Nasa acha dados perdidos de missões à Lua

Salvador Nogueira

Um conjunto de dados científicos coletado pelas missões Apollo, até então considerado perdido, foi redescoberto pela Nasa e resultou num estudo que revela o ritmo em que a poeira se acumula no solo lunar.

Claro, esses dados nem deveriam existir se as viagens que levaram homens à Lua entre 1969 e 1972 não passassem de uma fraude criada pelo governo americano para enganar o mundo. Mas, como o Mensageiro Sideral já mostrou que foi tudo verdade mesmo, desta vez podemos nos concentrar só nesta história em particular.

Brian J. O’Brien foi um dos cientistas que trabalharam no planejamento dos experimentos científicos do Projeto Apollo. Nas discussões iniciais, os pesquisadores já imaginavam que a poeira lunar fosse causar alguns problemas — embora não tanto quanto os astronautas acabaram enfrentando, com um material que aderia a qualquer superfície e era difícil de se livrar.

Imagem do astronauta Alan Bean, da Apollo 12, na superfície lunar, em 19 de novembro de 1969.

A maior preocupação com a poeira era de ordem científica. O medo era que, com a decolagem do módulo lunar, grande quantidade de poeira fosse levantada da superfície e acabasse aderindo aos instrumentos deixados na Lua, prejudicando seu funcionamento.

“Então eu fiz uma pergunta que julguei bem básica”, diz O’Brien. “Se temos de nos resguardar dos danos causados pela decolagem do módulo lunar, quem está medindo se algum dano realmente aconteceu; quem está medindo a poeira?”

Para que ele foi perguntar. O’Brien ficou encarregado de desenvolver um pequeno experimento para investigar a quantidade de poeira lunar que se acumula sobre uma dada superfície.

O pequeno dispositivo que ele criou, chamado de Lunar Dust Detector, consistia em três pequenos painéis solares instalados sobre um pacote maior de instrumentos. Conforme a poeira fosse juntando sobre os paineis, menos eficientes ele se tornariam, e seria possível calcular quanto material estava recobrindo-os. Simples assim.

TRÊS MISSÕES

Pacote de instrumentos da Apollo 12 que continha o Lunar Dust Detector

Pesando modestos 270 gramas, o instrumento voou em três diferentes missões: Apollo 12, 14 e 15. A primeira voou em 1969 (segundo pouso lunar tripulado bem-sucedido), a outras duas em 1971.

Detalhe: os equipamentos permaneceram coletando dados até 1977, quando a Nasa decidiu não mais financiar seu monitoramento.

Na época do Projeto Apollo, fazia todo sentido medir os efeitos da poeira lunar, uma vez que parecia que viagens e experimentos em solo lunar se tornariam comuns.

Com a decisão de cancelar o programa, tomada ainda em 1970, ficou cada vez mais claro que o problema da poeira lunar não teria mais importância para o futuro imediato da Nasa. As fitas magnéticas que pacientemente registraram as leituras do Lunar Dust Detector se perderam, em meio à imensa burocracia da agência espacial americana.

Saltamos então para 2013. A Nasa despacha uma nova sonda orbitadora para a Lua, chamada Ladee, que vai estudar justamente a atmosfera de poeira que circunda nosso satélite. A volta do interesse pela poeira lunar não é coincidência. Quando a Ladee foi planejada, o plano em vigor era o Projeto Constellation, que levaria astronautas de volta à Lua até 2020 (essa ideia já foi para o beleléu desde que Barack Obama assumiu a Presidência dos EUA, mas a sonda em si sobreviveu, filha órfã de um programa cancelado).

Foi nessa onda de retorno à Lua que a agência se deu conta de que os dados originais que ela já tinha sobre esse assunto foram perdidos, sem sequer terem sido analisados apropriadamente (nem precisa me perguntar se a motivação do Projeto Apollo foi só política).

Em 2006, O’Brien fica sabendo que a Nasa perdeu os dados do seu experimento e (surpresa!) revela à agência que ele tinha um conjunto de cópias das fitas!

Ato contínuo, ele passa a analisá-las, em parceria com Monique Hollick, que trabalha com ele atualmente na Universidade do Oeste da Austrália, em Crawley. O resultado é o trabalho publicado pela dupla, que revela como a poeira se espalha pela superfície da Lua.

ESPANADOR DISPENSADO

A análise mostra que o ambiente lunar é o sonho dourado de qualquer faxineira. Para que uma camada de poeira de 1 milímetro de espessura se forme sobre uma superfície na Lua, é preciso esperar cerca de mil anos!

O curioso é que, embora seja bem pouco pelos padrões terrestres, isso é 10 vezes mais do que as estimativas anteriores. E também é o suficiente para causar problemas para painéis solares instalados na Lua.

Como não há atmosfera gasosa em nosso satélite, especulava-se que a circulação de poeira fosse produzida somente por impactos de meteoritos e pela queda de pó de origem cósmica. Mas os “novos velhos” dados mostram que só isso não seria suficiente. O’Brien especula que um fenômeno de origem eletromagnética (em que a poeira ganha carga positiva no lado iluminado da Lua e carga negativa no lado escuro, resultando num levantamento de poeira na região do terminador, que divide o lado escuro do claro) possa explicar o efeito aumentado.

É um fenômeno que a LADEE tentará confirmar. Aliás, uma das motivações para a missão é explicar uma observação dos astronautas da Apollo em órbita lunar. Eles viram um brilho estranho na borda da Lua quando o Sol se punha, que podia ser explicado pela presença de uma tênue atmosfera de poeira no satélite natural.

Quanto a O’Brien, com a publicação dos resultados na última edição do periódico científico “Space Weather”, da União Geofísica Americana, resta a ele a sensação do dever finalmente cumprido. “Foi uma longa caminhada”, afirma. “Eu inventei [o detector] em 1966, muito antes que a Monique tivesse nascido. Agora, com 79 anos, estou trabalhando com uma moça de 23 anos num conjunto de dados de 46 anos e descobrimos algo empolgante — é fantástico.”

Claro, os que acreditam que as missões americanas à Lua não passaram de mentiras devem agora se por a imaginar de onde O’Brien tirou esses dados e por que a Nasa pagou para que ele inventasse um detector de poeira que jamais seria levado ao solo lunar.

Mais ainda, terão de explicar como esses dados continuaram a ser transmitidos de três localidades diferentes na superfície da Lua entre 1969 e 1977 — três sítios que coincidem exatamente com os pontos de pouso das naves Apollo 12, 14 e 15.

