Nasa acha dados perdidos de missões à Lua

Salvador Nogueira

Um conjunto de dados científicos coletado pelas missões Apollo, até então considerado perdido, foi redescoberto pela Nasa e resultou num estudo que revela o ritmo em que a poeira se acumula no solo lunar.

Claro, esses dados nem deveriam existir se as viagens que levaram homens à Lua entre 1969 e 1972 não passassem de uma fraude criada pelo governo americano para enganar o mundo. Mas, como o Mensageiro Sideral já mostrou que foi tudo verdade mesmo, desta vez podemos nos concentrar só nesta história em particular.

Brian J. O’Brien foi um dos cientistas que trabalharam no planejamento dos experimentos científicos do Projeto Apollo. Nas discussões iniciais, os pesquisadores já imaginavam que a poeira lunar fosse causar alguns problemas — embora não tanto quanto os astronautas acabaram enfrentando, com um material que aderia a qualquer superfície e era difícil de se livrar.

Imagem do astronauta Alan Bean, da Apollo 12, na superfície lunar, em 19 de novembro de 1969.

A maior preocupação com a poeira era de ordem científica. O medo era que, com a decolagem do módulo lunar, grande quantidade de poeira fosse levantada da superfície e acabasse aderindo aos instrumentos deixados na Lua, prejudicando seu funcionamento.

“Então eu fiz uma pergunta que julguei bem básica”, diz O’Brien. “Se temos de nos resguardar dos danos causados pela decolagem do módulo lunar, quem está medindo se algum dano realmente aconteceu; quem está medindo a poeira?”

Para que ele foi perguntar. O’Brien ficou encarregado de desenvolver um pequeno experimento para investigar a quantidade de poeira lunar que se acumula sobre uma dada superfície.

O pequeno dispositivo que ele criou, chamado de Lunar Dust Detector, consistia em três pequenos painéis solares instalados sobre um pacote maior de instrumentos. Conforme a poeira fosse juntando sobre os paineis, menos eficientes ele se tornariam, e seria possível calcular quanto material estava recobrindo-os. Simples assim.

TRÊS MISSÕES

Pacote de instrumentos da Apollo 12 que continha o Lunar Dust Detector

Pesando modestos 270 gramas, o instrumento voou em três diferentes missões: Apollo 12, 14 e 15. A primeira voou em 1969 (segundo pouso lunar tripulado bem-sucedido), a outras duas em 1971.

Detalhe: os equipamentos permaneceram coletando dados até 1977, quando a Nasa decidiu não mais financiar seu monitoramento.

Na época do Projeto Apollo, fazia todo sentido medir os efeitos da poeira lunar, uma vez que parecia que viagens e experimentos em solo lunar se tornariam comuns.

Com a decisão de cancelar o programa, tomada ainda em 1970, ficou cada vez mais claro que o problema da poeira lunar não teria mais importância para o futuro imediato da Nasa. As fitas magnéticas que pacientemente registraram as leituras do Lunar Dust Detector se perderam, em meio à imensa burocracia da agência espacial americana.

Saltamos então para 2013. A Nasa despacha uma nova sonda orbitadora para a Lua, chamada Ladee, que vai estudar justamente a atmosfera de poeira que circunda nosso satélite. A volta do interesse pela poeira lunar não é coincidência. Quando a Ladee foi planejada, o plano em vigor era o Projeto Constellation, que levaria astronautas de volta à Lua até 2020 (essa ideia já foi para o beleléu desde que Barack Obama assumiu a Presidência dos EUA, mas a sonda em si sobreviveu, filha órfã de um programa cancelado).

Foi nessa onda de retorno à Lua que a agência se deu conta de que os dados originais que ela já tinha sobre esse assunto foram perdidos, sem sequer terem sido analisados apropriadamente (nem precisa me perguntar se a motivação do Projeto Apollo foi só política).

Em 2006, O’Brien fica sabendo que a Nasa perdeu os dados do seu experimento e (surpresa!) revela à agência que ele tinha um conjunto de cópias das fitas!

Ato contínuo, ele passa a analisá-las, em parceria com Monique Hollick, que trabalha com ele atualmente na Universidade do Oeste da Austrália, em Crawley. O resultado é o trabalho publicado pela dupla, que revela como a poeira se espalha pela superfície da Lua.

ESPANADOR DISPENSADO

A análise mostra que o ambiente lunar é o sonho dourado de qualquer faxineira. Para que uma camada de poeira de 1 milímetro de espessura se forme sobre uma superfície na Lua, é preciso esperar cerca de mil anos!

O curioso é que, embora seja bem pouco pelos padrões terrestres, isso é 10 vezes mais do que as estimativas anteriores. E também é o suficiente para causar problemas para painéis solares instalados na Lua.

Como não há atmosfera gasosa em nosso satélite, especulava-se que a circulação de poeira fosse produzida somente por impactos de meteoritos e pela queda de pó de origem cósmica. Mas os “novos velhos” dados mostram que só isso não seria suficiente. O’Brien especula que um fenômeno de origem eletromagnética (em que a poeira ganha carga positiva no lado iluminado da Lua e carga negativa no lado escuro, resultando num levantamento de poeira na região do terminador, que divide o lado escuro do claro) possa explicar o efeito aumentado.

É um fenômeno que a LADEE tentará confirmar. Aliás, uma das motivações para a missão é explicar uma observação dos astronautas da Apollo em órbita lunar. Eles viram um brilho estranho na borda da Lua quando o Sol se punha, que podia ser explicado pela presença de uma tênue atmosfera de poeira no satélite natural.

Quanto a O’Brien, com a publicação dos resultados na última edição do periódico científico “Space Weather”, da União Geofísica Americana, resta a ele a sensação do dever finalmente cumprido. “Foi uma longa caminhada”, afirma. “Eu inventei [o detector] em 1966, muito antes que a Monique tivesse nascido. Agora, com 79 anos, estou trabalhando com uma moça de 23 anos num conjunto de dados de 46 anos e descobrimos algo empolgante — é fantástico.”

Claro, os que acreditam que as missões americanas à Lua não passaram de mentiras devem agora se por a imaginar de onde O’Brien tirou esses dados e por que a Nasa pagou para que ele inventasse um detector de poeira que jamais seria levado ao solo lunar.

Mais ainda, terão de explicar como esses dados continuaram a ser transmitidos de três localidades diferentes na superfície da Lua entre 1969 e 1977 — três sítios que coincidem exatamente com os pontos de pouso das naves Apollo 12, 14 e 15.

Contudo, em vez disso, eles provavelmente tentarão nos convencer de como as sombras estão desalinhadas nas fotos acima, ou de que a poeira jamais poderia se deslocar num local sem atmosfera gasosa, como a Lua…

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Fico admirado na paciência e na energia do Nogueira em tentar argumentar com esses fanáticos conspiradores. Morte do JFK, Torres Gêmeas, viagens à Lua…. o que se imaginar de evento sempre estará cercado por teorias de conspiração rondando. Cada um crê naquilo que acha certo. Ainda que isso às vezes fira e muito, o que cada chama de seu próprio bom senso. Tem gente que ainda acredita que a Terra é
    quadrada e tudo que possa provar o contrário, é truque, montagem, efeitos especiais etc etc etc…. Assim caminha a Humanidade.

  2. Salvador, parabéns pela paciência! Eu racho o bico lendo os argumentos dos antis da Apollo. Esses caras resumem suas leituras ao “notícias populares” e do nada vem defender aquela que seria a terceira maior teoria da conspiração da história. Quais seriam as outras duas? O caso Roswell e o primeiro título mundial FIFA do timão, é claro. Abraço!

    1. Hehehe, e se tivesse que eleger a maior de todas, seria o Mundialito de Verão mesmo… rs

        1. O que importa é que vocês ganharam a Liberta, o Mundial de verdade e agora ninguém mais pode tirar sarro. Timão virou primeiro mundo. 😉

  3. Salvador Nogueira, haja paciência para aguentar tantos incrédulos. Duvidam do episódio, mas nenhum deles param para pensar sobre o tamanho de um processador sem o encapsulamento, o fantástico número de componentes num espaço de pouco mais que 10mm quadrados e espessura inferior a 1mm. Quanta falta faz uma boa educação escolar?!

  4. Salvador Nogueira, parabéns pelo texto. Aliás, gosto muito do seu estilo, sempre didático, claro, interessante. E, principalmente, informativo. Continua assim!

    Outra coisa. É impressionante como a maior ignorância é de quem não quer apreender, ou melhor, de quem se recusa a apreender, de quem se recusa a acreditar, apesar de todas as evidências.

    Abs

      1. Então somos três. Muito boas suas participações, e tenhamos paciência com os menos dispostos.

  5. Acho ridículo, medíocre pessoas acharem que o USA forjou a ida do homem à Lua. Infelizmente o ser humano é muito mais propenso em acreditar no sobrenatural do que no humanamente possível. Isso é dos motivos da sociedade ser tão capenga.

  6. Lamentável que esta conquista sem precedentes, seja avacalhada por uma parcela mínima de pessoas que não acreditam em tal feito da tecnologia. É fato que fica difícil para os mais jovens acreditarem que há 44 anos atrás o homem pisou na Lua, mas aconteceu e pronto!! Para eles, o que importa é a opinião de alguns malucos da Internet que querem notoriedade e causar confusão.Não existe a menor possibilidade de ter sido uma fraude. Pode-se enganar muitos por pouco tempo, mas enganar a ex URSS que na verdade foram os pioneiros das viagens espaciais por todo este tempo? Impossível.

  7. Acreditar que homem foi à Lua pelos os termos apresentados pela NASA é acreditar que as ditaduras manifestas pelo mundo não tiveram nenhuma interferência americana, ou que o governo americano não financia espionagem. Até pouco tempo, quase todos acreditavam que os EUA respeitavam a liberdade dos governos do mundo. Mas com a recente comprovação da espionagem e as invasões no oriente médio, só mesmo uma pessoa muito tapada para não acreditar em conspirações. Acabamos de presenciar a declaração do ex-ministro da defesa canadense, Paul Hellyer, de que os EUA tem relação com extraterrestres. Pode ser que o homem tenha ido à Lua, mas não da forma ridícula como foi apresentado. Por favor Sr. Salvador Nogueira não vejo como não reconhecer que há algo desconectado em toda esta “história”. Não dá para acreditar em tudo o que a NASA diz, seria muita ingenuidade.

    1. Não vejo incongruência nenhuma. Sei que o governo americano apoiou ditaduras na América do Sul, não respeita a soberania de outras nações (inclusive a nossa) e sei também que eles foram à Lua em 1969. Qual é a contradição?

      1. A contradição está no fato de eles terem negado tudo isso durante muito tempo, mas que você diz que também acredita, o que faz de você um, até um certo ponto, um conspiracionista que tanto critica. De certo que existe um tipo de pessoa crônica, um tanto quanto exagerada, mas também é certo, não podemos negar, que exista em qualquer nação, ou grupo que detenha poder para administrar interesses altamente estratégicos, uma camuflagem de informação, principalmente quando se envolve dominação. É só conversar com qualquer membro de forças de segurança, ou do exército. Existe sem dúvida informações secretas e planejamento para isso. Repito é muita ingenuidade pensar que toda a informação real nos seja passada abertamente, em todos os detalhes, por qualquer governo ou grupo poderoso. A questão toda é o homem pode ter ido à Lua, mas não na forma oficial que a NASA nos passou. Ou será que o eminente ministro de defesa canadense, entre outras centenas de pessoas informadas, entre eles, vários cientistas, todos, que duvidem da ida do homem à Lua sejam alucinados, ou fanáticos. Os EUA ao longo de sua história tem nos dado motivos para que acreditemos que haja manipulação de informação. Como há pouco presenciamos com a notícia da morte do Bin Laden, porém sem a apresentação de seu corpo. É inevitável especulações, porque é inevitável que tais conspirações deixem rastros e defeitos em suas realizações, porque é racionalmente inaceitável que um país da dimensão dos EUA não tenha segredos, ou agido conspiratoriamente. O fato de haver dúvida e discussão condiz com a possibilidade de conspiração ou manipulação de informação. Devemos chegar a um equilíbrio: nem tudo é conspiratório, mas também não podemos ser tão fanáticos para achar que não haja nenhuma conspiração neste mundo.

  8. José Gabriel, um seringueiro, afirmava na época, que o homem não podia pisar na lua. Alguns amigos trouxeram-lhe a prova. Era uma foto de capa na revista O Cruzeiro. Gabriel logo apontou para o capacete do astronauta, que refletia a lua. Ora, se a foto foi tirada na lua, como poderia refletir a lua?

  9. Muita gente deixa de acreditar em experimentos científicos provados sem nenhuma dúvida, para acreditar em contos de fadas de milhares de anos como: Arca de Noé, Adão e Eva, Matusalém, etc. Eta povo!

  10. A coisa foi feita com tanto stress e de certa forma improvisada que ficaram essas pontas. Acho lamentável o cancelamento do projeto constelation, uma base na Lua seria um excelente ponto de partida para a exploração espacial. Nem vou perder meu tempo com a “Teoria da Estupidez Brasileira: Num credito qui o homi foi na Lua”.

