A batata lunar americana está assando
Os chineses estão se preparando para seu primeiro pouso não-tripulado na Lua. O lançamento da sonda Chang’e 3 deve acontecer no mês que vem, e, como o Mensageiro Sideral já havia sugerido, parece ser um precursor para futuras missões com astronautas.
Até aí, nada de novo. A última novidade foi ver os astronautas veteranos de pousos lunares Buzz Aldrin (Apollo 11) e Eugene Cernan (Apollo 17) fazerem essa mesma avaliação e dizerem à revista “Aerospace America” que os detalhes de engenharia que estão emergindo da sonda lunar chinesa sugerem que ela seja um precursor formal para um módulo lunar tripulado que pudesse levar gente à Lua em 2030.
Na avaliação da dupla, o momento é perfeito para a Nasa iniciar um projeto de cooperação com a China para levar humanos — chineses e americanos — de volta à Lua, como prelúdio a missões internacionais tripuladas para Marte.
Que fase, hein, Nasa? Na boa, mas os americanos estão vendo a batata assar para o lado deles. Enquanto ficam patinando entre projetos (primeiro com o Constellation, de Bush, que promoveria o retorno à Lua, depois com a missão de captura de asteroide, que o Obama está tentando empurrar no lugar), os chineses têm um plano claro e bem definido de progressão de seu programa espacial. Mesmo gastando bem menos que os EUA, a China tem tudo para assumir a liderança da exploração espacial na próxima década, pelo simples fato de que sabe aonde está indo.
Até pouco tempo atrás, havia gente que achava que isso poderia levar a uma nova corrida espacial, com chineses e ianques duelando pela liderança. Contudo, está claro que os americanos estão perdendo espaço (literalmente) a cada minuto que passa. Enquanto isso, os taikonautas estão cada vez mais assanhados. O governo chinês recentemente anunciou que busca parceiros para usar a estação espacial própria (nos moldes da antiga Mir russa) que eles irão construir até 2020 (detalhe: durante anos eles quiseram fazer parte do consórcio da Estação Espacial Internacional, e foram barrados pelos EUA).
Nesse meio tempo, os americanos estão num impasse entre proteger seu investimento no complexo orbital compartilhado com russos, europeus, japoneses e canadenses (financiando-o além de 2020) e bancar os novos foguetes e veículos de exploração de espaço profundo.
Na última vez em que conversei com Cernan, quando ele esteve no Brasil, em 2010, o astronauta veterano se mostrava preocupado com a falta de diretrizes e rumo do programa espacial americano, em face do avanço chinês. Se agora ele já sugere cooperação, é sinal de que viu que a vaca ianque já foi para o brejo lunar…
O humano é regido por dois instinto o da sobrevivência e o da perpetuação da espécie ele não inventa nada pois tudo já existe e existia desde antes e depois do BIG BEN assim sendo o ser humano instintivamente sente que o sistema solar é finito ,é transformável assim como também a matéria e que ele precisa obedecer os instintos sair ou se adaptar a este novo espaço universal e tudo isto deve ser feito usando o tempo universal não o de relógio.
É incrível como ainda existem pessoas que duvidam que astronautas pisaram na Lua, por favor, vocês que duvidam, vão pesquisar corretamente, pesquisem desde o incio da Corrida Espacial, os programas Mercury e Gemini, além do Programa Apollo. É lamentável saber que ainda tem gente que duvida dos pousos tripulados na Lua.
O incrível é que haja tanta gente que não sabe conviver com a liberdade e o diálogo, compreendendo o fluxo de informações e a relação de certos debates científicos com crenças políticas e ideologias. Muitos podem não “querer” acreditar, e mais um bocado de gente parece “querer” acreditar, por muitos motivos alheios à própria questão. Poucos, raríssimos intelectuais defendem categoricamente uma posição, ou outra, interessados apenas no fato em si.
É impressionante como tem gente que acredita que o homem ainda não foi pra, Lua…
Quem sabe Cabral não descobriu o Brasil e a realidade atual na verdade é uma viagem muito louca de um fumo brabo de forte que todo mundo fumou…pode ser que a gente ainda esteja na Idade Média, sonhando e fumando esse fuminho forte, alucinando que existem carros, aviões, televisão…!!!!!!
Eta fuminho bom…não quero acordar nunca…
O senhor está insinuando que questionar a ida do homem à Lua é coisa de viciado e drogas?
Não, não é. É só ignorância mesmo. 😛
Caro Salvador, em geral, qualquer debate é nutrido pela falta de algum conhecimento, de parte a parte, pois a incompletude é inerente ao desenvolvimento intelectual de todos nós. Fabuloso é o debate em si e o primado da dúvida, e é quando instigado pelo questionamento alheio que o sujeito pode apresentar-se como um gentleman.