Contudo, em vez disso, eles provavelmente tentarão nos convencer de como as sombras estão desalinhadas nas fotos acima, ou de que a poeira jamais poderia se deslocar num local sem atmosfera gasosa, como a Lua…

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Quem teve a ideia de que os homem não foi a Lua foi William Charles Kaysing que publicou em 1976 o livro “We Never Went to the Moon: America’s Thirty Billion Dollar Swindle” que apresentava diversos argumentos e provas de que os americanos não puseram alguém na Lua. O autor morreu em 2005 insistindo nas suas teorias até o fim de sua vida. Ele foi escritor de livros técnicos e de treinamento e até trabalhou numa empresa que prestou serviços a NASA. Muitas das ideias que apareceram em comentários deste blog apareceram no livro dele, no livro do André Basílio e no outro livro do André Mauro, todos cheios de furos e sem muito embasamento físico e técnico, servindo apenas para os autores fazerem fama e dinheiro com eles, pois geralmente quem compra estas ideias e livros tem vergonha de admitir que compraram coisas sem utilidade alguma e fizeram a vida de outros caras mais espertos.
    O fato irrefutável é que a sonda chinesa Chang’e 2 tirou fotos da superfície lunar com resolução de 1,2 m em 2010 e fotografou sites dos pousos das missões Apollo, verificando que houveram pousos em todos eles. Pelas teorias de conspiração mais teimosas, os chineses usaram o Photoshop para confirmar que os americanos foram os primeiros a pousarem na Lua.

    1. VC NÃO ACHA NO MÍNIMO ESTRANHO…QUE HOLLYWOOD NUNCA TENHA SE INTERESSADO EM FAZER UM FILME PELO MENOS DESSE ACONTECIMENTO MUNDIAL..?..DEIXANDO DE LADO TERMOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS…PORQUE UMA EMPRESA TÃO PROMISSORA COMO HOLLYWOOD, NÃO SE INTERESSARÍA EM PRODUZIR UM FILME CONTANDO ESSE FATO INCRÍVEL…DA HUMANIDADE…NÃO É?…NÃO EXISTE NEM SEQUER NESSA ÉPOCA ALGUM FILME..COMERCIAL…E NEM NA NOSSA ÉPOCA..NENHUM..SÓ DA APOLO 11..QUE FOI NA VERDADE UMA MISSÃO VERDADEIRA..E QUE QUASI CUSTOU A VIDA DOS ASTRONAUTAS…AGORA DO POUSO QUE É MUITO MAIS IMPORTANTE QUE A MISSÃO APOLLO 11, NÃO EXISTE NENHUM FILME!!!..MUITO ESTRANHO..ISSO, ACHO QUE OS DIRETORES NÃO QUEREM TER SEUS NOMES ENVOLVIDOS NESSA FARÇA..SÓ PODE SER ISSO..

      1. Cara, que insistência. Qual seria a história do filme? Hollywood fez um filme, mas da missão que TEVE história. Das outras, seria apenas propaganda de época. Que emoção de filme, o mocinho pegando uma pedra no chão, dando um pulo em 1/6 de gravidade… Ou você queria um script com bases extraterrestes, incas venusianos, homenzinhos verdes, Capitão Jean-Luc Picard? Ou talvez a descoberta um supercomputador montado na lua, rodando Photoshop, mostrando que foi, sim, tudo uma farsa?

        Aliás, Hollywood não é uma empresa. No máximo, antiga marca de cigarro.

        E acho que a falha da NASA foi não ter alguém pra filmar o pouso das Apollos visto da lua, não? Deviam ter deixado o Tom Hanks lá pra filmar a Apollo XIV.

      2. Meu prezado Alex Dagoberto, eles não fizeram somente um filme, fizeram uma série, Da Terra a Lua, em 12 capítulos, pela HBO, co-produzida por Tom Hanks.
        Eu fico estarrecido com a ignorância científica de algumas pessoas, um camada radioativa!!! É claro que não só o Sol, mais qualquer estrela emite raio gama e raio x, além do ultravioleta. A estação espacial internacional, circunda a terra, passa pelo cinturão de Van Allen constantemente e nem por isso os astronautas estão com câncer, pelo que eu sei o Marcos Pontes está muito bem de saúde. E o mais revoltante é que tem gente que prefere acreditar que dois pinguins foram caminhando da Antártida até o Oriente Médio, só para poder entrar em uma arca, mas não acreditam que o homem foi a Lua.

      3. Não acho nada estranho pois para fazer um filme na Lua Hollywood teria que gastar bilhões de dólares, dinheiro que nem todos os estúdios e produtoras de cinema teriam para gastar. A alternativa é pegar as imagens da NASA e fazer o documentário, mas isto os diretores de cinema não querem fazer pois não controlam as câmeras, a iluminação e os “personagens” e deixam tudo para a TV fazer tal como foi feito na época.
        Os equipamentos que a NASA colocou na Lua só poderiam estar lá se alguém os tivesse instalado e calibrado. Robôs eram bem rudimentares para fazer o serviço e os russos não podiam fazer muitas coisas com eles a não ser detectar radiações e transmitir dados.
        Sobre o cinturão de Van Allen, ninguém morre se atravessa-lo se estiver devidamente protegido dentro de trajes espaciais e fizer esta travessia bem rapidamente tal como fazem as naves que se afastam da Terra.
        Se os americanos não voltaram mais depois de 1972, tampouco os russos voltaram depois de 1976, mesmo colocando jipes robóticos muito mais baratos na superfície lunar. Bilhões de dólares foram gastos nas missões Apollo e Luna e a corrida espacial era apenas isto, colocar um homem andando na Lua. Depois de 1973 e a crise do petróleo, o dinheiro escasseou, foram feitos vários cortes no orçamento da NASA e os russos não tinham mais tanto interesse em continuar a exploração lunar.

    1. HAHAHAHAHAH.
      Jura que foi apenas isso que você escreveu errado?
      HAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH.
      Tô rolando de rir…

      1. É o cara escreve muito errado, essa é a verdade, deveria procurar urgentemente ser alfabetizado, no nosso país a metade da população(incluindo universitários de universidades particulares) é composta de analfabetos funcionais!!

    2. Cara você precisa assistir mais o Discovery Channel ou o History Channel, lá eles passam vários filmes sobre o programa espacial americano e russo, mostrando como começou, inclusive com depoimentos dos próprios astronautas, não é porque não tem no Youtube (será que não tem mesmo???) que não existe.