  11. queria saber por que nao retornaram na lua até hoje,já que a tecntologia de hoje é muito maior do que naquela época.

    1. Em matéria de foguetes, não. Nenhum até hoje atingiu a mesma capacidade de carga do Saturn V, que levou as naves Apollo.

  12. me deixa saber quando estiverem vendendo terreno la. vou chamar o mst pra invadirmos uns por la

  13. … Outro coisa: O mesmo cara que fez aquele livro chamado “Show da Lua”, a maior fonte dos otários que acreditam que tudo isso foi uma farsa, também disse que a bomba atômica nunca existiu. É mole? Fala sério! Será que ele viajou alguma vez pra Hiroshima pra entrevistar o pessoal la e ver os resquícios dos estragos?

  14. As imagens do assassinato do Kennedy, feita por um amador, estão super nítidas, são coloridas. Por que as imagens da suposta ida do homem à lua estão tão desgastadas, tão poucas? Sem contar a perda dos originais. Ohh, quanta conveniência!

    1. Só a descida do Armstrong do módulo lunar não é bacana, porque a câmera instalada no lado de fora, no pé do módulo, tinha resolução de TV. O filme do assassinato do Kennedy foi feita em película (como muitas imagens do Projeto Apollo). Por isso tem boa resolução (como muitas imagens do Projeto Apollo).

  15. Como essa gerigonça, posou na Lua e não marcou nem um sinal no chão debaixo dela.
    continua o show, ate quando?.

  16. A análise mostra que o ambiente lunar é o sonho dourado de qualquer faxineira. Para que uma camada de poeira de 1 milímetro de espessura se forme sobre uma superfície na Lua, é preciso esperar cerca de mil anos!

    não tem mil anos que isso aconteceu, existem telescópios que da pra ver saturno tranquilo, basta mirar para a lua e ver que nunca rolou nada lá além de experimentos espelhos e outros objetos jogados lá, procurem pelos rastros e pegadas já que tem o ponto exato da aterrizagem, uma missão é muito cara para ser usada atoa!

  17. Só um otário pode acreditar que o homem foi a lua, isso tudo foi um cenário criado para mentir a população, podem pesquisar no youtube, a cara dos astronautas dando entrevista está visível que é uma farsa.

        1. O Edgar Mitchell (Apollo-14) e o Gene Cernan (Apollo-17). A melhor foi a do Cernan. O cara ficou feliz quando eu perguntei para ele coisas sobre a Apollo-10. Esses caras tendem a atender jornalistas que não fazem ideia do que eles realmente fizeram. No limite, sabem se o cara andou na Lua ou não. Cernan falou pra mim: “Você fez sua lição de casa.” Receber um elogio de um astronauta que caminhou sobre a Lua é bem bacana. 🙂

          1. Poxa, que bacana! A do Cernan foi melhor porque ele andou na Lua e o Mitchell, não? Se não me engano, foi na 14 que o Mitchell quase não conseguiu acoplar, não foi? Você conversou com ele sobre a história dos experimentos com telepatia? rsrs

          2. Não falei muito do lado esotérico com o Mitchell. Ele tava empurrando uma coisa de solar-lunar power, e ficamos mais centrados nisso e na experiência dele em solo lunar. A do Cernan foi pessoalmente, num hotel aqui em SP, e foi bem melhor.

  18. Salvador Nogueira!
    Desculpe-me a imensa ignorância pois creio que perto de sua imensa sabedoria ,só posso lhe fazer uma única pergunta: Se este é o tal modulo lunar que ´´pousou “ na lua , então onde se encontra as marcas do propulsor no solo? pois deveria ter feito uma imensa bagunça ao aterrissar ,espalhando muita poeira e fazendo no mínimo um buraco no solo lunar, já que os motores propulsores tinham uma potência por volta dos 8000 cv, ( a própria nasa tinha grandes preocupações de no momento da aterrissagem , se abrir uma cratera no solo lunar, mas esse ai parece que foi literalmente colocado ali.

    1. Então, muita poeira foi levantada no local de pouso. Dá para ver nas filmagens pela janela do módulo lunar durante o processo. Por isso até os pés da espaçonave não afundaram muito no solo — ele já havia sido “varrido” pouco antes de tocar o chão. Sobre marca, deve sim ter produzido alguma, mas exatamente sob o módulo. Lembre-se que ele pousa verticalmente, não horizontalmente (como faria um avião).

    1. É que você não viu a quantidade de spam que preciso marcar na hora de aprovar comentários. Em meio a tanto spam, um conspiracionista lunar é uma bênção! 🙂

      1. demente é vc abre a mente cara u.s.a faz o que quer mente, mata, destroi espiona tudo para tirar vantagens..

        1. E o que isso tem a ver com o Projeto Apollo? Então porque o governo soviético também mentia, matava, destruía e espionava, eles também fraudaram suas missões espaciais? Não entendi a lógica.

          1. foi para o ” EU ” NÃO FOI PARA VC ELE TEM SIDO RIDICULO EM SUAS RESPOSTAS VC SIM TEM SEUS ARGUMENTOS VALEU CARA DEPOIS COMENTA SOBRE AS PESSOAS QUE MATARAM QUE FORAM CONTRA ESSE PROJETO E QUE MOSTRAM IMPOSSIVEL ACONTECER TAL VIAGEM LUNAR.

          2. Desconheço essas mortes. Mas se você apresentá-las, posso tentar descobrir o que de fato houve com elas.

          3. Vish, o Felipe Resende cheirou meia. Respondeu no comentário do Salvador, que respondeu pro Jonas e me envolveu na jogada.

            Fio, aprende primeiro a ler e responder corretamente, pra depois vir argumentar, ok?

            Beijo na bunda.

  19. OS QUE DEFENDEM QUE O HOMEN FOI A LUA, SÃO UM BANDO DE PAU MANDADO DO GOVERNO AMERICANO, KKKKKKKKKK, OU ACREDITAM EM PAPAI NOEL…KKKKKKKKKKKK….KKKKKKKKK

    1. Eu não sou pau-mandado do governo americano. Mas acredito em Papai Noel! Feliz Natal adiantado procê!

    2. O mais revoltante é que tem gente que prefere acreditar que dois pinguins foram caminhando da Antártida até o Oriente Médio, só para poder entrar em uma arca, mas não acreditam que o homem foi a Lua.

  20. … Essas teorias conspiratórias são feitas pelos invejosos dUSAmericanu.
    Cada teoria deles é desmascarada facilmente. Até a das sombras. É só procurar no google que vocês acham.

    1. Não, foram à Lua em 1968, antes de o Nixon assumir. Só não pousaram. Mas orbitaram a Lua.

  21. A NASA é a maior mentirosa que já existiu,quando alguém diz que vil um disco voador ou coisa assim, falam que é mentira,e a NASA, o homem foi mesmo a lua? se foi por que hoje com a tecnologia que temos a NASA encontra dificuldades para mandar o homem, e em 1969 o homem foi mesmo lua , já era pra existir lá na lua um complexo residencial ou seja laboratórios de pesquisas, vocês não acham?e esses dados perdidos só agora que encontraram, gente é de se pensar no assunto não é?

  22. Me divirto demais com os conspiradores e suas “verdades absolutas” uaheuea.
    Engraçado que se acham mais inteligentes do que todos os cientistas do mundo, que nunca contestaram a ida à Lua.

    Salvador, vc tem uma paciência incrível!

    Parabéns pelo texto! Ótimo como sempre.

  23. … e esses mesmos que não acreditam na NASA, uma instituição científica séria, acreditam em disco voador, é mole? kkkkk.
    Os próprios russos (principais interessados em negar) reconheceram como verdade a ida dos americanos na Lua.

  24. Não tenho dúvidas quanto a ida do homem a lua, tenho sim dúvidas da primeira ida eu não tinha mas depois de tando ouvir provas irrefutáveis de que ele realmente foi que não passavam de balela comecei a duvidar. Note bem que quem me deixou na dúvida foi justamente quem defende de que realmente o homem foi a lua. Se voces querem realmente que todos acreditem parem de falar da bandeira e que objetos deixados lá são prova ou então comecem a falar da viagem do homem a marte pq lá também tem objetos terrestres ou da saída do homem do sistema solar, pq tbém tem objetos nossos lá. Apeguem-se em explicar pq nas fotos a terra tem tamanho diferente, pq as estrelas sumiram nessas fotos, pq o filme original foi apagado e coisas desse tipo ficar martelando que não se poderia inventar uma mentira com tanta gente envolvida é no mínimo acreditar que o governo brasileiro é honesto pela quantidade de gente envolvida ou ficar falando que as transmissões de rádio não poderiam ser codificadas tbém é demais. Os que duvidam perguntam A e quem defende responde B, desse jeito não há quem consiga acreditar nem que sim nem que não. É possível inventar uma mentira com muita gente envolvida, a Rússia aceitaria essa suposta farsa pq não havia sentido continuar gastando tanto por algo tão inútil (na época) pq o interesse era na orbita terrestre e não tão longe (guerra fria lembra ?) E para finalizar, quando alguém trata um opositor de maneira inferior ou trata o assunto com chacota fica parecendo que estão apostando no placar de um jogo futuro, ou seja arrogância baseada em ignorância e não em conhecimento.

  25. Chega ser ridículo ver esse pessoal falando que tudo isso foi uma farsa. Esses otários compraram a ideia do livro do maluco do Show da Lua falando aqueles montes de abobrinhas… kkkkk

  26. E verdade que o astronauta que esteve um temporada na lua quando chegou a primeira coisa que ele fez para comemorar a missão foi ir a um prostíbulo terraquiano e de quebra acabou engravidando a mesma???

    1. Nah, a primeira coisa que ele fez foi ficar de quarentena, com medo de contaminar a Terra com micróbios alienígenas lunares. (Claro, se tudo não passasse de farsa, essa precaução seria desnecessária. Mas quando seres humanos pela primeira vez visitam um mundo alienígena, não custa ter cuidado extra, apesar de todos acharem que não havia nada vivo na Lua.)

  27. Olha é impressionante a máquina de propaganda Americana viu. Fazer uma mentira desta permanecer até os dias atuais. Qualquer idiota ver que este sucatão aí estava na verdade bem aqui no planeta terra. Será que a Nasa disponibiliza para testes o traje espacial se suporta tão baixas e altas temperaturas?

    1. Não só disponibiliza como continuou desenvolvendo-o. Afinal, as mesmas variações de temperatura seriam enfrentadas na órbita da Terra…

  28. Ola boa tarde…
    Com base na Nasa, podemos dizer que o homem foi na lua. Se porventura fosse verdade, porque o nao continuo de viajens, seria igual a teoria da evolução… nunca mais volta a ocorrer!! Abraços..

    1. Porque a evolução das espécies não custou bilhões de dólares. Já o Projeto Apollo, sim.

  29. Particularmente eu não acredito que foram para a Lua por vários motivos; primeiro que precisavam estar na frente dos Russos a qualquer preço; segundo que o aparato tecnológico da época era muito inferior ao atual que já é questionável; e por ultimo que mais me convenceu, o comportamento e entusiasmo (inexistente) dos astronautas na época, e mesmo Armstrong se negar a jurar pela Biblia sua ida a Lua (na época americano era muito conservador e religioso).

    1. É. Suponho que você julgue evidência de fraude também o Buzz ter enfiado um soco na boca de um cara que disse que ele nunca tinha estado na Lua.

  30. Um detalhe que sempre me deixou curioso foi que vimos muitas vezes a Águia pousando e não me recordo de ter visto a águia decolando. Como teria sido a propulsão para a decolagem. Claro que a atmosfera da Lua é bem menor e utilizaria menos força para decolagem, mas como saber mais detalhes da decolagem e da viagem de volta.

    1. Tem imagens do módulo lunar decolando. Uma câmera era deixada pelos astronautas do lado de fora e o movimento dela era controlado da Terra. Por isso, as câmeras sempre tiveram dificuldade em registrar a subida direito — pelo delay da transmissão, o operador sempre erguia a câmera depois que a nave já tinha subido. Levou tempo e prática para pegar o jeito e disparar a subida antes, para coincidir. Eles conseguiram com precisão na última missão, Apollo-17, que mostra direitinho o módulo lunar decolando e subindo rumo à escuridão negra do espaço.

  31. dizem que a mentira tem perna curta, mas essa prevalece. Basta ter uma visao ampliada p/saber que até hoje é impossivel colocar um ser la e retirar- continua o show

    1. Pelo jeito o show que VOCÊ assiste é BBB ou Zorra Total, né? Porque só sendo burro assim pra acreditar que foi uma farsa.

    2. É mais fácil colocar um homem na lua que mudar um pensamento obtuso de uma pessoa, isso você pode ter certeza absoluta.