Pedro, acho um discurso maravilhoso. Mas não podemos nos esconder (como muitos na minha profissão fazem) atrás de um suposto diálogo para questionar coisas cabalmente demonstradas. Quando enveredamos por esse caminho, somos obrigados não só a reconhecer e respeitar os céticos das viagens lunares, como aqueles que dizem que o HIV não causa Aids (felizmente desaparecendo!) ou aqueles que dizem que mudança climática é invenção. Se todo debate se tornar legítimo, perdemos as balizas do conhecimento e igualamos aqueles que estudaram uma vida inteira para compreender fenômenos àqueles que decidiram dar um pitaco de última hora.
Entendi a questão das balizas do conhecimento. De fato, é preciso cuidar para não valorizar diálogos que não conduzem a lugar algum. Mas chamo a atenção para a necessidade de tratar com dignidade até o sujeito mais néscio. Alguns debates podem ser esgotados por quem detém mais conhecimento (isso ocorre com frequência), com a simples alegação de “sugiro que leia tal livro e, após, poderemos voltar a discutir, enquanto isso, você tem alguma sugestão de leitura para mim?”. Não é preciso ficar insinuando que determinada opinião é coisa de drogado etc., como fazem muitos aqui. Lembremos que são certos questionamentos triviais que levam muitos adolescentes a se interessar por ciência. Muitos rapazes e garotas de 12 anos podem ficar motivados a estudar simplesmente para provar que o homem jamais chegou à Lua, ou que o aquecimento global é bobagem. No final das contas, teremos um cientista a mais, lembrando das bobagens que disse um dia. Mas se alguém apontar-lhe o dedo com ódio e dizer: que fumo foi esse? “esquerdóide!”, então ele pode recrudescer a criatividade e passar apenas a pensar como todos. Precisamos de uma cultura da liberdade de pensamento e da sabedoria da discordância. Um questionamento impertinente é facilmente afastado quando nos propomos a ser gentis, assim como você demonstrou ser, mais uma vez, caro e nobre Salvador. Os diálogos travados em seu blog engrandecem e amadurecem intelectualmente a todos, tenho certeza. É disso que precisamos.
Valeu, Pedro! Baita elogio! 🙂
…caso os chineses consigam um meio de avançar o cinturão radioativo de Van Hallen_coisa que nenhum ser humano até hoje conseguiu_serão os primeiros homens a chegar na lua.
É, e eles vão tentar copiando os designs de quem nunca foi. Ah-hã.
Retificando: E tem gente que acredita que o homem foi à Lua em 1969
E o pior de tudo: ainda comprova, além de acreditar. 😛
Mais uma da série “171”. Parece uma réplica daquelas Apollos feitas de papel alumínio colorido e durex (fita adesiva transparente. E tem gente que acredita que o home foi à Lua em 1969.
Logo, logo terá pastelaria na lua.
Salvador, foi só eu ou mais alguem reparou que na rampa do jipinho tem um dos pés de alunissagem da sonda bem no meio do caminho? Imaginei que o roover não seria levado no topo da sonda, claro, mas dentro dela, ai para ele sair com esse pé no meio da rampa, só sendo ninja… foto de engenharia tabajara… hahahah
A corrida espacial dos anos 60/70 possibilitou o primeiro processador de 4 bits monolítico com preço na casa das unidades de dollar, os leds, o display de 7 segmentos, juntando tudo isso, o primeiro computador pessoal… só prá início de conversa, e sem falar das invenções russas…
Seria muito salutar termos uma nova corrida espacial!
Com avanços significativos na pacificação política, uma corrida espacial seria mesmo salutar e proporcionaria maiores saltos tecnológicos. Vejamos o que a próxima década trará quanto a conceitos científicos e filosóficos renovados, notadamente pela utilização do Telescópio Espacial James Webb.
Deus me livre dos chineses dominarem o espaço, adeus informações confiáveis.
ah a América! Eles estão aí para nos lembrar daquilo que poderíamos ser, mas que por incompetência não chegaremos nem perto.
Vida longa ao Império!
Não concordo que os EUA nos lembrem do que devemos ser. Eles também possuem graves problemas sociais e uma cultura que, como qualquer outra, tem as suas contradições internas que penalizam os indivíduos em vários aspectos. Por outro lado, temos nos EUA ótimas influências culturais, mas não um modelo a seguir. O culto aos EUA é altamente negativo para o Brasil, pois o grupo de pessoas que não tem soberania e autonomia é fatalmente dominado e explorado por outro. Seria muito bom se pudéssemos ser nações amigas, mas a política externa e econômica dos EUA, como você bem disse, são a de um império.