  2. AGORA, TEM OUTRO COMENTÁRIO QUE EU QUERIA FAZER AQUI..MEUS QUERIDOS COLEGAS CIENTISTAS DA UOL..PORQUE HOLLYWOOD..GASTOU TANTOS MILHÕES PARA FAZER UM FILME DA “APOLLO” 11..UMA MISSÃO QUE NÃO DEU CERTO.., ALIAS FOI A MAIOR ZICA…E DO POSSO NA LUA..QUE FOI UM ACONTECIMENTO MUNDIAL.!!!!!..GRANDIOSO!!..O CIMENA AMERICANO…NUNCA..!!!!..NUNCA..!!!!..NUNCA…!!!!..FEZ UM FILMINHO SEQUER…!!????..ISSO NÃO É ESTRANHO???..OS AMERICANOS FAZEM FILMES ATÉ DE CRIANÇA QUE FEZ COCO PELA PRIMEIRA VEZ….E DESSE ACONTECIMENTO MUNDIAL GRANDIOSO…TERRIVELMENTE IMPORTANTE PARA TODA A HUMANIDADE…..!!!..NUNCA FIZERAM NEM SEQUER UM FILMINHO!!!!!!..COM EFEITOS ESPECIAIS E TAL…..NUNCAAAAA!!!!!!!!!..E SABEM PORQUE?…PORQUE OS MAIORES DIRETORES DE HOLLYWOOD, NÃO QUEREM TER O SEU NOME ENVOLVIDO NESSA PALHAÇADA!!…ESSA É A RAZÃO..!!….AI SÓ SOBROU..A VERDADEIRA MISSÃO..E A VERDADEIRA RAZÃO PELA QUAL O SER HUMANO NÃO PODE POUSAR NA LUA…..ESTA PROVADO…QUE QUALQUER PESSOA QUE POUSAR NA LUA MESMO FANTASIADO DE COTONETE MOLHADO…VAI MORRER…A APOLLO 11, FOI ESCOLHIDA PELOS PRODUTORES DE HOLLYWOOD PARA TENTAR MOSTRAR..AO MUNDO, PORQUE NÃO DA PARA IR ATE A LUA……ESSES DA APOLLO 11, NEM SEQUER CHEGARAM PERTO DE POUSAR E QUASI ESTICARAM AS BOTAS POR LA MESMO…..PENSEM..PENSEM..!!.PORQUE NUNCA FIZERAM UM FILME..DO POUSO..NA LUA..EM HOLLYWOOD….NÉ????

    1. Alex, para início de conversa a missão que não pousou na Lua por falhas técnicas foi a Apollo 13, a Apollo 11 foi a que a missão que obteve êxito. O programa Apollo realizaram vários lançamentos antes do definitivo que foi o pouso lunar tripulado, mais especificamente 10 e estes não necessáriamente foram a Lua e sim lançamentos tripulados e não tripulados ao espaço para treinamento e verificação de n condições para o lançamento tripulado á Lua. Mas não convém explicar aqui isto para você pois você deve acreditar em Nibiru….

    2. Será que eles não fizeram um filme da Apolo XIII, que não deu “certo”, isso mesmo entre aspas, por que o salvamento deles foi o maior feito de engenhosidade do ser humano, acho que foi a Apolo que mais deu certo.

    3. Meu prezado Alex Dagoberto, eles não fizeram somente um filme, fizeram uma série, Da Terra a Lua, em 12 capítulos, pela HBO, co-produzida por Tom Hanks.
      Eu fico estarrecido com a ignorância científica de algumas pessoas, um camada radioativa!!! É claro que não só o Sol, mais qualquer estrela emite raio gama e raio x, além do ultravioleta. A estação espacial internacional, circunda a terra, passa pelo cinturão de Van Allen constantemente e nem por isso os astronautas estão com câncer, pelo que eu sei o Marcos Pontes está muito bem de saúde. E o mais revoltante é que tem gente que prefere acreditar que dois pinguins foram caminhando da Antártida até o Oriente Médio, só para poder entrar em uma arca, mas não acreditam que o homem foi a Lua.

    4. Caraca, tá sabendo legal heim! Apolo XI, a missão que não deu certo!… aquele com o Naufrágo da Cracóvia! Não dá nem pra discutir “CIMENA” eu disse “CIMENA” com o camarada!

  3. Bom, cansei de brincar. Deixo os desinteligentes acreditando nas teorias de conspiração furadas.

    Obrigado pela diversão, Salvador. Ansioso pela próxima matéria.

    😉

  4. Salvador, meus pêsames pra voce. Voce tentando escrever algo sério, curiosidade científica, e gastando mais da metade do tempo pra rebater afirmações alucinadas. Será que vale a pena? Até mesmo os artigos já estão sendo contaminados (como este acima, que junto com a notícia já tenta se “defender” dos não-crédulos…). Estranho que até agora nenhum deles disse que a lua é de queijo (ou seja, eles acreditam que é de rocha, poeira, etc).

    1. Se ele não quisesse ler contestações nem teria escrito o texto. Ou então teria escrito e barrado os comentários.
      Numa democracia com liberdade de opiniões é assim mesmo que funciona. E Viva o artigo 5º da Constituição!

    2. Pois é meu amigo estes mesmos que não acreditam que o homem um dia pisou em solo lunar – este por motivos específicamente políticos – não acreditam que os nossos representantes lá no congresso abusam do poder e legislam ao seu bel prazer… para eles aqui no Brasil estamos todos às mil maravilhas…. e assim o círculo vicioso da alienação intelectual, cultural e até cognitiva continua…

  5. A grande pergunta é : se foram a 44 anos, por que não vão de novo hoje, a resposta é mais simples do que muitos pensam, porque não tem grana pra isso, os EUA estão investindo muito menos na NASA do que investiam naqueles anos (politica), e depois existem outros projetos que dependem da mesma grana, como por exemplo sondas para Marte, telescópios espaciais diversos, etc… portanto esqueçam dessas teorias malucas que algum otário inventou e outros mais otários ainda alimentam, tenham por base o caso do único astronauta brasileiro, o cara faz de tudo para aparecer na mídia e ninguém dá bola pra ele, é o mesmo com as viagens a lua, com o passar do tempo sai da mídia e ninguém mais liga, veja o caso da Apolo XIII, apenas duas após a primeira ida do homem a lua, já não tinha mais audiência na TV, então por que motivo gastariam bilhões pra voltar lá, sem um objetivo digno, só pra voltar a mídia??? Mas tem alguns espertos que acham que dá pra voltar e se fixar lá, assim do nada, nem imaginam o custo e o tempo para se construir e manter algo definitivo num ambiente totalmente hostil a vida humana, vejam a quantos anos está se falando em ir pra Marte e acredito que ainda vai levar um século para finalmente irem.

  6. Com sorte na tecnologia e no Dindin os EUA irão à LUA ,,talvez lá pelos meados de 2020..,, 2023.??… isto se a Gloriosa China não chegar primeiro,, lembrando que os propósitos chineses é de moradia ,não é Salvador ??? tenho pena dos Cosmonautas Chineses né?? o país mandará muitos pra lá como desbravadores,,e não os trarão de volta,,que pena,,rsrs ,,, más serão os primeiros à pisarem na Lua!!! em tempo : os mega- Telescópios “enxergam com muita nitidez a superfície Lunar, dá para rastrear pedrinhas,,Pegadas,, Bandeirinha.. e uma fralda Geriátrica jogada fora pelos Astronautas,,,,,eu vi..