  32. Os americanos nunca foram a lua e nunca irão e a farsa continua kkkkkkk os otários que acreditem nessa baboseira.

  33. e porque com toda a tecnologia do hubble, não se mostra as fotos dos itens jogados na lua? e como explica o enooooorme jipe dentro da navezinha apolo, onde mal cabiam os 3 astronautas?

    1. Com o Hubble não dá. Mas com o LRO dá. Segue o link do começo do texto para ver uma dessas imagens.

      1. “O homem não foi para a Lua”; “A Urna Eletrônica brasileira é fraudulenta”… Essas teorias da conspiração sem fundamentação são feita por quem nunca se aprofundou nos assuntos (ficam lendo textos de internet sem referências). Isso é preocupante, tanto do ponto de vista científico quanto social.

  34. Gente, vamos usar o bom senso basta analisar a imagem, esse modulo lunar mais parece um caixote envolvido em papel aluminio e mas parece ter cido feito por crianças com o uso de sucatas, onde esta o motor propulsor ? nao tem nada dentro , nen na parte onde deveria estar o motor kkkkk, tem ate pedaços de pano ou couro proximo do local do motor . basta analizar a imagem kkkkkkkkkk. o homem nunca foi a lua .

      1. O que tem de “manjador” de tecnologia aqui é brincadeira hein…
        Eu vi o módulo no museu aeroespacial de Washington. É de verdade. Não é frágil como as pessoas pensam.
        Vi a capsula de reentrada.
        Esse negócio de negar a ida do homem a lua é coisa infantilidade de quem em algum assunto mal resolvido com os EUA.
        Minha recomendação , é que tirem um visto, e façam uma viagem para Las Vegas…é um lugar bem legal 😀

        1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
          cara o que você viu realmente deve ter resistência suficiente para gravação de vídeo em um estúdio com ar condicionado !!
          Ocorre que na Lua a temperatura na sombra é de -200 graus C, e sob a luz solar +200 graus C.
          Me diga, se você acredita que esse material que você viu, coberto com papel alumínio resistiria a tal temperatura ??
          Acredita nisso mesmo ???

          1. Meu amigo, você sabe que temperatura é agitação de partículas, né? Então, o chão na Lua, iluminado, é muito quente. Escuro, é muito frio. Mas dali para cima, não tem ar. É vácuo. Não há propagação de calor. O que poderia estragar as câmeras e os filmes seria a luz do Sol batendo neles e esquentando-os. E aí é que entra o material branco reflexivo usado para recobrir todo. Rebatendo a luz do Sol, ela pouco aquece o material. (Por isso usamos camisetas brancas no calor, e roupas escuras no frio — escuro absorve calor, claro reflete.)

          2. Ué, o calor não se propaga no vácuo? Como o Sol consegue mandar o dele para a Terra em milhões de kms de vácuo?

          3. O que viaja é a luz. Luz não é calor. Calor é a agitação de partículas provocada pela luz.

          4. É tanta asneira por falta de conhecimento básico de ciência que estes comentários da turma dos incrédulos parecem piadas. Perco meu tempo para dar boas gargalhadas, kkkkkkk. Admiro o Salvador por ter paciência de explicar.

    1. Cara, sua análise foi a mais imbecil e mal escrita que eu já li nesses comentários hoje. Continue assim que você voltará a utilizar os braços para caminhar e comerá piolho das costas dos seus companheiros. Primeiro caso de “involução” que eu conheço.

    2. Ainda bem que o mundo não é feito somente de céticos, senão ainda estaríamos vivendo a luz de lampiões. Os norte americanos e em especial a Nasa não irão nem dormir esta noite por causa do seu comentário Kkk

    3. ter “cido” feito …
      “nen” na parte do motor
      Não entende nem de ortografia que quer dar palpite em naves espaciais.

  35. Eu não acredito que a “NASA” passou 44 anos pra achar alguns “dados perdidos”. será que com “toda a tecnologia” eles guardaram em um caderno e só foram achar agora? Se eu fosse da nasa, eu teria vergonha de divulgar essa informação. Agora o meu ponto de vista sobre essa historia: EU NÃO DUVIDO QUE O HOMEM TENHA TECNOLOGIA PRA TER IDO AO LUA, MAS DUVIDO SE DE FATO ELE FOI. Ele só foi uma vez? por que nao explora mais o nosso satelite natural ao inves de explorar marte? Essa historia esta muito mal contada…

    1. Não é bem um caderno. São fitas magnéticas que continham os dados brutos transmitidos da Lua entre 1969 e 1977. Isso não cabia num caderninho. E para perder essas fitas, é só não etiquetar. Só mesmo o cara que fez o experimento se importava com elas a ponto de fazer cópias…

        1. Já estou torcendo pela sonda chinesa Chang’e 3, que pousará na Lua até o fim do ano! 🙂

        2. Povo que duvida do pouso do homem na Lua mas acredita nas mensagens “O Facebook vai ser cobrado se você não repassar essa mensagem a 2.000.000 de amigos”, ou “Você foi premiado e ganhará um Camaro 0km sem fazer nada, basta ligar para o número XXXX-XXXX”.

          “Desinteligência” a serviço do mundo sempre.

          😉

      1. Bom, eu imagino que seja uma fita magnetica mesmo mas pra demorar 44 anos só poderia ter anotado de lápis em um caderno qualquer porque por esse tempo todo, deveria ser informações sem muita importancia para nem ao menos etiquetar a fita né?

        1. Foi um experimento que o cara propôs e ele mesmo executou. Em 1970, já sabiam que o projeto Apollo não tinha futuro. Perdeu a importância. Acho que ninguém teve as manhas de preservar o negócio adequadamente, em meio a tanta coisa.

  36. Os que duvidam da ida do homem à Lua são os mesmo que dão audiência ao programa ‘Esquenta’ da rede Bobo

    1. Ou os que repassam os e-mails da “Microsoft” acreditando que receberão no final do mês 40 mil Dólares, ou que dão Likes no Facebook achando que estão doando 1 centavo às crianças famintas do Azerbaijão.

      1. kkkkk
        Vocês são os baba-ovo dos americanos, isso sim.
        País com economia fajuta, guerras e terrorismo financiados por eles próprios.
        Acreditar no que diz a NASA é o mesmo que acreditar nos índices de inflação divulgados no Brasil. Antes de zombar dos teóricos da conspiração, já viram quais foram as respostas das NASA para rebater os argumentos dos ‘telespectadores do Esquenta’ ???
        Acho que não, né?
        Simplesmente acreditam em tudo o que o maravilhoso governo dos EUA, divulgam.
        Vocês zombam dos telespectadores do Esquenta, mas são mais tupiniquins que estes.
        Bando de baba-ovo dos americanos.

        1. Eu não. Eu tô empolgado com a China. Aposto que eles voltam para a Lua com astronautas antes dos americanos!

          1. Peraí. Você não é um dos que diz que é impossível cruzar o cinturão de Van Allen ou sobreviver às variações de temperatura da Lua? (Se uma câmera não aguenta, imagine um ser humano, entre +200 graus e -200 graus. Heheh)

          2. E ainda provam que os Americanos estiveram lá primeiro.

            GO USA! GO USA! GO USA! Mandem uma bomba atômica aqui no BRAZIU.

          3. china amigo tudo é fod@ kkkkkkkkkk…

            bricadeira vc sabe que não fora esta quase desistindo da sua afirmação vejas os links que postei ok…

          4. Cara morro de rir quando cê diz “ah hã,Claudia, senta lá” kkkk.
            Sei que para algumas pessoas é difícil acreditar na ida do homem a lua, para mim foi difícil também, sou filho de pastor evangélico então tive que contrariar muito ele para acreditar em muitas conquistas da ciência.

  37. “beleléu”
    “sonho dourado de qualquer faxineira”

    Matéria redigida por estagiário.
    Onde está a revisão do texto?

    Não entendi a ligação entre a pesquisa e teoria da conspiração. Totalmente desnecessário.

    Texto amador de péssima qualidade.

          1. Se fizermos uma pesquisa com uma única pergunta: “Você acredita que astronautas americanos pousaram em solo lunar no final dos anos 60 e início dos anos 70 ?”
            E então cruzar as respostas com o grau de conhecimento e instrução educacional das pessoas entrevistadas (de qualquer país), terá uma revelação que para muitos não será surpreendente…
            Grande Abraço !

          2. Putz Nogueira fico impressionado como seu blog atrai as visitas de engenheiros espaciais, produtores de cinema, técnicos em fotografia, críticos jornalísticos, etc… kkkk  E alguns deles possuem todas essas qualificações em seu currículo… kkkk 

            Até que para um estagiário você esta se saindo bem…. kkkk Não esqueça de trazer meu café…kkkk 

            Abraxxx…

          3. @Carlos Solda: se fizer essa pesquisa e cruzar com a idade dos entrevistados, certamente terá revelações não surpreendentes também.

    1. A ligação entre a pesquisa e a teoria da conspiração é óbvia, basta ler 90% dos comentários de gente que acha que nada de importante pode ter acontecido antes da sua geração ter nascido.

  38. Pessoal, na boa, olhem bem a foto dessa “jeringonsa”. Parece que tem uma bacia invertida sobre esse treco aí. Vocês acreditam mesmo que isso pousou na Lua? Os satélites modernos são torrados quando voltam para a atmosfera e vocês acreditam que esse monte de lata velha encapado com papel alumínio voltaria para a terra? Brincadeira né…..

    1. Claro que não voltaria para a Terra. Esse monte de lata velha se acoplaria ao módulo de comando em órbita da Lua, e só a cápsula de retorno do módulo de comando (essa sim voltava toda torrada) atravessava a atmosfera e chegava intacta ao Pacífico, onde era recolhida. Faltou estudar a arquitetura das missões para fazer a crítica, né?

      1. Com todo respeito amigo, o módulo lunar jogou um cabo de aço pra puxar isso aí? Nem tem motor essa “jeringonsa”!! Baita cara de sucata esse treco!!! MAS PRA FINALIZAR, SE A NASA JÁ MANDOU UM ROBO ATÉ MARTE (QUE AINDA TENHO DÚVIDAS), POR QUE NÃO MANDA MAIS UMA MISSÃO TRIPULADA AQUI NA ESQUINA(LUA) E ACABA DE VEZ COM ESSA HISTORIA!??!? AFINAL ELES NÃO ESTÃO O TEMPO TODO NO ESPAÇO??

        1. O custo de uma missão espacial é proporcional à massa que você tem que levar lá pra cima. Naves que cabem gente dentro são muito mais caras que qualquer robô, por mais que a tecnologia embarcada nos robôs seja infinitamente superior à das Apollos.

        2. vc acha que a NASA vai mandar uma missão tripulada só pra provar que a primeira foi verdadeira, ou simplesmente pra provar para vc que é verdade? vc naum deve trabalhar num é possível….amigão, já foi dito mas vou reforçar, tudo gira em torno da GRANA!….levar seres humanos pra lua hj, não dá GRANA…..entendeu???? pra que levar gente pra lua se com uma sonda bem mais barata se faz o serviço? vc quer broadcasting da lua via streaming???? via youtube? isso não é show….sabe aqueles caras lá, os ASTRONAUTAS??? vc deve saber que são pilotos/físicos/matemáticos etc e tal dos melhores…..não se pode perder essa mão de obra, lendo comentário imbecis aqui hj percebi que esses astronautas não deveriam NUNCA entrar numa nave, pq as pessoas inteligentes estão raríssimas….deveriam é por esse bando de “fiz o ensino médio meia boca” dentro das naves….o foda é q na viagem de ida o som seria um funk bem alto, e os retardados iam fazendo o “batidão” na fuselagem!….vcs são muito burros!

      2. Esse Salvador parece que trabalha para a NASA.
        Cara fala sério, todos os seus argumentos são inválidos.
        Me explica o porque da NASA ter mexido em 80% das fotos, e porque não gravaram os videos com definição maior (já que na época havia tecnologia para tal). ?
        Outra coisa, como esses filmes resistiriam a temperaturas extremas na Lua de -200 graus C a +200 graus C. Que filmes resistentes hein ?
        kkkk Fala sério, tá achando que todo mundo é desinformado ?

        1. Olha, todo mundo não, mas uma boa parte do pessoal.
          A Lua passa por essas variações de temperatura, mas o filme não. A câmera, assim como os astronautas, era toda recoberta de branco, para refletir a luz e evitar superaquecimento. Além disso, todas as missões foram planejadas para pousar no lado iluminado da Lua, mas perto do terminador (a divisão entre a porção escura e a iluminada). Justamente para não pegar o Sol a pino e evitar superaquecimentos.
          Por fim, a Nasa tem ótimos filmes em alta definição dos astronautas, na Lua e em órbita. O que não há é a imagem do Neil Armstrong descendo da Apollo 11 com alta definição. Porque naquela época tudo que dava para colocar do lado de fora, no pé do módulo lunar, era uma câmera com resolução de TV.

          1. os videos sõa horriveis , vejam a primeira coletiva depois de chegarem ” da lua ” com cara te derrotados disseram que não lembram das estrelas, tem uma melhor ainda do nil numa faculdade depois de velho chega ate a chorrar, e dizem assim voces um dia saberao toda a verdade.