Acho que estamos “superestimando” a tecnologia chinesa (comprada da ex- URSS). De fato, a China criou muito pouco. Ela apenas se baseia na tecnologia Russa, que, diga-se de passagem, deixa muito a desejar na exploração espacial forma da órbita da Terra (A exceção das sondas Venera e de algumas sondas Lunares). Marte, por exemplo, para os russos, sempre foi sinônimo de fracasso e a exploração lunar tripulada, não preciso nem contar a história… os EUA estão, no mínimo, 40 anos na frente da China em tecnologia espacial. Lógico que a “politicagem” não ajuda muito. Mas isto é um fato. É muito difícil “desbancar” os EUA nesta fronteira tecnológica nos próximos anos. Falta “rumo”, com absoluta certeza. Mas acredito que a NASA tem competência suficiente para chegar lá.
Estávamos falando disso, outro dia. Que a China acabaria tomando primeiramente o lugar dos soviéticos em brigar com os EUA na corrida espacial (digamos assim) e ai está. Acho que os americanos só vão se mexer quando os chineses estiverem mais perto de deixá-los pra traz, mas a bagunça que anda a politica americana, é possível que quando eles se derem conta, os Chineses já atropelaram, e ai vai ser difícil buscar, mas americano só funciona com concorrência, desde que os Russos não foram mais concorrentes a altura os programas americanos foram minguando. Talvez o fato de ir pra Lua ainda não seja o suficiente para os caras voltarem força total, talvez sim. Mas com certeza se daqui alguns anos sair a mensagem China planeja voo tripulado a Marte pra daqui …. Vai começar a correria pra chegar primeiro.
Uma primeira ida a lua é missão científica e política, as seguintes são mais políticas. A NASA ja se fez entender que as prioridades são outras, ainda bem, os cientistas aplaudem as inúmeras missões não tripuladas e menos onerosas programadas por aquela agência espacial e que gera tanta informação para a humanidade!!
Por favor gostaria de uma explicação simples. O que nos move é a curiosidade. Nós sabemos desde 1969 o conteúdo da superfície da Lua, mapeamos recentemente sua superfície com um gravitômetro para ver se havia algumas anomailias na gravidade lunar.
O que os chineses vão fazer lá?.
Quanto a sua oportuna explicação sobre engenharia reversa, ela é um fato corriqueiro no mundo tecnológico porque muito se perde em papelada ainda mais aquela do projeto Apollo tão antiga. Para quem lida com manuais de construção, sabe que por mais detalhado que seja sempre tem que ver pessoalmente, para construir no mundo real não é possível confiar só no manual.
Permita-me lastimar pelos que não eram nascidos ou tinham muita pouca idade para presenciar os anos 60 e 70 quando eramos brindados com lançamentos de foguetes ao menos um por mes com cobertura da televisão, foi uma época incrível.
Augusto, respondendo sua pergunta: O que os chineses vão fazer lá?
Nada, mas vão mostrar que podem ir lá quando quisere, vão mostrar que dominam toda a ciência de lançar foguetes tripulados, vão mostrar que tem eletronica avançada, que os produtos que fabricam podem ir à Lua porque tem qualidade suficiente para garantir o sucesso da missão, portanto os chips dos seu eletronicos, os componentes e produtos que eles produzem, são da mesma qualidade que seus foguetes. Dá pra entender que quem quer respeito tem que produzir façanhas?
É tudo questão de orgulho nacional, como o Emílio falou.
Existe o interesse militar também. A lua é uma excelente base natural de lançamento de foguetes militares.
Sim, e isto assusta um bocado.
Interessante que mesmo tendo ido a Lua tantas vezes no passado (como a história oficial diz) os americanos ainda estão patinando em projetos de módulos lunares como o do MORPHEUS que nem decolar ligado a cordas estão conseguindo.
http://www.youtube.com/watch?v=s2tSvNxgsTI
É muita incoerência.
*errata* = que nem decolar SEM ESTAR ligado a cordas estão conseguindo.
O desenvolvimento tecnológico dos EUA e de tantas outras nações me parece óbvio. Basta ver o canal do qual estamos nos utilizando para esta comunicação, em grande parte desenvolvido pela indústria dos países avançados, dentre eles os EUA, a Rússia, a Alemanha e o Japão. Observemos a estação espacial internacional, o Curiosity e a Soyuz. Caro Alfredo, talvez a tecnologia tenha avanços e retrocessos, talvez seja assim mesmo. Apesar de pertinente questionar a ida à Lua, não parece incoerente acreditar que de fato o homem foi à Lua (o que, se for verdade, é fenomenal e cheio de significados, certo?).