  7. Ha tantos conhecedores do tema deixando seu comentario sobre a materia, que para mim, perdem a moral, no momento que atropelam o português!
    Se voce nao sabe ao menos escrever o portugues corretamente, vai querer comentar de astrofisica, astrobiologia, astronautica? E o pior, duvidar da ida do homem a lua? me poupem…

  8. É SÓ PENSAR COM A CABEÇA..(RSRS…SIM PORQUE PARECE QUE A MAIORÍA PENSA COM OUTRA COISA)…EM 1969 O COMPUTADOR MAIS RÁPIDO MULTIPLICAVA 2X2, EM UMA SEMANA…E MESMO ASSIM, FORAM ATÉ A LUA…A MEMÓRIA DE UM COMPUTADOR DESSA EPOCA…ERA MENOR QUE A MEMÓRIA DE UMA FORMIGA…E MESMO ASSIM , FORAM ATÉ A LUA….POIS BEM..PERFEITO..QUER DIZER QUE COM TODA ESSA TECNOLOGÍA “JURASSICA”, CONSEGUIRAM POUSAR NA LUA….BELEZA…AGORA EU PERGUNTO UMA COISA : PORUE A NASA, DESDE O ANO DE 1969.., NUNCA MAIS CONSEGUIRAM MANDAR NINGUÉM PARA A LUA?…QUER DIZER…SE COM ESSA TECNOLOGÍA RUDIMENTAR CONSEGUIRAM, PORQUE HOJE NÃO PODEM..?..HOJE UM CELULAR DE 50 REAIS, TEM MAIS MEMORIA E É 1000 VEZES MAIS RAPIDO QUE UM COMPUTADOR DO ANO DE 1969..E MESMO ASSIM NÃO CONSEGUEM…A OUTRA PERGUNTA É A SEGUINTE: NO ANO DE 1969, QUEM MANDAVA NO ESPAÇO ERAM OS RUSSOS, E NÃO OS AMERICANOS..OS RUSSOS FORAM OS PRIMEIROS EM MANDAR UM SATÉLITE, OS PRIMEIROS EM MANDAR UM ANIMAL PARA O ESPAÇO..EM MANDAR UM FOGUETE..ETC..ETC…ENTÃO..SE OS RUSSOS ERAM TÃO BONS COMO OS AMERICANOS..PORQUE ELES NUNCA CONSEGUIRAM IR ATÉ A LUA..?…EU VOU RESPONDER….OS RUSSOS NÃO MENTIRAM..E OS AMERICANOS SIM…OS AMERICANOSNÃO QUERIAM FICAR POR BAIXO..E PRECISAVAM DE ALGO..MAIOR..E QUE OS RUSSOS NÃO PUDESSEM FAZER…ENTÃO BOLARAM A FARÇA DA VIAJEM ATE A LUA…BOM, NUMA RECENTE ENTREVISTA UM CIENTISTA DA NASA..DISSE QUE NÃO DA PARA MANDAR NINGUÉM A TÉ A LUA, PORQUE..(PASMEM..!!)..A TECNOLOGÍA NÃO PERMITE AINDA…(HEIN..?)…PERAI…NÃO ENTENDI…COMO ASSIM..AAAH..!! E QUE ERA MUITO CARO….(HEIN??)..PERAI…COMO É QUE É..??..HOJE TEMOS ATÉ INTELIGÊNCIA VIRTUAL..O COMPUTADOR MAIS RÁPIDO DO MUNDO É UM MILHÃO DE VEZES MAIS RAPIDO QUE NAQUELA ÉPOCA…E TEMOS MAIS GRANA..CLARO…E MESMO ASSIM, NÃO PODEM.??????..PERAI..A QUÉM ESTÃO QUERENDO ENGANAR..?..QUER DIZER..QUE VC PODE DAR A VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA…MAS, NUMA FERRARI VC NÃO PODE???…KKKKKKKKKKKKKKKKK..!!!..A NASA.É UMA ´PIADA!!!

  9. Pois é meus caros. Tantas pessoas céticas que não acreditam que o ser humano conseguiu pousar na lua, mas acreditam que o homem foi criado do barro… e a mulher da costela do homem….e a teoria da evolução das espécies é furado para estes… quanta ambiguidade…

  10. O mais impressionante de tudo, é que a maioria das pessoas que estão aqui discutindo viagens à lua, tecnologias, conspirações, etc, etc, etc, mal sabe escrever. Cada erro grosseiro, que não dá nem pra levar a sério a opinião de quem escreve desse jeito.

  11. NOSSA””..QUE DESESPERO DA NASA, EM PROVAR QUE FORAM ATÉ A LUA…!!..KKKKKKKKKKKKKK..!!!…PIADA!!!..QUER DIZER,,,QUE SÓ AGORA ENCONTRARAM TUDO ISSO…KKKKKKKKKKK…AS OUTRAS MISSÕES NUNCA ACHARAMA NADA…NOSSA QUE PIADA!!..RSRSRSRS!!!…ESSA TREMENDO PACOTE DE INSTRUMENTOS..AINDA TAVA LÁ..NOVINHO EM FOLHA…kkkkkkkkkkkkk..!!!!…NINGUÉM VIU ELE..ATE AGORA…NOSSA!!!..RSRSRS!!

    1. Cara você chegou a ler o texto, fala sério, acho que não né?????? Caso contrário não estaria escrevendo o que escreveu, pelo menos leia o texto, tente compreende-lo, depois venha criticar, ou se chegou a lê-lo, me desculpe, você é muito “esperto” não conseguimos acompanhar teu raciocínio.

  12. Salvador vc é um cara 10, mas tem umas figuras que tentam comentar os seus comentários que se perdem mais q papel na ventania não é mesmo Almir?

  13. Difícil acreditar sem fotos e filmes ( só os cinematográficos da Nasa não serve e naõa bastam até porque os originais eles perderam , dizem q perderam ) , a radioatividade não permitiria , não tem material capaz de suportar a radioatividade , a pressão atmosférica , o calor e a temperatura ….sem contar q fosse posícvel mesmo os anricanos teriam explorado em enviar cientistas do mundo inteiros , biólogos , historiadores , geógrafos ….gastam o triplo em guerras inúteis …. Difícil acreditra ató porquer os astronauta sque E “estiveram ” lá ficaram lunáticos de tanta lavagem cerebral e nunca deram um relato convincente …

  14. O cara precisa saber muito pouco da história, principalmente sobre a “guerra fria”, pra acreditar que o homem foi à Lua…mas o que fazer…o “me engana que eu gosto” nunca esteve tão evidente no Brasil, é só observar quem o povo coloca para nos governar.