          2. Agora me expliquem com o Hubble ao redor da terra por que o mesmo não é direcionado para a visualização dos corpos celestes de nosso sistema solar e em especial a lua, e o que tem do outro lado da lua que o governo americano se omite e não mostra imagens??

          3. Fernando, o Hubble está em órbita da Terra. Não pode fotografar o lado afastado da Lua. E já foram coletadas muitas imagens em alta resolução do solo lunar, retratando cada pedacinho, inclusive mostrando as tranqueiras deixadas pelos astronautas, com sondas. Usar o Hubble para isso, além de ser menos eficiente, seria um desperdício de tempo que poderia ser melhor empregado em novas pesquisas.

      3. então pq nao filmaram esse modulo de comando, afinal era a chance de retorno deles, será q faltou filme? hehehe

        1. Filmaram. Tava em órbita da Lua com um astronauta, enquanto os outros dois astronautas estavam no solo lunar. Mas tem imagens lindas do módulo de comando se separando do módulo lunar e depois se reunindo novamente. Coisa linda de se ver.

    2. Fora que esta “jeringonsa” demorou sete anos para ser projetada e construída a um custo estimado de um bilhão de dólares do contribuinte americano e isso nos anos sessenta. É um a máquina maravilhosa que contornou com maestria todos os obstáculos que um feito desta magnitude apresentou. Eu fico até revoltado quando pessoas sem informação julgam o módulo lunar apenas pelas fotos da NASA de dizem coisas como “era fraco”, “como que isso voava?”. Isso demonstra total ignorância dos fatos e subestima uma obra de engenharia magnífica que deveria ser engrandecida visto provar que para o ser humano praticamente tudo é possível. Quem diz isso denigre (no seu mundinho é óbvio) a própria raça humana. Tristeza.

  39. Foi o filme mais caro da História. Show Da Lua. É impressionante como esta farsa continua até hoje. Aí vocês podem dizer: Mas porque os Russos não denunciaram? E eu respondo: Se denunciassem teriam que provar e teriam de provar indo a lua como não conseguiriam provar seriam taxados de recalcados.

    1. Eles conseguiram sim, com sondas. Eles podiam ter mostrado que as amostras lunares deles, colhidas roboticamente, eram diferentes das americanas. E que a aparência do solo lunar era diferente da vista nas missões americanas. E por aí vai. Abraço!

        1. Tá vendo como são dois pesos e duas medidas? Se o povo posta que é uma farsa, e são chamados de conspiracionistas, acham ruim. Quando são rebatidos com argumentos sólidos, concretos e que desbaratinam pelo menos 100% das teorias conspiratórias que rolam por aí, chamam os outros de funcionários da Nasa…

          É tudo um bandiburro mesmo.

          1. A MELHOR PROVA QUE NUNCA FORAM ATE A LUA É A SEGUINTE: E É A QUE MENOS AS PESSOAS LEMBRAM QUANDO DISCUTEM ESTE TEMA….A MAIOR PROVA DE QUE NUNCA FORAM ATE A LUA..OS AMERICANOS…ESTA EM HOLLYWOOD…..HOLLYWOOD, NUNCA!!!!..NUNCA!!!..NUNCA!!!…FIZERAM UM FILME DESSE ACONTECIMENTO ESPETACULAR DA HUMANIDADE!!!…E OLHA QUE OS AMERICANOS FAZEM FILMES ATÉ DE CRIANÇA QUE FAZ COCO PELA PRIMEIRA VEZ….HEIN..OU NÃO..AGORA , DA AMISSÃO APOLLO 11 FIZERAM…E SABEM PORQUE?….NENHUM DIRETOR FAMOSO DE HOLLYWOOD QUIZ TER SEU NOME ENVOLVIDO NESSA FARÇA….ENTÃO ESCOLHERAM A MISSÃO APOLLO 11 (QUE FOI DE VERDADE..E TB FOI A MAIOR ZICA, JÁ QUE OS ASTRONAUTAS..NEM SEQUER CHEGARAM PERTO DE POUSAR..E QUASI ESTICARAM AS BOTAS ESTELARMENTE FALANDO…AI SIM…FIZERAM UM FILME..AGORA EU PERGUNTO..ISSO NÃO É ESTRANHO??..DE NUNCA NENHUM FILME APARECEU..NEM NAQUELA ÉPOCA..(1969-70)..E NEM HOJE..COM TODOS ESSES EFEITOS ESPECIAIS E TAL…NINGUÉM QUIZ FAZER UM FILME DESSE ACONTECIMENTO MUNDIAL…!!!!!!!!!..OLHA SÓ QUE COISA MAIS ESTRANHA GENTE!!!!…ALGO TÃO IMPORTANTE E NINGUÉM QUIZ FAZER UM FILMINHO SEQUER??….HUMMMM…MUITO ESTRANHO…MUITO ESTRANHO…!!!

      1. ESTADOS UNIDOS TB TINHA ESSAS AMOSTRAS, MAS NÃO É ISSO QUE ESTA EM JOGO AQUI..E SIM QUEM PISOU 1º NA LUA…AMOSTRAS OS DOIS PEGARAM….AGORA PISAR NA LUA NÃO TEM COMO A RÚSSIA PROVAR, A NÃO SER QUE TENHA UM RUSSO INFILTRADO NA NASA..ESCUTANDO COMO PREPARARAM A FARÇA..E GRAVR TUDO..COM FOTOS E VIDEOS..ETC….AI JÁ É DEMAIS..

        1. Meu prezado Alex Dagoberto, eles não fizeram somente um filme, fizeram uma série, Da Terra a Lua, em 12 capítulos, pela HBO, co-produzida por Tom Hanks.
          Eu fico estarrecido com a ignorância científica de algumas pessoas, uma camada radioativa sobre a terra, é claro que não só o Sol, mais qualquer estrela emite raio gama e raio x, além dos ultravioletas. A atmosfera existe para barrar esses raios. A estação espacial internacional, circunda a terra, passa pelo cinturão de Van Allen constantemente e nem por isso os astronautas estão com câncer, pelo que eu sei o Marcos Pontes está muito bem de saúde. E o mais revoltante é que tem gente que prefere acreditar que dois pinguins foram caminhando da Antártida até o Oriente Médio, só para poder entrar em uma arca, mas não acreditam que o homem foi a Lua.

      2. Exatamente Salvador, os ignorantes aqui n sabem q os Russos tinham mais tecnologia q o americano, tanto q foram os primeiros a irem ao espaço, isso com um mercado fechado, sem investimento externo algum, e ainda tem gente aqui q acha que os Russos levaram grana pra se calar, definitivamente n conhecem o orgulho dos Russos

    1. Porque o obturador da câmera abriu e fechou rapidamente. Caso o tempo de exposição do filme fosse maior, estouraria o branco.

      Contudo, se as imagens fossem fraudadas, seria muito fácil incluir pontinhos brancos na imagem só para representar as estrelas. É só ver a Lua de “2001: Uma Odisseia no Espaço”.

    2. Miguel,

      Tire uma foto do céu essa noite e veja por vc mesmo.
      As estrelas emitem muito pouca luz e não aparecem em fotos ordinárias.
      Para que apareçam vc precisa regular o tempo de exposição para mais de 15 segundos. E nesse caso, em vez de pontos aparecerão riscos por causa da rotação da terra

      1. então pq nao se esperou mais do q 15 segundos pelo menos para tirar uma foto, mas é melhor não, afinal dá para se descobrir muita coisa sabendo o horário, periodo de rotação etc…

        1. Se esperasse 15 segundos, o resto da imagem sairia todo branco e borrado. Porque enquanto os 15 segundos captariam a suave impressão da luzinha das estrelas, pegariam um montão de luz do solo lunar refletindo a luz solar e das roupas brancas dos astronautas…

        2. Porque não esperaram 15 segundos para tirar uma foto? É piada isso? Você força a amizade, é claro que eles foram até a lua só para tirar fotos de estrelas! E se não foram como você deixa entender, teria que ser um bando imbecís mesmo pros caras terem forjado um vídeo do espaço e esquecer as estrelas.

  40. VocÊs são muito crédulos essa viagem foi sim uma frasa, tanto que hoje mesmo com toda a tecnologia, seria difícillevar o homem à Lua. Arriscado demais. Imaginem em plena Guerra Fria, e ao vivo pela tv, os astronautas não poderem retornar ou ocorrer um acidente… E se eles tivessem ido por que naoprovamcom os filmes originais? Mas o povo é sempre crédulo mesmo.

      1. Salvador, na verdade o filme divulgado foi filmado de uma tela na sede da Nasa. O dito “Filme Original” gravado pelos astronautas com uma qualidade muito superior, foi segundo a Nasa, perdido, depois mudaram a versão dizendo que, por uma questão de economia de fitas, utilizaram os originais para gravação de outros dados. Isso não é teoria da conspiração não. É afirmação oficial da Nasa, se quiser confirmar siga este link: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u596323.shtml

        1. Isso se refere às imagens produzidas pela câmera de TV instalada no pé do módulo lunar da Apollo 11. Os filmes feitos pelos astronautas voltaram com eles da Lua, em perfeito estado de conservação.

          A câmera de TV era de baixa resolução e transmitia as imagens para a Terra, que então eram redistribuídas para exibição ao vivo pelo mundo todo. A Nasa gravou em fita magnética a recepção dessas imagens, e a redistribuição para o mundo todo se deu por essa “filmagem” do telão. A gravação original foi apagada, quando a Nasa resolveu usar a fita para outros fins (quantos programas de TV não foram perdidos em tantas emissoras pelo mesmo motivo?), uma vez que ninguém mais precisaria daquele feed de baixa qualidade de um evento ao vivo que já havia sido transmitido.

          Faltou visão e organização, porque aquelas imagens, por piores que fossem, eram as melhores que havia. Mas, numa tentativa de reparar seu erro, a Nasa mandou remasterizar esse material em 2009, com base nas melhores imagens que conseguiram encontrar ao redor do mundo. Na Austrália havia uma muito boa, e a partir daí a Lowry Digital (empresa famosa por remasterizar clássicos do cinema) fez a restauração.

          Ainda é ruim? É. Mas o que havia não era muito melhor.

          Em compensação, isso faz pensar que esta é a única imagem de homens na Lua que temos da Apollo 11. E não é. Tem ótimas imagens, feitas em filme, com alta resolução, que mostram os astronautas fincando a bandeira e trabalhando em solo lunar. Então não é bem como os conspiradores querem fazer parecer.

          1. Salvador, eu não sou adepto de teorias da conspiração. Em 1981 comecei a trabalhar com informática num modesto hospital particular do Rio de Janeiro. Já naquela época lidávamos com fitas magnéticas e sabíamos, e executávamos, todos os procedimentos necessários à preservação dos dados, como cópias duplas, e remasterização em fitas novas após 5 anos. Não consigo acreditar que uma NASA não tivesse um setor de documentação técnica com arquivistas qualificados para essa preservação. Tampouco faz sentido a “economia” porca de reutilizar fitas desse tipo de missão. Naquela época a NASA torrava dinheiro aos montes. Por que faria economia em FITAS ?

          2. Veja só, a reutilização não foi naquela época. Foi muito tempo depois.
            Outra coisa: ninguém está dizendo que a Nasa perdeu todas as fitas. Perdeu uma. E um hospital modesto tem uma operação bem menor que uma agência espacial do tamanho da Nasa. São 10 centros espalhados pelo país, e muitos fazem trabalhos redundantes. É uma gestão complicadíssima, e mal-feita.

          3. Salvador, o time campeão da corrida espacial mandou derreter a taça ?

            Era uma corrida espacial, com implicações políticas internas e externas fortíssimas.

            Aí, o campeão, ganha a taça e em vez de guardá-la, a joga fora ?

          4. Qual taça? Acho que a analogia mais apropriada é: o time é campeão e perdeu todos os folhetinhos que distribuiu na semifinal aos torcedores que foram ao estádio. Anos depois, encontram um colecionador que guardou com todo cuidado o folhetinho. Mas, claro, a taça continua muito bem guardada pelo clube, como sempre esteve.

        1. Nada a ver. O que a Nasa perdeu foi a fita magnética original da transmissão ao vivo (das câmeras de TV) da descida do Neil Armstrong da Apollo 11. Só isso. E uma remasterização desse material, com base nas gravações da transmissão ao redor do mundo (em especial uma feita na Austrália, com a melhor qualidade possível), foi feita pela Lowry Digital em 2009. Agora, todos os filmes (feitos em película) das missões Apollo (inclusive a aproximação do módulo lunar do solo, na Apollo 11, filmada pela janela da Nave) existem e têm altíssima qualidade. Tem em formato HD para baixar. 😉

          1. em mesmo um que eu vir no you tube sobre a farsar co muito material mais de uma hora meu amigo é so ver , verdade oculta.

          2. Se tá no Youtube então é verdade. Me desculpe por duvidar.

            A Internet é a fonte inquestionável da verdade.

