar. Isso numa época sem internet !

    Essa admiração ficou meio esquecida até hoje ao ver essa imagem de Saturno. Passei um bom tempo no site das imagens em RAW, vendo os detalhes.

    Vou fazer uma pergunta, me desculpe se for óbvia: as imagens não são originalmente coloridas por conta da ausência de luz pela distância do planeta até o Sol ? Dá pra confiar que as cores reais são essas colocadas na pós produção da foto ?

    1. Não, as imagens são sem cor porque são capturadas por filtros específicos de cor. Então, digamos, é uma foto PB que representa a quantidade de verde, outra que representa a quantidade de vermelho, e para montá-las elas precisam ser reunidas no computador. Isso ajuda a identificar fenômenos específicos, visíveis só numa determinada frequência de luz, e não chega a ser muito diferente da forma que enxergamos, antes de o cérebro processar a imagem. Nos olhos, temos células fotorreceptoras especializadas em captar cores específicas. Ou seja, uma célula vê só tons de vermelho, outra só tons de outra cor, e assim por diante.

  4. Salvador, sou completamente leigo quando o assunto é astronomia mas sei que da Terra é impossível observar os anéis de saturno a olho nu. Utilizando um telescópio é possível fazer isso? Existe algum ponto de referencia no céu para conseguirmos encontrar o planeta?

    Grande abraço.

    1. É sim, Edu. Com um telescópio bacana dá para ver, ainda que pequeninos, os anéis. Saturno se desloca pelo céu ao longo do tempo (assim como os demais planetas), de forma que a melhor maneira de localizá-lo “em tempo real” é usando programas de computador que simulam o céu da sua região. Na web, você baixa o Stellarium gratuitamente, em português. Para tablets e celulares, tem o bacanérrimo Star Walk, que é baratinho e permite que você aponte o celular para o céu e veja o que há naquele pedaço do céu. Vale super a pena. Abraço!

  5. Salvador, qual é a distância da órbita da Cassini até a suposta superfície (já que ele é gasoso) de Saturno? Esta sonda não pode se aproximar mais do planeta para se obter imagens mais nítidas dos anéis ou do planeta?

    1. Pode e faz, Aurélio. Ela já revelou ondulações nos anéis, para quase tenha uma ideia. Esta foto está longe de ser uma das com maior valor científico. Só é uma das mais bonitas. 😉

  6. Salvador, porque os outros planetas que tambem tem colisões por materiais rochosos, não tem anéis como saturno?
    Outra dúvida, é como novas colisões não desalinham ou modificam os aneis de Saturno?
    grato

    1. Joel, todos os planetas gigantes têm anéis, só não tão proeminentes como os de Saturno…

  7. Foto magnífica. A Cassini dá o show! Só não gostei da menção ao livro/filme que particularmente, ODEIO! Que tal “Rei dos anéis”… rsrsrs. Apenas uma sugestão. Parabéns pelo post e parabéns por manter a maioria informada sobre as ultimas descobertas e informações sobre exploração espacial.

  8. Imagem fantástica!!!
    Pena que muito provavelmente não veremos uma viagem interestelar.
    Acredito que daqui entre 500 e 1,5k de anos veremos alguma viagem assim!!!

    O que pensa a respeito disso salvador? Tem um prazo um pouco mais “animador”?

    Penso que para vencer as distancias em anos-luz não vai ser mais usado sistema de propulsão/empuxo, concorda?

    abs e otimo blog!

    1. Renato, escrevi um bocado sobre viagens interestelares no meu livro “Rumo ao Infinito”. Não acho que vá demorar tudo isso aí, não. Abraço!

  9. O eixo de rotação do planeta é o mesmo que os aneis? Ou seja, os aneis giram sempre acompanhando a linha do “equador” de Saturno ou existe alguma variação nessa rotação? Obrigado.

      1. Já tinha gostado da forma como você escreveu a matéria e da preocupação em responder ao pessoal de forma simples. Mas esse seu comentário acabou de me transformar em fã.

        Parabéns e continue com o bom trabalho! Lerei as outras matérias! 😉

Comments are closed.