  15. Tive a oportunidade de visitar meseus nos Estados Unidos. Ví capsula de reentrada, repricas de veículos lunares, ví partes das capsulas de reentradas calcinadas pelo calor, e confeço que é imprecionante. Uma viagem para não ser esquecida jamais. Espero poder retornar com mais tempo para poder ver tudo mais detalhado. Quem sabe não vivo o suficiente para ver novas conquistas o homem?

  16. Pô! Chega de mentira. Pergunte aos russos sobre o homem na lua, eles morrem de rir. É joguinho de 7 erros. Meu falecido avo que foi Militar Húngaro, tinha verdadeiro ataque de risso quando alguém comentava a “Proeza Americana”, ele tinha informações sobre a verdade.

    1. Então por que ele não compartilhou “as informações sobre a verdade”? E o Snowden? Tá lá na Russia agora, ótimo momento e local para publicar e desmascarar toda a “farsa”, como ele fez com a espionagem americana.

      Vai lá, Odilon Mosca.

    2. Ele até poderia ter uma base em que ele acreditava! Legal, respeito! E você? Oque tem para compartilhar conosco? 🙁

    1. Incrível como o solo de Marte fotografado pelas ‘sondas’ são parecidos com o..(segredinho). Só não acharam os surfistas…(dica).

      1. Ah sim, você também não acredita nas sondas marcianas. Provavelmente você deve comer feno no almoço.

  17. Quanta gente que acha que o Homem não foi à Lua!
    Realmente tentam nos convencer de coisas que são mentiras evidentes, assim como:
    – A terra é redonda.
    – A Terra gira ao redor do Sol.
    Que absurdo!
    Rsrsrsrs

  18. Salvador, por favor, continue a publicar esses textos. Sei que já escreve se defendendo dessa trupe bisonha que vem aqui escrever bobagens, mas não deixe que isso diminua seu ânimo em escrever sobre boa ciência.

    Alguns agem como se estivessem visitando o blog de um universitário encantado, e poucos sabem da sua real fluência no assunto.

    Para cada idiotazinho que vem aqui encher o saco, centenas, milhares leem e aproveitam a informação.

    A falta de respeito é a ordem nos dias atuais. Antigamente para ser oposição precisava conhecimento, hoje só precisa conexão com a internet. Galilei, hoje, estaria sendo massacrado e ridicularizado pelos católicos (e demais) ignorantes, rindo da “Terra redonda” e se perguntando como os de baixo não caem.

      1. Estranho, uma das únicas “falta de respeito” que vi nessa página até agora foram proferidas pelo sr Eduardo Trevisan, com termos como “idiotazinho”, “trupe bisonha”, “católicos (e demais) ignorantes”.

        Pedir respeito e tratar quem pensa diferente com adjetivos como esses mostra a cultura de uns e outros que comentam aqui.

      1. Na verdade caem, mas só caem os curiosos que resolvem ir até o fim do mundo e caem da borda do planeta (claro, depois de passar pela região dos monstros marinhos).

        Mas a Nasa, com a ajuda da União Soviética, fez todos acreditarem nessa pataquada de gravidade, como se a Terra “puxasse” as pessoas para dentro do planeta. Ridículo.

        Inclusive, as pessoas desaparecidas no planeta na verdade são, na verdade, as que caíram da beirada da Terra, mas a Nasa apaga os registros para não sabermos que elas existiram. Ulisses Guimarães e Elisia Samúdio estão entre eles.

        Eu tenho a prova.

  19. Não é necessário ser Cientista ou PHD em áreas correlatas para entender que em pleno período da Guerra fria ,a antiga URSS União Soviética lançara o primeiro Cosmonauta o qual circulou a órbita terrestre ( A Terra é AZUL !!!),entretanto o enciumado USA por sua vez rapidamente tratou de lançar os fantoches Astronautas ,ainda mais além na Lua,porém pecaram muito nos roteiros e nas imagens da época,,porém devido á força e ao apoio Burro-econômico da Europa,esta Farsa prosperou. Más o que me deixa mais aborrecido,são os estudiosos Brasileiros gastando e onerando salas de Universidades Públicas tentando provar uma FARSA Americana.

      1. É SÓ PENSAR COM A CABEÇA..(RSRS…SIM PORQUE PARECE QUE A MAIORÍA PENSA COM OUTRA COISA)…EM 1969 O COMPUTADOR MAIS RÁPIDO MULTIPLICAVA 2X2, EM UMA SEMANA…E MESMO ASSIM, FORAM ATÉ A LUA…A MEMÓRIA DE UM COMPUTADOR DESSA EPOCA…ERA MENOR QUE A MEMÓRIA DE UMA FORMIGA…E MESMO ASSIM , FORAM ATÉ A LUA….POIS BEM..PERFEITO..QUER DIZER QUE COM TODA ESSA TECNOLOGÍA “JURASSICA”, CONSEGUIRAM POUSAR NA LUA….BELEZA…AGORA EU PERGUNTO UMA COISA : PORUE A NASA, DESDE O ANO DE 1969.., NUNCA MAIS CONSEGUIRAM MANDAR NINGUÉM PARA A LUA?…QUER DIZER…SE COM ESSA TECNOLOGÍA RUDIMENTAR CONSEGUIRAM, PORQUE HOJE NÃO PODEM..?..HOJE UM CELULAR DE 50 REAIS, TEM MAIS MEMORIA E É 1000 VEZES MAIS RAPIDO QUE UM COMPUTADOR DO ANO DE 1969..E MESMO ASSIM NÃO CONSEGUEM…A OUTRA PERGUNTA É A SEGUINTE: NO ANO DE 1969, QUEM MANDAVA NO ESPAÇO ERAM OS RUSSOS, E NÃO OS AMERICANOS..OS RUSSOS FORAM OS PRIMEIROS EM MANDAR UM SATÉLITE, OS PRIMEIROS EM MANDAR UM ANIMAL PARA O ESPAÇO..EM MANDAR UM FOGUETE..ETC..ETC…ENTÃO..SE OS RUSSOS ERAM TÃO BONS COMO OS AMERICANOS..PORQUE ELES NUNCA CONSEGUIRAM IR ATÉ A LUA..?…EU VOU RESPONDER….OS RUSSOS NÃO MENTIRAM..E OS AMERICANOS SIM…OS AMERICANOSNÃO QUERIAM FICAR POR BAIXO..E PRECISAVAM DE ALGO..MAIOR..E QUE OS RUSSOS NÃO PUDESSEM FAZER…ENTÃO BOLARAM A FARÇA DA VIAJEM ATE A LUA…BOM, NUMA RECENTE ENTREVISTA UM CIENTISTA DA NASA..DISSE QUE NÃO DA PARA MANDAR NINGUÉM A TÉ A LUA, PORQUE..(PASMEM..!!)..A TECNOLOGÍA NÃO PERMITE AINDA…(HEIN..?)…PERAI…NÃO ENTENDI…COMO ASSIM..AAAH..!! E QUE ERA MUITO CARO….(HEIN??)..PERAI…COMO É QUE É..??..HOJE TEMOS ATÉ INTELIGÊNCIA VIRTUAL..O COMPUTADOR MAIS RÁPIDO DO MUNDO É UM MILHÃO DE VEZES MAIS RAPIDO QUE NAQUELA ÉPOCA…E TEMOS MAIS GRANA..CLARO…E MESMO ASSIM, NÃO PODEM.??????..PERAI..A QUÉM ESTÃO QUERENDO ENGANAR..?..QUER DIZER..QUE VC PODE DAR A VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA…MAS, NUMA FERRARI VC NÃO PODE???…KKKKKKKKKKKKKKKKK..!!!..A NASA.É UMA

        1. Acho engraçado que do programa espacial russo nunca surgem teorias conspiratórias. Não com essa fúria (anti-americana?), pelo menos.