          3. Não há mais o original do vídeo com resolução de TV da descida do Neil Armstrong da Apollo-11 obtida pela câmera de TV instalada no pé do módulo lunar. Todos os demais filmes da Apollo-11, produzidos em película, assim como as fotos, permanecem preservados em sua versão original. Acho que agora esclareci.

          4. Salvador, esquece, tentar falar com mulambo e índio dá sempre isso.

            Ultimamente a moda é falar sobre um velhote alemão um tal de Nietsche sei lá, um babaca que morreu de sífilis porque acreditava que não existia ciência, afinal, para ele era tudo questão de “interpretação”.

            Não existia esta tais bactérias ou virus, não existia nada que não se possa enxergar com os próprios olhos.

            Se eu não posso ver, é porque não existe.

            E a mulambada posando de intelectual adora ler besteira do século 19.

          5. Felipe Resende, nem um nem outro, sou apenas inteligente. Ao contrário de você, que só vomita asneiras.

      2. A nasa disse q perdeu as gravações originais, e aumenta a cada ano a qt. de ianques q não acredita nessa viagem.
        Ainda restam os muito crentes na cultura ainque q acreditam, mas os seus filhos já entenderam bem melhor essa estoria.

        1. Pois é. É a geração “internet + teorias conspiratórias”. Mas isso não significa que estejam corretos. 😉

        2. Cidadãos dos EUA não acreditando que o homem foi à Lua não prova nada. Há mais norte-americanos que acreditam no diabo (60%) do que em Darwin (40%)…

      3. Que filmes originais??? Que fotos originais??? Forjar um filme, uma foto é a coisa mais fácil do mundo.

        1. Verdade. O difícil é forjar um filme com uma paisagem lunar que depois seria registrada igualzinho por sondas russas não-tripuladas. Isso nem o Kubrick, com o “2001”, conseguiu.

          1. onde estão as estrelas nessas fotos uns dos autronaltas dessa apolo 11 quanto perguntado na coletiva logo depois da susposta chegada da lua, disse o seguinte: não me lembro das estrelas poh@ na lua deve ser fodas as estrelas não acha tem essa coletiva o you tube meu amigo.

          2. Sobre as estrelas, já respondi em outro comentário. Sobre a coletiva, vou atrás. Mas dizer que eles não prestaram atenção nas estrelas não me parece de modo algum incriminatório. Os capacetes tinham viseiras banhadas a ouro para proteger os astronautas da luz do Sol. Apesar disso, já li relatos de astronautas falando de estrelas vistas da Lua. Provavelmente de quem levantou a viseira… 🙂

        2. Concordo com você …. com a radioatividade é impossível o Homem pisar na lua …nunca provam nada … fotos – filmes tudo cinematográfico … se fosse possível e veraddeioro com tantos gastos que fazem com guerras e etc os americanos já teriam vendido excusões para a Lua …quantos cientistas , estudantes , biólogos etc do mundo inteiro não teriam interesse e não teriam ido lá ….KKKk isso não EXISTE !

          1. Parabéns, Oliveira! Conseguiu provar cientificamente que foi uma fraude! Por isso você ganhará o prêmio máximo. Para que eu possa fazer o envio, preciso que deposite R$ 1.000,00 na minha conta, é só para o frete.

            Nisso você acredita, né?

      4. Com a tecnologia de hoje, podemos colocar o homem caminhando em Marte em HD. Com a tecnologia da década de 60 só deu mesmo para colocar o homem na Lua e olhe lá…Tecnologia de uma atual calculadora manual, 4K. O pior ainda e termos que ler que a Nasa e outras Agência Espaciais, privadas ou públicas, estão estudando qual seria o melhor traje espacial a ser desenvolvido, visto que a radiação solar iria torrar o homem por lá. Temos que “reenviar” o homem à Lua. Mas qual foguete? Não sei, perdemos o esboço da Apollo, teremos que desenvolver um novo foguete. Quem perdeu todo desenho da Apollo deveria ficar de castigo num canto da sala olhando pra parede. “Ahhhh…me ajuda aí, oh…”.

    1. Verdade, tão arriscado que preferem mandar um robo para MARTE controlado aqui da terra.

      Nossa tecnologia é mesmo muito atrasada.

    2. Amigo, eles foram na lua sim. e foram feitos varios videos, mas o que eles descobriram lá. os USA nao quis passar para o mundo. e sim fizeram varios videos aqui mostrando nada na superficie da Lua. Segredos… O que acontece no mundo sempre foi acobertado. só passam pra população aquilo que eles querem…

      1. Nah, na verdade mostraram tudo sim. Eles bem que gostariam de ter encontrado segredos incríveis na Lua, mas não rolou. 😛

          1. Vi. O Buzz Aldrin, que esteve na Lua com a Apollo 11, está lá no filme. Então deve ser tudo verdade, né? 🙂

      2. Acreditar que o homem (estaduniense) foi a lua, é mesma coisa de acreditar que lula perdeu o dedo na prensa.

        1. Parece-me que a discussão da perda do dedo do Lula não seja sobre como aconteceu, mas a intenção.

        2. Tava demorando para colocarem o molusco na jogada.

          Só por essa você já perdeu toda sua razão e credibilidade. Por gentileza, queira se retirar do recinto.

      3. Não voltaram lá por uma questão de custo-benefício. Hoje existe muito mais tecnologia, eletrônica, mas ela por si só não leva ninguém a lugar nenhum. Pra quê gastar uma nova fortuna para levar alguém para um mundo que praticamente não tem mais nada a revelevar quando se pode gastar uma fração enviando robôs a marte por uma fração de uma missão lunar. E marte tem um passado semelhate ao da terra, bem como um presente potencilamente parecido com o futuro. A lua só serviria mesmo de trampolim para uma missão de ida à marte.

        1. porque nao fazer uma base lunar na lua? ao inves de fazer uma estaçao espacial internacional ? na lua nao seria mais viavel? porque se pensa em colonizar marte? na lkua e marte nao tem nada mesmo,entao fiquemos com o que esta mais perto

          1. Essa resposta é longa, mas vou tentar abreviar. O Projeto Apollo foi a coisa mais cara feita no espaço até hoje. Consumiu durante anos mais de 60% do orçamento total da Nasa, que por sua vez consumia 5% do orçamento do governo americano. Depois da vitória na corrida para a Lua, os EUA estavam em recessão. O Nixon, aquele bocó, cancelou o programa Apollo e direcionou a Nasa a desenvolver um veículo que barateasse o acesso ao espaço. Esse foi o ônibus espacial, que acabou sendo muito mais caro e ineficaz do que se imaginava. Com o cancelamento do Apollo, não havia mais infra-estrutura para missões lunares. O ônibus espacial só ia até a órbita terrestre. Além disso, os EUA tinham vencido a URSS na Lua, mas perdia em matéria de estações orbitais. Concluído o desenvolvimento do ônibus espacial, a Nasa se concentrou em fazer uma estação espacial americana. Batizada de Freedom, ela seria uma Mir ianque, mas já com a cara da ISS. Só que a Nasa não conseguiu bancar com seu orçamento este projeto, e a solução foi trazer parceiros internacionais. E a coisa só parou em pé depois que a URSS caiu, e a Rússia também virou parceira americana no que virou a ISS. Hoje, a Nasa tem menos de 0,5% do orçamento americano. Ou seja, um décimo, proporcionalmente, do que tinha na época do Apollo. Isso explica muita coisa.

      4. Nessa geringonça ai em cima? Brincadeira! o treço é forrado de papel alumínio. Na lua não tem vento mas a bandeira está tremulando. Mais pro deserto do Atacama que pra lua…

        1. É. Eu estive no Atacama em março. O céu é igualzinho a este durante o dia. E a areia também, toda cinza. Achei até uns pedaços de papel alumínio no chão. Deviam ser da Apollo 11. 🙂

          1. A “farsa” da Nasa

            As marcas das botas usadas pelos astronautas são mais parecidas com pegadas feitas em solo úmido. Mas todo mundo sabe que na Lua não há água. Ou seja, as imagens são mais uma prova da grande armação.

          2. Ou provas de que o solo lunar é realmente extraterrestre, sem análogo com o que temos na Terra. Essa fica pra você pensar. 😉

          3. Essa nem os cientistas explicam direito. As fotos foram feitas para registrar a natureza da poeira lunar e os efeitos da pressão sobre o solo. E elas mostram que a superfície é seca, fina e se compacta facilmente, por causa da ausência de ar. Ah, tá.

          4. Juro que não entendi. Suponho que haja uma ironia aí, mas não peguei. Desenha pra mim? 🙂

          5. Aqui tem um video que mostra o quanto você foi feito de palhaço: É o homem na Lua filmado em estúdio e o cabo das luzes arrebenta e a filmagem é interrompida:

            http://homemnalua.wordpress.com/

            http://www.afraudedoseculo.com.br

            http://www.portalbrasil.net/reportagem_nasa.htm

            Observe nos filmes que foram transmitidos para todo o planeta, da suposta conquista da Lua. Perceba que os astronautas transmitiam, em tempo real, vídeo e som para a base nos Estados Unidos. A conversa entre a base e os astronautas ocorria em tempo real naquela época! Como era possível isso há mais de 3 décadas atrás sendo que, hoje, para uma rede de televisão transmitir uma imagem para o outro lado do planeta são gastos 2 segundos para a imagem chegar lá e mais 2 segundos para a imagem voltar, gastando, ao todo, 4 segundos utilizando a mais alta tecnologia existente atualmente!?

            A FOTO DA MENTIRA – OS PÉS DA NAVE ESTÃO SUAVEMENTE COLOCADOS NO CHÃO – A NAVE POUSOU SEM LEVANTAR POEIRA E SEM AFUNDAR UM MILIMETRO NO SOLO

            MENTIRA 2 – NA FOTO APARECEM DOIS ASTRONAUTAS – PORTANTO TERIA QUE TER UM TERCEIRO NO SOLO TIRANDO A FOTO… IMPOSSÍVEL ELES DIZIAM QUE TINHA QUE FICAR UM ASTRONAUTA EM ORBITA PARA O ACOPLAMENTO DE VOLTA DO MODULO LUNAR.

            AQUI O FARSANTE SE NEGA A JURAR COM A MAO NA BIBLIA:

            A BOA NOTICIA É QUE GRANDE IMPRENSA JÁ ESTÁ SENDO OBRIGADA A RESPONDER AOS ABSURDOS.

            Principais provas DE QUE O HOMEM NÃO PISOU NA LUA:

            A BANDEIRA AMERICANA TREMULA NA LUA, É IMPOSSÍVEL ISSO ACONTECER , NA LUA NÃO TEM AR.

            ERA E É TOTALMENTE IMPOSSSIVEL TRANSMISSÃO DE TV VIA SATELITE DA LUA PARA A TERRA.

            ARMSTRONG CONVERSAVA NORMALMENTE COM NIXON SEM A DEFASAGEM DE UM SEGUNDO QUE É CAUSADA PELA DISTANCIA DA TERRA A LUA ( 300 MIL KM OU 1 SEGUNDO LUZ.)

            A APOLO 11 não tinha combustível nem foguete para retornar da lua e acoplar ao módulo espacial.

            A APOLO 11 NÃO DEIXOU MARCAS NO SOLO, POUSOU SUAVEMENTE, QUANDO SABEMOS QUE NAVES QUE CHEGARAM A MARTE TIVERAM QUE SEREM COBERTAS DE CAMARAS DE AR INFLAVEIS PARA NÃO SE ARREBENTAREM NO SOLO.

            HÁ SOMBRAS PARA TODOS OS LADOS QUANDO NA LUA ISTO NAO E POSSIVEL

            IMPOSSIVEL TIRAR FOTOS NA LULA COM TEMPERATURA DE 200 GRAUS.

            – A Apolo 11 levou 4 dias ou 96 horas para chegar à Lua QUE ESTÁ A 300 MIL QUILOMETROS DA TERRA, o que dá uma ridícula velocidade de 3.000 km por hora, um décimo da velocidade das naves espaciais discovery e outras. VC NÃO ACREDITA QUE UMA NAVE VOU SÓ 4 VEZES MAIS RÁPIDA QUE UM BOEING..

            NASA DIVULGOU EM 2009 QUE SOMENTE EM 2020 SERÁ POSSIVEL O HOMEM RETORNAR A LUA.. PORQUE?

            About these ads

            Curtir Carregando…

            Tags: apolo 11, fr, fraude do século, homem na lua, homem não pisou na lua, Lua

            Essa entrada foi publicada em 16 de julho de 2009 às 20:38 e está arquivada em big brother. Você pode acompanhar qualquer resposta para esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou trackback do seu próprio site.

            25 Respostas para “Neil Armstrong, o Farsante, 40 anos da fraude do século, 40 anos da mentira do homem na lua, 0 homem não pisou na lua grande imprensa midia começa a admitir e divulgar a fraude teoria da conspiração dizem eles -Apolo 11 – NENHUMA NAVE POUSOU NA LUA”
            Evandro Medeiros Disse:
            18 de julho de 2009 às 0:35 | Resposta
            Realmente!… Se em 1969 o homem tinha tecnologia para pousar e andar na lua, hoje estaríamos vivendo em bases lunares, não??!