Estamos acompanhando o declinio do poder americano em varios ângulo e esse é apenas mais um deles.
E?…
Olá Salvador, o que vou te perguntar não tem necessariamente haver com a sonda da China mas sim a da Índia que será lançada por estes dias, sei que a matéria não diz sobre o projeto indiano mas os dois países China e Índia lançaram uma Sonda, um para a Lua e outro a Marte.
Os indianos farão com que a Sonda circule a Terra por um mês para ganhar velocidade, você poderia me explicar como um objeto consegue ganhar velocidade por orbitar um planeta?
Preciso checar, mas a única justificativa seria a sonda ter um motor iônico, que proporciona aceleração baixa, mas por longos períodos. Fora isso, não sei como se manter em órbita da Terra aumentaria a velocidade, a não ser por queimas programadas de combustível para ir tornando a órbita mais e mais elíptica. Em breve vou falar dela, e aí me inteiro dos detalhes para te contar. 😉
O processo é esse mesmo. Liga-se o motor em sincronia com a órbita elíptica, quando em direção ao perigeu. Assim o objeto ganha velocidade ajudado pela força gravitacional da Terra. Quando a velocidade de escape é superada, o objeto deixa a órbita da Terra e ruma em direção ao espaço interplanetário. Principio semelhante ao que fazemos no balanço ao ganhar altura sem praticamente utilizarmos potência.
Oi Salvador, a sonda gira em órbita circular no mesmo sentido da rotação da Terra, assim a gravidade terrestre funciona como um fio invisível que puxa a sonda pra baixo, mas a força centrífuga da velocidade de rotação da Terra impede que a sonda caia na Terra, ela gira então com a mesma velocidade de rotação da Terra e a inércia desse giro (a mesma força que te lança fora do carro em um acidente sem cinto de segurança ) cria uma velocidade angular muito grande, aí com um simples impulso de curta duração dado pelos motores da sonda, ela se lança ao espaço com uma velocidade muito alta e quase sem gastar combustível, amarre uma pedra em um barbante e gire a pedra segurando pela ponta do barbante, se você girar com mais velocidade, na hora em que você soltar o barbante, a pedra será lançada no ar com muito mais força do que vc conseguiria apenas jogando-a com a mão e o braços, esse troço é tão velho que foi usando esse mesmo princípio que Davi matou Golias.
Emilio,
a sua resposta contém tantos erro de Física (força centrífuga, inércia cria velocidade , inércia = força) que fica até difícil de comentar. Na próxima se informe melhor antes de escrever bobagens… A net está cheia de falsos entendidos… omg…
Infelizmente, também está repleta de grosserias e absoluta incapacidade (ou preguiça) de contra-argumentação. A simples demonstração de força e/ou conhecimento superior é algo muito primitivo e denigre o diálogo, numa postura altamente impertinente neste sítio. Somos livres até mesmo para falar bobagens científicas, os comentários passam por controle antes de serem publicados. Ofender o Emílio é equivalente a agredir o blog como um todo, enquanto meio de manifestação do pensamento, cuja existência devemos agradecer ao jornalista Salvador.
Esse Pedro Mateus é “neo-estruturalista” (tudo vale-nada vale).
A explicação é outra. A velocidade de escape do planeta terra é em torno de 40.000km/h. Para conseguir essa velocidade em pouco tempo, o foguete deverá ter uma grande aceleração, isso implica num foguete maior, com mais combustível, mais caro. Como a filosofia indiana se baseia na economia, eles usarão um foguete menos potente que, até alcançar a velocidade de escape ele ficará circulando várias vezes a terra. Um foguete mais econômico levaria mais tempo ainda.
O foguete mais poderoso já fabricado, foi o saturno V. Foi desativado devido ao altíssimo preço de fabricação e manutenção.
Esse cidadão que está aí em cima com o Salvador, já viajou muito de saturno V! Sabe tudo de saturno V. kkkkkkkkkk
🙂
Viajou duas vezes, rsrs! Só ele, Jim Lovell e John Young fizeram o mesmo!
Errado. O Saturno V também podia ser usado como arma. Se fosse armado com bombas atômicas seria o mais devastador dos misseis nucleares. E num acordo com os Russo , eles pediram a desativação dos Saturno V para fechar esta acordo de diminuição armas atômicas .
