Eclipse solar no domingão

Salvador Nogueira
Eclipse solar parcial visto da Flórida.

Aê, galera! Quem aí vai ver o Domingão do Eclipsão? Ô loco, meu! Brincadeira!

(Perdoem o Mensageiro Sideral pelo início de texto, mas hoje é sexta-feira, certo?)

Bem, já deu a zoeira. Vamos aos fatos. No próximo domingo, 3 de novembro, rola um eclipse solar parcial, visível em parte considerável do território nacional, nas regiões Norte e Nordeste. “As melhores condições são no litoral norte, do Amapá até o Rio Grande do Norte. Nessas regiões, até 30% da superfície do Sol será coberta pela Lua”,  afirma Gustavo Rojas, astrônomo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A imagem abaixo vale mais do que mil palavras a esse respeito.

Como se pode ver, o horário de observação (calibrado por Brasília, que segue o horário de verão) varia dependendo da sua posição no mapa, assim como o grau de acobertamento do Sol pela Lua.

Um eclipse solar acontece quando a Lua e o Sol se alinham no céu, de forma que a primeira bloqueia a luz da segunda. Eles existem em três tipos básicos: parciais (a Lua recobre só uma parte do disco solar), totais (a Lua se sobrepõe completamente ao disco solar) e anulares (a Lua está afastada a ponto de seu disco não aparecer grande o suficiente para tampar completamente o Sol, deixando um anel ainda visível).

O de domingo é de um tipo mais raro ainda: é um eclipse híbrido. De alguns pontos da Terra, será possível ver o Sol ser coberto pela Lua totalmente, em outros a visualização será a anular. Para que se tenha uma ideia da raridade, os eclipses híbridos representam apenas 4,8% do total de eclipses solares.

Para os tupiniquins, contudo, o eclipse será apenas parcial mesmo.

COMO OBSERVAR

“Como em toda observação solar, não se deve olhar diretamente para o Sol”, afirma Rojas. “O método mais seguro é fazer uma projeção com uma luneta ou binóculo.”

MUITA ATENÇÃO AQUI: nunca olhe diretamente pela luneta ou pelo binóculo para o Sol. Cega mesmo. Não é brincadeira. Aponte o instrumento para o Sol sem olhar diretamente e projete a imagem num anteparo de papel.

Rojas não recomenda outras soluções caseiras. “Filtros improvisados com radiografias, filmes fotográficos, disquetes (alguém ainda sabe o que é isso?) ou outras ‘gambiarras’ devem ser evitados”, diz.

Sinceramente, acho um pouco exagerado. Tudo bem usar uma velha radiografia e dar uma olhadela no Sol através dela. Não é como olhar para a Arca da Aliança no filme do Indiana Jones, seus olhos não derretem ou coisa do tipo. O lance é evitar ficar olhando fixamente para não provocar danos à visão.

As recomendações exageradas dos profissionais às vezes fazem parecer que é mais perigoso olhar para o Sol durante um eclipse do que todos os dias. Não é. É a mesma coisa. O lance é que, sem eclipse, o desconforto é bem maior e naturalmente evitamos olhar fixamente. Com eclipse, tem menos luz, e você pode se sentir mais tentado a ficar observando. Resista à tentação.

Ou use um anteparo ou dê rápidas olhadelas com um filtro escuro. Bom eclipse solar! Depois desse, o próximo visível no Brasil vai acontecer só em 2017.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Podiam ter colocado logo no horário local. Norte e nordeste não têm horário de verão. Isso vai confundir muita gente que vai acabar perdendo o fenômeno.

    1. Se deu bem mesmo, terra abençoada. Foi de Natal que ví em 2006 o último eclipse total do sol até 2045 aqui no Brasil.

  2. (Estou repetindo este comentário aqui para todos verem)
    Eclipse solar total em SP somente no dia 7 de novembro de 2906.

  3. Pra quem espera um eclipse em SP, um software que eu uso desde o windows 98 chamado Skymap aponta que só haverá um solar em 2017, parcial.

  4. Ótima época para conhecer São Tomé e Príncipe. Se entendi corretamente lá será mais de 98% de bloqueio.

  5. Pelo Stellarium dará para ver o eclipse em vários locais, bastando para isso mudar a localização.

      1. Ah obrigada. Pena que não poderei ver no domingo. Será meu aniversário e vai fazer exatamente 19 anos que teve um eclipse solar total aqui em SP. Eu nasci bem na hora que a cidade ficou totalmente escura (:

          1. E este próximo eclípse solar que está para ocorrer em 2017 será TOTAL Salvador Nogueira?? Agradeço a sua atenção.

  6. Parece que aqui em Alagoas terei uma boa visão desse eclipse 🙂 ! Mas estou com uma dúvida: será que conseguirei tirar uma foto decente do eclipse com uma câmera digital? Tenho uma Fujifilm semi-profissional (lente com zoom máximo de 30x), e já consegui tirar algumas fotos razoáveis da Lua, mas vejo que o desafio para fotografar o Sol é bem maior. Será que terei que providenciar (ou improvisar) um filtro para conseguir um resultado melhor? Agradeço antecipadamente a quem responder 🙂 !