            O engraçado é que o mundo prefere fechar os olhos e ouvidos para esta farsa!

            A 40 ANOS OS AMERICANOS PISARAM NA LUA E HOJE NÃO CONSEGUEM PASSAR DA ESTAÇÃO ESPACIAL!! HAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!!!!!!

            Gilson Aguiar Disse:
            23 de novembro de 2010 às 19:43 | Resposta
            Será que os russos e a própria comunidade científica não teriam acusado se fosse realmente uma fraude?
            Será que a descoberta da América também não foi considerada uma fraude na época?
            homemculto Disse:
            25 de novembro de 2010 às 11:30 | Resposta
            os russos tambem participaram da fraude, gagarin nunca foi ao espaço. e morreu para não contar.

            99682014 Disse:
            13 de junho de 2011 às 11:38 | Resposta
            eu acho que ele nÂo pisou na lua por que nÃo tinha marcas do solo dos outroshomens eu vi o video e nÃo vi a marquinha

            mauro Disse:
            6 de outubro de 2011 às 19:14 | Resposta
            estou muito triste de saber que tudo que me falarao quando pequeno era mentira como passar no cinturao de radiaçao que emvolve a terra que e mortal a qualquer ser vivo as fotas que se supoe-se estar na lua sao cheias de indicius de fralde e o que disem ser provas sao facilmente contestadas por qualquer especialista no mundo ja o projetor lunar pode ter sido colocado la por uma sonda so a maquina comsegue mesmo um grande feito destes pois o homem e so carne e ossos e muito fragil para um ambiente tao hostil como a lua e o universo

            Vander Disse:
            27 de janeiro de 2012 às 15:40 | Resposta
            Se precisaram de um foguete enorme pra ir, deveriam precisar de outro menor pra voltar, e não uma coisa do tamanho de um carro, lembrando que esse carro precisou atingir a velocidade orbital:V=raiz(G*M/R)=raiz(6.6­­7E-11­ * 7.349E22 / 1837000) = 1633m/s
            = 6000 km/h à 100km de altura
            esse vídeo no youtube mostra a farsa: watch?v=Hyom7ZQo3d4
            hahaahahahhahahaah
            Por um Brasil sem PT! Disse:
            27 de janeiro de 2012 às 16:59 | Resposta
            e viajar a 3.000 km por hora, velocidade de jato militar.. 300.000km em 96 horas….

            Por um Brasil sem PT! Disse:
            27 de janeiro de 2012 às 17:00 | Resposta
            porque os onibus espaciais que viajam a 29.000km/h não dão uma volta ao redor da lua e depois voltam para a terra?

            Alex nubling Disse:
            9 de abril de 2012 às 8:37 | Resposta
            Sera que a dilma sera a segunda cadela a ir para a lua? E a laika ? Porque ninguem intrevistou ela?sera que ela comia ração em capsula? Ela deixou suas veses proximo a bandeira americana?aaa

            Elias Correa de Souza Disse:
            15 de abril de 2012 às 12:15 | Resposta
            pois é né, uma questão de lógica… é que naquela época a tecnologia era bem mais avançada que hoje. elas iam de seis em seis meses. mas hoje não dá, se der só daqui para 2020, mas pode ser prorrogado por mais dez anos, é que eles não tem a tecnologia de outrora, agora tá dificil, é qui tamo vortando a idadi da pedra ne memo??kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            edson Disse:
            6 de junho de 2012 às 13:50 | Resposta
            Com tanta dúvida levantada e mostrada passa a ser quase impossível acreditar que fizeram uma viagem deste nível…

            Cleidnei Barbosa Machado Disse:
            30 de julho de 2012 às 12:52 | Resposta
            Em 4 décadas, a tecnologia se multiplicou em todas as áreas. Por quê na NASA aconteceu o contrário? Tem algo coisa muito errado nessa história. Os governantes adoram fazer o povo de idiota.

            edson Disse:
            10 de agosto de 2012 às 13:32 | Resposta
            “Cambada e Burros”…Comentário normalmente relacionado com as pessoas que não acreditam que o homen pisou na lua. Na verdade, já falei com muita gente instruída que não acredita também. No meu caso, não acredito devido a um monte de evidências que conheço. Existe um vídeo que mostra o astronauta caindo e o mesmo é içado, isso mesmo, vc entendeu direto, içado…e ele fica em pé !!!
            Uma tremenda farsa…!!!

            edson Disse:
            17 de agosto de 2012 às 13:42 | Resposta
            Mais uma coisa que gostaria de compartilhar com vocês…
            Observe nas fotos que foram tiradas na lua a extenção do terreno.
            Parece que o horizonte está a uns 100/200 metros de distância. de onde estão os astronautas e equipamentos. Para que isso realmente aconteça, a superfície da lua deveria ser totalmente plana dando assim esta impressão. Outra coisa, é a luminosidade que existe nestas fotos parecem bem locais e sem a extenção que a luz do sol daria. Existem alguns sites que mostram muitas fotos e quem ainda não tinha observado deste ponto de vista, procure fazê-lo.
            Ficam aqui estas observações….
            Abraços

            hellias Disse:
            17 de setembro de 2012 às 21:14 | Resposta
            O homem na Lua. Quá, quá, quá. Nós é que estávamos no mundo da lua. Que embromação!

            edson Disse:
            11 de outubro de 2012 às 13:37 | Resposta
            Tive vendo no Youtube um vídeo de uma experiência supostamente feita na lua, com um martelo e uma pena. Nesta experiência, eles querem provar que num ambiente sem gravidade dois corpos de densidade diferente, caem na mesma velocidade quando soltos de uma certa altura. (coloque no Youtube: martelo e pena). Observe que quando o martelo cai, o cabo fica preso por uma espécie de fio (nota-se isto, devido a maneira que o cabo tomba).
            Outra coisa, gostaria de convidar a todos que procurem o vídeo dos caçadores de mitos, onde mostram a experiência do martelo e pena. Eles querem repetir a experiência pra provar que a experiência anterior fora feito realmente na lua. Observem o absurdo que é a experiência deste caçadores de mitos. A pena simplesmente cai no chão e pula como fosse de um material duro. Depois dessas experiências, acabei de crer que foi tudo armação.
            “QUANDO FIZERAM A ARMAÇÃO TODA, NÃO CONTAVAM QUE ALGUNS ANOS DEPOIS IRIA SURGIR UMA FERRAMANTA SENSACIONAL CHAMADA INTERNET”.

            carlos Disse:
            13 de novembro de 2012 às 22:17 | Resposta
            como fui tolo, quando era criança, em acreditar em tal façanha! as mesma farsa que eles utilizaram para atacar, o Iraque, dizendo que eles tinham as armas de destruição. coitados não tinham nada….

            junior Disse:
            14 de novembro de 2012 às 11:50 | Resposta
            se eu ñ me engano pesquisei qual era a marca do filme daas fotos e era da FUJI,só que a FUJI diz em nota que n~existia filme que suportaria a alta temperatura do espaço, sem contar que ñ tem uma estrela na fotos ou filmagens, e o CINTURÃO DE VAN HALLEN, que esta envolta da terra que sua radiação penetra nos trajes espaciais. pow se procurar tem mais mentiras nessa IMENSA E HISTORICA HISTORIA. by

            jrasteka Disse:
            14 de novembro de 2012 às 12:00 | Resposta
            cade as estrelas? e tem mais o filme da suposta maquina que foi ao espaço utilizava filma da FUJI, e a FUJI,em nota diz que não tinha filme que suportaria a temperatura do suposto clima LUNAR. Os fatos comprovados estão ai. Agora quem quizer ficar alienado, que fique,pois PAPAI NOEL , COELINHO DA PASCOA ,OS TRÊS PORQUINHOS…DEVEM EXISTIR NO MUNDINHO DE VCS.

            Claudio Disse:
            26 de março de 2013 às 15:49 | Resposta
            Outra: os defensores cegos pró-apollo falam que os refletores deixados na lua são provas mais que suficientes que estiveram lá pois os lasers jamais poderiam medir a distãncia da lua sem eles! Ora, ora…. A lua naturalmente possui silício na sua composição, então basta apontar um laser potente em uma àrea de maior de concentração desse material, muito maior do que os rídiculos 46x46cm dessas placas! Tanto é verdade que o MIT já tinha feito isso muito antes da suposta ida do homem à lua em 1969! Sem nenhum refletor! NADA!!! ZERO!!! Se fosse verdade imaginem o grau de precisão necessária pra conseguir “acertar” uma minúscula placa dessas a uma distância de cerca de 250 mil milhas!!!! Uma precisão de nanoradianos!!! Um nanoradiano é um bilionésimo de radiano (0,0000000001). Os lasers podem ser ajustados não mais que 1 décimo de microradiano! Ou seja: SEM CHANCE!!!

            edson Disse:
            28 de março de 2013 às 14:06 | Resposta
            Uma incrível nave espacial desceu suavemente na superfície lunar em 17 de novembro de 1970. Tratava-se da sonda robótica Luna-17, que levou consigo o primeiro rover (jipe) lunar robótico, o Lunokhod 1, lançado pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
            vaja o site (http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/astrov/lro4.htm). Foi de lá que tirei os dados acima.

            Vejam bem, este Jipe lunar foi deixado na lua através de uma sonda, não precisou de nenhum homen viajar para deixá-lo na lua. Portanto a suposta prova que os Americanos estiveram na lua por ter deixado um espelho refletor, não cola. Os Russos mostram claramente que isso é possível com uma sonda.
            A questão de que os Russos e a comunidade cientista ficaram quietos e porque foram enganados também. A coisa foi muito bem feita…
            Abraços

            kicia Disse:
            8 de abril de 2013 às 14:48 | Resposta
            bem provalvelmente eh sim mentira que o homem pousou na lua pq a unica nave q realmente chegou perto da lua mais nao pousou e que filmaram dentrol dela pq ha provas foi a APOLLO 13 eles quase morrera foram tres homens mais infelizmente nao conseguiram pousar pra mim eles foram q chegaram mais perto da lua.

            kicia Disse:
            8 de abril de 2013 às 14:52 | Resposta
            homens da lua nao sao a farsa mais sim a Nasa pois esta escondendo desde 1990 um laser sendo disparado contra uma nave de um ovini que conseguiu desviar dest laser. ai se pergunta que eh a farsa?
            sera que a nasa guarda um misterio que se contar eh capaz do mundo se chocar com esses segredos?

            Seus inguinorantes Disse:
            8 de junho de 2013 às 18:40 | Resposta
            Idiotas, eles jah foram a Lua, no msm dia do lançamento da Apollo 11, os Sovieticos mandaram uma sonda a Lua, para que as naves nao colidissem eles tiveram que dividir os parametros de vôo, aviam Russo em Huston, tem gente que acreditava vei aki e mudou de opniao, enquanto eu lia eu ia respondendo todas as bos.tas que falaram aki.

            A fonte de luz nao era só o Sol, era tambem, o reflexo da propia lua, dos trajes brancos e dos oceanos da terra.

            Estrelas, sem atmosferas nao da pra ve-las, só as mais proximas.

            A pueira do rover lunar, pela falta de vento na Lua, a pueira sobe e desce sem que fiquem “voando por ai”.

            A nave mais rapida de hoje é a Saturn V, nao tem proposito todas as de hoje serem rapidas, o Discovery vai só para a Iss, recentemente aposentada pela Nasa.

            A Bandeira, kkk’, akilo ali é feita de arame ela tah amaçada.

            Neil nao conversa normalmente, ele demora um pouco pra falar.

            A transmiçao pra Tv dah sim, mas ela atrasa pelo menos 10s, veja como a imagem é ridicula msm dps da restarauçao das imagens, só as fotos ficaram com imagem boa.

            http://goo.gl/BL6Mh veja ai ou http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Acusa%C3%A7%C3%B5es_de_falsifica%C3%A7%C3%A3o_nas_alunissagens_do_Programa_Apollo

            edu.sb13 Disse:
            18 de julho de 2013 às 3:43 | Resposta
            To pesquisando mtu sobre essa historia
            Ta tudo errado msm …umas das coisas q poucos comentaram
            É sobre os filmes FUJI q tiraram as fotos e que suportarão as temperaturas de lah
            Fomos enganados e vão enganar nossos filhos tbm aff midia é foda

          6. Cara, desculpaí, não vou ler tudo porque já entendi a sua pegada geral. Mas esse vídeo a que você se refere no começo é hilário! Eu já tinha visto! MUITO BOM! Agora, o fato de que alguem consegue fazer um vídeo parecido não quer dizer que o outro seja uma fraude.

      5. Éééé!!!! Eles acharam uma grande construção em ruínas, fizeram varias filmagens dentro e fora dessa construção. Isso comprova que não estamos sozinhos. Existem serem muitos mais evoluidos que nós da Terra. Eles não voltaram mais lá por medo, pois depois mandaram varios missios pra destruir a construção.