Ano passado teve um documentário justamente sobre a pergunta de por que se abandonou a Lua?
Apresentaram diversos projetos que se tivessem sido levados a diante, hoje já teríamos bases lunares e até fábricas utilizando a areia lá para fabricar placas de captação de energia e fomentar a mineração.
Preferiram sonhar com Marte.
Ricardo imagine que você é um sem teto americano que se tiver sorte consegue alguns cupons de compra de alimentos do governo americano. Seria justo jogar bilhões de dólares na aventura espacial? Não seria muito mais produtivo cooperação internacional pulverizando as fontes dos recursos?
Sucesso para os chineses nesse projeto, assim quando a sonda pousar ou orbitar à Lua, responderá de uma vez por todas a ida do homem à lua calando assim essas pessoas que adoram fazer polêmicas e denegrir o trabalho alheio. Fazendo um pleonasmo Sucesso a China.
Não sei bem se é positivo cultuar chineses ou americanos. É nessa linha que tanta gente fica gritando “americanóide” de um lado e “esquerdopata” de outro. Acho que, infelizmente, ainda são algumas elites, de um lado e de outro, que mais ganham com a disputa tecnológica. Não sejamos ingênuos, em toda parte a maioria da população vive na ignorância e é massa de manobra política (principalmente nos EUA e na China), por que iríamos na onda disso, ainda mais apaixonadamente? Como podemos desejar sucesso à China ou aos EUA, ou a qualquer um destes governos que financiam apenas aquilo que lhes interessa e ofendem, notoriamente, a dignidade humana de tantos grupos étnicos, dentro e fora de seus países? Desejo sucesso aos pesquisadores da Nasa, gente trabalhadora que se dedica aos estudos e vive disso, desejo sucesso aos pesquisadores chineses que têm um bom coração. Desejo sucesso a todos que compreendem o conhecimento como obra humana e que o divide com seus semelhantes, com respeito e diálogo fraterno.
Pedro Mateus acabei de escrever para você ler mais para fazer um insight. O Brasil de Dilma irá emprestar milhões de dólares para o Maduro da Venezuela importar alimentos e papel higiênico do Brasil. Será que todos os brasileiros têm acesso a papel higiênico? Emulando a fala do rei de Espanha para H. Chávez: por que não te calas ou evita escrever?
Tetsuo, não é possível compreender a relação entre o seu comentário e o meu. No que se refere à frase de Juan Carlos de Espanha, não evito escrever porque sou livre para tal. A questão da liberdade, infelizmente, é quase insuportável para muitos. Perdoe, mas não é possível compreender a mistura entre citações de monarcas europeus, acesso a papel higiênico e a política externa brasileira em relação a aliados na América Latina.
CALA A BOCA, MAGDO!
Voces esquerdopatas babam para ver os americanos perderem a liderança mundial…Os americanos vão descer mas vai demorar muito…..como todos os imperios que vieram entes deles e como todos que vierem depois….
O que se pode ganhar em criar uma categoria chamada “esquerdopata” e, ao menos aparentemente, defender os EUA? O que será, exatamente, que se quer dizer, quando se faz referência aos EUA, à queda dos americanos, o que é isso exatamente? Somos seres humanos, tal qual russos e americanos, mas alguns de nós se deixam corromper por interesses de alguns grupos nacionais e/ou internacionais e, de uma hora para outra, esquecemos que somos todos irmãos e que o desenvolvimento tecnológico é da humanidade, não de um país ou de outro, apesar de acontecer num e noutro local. Caso investiguemos o pensamento político de uma maneira um pouco mais tranquila, veremos que noções ideologicamente construídas como “os americanos” e “esquerdopatas”, prejudicam grandemente o desenvolvimento tecnológico brasileiro e humano, pois nos aprisiona no amadorismo intelectual. Como eu também sou amador, tenho minhas dúvidas se estou caminhando na direção correta.
Pedro Mateus procure ensinar seus pensamentos aos sindicalistas que ainda recentemente proclamaram “O petróleo é nosso” ou ainda, pergunte aos brasileiros o significado de “eu sou brasileiro com muito orgulho” quando no hospital universitário da UFPE jorra lixo, baratas e ratos ou ainda aquelas imagens deprimentes de crianças no esgoto a cata de latinhas e PET em contraponto ao lema da Dilma: Brasil, um país rico é um país sem pobreza. Leia, se informe mais, reflita e depois escreva seus lindos comentários.
Caro Tetsuo, tenhamos paz no coração porque, no final das contas, só chegaremos a algum lugar se formos homens bons e gentis, sem temer a verdade e assumindo entregar a própria vida por ela. Não misturemos os argumentos de maneira a justificar todo o ódio. Paz.