    1. Sem filtro acho que o fenômeno fica completamente ofuscado. Coloca uma radiografia na frente da lente que acho que já produz um resultado…

  7. Sera que podem me esclarecer, pois são dois eclipses em menos de 20 dias ! Pesquisei e nunca aconteceu em menos de 87 dias.
    Grato.

    1. Pedro, não será possível. Só se pode ver do risco preto diagonal mais baixo para cima.

  8. O de amanhã é de um tipo mais raro ainda: é um eclipse híbrido…..~´E amanhã ou dia 03 !!!!!!!!

    1. kkk, tem muita paciência o Salvador. Responde a todos os “E no cafundó?”, “E na capital de Cafundó?”, “Quem mora no Cafundó sem chance né?”.

      Parabéns pela paciência.

      Aproveitando o post, meio que “descobri” o site essa semana, e lendo os comentários de outro post (o da Galaxia Distante) vi sua dica de que tinha editado a Superinteressante especial desse mês (a do Einstein, bons tempos em que a Super escrevia sobre ciência). Parei de ler e corri para a banca, fui deitar lendo e acordei de madrugada com ela no peito.

      Abraço e obrigado pelo blog.

  9. É uma pena que não será visto daqui da região sudeste. Foi graças a um eclipse desses que foi provado a teoria do Sr. Albert Einstein, que previa que a luz se desviava ao encontrar um campo gravitacional intenso.

    1. Quase contei essa história no post, Miguel. Mas sacomé, sexta-feira… fica pra próxima. 🙂

  10. Sera que podem me esclarecer, pois são dois eclipses em menos de 20 dias ! Pesquisei e nunca acontecu em menos de 87 dias.
    Grato.

    1. Foi um lunar e outro solar. Aí não é incomum. Entre abril e maio deste ano tivemos a mesma sequência. Quando a Lua está de um lado da órbita, eclipse lunar. Quando dá a volta e chega do outro lado, 14,5 dias depois, eclipse solar.

  11. Na pontinha do Rio grande do norte vai dar 40% de cobertura, e os felizardos de Fernando de Noronha mais de 45%.

    1. Só mais uma coisa, quem gosta de F1 não pode perder no domingo o grande premio de Abu Dhabi, pois eles certamente vão mostrar o início do eclipse, antes do sol se por no horizonte!

      1. Em Abu Dhabi vai se ver muito pouco e apenas parcial como no Nordeste. E não será no início, mas perto do final.

  12. A recomendação mais importante é não olhar para o Sol através da luneta sem proteção. Eu já fiz esta besteira. Esqueci de por o filtro solar. Mas percebi a tempo. Ganhei uma pequena mancha marrom na visão que já se corrigiu…..

    1. Entre 9h e 10h (de Brasília), dependendo da sua localização. Veja o mapa que tem as faixas dos horários.

    1. A gente já teve o eclipse Lunar dia desses aí.. Deixa um pouco do show dos céus pros caras do Norte! 😛

      1. Mas eclipse lunar é visto em um alcance muito maior e acontece o “tempo todo”, um eclipse solar é muito mais raro e visto por poucos D:

        Nem se fala um eclipse completo

        1. Eu mesma sou do nordeste, e já tive o prazer de ver um eclípse solar daqui no ano de 1996!! Lembro-me como hoje, e ocorrera no final da tarde, o sol estava bem “inchado”, alaranjado e aos poucos a lua fora cobrindo o mesmo até “forrá-lo” por completo; e asombra da lua escureceu o céu por um momento que como todos sabem, de fato trata-se de um raro e lindo fenômeno!! Já o eclípse lunar pode ser bonito mas não se compara, fora que não é raro de se ver, meio sem sal!

          1. O eclípse solar que ocorrera, pelo o que lembro, no ano de 1996, eu era criança por sinal; não foi parcial, mas sim, total!! UM ESPETÁCULO QUE JAMAIS ESQUECEREI!!

          2. Tive a oportunidade única, assim como muitos aqui no nordeste do país, de visualizar um eclípse solar TOTAL no ano de 1996 (pelo o que lembro, tal eclípse ocorrera neste ano, contudo segundo o meu irmão mais velho, ocorrera no ano de 1991)! I never will forget!! Good Bye Friends*

    2. Eclipse solar total em SP somente no dia 7 de novembro de 2906. Quer ver um? Se tiver dinheiro viaje, há muita gente fazendo isto, caso contrário use o Stellarium ou qualquer programa parecido.

Comments are closed.