    3. ah cara, você não entendeu nada.
      fizeram muitos filmes sim, o problema todo foi que gravaram tudo em betamax e hoje em dia não tem mais aparelhos para reproduzi-los… :S

    4. Não é uma questão de tecnologia, mas de custo.
      Ex. Projetaram os aviões F15 e F14, somente com papel e caneta, com a tecnologia da corrida espacial. E ainda são operacionais.
      O Concorde foi projetado da mesma forma.

      1. Pessoal, qta discussão a toa, a maior prova q o homem foi a lua, é q jamais os Russos contestaram, eles mesmo estavam de olho, imagina se descobrem a fraude? Isso seria um prato cheio pra desmoralizar o americano pelo resto da eternidade deles. Na guerra fria, se um soltasse um peido mais fedido q o outro, ambos saberiam, rsrsrsrsesqueçam isso antis, nenhuma mentira como essa perduraria tanto tempo, mentira tem perna curta e tinha mta gente envolvida no projeto

    5. Há um dito popular que diz “Assim é se v. quer”. Aplica-se a todos céticos que NÃO acreditam na história das viagens lunares da NASA (humanidade).
      Para os que duvidam da epopéia, o homem nunca esteve lá. Entonces, durmam em paz e não encham o saco dos outros 99%.

  41. Sim, eles pousaram na lua, mas muitos filmes (não todos) que disseram terem sido feitos lá foram, na verdade, feitos aqui mesmo na terra!

        1. Interessante é que não existe um filme sequer (nem fotos) da NASA desembarcando o jipe lunar na lua. Alguém aí teria algum(a) para mostrar?

          1. Tem o da Apollo 15, serve?

            http://www.youtube.com/watch?v=-ShauSWcTC4

            The Apollo Lunar Surface Journal is a great resource for quick answers to questions like this. Go to Apollo 15, then Video and Movie Clips, then the section ‘Deploying the lunar rover’. There are a number of videos there showing how it was deployed from its stowed position on the side of the LM, inluding the live TV footage from the Apollo 15 mission of it actually being deployed on the Moon.

            http://www.hq.nasa.gov/alsj/frame.html

            http://next.nasa.gov/alsj/a15/a15.lrvdep.mov

            http://next.nasa.gov/alsj/a15/a15v.1201156.mpg

          2. As evidencias da fraude são tantas que estes que a defendem aqui estão fazendo um verdadeiro papel de idiotas.

          3. Quero dizer que aqueles que defendem a ida americana à lua. estão fazendo aqui um verdadeiro papel de idiotas…

          4. Pois é, Celso… é mais fácil ser “o fodão do contra” sem sequer tentar raciocinar.

            Tudo o que você postou foi rebatido e provado seu erro, se ainda assim você insiste que é uma fraude, sinto muito, mas vc é burro.

        2. Amigo, o que seria aquele clarão atrás do módulo lunar, no filme do Youtube postado por você, aos 00:52 ?

        3. Aos 06:45 do filme postado por você do desembarque do Jipe da Apollo 15, acontece um breve apagão no filme. De repente fica tudo muito escuro. O que seria isso ?

          1. De fato, os rastros não aparecem. Difícil explicar sem contexto. Li que os astronautas estavam trabalhando ao redor do jipe por uma hora antes disso, e levantaram poeira suficiente para dissipar os rastros. Com efeito, o fato de haver pegadas atrás do jipe suporta essa ideia (claramente eles estavam andando por ali e o jipe estava parado a um tempo).
            Veja esta imagem orbital do sítio de pouso da Apollo-17. Nem sempre as trilhas do rover ficam claras.
            http://www.nasa.gov/sites/default/files/images/584582main_M168000580LR_ap17_area_flat.jpg

          2. Você tá comparando fotos da Apollo-11 com as da Apollo-17. A Lua tem tanta variedade de terrenos quanto a Terra. É como tirar uma foto de pegada no Atacama e afirmar que as fotos de astronautas andando em Copacabana são fraudes porque eles não deixaram pegadas…

          3. Salvador, eu sei que as fotos não são da mesma missão. Quanto ao terreno e suas diferenças, nem parece que existem diferenças entre os lugares onde todos os módulos pousaram. Parece que aquela camada fina de poeira cobre todos os lugares escolhidos para pouso. Pelo menos é assim que parece analisando apenas as pegadas dos astronautas. Pelas fotos não consigo perceber essa diferença toda não. Mas não quero me alongar nisso, porque senão vai parecer que sou conspirador. Não sou. Apenas não encontro explicações convincentes para algumas fotos. Só isso. Olha a Apollo 14, e veja que as pegadas se formam do mesmo jeito:
            http://spaceflight.nasa.gov/gallery/images/apollo/apollo14/hires/as14-66-09325.jpg

          4. Note nesta foto como há algumas pegadas bem fundas, outras levinhas, outras quase imperceptíveis…

      1. como pode ter, acontescido de tal fato ser verdade ,ja se passaram alguns anos e desde entao, nao tivemos mais noticias de que outra missao tripulada fosce ate a mesma superficie, com tanta tecnologia fica cada vez mais concreto que isto nao passa de uma enorme mentira.

        1. Quantas vezes foram até o fundo da Fossa das Marianas? Ao ponto mais profundo do oceano? Só porque não voltam com frequência, não significa que não exista ou que nunca chegaram lá. Argumento fraquinho esse seu.

        2. Luiz . Ja ouviu falar de um propriedade da economia chamada relação custo/beneficio ? Enquanto os benefícios superavam os custos os americanos mandavam astronautas para a Lua. Quanto os benefícios caíram mas os custos se mantiveram, não mandaram mais ninguém para lá .

      2. e vc foi o diretor cai na real cara existe uma camada radiotiva que envolve a terra que deixa isso ser tudo uma farsa

        1. O irônico é que a Ciência que colocou o homem na Lua é a mesma que demonstra a existência de uma camada radioativa envolvendo a Terra.Porque nisto vc acredita?

          1. Pois é. O Van Allen trabalhava para a Nasa, e a descoberta dos cinturões foi feita pelo Explorer-1, primeiro satélite americano, em 1958. Os Sputniks foram encantadores e voaram antes, mas não conseguiram fazer a descoberta…

        2. Eu fico estarrecido com a ignorância científica de algumas pessoas, um camada radioativa, é claro que não só o Sol, mais qualquer estrela emite raio gama e raio x. A estação espacial internacional, circunda a terra, passa pelo cinturão de Van Allen constantemente e nem por isso os astronautas estão com câncer, pelo que eu sei o Marcos Pontes está muito bem de saúde. E o mais revoltante é que tem gente que prefere acreditar que dois pinguins foram caminhando da Antártida até o Oriente Médio, só para poder entrar em uma arca, mas não acreditam que o homem foi a Lua.

        3. Felipe. Essa camada radioativa não envolve toda a Terra, e tem o formato de um cinto em volta da Terra. Por isso se chama cinturão de Van Allen .Pois tem o formato de um cinto. Basta fazer a nave seguir uma trajetória que passe por fora deste cinto, e ela chegará a Lua sem ser contaminada com essa radioatividade .

  42. Esse negócio da NASA, estamos falando da NASA, achar dados perdidos de missão tão importante, após tanto anos, ou a Nasa é muito esculhambada ou há aí alguma estratégia apontada para o atraso na comunicação de dados.

  43. Opa… aguardando ansiosamente os comentários dos conspiradores sobre “A FARSA DAS MISSÕES PARA A LUA!” Rsrsrs…. vamos ver qual vai ser a novidade ou se vai ser a mesma historinha furadara de sempre…. rsrsrs

        1. CARAMBA! MAIS RÁPIDO QUE UM SATURNO V! KKKK, ou melhor… mais rápido que a MENTIRA da viagem pra Lua! KKKKKK

      1. Em 1969 a tecnologia sobre o laser era incipiente, sabia quase nada sobre laser, como eles adivinharam que o laser iria se tornar uma ferramenta o que é atual, para colocaram espelhos na lua.

          1. Sinceramente, não dá para identificar nada nas imagens mostradas pela sonda americana Lunar Reconnaissance Orbiter.

            Ah..sim, dá pra ver as setas, indicando qualquer coisa…

            E só pra deixar claro: Eu não faço parte de nenhuma conspiração, e por favor não venham com ironias baratas…

          2. Ivo, se fosse APENAS essa a evidência, ok em “duvidar”. Mas essa é só a cereja do bolo. Não se atenha apenas aos argumentos (falhos) dos conspiracionistas, procure apenas ler e se informar sobre o que foi o Projeto Apollo como um todo.

        1. Uia, olha, ele sabe escrever uma palavrinha legal, “incipiente”.

          Agora já podemos chama-lo de EXPERT.

      2. Salvador, parabéns pela paciência. Tive oportunidade de visitar as instalações da Nasa na Flórida, EUA. É muita tecnologia e estrutura para dizer que a ida à
        Lua foi uma farsa. Pra mentir, nem uma pequena parte daquilo tudo precisava existir. Não foi uma caixa de papelão que foi a Lua, mas vários projetos antes da Apollo que puderam garantir isso e muitos no mundo inteiro participaram. Por que nenhum participante técnico não apareceu até agora para provar que o homem não esteve lá, não é mesmo?

        1. NASA Projeto Apollo:
          Em meados de 1967, a NASA determinou que a missão de Grissom, White e Chaffee passaria a ser conhecida como Projeto Apollo, com a finalidade de estimar a quantidade de imbecis no mundo. Hoje após quatro décadas da extinção deste projeto, continua existindo imbecis lunáticos como este alienado da mídia globalizada.

          1. Certo. E o discurso do Kennedy de 1961? “We choose to go to the moon, and to do the other things, not because they are easy, but because they are hard”? Foi em 1967, inventado de sopetão? Ou a NASA tinha como objetivo declarado ir à Lua desde 1961, quando nasceu o Projeto Apollo?

      3. Engraçado é que ninguém voltou mas lá , não sei porque , afinal aí dos sábios se não fossem os bestas kkk… E como tem besta pra tudo, tem besta fazendo doação pra astro comprar carros e fazendas e diz que é pra ajudar as garagens com cadeiras brancas que eles chamam de templo e os bestas acreditam , quem dirá que o homem pisou na lua , kkk… O povo bestaaa… Kkkk

      4. Engraçado é que ninguém voltou mas lá , não sei porque , afinal aí dos sábios se não fossem os bestas kkk… E como tem besta pra tudo, tem besta fazendo doação pra pastor comprar carros e fazendas e diz que é pra ajudar as garagens com cadeiras brancas que eles chamam de templo e os bestas acreditam , quem dirá que o homem pisou na lua , kkk… O povo

        1. Foram e voltaram 6 vezes, já fizeram tudo o que precisavam, pra que gastar bilhares de dólares de novo pra voltar mais uma vez e ver tudo o que já viram? Sendo que é muito mais barato (e dentro do orçamento da NASA) enviar sondas – como a que foi enviada dia desses – para analisar o que não foi analisado nas viagens tripuladas.

        2. concordo com voce se nao veja..foram na Lua por 6 vezes trouxeram amostras de rochas geólogos do mundo inteiro analisaram as rochas não encontraram nada mas nada nelas que era possivel existir agua ou gelo como queiram pois bem ate 2010 a Lua era conhecida pela Nasa como árida ao extremo, e de repente a Nasa anuncia na Lua existe agua, mas como? se analisaram as rochas e nada encontraram? entao fica a dúvida ou nao eram rochas lunares ou são bem ruins estes geólogos. concordam comigo? nao vao me dizer que de onde extrairam as rochas e uma parte da Lua que nao contem agua, ai e pedir pra ser burro

          1. Acho que você precisa primeiro entender de quanta água estamos falando e de como ela está acondicionada na rocha antes de acusá-los de incompetência ou fraude.

      5. A NASA esqueceu do aspirador de pó lunar. Aí a galera da conspiração pira. Enquanto estagários tradutores de textos espirram e seus colaboradores tossem e vomitam suas asneiras pra garantir o pó da balada. Eta mundo de sujeira só e pó.

        1. Wilsão, valeu! Graças a você, rapidinho chegaremos aos 700 comentários! Continue prestigiando, amigão! O estagiário logo, logo vai pedir aumento! 🙂

    1. Nem precisou esperar muito, dá uma olhada lá embaixo. É uma asneira vomitada atrás da outra. Dá até dó.

    2. Ridículo, quer dizer que O’Brien tinha guardado cópia de uma experiência da NASA. hahahahahahaha, que agência séria deixaria alguém ter cópia de qualquer experiência, por mais simples que seja,….. somente trouxa para acreditar nisso.

      1. A experiência era dele. Foi feita para a Nasa. Algumas pessoas têm apreço pelo próprio trabalho.

      2. Sobre o seriado Dr. Who:

        “Sete Doutores formam parte da série clássica, entre 1963 e 1989, quando ela parou de ser transmitida pela TV e continuou apenas em áudio, livros e revistas.