Enquanto isso no Brasil, estamos ainda discutindo Bolsa familia, corrupção endêmica, trazendo medicos de outros paises….nossas cidades estão a beira do caos devido falta de planejamento viario..nosso prefeito (SP)que é do PT em vez de fazer obras empurra nosso carros para dar vez aos onibus sem fazer obras planejadas e serias e no Governo do Sr Lula ele incentivou a venda de veiculos, que contradição é essa….e os chineses enquanto isso voando longe…..
É. Mas brasileiros são todos espertos e inteligentes. E depois tem o joguinho de cintura, sabe, e no fim dá “tudo certo”…
Oyama-san, os brasileiros se julgam espertos, pois, vendem minério e bolotas de ferro e importa produtos acabados. Muuuuiiiiitttttooooooooo esperto mesmo, né não?????????
E enquanto isso, até a Índia já lançou um foguete rumo a Marte.
Salvador, o Gene Cernan para mim foi um dos mais importantes astronautas do projeto Apollo. Esteve na Apollo 10 que segundo ele mesmo passou raspando as montanhas da lua, e na 17, sendo o homem que mais tempo permaneceu em solo lunar. Algo em torno de 3 dias. Quando tiver a oportunidade fale um pouco da experiência sua com ele para gente. Valeu!
Seria bom se os chineses tivessem um programa de cooperação dental com qualquer país do mundo que oferece 32 dentes bons na boca de seu povo.
Vamos á lua!
Tamar a inveja do sucesso alheio, dói para você mais que os nossos fracassos! Faça um exercício mental e imagine uma casa, escritório ou qualquer lugar frequentado pelos chineses e tente quantificar quantos produtos Made in Brazil você encontraria. Aliás, se o seu problema é a dentição, faça como o Lula disse ter feito, viaje pelo país e veja os milhões de desdentados ou você acredita que o Brasil é o seu mundinho.
Não creio que dê para inferir inveja no comentário da (o) Tamar ou que ela (e) tenha como sua única realidade o Brasil. Até porque o Brasil, em si mesmo, contêm inúmeras realidades sociais e ambientais distintas.
O Brasil também precisaria desse plano. Mas o Brasil, além de precisar desenvolver muito a área da saúde, também precisa desenvolver sua indústria e capacidade de desenvolvimento tecnológico (educação). Os chineses ao menos desenvolvem o segundo ponto, que não pode excluir o primeiro. Os americanos e europeus também possuem problemas sociais, em grande parte combatidos com a capacidade de suas economias desenvolverem conhecimento e tecnologia.
Queria ver se os Chineses pousassem no mesmo lugar que os Americanos pousaram na decada de 60 e nao encontrassem nada
De acordo com a NASA isso não poderá acontecer pois ela decretou que esses lugares são intocáveis (NO FLY ZONES). É para proteger dos vândalos que queiram pichar seus cacarecos. Ahã, sei…
http://www.space.com/13346-nasa-guidelines-protect-apollo-moon-landing-sites.html
Satélites Chineses , japoneses e russos já sobrevoaram os locais de pouso e tiraram fotos. As marcas dos americanos estavam lá.
Tivessem sido os brasileiros seria mais fácil identificar : latas vazias, sacos de lixo e velhas fantasias de carnavais passados… sem falar nos “santinhos” de inúmeros políticos nordestinos.
Fotografar os locais de pouso é completamente diferente de mostrar o hardware deixado na Lua. Nenhuma dessas sondas mostrou hardware americano na lua e sim fotos desses lugares como essas.
Indiana Chandrayaan-1
http://www.impactlab.net/2009/09/04/chandrayaan-sends-images-of-apollo-15-landing-disproving-conspiracy-theory/
Japonesa Selene
http://www.jaxa.jp/press/2008/05/20080520_kaguya_e.html
Chinesa Chang’e
http://moon.bao.ac.cn/templates/T_yestem_articelcontent/index.aspx?nodeid=13&page=ContentPage&contentid=190
Sem falar nas interpretações forçadas de que variações na escala de branco e cinza das fotos provam as perturbações deixadas pelos astronautas, mas essas escalas de cinza estão por todos os lugares nas imagens!!
Desde os anos 60 os Americanos já tinham mapeado completamente o Terreno lunar, suas sondas eram tão precisas que Câmeras a bordo da Orbiter 3 de 1967 já tinham conseguido fotografar as sombras da Surveyor I,
http://history.nasa.gov/SP-168/section2b.htm
então mostrar que o terreno coincide com as fotos das Apollos tbm não prova nada.