  20. Na boa antes de criticar o pessoal poderia estudar um pouquinho de historia e física ! hahahahahah #Chorei!

  21. Conspiracionistas, nibirutas, religiosos e criacionistas, …

    Tá cada vez mais divertido.

    Salvador está falantando um post tipo “5 razões para não acreditar em ovnis” para trazer os ufopirados também, devem estar com inveja.

    1. PERAI GENTE…OS “OVNIS” EXISTE SIM….O QUE NÃO EXISTE SÃO OS EXTRATERRESTRES..PARECE QUE VOCÊS ESTÃO CONFUNDINDO PEPINO COM MANDIOCA…..OVNI PARA QUE VOCÊS SAIBAM.,,.É TUDO QUE VC VE NO CÉU, MAS QUE VC NÃO CONSEGUE DISTINGUIR O QUE SEJA….ENTÃO…ISSO É UM OVNI….OVNI NÃO É UM ESTRATERRESTRE….QUER DIZER…PEPINO NÃO TEM NADA A VER COM MANDIOCA…ENTENDERAM,?..MANDIOCA, PEPINO…ENTENDERAM??…..OVNI É UMA SIGLA..S.I.G.L.A…E SIGNIFICA..(O) OBJETO, (V) VOADOR, (N) NÃO, (I) IDENTIFICADO…CERTO??..ENTÃO..OVNI EXISTE…ESTRETERRESTRE NÃO…

  22. Não é muito difícil imaginar que tenham conseguido jogar coisas na lua, afinal recentemente explodiram algumas bombas lá para estudar se havia água na superfície lunar (mas já não haviam feito extensas pesquisas in loco 40 anos atrás!?).
    Agora, ir até lá, esse monte de vezes, sem uma morte sequer, sem um acidente grave sequer, é no mínimo muito estranho. Lembrando que duas modernas naves explodiram ao entrar na atmosfera, inclusive recentemente, 10 anos atrás, em viagens ali pertinho, mil vezes mais perto que a lua.
    Sou muito bem informado sobre praticamente todos os assuntos, mas me recurso a acreditar piamente e totalmente nisso. Pelo menos por enquanto.

    1. Teve um acidente. A Apollo 13 não conseguiu pousar. Mas felizmente os astronautas sobreviveram. No desenvolvimento do programa, antes do primeiro voo, a tripulação da Apollo 1 morreu incinerada num teste da cápsula em terra. Três morreram.

  23. Na época do lançamento da Apollo 11 eu tinha 25 anos. Fascinado como sempre por filmes de ficção científica, achei aquilo fantástico. Hoje pelo blá-blá-blá de que não foram mesmo à lua, no que acredito, decepcionante desfecho.

      1. Você foi? foi lá? viu com seus olhos? certeza que não,,,,hehe então fico aqui querendo saber como é que foi parar poeira lá onde nem ar tem?

    1. Puts, cara. Obrigado por abrir meus olhos. Só porque você falou que não acredita, significa que realmente o homem não foi à Lua!

      Sábio guru!

      Só que não.

  24. Caro Salvador, li a outra matéria (Cinco provas da ida do homem à Lua) mas ainda tenho uma dúvida. Se o homem não pousou apenas uma, mas seis vezes na superfície da Lua porque não há mais registros em vídeos e fotos dessas idas ao satélite terrestre? E concordo quando falam que as geringonças mostradas nas fotos acima estão um tanto quanto “artesanais demais” para terem sido encontradas na Lua somente agora. Porque outros telescópios ou estudiosos da China ou da Rússia não encontraram antes da NASA se estão sempre monitorando atividades espaciais?

    1. Fabio, há toneladas de registros (filmes e fotos) de todas as missões lunares, inclusive a 13, que deu fiasco. Com telescópio não dá para ver os cacarecos lunares. Mas a sonda LRO já fotografou as coisas lá (tem uma foto na outra matéria!).

  25. Mim acreditar que homem ir à LUA sim…eu acreditar em duendes, mula que não ter cabeça e que saci cruzar pernas dia desses…

      1. Mim Tarzan! você, Jane!
        Só por isso já dá pra ter uma ideia do nível intelectual dos “conspiracionistas”..

        tsc tsc

  26. O homem prefere acreditar no que não vê do que o que vê, é é provado. O dia do juízo final será aquele dia em que a Nasa anunciar que fez contato com extra terrestres. Quero estar vivo pra ver a cara dos religiosos. Porque eles até hoje nunca provaram nada!!!!

  27. Os russos que sairam na frente dos americanos na corrida espacial nunca contestaram esses fatos. Agora estes
    “inteligentes” brasileiros sem qualquer
    conhecimento ou cultura não acreditam
    na ciencia.

    1. Não são apenas brasileiros que contestam os hipotéticos fatos. Uma grande parcela da humanidade contesta, inclusive pessoas com conhecimento e cultura.

  28. e amigos internaltas fica cada vez mais dificil de acreditar nas hipoteses, criadas pela nasa. ja se passaram longos 46 anos e ate agora nao obtivemos nenhum resultado com dados especificos, a respeito de outra viagem tripulada a lua nao acham que ja e tempo de sabermos mais.

    1. 44 anos e alguns meses, na verdade. 46 anos se passaram foi do lançamento do Sgt. Pepper, e de outros dos melhores discos da história do Rock, todos de 1967.

  29. visto que se tornou uma enorme mentira fica cada vez mais evidente que nunca estivemos nesta superficie, com tanta tecnologia atual nao conseguimos chegar a tanto.

    1. Poste aqui as evidências então. Todas já levantadas foram devidamente rebatidas e comprovadas. Para de asneira.

    2. Cara na lua não tem nada, de lá nada se aproveita. Uma missão até lá novamente custaria bilhões sem nada em troca. Na época os EUA teria que a qualquer preço chegar lá antes dos soviéticos. Então sua tv por assinatura também é uma mentira já que precisa de satélites que orbitam a terra pro sinal chegar até sua casa????