        Desse período, 97 episódios, dos seis primeiros anos da série, estão desaparecidos, pois a BBC costumava destruir as fitas por não ter espaço para guardá-las e por sua relação com o sindicato de atores, que via com maus olhos a repetição dos episódios, considerada uma ameaça para o trabalho de seus associados.

        Os episódios que foram recuperados são normalmente de TVs estrangeiras que compravam os episódios.”

        Antigamente as fitas eram grandes e desajeitadas, sem falar que altamente “mofáveis” e inflamáveis. MUITAS COISAS podiam acontecer com elas. Se em uma EMPRESA que vive disso – armazenagem de vídeos, como a BBC – este tipo de situação pode ocorrer, conforme descrito, imagine em outros lugares.

    3. Não nada de conspirador em não acreditar na ida do homem a lua como nos é contada.
      Mais conspirador que isso é acreditar que uma pessoa da equipe possua “cópia” de um experimento da NASA. Se pensarmos naquela época imagina que tipo de fitas estamos falando e imagina se uma pessoa fisica iria ter uma “réplica” disso.
      Isso é o mais ridículo de tudo.

      1. Claro… Cientistas como Von Braun desenvolvedor do foguete V2 deixou a tecnologia e o trabalho com os alemães… e nao foi trabalhar anos depois para desenvolver os primeiros foguetes de destruição nuclear dos USA… ficou tudo lá com os alemães… tenha dó viu…

        1. Von Braun foi para os EUA na Operação Paperclip. Mas vários especialistas em foguete alemães também foram parar na União Soviética.

      2. Claro, veja só, o mané, acha que a Nasa é uma farsa, mas ao mesmo tempo ele acha que ninguém pode ter experimentos ou trabalhos de dentro da Nasa, porque, afinal, ela é aAAAA NAAASAAAA.

        Qualquer um entre na Nasa a turismo, se for trabalho jornalístico sério então, eles praticamente te jogam para dentro.

        Se tem uma coisa legal de se fazer a trabalho nos EUA, é ser cientista ou trabalhar para alguma mídia científica relevante e pedir para dar uma espiada por lá.

        Você conversa abertamente com todo mundo, no geral, são sempre muito simpáticos e adoram mostrar o que estão fazendo e trabalhando.

        Não há nada de secreto em pó lunar.

        Só trouxa acha que a Nasa colocaria um selo de ULTRA TOP SECRET em poeira espacial.

    4. Hoje já é possível se ver da terra as marcas/objetos que os astronautas do Proj Apollo deixaram na Lua. Duvidar disso é tolice.

      1. Da Terra, não dá para ver. Mas o orbitador lunar LRO já tirou fotos dos locais de pouso com as tranqueiras deixadas pelos astronautas.

          1. Baseado em quê você diz que é mentira? Em todo seu conhecimento físico e científico? Quer dizer que você está argumentando com quem CONHECE, baseado apenas na sua opinião? Me poupe, mané.

          2. A “farsa” da Nasa

            Como só há uma fonte de luz na Lua (o Sol) e como não há atmosfera para difundi-la, as sombras não deveriam formar as regiões de penumbra mostradas nas fotos. Além disso, objetos paralelos não têm sombras paralelas, o que prova que havia mais de uma fonte de luz: os refletores do estúdio.

            Verdade ou mentira?

            Além do Sol, havia fontes de luz secundárias – a reflexão da luz solar na Lua, nas roupas dos astronautas e no módulo lunar. Boa parte dos raios refletidos na superfície do satélite “bate” de novo nos objetos e espalha-se em diversas direções, o que explica o aparecimento da penumbra. Quanto ao paralelismo, a transposição de 3 dimensões para 2 provoca as distorções.

          3. Errado. Penumbra não depende de atmosfera. Havia fontes secundárias de luz sim: a reflexão da luz solar pela superfície da Lua e pelos astronautas e seus equipamentos. Isso produzia a penumbra observada. Aliás, você pode ver o mesmo tipo de penumbra olhando para a Lua no céu. Se estiver num crescente ou num minguante, você pode notar que o lado escuro não é completamente negro. É possível enxergar o contorno da parte não-iluminada da Lua. Por quê? Embora o Sol não esteja batendo lá, há uma fonte secundária de iluminação: a luz solar refletida pela Terra! 😉

          4. É de se espantar, de como há gente ainda que não acredita na ida do homem à lua!

            Carecem estas pessoas de ler e estudar mais! É uma ignorância sem sentido!

            O homem já se prepara para ir a marte, e já vivem até em estações orbitais ao redor do nosso planeta!

            Agora imaginem o homem não ter ido à lua, que é o nosso próprio satélite!

            Suponhamos que o homem não tenha ido à lua, quanto ignorância do homem querer conhecer nosso planeta vizinho e não querer conhecer seu próprio satélite!

            Gente! é muito mais fácil para os americanos ir à lua do que ficar inventando idas e vindas sem sentido!

            Ninguem mais tem interesse de ir à lua, isto sim! É verdade. Pois o que se queria não se pode pegar agora!

            Mas o homem tem uma ambição maior que é de colonizar nosso vizinho vermelho, pois a terra nos próximos milênios não suportará mais os desmandos do homem !!

            Idem tambem nosso satélite que é a ” lua”!

            Vá estudar!!!!

        1. É mais fácil acreditar que as tranqueiras e marcas na lua são de extra-terrestres do que de alguma intervenção humana.

          1. É. E bem nos lugares que a Nasa disse ter pousado. Mas tava tudo combinado com os aliens, né?

          2. Eles esconderam muitas coisas… Principalmente uma construção em ruinas, enorme, provando que outros ja abitaram a lua.

          3. Letícia . Os americanos não voltaram a Lua ,por que os custos não compensavam os benefícios. Se houvesse ruinas nas Lua, isso mudaria. Os benefícios superariam os custo e com certeza os Americanos ainda estariam indo para lá , para fazer escavações nestas supostas ruínas. Mas a Lua foi toda mapeada,e não foi encontrado sinal de ruína alguma .

          1. A “farsa” da Nasa

            As imagens do pouso e da decolagem em solo lunar não mostram as chamas expelidas pelo foguete e também não há marcas na superfície do satélite. Além disso, como os 3 astronautas poderiam retornar da Lua num módulo tão pequeno para caber o combustível necessário para impulsioná-lo?

          2. Faz o seguinte. Procura hipergólico no dicionário. Lembre que não tem ar no espaço. Aí você volta e procura as imensas labaredas. 😉

        2. no filme do assassinato do kennedy a cabeça dele vai para traz ao invez de ir para frente por causa do disparo da bala,certo?
          mas nao disseram que este filme foi manipulado pelo fbi dai esta impressao de ter ido para traz ao invez de ir para frente. agora pergunto nao poderiam tambem ter manipulado estas filmagens da lua? os russos nao notaram pois nao teriam como provar a farsa,pois nao foram a lua

        3. Ingênuo você, Salvador! Claro que é coisa de photoshop só pra converncer os que sabem a verdade sobre a maior farsa do século 20! *sarcasmo*

          Brincadeiras à parte, parabéns pelo delicioso blog, um dos melhores do UOL atualmente! Textos sempre interessantes e muito bem redigidos sobre um assunto que hoje não costuma exercer o fascínio que merece… A vida aqui embaixo já é tão fantástica com toda a tecnologia ao nosso redor que as pessoas aparentemente deixaram de olhar para o céu e sonhar.

      2. Sondas podem muito bem deixar marcas/objetos em marte, na lua, … Acreditar piamente que o homem colocou o pézinho na lua é muita burrice.

        1. Burrice é duvidar da ida do homem à lua com TANTAS PROVAS. Provavelmente você não acreditaria nem se te deixassem por lá, de tão ignorante que é.

      3. Uma prova disto, é que eles acharam até o local onde JUDAS perdeu as BOTAS.

    5. Pessoal gosta de argumentar com a seguinte pergunta: “por que, hj, com toda tecnologia não conseguem voltar lá?”. Não é que não conseguem, é que não querem! A execução de um projeto desses, teria que existir o “algum interesse”, que desse “algum resultado”, fosse econõmico ou mesmo político, é o que costumamos chamar de “custo benefício”. Se não tem, não se faz. Vamos relembrar também que, assim como há 45 anos tínhamos naves para ir à lua, tínhamos há 40 anos um avião comercial (concord) que voava acima da velocidade do som e hj não temos mais, há 30 anos tínhamos o õnibus espacial e não temos mais. resumindo, a ciência caminha de acordo com interesses de “quem pode”!

      1. Como ainda hoje existem muitos lunáticos alienados, A GOL colocou um ERBAN para decolar todos os finais de semana do aeroporto de Guarulhos com destino LUA, com preços promocionais.

    6. Tenho uns 100 rolos de papel alumínio aqui em casa. Com algumas caixas de papelão e um pouco de cola já e possível construir um módulo lunar igualzinho ao da primeira imagem.

      1. Então vai. Manda a foto pra mim depois que eu publico no blog. “Brasileiro faz módulo lunar com caixas de papelão e um pouco de cola”. Vai bombar no UOL!

        1. Muito boa resposta…ahahahahahahahaha…estou rindo até agora…
          Se os americanos tivessem armado uma farsa os russos já teriam ido atrás para desmascara-los. Lembrem-se, viviamos numa guerra fria e o pouso na lua foi resultado de uma “guerra espacial”, uma questão de honra. Há um discurso do J. F. Kennedy sobre isso. Procurem no Youtube. abs

      2. Se precisar de um estúdio para as filmagens de sua chegada a lua, empresto o meu rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.

    7. Essa é fácil, vou parafrasear o Ari Toledo: se os caras conseguem perder os dados guardados em seus próprios arquivos, como é que conseguem encontrar o caminho pra lua? Ah sim, aqueles episódios dos Caçadores de Mitos demonstrando que a Nasa fala a verdade também fazem parte dessa conspiração… Os satélites em órbita geoestacionária, que nos permitem ter uma internet funcionando, também são uma conspiração. Como sabemos, são os duendes de Melmack que transmitem os dados. A Xuxa endossa!

    8. Gostaria apenas que a NASA explicasse as marcas, tão detalhadas, das botas deixadas no solo, pois se não há umidade não tem como a areia ou pó ser modelado? Ou eles molharam o solo para não fazer poeira?

      1. Vou te ajudar nessa: pegue um pouco de cimento, coloque uma camada em uma caixa/travessa com alguns centímetros de altura e pise com um tênis. Você ficará muito surpreso — e revoltado, porque vai acabar com a sua crença na dúvida — ao ver que as marcas também vão ficar bem detalhadas mesmo que o cimento esteja seco.

        A vasta maioria dessas “provas” de que o homem nunca foi à lua se baseia em pseudociência e em achismo. “Eu ACHO que é assim que as coisas funcionam. Então, com base no que eu ACHO, há um monte de falhas que ‘provam’ que foi tudo mentira.”

        Vamos a algumas clássicas, inclusive já questinadas nesse post:

        – Não há chamas no foguete do módulo lunar porque eles usavam uma mistura de hidrazina e tetróxido de diazoto, que não produz chama. Isso sem falar na falta de atmosfera com oxigênio;

        – As sombras não aparecem paralelas porque a superfície do solo lunar é irregular, criando uma ilusão de ótica. Dá pra testar isso facilmente numa praia;

        – A bandeira NÃO fica tremulando ao vento, ela só balança porque os astronautas estavam mexendo no mastro para fincá-la no chão;

        – As estrelas não aparecem no céu nas fotos e vídeos na Lua porque o diafragma e obturador das câmeras tinham que ser regulados para capturar a imagem de objetos com muita luz refletida, como os astronautas ou o chão. Tire uma foto à noite embaixo de um poste de luz e não aparecerão estrelas também;

        – Ninguém voltou lá depois de 1972 porque não havia mais interesse. Chegar à Lua era uma questão política na Guerra Fria entre EUA e URSS, como os soviéticos não tinham interesse em ir lá só pra chegar em segundo lugar, desistiram do projeto, enquanto os americanos, tendo vencido a corrida, resolveram buscar outros objetivos.

      1. Verdade, Amanda. Impressionante como tem gente que acredita nessa merda de que a Nasa fez uma pegadinha com o mundo inteiro.

    9. Antes de falar sobre um assunto estude muito sobre ele, se não passa vergonha por falar besteira. Infelizmente no Brasil nível de ensino é muito ruim levando a algumas pessoas sem muita informação a não acreditar em algo que possa acontecer só porque não conhece, por isso se informar e estudar profundamente sobre o assunto é muito importante para não ficar vendido por informações erradas. Estudem se informem, questionem mas não fale sem saber, só porque você acha…

    10. Não é por nada não, mas o nivel dos comentários dos adeptos da Teoria da Conspiração sugerem que não possuem conhecimentos de física e química.

    11. Entao querem me fazer acreditar, que o homem foi e voltou nesse cacareco feito de arame papel aluminio e tapumes… Ahh conta outra vai !

      1. Ninguém quer fazer você acreditar em nada. Mas já aviso: se você por acaso acreditar em gnomos, isso não faz deles reais.

Comments are closed.