Com relação a veracidade das fotos atuais da LRO da NASA que são as únicas que mostram o hardware das apollos, eu deixo uma pergunta:
Como essas fotos puderam mostrar as sombras das bandeiras americanas? Ao que consta eram de Nylon, e após 40 anos de sol em 15 dias seguidos (temperatura +120) e em 15 dias seguidos de sombra (temperatura -150), permaneceram impávidas e isso só levando em conta a
questão temperatura, pois ainda existe o constante vento solar, emissão de massa coronal, micrometeoritos etc…
Alfredo você já leu que os dinos foram extintos há 65 milhões de anos, mas vira e mexe se encontram fósseis em estados que surpreendem. Você poderá alegar um montão de razões (temperatura, umidade, tipo do terreno etc, etc e etc) para as preservações; você conhece o enviroment da Lua?
Alfredo. Você falou em não encontrar nada. E ja foi encontrado alguma coisa. E fazer um material que resista a e após 40 anos de sol em 15 dias seguidos (temperatura +120) e em 15 dias seguidos de sombra (temperatura -150), permaneceram impávidas e isso só levando em conta a
questão temperatura, pois ainda existe o constante vento solar, emissão de massa coronal é fácil . Quanto a danos por micro meteoritos não é visível .
Faltou incluir os satélites da Índia.
Se a insinuação é de que os americanos lá não estiveram, então não existe “lugar que pousaram”, não é mesmo?!
O que parece é que o povo vem, na média, se imbecilizando. Dá para perceber que os jovens arrogantes de hoje imaginam que as gerações passadas eram só atrasadas e mais nada. Não existiam engenheiros, filósofos, matemáticos, nada, só havia gente que não sabia operar um iPhone. Para eles, os antigos eram atrasados, caretas, ingênuos, desinformados e toscos.
Falta de leitura e noção de história. Só pode ser.
Essa onda atual de negação é a forma obtusa que os desinformados têm de se mostrar superiores por não aceitarem nada, por se sentirem superiores em conhecer uma verdade que tentam desesperadamente esconder deles (quanta vaidade), e enquanto negam a vida avança.
Claro, o “governo americano” quer me convencer de que é verdade então vamos aceitar e estudar profundamente a teoria maluca de um cara obscuro com informações infundadas sobre algo que eu só conheço o suficiente para vomitar na cara dos cientistas e colocá-los na parede. Esses cientistas que negam a verdade porque fazem parte dissutuduquitaí.
Cansativa essa conversa improdutiva nhénhénhé não-foi-pra-lua, a-nasa-é-uma-farsa e estou-nesse-site-para-discordar-de-tudo-porque-adoro.
Eu acredito que a democratização da internet no Brasil seja responsável por essa onda de “negatividade” na rede, duvidar é preciso, mas houve uma distorção e se proliferou a idéia que divulgar teorias conspiratórias é sinônimo de inteligência.
Responsabilizar a democratização por qualquer problema que seja é estranho.
O que não se explica, é : “Foram” à lua em 1969 e hoje precisam da China para “voltar” em 2030!!!
Imaginem a evolução tecnológica que ocorreu de 1969 para 2013.
Se se observar as fotos do módulo Apolo 11, é de se perguntar: Isso voava?
Nem vale a pena responder….
Boa!!!
Temos 2 boas reportagens para dar uma olhadinha:
http://super.abril.com.br/multimidia/info_485552.shtml
http://super.abril.com.br/tecnologia/viagem-homem-lua-foi-farsa-464642.shtml
Divirtam-se… Coisa de cinema mesmo não é???
Observando o comentário (do)da adele é de se perguntar: Isso tem cérebro?
Meu caro, todos nós temos cérebro. O que precisamos é utilizá-lo de maneira cordial e elegante.
Cara, isso é exatamente o que eu penso.
Mas vou te dizer por que isso acontece.
Quando eu era mais novo, eu pensava que as pessoas de gerações passadas eram ingênuas, planas. Mas depois eu percebi que minha única fonte de informações eram os filmes antigos que eu via, que eram filmes sem conteúdo. Quando eu elevei o nível dos filmes antigos que eu vejo, eu percebi que seja há 50, 100, 500 anos atrás, as pessoas nunca foram ingênuas. Elas já tinham a mesma massa crítica que nós. Se você pesquisar textos milenares, você percebe que o ser humano sempre foi inquieto mentalmente, com a mesma capacidade de análise, e que nós não mudamos muito com o passar do tempo. A diferença é que acumulamos tecnologia.