      1. Tem um monte de hélio-3 na Lua. Aí te dou um doce se você descobrir pra que serve… 🙂

        1. o hélio-3 é o único recurso cujo custo-benefício de sua extração na Lua valeria a pena, mas colega te digo que nem ouro valeria os custos de ir até a lua novamente.

          1. Já existem estudos sérios que mostram que seria possivel se construir fábricas e placas de captação de energia solar com a areia da Lua, e que essa energia poderia ser utilizada em várias ações.

          2. Acho que vou discordar de você meu amigo. 
            Trabalho em uma empresa química e faço mistura gasosa, e vou lhe dizer que o hélio 3 hoje tem mais *valor para as potências mundiais do que o ouro. O gás hélio (aquele que enchíamos bexigas a rodo num passado recente), esta correndo risco de extinção na Terra. Só pra você ter uma idéia, a única fonte razoável de extração de gás hélio no planeta fica no Qatar, as empresas gasosas repassam o gás hélio para as outras empresas por absurdos R$ 500,00 o M³ *gasoso.
            Agora me fale o quanto você acha que vale hélio 3?  Gás este que é 10.000 vezes mais raro na Terra do que o hélio comum. Como acredito que você saiba, o hélio 3 serve como combustível para pesquisas sobre fusão nuclear, e como se sabe, os cientistas acreditam que esse gás existe em abundância na lua.

            Agora fale a verdade, vale ou num vale mais do que ouro? 
            Abraxx…

  30. Astronauta não é crente ………………..desde 64, olho pro ceu, as estrelas… meu pai acompanhando a trajetória de satélites e mostrando o pontinho branco, uma estrelinha em movimento, era um objeto colocado lá ha dezenas ou centenas de kms,,, Satélite artificial circulando o planeta…satélite artificial….houve um tripulado, o primeiro homem no cosmo, Yuri. nosso primeiro cosmonauta. Antes houve o dirigivel, um balão tripulado que deu a volta na torre Eiffel, um feito que poucos creram. Logo depois aviões que saem do solo e vão a dezenas de kms de altura, quase perdendo sustentação devido a redução da atmosfera. Durante a 2a. guerra a alemanha cria foguetes com objetivo belico…. os Eua desenvolveram o que ja existia e chegaram lá naquela pedrona, a Lua… não sei porque ainda tem gente que pensa que um piloto com uma máquina corretamente desenvolvida nescessite de fé pra ir à Lua…….tudo bem que boa vontade ajuda……aos que desconhecem a ciencia, sustento que tenham coragem, boa vontade e vão estudar um pouquinho pra não ficar deduzindo o que já foi descoberto. gente ignorante! salvem os astronautas!

  31. Onde está o combustível para sair da lua? Certo que tem uma força gravitacional bem menor que a da terra, mais sem combustível não é possível decolar. KKKKK

      1. Salvador Nogueira!
        Desculpe-me a imensa ignorância pois creio que perto de sua imensa sabedoria ,só posso lhe fazer uma única pergunta: Se este é o tal modulo lunar que ´´pousou “ na lua , então onde se encontra as marcas do propulsor no solo? pois deveria ter feito uma imensa bagunça ao aterrissar ,espalhando muita poeira e fazendo no mínimo um buraco no solo lunar, já que os motores propulsores tinham uma potência por volta dos 8000 cv, ( a própria nasa tinha grandes preocupações de no momento da aterrissagem , se abrir uma cratera no solo lunar, mas esse ai parece que foi literalmente colocado ali.

        1. Me diga onde é o tanque de combustível e quantos galões ele precisa pra sair. Não entrou nem um pouco de “areia” lunar nos motores?

          1. O tanque armazena cerca de 2.300 kg de combustível hipergólico. Cerca de metade da massa do estágio de ascensão (a parte de cima do módulo lunar). No total, o módulo lunar completo, incluindo a parte de baixo, que ficava na Lua após o pouso, pesava cerca de 15 toneladas. É um bocado de papel alumínio… rs

  32. Nossa Salvador Nogueira, ou você é Americano, ou Baiano, Pois acredita em tudo que os americanos dizem…..cuidado com a burrice aguda.

    Nota: os americanos não foram a lua!!!

    1. Eu sou paulistano com nome de baiano e sangue latino. No espaço, não enxergo nacionalidades. Aprecio igualmente americanos, russos, chineses, africanos. E tomo minha medicação todos os dias contra a burrice aguda.

      Nota: jura que você pensa isso? 😛

    2. Vixe, se vc falou que não foram, então não foram. Claudemir, o dono da verdade. Parabéns, novo futuro Presidente do Mundo!

  33. Salvador, é possível apontar um telescópio ou binóculo na lua e identificar um desses objetos que a nasa deixou no satelite?

    abs

    1. Com a tecnologia atual, só uma sonda em órbita lunar. A LRO, da Nasa, fez isso. Mas aí é da Nasa, então o pessoal acha que é a fraude da fraude… rs

  34. Parabéns pela qualidade do seu texto, bem democrático (acho que é esse o objetivo) atendendo desde crianças a adultos, passando pelos ignorantes a estudiosos no assunto.

    Tu és um excelente jornalista. Obrigado pelas informações e sua paciência com todos!

  35. Os americanos foram à Lua e eu tambem rsrsrsrsrsr, em um lugar onde não há gravidade como pode haver marcas de calçados no solo? esqueceram de dizer a eles inventar uma babaquisse?

      1. Em alguns pontos distintos vc quer dizer né Salvador então me explica se há essa gravidade que vc se refere então lá venta tambem e se venta então há oxigenio.Logo tem vida certo?

        1. Não venta lá. Embora vento dispense oxigênio. Em Marte venta puro dióxido de carbono. A Lua não tem atmosfera gasosa. Não tem vida, e nem é por falta de vento, é por falta de água líquida mesmo.

          1. Salvador…..Você é budista? Quanta paciência…..Nosso amigo Nelson confunde gravidade com atmosfera com surgimento da vida. a culpa é sua!! Ele deve ler seus posts que tratam sobre estes assuntos e faz uma salada completa na cabeça…..:-))

      2. Vc está certo Salvador, não são necessariamente idiotas, mas ignorantes que se metem a dar palpites sem nunca se informar. Não dá pra ser razoável com gente assim. Veja o comentário deste Nelson, não tem a menor noção…

        1. Verdade. Mas se a gente responder e ele ler a resposta, já vai sair sabendo mais do que quando falou a bobagem dele… mesmo que nunca dê o braço a torcer.

      3. Quem disse que na lua não tem gravidade? Tem sim. Se não tem, tem muito vídeo da nasa contraditório por ai.

      4. Salvador, explica para o nosso amigo que qualquer corpo com massa exerce atração gravitacional. Até mesmo nosso amigo Nelson Antonio, né? rsrsrs. Pena que é muito fraquinha e não ele não percebe.

    1. Se não houvesse gravidade lunar e portanto massa insuficiente, não teríamos as marés.Muitos dos que não acreditam na conquista, precisam apenas estudar um pouco mais para entender.

  36. Caro Salvador, adoro seu blog! É sensasional aprender um pouco sobre um assunto tão fascinante através de textos simples, mas cheios de conteúdo. Entretanto, não entendo por que você dá tanta importância para esses teóricos da conspiração a ponto de perder seu tempo “argumentando” com eles. Não adianta, eles são como fanáticos religiosos. Melhor seria bloquear esse tipo de comentário, mantendo assim a discussão do blog num nível adulto.

    1. Maurício, entendo. Mas acho que os teóricos da conspiração não são necessariamente idiotas. No mais das vezes, são mal informados apenas. É na esperança de resgatá-los do obscurantismo que me disponho a engajar nessas discussões… se a gente simplesmente aceitar que as pessoas são manipuladas e pronto, o mundo tende a continuar ruim do jeito que está.

      1. Sensacional!!!
        Adorei o otimismo Nogueira, porém alguns estão no buraco negro tão profundo que não tem salvação…rsrsr

        Parabéns pela postura nas discussões!

        Abraços.

          1. Sua paciência e suas respostas aos teóricos da conspiração me ensinam quase tanto quanto seus textos, pra falar a verdade.

      2. É, tem razão. Apesar de eu duvidar que algum deles tenha eventualmente mudado de ideia, mesmo com tudo explicadinho como naquele outro post, pelo menos a sua parte você está fazendo. Parabéns pelo trabalho!

      3. O pior é que eles usam cada argumento idiota pra “justificar a farsa”, que o único sentimento que tenho é pena…

        1. SOU ENGENHEIRO E TENHO MINHA OPINIÃO DIRENTE DA SUA, COMO PODE CHAMAR ALGUEM DE IDIOTA OU COISAS DESSE TIPO , ME EXPLIQUE POR FAVOR COMO O HOMEM FOI A LUA TEORICAMENTE SENHOR DA SABEDORIA ..

      4. Mesmo assim, ainda acho que a maior parte de quem comenta aqui é troll. Não é possível tanto absurdo.

  37. Acho engraçado os coments daqui. Não acreditam que o homem foi a lua, mas acreditam em disco voador, Ets e chupa-cabra. Ninguem faz backup de porcaria nenhuma em casa e no trabalho de seus micros e dktops mas acha que a NASA faz e ou deveria fazer. Outra coisa, vira e mexe acham obras perdidas em galpoes, tuneis e mesmo em museus ate desconhecidas, esses dias acharam 1400 obras de arte em apartamento, pq a Nasa nao pode perder dados tb? logico que pode acontecer.

  38. Ser capaz de ir à Lua eu não duvido que sejamos, ou, que os EUA seja. Mas, como alguem disse acima, mostrar isso na TV em 1969 com todo o risco de haver um acidente e tudo ir pelos ares, é confiança demais para aquela época.
    Os americanos são capazes sim de armar uma farsa dessas.
    Se uma missão de captura de Bin Laden,no afeganistão,um dos elicopteros caiu e quase foi tudo por agua abaixo, é ser muito crédulo que em um tempo tão remoto eles tenham feito tal façanha e ainda ter mostrado na TV. Isso é como ETs, impossível provar que sim e que não.

    1. Flavio, o maior risco era no pouso lunar, na decolagem e na reentrada. O pouso não foi transmitido com imagens ao vivo, e o Nixon já tinha pronto o discurso caso os astronautas morressem na tentativa. Quando Neil Armstrong foi descer do módulo lunar e caminhar sobre a Lua, o pouso já havia sido feito várias horas atrás. Os astronautas foram até instruídos a descansar e tirar um cochilo antes da caminhada lunar. Óbvio que eles não conseguiram pregar os olhos. Mas o que foi transmitido ao vivo foi a parte mais emocionante — mas não a mais arriscada — da missão.

        1. Depois que viabilizaram a internet, milhares de vídeos sérios foram editados,modificados e dublados com fundos musicais tétricos para mexer com a imaginação das pessoas.Existem aqueles que afirmam que Ets estão conservados em galpão da área 51,Elvis e Michael Jackson vivem na América do Sul, Hitler tinha uma base lunar, discos voadores, base no Polo Sul, etc.. porque contraditoriamente não haveriam vídeos espinafrando a Nasa?

      1. E varias missões espaciais antes dessa, transmitidas ao vivo pelos EUA fracassaram, na época a população norte americana não gostou muito disso não kkkk já os russos fizeram diferente, gravavam e se desse certo transmitiam. O

  39. São coisas que o ser humano jamais entendera, porque disse Deus o sol, a lua e as estrelas são bordados dos meus dedos…
    entao essa grande briga entre ciencia e religiao fica. mas que o homen foi a LUA desculpes mas jamais acho que se foram perderam o caminho kkkkkkk. abrss.

        1. Faz sentido. A culpa não é dele por ser (no caso, nascer ignorante), mas é culpa dele por permanecer.

          Boa. 🙂

  40. Piada da lua!
    Nem hoje tem capacidade técnica de enviar missão tripulada pra lá.
    Fico feio demais a festa pra comemorar a farça deles.
    Mais fácil acreditar no Papai Noel RSRSRS!!!

  41. Como a própria reportagem evidencia, naquela época colocar um cidadão na superfície da Lua tinha uma conotação política tão forte, guerra entre capitalismo e comunismo, que dados técnicos colhidos não tinham tanta importância. O que contava era quem iria chegar primeiro.

  42. Olhem essas fotos ai, não tá faltando algo nelas? KD as estrelas, já que a luz trafega melhor no vácuo não deveria ser possível ver as estrelas com maior nitidez…Vai ver não tinha nenhuma para por no fundo infinito preto…Se liga…

  43. Salvador, toda vez que deparo com um “cético” das missões lunares, nem perco meu tempo.
    Se os EUA não conseguiram manter segredo sobre os documentos vazados para o WikiLeaks e nem sobre a espionagem eletrônica global, imagine se conseguiriam manter a “farsa” das missões lunares por 40 anos? Um programa com dezenas de milhares de pessoas envolvidas, com a participação de Cientistas sérios? Tem de ser muito obtuso para acreditar que as missões não ocorreram como sabemos.

    1. Nunca tive dúvidas desta conquista e talvez por este motivo ainda não tinha pensado nisso. Vc tem toda a razão. Se fosse mesmo uma farsa, ela não seria apresentada apenas por sites duvidosos.

Comments are closed.