Já eu descubro, cada vez mais, que um dos maiores status de pessoas mais velhas é dizerem-se “mais velhas”. Fico muito desconfiado de pessoas que se anunciam como “antigas” para justificar sua irritação e falta de argumentos. O jovem é exaltado e precisa ser aceito assim nos diálogos. Questionar a ida à Lua é altamente pertinente num certo sentido, neurótico em outro, e assim se desenrola o diálogo… diálogo… não discurso do mais velho para o mais novo.
Eu tenho a impressão de que o ego de algumas pessoas com mais de 50 anos fica ferido quando se questiona a ida à Lua. Observo, ainda, que o ego de algumas dessas pessoas fica muito exaltado quando alguém afirma, categoricamente, que não acredita na ida do homem à Lua, e entendo a razão disso: hoje somos livres para dizer algo assim, por mais absurdo que seja, sem medo de sermos rotulados como “comunistas” ou coisa assim. Não há ninguém, seja ente público ou religioso, cultura, moral ou ideológico para corromper a nossa mentalidade, hoje. Todos nós somos livres, mas também temos que aceitar a liberdade do outro, com a tranquilidade do convívio com a discordância, sem tentar proteger o nosso ego sob o escudo da censura. Mas será que somos maduros o suficiente para o diálogo pleno?
Eduardo Trevisan concordo com sua colocação em relação a alguns jovens que esquecem que as tecnologias são processos “sequenciais” ou seja não teríamos iPhone sem que um maluco, criador da Intel, desafiasse a direção da Texas Instrumentos para a produção do primeiro processador. Quantos jovens saberiam que os babilônios já tinham o conhecimento do teorema de Pitágoras uns mil anos antes do grego nascer?
Bryan . Satélites Chineses , japoneses e russos já sobrevoaram os locais de pouso e tiraram fotos. As marcas dos americanos estavam lá.
Seria o grande triunfo de todos os esquerdinhas do mundo… mas, como sempre, vão ficar decepcionados.
O que quer dizer um “esquerdinha”? Jamais vi um raciocínio político respeitável utilizando-se deste termo. Não o entendi (e creio que ninguém o tenha, exatamente).
Para um bom entendedor 1/0,0000001 palavra basta!
Perdão, mas também não foi possível compreender bem o seu posicionamento.
Ainda existem nerdentais que acreditam que o homem não esteve na Lua? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
E ainda existe muita gente que, ao invés de rebater argumentos e conviver com a discordância, desqualifica o outro e desumaniza o diálogo.
Bull shit!
Desculpe, mas não compreendi o que quis dizer.
e por acaso você duvida que eles estiveram por lá???!!!!………fala sério né…daqui a pouco você vai dizer que a Terra não é redonda!
Considerando a péssima fama que tem os chineses com a segurança no trabalho (são muitos acidentes que ocorrem a todo momento nesse país, sem contar aqueles que não são informados à midia pela censura local), devido à obsessão pela produção em detrimento à saúde e segurança dos trabalhadores, é preocupante o que o futuro reserva para esses astronautas. Quantas vítimas teremos até que o objetivo seja alcançado?
Isso não é problema. O que não falta é gente na China… Perde um, surgem 300…
Eles vão fazer foguetes do mesmo jeito que os russos faziam guerras. Rsrsrsrs
Isso tudo que está sendo dito a respeito da China e da Rússia é uma ideologia plantada na América Latina pelos EUA. E isso não é conversa de comunista nem a manifestação de um pensamento antiamericanista. Convenhamos, não há base para se afirmar tudo isso a respeito de qualquer outro país que ultrapassa o Brasil, e muito, em tecnologia e qualidade de vida para a maior parte de sua população. Deixemos o amadorismo de apenas ficar repetindo o que se lê em revistas, no mínimo, tendenciosas.
Livre pensador eu prefiro um país que realiza ainda que a custo de acidentes a um país que fala muito e não realiza nada. Veja o show que a China deu nas Olimpíadas e se prepare para os fiascos que o Brasil mostrará ao mundo.
A humanidade nunca vai conquistar o espaço, enquanto não deixar de usar foguetes para deixar a Terra. Nossas conquistas espaciais vão sempre pífias enquanto não construirmos um elevador espacial idealizado por Arthur C. Clarke em seu livro “As Fontes do Paraiso”. Depois do elevador pronto será facil contruir outra ideia de Clarke para viajar para as estrelas. Que é a espaçonave Rama .
.
Aqui o elevador espacial.
http://www.youtube.com/watch?v=03Q3eHUAJ2k
.
Aqui sobre a Espaçonave Rama .
http://www.youtube.com/watch?v=AiN3v8k1jE0
.